Language
home » moda & varejo »

Calçados

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Verão 2015: Está aberta a temporada das cores

Ainda faltam alguns meses para as coleções primavera-verão 2014/2015 calçarem os pés e fazerem a cabeça de mulheres, homens e crianças, mas as inspirações para a temporada já esboçam quais os modelos, materiais e estampas devem desfilar pelas calçadas brasileiras. O período será tomado por uma “rebeldia” das cores, que fogem da monotonia e se combinam em meio a uma infinidade de possibilidades.

O público feminino é quem deve sentir o calor da estação com maior intensidade. Com diversidade de inspiração, o verão se mostra ousado e despojado, inserido em uma vasta cartela que garante espaço a cores vibrantes, frias e até terrosas.

Contrapondo e compondo combinações elaboradas e cheias de estilo, o verniz aparece como importante coadjuvante, e o preto transita do inverno para o verão reaproveitado como base no revivido e impactante Color Blocking e também como pano de fundo para modelos inspirados no Floral Tropical. Já as tonalidades pastéis das Candy Colors voltam mais discretas e modestas, sendo responsáveis pelo toque romântico da estação.

Na modelagem, as sandálias com franjas prometem trazer looks mais despojados, enquanto as gladiadoras - ousadas e sofisticadas - transformam as mulheres em verdadeiras guerreiras. Nos acessórios, as correntes ganham destaque em detalhes delicados ou “full”, e transformam os modelos em obras de arte.  Outro aplique que pede passagem na estação quente são as multifivelas, que enriquecem as sandálias acima do tornozelo.

O destaque fica também por conta das pedrarias, que respondem pelo brilho e glamour para os dias ensolarados, e da palha natural, principalmente combinada a correntes, pedrarias e ao preto. “O clássico PB continua – renovado e atualizado – e promete fazer sucesso no verão”, aposta Gervásio Muller de Oliveira, responsável pela Modelagem Criativa da Crysalis, marca de calçados femininos.

 Homens

A busca pelo desejo é o tema que norteia as inspirações masculinas do próximo verão. “A estação pretende despertar o desejo do homem por determinado produto ou marca, apostando na sensualidade e ousadia de cores e materiais”, detalha Sandro Lopes, designer e gerente de Desenvolvimento da marca de calçados Sândalo.

Para trazer esse sentimento à tona, os calçados em tons tradicionais, como preto e café – este último uma forte tendência da estação - ganham detalhes nos vibrantes laranja, verde, amarelo. Os materiais alternativos também se impõem e se misturam para dar vida a novas possibilidades, sem excluir as características mais conservadoras que o homem ainda espera de um calçado. Nesta temporada, aparecem também as lonas estonadas misturadas ao couro e tecidos com textura.

Segundo Lopes, a exemplo da modelagem feminina, a combinação entre cores pastéis e cítricas também invade o universo masculino. “As Yummi Colors já estão presentes nos calçados para homens e vão ficar ainda mais fortes nessa estação”.

 Crianças

Ao contrário dos últimos anos, a moda infantil sofre uma “desaceleração”: “A criança era transformada em um mini adulto, com peças usadas ou inspiradas nas dos pais e mães. Neste ano, a moda adulta é apenas lembrada nos pequenos, respeitando e preservando o espaço dos universos lúdico e infantil”, explica a estilista da Pimpolho, Heloysa Guimarães do Amaral.

Os calçados infantis mantêm a aposta nas Candy Colors, mas com cartela mais fresca e suave, mesclada a cores padrão. O destaque fica para um novo tom de metal, rosado e puxado para o cobre, intitulado de Ouro Rosa. Pitadas de tendências dos anos 1990 também devem aparecer nos pés das crianças.

Aqui também o inverno mostra a cara e empresta alguns elementos para modelos infantis mais sofisticados, como solados trabalhados, detalhes em pelúcia, fechamentos em zíper e tons neutros. E como não poderia deixar de ser, o apelo urbano, mais contemporâneo, transita entre calçados simples e outros que buscam o inusitado, sempre inspirado em novas tecnologias, obras de arte, música ou tendências que partem dos programas de TV.

 Bolsas e Acessórios

Itens indispensáveis na composição do look feminino, as bolsas chegam estruturadas em tamanho médio e abusando do brilho. O couro, forte no inverno, continua no verão em variações metalizadas de tons dourado, prateado, cobre, grafite, ciano e magenta. O corte a laser ou mesmo a composição com a renda deixa o look mais leve.

Lenços, echarpes, pashiminas e pareôs exploram o colorido com o auxílio de estampas botânicas, tropicais, aquareladas, bicolores, florais e listras, bem como as onipresentes animal prints e grafismos. As maxipulseiras, braceletes e brincos estão totalmente independentes e chamam a atenção.

A paleta mescla tons pastéis e cítricos em combinações, inclusive bicolores, de amarelo, laranja, off-white, nude, cinza, lilás, roxo, rosa, azul-piscina, verde-militar e pêssego. “O movimento do verão 2015 será inspirado nas Yummi Colors, que se distanciam um pouco das Candy Colors por agregarem cores mais cítricas”, explica a sócia-proprietária da Contornos, Larissa Ustárroz Buss.

 Inspirações

Walter Rodrigues, estilista e coordenador do núcleo de Design da Assintecal, aponta que o verão será inspirado na temática “Caminhos”, dividida em três conceitos: formas geométricas simples e coloridas, que simbolizam a vida estressante de quem vive nas grandes cidades; textura de madeiras envelhecidas e pinturas manuais que lembram a ingenuidade interiorana; e a vivacidade das cores que remetem às cidades litorâneas, onde o sol, a praia, o mar e sua vegetação tropical convivem em harmonia. A ideia parte de um nacionalismo inédito, fruto de inúmeros fatores, como o aumento da consciência política e o engajamento em causas sociais.

 Sobre a feira

A FRANCAL é a feira de negócios mais importante e rentável do ano para a cadeia coureiro-calçadista. É palco oficial dos lançamentos das coleções primavera-verão, a temporada mais longa para o setor. As coleções apresentam uma enorme diversidade de modelos e são renovadas constantemente de agosto a março, impulsionando de forma contínua os negócios do varejo nacional no período.

Com mais de 800 expositores de todos os portes – desde os maiores fabricantes de calçados do País até pequenos e médios calçadistas, grifes de renome internacional e birôs de moda voltados a produtos de maior valor agregado – a FRANCAL oferece uma enorme variedade de calçados, bolsas, malas, mochilas, cintos e artefatos de couro, acessórios e bijuterias para atender os diferentes tipos de varejo.

A expectativa é receber 60 mil lojistas e profissionais do setor de todos os Estados brasileiros e de mais de 70 países dos cinco continentes.

SERVIÇO

FRANCAL 2014 – 46ª Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios

Data: 15 a 18 de julho

Horário: 9h às 20h (dia 18, das 9h às 17h)

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi – São Paulo

Promoção: Francal Feiras

Apoio: ABICALÇADOS – Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, ABLAC – Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados e ABIACAV - Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artefatos de Viagem

Informações pelo telefone: (11) 2226-3100

Site: www.feirafrancal.com.br

ENTRADA GRATUITA E RESTRITA AOS PROFISSIONAIS DO SETOR. PROIBIDA ENTRADA DE MENORES DE 14 ANOS, MESMO ACOMPANHADOS.

 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Foto: Divulgação
Fonte: Primeira Página Assessoria de Comunicação e Eventos

Data de publicação: 14/07/2014

Conteúdo relacionado


Asics apresenta coleção feita com materiais reciclados
A Edo Era Tribute Pack, nova linha da ASICS, apresenta modelos da categoria SportStyle - para o dia a dia - e modelos de corrida, feitos com poliéster reciclado feito a partir de garrafas PET. A coleção reforça o comprometimento da ASICS quando o assunto é sustentabilidade, valorizando as práticas ecológicas do Período Edo no Japão, dos séculos XVII a XIX.  2020-07-01 - Tags: edo era tribute pack asics garrafas pet poliester calcados

Jorge Bischoff e Instituto Proeza apresentam o projeto Bordado Solidário
Um tênis com a assinatura Jorge Bischoff, inteiramente bordado à mão, que se transforma em arte e renda, colorindo ainda mais a vida de quem faz parte dessa história. Essa é a essência do projeto Bordado Solidário, a união entre a marca de sapatos com o Instituto Proeza para fazer o bem, fortalecendo a moda com propósito.  2020-06-26 - Tags: jorge bischoff projeto bordado solidario instituto proeza dudu bertholini natalia bischoff

Vans lança coleção colaborativa com a National Geographic
A National Geographic tem inspirado o explorador de histórias inovadoras e descobertas científicas por 132 anos. Para celebrar esse legado, a Vans anuncia a colaboração Vans x National Geographic composta por tênis, vestuário e acessórios que inspiram a expressão criativa e que estimulam o espírito aventureiro, descobridor e Off The Wall que vive em todos nós.  2020-06-18 - Tags: national geographic vans x national geographic off the wall xtreme ranger vans calcados

Especialista em cuidados têxteis explica como higienizar calçados na máquina de lavar
Uma das principais perguntas que ainda pairam no ar é: posso lavar o tênis na máquina de lavar? Há alguns anos a resposta seria não, mas hoje grandes marcas vêm fabricando calçados que podem ser limpos neste tipo de equipamento doméstico, levando em consideração alguns cuidados.  2020-06-16 - Tags: maquinas de lavar calcados higienizacao 5asec cuidados texteis pandemia tenis cardaco sabao neutro

Cipatex® lança laminado com ação contra fungos e bactérias para calçados
Com aditivos de proteção contra fungos e bactérias, a Cipatex®, líder em revestimentos sintéticos, anuncia o lançamento de laminado para palmilha e forração interna de laterais de calçados com tecnologia Vinyl Tech. O novo material chega para agregar frescor e garantir conforto térmico aos pés.  2020-06-08 - Tags: palmilha laminados calcados pelisse winni plica vinyl tech hidrolise cipatex

Adriana Farina cria sandálias exclusivas resgatando técnicas artesanais
Em tempos em que é fundamental valorizar o produto nacional e optar pelo consumo consciente, Adriana Farina é um nome a se apostar. O début da criadora no mercado da moda foi em dezembro passado, quando Adriana lançou sua grife de sandálias femininas que mais se parecem com joias para os pés.  2020-06-05 - Tags: adriana farina ecommerce sandalias artesanais originalidade pecas unicas calcados artesanato handmade entrelacamento bordados empoderamento

Schutz lança Sneaker Pop Up Store digital
A Schutz lança Sneaker Pop Up Store digital pautada na experiência através da personalização. A marca aposta em drops semanais, onde toda quinta-feira um modelo novo é lançado. As personalizações são uma aposta e podem ser feitas desde cadarços diferenciados à letras e pins que criam um visual exclusivo.  2020-06-03 - Tags: sneaker pop up store schutz personalizacao strap new light pop up store sneakers calcados

Grupo Paquetá totaliza 150 mil itens em doações
Para minimizar os impactos de quem está mais vulnerável por conta do novo Coronavírus (covid-19), o grupo Paquetá The Shoe Company arrecadou mais 20 mil pares de sapatos para instituições sociais. A ação faz parte de mais uma etapa do movimento Moda Necessária.  2020-05-28 - Tags: paqueta the shoe company movimento moda necessaria acao social instituicoes ecommerce

Botas da Bibi são ideais para dias frios e chuvosos
Para que os pais possam preparar os pequenos para as estações mais frias do ano, a Calçados Bibi disponibiliza opções de botas charmosas em cores variadas, que esbanjam estilo e muito conforto. E para que os pezinhos das crianças fiquem sequinhos sempre, a Bibi aumentou a gama de produtos que utilizam a tecnologia Drop, que repele a água e deixa o suor sair.  2020-05-14 - Tags: calcados bibi bibi pucrs calcados infantis moda infantil botas dias chuvosos calcados impermeaveis tecnologia drop

Vans e o icônico fotógrafo Jim Goldberg se unem para celebrar a cultura underground
Celebrando o compromisso da Vans com a arte e com a cultura underground, a Vans se une ao renomado e icônico fotógrafo Jim Goldberg para apresentar uma coleção exclusiva de calçados, vestuário e acessórios. Criada para celebrar seu influente livro "Raised by Wolves" (1995), que documenta a vida e a realidade de jovens sem-teto das ruas de São Francisco e Los Angeles.  2020-04-14 - Tags: los angeles lgbt center vault by vans x jim goldberg guadalupe store og old skool lx

Conforto e impermeabilidade em alta na coleção de galochas Gasf
Marca que tem no DNA um estilo de vida leve, prático e elegante, a Gasf traz para o Inverno 2020 um mix de galochas que prometem acompanhar os passos do público feminino com muita personalidade. Os lançamentos vibram na energia da alegria e da simplicidade. Intitulada "Happy Day", a coleção referencia os momentos de felicidade real, presentes nos mais singelos detalhes do cotidiano e não somente nos grandes marcos da vida.  2020-04-02 - Tags: galochas calcados impermeavel lancamentos gasf inverno 2020

Espadrilles em knit são tendência no mercado de calçados
As espadrilles são famosas sandálias de tradição espanhola e que estão tomando conta do closet das consumidoras, assim como na década de 80. Os calçados são feitos justamente para permitir que as mulheres passem grande parte do dia com conforto e estilo nos pés e, para isso, é necessário que o material para produzir estas sandálias sejam de altíssima qualidade.  2020-03-18 - Tags: espadrilles tramadie malha trico 3d laura gaspari fendi vetement prada

Arquiteto Kengo Kuma lança tênis em parceria com a Asics
Em parceria inédita com o arquiteto japonês Kengo Kuma, a Asics apresenta o tênis de corrida Metaride Amu. Com apenas 2.020 pares à venda pelo mundo, o novo modelo foi lançado no dia 12 de março. A novidade também ficará exposta na Shin, loja que fica no piso térreo da Japan House, em São Paulo.  2020-03-12 - Tags: flagship asics metaride amu tecnologia flytefoam propel malha flexivel no cabedal kengo kuma yatara ami

Rhodia combina matérias-primas para tornar calçados mais sustentáveis e confortáveis
A Rhodia, empresa do Grupo Solvay, desenvolveu um projeto de calçado sustentável e confortável, tendo como base suas matérias-primas e insumos produzidos no Brasil. O objetivo da empresa é ampliar a oferta de produtos sustentáveis para atender demanda do setor coureiro/calçadista.  2020-03-10 - Tags: eduardo girote rhodia grupo solvay calcadista amni soul eco fimec 2020 tacnica knit

Basf apresenta alta tecnologia para calçados na Simac 2020
A Basf marca presença com as inovações desenvolvidas para a indústria calçadista na Simac, feira internacional de máquinas e tecnologia para calçados, que será realizada em Milão, entre 19 e 21 de março. Entre suas soluções, serão expostos o conceito Limitless®, calçado de segurança de conceito virtual composto por diversos materiais de performance da companhia, e o Infirnegy®, o primeiro tênis composto por poliuretano termoplástico expandido do mundo (E-TPU).  2020-03-02 - Tags: limitless basf simac infirnegy calcados feira

Gasf lança tênis impermeável com proposta urbana
Já faz alguns anos que o tênis roubou a cena da moda urbana, tornando-se o melhor amigo da mulher contemporânea. Mas a Gasf surge com uma novidade que traz a mesma praticidade da galocha para o look urbano: os tênis impermeáveis no estilo urban, que lembram os clássicos modelos em lona, que despontaram nos pés dos jogadores de basquete e logo dominaram a cena street.  2020-02-20 - Tags: inverno 2020 gasf fullplastic material textil calcados

Vert lança segunda parte da collab com Rick Owens
Desde 2005, a Vert vem fazendo tênis de forma diferente, impactando cada estágio de produção de forma positiva. Os tênis são feitos de algodão orgânico, borracha nativa da floresta amazônica e tecidos inovadores como o de garrafas plásticas recicladas.  2020-02-18 - Tags: vert tenis borracha runner style hiking style amazonia

Vans apresenta o Era 'Mismatch' que homenageia os primórdios de sua história
Não é possível algo ser mais clássico do que o Vans Era. O primeiro tênis de skate do mundo desenvolvido por skatistas foi apresentado inicialmente em 1976 como “Vans #95” com calcanhar acolchoado, opção de dois tons de cores e a sola Waffle, que atendeu às demandas de funcionalidade e de estilo desejado por todos os skatistas do sul da Califórnia da época.  2020-02-17 - Tags: mismatch pack vans vans era sola waffle dogtown style 36 1976

Calçados Bibi avança expansão internacional e planeja novas lojas no exterior
A Calçados Bibi, pioneira na fabricação de calçados infantis no Brasil, fechou o ano de 2019 com 123 lojas, sendo oito unidades internacionais e 21 lojas próprias, incluindo o e-commerce.  2020-02-13 - Tags: bibi calçados franquia ecommerce romenia equador peru shoppings

Grupo SBF anuncia parceria de distribuição estratégica com a Nike
O Grupo SBF (CNTO3 / dono da Centauro) anuncia hoje que terá exclusividade na distribuição de produtos da Nike, por meio de uma parceria estratégica.  2020-02-06 - Tags: nike centauro beaverton cade grupo sbf