Language
home » lingerie / praia / fitness » Íntima ao esportivo » tendência de materiais

Tendência de materiais

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Tecidos e tecnologias a favor do bem vestir

Temperatura sob controle
Grandes marcas aperfeiçoam tecnologia para manter o equilíbrio térmico durante atividade física
 
Manter o suor bem longe da pele enquanto o corpo está em movimento durante os pesados exercícios físicos é um dos principais objetivos das fibras e tecidos sintéticos desenvolvidos pelas grandes marcas mundiais. A norte-americana Nike acaba de lançar a sua “arma secreta” para melhorar o desempenho dos atletas. Desenvolvida para atuar como uma segunda pele sob o uniforme, a tecnologia Nike Pro® funciona como um regulador de temperatura corporal. Como se ajusta a todos os tipos de clima, a roupa mantém o corpo aquecido em temperaturas mais baixas e fresco sob clima quente. Produzido com tecnologia exclusiva Dri-Fit, o tecido de poliéster leve possui construção tubular e costuras planas que conferem, segundo o fabricante, maior conforto ao usuário, pois evita fricções da roupa contra a pele. O produto contém ainda microfibra elástica em sua composição, que ajuda a comprimir os músculos, definir o físico e melhorar a circulação.
Introduzido no Brasil pela DuPont no início da década de 1990, o Coolmax®, hoje marca da Invista, foi uma das primeiras gerações de
Dryarn® by Aquafil
têxteis “inteligentes” direcionados para o mercado esportivo. Fibra de
poliéster composta de quatro canais com corte transversal modificado, age como gerenciador de umidade do corpo, fazendo o suor espalharse para a superfície do tecido e propiciando mais rapidez em sua evaporação e, consequentemente, auxiliando no desempenho e resistência do atleta.
Outra alternativa mais recente vem da Europa. Lançada pela marca italiana Briko, especializada em trajes para neve, ciclismo e esportes radicais, a coleção No Gravity Jersey se destaca pela utilização da nova microfibra de polipropileno Dryarn®, produzida pela empresa Aquafil. A malha em jersey sem costura (seamless), além de aderir totalmente ao corpo, funciona como um regulador de calor, mantendo a roupa sempre seca e confortável. Além de hidro-repelente, Dryarn® é bacteriostático e antialérgico.
No Brasil, a Track&Field, uma das maiores redes de lojas de roupas esportivas do país, oferece ao mercado a tecnologia Thermodry®. Feito em poliamida Amni Biotech, o tecido, além de permitir a transpiração rápida, também contém proteção antimicrobial inibindo a proliferação de fungos que causam mau cheiro e degradam a peça.
Barreira contra vento
Existem outras opções no mercado brasileiro de tecidos tecnológicos repelentes à umidade. A Speedo, marca esportiva que surgiu na Austrália nos anos 20, desenvolveu uma tecnologia própria, o Fast Dry, que promove o rápido transporte de umidade com um ingrediente a mais de conforto: pode ser aplicada sobre peças com elastano. Novidade também da empresa é o tecido “quebra-vento”. Ao contrário das roupas volumosas e acolchoadas que conhecemos para este fim, o novo produto é uma tela peso pluma

(muito leve), feita com microfibras de poliéster ou poliamida com a trama bem apertada, que tem a função de barrar o vento.
Ideal para jaquetas masculinas e femininas, pode ocasionalmente receber tratamento repelente à água, um aditivo a mais de funcionalidade. Estas roupas normalmente não possuem forro mas, quando é necessário, são revestidas interiormente com uma tela muito leve para não atrapalhar o efeito peso pluma.

Modelagem 3D
A fisiologia do vestuário não está só baseada no conceito de isolamento térmico, troca de calor, absorção e transporte de umidade.
O ajuste perfeito da roupa no corpo é também um fator importante para melhorar o desempenho do esportista, por isso a modelagem diferenciada tem sua razão de ser. As roupas geralmente apresentam recortes e costuras, principalmente nas áreas de articulações (como joelho e ombros, por exemplo) e muitas vezes são feitas com tecidos diferentes, algumas partes são estruturas lisas e bem fechadas e outras são vazadas (porosas) e ventiladas. Conhecedora destes parâmetros, a alemã Adidas, outra marca consagrada de vestuário esportivo, desenvolveu o conceito ForMotion cujas peças são construídas tridimensionalmente, moldando-se a cada curva e dobra do corpo, para dar apoio aos músculos do atleta durante os momentos mais extremos da competição. Elaboradas para comprimir onde é necessário e proporcionar total liberdade de movimento em outras áreas do corpo, as peças foram projetadas para melhorar osmovimentos do atleta em três tipos específicos de esporte: lineares como a corrida, onde o foco está no movimento de avanço; laterais, onde o foco está na rapidez e rotação da parte superior do corpo; e os movimentos helicoidais do futebol, onde o foco está na força e movimento das partes inferior e superior do corpo.

Nike Pro®, arma secreta dos atletas
Camiseta Adidas
A Adidas garante que o principal diferencial do ForMotion é a tecnologia power band (faixa forte), um material extremamente elástico com alta capacidade de acúmulo de energia e relaxamento, que controla e ajuda o desempenho da atividade muscular, mantendo a forma apropriada de locomoção e movimento durante a competição.
 
Feitos para nadar e durar
Fibras elásticas oferecem maior resistência e melhor elasticidade sob as águas
 
Um dos principais desafi os das fi bras têxteis, destinadas à produção de roupas de banho, é superar a degradação imposta pelo cloro das piscinas, pela água salgada do mar ou pelos ácidos graxos não saturados contidos em bronzeadores e protetores solares. A fi bra elástica mais divulgada no mundo, desde sua invenção em 1959 pelo químico Joseph Shivers, da DuPont, é o elastano. Patenteado com o nome comercial Lycra®, hoje marca pertencente à multinacional Invista, o fi o é produzido a partir do polímero poliuretano, e no processo de fi ação, é recoberto com outras fi bras (poliamida, algodão, políester, etc). Sua principal função é dar ao vestuário maior liberdade de movimento. Utilizado predominantemete nas roupas de banho - biquinis e maiôs, bem como no vestuário esportivo, na camisaria e até no jeans, o elastano possui uma “memória” que confere alta capacidade de esticar e retomar seu estado inicial, sem danifi car a peça. No caso das peças destinadas ao segmento beachwear (praia) e swimwear (piscinas) há uma exigência a mais: fi
Maiô feito com o fio Black
Xtra Life Lycra®, da Invista
os que não desbotem e nem percam a elasticidade com a ação do sal ou do cloro existentes na água. A Lycra® lançou há dois anos o fio

Black Xtra Life que dura três vezes mais que os elastanos comuns quando submetido à água clorada. Recentemente, a empresa apresentou ao mercado uma série de produtos combinados para aumentar o desempenho das roupas com elastano. “Tecidos com Lycra® com compressões diferenciadas para a prática esportiva permitem diminuir a vibração dos músculos durante o impacto da corrida, reduzindo a exaustão e a fadiga”, destaca Fabiana Gutierrez, gerente de comunicação da Invista. Outra novidade da empresa é o Supplex® Melange, fi o (poliamida) texturizado a ar e que permite o efeito mescla nos tecidos, podendo excluir a etapa de tingimento no processo produtivo das tecelagens. Com este fi o, garante Fabiana, as roupas mantêm o efeito mescla e não desbotam.

Nova fibra
Há quatro anos a Dow Química, um dos maiores grupos químicos do mundo com sede nos Estados Unidos, iniciou, em sua fábrica na Espanha, a produção de lastol, uma fibra elástica poliolefina como nova opção para tecidos elastizados. Sob a marca XLA, esta fibra suporta temperaturas de até 180 Cº (pode se passar a ferro uma peça feita com ela) e segundo a Dow, é totalmente à prova de cloro. “O lastol é uma tecnologia nova e muito diferente do elastano tradicional.
A fibra chegou ao Brasil há dois anos. Começamos no segmento de camisaria masculina para dar um toque de elasticidade ao tecido plano, depois aprimoramos o produto para roupas de esportes aquáticos. Nosso projeto é ampliar ainda mais o mercado e atuarmos também no segmento de moda praia e activewear, com o lançamento em 2008 da nova geração de fibras XLA”, anuncia Viviane Pinon Gomes, gerente de contas da Dow Fibers Solutions. Segundo ela, a principal função da XLA é proporcionar mobilidade à roupa, tendo como atributos adicionais o baixo índice de estresse térmico (proporciona sensação de frescor e respirabilidade ao tecido), alta resistência aos produtos químicos e aos raios UVB e UVA, podendo combinar com qualquer outra fibra têxtil, sem desgastar a cor ou a textura da peça, principalmente as que são submetidas ao contanto constante com a água.
Como podemos observar, as fibras tecnológicas são, de fato, grandes aliadas do conforto, da beleza e
da boa forma.

Maiô feito com fibra XLA
Acquafast, da Speedo, para natação competitiva: tecido repelente à água, modelagem anatômica e costuras flatseam
 
Lingerie atlética
A preocupação com a performance também está presente na roupa íntima. Além da modelagem diferenciada que dá suporte e favorece os movimentos das mulheres durante a prática esportiva, os fabricantes de lingerie apostam na composição de tecidos dupla-face para unir o útil ao agradável. Um bom exemplo é o sutiã Athletic e a calcinha Bloom da Love Secret. Desenvolvida em MicroCotton, a peça é uma composição de algodão de um lado e supermicrofibra de poliamida do outro. Segundo o fabricante, o algodão que forra a superfície interna tem fibra longa, é mais macio e confortável. Já a supermicrofibra da parte externa tem filamentos mais finos, em maior volume e com espaços entre um e outro para facilitar a circulação do ar quente de dentro para fora, evitando o excesso de umidade.
Love Secret

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Data de publicação: 30/11/2007

Conteúdo relacionado


Arnold Classic Brasil utiliza malha Tecnológica Nautic
Arnold Schwarzenegger promove a edição nacional de seu evento mundialmente reconhecido, o Arnold Classic Brasil, entre os dias 29 e 31 de maio, no Riocentro. Cerca de três mil corredores são esperados para a competição. A entrega de kits será feita na loja Centauro Conviva Américas, Avenida das Américas, 90, no Rio de Janeiro. As camisetas que compõem os kits que serão utilizados em todo o circuito contam com a tecnologia do Nautic, tecido 100% poliamida da Salotex, desenvolvido especificamente para a confecção de vestuário para praticantes de corridas e caminhadas. A etapa Arnold Classic Brasil da Speedo Run Series é organizada pela Gayotto Sports e realizada pela Speedo, e tem patrocínio da Centauro Sports, com apoio da Salotex, Biotropic e Speedo Watches e Speedo Eyewear.  2015-05-29 - Tags: arnold schwarzenegger salotex arnold classic brasil speedo centauro sports salotex nautic biotropic speedo watches speedo eyewear

Um Lingerie dos Novos Tempos
Já estamos vivendo uma época de mulheres emancipadas, instruídas e economicamente independes, mas os hábitos e costumes não conseguem acompanhar essa sociedade em mutação. As mulheres, com sua visão periférica se conectam com tudo aquilo que julgam importante e levam apenas algumas horas diante das redes sociais para descobrirem este novo mundo em que elas podem ser consideradas, verdadeiramente multitarefa  2014-11-07 - Tags: interfilière inverno 2016

Lingerie 2016: uma transgressão de ideias
Designers, criadores e técnicos abasteceram o universo do lingerie com o conforto, a delicadeza, a singularidade e até um certo divertimento para agradar mulheres modernas e contemporâneas. *Veja mais na ITT TOP TRENDS, edição 93.  2014-05-29 - Tags: lingerie itt 93 direcionamento lingerie materiais tendencias

Chique é ser feliz!
O inverno 2015 traz uma estação voltada para as pequenas delícias, detalhes graciosos, surpresas agradáveis e coisas bonitas. Beleza é a palavra-chave.  2013-11-04 - Tags: itt 91 interfilière tendências lingerie

Verão 2014 propõe um lingerie mais livre
Com sua nova identidade visual, o Interfilière estará presente nas edições de janeiro e julho, em Paris, em março em Hong Kong e outubro em Xangai, mostrando um verão sob o signo da sensualidade, autenticidade, savoir-faire e da inovação.  2013-01-28 - Tags: itt 88

Milano Unica, excelência na tecelagem
A plataforma de negócios da 14ª edição da Milano Unica reuniu 440 empresas que mostraram as principais tendências têxteis para a estação primavera-verão 2013/2014.  2012-08-09 - Tags: moda in

Interfilière - Visionário e vanguardista
Internacionalmente reconhecido, o Interfilière é o maior salão de tecidos para loungewear/ homewear, lingerie e beachwear.  2012-04-12 - Tags: liebaert hong kong

Colorido, denso e cultural
Na interpretação da Interfi lière, maior mostra européia de matérias-primas para o setor de lingerie e moda praia, o Verão 2010/11 deve trazer uma gama ímpar de tonalidades.  2012-02-06 - Tags: interfiliere

Vitrina dinâmica e criativa Verão 2011
Interfilière se consagra como fonte de informações e plataforma de negócios para lingerie e moda praia.  2012-01-31 - Tags: interfiliere

Celebrate human imagination
Conforto, prazer e atração são os três objetivos estratégicos que se tornam obrigatórios para efetivar o impulso no momento da compra do lingerie.  2012-01-24 - Tags: interfiliere

Ande, corra, vá ao encontro da sua consumidora
Entre vários produtos o lingerie já tem um histórico que inclui, com muito sucesso, as vendas porta-a-porta.  2012-01-13 - Tags: de millus

Interfilière & Mode City sob o signo da qualidade
Em primeiro lugar no ranking do setor, MODE CITY e INTERFILIÈRE mostraram, em Paris, as coleções Primavera/Verão 2012 e materiais e insumos para o Outono/Inverno 2013.  2012-01-04 - Tags: paris primavera verao lingerie

Sem vento na ciclovia
Nova tecnologia em tecido laminado mantém o ciclista aquecido em dias de frio.  2011-10-20 - Tags: windstopper politetrafl uoretileno

Criatividade & fantasia
Tendências de materiais e insumos para o inverno 2011-12 europeu.  2011-10-05 - Tags: intefiliere

Comunidades carentes refazem a linha lingerie
Marca pernambucana recupera know how artesanal de comunidades pesqueiras em linha exclusiva de lingerie.  2008-09-30 - Tags: .

Nova geração de tecidos inteligentes promete benefícios
Segmento esportivo conta com tecidos inteligentes que conferem ao vestuário propriedades terapêuticas.  2008-09-30 - Tags: .

A tecnologia nas vestes e equipamentos dos superatletas
Avanços na tecnologia esportiva dão suporte para superatletas ultrapassarem seus limites.  2008-09-30 - Tags: .

O futuro dos tecidos
Ingleses desenvolvem um tecido luminoso de alta tecnologia que pode revolucionar as roupas esportivas e de segurança.  2008-04-30

As apostas das próximas estações
Uma estação iluminada e ecológica, a temporada favorece o natural em temas, cores e formas.  2008-04-30

A evolução do mais que centenário sutiã
Ao longo do tempo as mulheres usaram peças que ora escondiam, ora valorizavam os seios.  2007-11-30