Language
home » lingerie / praia / fitness »

Mercado

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Nova Friburgo e região dão o tom da roupa interior

A cada nova estação, a moda se reinventa ao oferecer novas possibilidades de serviços e produtos ao mercado têxtil. Pensando nisso, a Fevest Festival - 27ª Feira de Moda íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima – apresentará, de 5 a 9 de julho, os principais lançamentos do Polo de Nova Friburgo e Região para a temporada primavera-verão 2017/ 2018, e início da rodada de negócios com compradores dos mercados nacional e internacional.

O evento será realizado no Nova Friburgo Country Clube, na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Como no ano anterior, a Fevest terá abertura ao público nos dias 8 e 9 de julho, quando os visitantes poderão comprar direto dos fabricantes, em uma grande ação de varejo onde os expositores comercializarão seus produtos.

O diferencial dessa edição da feira será o novo conceito adotado: ‘Fevest 5.0’, com destaque à aproximação entre o digital e o físico, unindo o mercado da moda. Um meio de apresentar ao público novos métodos de criação, distribuição, tecnologia, design e inovação, com o objetivo de acompanhar as macrotendências e, com isso, possibilitar novas experiências de consumo, antecipando o futuro.

Dentre as novidades para esta edição, o público encontrará produtos com tecidos tecnológicos em diversas texturas e rendas. Outros destaques serão os acessórios sofisticados, estamparias com cores sobrepostas e efeitos degradé, com propostas aliadas à inovação e tecnologia.

A Fevest é uma feira de negócios voltada para compradores do Brasil e do exterior, e reconhecida como uma das principais plataformas de lançamentos e tendências. Na edição de 2016, a feira recebeu aproximadamente 20 mil visitantes durante os cinco dias de evento, que contou com 120 expositores, entre confeccionistas e fornecedores. Foram gerados R$ 54 milhões em negócios a partir do evento do ano passado.

De acordo com Marcelo Porto, presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região/RJ – Sindvest, realizador do evento, o setor passou por muitas mudanças com o avanço da tecnologia e, também, precisou fortalecer o produto para concorrer com as peças asiáticas, que balançaram o setor no fim da década de 90. “Só conseguimos superar esse desafio porque trabalharam com o design da mulher brasileira, com preço justo e investiram na identidade do produto”, ressalta Marcelo.  

Para Fernando Pimentel, presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção - Abit, que apoia a Fevest, as feiras aproximam as pessoas. “O evento já é consolidado no calendário nacional da moda íntima, e o Brasil precisa desses encontros de negócios. Mesmo com todas as possibilidades onlines de fazer negócios, ainda há uma relevância no contato pessoal e trocas de experiências e informações, que esse tipo de evento proporciona às pessoas quando vão a uma feira”, comenta Fernando.

Segundo dados do Sindvest, o setor contratou mais do que demitiu no primeiro trimestre deste ano e a indústria da moda íntima emprega de maneira formal e informal cerca de 30 mil pessoas. Atualmente, 1.400 indústrias produzem moda íntima, fitness, linha praia e noite, em Nova Friburgo. Além de vender para varejistas e lojas de departamento, o polo de moda íntima também trabalha com exportação.

A Fevest contará com um espaço total de 12 mil m², aproximadamente 120 estandes, com as indústrias de confecções, matérias-primas, serviços e tecnologia, e uma área gastronômica, repleta de food trucks de Nova Friburgo e região, com opções de produtos de qualidade que estarão à venda para expositores, compradores e visitantes.  

Desfiles

No dia 5, às 13h e 20h, a feira sediará desfiles das confecções e fornecedores, em que serão apresentados os principais lançamentos do Polo de Nova Friburgo e Região, assim como três peças produzidas por alunos do Curso de Modelagem do SENAI Espaço da Moda. Durante os cinco dias de feira haverá palestras e workshops com estilistas, bloggers e profissionais do mercado de moda.

Segundo a coordenadora de Moda dos desfiles, Maria Candida Teixeira, “serão 13 modelos: 11 femininos, um masculino e uma Plus Size, selecionados nas agências de Nova Friburgo, Rio de Janeiro e São Paulo, tudo sob a orientação de uma equipe de moda, para garantir uma maior integração modelo-produto”.

SEBRAE Moda & Negócios

Entre as ações do SEBRAE para esta edição, estão confirmadas três palestras: “As 10 principais soluções para vender na Internet”, com André Abicalil (consultor do SEBRAE) – dia 5, às 16h30; “Sua empresa está online? Conheça as oportunidades através do comércio eletrônico”, com Rodrigo Bandeira (vice-presidente da ABCOMM), dia 6, às 16h; e “Comunicação de Moda e Branding, com Fábio Monnerat (consultor do SEBRAE e gerente de marketing da CCM), dia 7, às 16h).

F de Fevest, F de FIRJAN, F de Friburgo

Novos Talentos - Nesta edição da Fevest, o Projeto da FIRJAN “Novos Talentos”, desenvolvido no SENAI Espaço da Moda’, trabalhará a sustentabilidade. Em seu terceiro ano, o objetivo é mobilizar alunos da instituição a criar peças inovadoras seguindo tendências de design, modelagem e funcionalidade de materiais. A novidade é que o tema da vez propiciou a chance de que os confeccionistas participassem doando linhas, bojos e tecidos, que para eles não tinham mais serventia.

Segundo a designer de moda da FIRJAN, Claudinéia Ferraz, a escolha do tema tem como objetivo conscientizar alunos, empresários e outros participantes da feira. Afinal, a indústria da moda é a segunda que mais polui no mundo, ficando atrás apenas do setor de petróleo. As 16 peças que estão em processo de produção farão parte de uma exposição durante a Fevest e serão afixadas no gradil do SENAI Espaço da Moda, onde ficarão expostas por um ano. 

Selo Moda Rio - O Sistema FIRJAN também estará presente em todo o evento promovendo ações com os empresários para divulgar o – recentemente lançado – Selo Moda Rio, que vem com a proposta de fortalecer a indústria da moda no estado. Além da Federação, a iniciativa conta com o apoio da Vogue, ABIT, SENAI, Instituto Rio Moda e Babilônia Feira Hype para promover todos os setores do universo fashion fluminense dentro e fora do país.

Procompi - Ainda na ocasião, será apresentada uma peça conceito, fruto do projeto Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), uma parceria entre a CNI e o SEBRAE. O objetivo é elevar a competitividade das empresas industriais de menor porte, por meio do estímulo à cooperação entre elas, e à organização do setor e desenvolvimento empresarial e territorial. Na Fevest, a indústria da moda se unirá à indústria de joias para construírem uma peça de passarela com o objetivo de agregar o melhor dos dois setores.

Polo de Moda Íntima

O Polo de Moda Íntima de Nova Friburgo e Região conta com 1.400 confecções. A maior parte das lojas do setor está concentrada nos bairros de Olaria, Conselheiro Paulino e Ponte da Saudade. Confecções de pequeno, médio e grande porte estão espalhadas pelos bairros da cidade e pelos municípios que ficam em seu entorno.  

No segmento de moda, o Polo é responsável por mais de 25% da produção do mercado brasileiro (aproximadamente 114 milhões de peças por ano), gerando 20 mil postos de trabalho, sendo 8 mil diretos e 12 mil indiretos. Nova Friburgo é reconhecida, há alguns anos, como a Capital Brasileira da Moda Íntima, referência no setor por representar o desenvolvimento industrial da pequena e média empresa no Brasil.

A Fevest é uma realização do Sindvest (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região), promovida pelo Sistema Firjan e Sebrae, com o apoio do Conselho da Moda, Prefeitura de Nova Friburgo, Nova Friburgo Country Clube, TexBrasil, Abit, Apex - Brasil; e organização da Teia de Eventos.  

 

FEVEST FESTIVAL 2017 – Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-Prima

Data: De 5 a 9 de julho de 2017

Horário: Das 13h às 20h

Local: Nova Friburgo Country Clube

Endereço: Av. Conselheiro Julius Arp, 140 – Nova Friburgo – RJ

Credenciamento e programação no site Fevest Festival

 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Data de publicação: 06/06/2017

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Capricórnio Têxtil apresenta novo diretor comercial e de novos negócios
Nos últimos três anos, a Capricórnio Têxtil, terceira maior produtora de denim do Brasil, tem trabalhado intensamente na modernização de seus processos, maquinário, gestão e desenvolvimento de seus colaboradores e nesse cenário, acaba de agregar à equipe, um novo diretor comercial e de novos negócios.  2018-09-04 - Tags: capricornio textil alexandre de oliveira correa novos negocios diretor comercial

Upman lança e-commerce e amplia vendas para todo o Brasil
Quem quiser comprar as peças da Upman, marca de moda íntima masculina, não precisa mais sair de casa. Para expandir as vendas, que antes aconteciam apenas por revendedores, a marca lança seu e-commerce e passa atuar em território nacional. A expectativa é que a plataforma contribua para um crescimento de 10% nas vendas.  2018-08-23 - Tags: upman ecommerce underwear beachwear loungewear moda íntima masculina

Estudo mostra comportamento da consumidora em moda íntima
As brasileiras são as mulheres que mais se importam com lingerie no mundo, sabia? Mas engana-se quem pensa que as mulheres vão às lojas atrás de bons descontos, promoções e preços mais baixos. Na verdade, o comportamento da consumidora mudou muito.  2018-08-20 - Tags: comportamento da consumidora iemi lingerie consumo moda intima mercado

DeMillus e Lycra® lançam coleção moda praia com peças mais resistentes
Cores vibrantes, estampas exclusivas e maior resistência do tecido aos danos causados pelo calor e produtos químicos são os principais atributos da nova coleção de biquínis e maiôs Verão 2019/20, lançada pela DeMillus em parceria com Lycra®.  2018-08-17 - Tags: demillus lycra ipeso revista demillus firjan leilanne de seta rio de janeiro mercado lingerie

2Rios lingerie encontra destino sustentável para o lixo
A 2Rios Lingerie aposta na sustentabilidade na hora da produção, o que a empresa produz de lixo são justamente peças de tecido. Então, ao invés de descartá-los, a fábrica investe em usos alternativos, como doar para academias encherem sacos de lutas ou para pessoas que produzam tapetes.  2018-08-10 - Tags: 2rios lingerie abit programa lixo zero zero waste international alliance omunga

Fevest divulga balanço de fluxo e vendas da 28ª edição
A 28ª edição da Fevest – Feira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima, realizada entre os dias 04 e 08 de julho, surpreendeu organizadores e expositores. Ao longo dos cinco dias de evento, cerca de 14 mil pessoas, entre compradores nacionais e internacionais, expositores e clientes, estiveram presentes no Nova Friburgo Country Clube, que contou, no período, com estandes lotados, desfiles, palestras e muitas vendas.  2018-07-13 - Tags: fevest nova friburgo country clube sindvest marcelo porto nova friburgo

Eurovet faz parceria com gigante chinesa para mercado de lingerie
A Eurovet, organizadora da principal rede de feiras internacionais de lingerie, moda praia e activewear como Interfilière e Unique by Mode City, e a plataforma de varejo on-line Tmall do grupo Alibaba B2C, gigante chinês do setor de comércio eletrônico, anunciou, em Paris, uma parceria estratégica de longo prazo com o objetivo de acelerar a cooperação conjunta na China e outros mercados internacionais.  2018-07-11 - Tags: eurovet lingerie mercado unique by mode city interfiliere marie laure bellon homps alibaba group

Texneo relança nova plataforma de vendas on-line
Presente em mais de 13 países, e em três continentes, a Texneo, marca catarinense que produz e fornece malhas para os segmentos sportswear, beachwear e underwear, mais uma vez inova ao relançar sua plataforma de vendas on-line. Além de ser a primeira empresa do segmento a atuar com esse canal, a loja traz mais novidades ao mercado e aumenta a oferta de produtos diferenciados, ao todo são mais de 1.200 artigos, com a pretensão de ampliar o portfólio.  2018-06-26 - Tags: johnny francis gaulke texneo malhas sportswear beachwear underwear ecommerce malharia

Lingerie: principais marcas do segmento se reúnem em São Paulo para reaquecer o setor
O mix de marcas e crescimento das pequenas empresas aponta para mercado em transformação. Brasil produz dois milhões de toneladas de moda íntima por ano, o que representa 2% de toda a produção mundial do setor. Salão Moda Brasil acontece de 18 a 20/06 em São Paulo e pretende receber 15 mil lojistas do mercado de moda íntima, praia e fitness.  2018-06-15 - Tags: salao moda brasil 2018 iemi ana flores new stage eventos indhira pera rosset rodhia amni berlan

Água de Coco reduz 50% de tempo em fila no caixa com soluções TOTVS
A conceituada grife beachwear, Água de Coco, já tem espaço garantido no cenário mundial da moda e, para fidelizar cada vez mais o seu público, a marca aposta em estratégias para proporcionar um atendimento especial nas suas 24 lojas próprias – que movimentam entre 10 mil e 15 mil pessoas por mês, em cada uma delas.  2018-06-08 - Tags: totvs agua de coco beachwear software de gestao jacqueline chacon

DelRio comemora 50 anos e se mantém na vanguarda dos acontecimentos
Tendo como lema “marca feita de mulheres, para mulheres”, a DelRio, completa 50 anos de atuação oferecendo ao público feminino lingerie de alta qualidade, que combina tecnologia, conforto e informações de moda.  2018-04-18 - Tags: delrio 50 anos mm 360 ceara lingerie aniversario

2Rios Lingerie comemora 28 anos com expectativa de crescimento
Em abril de 2018, a 2Rios Lingerie comemora 28 anos de histórias, conquistas, inovações e reconhecimento aos funcionários. “Tenho que agradecer aos colaboradores que ajudam a construir e elevar cada vez mais o nome da 2Rios Lingerie, sem pessoas dedicadas nada disso seria possível” afirma o presidente da empresa, Paulo Roberto Fagundes.  2018-04-12 - Tags: 2rios lingerie 28 anos paulo roberto fagundes itajai lixo zero

IEMI analisa comportamento das consumidoras em moda íntima em novo estudo
Dia 15 de março, comemorou-se o Dia do Consumidor. Para entender melhor os hábitos dos consumidores, o IEMI Inteligência de Mercado acaba de lançar a nova Pesquisa sobre o Comportamento de Compra das Consumidoras de Moda Íntima.  2018-03-16 - Tags: iemi dia do consumidor inteligencia de mercado moda intima mercado marcelo prado

Texneo planeja crescimento acima de 20% em 2018
Fornecedora de malhas específicas para os segmentos de sportswear, beachwear e underwear, a marca aposta nas exportações para ampliar suas vendas este ano. Para a Texneo, indústria têxtil com sede em Indaial, Santa Catarina, um dos maiores polos têxteis do País, “a crise é coisa de um passado distante”. A expectativa é de crescimento de 29% no faturamento total em 2018.  2018-03-09 - Tags: texneo ricardo axt sportswear beachwear underwear malharia tecidos

2Rios Lingerie participa de feira em NY e prevê crescimento
Do dia 26 a 28 de fevereiro, a 2Rios Lingerie, apresenta sua coleção de inverno 2018 em Nova York para a CurvExpo, umas das mais importantes feiras dos segmentos de moda praia e íntima da costa leste dos Estados Unidos.  2018-02-26 - Tags: abit empresa lixo zero curvexpo 2rios lingerie curve ny matheus fagundes

Lupo Sport, Emana e Sociedade Hípica Paulista promovem Fitness Experience 2018
Com o objetivo de movimentar o lifestyle saudável da capital paulista, a Lupo Sport, em parceria com a Sociedade Hípica Paulista – SHP e a Emana, marca de tecido tecnológico desenvolvido pela Rhodia, criam a Fitness Experience 2018. A parceria prevê a realização de eventos em meio à arborizada SHP, localizada no Brooklin, com foco no público que busca cada vez mais saúde e bem-estar.  2018-02-05 - Tags: lupo sport emana rhodia fitness experience 2018 fitness experience underwear

Britânnia Têxtil participa da Interfilière Paris 2018
Entre os dias 20 e 22 de janeiro de 2018, a Britânnia Têxtil - uma das maiores e mais conceituadas tecelagens de moda do planeta – participou da Interfiliére Paris 2018, evento que é fonte de inspiração e oferece uma visão europeia de têxteis e acessórios para os segmentos de lingerie e beachwear.  2018-01-24 - Tags: britannia textil natalia shaw interfiliere paris 2018 tresse fabric

2Rios ganha medalha de mérito ABIT na categoria Inovação e Sustentabilidade
A 2Rios Lingerie foi eleita de forma unanime e conquistou a Medalha do Mérito ABIT na categoria Inovação e Sustentabilidade (pelos projetos Calcinha Proteção Permanente e Lixo Zero).  2018-01-22 - Tags: 2rios lingerie medalha do merito abit goldenfresh matheus fagundes instituto lixo zero tecido antimicrobiano cetive portugal

Ouseuse participa, pela quarta vez, de feira internacional na França
Em 2016, a Ouseuse deu os primeiros passos para a internacionalização da marca, com a participação em duas feiras internacionais, ambas na França. Agora, em 2018, a maior empresa de moda íntima de Juruaia (polo mineiro do setor), irá embarcar novamente para solo francês e consolidar sua quarta participação em feiras internacionais do setor.  2018-01-09 - Tags: ouseuse salon international de la lingerie expo porte de versailles juruaia moda intima

Grife de beachwear abre loja em Miami e amplia sua presença internacional
A coleção de alto verão 2018 da ÁGUA DE COCO por Liana Thomaz, recém desfilada em passarelas brasileiras faz sua estreia em areias americanas – a grife de beachwear abre as portas de sua segunda loja nos Estados Unidos, desta vez, em Miami, no Aventura Mall, na Biscayne Boulevard.  2017-12-08 - Tags: agua de coco beachwear liana thomaz alto verao miami eua miami art basel