Language
home » lingerie / praia / fitness »

Mercado

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Retrospectiva 2018: Inovação premiada na moda íntima

A empresa de moda intima 2Rios Lingerie, que desde 2003 decidiu sair da “zona de conforto” e desbravar o mercado internacional com seu portfólio de produtos diferenciados, viu seu esforço recompensado com o aumento das exportações em 2016, passando bem longe da crise brasileira. Atualmente, 20% de sua produção estimada em 200 mil peças/mês é exportada para vários países. Premiada no ano passado pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção – Abit, com a Medalha Destaque Inovação e Sustentabilidade, a confecção catarinense foi reconhecida pelo desenvolvimento da calcinha Proteção Permanente, com propriedades antibacteriana e antifúngica Golden Fresh que, ao ser aplicada no tecido, antes da confecção da peça, garante proteção resistente até 100 lavagens.  Lançada em junho de 2017 no Salão Moda Brasil, em São Paulo, a calcinha possui um acabamento adicionado à trama do tecido que fica em contato com a pele, protegendo contra a proliferação de micro-organismos responsáveis por uma série de infecções genitais, entre elas a candidíase, que provocam extremo desconforto às mulheres. A calcinha também é comercializada em embalagem hermética e não necessita ser lavada antes do uso.

“Este produto foi criado em parceria com a Golden Tecnologia, indústria química especializada em soluções têxteis. As amostras passaram por uma série de testes rigorosos antes do lançamento, tendo sua eficácia comprovada por laboratórios renomados como o Senai Cetiqt, no Rio de Janeiro, e Citeve, de Portugal”, explica Matheus Fagundes, presidente da 2 Rios.

Sucesso internacional

Embora a calcinha com a tecnologia fresh tenha sido lançada no mercado brasileiro, seu sucesso comercial ocorreu no exterior com a realização de vendas para compradores internacionais, após a 2 Rios ter participado de uma feira em Nova York no ano passado. “Mostramos que somos uma marca preocupada não só com estilo e conforto, mas também com a saúde da mulher, conceito que vem ganhando cada vez mais relevância entre o público consumidor feminino”, destaca o empresário, acrescentando que o produto começou a ser vendido no Brasil, Estados Unidos e Japão e, a partir de 2018, deverá ser exportado para outros 20 países. A meta da empresa é estruturar seu e-commerce para aumentar as vendas tanto no mercado brasileiro quanto internacional. “Logo após apresentarmos a novidade em Nova York, tivemos um feedback maior que no Brasil, porque lá o consumidor já está mais acostumado aos tecidos tecnológicos de valor agregado”, revela Fagundes, pontuando que seu principal objetivo é que a 2Rios seja uma empresa reconhecida pelos benefícios adicionais que a lingerie pode oferece à mulher.

Jovem, com 33 anos de idade, tendo assumido há três anos a direção da empresa familiar, criada por seu pai em 1999, Fagundes é ligado em tecnologia e está sempre atento às exigências da nova geração de consumidores. “Está no DNA da 2Rios desenvolver produtos que atendam a mulher em todas os momentos da sua vida, desde o primeiro sutiã na adolescência até a fase adulta, seja no estilo básico ou mais sofisticado. A empresa especializou-se em um amplo leque de produtos, incluindo a linha Plus Size, por entender que hoje é o consumidor quem decide o que quer e não aceita mais imposição da indústria. A partir de pesquisa de produto, aliada à nossa experiência de 13 anos no comercio exterior, decidimos focar na questão da saúde da mulher, com o projeto da calcinha higienizada, cujo resultado positivo foi surpreendente”, comemora o empresário cujo desafio agora é desenvolver uma estratégia de comunicação para ampliar as vendas no mercado nacional.

Cultura de varejo

A partir de janeiro, todas as calcinhas básicas, de todos os modelos e tamanhos da 2Rios, terão a Proteção Permanente, avisa Matheus Fagundes que, junto com sua equipe, está elaborando um plano para os pontos de venda. A calcinha inovadora tem sido comercializada em lojas especializadas e, principalmente, através do e-commerce da marca, que têm uma comunicação direta com o público. No varejo tradicional o produto ainda precisa ser trabalhado. “A gente começou com o pequeno varejo e com as vendas online. O grande varejo é receoso com novidades, pois não sabe qual a melhor forma de comunicar no ponto de venda. Então, nós da indústria temos que ajudar no treinamento das equipes de vendas. Colocar o produto na loja só com o slogan da marca talvez não seja suficiente, pois o consumidor não vai saber de todos os benefícios que a Proteção Permanente oferece. A 2Rios tem seu canal de venda direta, mas os parceiros intermediários também são fundamentais para o sucesso do produto, pois são eles que dão escala e abrangência de mercado. Queremos que este benefício atinja o maior número possível de mulheres”, comenta.

O diretor da 2Rios revela que a calcinha Proteção Permanente não é patenteada. “Esta tecnologia já está disponível em outros segmentos como higiene e bem-estar. Eu entendo que quanto mais empresas usarem, mais a consumidora vai saber das vantagens deste produto para sua saúde”.

Aliada do consumidor

Fundada por Paulo Roberto Fagundes em 1990 na cidade de Joinville, Santa Catarina, a 2Rios Lingerie é uma empresa 100% nacional. Matheus se inspira na trajetória de seu pai para levar a empresa adiante. “Ele foi visionário, corajoso e inovador quando, aos 24 anos e tendo um filho pequeno para criar (eu) decidiu montar uma empresa de lingerie, sem ter nunca trabalhado neste segmento. Foi ele que fez com que eu aprendesse, desde cedo, a não se acomodar e estar sempre em busca de melhorar a qualidade, os processos e, principalmente, investigar novas oportunidades de negócio”.

Matheus Fagundes conta que a 2Rios começou suas exportações em 2003, quando a economia global estava se expandindo e a maioria das empresas brasileiras voltava-se para o mercado interno, aquecido pelas políticas de crescimento da época. “ Fui designado para tocar a área internacional e esta experiência foi muito valiosa para o crescimento da empresa. Só o fato de conhecer novas tecnologias, entender outras culturas e o comportamento do consumidor nos deu mais facilidade de adaptação e isso é fundamental para entender a dinâmica do mercado no segmento de moda íntima. Sempre tivemos abertos a relações com associações, universidades e outras empresas, adquirindo muito know-how para desenvolver inovações. O resultado é o diferencial do nosso produto hoje”.

Matheus Fagundes também diz que a experiência com no mercado internacional lhe fez enxergar a importância da integração da cadeia produtiva e de como o consumidor é decisivo para a sobrevivência do negócio. “Nós precisamos aprender a se comunicar com públicos diferentes. Temos que ter sinergia com o mundo atual que se transforma com velocidade cada vez maior e exige respostas rápidas. No passado tínhamos um público fiel, demarcado por faixa etária e classe econômica. Isso acabou. Hoje, até pelos direcionamentos das redes sociais, a relação do consumidor com as marcas mudou radicalmente”.

Ele observa que há dois aspectos que pontuam o perfil do mercado consumidor hoje, pautado pela diversidade e ao mesmo tempo, pela exclusividade.  “Existe aquele consumidor que quer um produto moldado ao seu estilo de vida saudável, mas também existe aquele consumidor que não está nem aí para padrões estéticos, modismos e que se aceita. É uma espécie de contraponto, ao mesmo tempo que cresce o número de aficionados por academias em busca da boa forma, aumenta o número de pessoas acima do peso que procuram roupas que se ajustem ao seu corpo.  O desafio da indústria e do varejo é atender bem a esses dois públicos. Temos que colocar o consumidor no centro do negócio e abrir o leque para entregar produtos que tenham maior valor para ele. Por isso acredito que todos os elos da cadeia produtiva precisam conversar mais para se desenvolver integradamente. Quem não fizer isso, tende a morrer”.

O ano de 2017 foi positivo para a 2Rios Lingerie, mas não como ele esperava. “Tivemos um 2016 muito bom e acreditávamos que o resultado se repetiria no ano seguinte em termos de vendas, mas ficou um pouco abaixo da nossa expectativa. Todavia, estamos confiantes que 2018 será melhor, tanto na criação de empregos quanto no faturamento no nosso setor. Claro que teremos eleições e Copa do Mundo além de muitos feriados, o que poderá afetar o desempenho do mercado, mas acho que a economia está se recuperando e a indústria conseguiu se descolar da política”. Matheus Fagundes também agradeceu o reconhecimento recebido. “Só temos a agradecer os parceiros e clientes por esta medalha. Nossos colaboradores são o maior bem da empresa e são eles que nos ajudam a crescer. Temos que acreditar que podemos fazer algo novo e diferente a cada dia. Estamos conscientes de que teremos um país melhor se cada um de nós fizer a sua parte”.  

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

*Matéria originalmente publicada na revista ITT PRESS - edição 109

Data de publicação: 27/11/2018

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


São Paulo terá nova feira focada em lingerie, moda praia e fitness
Ana Flôres está de volta ao mercado com um novo evento. Marcada para acontecer já em 2019, a feira “Vista” tem como missão apresentar os lançamentos de Lingerie, Moda Praia e Fitness. O evento, organizado pela nova empresa de Ana (A&F Produções), foi concebido para promover encontros, troca de informações, apresentação de novas tecnologias, e principalmente, para promover a aproximação das marcas, junto aos lojistas do mercado.  2019-01-15 - Tags: ana flores vista lingerie moda praia fitness arena vista centro de eventos pro magno

Jamef e Recco Lingerie celebram 10 anos de parceria
A empresa Recco Lingerie surgiu de um sonho e começou na garagem de seu fundador, Antonio Fernandes Recco. Hoje, a empresa está instalada em uma área de 11 mil m2, conta com 720 funcionários e exporta lingeries para América do Sul, América Central, América do Norte, Europa, Ásia e África.  2019-01-14 - Tags: recco lingerie angela cristina schutz jamef solucao logistica mercado fornecedora de transporte

Lenzing e Hyosung lançam coleção de tecidos sustentáveis
A empresa austríaca Lenzing, produtora mundial das fibras celulósicas Tencel® e Modal®, e a gigante coreana Hyosung, produtora global de elastano creora® estreitaram colaboração para lançar no mercado uma nova coleção de tecidos esportivos.  2019-01-07 - Tags: lenzing ecovero lenzing hyosung tencel ispo simon whitmarsh knight

Retrospectiva 2018: Inovação premiada na moda íntima
A empresa de moda intima 2Rios Lingerie, que desde 2003 decidiu sair da “zona de conforto” e desbravar o mercado internacional com seu portfólio de produtos diferenciados, viu seu esforço recompensado com o aumento das exportações em 2016, passando bem longe da crise brasileira.  2018-11-27 - Tags: 2rios lingerie golden tecnologia matheus fagundes moda intima salao moda brasil

Evidence Ballet aposta em festivais de dança para se aproximar do consumidor final
Dança e movimento são dois conceitos que caminham juntos. Mas não apenas nos palcos, a movimentação também é fundamental quando se trata de marketing e vendas. Para isso, os festivais de dança Brasil à fora são um prato cheio para marcas que focam na moda dança como a chave para seus negócios. Este é o caso da Evidence Ballet, que tem visto sua agenda cada vez mais ocupada com eventos do setor.  2018-10-05 - Tags: evidence ballet festival de joinville rose prock feira da sapatilha porto alegre

2Rios Lingerie investe em inovação e fatura R$ 20 milhões
Para Paulo Roberto Fagundes, 51, a inovação é fundamental para ter um destaque no mercado de lingerie. O empresário é fundador da 2Rios Lingerie, fábrica que exporta para 20 países e faturou R$ 20 milhões em 2017. A marca investe em pesquisas e tecnologia para se diferenciar da concorrência e expandir o negócio no exterior.  2018-09-26 - Tags: abit programa lixo zero paulo roberto fagundes 2rios lingerie sustentabilidade inovacao mercado

Capricórnio Têxtil apresenta novo diretor comercial e de novos negócios
Nos últimos três anos, a Capricórnio Têxtil, terceira maior produtora de denim do Brasil, tem trabalhado intensamente na modernização de seus processos, maquinário, gestão e desenvolvimento de seus colaboradores e nesse cenário, acaba de agregar à equipe, um novo diretor comercial e de novos negócios.  2018-09-04 - Tags: capricornio textil alexandre de oliveira correa novos negocios diretor comercial

Upman lança e-commerce e amplia vendas para todo o Brasil
Quem quiser comprar as peças da Upman, marca de moda íntima masculina, não precisa mais sair de casa. Para expandir as vendas, que antes aconteciam apenas por revendedores, a marca lança seu e-commerce e passa atuar em território nacional. A expectativa é que a plataforma contribua para um crescimento de 10% nas vendas.  2018-08-23 - Tags: upman ecommerce underwear beachwear loungewear moda íntima masculina

Estudo mostra comportamento da consumidora em moda íntima
As brasileiras são as mulheres que mais se importam com lingerie no mundo, sabia? Mas engana-se quem pensa que as mulheres vão às lojas atrás de bons descontos, promoções e preços mais baixos. Na verdade, o comportamento da consumidora mudou muito.  2018-08-20 - Tags: comportamento da consumidora iemi lingerie consumo moda intima mercado

DeMillus e Lycra® lançam coleção moda praia com peças mais resistentes
Cores vibrantes, estampas exclusivas e maior resistência do tecido aos danos causados pelo calor e produtos químicos são os principais atributos da nova coleção de biquínis e maiôs Verão 2019/20, lançada pela DeMillus em parceria com Lycra®.  2018-08-17 - Tags: demillus lycra ipeso revista demillus firjan leilanne de seta rio de janeiro mercado lingerie

2Rios lingerie encontra destino sustentável para o lixo
A 2Rios Lingerie aposta na sustentabilidade na hora da produção, o que a empresa produz de lixo são justamente peças de tecido. Então, ao invés de descartá-los, a fábrica investe em usos alternativos, como doar para academias encherem sacos de lutas ou para pessoas que produzam tapetes.  2018-08-10 - Tags: 2rios lingerie abit programa lixo zero zero waste international alliance omunga

Fevest divulga balanço de fluxo e vendas da 28ª edição
A 28ª edição da Fevest – Feira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima, realizada entre os dias 04 e 08 de julho, surpreendeu organizadores e expositores. Ao longo dos cinco dias de evento, cerca de 14 mil pessoas, entre compradores nacionais e internacionais, expositores e clientes, estiveram presentes no Nova Friburgo Country Clube, que contou, no período, com estandes lotados, desfiles, palestras e muitas vendas.  2018-07-13 - Tags: fevest nova friburgo country clube sindvest marcelo porto nova friburgo

Eurovet faz parceria com gigante chinesa para mercado de lingerie
A Eurovet, organizadora da principal rede de feiras internacionais de lingerie, moda praia e activewear como Interfilière e Unique by Mode City, e a plataforma de varejo on-line Tmall do grupo Alibaba B2C, gigante chinês do setor de comércio eletrônico, anunciou, em Paris, uma parceria estratégica de longo prazo com o objetivo de acelerar a cooperação conjunta na China e outros mercados internacionais.  2018-07-11 - Tags: eurovet lingerie mercado unique by mode city interfiliere marie laure bellon homps alibaba group

Texneo relança nova plataforma de vendas on-line
Presente em mais de 13 países, e em três continentes, a Texneo, marca catarinense que produz e fornece malhas para os segmentos sportswear, beachwear e underwear, mais uma vez inova ao relançar sua plataforma de vendas on-line. Além de ser a primeira empresa do segmento a atuar com esse canal, a loja traz mais novidades ao mercado e aumenta a oferta de produtos diferenciados, ao todo são mais de 1.200 artigos, com a pretensão de ampliar o portfólio.  2018-06-26 - Tags: johnny francis gaulke texneo malhas sportswear beachwear underwear ecommerce malharia

Lingerie: principais marcas do segmento se reúnem em São Paulo para reaquecer o setor
O mix de marcas e crescimento das pequenas empresas aponta para mercado em transformação. Brasil produz dois milhões de toneladas de moda íntima por ano, o que representa 2% de toda a produção mundial do setor. Salão Moda Brasil acontece de 18 a 20/06 em São Paulo e pretende receber 15 mil lojistas do mercado de moda íntima, praia e fitness.  2018-06-15 - Tags: salao moda brasil 2018 iemi ana flores new stage eventos indhira pera rosset rodhia amni berlan

Água de Coco reduz 50% de tempo em fila no caixa com soluções TOTVS
A conceituada grife beachwear, Água de Coco, já tem espaço garantido no cenário mundial da moda e, para fidelizar cada vez mais o seu público, a marca aposta em estratégias para proporcionar um atendimento especial nas suas 24 lojas próprias – que movimentam entre 10 mil e 15 mil pessoas por mês, em cada uma delas.  2018-06-08 - Tags: totvs agua de coco beachwear software de gestao jacqueline chacon

DelRio comemora 50 anos e se mantém na vanguarda dos acontecimentos
Tendo como lema “marca feita de mulheres, para mulheres”, a DelRio, completa 50 anos de atuação oferecendo ao público feminino lingerie de alta qualidade, que combina tecnologia, conforto e informações de moda.  2018-04-18 - Tags: delrio 50 anos mm 360 ceara lingerie aniversario

2Rios Lingerie comemora 28 anos com expectativa de crescimento
Em abril de 2018, a 2Rios Lingerie comemora 28 anos de histórias, conquistas, inovações e reconhecimento aos funcionários. “Tenho que agradecer aos colaboradores que ajudam a construir e elevar cada vez mais o nome da 2Rios Lingerie, sem pessoas dedicadas nada disso seria possível” afirma o presidente da empresa, Paulo Roberto Fagundes.  2018-04-12 - Tags: 2rios lingerie 28 anos paulo roberto fagundes itajai lixo zero

IEMI analisa comportamento das consumidoras em moda íntima em novo estudo
Dia 15 de março, comemorou-se o Dia do Consumidor. Para entender melhor os hábitos dos consumidores, o IEMI Inteligência de Mercado acaba de lançar a nova Pesquisa sobre o Comportamento de Compra das Consumidoras de Moda Íntima.  2018-03-16 - Tags: iemi dia do consumidor inteligencia de mercado moda intima mercado marcelo prado

Texneo planeja crescimento acima de 20% em 2018
Fornecedora de malhas específicas para os segmentos de sportswear, beachwear e underwear, a marca aposta nas exportações para ampliar suas vendas este ano. Para a Texneo, indústria têxtil com sede em Indaial, Santa Catarina, um dos maiores polos têxteis do País, “a crise é coisa de um passado distante”. A expectativa é de crescimento de 29% no faturamento total em 2018.  2018-03-09 - Tags: texneo ricardo axt sportswear beachwear underwear malharia tecidos