Language
home » lingerie / praia / fitness » Íntima ao esportivo » tendência de materiais

Tendência de materiais

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

O futuro dos tecidos

Tecidos luminosos para proteção
Ingleses desenvolvem um tecido luminoso de alta tecnologia que pode revolucionar as roupas esportivas e de segurança
 

Pesquisadores da Universidade de Manchester, Inglaterra, desenvolveram no Centro de Inovação William Lee (WLIC), sediado na Escola de Materiais da Universidade, fios têxteis de alta tecnologia, alimentados por pilhas, que podem ser usados para fazer a roupa brilhar no escuro e melhorar a segurança de ciclistas, corredores e pedestres à noite, quando a iluminação é fraca.
Os produtos atuais de alta visibilidade, como os que são usados pelos serviços de emergência, motociclistas e funcionários de manutenção rodoviária, dependem de fontes externas de luz para serem vistos. Eles são ineficazes em situações de pouca luz, pois necessitam de uma fonte luminosa, como os faróis de veículos para tornarem-se visíveis.
Os fios eletroluminescentes (EL), criados pelos pesquisadores, por sua vez possibilitam que o usuário das roupas fique permanentemente visível, melhorando dessa forma a segurança pessoal.

Como funciona
O fio EL é uma inovação tecnológica que emite luz ao ser alimentado por uma pilha. Seu desenvolvimento baseia-se em tecnologia

O novo produto tem potencial
para ser aplicado também em roupas de uso geral

eletroluminescente de película fina. Um fio condutor principal interno, revestido com tinta eletroluminescente, faz com que emita luz quando uma corrente elétrica passa através dele. O fio também possui encapsulamento protetor transparente e um condutor externo enrolado em torno dele. Quando o fio EL é alimentado com um inversor, o campo elétrico resultante entre o condutor interno e o externo faz com que a camada eletroluminescente emita luz. A emissão de luz ocorre entre os pontos de contato entre o fio externo e o fio interno.
Outras aplicações potenciais para o fio incluem placas de sinalização de trânsito tecidas em malha ou trama que comunicam instruções escritas.
O Dr. Tilak Dias, diretor do WLIC, garante: “Atualmente, o fio EL que desenvolvemos é menos flexível do que os fios convencionais. Mas ele é mais maleável do que as fibras óticas incorporadas aos tecidos para proporcionar iluminação. O fio EL pode ser facilmente introduzido a um tecido plano em trama ou em malha”. Ele explica ainda que a luminosidade de um único filamento do fio EL é maior do que o brilho fotoluminescente dos fios usados atualmente em algumas aplicações de alta visibilidade. “Quando se faz uma trama ou malha no fio de uma maneira específica, visando a utilização de mais fios por área da unidade, a luminosidade do fio EL é melhorada”, assegura o professor.

Novos desenvolvimentos
O Centro de Inovação William Lee é um centro de pesquisa multidisciplinar da Escola de Materiais (Têxteis e Papel) da Universidade de Manchester. Foi criado pelo Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade (UMIST), no Departamento de Têxteis, em 2002, e reconhecido pela excelência de suas pesquisas em montagens de fibras envolvendo materiais de malhas inteligentes.

A pesquisa do centro enfoca dispositivos médicos criados a partir de estruturas de malhas com engenharia avançada. Entre as plataformas tecnológicas que estão em desenvolvimento, há sistemas de modelagem 3D para têxteis biomédicos, monitoração de saúde através de sensores em malha, implantes inteligentes, sistemas inteligentes de tratamento de feridas e roupas e equipamentos protetores avançados.
Como a maioria das empresas têxteis no Reino Unido, formada por pequenas ou médias, com recursos insuficientes para realizar pesquisa e desenvolvimento multidisciplinares internamente, o centro exerce um papel vital ao promover pesquisas

Ingleses desenvolvem um tecido luminoso de
alta tecnologia que pode revolucionar as roupas esportivas e de segurança
inovadoras e transformá-la em soluções práticas para a indústria.
Um conjunto exclusivo de especializações e recursos tornou o Centro de Inovação William Lee uma participante global em pesquisa têxtil, cujos benefícios são repassados para os profissionais da indústria através de oficinas, cursos de treinamento, palestras e projetos de transferência de conhecimento/ tecnologia.
 
Aderência total à pele
Imagine um sutiã confortável e quase imperceptível. Este é o conceito da linha Technology desenvolvida pela indústria cearense de roupa íntima, Dilady. Em um processo inovador, as bases são confeccionadas em microfibra anatômica compacta, resultado de uma fusão de tecidos, que oferece maior compressão e aderência à pele sem incomodar ou marcar, sem necessitar do uso de elásticos. Cortado a laser, peça também dispensa costuras e não desfia.
Os bojos, com efeito modelador, são forrados em puro algodão. Para proporcionar total segurança, toda a peça recebe tratamento antibacteriano Sanitized. Os fechos são de microfibra e têm tripla regulagem proporcionando melhor ajuste à circunferência do corpo feminino. A linha Technology é composta por três modelos de sutiãs: Bustiê TecnoBase – Com alças removíveis que podem ser usadas na posição habitual, cruzadas nas costas ou em um ombro somente, tem bojos anatômicos e arco interno firmador em microfibra; Sutiã Moldado, com bojos duplos moldados sem espuma, alças finas, que podem ser usadas em diversas posições de acordo com o decote, com prático fecho click e
Sutiã com Bojo, com design contemporâneo e que também permite variar a posição das alças. A linha está disponível nas cores, preta, chocolate e bege.

 
SIMM aposta no beachwear
Evento de moda comercial, o segundo mais importante da Europa, terá o Brasil como país convidado na sua edição de julho.



Madri é atualmente uma das grandes capitais internacionais do negócio da moda. Para isso realiza, duas vezes por ano, o Salão Internacional de Moda de Madri (SIMM), feira de moda comercial mais importante do Sul da Europa, que na sua próxima edição, de 17 a 19 de julho. Nesta edição, o Brasil será o país convidado, e o SIMM, além das coleções de moda, também apresentará marcas de lingerie, fitness e beachwear. O evento tem se consolidado como a plataforma comercial profissional indispensável para a apresentação e promoção das marcas nacionais e internacionais no mercado ibérico, Espanha e Portugal, que concentra uma população potencial de mais de 45 milhões de pessoas. A elas juntam-se mais de 70 milhões de turistas que a Espanha recebe cada ano, em sua maioria, consumidores de moda em geral e de beachwaer em particular. Tudo isto torna o SIMM um importante centro de negócios para as marcas de moda e confecção, banho, fitness e lingerie.

Estão representados no SIMM o design de vanguarda, a estética urbana, os básicos atemporais, as criações de festa, os complementos e o beachwear. Face à edição do mês de julho, será realizada uma série de iniciativas que visam fortalecer o segmento de beachwear no SIMM, localizado no setor ALMA AGUA. Entre as ações destacam-se uma passarela exclusiva para apresentação dos desfiles das marcas, e uma decoração especial, diferenciada do resto da feira.

Na edição de setembro de 2007, quando foram lançadas as coleções para a Primavera-Verão 2008, o evento reuniu mais de 800 expositores, mais de 1.600 primeiras marcas, sendo 45% estrangeiras e contou com a presença de 17 mil visitantes.

Brasil, país convidado
O Brasil será protagonista especial na edição do próximo Verão. Esta iniciativa visa promover em nível internacional a indústria de confecção os estilistas do país convidado. Os desfiles das marcas brasileiras aconteceram nos dias 17 e 18 de julho.

O excelente momento criativo que vive a moda de vanguarda latina americana conta com uma plataforma de promoção inigualável no continente europeu, com a realização da Passarela LatinoAméricaFashion (LAF). Duas vezes por ano, o SIMM, Salão Internacional de Moda de Madri apresenta as coleções de uma seleção dos mais prestigiados estilistas latino-americanos, contribuindo para consolidar a imagem de Madri como uma das grandes capitais internacionais da Moda. A Passarela LAF oferece aos visitantes profissionais da SIMM a oportunidade única de conhecerem as tendências latinas do momento. Desde a sua criação, em setembro de 2005, e com seis edições já realizadas, a LAF adquiriu força como espaço relevante de propostas de moda e difusão dos criadores latinos no mercado europeu. Graças à esta plataforma, as criações destes designers e marcas começaram a ser conhecidos em diferentes países do Velho Continente.

Até o momento, a LAF realizou um total de 37 apresentações: Alexandre Herchcovitch (Brasil); Glória Coelho (Brasil); Mareu Nitschke (Brasil); Pablo Ramírez (Argentina); Olga Piedrahita (Colômbia); Julia e Renata (México), Miguel Vieira (Portugal); Mariano Toledo (Argentina) e Lina Cantillo (Colômbia) são alguns dos estilistas que participaram do evento. Para o SIMM, a Passarela LatinoAméricaFashion contribuiu decididamente para a promoção do evento no continente americano e ajudou a diferenciá-lo face a outras feiras de moda realizadas na Europa. Os participantes da LAF também contam com um stand na área de exposição da feira SIMM, para a promoção comercial das suas coleções.

Madri, centro de negócios e lazer
Madri é uma das grandes cidades européias de negócios. Sua excelente posição geográfica, comunicações e infra-estrutura tornam o lugar ideal para o intercâmbio entre oferta e procura. Além de ser capital de Espanha, Madri é o grande centro de decisão do país. Nela estão localizadas as administrações públicas do Estado, as grandes empresas e multinacionais, entidades bancárias e demais agentes econômicos.

Além de centro de negócios, Madri também é uma das cidades mais interessantes e dinâmicas da Europa com diversas atrações como gastronomia, teatro, música, dança, artes plásticas e literatura. Um lugar único no mundo, onde o lazer e os negócios constituem dois pólos poderosos e complementares para os visitantes e expositores. Além disso, dispõe de uma extraordinária infra-estrutura hoteleira, sendo que mais de 50% são estabelecimentos de quatro e cinco estrelas.

IFEMA, determinante no desenvolvimento de Madri
Desde o começo da sua atividade em 1980, a Instituição Feiral de Madrid (IFEMA), organizadora do SIMM, entre outros eventos, desempenha um papel determinante no desenvolvimento econômico e na oferta de lazer da cidade. Por ano realiza 90 salões relacionados com diferentes setores econômicos, nos quais se reúnem as principais empresas com o objetivo de gerar intercâmbios comerciais.

Seus pavilhões modernos, entre os mais eficientes da Europa, possuem uma área de exposição anual de 1,4 milhões de metros quadrados; com capacidade para abrigar 22 mil expositores e 4,7 milhões de visitantes, dos quais cerca de 1,5 milhões são profissionais. Esta surpreendente estrutura tornou a IFEMA líder nacional em eventos e em um dos organizadores de feitas mais importantes da Europa.

O centro de exposições da Feira de Madrid está situado em um local privilegiado (próximo ao aeroporto internacional de Barajas), com acesso fácil para os expositores e visitantes nacionais e estrangeiros. O espaço está localizado em uma das regiões empresariais mais relevantes de Madri, perfeitamente ligado por uma ampla rede rodoviária, que faz conexões com as principais cidades espanholas e européias, e também oferece acesso fácil a partir do centro da cidade, por meio de metro e ônibus.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Data de publicação: 30/04/2008

Conteúdo relacionado


Arnold Classic Brasil utiliza malha Tecnológica Nautic
Arnold Schwarzenegger promove a edição nacional de seu evento mundialmente reconhecido, o Arnold Classic Brasil, entre os dias 29 e 31 de maio, no Riocentro. Cerca de três mil corredores são esperados para a competição. A entrega de kits será feita na loja Centauro Conviva Américas, Avenida das Américas, 90, no Rio de Janeiro. As camisetas que compõem os kits que serão utilizados em todo o circuito contam com a tecnologia do Nautic, tecido 100% poliamida da Salotex, desenvolvido especificamente para a confecção de vestuário para praticantes de corridas e caminhadas. A etapa Arnold Classic Brasil da Speedo Run Series é organizada pela Gayotto Sports e realizada pela Speedo, e tem patrocínio da Centauro Sports, com apoio da Salotex, Biotropic e Speedo Watches e Speedo Eyewear.  2015-05-29 - Tags: arnold schwarzenegger salotex arnold classic brasil speedo centauro sports salotex nautic biotropic speedo watches speedo eyewear

Um Lingerie dos Novos Tempos
Já estamos vivendo uma época de mulheres emancipadas, instruídas e economicamente independes, mas os hábitos e costumes não conseguem acompanhar essa sociedade em mutação. As mulheres, com sua visão periférica se conectam com tudo aquilo que julgam importante e levam apenas algumas horas diante das redes sociais para descobrirem este novo mundo em que elas podem ser consideradas, verdadeiramente multitarefa  2014-11-07 - Tags: interfilière inverno 2016

Lingerie 2016: uma transgressão de ideias
Designers, criadores e técnicos abasteceram o universo do lingerie com o conforto, a delicadeza, a singularidade e até um certo divertimento para agradar mulheres modernas e contemporâneas. *Veja mais na ITT TOP TRENDS, edição 93.  2014-05-29 - Tags: lingerie itt 93 direcionamento lingerie materiais tendencias

Chique é ser feliz!
O inverno 2015 traz uma estação voltada para as pequenas delícias, detalhes graciosos, surpresas agradáveis e coisas bonitas. Beleza é a palavra-chave.  2013-11-04 - Tags: itt 91 interfilière tendências lingerie

Verão 2014 propõe um lingerie mais livre
Com sua nova identidade visual, o Interfilière estará presente nas edições de janeiro e julho, em Paris, em março em Hong Kong e outubro em Xangai, mostrando um verão sob o signo da sensualidade, autenticidade, savoir-faire e da inovação.  2013-01-28 - Tags: itt 88

Milano Unica, excelência na tecelagem
A plataforma de negócios da 14ª edição da Milano Unica reuniu 440 empresas que mostraram as principais tendências têxteis para a estação primavera-verão 2013/2014.  2012-08-09 - Tags: moda in

Interfilière - Visionário e vanguardista
Internacionalmente reconhecido, o Interfilière é o maior salão de tecidos para loungewear/ homewear, lingerie e beachwear.  2012-04-12 - Tags: liebaert hong kong

Colorido, denso e cultural
Na interpretação da Interfi lière, maior mostra européia de matérias-primas para o setor de lingerie e moda praia, o Verão 2010/11 deve trazer uma gama ímpar de tonalidades.  2012-02-06 - Tags: interfiliere

Vitrina dinâmica e criativa Verão 2011
Interfilière se consagra como fonte de informações e plataforma de negócios para lingerie e moda praia.  2012-01-31 - Tags: interfiliere

Celebrate human imagination
Conforto, prazer e atração são os três objetivos estratégicos que se tornam obrigatórios para efetivar o impulso no momento da compra do lingerie.  2012-01-24 - Tags: interfiliere

Ande, corra, vá ao encontro da sua consumidora
Entre vários produtos o lingerie já tem um histórico que inclui, com muito sucesso, as vendas porta-a-porta.  2012-01-13 - Tags: de millus

Interfilière & Mode City sob o signo da qualidade
Em primeiro lugar no ranking do setor, MODE CITY e INTERFILIÈRE mostraram, em Paris, as coleções Primavera/Verão 2012 e materiais e insumos para o Outono/Inverno 2013.  2012-01-04 - Tags: paris primavera verao lingerie

Sem vento na ciclovia
Nova tecnologia em tecido laminado mantém o ciclista aquecido em dias de frio.  2011-10-20 - Tags: windstopper politetrafl uoretileno

Criatividade & fantasia
Tendências de materiais e insumos para o inverno 2011-12 europeu.  2011-10-05 - Tags: intefiliere

Comunidades carentes refazem a linha lingerie
Marca pernambucana recupera know how artesanal de comunidades pesqueiras em linha exclusiva de lingerie.  2008-09-30 - Tags: .

Nova geração de tecidos inteligentes promete benefícios
Segmento esportivo conta com tecidos inteligentes que conferem ao vestuário propriedades terapêuticas.  2008-09-30 - Tags: .

A tecnologia nas vestes e equipamentos dos superatletas
Avanços na tecnologia esportiva dão suporte para superatletas ultrapassarem seus limites.  2008-09-30 - Tags: .

O futuro dos tecidos
Ingleses desenvolvem um tecido luminoso de alta tecnologia que pode revolucionar as roupas esportivas e de segurança.  2008-04-30

As apostas das próximas estações
Uma estação iluminada e ecológica, a temporada favorece o natural em temas, cores e formas.  2008-04-30

A evolução do mais que centenário sutiã
Ao longo do tempo as mulheres usaram peças que ora escondiam, ora valorizavam os seios.  2007-11-30