Language
home » moda & varejo » moda vestuário » mercado

Mercado

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Tecnologia pode ajudar o consumo em tempos de isolamento social

O isolamento social, por conta da pandemia de covid-19, acelerou o uso das ferramentas digitais por parte das empresas. E isso se deu principalmente pela necessidade dos consumidores que, com o fechamento das lojas físicas, tiveram que fazer compras pela internet. Estima-se que o consumo por meio digital no Brasil cresceu 36% no primeiro trimestre de 2020, durante a quarentena. Para muitas empresas, a transformação digital teve que ser implementada em poucas semanas, para garantir a sobrevivência dos negócios. Esse desafio foi o foco principal da videoconferência, voltada para a indústria do vestuário, realizada pelo Senai Cetiqt.

Ferramentas 4.0

O webinar - Aumentando a Produtividade da Empresa: Ferramentas 4.0 e Capacitação in Company - discutiu como a indústria está lidando com o processo de digitalização para incrementar a produtividade em tempos de crise, já que toda vez que o tema vem à baila, surge o temor de que os robôs ocupem lugar das pessoas, por causa da nova onda de automação. Segundo Michele Carvalho, consultora técnica do Senai Cetiqt, estudiosos no assunto dizem que com o isolamento social estamos vivendo cinco anos em cinco meses. “As empresas tiveram que acelerar seu processo de digitalização e os consumidores começaram a ver o e-commerce com outros olhos. Mesmo quem não estava acostumado a comprar produtos de moda através da internet, se atentaram para essa conveniência. As ferramentas já estão disponíveis, mas a questão fundamental é saber como fazer o uso dessas tecnologias para atender as rápidas mudanças no consumo, que tendem a ser constantes daqui para frente”.

Gilson Leite, também consultor técnico do Senai Cetiqt, especialista na área industrial, observa que a nova automação não irá alijar as pessoas do trabalho, pelo contrário, ela tende a conectar dados, pessoas e processos em uma cadeia de valor que interage em tempo real. Mas para isso, é fundamental a capacitação dos profissionais. “O fator humano é primordial e não se limita ao aprendizado das novas tecnologias, mas principalmente, ao lado comportamental do trabalhador bem como dos gestores da empresa. É uma mudança de cultura na organização do negócio”. Ele recomenda que as empresas que ainda não estão familiarizadas com as novas tecnologias e os novos meios de desenvolvimento e comercialização de seus produtos, recorram às instituições de ensino, como é o caso do Senai, que oferecem cursos e soluções customizadas para cada tipo de negócio. Para Gilson Leite, muitos terão que se reinventar para um novo momento do mercado. “O profissional tem que olhar ao seu redor e, pelo menos, entender todo o processo, que vai da produção à entrega do produto na loja. Hoje, não é mais possível ficar restrito a uma única função dentro da empresa”.

Benefícios

Quais seriam os benefícios do uso das ferramentas digitais para a indústria da moda? Agilidade no desenvolvimento de produto, grande redução de custos pois elimina a necessidade de fabricar protótipos ou peças piloto para aprovação do cliente; possibilidade de produzir sob demanda;   diminuição de estoques de roupa pronta, o que impacta também na eliminação de resíduos favorecendo a sustentabilidade, e personalização em massa. Michele Carvalho, consultora técnica do Senai Cetiqt, argumenta: “Não importa o tipo de negócio. Se ele não gerar valor para o cliente final, a empresa estará fora do mercado. O mapeamento de processos e a identificação de padrões podem ser automatizados. Uma dica é: faça a jornada de quem consome seu produto. Veja se seu processo de compra traz conveniência para o seu cliente. Se não trouxer repense seu modelo”. A consultora acrescenta que as ferramentas precisam facilitar o dia a dia da empresa. “Ter uma boa comunicação com seu cliente é muito importante e ela tem que ser simples e direta. Ninguém quer ter trabalho na hora de fazer uma compra. O consumidor quer conveniência”. E finaliza: “O processo de transformação digital é bem trabalhoso no início, porque é necessário mapear todo o processo, precisa enxergar quais são os gargalos e onde pode determinar padrões para automação, mas ele gera uma agilidade muito grande quando é implementado e os resultados vêm em pouco tempo”.

Insights

Michele Carvalho elencou as tendências que já estão se confirmando no mercado de bens de consumo.

Beacons – criado pela Apple, é um dispositivo de geolocalização que funciona em ambientes fechados e alerta sempre que um dispositivo se aproxima. O consumidor, ao entrar na loja, o Beacon identifica seu celular e ele recebe uma notificação sobre promoções, ou algum produto que esteja desejando, favorecendo um atendimento mais personalizado e estimulando a compra.

Reconhecimento facial – é sistema que mapeia as expressões visuais do usuário. A loja que tem esse recurso pode mapear a experiência do cliente - se surpreso, alegre, decepcionado etc., captando sua satisfação com o produto ou serviço oferecidos.

Robôs assistentes – Com o isolamento social, as lojas que possuem estes equipamentos podem realizar atendimento e limpeza dos ambientes sem contato humano.  Lançado mundialmente em 2014, o robô de aspecto humanoide, chamado Pepper, já é realidade em países da Europa, Japão e Correia do Sul.

Smart Mirror – espelho desenvolvido com inteligência artificial e realidade virtual que mostra para o consumidor como ficaria a peça em seu corpo, sem a necessidade de experimentá-la. O cliente pode também escolher cores, padronagens e tamanhos, bem como fazer diversas combinações com os modelos disponíveis no “provador” virtual.

Lojas autônomas – o cliente acessa a loja por meio de aplicativo. O estabelecimento não tem funcionários e, desde a escolha do produto até o pagamento direto no cartão de crédito, tudo é feito de forma automatizada.

Resta  confirmar se no Brasil, um país que se caracteriza pelo contato humano e onde a maioria dos consumidores ainda prefere tocar e experimentar os produtos, especialmente tecidos, roupas e calçados, se as tecnologias vão conquista-lo de vez, a partir desta inusitada e dramática experiência provocada pela pandemia de coronavírus.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Marcia Mariano
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 29/06/2020

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Quarentena impulsiona varejo digital no primeiro semestre
A chegada do novo coronavírus trouxe crescimento recorde para o e-commerce brasileiro, de acordo com relatório apresentado pela Neotrust/Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce. No primeiro semestre deste ano, foram realizadas 132,6 milhões de compras online, aumento nominal de 73,4% em relação ao mesmo período de 2019.  2020-08-04 - Tags: coronavirus ecommerce compras online ambiente digital neotrust andre dias

Profissionalização acelerada pela pandemia é realidade no Brás
O bairro que há mais de 200 anos é sinônimo de venda no atacado e boas compras no varejo, com mais de 5000 pontos comerciais, sendo responsável pela movimentação de aproximadamente 14 bilhões de reais por ano na comercialização de roupas ainda não tinha grande afinidade com a modernização tecnológica.  2020-08-04 - Tags: bras modernizacao tecnologica marketplaces tecnologia whatsapp sistemas modernizacao

Serasa Experian revela que quase 200 mil empresas foram criadas em abril
O Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian revela que, em abril deste ano, 194.882 novas empresas foram criadas no Brasil. Destas, 84,7% fazem parte da categoria de microempreendedores individuais (MEIs), maior resultado desde fevereiro de 2019. Ainda segundo o levantamento, o setor de Serviços continua representando a maior parte das empresas recém criadas, com 68,9%.  2020-07-31 - Tags: indicador de nascimento de empresas da serasa experian serasa experian meis comercio servicos

Com todas as medidas de segurança implantadas Mega Moda reabre suas portas
O Mega Moda, localizado em um dos maiores polos de moda do Brasil, na Região da 44 em Goiânia, reabriu suas portas para os clientes no dia 14 de julho, respeitando as novas determinações do Governo estadual e municipal. Para essa nova fase, complexo formado pelo Mega Moda Shopping e o Mega Moda Park funcionarão das 9h às 17h, seguindo à risca todos os protocolos de segurança para preservar a saúde de colaboradores, clientes e lojistas, e a capacidade de ocupação definida pelo decreto.  2020-07-20 - Tags: mega moda goiania mega moda park coronavirus pandemia precaucao mega moda shopping meha moda park

Pesquisa da Abvtex identifica dificuldade de acesso ao crédito pela cadeia produtiva
Desde o início da pandemia no País, a Abvtex (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), entidade que reúne mais de 100 das principais marcas do varejo de moda brasileiro, tem concentrado esforços em identificar as demandas junto à cadeia produtiva de seus associados, participantes do Programa Abvtex, com o objetivo de levar ao governo propostas que visam à redução dos impactos econômicos e sociais neste setor.  2020-07-20 - Tags: varejo de moda brasileiro programa abvtex pronampe micro empresas linha de credito

Pandemia muda hábito de consumo no mercado de luxo
Em pesquisa inédita com consumidores de produtos de luxo no Brasil, a Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, levantou dados que mostram a mudança de hábito desse público. 27% dos compradores dizem que ainda querem manter a rotina de comprar fisicamente nas lojas, porém precisam sentir que estão seguros.  2020-07-17 - Tags: mercado de luxo produtos de luxo consumidores monitoramento de mercado e consumo mudanca de habito semanas de moda pandemia ligia mello

Desemprego e falta de crédito preocupam setor têxtil e confecções
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, retirou da pauta de votação a MP 927/2020, que flexibilizava as leis trabalhistas durante o período da pandemia. O texto, segundo a Agência Senado, irá caducar, já que o prazo de vigência da Medida Provisória, editada pelo Governo Federal em março e aprovada pela Câmara em junho, expira no próximo dia 19 de julho.  2020-07-17 - Tags: leis trabalhistas pandemia medida provisoria governo federal acordos coletivos fgts inss folhas de pagamento seguro desemprego

Linhas de crédito para os pequenos negócios já passam de 170 nas instituições financeiras
Subiu para 177 o total de linhas de crédito identificadas pelo Sebrae e voltadas especificamente para beneficiar os pequenos negócios em meio à crise causada pelo novo coronavírus. É o que aponta o 13º levantamento feito pela instituição que, desde março, vem observando as ofertas de empréstimos para o segmento, por meio de informações e ações das corporações financeiras em todo o país.  2020-07-03 - Tags: sebrae linhas de credito instituicao financeira fintechs

Inspiramais realizará edição totalmente online em agosto
Um evento 100% digital, que visa proporcionar aos expositores e visitantes, a experiência de um ambiente real, onde a interação entre pessoas e produtos será possível por meio de ferramentas tecnológicas. Assim foi definida a próxima edição do Inspiramais, maior Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina, que acontecerá entre os dias 25 a 27 de agosto próximo.  2020-06-30 - Tags: inspiramais digital walter rodrigues rafael weber ilse guimaraes fernando pimental tecnologia editech

Tecnologia pode ajudar o consumo em tempos de isolamento social
O isolamento social, por conta da pandemia de covid-19, acelerou o uso das ferramentas digitais por parte das empresas. E isso se deu principalmente pela necessidade dos consumidores que, com o fechamento das lojas físicas, tiveram que fazer compras pela internet.  2020-06-29 - Tags: tecnologia pandemia consumo ferramentas digitais isolamento social ecommerce internet

Bordados de Caicó conquistam selo de Indicação Geográfica
Toda vez que a bordadeira Iracema Nogueira Batista vender uma de suas peças confeccionadas cuidadosamente na máquina, fio a fio, o cliente de qualquer parte do país agora terá a certeza de que o trabalho foi de fato produzido numa das regiões mais ricas culturalmente do Rio Grande do Norte.  2020-06-26 - Tags: rio grande do norte instituto nacional de propriedade industrial caico bordado serido otiguar bordadeiras sebrae

Sebrae Day discute oportunidades de negócios brasileiros na Colômbia
As oportunidades de negócios brasileiros na Colômbia foram o tema do Sebrae Day, encontrou virtual realizado no dia 15 de junho, em parceria com o Inovabra Habitat, espaço de coinovação do Bradesco. A live contou com a participação de Gabriel Walmory e Marco Franke, sócios da Broggini Partners, consultoria referência em internacionalização de negócios, que possui seis escritórios em diferentes países, sendo o maior deles atualmente em Bogotá, capital da Colômbia.  2020-06-24 - Tags: sebrae day colombia marco franke gabriel walmory bogota sebrae oportunidades negocios webinar internacionalizacao

Pequenos negócios têm crédito facilitado com Programa Cadeias Produtivas
As micro e pequenas empresas que fazem parte da cadeia produtiva de grandes setores da economia terão acesso a crédito facilitado pelo Programa Crédito Cadeias Produtivas do BNDES. A iniciativa faz parte de uma estratégia de atuação do Sebrae, alinhada ao Governo Federal por meio do Ministério da Economia, para fazer com que o crédito chegue aos pequenos negócios com melhores condições de juros e prazos de carência e pagamento.  2020-06-22 - Tags: programa credito cadeias produtivas bndes cesar rissete agencia sebrae de noticias ministerio da economia

Exportações de calçados recuaram 66% em maio
Os efeitos da pandemia do novo coronavírus seguem impactando os resultados das exportações brasileiras de calçados. Dados elaborados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) apontam que, em maio, foram embarcados 2,7 milhões de pares, que geraram US$ 23,9 milhões, quedas tanto em volume (-64,7%) quanto em receita (-66%) em relação ao mês correspondente de 2019.  2020-06-16 - Tags: exportacoes pandemia coronavirus abicalcados queda calcados haroldo ferreira

Sebrae apresenta protocolos de orientação para retomada das atividades
O Sebrae vai orientar as micro e pequenas empresas na retomada das atividades no país com a disponibilização de um conjunto de protocolos com orientações práticas e relevantes, alinhadas com as recomendações das autoridades de saúde. A ideia é fornecer aos empresários suporte com conteúdos em diversos formatos, como cartilhas, vídeos, áudios, entre outros materiais, para ajudar na adaptação dos negócios assim que forem liberados gradualmente para o funcionamento.  2020-06-15 - Tags: sebrae retomada das atividades protocolos orientacoes recomendacos segmentos setoriais portal sebrae

Varejo discute perspectivas com a reabertura dos shoppings centers
A prefeitura de Campinas oficializou a reabertura do comércio e outras atividades, a partir de segunda-feira, dia 08 de junho. Assim como a cidade paulista, vários outros municípios brasileiros já começaram a permitir o funcionamento de lojas e shopping centers, que deverão seguir critérios pré-estabelecidos pelos governos locais.  2020-06-08 - Tags: varejo reabertura shopping center retomada pandemia covid 19 vestuario abit

Indústria calçadista registra 35 mil demissões durante a pandemia
A indústria calçadista brasileira, desde o agravamento da pandemia do novo coronavírus, já perdeu mais de 35 mil postos de trabalho, o que corresponde a 13% da força de trabalho do setor (de 269 mil postos registrados em dezembro de 2019). A triste estatística está em levantamento realizado semanalmente pela Abicalçados com empresas e sindicatos industriais dos principais polos calçadistas do País.  2020-06-05 - Tags: abicalcados industria calcadista exportacao desemprego pandemia covid19 demissoes varejo mercado calcados

Indústria da moda se prepara para retomada e jeanswear pode ser o carro-chefe
Pesquisa realizada pelo IEMI Inteligência de Mercado sobre comportamento do consumidor nas próximas semanas, indicam que 67% não pretendem comparar nada, independente da crise gerada pela pandemia de covid-19. Porém, 14% responderam que sim, vão continuar comprando artigos de moda; 13% apontaram roupas e calçados e 6% apenas calçados (tênis em grande maioria).  2020-06-03 - Tags: iemi marcelo prado sueli pereira santista jeanswear newton coelho jeanswear denim moda varejo de moda ecommerce projecoes 2020 consumo

Abest elabora protocolo para a retomada do varejo de moda na cidade de São Paulo
Diante da crise mundial causada pelo covid-19, a Associação Brasileira de Estilistas preparou uma proposta de protocolo para orientação e adaptação das marcas de moda no período de retomada das atividades e circulação social. O protocolo foi enviado à Prefeitura de São Paulo que irá analisar a proposta juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Secretaria da Saúde.  2020-06-02 - Tags: abest covid 19 pandemia varejo de moda orientacao retomada das atividades circulacao social protocolo prefeitura de sao paulo

Mercado global de luxo deve cair entre 20% e 35% em 2020
Diante do colapso global causado pelos lockdowns e pela paralisação do turismo em todos os principais mercados, a indústria do luxo enfrenta um desafio sem paralelo na história. Depois de cair em cerca de 25% no primeiro trimestre de 2020, a desaceleração deve aumentar no segundo trimestre e pode levar a uma contração estimada entre 20% a 35% ao longo do ano.  2020-06-01 - Tags: mercado luxo asia bain & company covid 19 pandemia mercado lockdowns luxo online ecommerce