Language
home » lingerie / praia / fitness »

Mercado

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Nova Friburgo e região dão o tom da roupa interior

A cada nova estação, a moda se reinventa ao oferecer novas possibilidades de serviços e produtos ao mercado têxtil. Pensando nisso, a Fevest Festival - 27ª Feira de Moda íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima – apresentará, de 5 a 9 de julho, os principais lançamentos do Polo de Nova Friburgo e Região para a temporada primavera-verão 2017/ 2018, e início da rodada de negócios com compradores dos mercados nacional e internacional.

O evento será realizado no Nova Friburgo Country Clube, na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Como no ano anterior, a Fevest terá abertura ao público nos dias 8 e 9 de julho, quando os visitantes poderão comprar direto dos fabricantes, em uma grande ação de varejo onde os expositores comercializarão seus produtos.

O diferencial dessa edição da feira será o novo conceito adotado: ‘Fevest 5.0’, com destaque à aproximação entre o digital e o físico, unindo o mercado da moda. Um meio de apresentar ao público novos métodos de criação, distribuição, tecnologia, design e inovação, com o objetivo de acompanhar as macrotendências e, com isso, possibilitar novas experiências de consumo, antecipando o futuro.

Dentre as novidades para esta edição, o público encontrará produtos com tecidos tecnológicos em diversas texturas e rendas. Outros destaques serão os acessórios sofisticados, estamparias com cores sobrepostas e efeitos degradé, com propostas aliadas à inovação e tecnologia.

A Fevest é uma feira de negócios voltada para compradores do Brasil e do exterior, e reconhecida como uma das principais plataformas de lançamentos e tendências. Na edição de 2016, a feira recebeu aproximadamente 20 mil visitantes durante os cinco dias de evento, que contou com 120 expositores, entre confeccionistas e fornecedores. Foram gerados R$ 54 milhões em negócios a partir do evento do ano passado.

De acordo com Marcelo Porto, presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região/RJ – Sindvest, realizador do evento, o setor passou por muitas mudanças com o avanço da tecnologia e, também, precisou fortalecer o produto para concorrer com as peças asiáticas, que balançaram o setor no fim da década de 90. “Só conseguimos superar esse desafio porque trabalharam com o design da mulher brasileira, com preço justo e investiram na identidade do produto”, ressalta Marcelo.  

Para Fernando Pimentel, presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção - Abit, que apoia a Fevest, as feiras aproximam as pessoas. “O evento já é consolidado no calendário nacional da moda íntima, e o Brasil precisa desses encontros de negócios. Mesmo com todas as possibilidades onlines de fazer negócios, ainda há uma relevância no contato pessoal e trocas de experiências e informações, que esse tipo de evento proporciona às pessoas quando vão a uma feira”, comenta Fernando.

Segundo dados do Sindvest, o setor contratou mais do que demitiu no primeiro trimestre deste ano e a indústria da moda íntima emprega de maneira formal e informal cerca de 30 mil pessoas. Atualmente, 1.400 indústrias produzem moda íntima, fitness, linha praia e noite, em Nova Friburgo. Além de vender para varejistas e lojas de departamento, o polo de moda íntima também trabalha com exportação.

A Fevest contará com um espaço total de 12 mil m², aproximadamente 120 estandes, com as indústrias de confecções, matérias-primas, serviços e tecnologia, e uma área gastronômica, repleta de food trucks de Nova Friburgo e região, com opções de produtos de qualidade que estarão à venda para expositores, compradores e visitantes.  

Desfiles

No dia 5, às 13h e 20h, a feira sediará desfiles das confecções e fornecedores, em que serão apresentados os principais lançamentos do Polo de Nova Friburgo e Região, assim como três peças produzidas por alunos do Curso de Modelagem do SENAI Espaço da Moda. Durante os cinco dias de feira haverá palestras e workshops com estilistas, bloggers e profissionais do mercado de moda.

Segundo a coordenadora de Moda dos desfiles, Maria Candida Teixeira, “serão 13 modelos: 11 femininos, um masculino e uma Plus Size, selecionados nas agências de Nova Friburgo, Rio de Janeiro e São Paulo, tudo sob a orientação de uma equipe de moda, para garantir uma maior integração modelo-produto”.

SEBRAE Moda & Negócios

Entre as ações do SEBRAE para esta edição, estão confirmadas três palestras: “As 10 principais soluções para vender na Internet”, com André Abicalil (consultor do SEBRAE) – dia 5, às 16h30; “Sua empresa está online? Conheça as oportunidades através do comércio eletrônico”, com Rodrigo Bandeira (vice-presidente da ABCOMM), dia 6, às 16h; e “Comunicação de Moda e Branding, com Fábio Monnerat (consultor do SEBRAE e gerente de marketing da CCM), dia 7, às 16h).

F de Fevest, F de FIRJAN, F de Friburgo

Novos Talentos - Nesta edição da Fevest, o Projeto da FIRJAN “Novos Talentos”, desenvolvido no SENAI Espaço da Moda’, trabalhará a sustentabilidade. Em seu terceiro ano, o objetivo é mobilizar alunos da instituição a criar peças inovadoras seguindo tendências de design, modelagem e funcionalidade de materiais. A novidade é que o tema da vez propiciou a chance de que os confeccionistas participassem doando linhas, bojos e tecidos, que para eles não tinham mais serventia.

Segundo a designer de moda da FIRJAN, Claudinéia Ferraz, a escolha do tema tem como objetivo conscientizar alunos, empresários e outros participantes da feira. Afinal, a indústria da moda é a segunda que mais polui no mundo, ficando atrás apenas do setor de petróleo. As 16 peças que estão em processo de produção farão parte de uma exposição durante a Fevest e serão afixadas no gradil do SENAI Espaço da Moda, onde ficarão expostas por um ano. 

Selo Moda Rio - O Sistema FIRJAN também estará presente em todo o evento promovendo ações com os empresários para divulgar o – recentemente lançado – Selo Moda Rio, que vem com a proposta de fortalecer a indústria da moda no estado. Além da Federação, a iniciativa conta com o apoio da Vogue, ABIT, SENAI, Instituto Rio Moda e Babilônia Feira Hype para promover todos os setores do universo fashion fluminense dentro e fora do país.

Procompi - Ainda na ocasião, será apresentada uma peça conceito, fruto do projeto Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), uma parceria entre a CNI e o SEBRAE. O objetivo é elevar a competitividade das empresas industriais de menor porte, por meio do estímulo à cooperação entre elas, e à organização do setor e desenvolvimento empresarial e territorial. Na Fevest, a indústria da moda se unirá à indústria de joias para construírem uma peça de passarela com o objetivo de agregar o melhor dos dois setores.

Polo de Moda Íntima

O Polo de Moda Íntima de Nova Friburgo e Região conta com 1.400 confecções. A maior parte das lojas do setor está concentrada nos bairros de Olaria, Conselheiro Paulino e Ponte da Saudade. Confecções de pequeno, médio e grande porte estão espalhadas pelos bairros da cidade e pelos municípios que ficam em seu entorno.  

No segmento de moda, o Polo é responsável por mais de 25% da produção do mercado brasileiro (aproximadamente 114 milhões de peças por ano), gerando 20 mil postos de trabalho, sendo 8 mil diretos e 12 mil indiretos. Nova Friburgo é reconhecida, há alguns anos, como a Capital Brasileira da Moda Íntima, referência no setor por representar o desenvolvimento industrial da pequena e média empresa no Brasil.

A Fevest é uma realização do Sindvest (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região), promovida pelo Sistema Firjan e Sebrae, com o apoio do Conselho da Moda, Prefeitura de Nova Friburgo, Nova Friburgo Country Clube, TexBrasil, Abit, Apex - Brasil; e organização da Teia de Eventos.  

 

FEVEST FESTIVAL 2017 – Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-Prima

Data: De 5 a 9 de julho de 2017

Horário: Das 13h às 20h

Local: Nova Friburgo Country Clube

Endereço: Av. Conselheiro Julius Arp, 140 – Nova Friburgo – RJ

Credenciamento e programação no site Fevest Festival

 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Data de publicação: 06/06/2017

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Ouseuse participa, pela quarta vez, de feira internacional na França
Em 2016, a Ouseuse deu os primeiros passos para a internacionalização da marca, com a participação em duas feiras internacionais, ambas na França. Agora, em 2018, a maior empresa de moda íntima de Juruaia (polo mineiro do setor), irá embarcar novamente para solo francês e consolidar sua quarta participação em feiras internacionais do setor.  2018-01-09 - Tags: ouseuse salon international de la lingerie expo porte de versailles juruaia moda intima

Grife de beachwear abre loja em Miami e amplia sua presença internacional
A coleção de alto verão 2018 da ÁGUA DE COCO por Liana Thomaz, recém desfilada em passarelas brasileiras faz sua estreia em areias americanas – a grife de beachwear abre as portas de sua segunda loja nos Estados Unidos, desta vez, em Miami, no Aventura Mall, na Biscayne Boulevard.  2017-12-08 - Tags: agua de coco beachwear liana thomaz alto verao miami eua miami art basel

2Rios Lingerie, uma empresa que se importa com o planeta
A Semana Lixo Zero mobilizou funcionários e direção da 2Rios Lingerie. A empresa, que adotou a proposta de otimizar o uso de materiais e reduzir o volume de resíduos, promoveu atividades internas dentro da programação em Joinville (SC), desenvolvida pela Rastro Soluções Sustentáveis. Foram cinco dias destinados a ações especiais, como o Dia sem Carro até prêmio para aqueles que não desperdiçavam nada de seus almoços.  2017-11-06 - Tags: 2rios lingerie semana lixo zero rastro solucoes sustentaveis sustentabilidade

Confecção de Juruaia registra aumento de 60% nas vendas de moda praia
O biquini, primo do maiô, foi criado pelo francês Louis Réard, em 1946. Na época, as duas peças minúsculas causaram polêmica e escândalo. No começo, apenas as mulheres mais ousadas se dispuseram a usar a novidade. Mas nos anos 50, a peça começou a ser vista com mais frequência, principalmente entre as atrizes famosas de Holywood, como Marylin Monroe. A partir daí, o biquini ganhou adeptas no mundo todo  2017-10-25 - Tags: ouseuse juruaia moda praia mercado rosana marques faturamento

Loungerie aterrissa no GRU Airport e terá o conceito "store in store"
A Dufry apresenta a marca de moda íntima Loungerie no GRU Airport, em São Paulo, com o conceito “store in store”, na Dufry Shopping Mega Store localizada na área de embarque nacional, do Terminal 2. Este é o primeiro espaço Loungerie aberto em aeroportos, estabelecendo assim um novo canal para seus clientes.  2017-09-12 - Tags: dufry loungerie gustavo fagundes guarulhos aeroporto lingerie dufry shopping mega store

Marca catarinense chega ao mercado com tecidos tecnológicos voltados para o mercado esportivo
O crescimento de um público preocupado em adotar hábitos de vida mais saudáveis impulsiona o mercado fitness. Logo, o mercado de vestuário específico para a prática de exercícios acompanha esse movimento. A projeção é que o Brasil assuma a liderança mundial em negócios voltados aos esportes e atividades físicas  2017-08-31 - Tags: texneo tecidos tecnologicos sportwear beachwear underwear biodegradaveis reflexivos

Dia dos Pais movimenta mercado de roupas esportivas
Promover o bem-estar em família torna qualquer momento mais prazeroso. No Dia dos Pais, comemorado em 13 de agosto, a RAINHA – marca esportiva presente no dia a dia de diversos brasileiros – tem sugestões para os pais praticarem as atividades físicas preferidas e curtirem momentos casuais com todo conforto  2017-08-10 - Tags: agosto esportiva marca rainha atividades fisicas casuais conforto dia dos pais

Roupas e acessórios de dança e esporte
A Evidence Ballet, marca brasileira de roupas e acessórios de dança e esporte, lança sua nova coleção Diversitá, que atesta o cuidado da marca em produzir peças para todos os públicos e diferentes ocasiões de uso.  2017-07-31 - Tags: diversita evidence bale roupas acessorios danca esporte collant croche veludo tule

Clima otimista dá o tom na Interfilière Paris
O retorno a Paris se mostrou extremamente positivo. Embora o número de visitantes seja maior do que na edição passada, o grande destaque desta edição foi para a qualidade dos produtos apresentados. O aumento significativo nas marcas de lingerie e beachwear e a presença de grandes players nos segmentos de Sport / Lifestyle / Yoga foi observada pelos expositores, além dos principais nomes do mundo da Haute Couture.  2017-07-18 - Tags: haute couture interfiliere paris paris lingerie swimwear loungewear

Feira de Nova Friburgo divulga resultados
Os resultados da 27ª Fevest Festival - Feira de Moda íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima surpreenderam os organizadores e expositores  2017-07-11 - Tags: fevest nova friburgo lingerie praia fitness organizadores expositores

Feira Intimi Expo revela nicho de underwear sensual masculina
A SD Clothing Underwear expôs sua coleção na Feira Íntimi Expo, que aconteceu em São Paulo de 16 a 18 de junho no Centro de Exposições Pro-Magno. Com fábrica em Limeira e produção média de 2 a 3 mil peças/mês, a empresa possui distribuição em São Paulo e atualmente se baseia em distribuição nos sexy shops como foco das vendas.  2017-06-19 - Tags: initimi expo feira underwear masculino feira sexy shops

Nova Friburgo se prepara para evento de Moda Ìntima
Fevest 2017 receberá fornecedores de moda íntima de todo o Brasil. Feira de negócios reúne fabricantes de malharia, laços, elásticos, entre outros.  2017-06-19 - Tags: fevest lingerie moda intima nova friburgo rio de janeiro polo underwear

Água Doce Praia inaugura primeira loja física
A Água Doce Praia abre as portas de uma loja conceito com ares “fresh”, moderno e despojado que traduz a essência da marca. A inauguração aconteceu ontem no dia 13 com um coquetel para convidados, no Shopping Vila Olímpia.  2017-06-14 - Tags: agua doce agua doce praia verao 2018 grupo rosset

Aviamentos brasileiros de lingerie brilhando no Trendbook Carlin Bureau
Pela segunda vez consecutiva, tecelagem brasileira Britânnia é destaque no Trendbook que inspira sofisticadas coleções de lingerie em todo o planeta  2017-06-13 - Tags: britannia lingerie carlin bureau trendbook

Tendências de verão 2018 da Maredamare
Resultados da primeiríssima previsão de tendência realizada pela Maredamare: uma conjuntura muito aderente à realidade decorrente da combinação das experiências realizadas pelas "bureaux tendances" mais populares com as abordagens realistas das marcas envolvidas.  2017-06-06 - Tags: tendencias moda praia lingerie maredmare novidades bureau

Mercado erótico esquenta setor de underwear
A Intimi Expo - Feira Internacional de Negócios do Mercado Intimo e Sensual aposta no crescimento do segmento e reúne expositores nacionais e internacionais em sua 3ª edição, que acontece de 16 a 18 de junho acontece, no Pavilhão Pro Magno, em São Paulo.  2017-06-06 - Tags: intimi expo feira erotica lingerie underwear

Nova Friburgo e região dão o tom da roupa interior
A cada nova estação, a moda se reinventa ao oferecer novas possibilidades de serviços e produtos ao mercado têxtil. Pensando nisso, a Fevest Festival - 27ª Feira de Moda íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima – apresentará, de 5 a 9 de julho, os principais lançamentos do Polo de Nova Friburgo e Região para a temporada primavera-verão 2017/ 2018, e início da rodada de negócios com compradores dos mercados nacional e internacional.  2017-06-06 - Tags: nova friburgo fevest lingerie underwear primavera verao compradores moda praia materia prima

Interfilière Paris celebrará especialista francesa em tecidos estampados para lingerie
A empresa foi criada por duas mulheres apaixonadas pela profissão. Em 2007, a gerente de exportação Emmanuelle Bonnetin e a designer Isabelle River compraram a empresa Rocle, onde as duas trabalhavam, e decidiram criar novas estampas exclusivamente para o mercado de lingerie.  2017-05-31 - Tags: interfiliere paris emmanuelle bonnetin isabelle river rocle lycra lingerie

Avon lança marca própria de lingerie
Com Pitty, Gaby Amarantos e Daniela Mercury representando a diversidade e o poder da autoestima feminina, Avon Signature chega para oferecer beleza, conforto, qualidade e inspirar um novo olhar para a lingerie  2017-05-29 - Tags: avon de millus lingerie signature juliana barros lancamento

Tecelagem brasileira em destaque do Trendbook Carlin
Tecelagem brasileira Britânnia Têxtil é destaque no Trendbook que inspira sofisticadas coleções de lingerie em todo o planeta  2017-03-22 - Tags: lingerie tecelagem britannia carlin creative bureau trendbook