Language
home » lingerie / praia / esportivo »

Mercado

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Produto inovador enfrenta obstáculos

Antes de chegar às lojas e encantar os consumidores, uma peça de vestuário passa por um ciclocomplexo de etapas, que envolve pesquisa, design, desenvolvimento de produto, produção edistribuição. Este tempo pode levar, em média, de cinco a oito meses para confecções, em geral.Em se tratando de produtos mais sofi sticados, como é o caso dos “tecidos inteligentes”, só a fasede pesquisa pode consumir até três anos de trabalho e milhares de dólares em testes e pilotagem, semfalar nos custos de marketing e propaganda para convencer o público da novidade. Depois que o produtofoi colocado no mercado, missão cumprida, hora de esperar os bons resultados de vendas. Esta é a teoria,mas na prática, nem sempre acontece assim.

Inovação tecnológica

Lançado no mercado brasileiro pela Rhodia no segundo semestre de 2008, como grande novidade parao setor de vestuário, o fi lamento de poliamida Emana tem que esperar meses para receber o registro da Anvisa– Agência Nacional de Vigilância Sanitária, órgão vinculado ao Ministério da Saúde, responsável pelafi scalização e regulamentação de produtos e serviços submetidos ao controle sanitário. E por que um fi o depoliamida precisaria ser registrado num órgão de proteção à saúde pública? Em se tratando de matéria-primatêxtil, esta é uma ocorrência inédita no país e, talvez por isso, o processo de liberação é tão moroso. Afi nal,Emana não é um fi lamento sintético comum, é um fi o que contém princípio ativo com propriedades terapêuticas.Segundo a Rhodia, suas moléculas de cristais ativam microcirculação sanguínea na área do corpoem contato com a roupa, oferecendo vários benefícios ao organismo como: melhoria na termorregulação,retardamento da fadiga muscular (aquela causada pelo acúmulo de ácido lático), além do aumento da elasticidadeda pele. Inovação tecnológica desenvolvida inteiramente no Brasil, o Emana também esbarrouna inexistência, até então, de procedimentos técnicos que permitissem encaixar os “fi os inteligentes” noprocesso de regulamentação para a emissão do registro na Anvisa. Voltado para o segmento bodywear,o fi o é indicado para a produção de roupas que fi cam em contato direto com o corpo, como bermudas,leggings, macaquinhos e lingeries.

É bom lembrar que os chamados “têxteis inteligentes”, que chegaramao mercado brasileiro a partir de 1990, só começaram a serdesenvolvidos aqui uma década depois. A própria Rhodia, empresainstalada no Brasil desde 1929, com larga experiência no setorquímico, lançou em 2003 o Amni Biotech e Amni Uv Protection,introduzindo no interior microscópico destes fios de poliamida,aditivos bacteriostáticos e filtros solares, respectivamente.O filamento de poliamida Emana é a evolução dos fios inteligentesda empresa. “É uma inovação tecnológica patenteada, resultadode pesquisa científica realizada pelo Instituto Kosmoscience noBrasil”, destaca Elizabeth Namour Haidar, gerente de marketingda Unidade Fibras Rhodia, acrescentando que é a primeira poliamidano mundo com propriedade aditivada no DNA do fio.“Emana já recebeu certificação internacional Oeko-Tex, classe I,atestando que nenhuma substância nociva para o consumidor estápresente neste produto. Agora, nos sentimos gratificados com aresposta da Anvisa, enviada em janeiro deste ano, informandoque o fio deverá ser homologado, tão logo sejam definidos osprocedimentos padrão para certificação”, diz a executiva.

Mobilização da indústria

O parecer favorável para homologação, emitido pela Anvisa,foi resultado da mobilização da cadeia produtiva. Segundo ElizabethHaidar, algumas confecções homologadas pela Rhodia parao uso do tag Emana já haviam protocolado requerimento junto aoórgão no final do ano passado. Visando organizar as ações referentesa este problema, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil ede Confecção (Abit) decidiu conduzir institucionalmente a questãocom a Anvisa. Com a autorização do fio Emana, tecidos e peças devestuário com esta matéria-prima estarão liberados de registro.

Divulgação discreta

Algumas marcas de lingerie anteciparam seus lançamentos em função danovidade lançada pela Rhodia. Porém, tiveram que mudar sua estratégiacomercial. “Não propagamos a etiqueta visando o fator terapêutico, massim, nos atributos de conforto e bem-estar que o Emana oferece”, destacaFabiana Bertolazzi, gerente de marketing da marca Universo Íntimo. Elaexplicou que começou a pilotagem das peças em novembro de 2008 eque os resultados de vendas da coleção Skin Care, com o fio Emana,foram surpreendentes: “Colocamos as peças em lojas especializadas delingerie, treinamos nossa equipe de venda e fizemos um trabalho juntoaos nossos clientes para divulgar o novo produto”, relata.Marcelo Terra Recco, responsável pela administração comercialda Recco Lingerie, também lançou a coleção Biocel com poliamidaEmana e diz que as vendas no varejo têm sido satisfatória. “Fizemosdivulgação do produto conforme instruções do fabricante, destacandoas propriedades bioativas e a durabilidade do efeito”, explica. Segundoele, a Recco evitou mencionar aspectos que pudessem “não serclaramente entendidos pelos consumidores” em seu tag. A assessoriada Trifil comunicou que não comenta sobre o assunto enquanto o processode certificação não for concluído. Já a Valisère informa que comprouo fio Emana e está desenvolvendo uma nova coleção de lingeriecom atributos.De forma geral, toda esta discussão em torno dos fios tecnológicos temum lado positivo: o consumidor brasileiro gosta de novidade e está cada vezmais exigente. Se esta mensagem for captada pelas empresas e pelo governo,certamente o caminho entre o desenvolvimento de um produto inovador e asua chegada ao ponto de venda, será mais curto daqui para frente.

Como acontece no exterior

Na Europa existem leis específicas, que valem para todos os produtoscom função medicinal. De acordo com o Dr. Gregor Hohn, doDepartamento de Bioquímica do Instituto Hohenstein, conceituadainstituição de testes e pesquisas tecnológicas da Alemanha, nocaso de têxteis funcionais como, por exemplo, os compostos comprata, não é exigido comprovação oficial de sua eficácia. Porém, éconsiderada prioritária a segurança do consumidor, (recomenda-sea certificação Oeko-Tex 100, que evita a presença de substânciasdanosas ao organismo). Hohn afirma também que “comprovações porparte do fabricante da eficácia do produto (quando tais vantagenssão mencionadas na propaganda) são importantes para justificar osbenefícios aos clientes e o preço mais elevado”.Na nova versão da Lei de Produtos Medicinais (MPG), da Alemanha,editada em 2 de Agosto de 2004, que atualiza a versão de 7de Agosto de 2002 (Parágrafo§ 3) sobre Definições de Termos,está exposto que: “medicinais são todos os produtos usadosindividualmente, ou em conjunto, como instrumentos, aparelhos,instalações, tecidos e preparações de tecidos ou outros objetos -incluindo softwares, e cuja eficácia principal, dentro ou junto aocorpo humano, não pode ser obtida pela farmacologia, nem porsubstâncias de ação imunológica, nem por ação de metabolismo”.Ainda de acordo com Gregor Hohn, no caso de um têxtil com açãomedicinal, tem que ser examinado caso por caso, se o produto defato se enquadra nesta lei. Com relação ao tempo de tramitaçãode um processo junto à instância oficial, o especialista diz que:“a duração de um processo de homologação, com os testes préestabelecidos,depende de produto para produto e devem seravaliadas em cada caso individual”, ou seja, pode ser longa ourápida conforme as características do mesmo.Fonte: Frits Herbold, representante do Instituto Hohenstein no Brasil.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Texto: Márcia Mariano
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 25/10/2011

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Lycra® e Rosset Têxtil comemoram longa parceria com novidade para segmento fitness
A Rosset Têxtil está desenvolvendo produtos para fitness com o novo fio Lycra® Energize™, importado nos Estados Unidos, que oferece todos os benefícios da compressão graduada para peças Legwear e em breve, estará disponível no mercado brasileiro, através da marca Body for Sure.  2020-09-21 - Tags: rosset textil lycra lycra energize body for sure america do sul the lycra company brasil adriana morasco fio lycra

Sebrae Minas e Aciju realizam o 16º FestLingerie Juruaia
Realizado pela Associação Comercial e Industrial de Juruaia (Aciju) e pelo Sebrae Minas, o 16º FestLingerie Juruaia acontece entre os dias 21 e 26 de setembro e será 100% on-line. O festival é o último evento do calendário de lançamentos de Juruaia, na qual serão apresentadas as tendências e as coleções Primavera/Verão 2020/2021 de moda íntima, praia, fitness e pijamas.  2020-09-17 - Tags: festlingerie juruaia juruaia lingerie capital lingerie feira online sebrae minas festlingerie

Moda praia colombiana aponta crescimento e conquista mercado árabe
O negócio de moda praia feito na Colômbia movimentará US$ 282,8 bilhões em vendas até 2023, o que representará um crescimento de 41,1% se comparado ao obtido no ano passado quando foi de US$ 200,4 bilhões, segundo estimativa do provedor de pesquisas de mercado Euromonitor International.  2020-09-15 - Tags: moda colombiana made in colombia colombia euromonitor beachwear galeries la fayette

Intimissimi fecha parceria no Brasil com o selo eureciclo
A Intimissimi, marca italiana de lingerie e loungewear, reforça no Brasil seu compromisso em desenvolver um ambiente sustentável e de menor impacto ambiental. Dias antes do Dia da Amazônia (05/09) e após o lançamento da Green Collection – primeira coleção-cápsula sustentável da Intimissimi -, a empresa aderiu ao selo eureciclo.  2020-09-02 - Tags: intimissi green collection new hope ecotech eureciclo selo azul

Polo de lingerie incentiva empreendedorismo a partir de R$ 600
Com novo cenário econômico provocado pela pandemia, o empreendedorismo vem se tornando uma alternativa de renda cada vez mais forte no Brasil. Disposta a atuar como uma das protagonistas no segmento e moda íntima, Juruaia, a Capital da Lingerie, localizada no Sul de Minas, está lançando uma campanha nacional para incentivar o empreendedorismo a partir de R$ 600,00.  2020-07-31 - Tags: lingerie empreendedorismo mercado juruaia polo de lingerie

Depósito da Lingerie migra ERP para Data System
O Depósito da Lingerie, rede varejista de moda íntima, adotou o ERP (do inglês, Enterprise Resource Planning) da Data System, desenvolvedora de sistemas para o varejo de calçados e roupas, em suas 15 lojas localizadas em São Paulo. De acordo com o diretor comercial, Marcelo Doria, a principal motivação em trocar o sistema surgiu da necessidade de ter mais controle sobre os dados dos clientes e das operações.  2020-07-15 - Tags: deposito da lingerie erp enterprise resource planning data system marcelo doria plataformas tecnologia rodrigo roland pdv

Intimissimi inaugura loja na rua Oscar Freire
A Intimissimi, desejada marca italiana de lingerie e loungewear presente no Brasil desde 2012, abre sua primeira loja de rua do estado de São Paulo, na prestigiada Oscar Freire – a primeira loja de rua do Brasil é a unidade localizada no bairro de Ipanema, Rio de Janeiro.  2020-07-01 - Tags: intimissimi lingerie oscar freire loungewear marca italiana sao paulo loja de rua

Líquido lança máscaras protetivas com fio Lycra®
Diante do avanço da pandemia do covid-19 no Brasil, o uso de máscara de proteção é obrigatório em locais públicos em todo o país e cada vez mais importante para evitar a disseminação do inimigo invisível. Pensando nisso, a Líquido criou a ação "Máscaras pela Vida", cujo foco é a venda de máscaras tendo parte da produção doada para comunidades em situação de vulnerabilidade.  2020-06-29 - Tags: liquido the lycra company mascaras protecao individual covid 19 pandemia ecommerce tecnologia solarmax

Juruaia cria logomarga simbolizando a capital da lingerie
Conhecida por sua história de empreendedorismo e protagonismo femininos, com 95% de mulheres no comando das empresas locais, Juruaia, cidade localizada no sudoeste mineiro, está se reposicionando na indústria nacional de lingerie, com o lançamento de marca própria e um novo projeto de comunicação.  2020-06-18 - Tags: juruaia guaxupe logotipo nova marca lingerie capital da lingerie moda intima

Jogê estima aumento de 25 % nas vendas do Dia dos Namorados com delivery
O amor à distância está no ar e mais virtual do que nunca. Para o Dia dos Namorados, que devido ao isolamento social, será celebrado por muitos casais de maneira nada convencional, a Jogê Lingerie preparou um site com promoções para presentear as mulheres.  2020-06-12 - Tags: dia dos namorados joge lingerie vendas online ecommerce loggi logistica isolamento social joge lingerie

Principal feira de moda íntima brasileira terá versão online
Com os desafios impostos pela pandemia do covid-19 ao mundo corporativo, os eventos tiveram que se reinventar. A Felinju 2020, uma das principais feiras de moda intima e negócios brasileira, promovido em Juruaia (MG), está inovando ao anunciar sua 23ª edição 100% online, entre os dias 1 e 5 de junho.  2020-05-22 - Tags: felinju lingerie cuecas pijamas moda praia fitness feira minas gerais juruaia online feira online pandemia covid 19

Grupo Hope cria iniciativas para novo cenário
Diante do aumento do número de casos da covid-19 no país, o Grupo Hope criou uma série de ações que visa diminuir o impacto das consequências causadas pela doença. A empresa está seguindo todas as ordens de restrição e medidas feitas pelos órgãos responsáveis. Com as lojas fechadas e equipe em home office, algumas atualizações foram colocadas em prática.  2020-05-06 - Tags: grupo hope hope resort hope em casa novo cenario covid 19 pandemia varejo moda intima doacao

Juruaia abraça o movimento que visa valorização da moda nacional
Um dos efeitos da pandemia de coronavírus no Brasil é a queda no consumo de bens e serviços. Com isso, a indústria nacional, que tem a produção voltada em sua maioria ao consumo interno, sente os efeitos da queda na demanda. Mas um setor está buscando fugir desta tendência.  2020-04-30 - Tags: scmc euvistobrasil santa catarina moda e cultura aciju juruaia moda nacional industria nacional

Vendas on-line triplicaram na rede de franquia de moda íntima Mardelle
Com as lojas físicas fechadas, muitos brasileiros estão recorrendo à compra pela internet para garantir alguns produtos, que vão desde comida, remédios, eletrônicos, roupas, entre muitas outros itens para consumo. O impacto do coronavírus fez com que as empresas adotassem medidas para estimular as vendas, principalmente aquelas que oferecem o e-commerce.  2020-04-28 - Tags: ecommerce vendas online moda intima lingerie mardelle frete gratis economia mercado marcus goncalves

Grupo Lupo realiza doação destinada a construção de leitos de UTI
No atual cenário do COVID-19, o Grupo Lupo, que há 100 anos entrega carinho e afeto para as famílias brasileiras, toma mais um importante passo em direção à responsabilidade social. Empresários da região de Araraquara, no interior de São Paulo, se juntam à Liliana Aufiero, presidente da Lupo, e juntos arrecadam 2 milhões de reais pra montagem imediata de 10 leitos de UTIs para a Santa Casa de Araraquara.  2020-04-20 - Tags: grupo lupo lingerie covid19 pandemia utis santa casa de araraquara mascaras faciais

Ouseuse lança campanha #UmPorTodosTodosPorUm
O mundo vive uma crise sem precedentes ao travar uma guerra contra o novo coronavírus, denominada Covid-19. Visando disseminar esperança e otimismo, a diretora executiva da Ouseuse, uma das maiores empresas de moda íntima de Juruaia-MG, lançou a campanha #UmPorTodosTodosPorUm.  2020-04-03 - Tags: umportodostodosporum ouseuse lingerie moda intima mascaras faciais covid 19

Recco Lingerie se mobiliza para produzir lençóis, jalecos e máscaras
A Recco, empresa brasileira de lingeries e loungewear com 40 anos de mercado, diante da situação de pandemia, voltou sua produção para a confecção de itens indispensáveis para os hospitais e de materiais para os profissionais da saúde que trabalham na linha de frente combatendo o COVID-19.  2020-04-01 - Tags: recco lingerie moda intima lingerie covid 19 uniformes area saude hospitais

Venda online é alternativa para comércio driblar a falta dos consumidores
As vendas a distância são um grande trunfo do polo da lingerie de Juruaia e representam 70% da comercialização das 200 confecções, que juntas, produzem aproximadamente 20 milhões de peças por ano. A cidade de Juruaia, no sudoeste mineiro, é tradicionalmente conhecida como a Capital da Lingerie. A região está acostumada ao grande movimento de excursões, lojistas, revendedoras e público em geral, que lotam as ruas e as lojas diariamente.  2020-03-30 - Tags: juruaia capital da lingerie aciju industria textil lojistas venda online covid19 moda intima lingerie

Felinju é adiada em Minas Gerais por conta do coronavírus
Em razão da situação enfrentada pelo Brasil com o aumento dos casos de COVID – 19, a ACIJU (Associação Comercial e Industrial de Juruaia), por meio do seu presidente José Antônio da Silva, comunicou o adiamento da Felinju 2020 – feira de moda íntima prevista para acontecer de 30 de abril a 2 de maio, no Centro de Eventos Expoju, em Juruaia (MG). A nova data, ainda não definida, será informada em breve.  2020-03-27 - Tags: felinju aciju adiamento coronavirus covid 19 feira moda intima setor de moda intima lingerie

Sustentabilidade continua sendo o foco da DelRio em 2020
A DelRio sempre teve a preocupação em gerar seus produtos de maneira sustentável e com o mínimo de impacto para o meio ambiente. Exemplo disso é o duo de calcinhas ecológicas que em sua produção utiliza 90% a menos de água e traz tecnologia desde o fio do tecido até o elástico.  2020-02-20 - Tags: better cotton initiative delrio calcinhas ecologicas sustentabilidade