De aprendiz de costureira a dona de marca de moda fitness
A profissão de costureira, celebrada no dia 25 de Maio é uma ocupação frequente nas famílias brasileiras. De acordo com a Associação Brasileira do Vestuário (Abravest), existem 1,3 milhão de profissionais costureiros no país, sendo que 87% são mulheres. A categoria é responsável por movimentar R$ 4,5 bilhões por ano, o que corresponde a 5% do faturamento total do setor de vestuário. Nesta data tão significativa para o setor, conheça a história de Madalena Martins, a empresária que começou costurando na sala de casa e que hoje possui uma confecção de moda intima e fitness, Via Oculta, que vende peças para todo o país.
“Feito com amor e carinho, gostaria que olhassem como se fosse uma arte, porque é assim que eu trato”. Essa é a descrição que Madalena Martins faz das roupas que confecciona. Natural de Crixás, interior de Goiás, mudou-se para Brodowski bem pequena, com dois anos de idade, junto aos seus pais e sete irmãs, todas costureiras. De família humilde, aos 15 anos começou a trabalhar em uma empresa de confecção têxtil para ajudar em casa e hoje, possui mais de 30 funcionários em sua confecção.
Foi com a costura que Madalena viu sua vida mudar. Depois de casada e já com duas filhas pequenas, ela decidiu que não queria mais fazer roupas para os outros, e decidiu se arriscar. Começou seu empreendimento com 26 anos, no qual investiu todas as suas economias em quatro máquinas de costura, e na sala de casa mesmo começou a confeccionar. “Eu não dormia direito a noite pensando se conseguiria pagar as prestações das máquinas que eram bem caras na época, mas foi a melhor decisão da minha vida”, conta Madalena. A confecção cresceu, ficou conhecida e conquistou contratos com grandes empresas para produção de suas coleções. A empresária então construiu um salão para aumentar a produção, contratou funcionárias e viu o negócio deslanchar.
Dificuldades e retomada
Depois do crescimento, veio a queda. Um prejuízo causado pelo golpe de um grande cliente interrompeu os sonhos da costureira “Eu regredi financeiramente uns sete anos”, fala Madalena sobre o período conturbado. “Tive que arcar com as dívidas, foi necessário vender o salão, vender meu próprio carro e declarar falência”, conta. No entanto, desistir da profissão e de manter sua própria confecção não estava nos planos. “Tive que vender tudo para recomeçar, minha filha já estava na faculdade e eu não podia parar, então fomos para um local alugado, menor que o galpão e mais barato, e eu ia trabalhar de bicicleta. Foi um período difícil, mas nunca desanimei.", conta a empresária.
Com a nova confecção montada, em 2008 a empresa voltou ao patamar de antes da queda mas, desta vez, Madalena estava mais preparada, experiente e com mais visão de gestão do negócio. “Quando a gente apanha, a gente aprende a bater, então eu precisei aprender com os erros para não errar mais, por isso investi também muito tempo de estudos no Sebrae, em outros cursos, em aprendizado e conhecimento”, conta. Hoje, com muito orgulho, Madalena fala sobre o que a confecção e a profissão de costureira trouxeram para sua família: “Consegui dar o estudo para as minhas filhas, algo que eu não tive, e que eu sempre sonhei em proporcionar”. Suas duas filhas são uma advogada e a outra médica.
Via Oculta
O sonho e a visão empreendedora de Madalena tornaram real o desenvolvimento de uma marca própria, a Via Oculta, que tem como principais produtos linha underwear e moda fitness. O trabalho artesanal da costura, a atenção aos detalhes e a qualidade das peças são diferenciais que a costureira, hoje empresária de sucesso, faz questão de destacar. “Eu busco passar o carinho e o amor em cada peça, em cada coleção. E eu faço questão de compartilhar esse amor e capricho com as minhas costureiras, porque eu já estive no lugar delas.”, argumenta. O próximo passo da empresária é fortalecer a sua marca, que carrega muita história, aprendizados e sabedoria, com a inauguração de novas lojas. “Eu acompanho tudo de perto, desde a modelagem até as vendas que agora queremos ampliar. Desejamos que mais pessoas tenham a oportunidade de conhecer nossas roupas e para isso teremos novos pontos de venda na região." Para celebrar o Dia da Costureira, Madalena deixa para suas colegas de profissão um conselho: “Acreditem nos seus sonhos e valorizem a nossa profissão que é nobre e requer muita dedicação. Conhecimento e aprendizado abrem muitas portas. A busca tem que ser constante.”, finaliza.
O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.
Fonte: Focco Comunicação
Fotos: Divulgação
Data de publicação: 24/05/2022
Conteúdo relacionado
De aprendiz de costureira a dona de marca de moda fitness
A profissão de costureira, celebrada no dia 25 de Maio é uma ocupação frequente nas famílias brasileiras. De acordo com a Associação Brasileira do Vestuário (Abravest), existem 1,3 milhão de profissionais costureiros no país, sendo que 87% são mulheres. A categoria é responsável por movimentar R$ 4,5 bilhões por ano, o que corresponde a 5% do faturamento total do setor de vestuário.
Authen cria novas linhas para garantir melhor performance durante a corrida
Pioneira no Brasil em Technical Activewear, a Authen é a primeira marca no país a produzir roupas de performance acessíveis para mulheres corredoras. Com o diferencial da junção da engenharia americana com a alma da mulher brasileira, aliados ao design thinking, suas peças representam anos de pesquisas e testes com mulheres que possuem os mais variados biotipos. O resultado disso é a Authen +7 New Generation, para você ir ainda + longe + rápido + forte.
Diklatex desenvolve tecidos para a prática de beach tennis, o esporte do momento
Com o crescente número de adeptos dos esportes ao ar livre, o beach tennis vem se popularizando em praias, clubes e quadras indoor. O esporte é praticado por profissionais de alto desempenho a amadores de todas as idades. Mas para ambos o conforto é essencial e as roupas leves com proteção solar, isolamento térmico e secagem rápida são ótimas escolhas. A Diklatex, empresa catarinense, especializada em tecidos técnicos, é expert em identificar necessidades e desenvolver artigos específicos para o beach tennis.
Liebe Lingerie adere ao Outubro Rosa com doações
Durante esse mês acontece o Outubro Rosa, campanha de conscientização ao câncer de mama e de colo do útero. E, como forma de alertar as suas clientes sobre essa questão extremamente relevante, assim como ajudar na erradicação da doença, a marca que é referência em moda íntima feminina decidiu doar o equivalente a 10% do seu total de vendas de produtos selecionados, no mês de Outubro para o Instituto Protea.
Paralimpíadas é inspiração para editorial que chama atenção para a prática esportiva
No próximo domingo (05) acontece o encerramento da 16ª edição dos Jogos Paralímpicos, que estão sendo realizados em Tóquio, no Japão. Estamos torcendo como nunca pelos atletas nossos e nos emocionando com cada conquista. São 259 representantes brasileiros em 20 modalidades.
Nova campanha da Centauro evidencia a importância do esporte na rotina materna
A Centauro lança a campanha ‘Surpreenda quem te move’. A ação tem como objetivo contribuir e incentivar para que, cada vez mais, figuras maternas se empoderem do autocuidado em busca de mais saúde e bem-estar, por meio de uma grande rede de apoio. Para isso, a maior rede multicanal de artigos esportivos da América Latina, apresenta filme criado pela Content.Be, e em parceria com o Gympass, que mostra a rotina de três mães, colaboradoras da Centauro.
Riachuelo lança coleção de moda fitness em parceria com a marca Lycra®
A Coleção Fitness Mais Sustentável da Riachuelo chega às lojas de todo o Brasil. Desenvolvido pela equipe de Estilo e Sustentabilidade da marca, o lançamento desta coleção reforça o posicionamento da Riachuelo em trazer uma moda cada vez mais sustentável e transformadora por meio de cada peça.
Tecidos tecnológicos tornam as roupas de ciclismo mais inovadoras
Nos últimos meses a tendência de se conectar com o mundo real e estar mais próximo da natureza deixou as atividades ao ar livre na lista de prioridades do dia. O ciclismo tem conquistado cada vez mais adeptos e as roupas do segmento têm ganhando funcionalidades e tecnologias para dar mais conforto e movimento aos praticantes da atividade.
Authentic Feet celebra parceria exclusiva com a PUMA
A Authentic Feet em parceria exclusiva com a PUMA, recebe em todas as lojas da rede a coleção Velvet Rope, que inspira mulheres a se destacarem, quebrarem regras, seguirem seus instintos e dominarem qualquer momento. Para celebrar esta união, foi realizado no último dia 31, aula de ballet fitness ministrada pela Betina Dantas, criadora do método e embaixadora da PUMA, no EBAC (Escola Britânica de Artes Criativas), em São Paulo.