Language
home » moda & varejo » moda vestuário » mercado

Mercado

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Portugal antenado com o século 21

Em 2018, a indústria têxtil e de vestuário portuguesa ultrapassou 5,3 bilhões de euros em exportações, antecipando em grande parte o objetivo estratégico que havia estabelecido para 2020. Do faturamento total do setor, dos 7,6 bilhões de euros, 70% foram para a exportação, confirmando sua globalidade, alcance e garantia de uma balança comercial líquida anual de mais de um bilhão de euros. Este valor, nunca alcançado antes, é uma ilustração clara do perfil atual da indústria têxtil e do vestuário portuguesa, que realizou uma extraordinária reconversão e modernização da sua estrutura industrial. É um verdadeiro case internacional, pois alcançou os melhores resultados de sempre com metade das empresas e de trabalhadores. Os números da indústria têxtil e do vestuário de Portugal são bastante expressivos: 6000 entre grandes e médias empresas; 5600 microempresas; 130000 empregados. Volume de negócios em torno de 7,20 bilhões de euros; exportações na ordem de 5,06 bilhões de euros, mais de 10% do total oriundos de empresas que produzem têxteis técnicos. O sistema português de formação, responsável por esses resultados está estruturado entres as seguintes instituições:

UBI - Universidade da Beira Interior. Essa universidade foi criada em 1986; hoje é uma instituição de ensino público de referência nacional e internacional. A UBI possui uma ampla oferta científica e tecnológica que inclui as áreas de têxteis, aeronáutica, informática, eletromecânica, saúde, matemática, óptica e telecomunicações. UMinho - Universidade do Minho. Fundada em 1973, atualmente é uma das maiores universidades portuguesas, localizada na região do Minho, conhecida pela significativa atividade econômica e pela juventude de sua população. A universidade possui um departamento de engenharia têxtil, cujos objetivos são a criação e a transmissão de conhecimento para a indústria no campo da Ciência Têxtil e Vestuário e da Tecnologia.

CITEVE- Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e de Vestuário de Portugal. É um instituto de pesquisa focado nas indústrias têxtil, de vestuário e de têxteis técnicos, com atividades de investigação e desenvolvimento, testes, certificação, consultoria, inteligência de moda, empreendedorismo e adoção da filosofia da indústria 4.0. Ele é membro ativo de várias redes internacionais, grupos de trabalho técnico nas áreas de pesquisa, teste e certificação de produtos. Além disso, vem garantir um vínculo efetivo com o setor público, tanto em nível nacional quanto europeu, com uma importante contribuição na definição e implementação de políticas públicas relevantes para a indústria têxtil e de vestuário.

CeNTI - Centro de Nanotecnologia e Medidores Inteligentes. Um instituto de pesquisa focado em nanotecnologia e materiais inteligentes com atividades expressivas voltadas para o setor têxtil, principalmente nas áreas de têxteis técnicos. Suas principais competências estão relacionadas com o desenvolvimento de materiais nano estruturados, fibras tri componentes, eletrônicos impressos, materiais impressos de emissão de luz e sistemas inteligentes. O CeNTI é uma parceria entre o CITEVE, a Universidade do Minho, a Universidade do Porto, a Universidade de Aveiro, o CTIC- Centro Tecnológico para a Indústria do Couro e o CEIIA- Centro de Excelência e Inovação para as indústrias automotiva e aeronáutica.

Atualmente, a indústria têxtil e de vestuário portuguesa está organizada em um "cluster" dinâmico, localizado principalmente na região costeira do norte do país. Empresas de todos os setores trabalham de maneira complementar e sinérgica, apoiadas por um sistema científico e tecnológico bem desenvolvido, como o Centro Tecnológico da Indústria Têxtil e de Confecção, o CITEVE e o Centro de Nanotecnologia e Materiais Avançados, CENTI. Hoje, o noroeste de Portugal é a maior região têxtil da Europa.

Moda, design, inovação tecnológica, logística e internacionalização de empresas, bem como a sustentabilidade, são os pilares da nova realidade da indústria têxtil e do vestuário, que, nas últimas duas décadas, mudou seu paradigma de preço para “valor”, a fim de criar uma diferenciação e escapar da concorrência dos países com baixos custos de produção. A proximidade geográfica e cultural com os principais clientes, Espanha, Alemanha e França e, os Estados Unidos para produtos têxteis-lar, dá uma resposta rápida e flexível, permitindo que a indústria têxtil portuguesa ofereça o menor tempo de entrega do mundo, de duas a seis semanas, dependendo do tipo de produto.

A inovação tecnológica impulsionou o crescimento do setor de alta tecnologia têxtil, demonstrado pelas 40 empresas que expuseram seus produtos na Techtextil, em maio de 2019, em Frankfurt. Estima-se que os têxteis técnicos e funcionais, que também estão presentes na indústria mais tradicional de têxteis e confecções, representam cerca de 35% da atividade de todo o setor e que deverão crescer 40% até 2025. Esse é outro objetivo estratégico que a indústria têxtil e vestuário portuguesa está preparada para cumprir.

Por todas essas razões, a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal está realizando um programa para reforçar a imagem do têxtil e do vestuário português, denominado "Fashion From Portugal 4.0", hoje, altamente posicionado na cadeia de valor. Nesse programa serão realizadas diversas ações de comunicação, principalmente no âmbito de feiras têxteis e de moda já organizadas pela Associação, em parceria com a Associação Selectiva Moda, criada há 25 anos com vista na valorização da cadeia têxtil portuguesa no cenário internacional.

Durante a Techtextil, o forum “Rumo à sustentabilidade”, realizado no dia 14 de maio, foi presidido por Braz Costa, diretor-geral do CITEVE, e apresentou uma série de contribuições dedicadas exclusivamente às inovações têxteis sustentáveis, como reciclagem têxtil, construção sustentável com lã, revestimentos têxteis sustentáveis, biopolímeros, rastreabilidade de algodão livre de transgênicos e fibras de carbono de base biológica de baixo custo. Na ocasião, empresas portuguesas foram agraciadas com o prêmio Techtextil Innovation Awards 2019, na categoria New Material. Venceu a empresa de processamento de cortiça Sedacor, Cork-a-Tex e Têxteis Penedo, com um novo fio de cortiça. Anteriormente, os têxteis à base de cortiça para vestuário ou têxteis para o lar eram relativamente rígidos. O novo fio de cortiça é um produto flexível, feito de material natural, oferecendo assim oportunidades adicionais de design para a indústria da moda e mobiliário de interiores. A outra inovação premiada foi o projeto E-caption 2.0, um casaco de proteção destinado a técnicos de manutenção das torres de telecomunicação, totalmente produzido em têxteis. A peça desenvolvida é a prova de como o design têxtil ocupa, cada vez mais, lugar na vida contemporânea. O secretário de Estado da Economia, João Correia Neves e o embaixador português em Berlim, João Mira Gomes, participaram do evento "Fashion From Portugal 4.0", realizado no estande da delegação portuguesa na Techtextil e também da premiação das empresas portuguesas. Em seguida participaram de uma visita a todos os expositores portugueses presentes na Techtextil.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por| Carlos Simões
Fotos| Carlos Simões e Divulgação

Data de publicação: 25/10/2019

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Salvatore Ferragamo reduzirá emissão de gases do efeito estufa em 42% até 2029
Com base em seu compromisso com um futuro sustentável e de acordo com o nível de descarbonização necessário para evitar os efeitos mais prejudiciais da mudança climática, o Grupo Salvatore Ferragamo estabeleceu metas baseadas na ciência para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE). Duas metas significativas a serem atingidas até 2029.  2020-09-25 - Tags: grupo salvatore ferragamo science based targets acordo de paris emissoes de gases sustentabilidade ferruccio ferragamo

Empresas cada vez mais confiam nos certificados e selos da OEKO-TEX diz relatório
A Oeko-Tex®, organização com sede na Suíça, observou resultados positivos nos negócios, apesar dos desafios ocasionados pela pandemia do covid-19. A associação emitiu um total de 24.205 certificados e selos no último ano fiscal (2019-2019) registrando um aumento de 13% na demanda.  2020-09-18 - Tags: oeko tex suica associacao covid 19 selo vrrde made in green pandemia step by oeko-tex

Pernambucanas inaugura sua primeira loja conceito em São Paulo
A Pernambucanas, uma das maiores marcas varejista nacional, acaba de inaugurar sua primeira loja conceito em São Paulo, na região da Consolação, e a terceira no Brasil. Os investimentos da companhia vão na direção da Omnicanalidade, reforçando o conceito Fígital - que une o melhor dos universos físico e digital para aprimorar a jornada de compra dos clientes, e o sólido plano de expansão da empresa, intensificando a capilaridade de produtos e serviços da Pernambucanas por todo o país.  2020-09-16 - Tags: pernambucanas varejo loja conceito omnicanalidade sergio borriello sao paulo

Governo promove Semana do Brasil para estimular a economia
De 3 a 13 de setembro, acontece a 2ª edição Semana do Brasil, campanha promovida pelo governo federal para estimular o comércio varejista, que espera alta de 11% nas vendas. O evento deste ano tem um significado maior, pois visa recuperar a economia, após um semestre prejudicado pela quarentena do covid-19.  2020-09-08 - Tags: semana do brasil economia mercado consumo promocoes comercio varejo governo federal abit fernando pimentel

Roupas e tecidos que inibem o novo coronavírus já estão no mercado
Após lançar sua primeira coleção de camisetas antivirais no site da marca, no final de julho, a Aramis, marca de moda masculina, comemora o sucesso de vendas. Segundo Richard Stad, CEO da Aramis Menswear, foram vendidas 65% das peças em 13 dias.  2020-08-19 - Tags: carlos ferreirinha richard stad aramis menswear andre klein cataguases dalila textil

Abvtex tem expectativa positiva sobre a Semana Brasil
A maioria das varejistas associadas à Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abvtex), que representa mais de 100 grandes marcas do varejo de moda brasileiro, observou um impacto positivo da primeira Semana Brasil, realizada em setembro de 2019. Segundo levantamento da Ebit/Nielsen, o aumento em transações online durante o evento no ano passado foi de 41%.  2020-08-17 - Tags: abvtex semana do brasil varejo semana brasil varejo nacional

Varejo digital cresce 95,4% com Dia dos Pais e fatura R$ 5,4 bilhões
O varejo digital mais uma vez provou ser a opção favorita dos brasileiros durante a pandemia. A data movimentou R$ 5,4 bilhões, crescimento nominal de 95,4% em relação ao mesmo período do ano passado. As categorias mais compradas em volume durante o período foram: moda e acessórios; beleza e perfumaria; esporte e lazer.  2020-08-14 - Tags: varejo digital dia dos pais pandemia internet compra digital ecommerce

Semana Digital Print debate mercado têxtil com avanço do e-commerce
“As perspectivas e as oportunidades para o mercado têxtil pós-pandemia”, foi um dos temas apresentados durante a Semana Digital FuturePrint 30 Anos, que apresentou em sua plataforma on-line uma série de conteúdos voltados para atualização profissional e negócio.  2020-08-13 - Tags: roberto vilela digital futureprint 30 anos henri kanji brand textil fernando guglielmetti industria textil americana

'Emprestômetro' registra mais de 30 bilhões liberados para micro e pequenas empresas
A plataforma de monitoramento do Ministério da Economia conhecida como ‘Emprestômetro’ atingiu a marca de R$ 33,73 bilhões em empréstimos concedidos aos pequenos negócios, com 380 mil contratos efetuados por meio de programas públicos de acesso ao crédito.  2020-08-12 - Tags: pronampe emprestimo credito micro pequenas empresas instituicoes financeiras emprestometro

Sebrae elabora protocolo de retomada para pequenos negócios do Varejo da Moda
Diante da reabertura gradual de algumas atividades econômicas no país, o Sebrae elaborou um conjunto de protocolos de retomada para 14 macrossetores, que englobam os segmentos mais atingidos pela crise provocada pela pandemia. São setores que, juntos, representam 73% do universo de pequenos negócios brasileiros.  2020-08-11 - Tags: reabertura gradual sebrae varejo de moda protocolo de retomada vestuario calcados

Quarentena impulsiona varejo digital no primeiro semestre
A chegada do novo coronavírus trouxe crescimento recorde para o e-commerce brasileiro, de acordo com relatório apresentado pela Neotrust/Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce. No primeiro semestre deste ano, foram realizadas 132,6 milhões de compras online, aumento nominal de 73,4% em relação ao mesmo período de 2019.  2020-08-04 - Tags: coronavirus ecommerce compras online ambiente digital neotrust andre dias

Profissionalização acelerada pela pandemia é realidade no Brás
O bairro que há mais de 200 anos é sinônimo de venda no atacado e boas compras no varejo, com mais de 5000 pontos comerciais, sendo responsável pela movimentação de aproximadamente 14 bilhões de reais por ano na comercialização de roupas ainda não tinha grande afinidade com a modernização tecnológica.  2020-08-04 - Tags: bras modernizacao tecnologica marketplaces tecnologia whatsapp sistemas modernizacao

Serasa Experian revela que quase 200 mil empresas foram criadas em abril
O Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian revela que, em abril deste ano, 194.882 novas empresas foram criadas no Brasil. Destas, 84,7% fazem parte da categoria de microempreendedores individuais (MEIs), maior resultado desde fevereiro de 2019. Ainda segundo o levantamento, o setor de Serviços continua representando a maior parte das empresas recém criadas, com 68,9%.  2020-07-31 - Tags: indicador de nascimento de empresas da serasa experian serasa experian meis comercio servicos

Com todas as medidas de segurança implantadas Mega Moda reabre suas portas
O Mega Moda, localizado em um dos maiores polos de moda do Brasil, na Região da 44 em Goiânia, reabriu suas portas para os clientes no dia 14 de julho, respeitando as novas determinações do Governo estadual e municipal. Para essa nova fase, complexo formado pelo Mega Moda Shopping e o Mega Moda Park funcionarão das 9h às 17h, seguindo à risca todos os protocolos de segurança para preservar a saúde de colaboradores, clientes e lojistas, e a capacidade de ocupação definida pelo decreto.  2020-07-20 - Tags: mega moda goiania mega moda park coronavirus pandemia precaucao mega moda shopping meha moda park

Pesquisa da Abvtex identifica dificuldade de acesso ao crédito pela cadeia produtiva
Desde o início da pandemia no País, a Abvtex (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), entidade que reúne mais de 100 das principais marcas do varejo de moda brasileiro, tem concentrado esforços em identificar as demandas junto à cadeia produtiva de seus associados, participantes do Programa Abvtex, com o objetivo de levar ao governo propostas que visam à redução dos impactos econômicos e sociais neste setor.  2020-07-20 - Tags: varejo de moda brasileiro programa abvtex pronampe micro empresas linha de credito

Pandemia muda hábito de consumo no mercado de luxo
Em pesquisa inédita com consumidores de produtos de luxo no Brasil, a Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, levantou dados que mostram a mudança de hábito desse público. 27% dos compradores dizem que ainda querem manter a rotina de comprar fisicamente nas lojas, porém precisam sentir que estão seguros.  2020-07-17 - Tags: mercado de luxo produtos de luxo consumidores monitoramento de mercado e consumo mudanca de habito semanas de moda pandemia ligia mello

Desemprego e falta de crédito preocupam setor têxtil e confecções
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, retirou da pauta de votação a MP 927/2020, que flexibilizava as leis trabalhistas durante o período da pandemia. O texto, segundo a Agência Senado, irá caducar, já que o prazo de vigência da Medida Provisória, editada pelo Governo Federal em março e aprovada pela Câmara em junho, expira no próximo dia 19 de julho.  2020-07-17 - Tags: leis trabalhistas pandemia medida provisoria governo federal acordos coletivos fgts inss folhas de pagamento seguro desemprego

Linhas de crédito para os pequenos negócios já passam de 170 nas instituições financeiras
Subiu para 177 o total de linhas de crédito identificadas pelo Sebrae e voltadas especificamente para beneficiar os pequenos negócios em meio à crise causada pelo novo coronavírus. É o que aponta o 13º levantamento feito pela instituição que, desde março, vem observando as ofertas de empréstimos para o segmento, por meio de informações e ações das corporações financeiras em todo o país.  2020-07-03 - Tags: sebrae linhas de credito instituicao financeira fintechs

Inspiramais realizará edição totalmente online em agosto
Um evento 100% digital, que visa proporcionar aos expositores e visitantes, a experiência de um ambiente real, onde a interação entre pessoas e produtos será possível por meio de ferramentas tecnológicas. Assim foi definida a próxima edição do Inspiramais, maior Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina, que acontecerá entre os dias 25 a 27 de agosto próximo.  2020-06-30 - Tags: inspiramais digital walter rodrigues rafael weber ilse guimaraes fernando pimental tecnologia editech

Tecnologia pode ajudar o consumo em tempos de isolamento social
O isolamento social, por conta da pandemia de covid-19, acelerou o uso das ferramentas digitais por parte das empresas. E isso se deu principalmente pela necessidade dos consumidores que, com o fechamento das lojas físicas, tiveram que fazer compras pela internet.  2020-06-29 - Tags: tecnologia pandemia consumo ferramentas digitais isolamento social ecommerce internet