Language
home » têxtil » mercado » empresas e personalidades

Empresas e Personalidades

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

VDMA realiza circuito de webtalks às vésperas da Techtextil 2022

Em preparação para a Techtextil, que acontece, de 21 a 24 de junho próximo, em Frankfurt, nove empresas associadas à VDMA - Associação de Máquinas Têxteis, da Alemanha, apresentaram seus destaques para o mercado de têxteis técnicos em um evento virtual de lançamento com o tema "Tecnologias sustentáveis para têxteis técnicos". Uma série de webtalks de tecnologia VDMA já estão planejados até a feira, bem como um Spotlight Talks durante o evento.

"A Techtextil deste ano é a primeira exposição e encontro importante para a indústria têxtil na Europa desde 2019. Pela primeira vez, a VDMA estará presente com um estande do grupo no hall 12. Ao todo, mais de 40 empresas associadas irão expor em Frankfurt, ressaltando a importância da feira.", disse Janpeter Horn, presidente da VDMA e diretor administrativo da August Herzog Maschinenfabrik.

Videoconferência

As empresas participantes do webinar representaram o amplo espectro de etapas do processo na fabricação de têxteis técnicos. Confira as declarações das empresas durante o evento on-line.

André Wissenberg, da Divisão de Soluções de Processamento de Polímeros da Oerlikon, anunciou o sistema exclusivo 16-end para produção de fios de PET e poliamida de alta tenacidade. Ele comentou:  "A Oerlikon (hall 12.0, estande C60), oferece melhor desempenho com soluções sustentáveis para aplicações múltiplas dentro dos mercados de técnicos têxteis: 2-end é antigo, 4-end é escola antiga, 8-end foi ontem ... e 16-end é Oerlikon. É novo, é agora! Essa é a produção moderna de fios PET de alta tenacidade.  Essa é a produção moderna de fios PET de alta tenacidade hoje. Com a mais alta eficiência e melhor qualidade, números de produção como >98% de taxa de bobina cheia, bem como até 72 horas sem uma única pausa e até 8,5 cN/dtex @1100f192 em qualidade AA".  Wissenberg acrescentou: " A Oerlikon convida você a percorrer a tecnologia de produção moderna para fios de poliéster e poliamida de alta tenacidade com suas soluções tecnológicas inovadoras. Além disso, a empresa mostrará sua mais recente tecnologia de fusão chamada "hycuTec". A solução de carregamento hidráulico pode reduzir a perda de pressão típica do filtro FFP2 para menos de um quarto. Mesmo as eficiências de filtragem de mais de 99,99% são facilmente alcançadas na filtragem de 35 g/m² a 35 Pa. Testes em clientes piloto que fabricam máscaras faciais FFP2 confirmaram aumentos de qualidade devido à melhor filtragem com redução simultânea no uso de material de 30%. Para os usuários finais, a consequência é visivelmente melhorada no conforto resultante com a redução significativa da resistência à respiração, quando do uso da máscara facial."

José Canga Rodriguez, da Dienes Apparatebau GmbH, disse: "O desenvolvimento de têxteis técnicos inovadores e sustentáveis exige um sistema de trabalho experimental sistemático eficiente e, em parte, auto-otimizado. Com o MultiMode®, oferecemos a máxima flexibilidade do processo. As plantas Dienes consistem em módulos inteligentes que podem ser facilmente trocados e reorganizados. Apoiamos nossos clientes em seu trabalho, desde os primeiros testes laboratoriais até a construção modular de suas linhas de produção."

Dennis Behnken, da Herzog, afirmou: "Para nós, a sustentabilidade da Herzog não é apenas uma palavra. Nós vivemos isso. Há dez anos temos obtido energia ecológica através dos painéis solares instalados em nossa planta. Com um design de máquina de longa duração e motores eficientes em termos de energia, fornecemos aos nossos clientes máquinas de trançar sustentáveis. Mesmo fios reciclados podem ser processados sem comprometer a velocidade da máquina ou a qualidade do produto. Na Techtextil mostraremos nossa inigualável tecnologia de trança de cobertura de núcleo central, completada com um novo dispositivo de ajuste térmico."

"A maneira inteligente de garantir mais sustentabilidade e maior transparência é olhar diretamente para a máquina com a unidade de acionamento com o sensor. Isso, aliado à expertise de domínio para tirar as conclusões certas dos dados obtidos, resulta em menos desperdícios, maior disponibilidade e processos melhorados", afirma Falk Vespermann, da Lenze.

Christine Wolters, de Karl Mayer, explicou o que os visitantes da Techtextil podem esperar na feira:  "Na Techtextil 2022, o Grupo Karl Mayer apresentará soluções tecnológicas para processos integrados e otimizados que reduzem o consumo de recursos, o uso de energia e o desperdício na cadeia de valor têxtil. Exemplos incluem a aplicação de estruturas de reforço impressas em 3D em têxteis e a incorporação de eletrônicos para a produção de wearables diretamente em máquinas de malharia de urdidura. Além disso, serão mostradas alternativas sustentáveis para produtos têxteis convencionais, incluindo a 4D-KNIT – uma solução de vestuário para menos poluição microplástica – e compósitos feitos a partir da matéria-prima renovável”.

Andreas Mondry, da Ontec Automation, resumiu sua apresentação da seguinte forma: "Há 25 anos, a Ontec oferece à indústria têxtil soluções sustentáveis e de última geração no campo de revestimento/enrolamento/alimentação automatizada de gaiola/produção de tela, robótica & automação, IoT – SPSCOMM, uma interface universal para produção inteligente em vista da Indústria 4.0.”

Wolfgang Schöffl, da Lindauer Dornier, disse: "Os teares Lindauer Dornier cobrem todo o espectro da tecelagem, desde tecidos muito finos até os mais grossos. Porque não importa o que se busca filtrar. A demanda por tecidos filtrantes de alta qualidade está crescendo em todo o mundo. Entre outras coisas, isso se deve a requisitos ambientais e de sustentabilidade mais rigorosos, que exigem parâmetros de desempenho cada vez mais abrangentes. Para melhorar continuamente a finura e a qualidade dos tecidos de filtragem, estamos desenvolvendo mais nossas máquinas em estreita cooperação com nossos clientes", disse.

Wesley Clements, da Baldwin Technology, explicou como eliminar resíduos químicos e reduzir o consumo de energia no acabamento têxtil: "O acabamento têxtil tradicional, por preenchimento, é um processo com desperdícios e antiquado. Altas pick-ups impulsionam o alto consumo de energia e as frequentes alterações de foulard geram muitos resíduos químicos evitáveis. Há uma solução. Marcas e fiações estão começando a ver a luz com a ajuda dos sistemas de pulverização de precisão sem contato da Baldwin. Esses sistemas aumentam a qualidade do produto, melhoram a rentabilidade da fábrica, oferecem benefícios quantificáveis de sustentabilidade e, além disso, fornecem rastreabilidade via conectividade OPC ao sistema ERP da fábrica."

Matthias Wulbeck, da Mahlo, disse: "Com o cenário de eventos atuais na Europa e o aumento excessivo dos preços da energia, o controle de qualidade on-line nos processos de produção de nãotecidos e têxteis é mais importante do que nunca". Seu colega Stephan Kehry acrescentou: "Produções defeituosas, seja por exemplo devido a uma quantidade de aplicação muito grande ou muito pequena durante o revestimento, têm um impacto ainda maior e causam perdas sensíveis para o fabricante. Há mais de 75 anos, a Mahlo fornece soluções ótimas para controle de qualidade e economia de energia, o que se reflete em tempos de retorno curtos e otimização de lucro correspondente."

Viagem virtual antes e durante Techtextil

Boris Abadjieff, da VDMA, anunciou as possibilidades virtuais em relação a Techtexil.  Uma série dos "Webtalks de Máquinas Têxteis" através da sala IndustryArena (https://en.industryarena.com/vdma-textile-machinery) se concentrará na Techtextil no período que antecede a feira. Durante a feira, as empresas associadas à VDMA apresentarão suas soluções ao vivo no Spotlight Talks que serão transmitidas.

VDMA Webtalks antes do Techtextil:

10 de Maio: Ontec Automation: People Driven Innovation: State of the Art Robotic Automation and Laid Scrim Solutions em combinação com IoT /SPSCOMM.

24 de Maio: Oerlikon Nonwoven: HydroCharging com hycuTEC

1 de Junho: ITA & Karl Mayer Stoll: Industrial Internet of Things (IIoT): Coleta de dados entre sites para uma produção têxtil mais eficaz e eficiente.

8 de Junho: Mahlo: Produção Controlada por Dados – A Resposta aos Desafios atuais no Acabamento dos Têxteis Técnicos.

14 de Junho: Oerlikon Barmag: Soluções de fiação de fusão de fios industriais

Todos os Webtalks começam às 14h (horário de Brasília) e são gratuitos!

VDMA Spotlight Talks @ Techtextil

21 de junho (dia) 09h00 CEST: Pleva: Como se tornar eficiente e sustentável no acabamento têxtil

10h30 CEST: Andritz: Otimização web – mais inovadora. Perfil automático da web para maior qualidade do material
2.00 pm CEST: Institut für Textiltechnik Augsburg & Trützschler Spinning: Upcycling têxtil waste: The ITA Recycling Atelier and Trützschler Recycling solutions

4.00pm CEST: Groz-Beckert Special Application Needles (SAN®) para máquinas de
costura

5.30pm CEST: Groz-Beckert : Peças do sistema para máquinas de tricô de urdume

22 de junho ( dia)

09:00 am CEST: Bem-vindo a Mahlo – Soluções individuais de medição e controle para suas demandas

10.30 am CEST: Brückner: Produção têxtil sustentável no futuro

Ao vivo do VDMA Lounge

02.00 pm CEST: Oerlikon & Institut für Textiltechnik da RWTH Aachen University: Sustainable Polymers and Their Applications

4.00 pm CEST: Walter Reiners Foundation Award Ceremony: promoção de jovens talentos

23 de junho ( dia)

09:00 am CEST: Trützschler Nonwovens & Man-Made Fibers: Linhas modernas de necessidade: alta produtividade, alta eficiência, baixa manutenção, menos estresse em materiais e máquinas

10.30 am CEST: Thies: Controle de tensão moderno e tecnologia de baixo licor para tecidos sofisticados e técnicos

04.00 pm CEST: Trützschler Nonwovens & Man-Made Fibers : Acelere o desempenho da produção. Alcance um novo nível com o T-ONE, ambiente de trabalho digital da Trützschler Nonwovens

As inscrições para o Spotlight Talks são possíveis cerca de 14 dias antes do início da feira via www.industryarena.com/m4t

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: Nicolai Strauch/ VDMA
Foto: Divulgação

Data de publicação: 09/05/2022

Conteúdo relacionado


The Lycra Company anuncia novos acionistas
A The Lycra Company anunciou em 28/06 que um grupo de instituições financeiras, composto pela Lindeman Asia, a Lindeman Partners Asset Management, a Tor Investment Management e a China Everbright Limited (“novos acionistas”), adquiriu total controle acionário da empresa.  2022-07-01

Texneo atinge marca de 85% de eficiência na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE)
A Texneo, uma das principais indústrias têxteis no Brasil, com foco na produção de malhas em rolos para os segmentos sportswear, beachwear e underwear, anunciou o lançamento de seu Relatório de Sustentabilidade 2021, revelando que atingiu a marca de 85% de eficiência na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). Segundo a legislação ambiental, a eficiência precisa ser igual ou maior de 80%. A meta, segundo a Texneo, é chegar a 88% ainda em 2022.  2022-06-30

Basf amplia produção de branqueadores ópticos para lava-roupas
A Basf realizou um investimento de dois dígitos em milhões de euros para aumentar a capacidade de produção de branqueadores ópticos Tinopal® CBS-X na fábrica de Monthey, na Suíça. O produto encontra-se em detergentes lava-roupas líquidos e em pó, para uso doméstico e industrial. Como branqueador óptico, ele faz com que os têxteis durem mais, garantindo resultados brancos brilhantes mesmo em baixas temperaturas e em ciclos curtos.  2022-06-29

Welttec apresentará maquinário para confecção e inovações na Febratex 2022
Para a 17ª edição da Febratex, a maior feira das Américas para a indústria têxtil e de confecções, a Welttec trará lançamentos e inovações tecnológicas de seu portfólio. Entre as máquinas expostas, destaques para a A7 – reta eletrônica com transporte inteligente; A4F – reta eletrônica com calcador digital e C5F – overlock eletrônica com motor de passo, entre outras. A feira será entre os dias 23 e 26 de agosto de 2022, em Blumenau (SC).  2022-06-28

OrganoClick ganha prêmio de inovação por aglutinantes de base biológica
A empresa sueca de tecnologia ambiental, OrganoClick, ganhou o prestigioso prêmio de inovação New Technology no Techtextil Innovation Award 2022 em Frankfurt, na categoria Nova Tecnologia, pelo desenvolvimento de aglutinantes biodegradáveis.A empresa sueca de tecnologia ambiental, OrganoClick, ganhou o prestigioso prêmio de inovação New Technology no Techtextil Innovation Award 2022 em Frankfurt, na categoria Nova Tecnologia, pelo desenvolvimento de aglutinantes biodegradáveis.  2022-06-23

Basf oferece intermediários químicos com pegada de carbono abaixo da média do mercado global
A Basf calculou as pegadas de carbono do produto (PCF) individuais de uma grande parte de seu portfólio de intermediários químicos. O resultado da análise mostra que, devido à configuração de produção, a PCF de diversos intermediários químicos da empresa está significativamente abaixo da média global dos produtos químicos de correspondentes, todos produzidos a partir de matérias-primas à base de fósseis. Esses insumos são usados nas indústrias têxtil, automotiva, agrícola, farmacêutica, mobiliária, entre outras.  2022-06-23

RadiciGroup expõe soluções têxteis inovadoras na Techtextil
O RadiciGroup está presente na Techtextil 2022, a principal feira europeia de têxteis técnicos, que acontece em Frankfurt am Main, na Alemanha, de 21 a 24 de junho. Na área de exposição, localizada no Hall 9.1 – estande D50, estão expostos os mais recentes produtos do Grupo para os mercados automotivo, mobiliário e vestuário: de fios de nylon e poliéster, incluindo linhas biosource e reciclados, a nãotecidos bem como a nova linha radipeople® de equipamento de proteção (EPI).  2022-06-22

Vastex lança carrinho de trabalho de serigrafia
A Vastex, com sede em Branchburg, Nova Jersey, EUA, que oferece uma ampla gama de equipamentos e acessórios para impressoras DTG e serigrafia, lançou o novo carrinho de trabalho de serigrafia modelo SR-23-JC, que mantém telas, rodos e suprimentos prontamente à mão para aumentar a produtividade durante a configuração, impressão e limpeza na estamparia.  2022-06-21

Stäubli revela nova máquina jacquard para tecelagem na ITM 2022
A Stäubli, fornecedora líder de soluções novas para a indústria de tecelagem, apresentou sua nova máquina SX PRO Jacquard no primeiro dia da ITM 2022, realizada de 14 a 18 de junho, em Istambul, na Turquia. Os visitantes e a mídia especializada assistiram a apresentação do diretor-geral da Stäubli Turkey, Muzaffer Sinangil, e do presidente executivo da Stäubli Têxtil, Bertrand Leroy , que revelaram a nova máquina eletrônica jacquard com tecnologia de última geração no estande da empresa no Pavilhão de Tecelagem.  2022-06-20

Trützschler mostra tecnologia para fibras e nãotecidos na Techtextil
A Trützschler Nonwovens, a Trützschler Card Clothing e a Trützschler Man-Made Fibers apresentam no estande D80 no hall 12.0, na Techtextil em Frankfurt Main, de 21 a 24 de junho, várias soluções para os setores de nãotecidos, cardados e fibras sintéticas. A Trützschler Nonwovens vai abordar sobre fibras sustentáveis, como cânhamo ou linho, e fibras prontas para uso, como fibras de urtiga e abacaxi.  2022-06-17

Kornit exibe tecnologia revolucionária para impressão têxtil na ITM 2022
A revolucionária tecnologia MAX da Kornit Digital estará em exibição na ITM 2022 (14 e 18 de junho) em Istambul, na Turquia. Líder mundial de mercado em tecnologias de produção têxtil e de moda digital sustentável e sob demanda, a empresa estará em conjunto no estande - Hall 5, 507A com a MatSet A.S., uma das maiores distribuidoras de tecnologia de impressão digital da Turquia, mostrando soluções que representam as novas possibilidades de produção sustentável, sob demanda e de alta qualidade.  2022-06-15

Jeanologia apresenta a tecnologia laser mais rápida do mercado na ITM 2022
A Jeanologia, empresa espanhola líder mundial no desenvolvimento de tecnologias ecoeficientes, apresenta na ITM Exhibition 2022. (Hall 1 Stand 105B), de 14 a 18 de junho na Turquia, a linha Compact Super de soluções a laser mais rápida do mercado, com as quais atinge produtividade de 2.000 peças por dia, reduzindo custos operacionais, acelerando o time-to-market e garantindo uma indústria mais competitiva e sustentável.  2022-06-14

Archroma marca presença na Techtextil 2022 com inovações sustentáveis
A Archroma, líder global em especialidades químicas para soluções sustentáveis, estará presente na Techtextil 2022 em Frankfurt am Main, Alemanha, de 21 a 24 de junho de 2022, no Hall 11.0, estande B10, para lançar suas mais recentes inovações e soluções de sistema destinadas a ajudar os fabricantes de têxteis com sustentabilidade, produtividade e criação de valor otimizadas em seus mercados.  2022-06-13

Tecnologia inédita alemã será exposta na Febratex 2022
Uma das novidades da Febratex 2022, que acontecerá 23 a 26 de agosto, no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC), será a presença da marca alemã Kuris Equipamentos Especiais, cujos produtos serão expostos pela representante blumenauense Galileu Tecnologia, que participa da Febratex desde a primeira edição. A marca alemã é especialista em máquinas de enfestar e cortar matérias-primas técnicas têxteis, como fibras de carbono e de vidro, ou mesmo aramados.  2022-06-10

Texneo lança Relatório de Sustentabilidade 2021 criado pelo Comitê ESG
A Texneo anuncia o lançamento de seu Relatório de Sustentabilidade 2021. Para comemorar, a empresa atinge a marca de 85% de eficiência na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). Segundo a legislação ambiental, a eficiência precisa ser igual ou maior de 80%. A meta, segundo a Texneo, é chegar a 88% ainda em 2022.  2022-06-09

Mimaki anuncia crescimento significativo e forte posição de mercado na FESPA 2022
A Mimaki Europe, fabricante de tecnologias de impressão a jato de tinta e corte, apresentou um aumento de participação de mercado nos diferentes setores em que atua. A empresa, que estreou na feira internacional FESPA 2022 - de 31 maio a 03 junho, em Berlim, apresentou a Série 330, especificamente as máquinas CJV330-160 e a JV330-160, que oferecem impressão de aplicativos Sign Graphics de alta qualidade e custo-benefício.  2022-06-07

Global Química & Moda se torna Grupo Bloom
Ao completar 16 anos na liderança da oferta de soluções para a impressão digital têxtil, a Global Química & Moda passa por um momento de renovação e reposicionamento de marca. Agora se torna Grupo Bloom, com a união de negócios que focam em tendências para o crescimento da indústria têxtil na América Latina e com o objetivo de apresentar, implantar e consolidar esse mercado na produção on demand.  2022-06-07

Círculo S/A possui tecnologia que economiza mais de 90% de água
No Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), é importante conhecer medidas que promovem grandes resultados na preservação e cuidado com este bem tão precioso. A Círculo S/A, indústria têxtil que é a maior fabricante de fios para trabalhos manuais da América Latina, já adota em diversos processos e produtos ações sustentáveis que são certificadas por diferentes entidades reconhecidas e movimentos que atuam em prol do bem do planeta.  2022-06-06

Huntsman mostra soluções de alto desempenho no Outdoor Retailer Summer 2022
A Huntsman Textile Effects estará no Outdoor Retailer Summer para apresentar soluções que permitem às marcas de vestuário esportivo ao ar livre alcançar funcionalidade e alto grau de sustentabilidade. O evento acontecerá de 9 a 11 de junho no Centro de Convenções do Colorado, em Denver, Colorado,(EUA).  2022-05-31

Picanol apresentará suas últimas inovações de tecelagem na feira ITM 2022
Na feira ITM 2022, que será realizada no TÜYAP Fair Convention & Congress Center em Istambul, de 14 a 18 de junho, na Turquia, a Picanol mostrará sua mais recente tecnologia no Hall 2, estande 219. A ITM é a primeira grande feira de máquinas têxteis onde a Picanol apresentará ao público as máquinas que foram lançadas no final de 2021.  2022-05-24