Language
home » lingerie / praia / fitness » Íntima ao esportivo » tendência de materiais

Tendência de materiais

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Interfilière & Mode City sob o signo da qualidade

O Salão Interfilière – 307 expositores distribuídosem sete setores –, mostrousuas coleções de tecidos e acessórios paralingerie, praia e activewear para o Outono/Inverno 2013, sob novo calendário, entre 9e 11 de julho, no Paris Expo – Porte de Versailles.

Três tendências se destacaram:

• A busca por ultraleveza e invisibilidade,graças à tecnologia a jato de ar.

• A cosmetologia agregada aos têxteis pormeio da microencapsulação de colágeno,ceramidas, vitamina A, entre outros.Além disso, a proteção UV, a resistênciaao cloro, a secagem rápida e o antiodor.

• A pesquisa por tecidos moldáveis (com oencapsulamento de cafeína) para aplicaçãoem diferentes shapes e fios bastanteelásticos ou bloqueadores, de acordo comas necessidades das diferentes áreas depressão ou de elasticidade necessáriasnuma mesma peça.

Entre as novidades têxteis, encontramos: Mitsubishi – MIYABE, fibra acrílica antipilling,leve e quente, que oferece um suportemacio e suave. Hyosung – MIPAN REXY,uma fibra “glamourosa” para tecidos muitobrilhantes e, MIPAN AQUA X, fibra para tecidode malha que favorece a respirabilidade,secagem rápida e antiUV. Lenzing – TENCELC, fibra lisa e sedosa, graças às propriedadescosméticas e antibacterianas, com a presençade quitosana, uma substância extraída dacasca de um marisco e aplicada à fibra. Recticel– MEMOCEL, espuma de poliuretano, compropriedades de memória única, ela reage àtemperatura do corpo humano, tornandosemais suave, mais flexível e elástica. NilitFibers – NILIT INNERGY, um dos fios mais“tonificados” do mercado. Este nylon 6,6 estimulao corpo e oferece uma sensação de bemestar,ajudando a reduzir o aparecimento dacelulite, graças à aplicação do infravermelhoe a emissões de aditivos minerais.

Primavera/Verão 2012

Na mesma data e local do Interfilière, osalão Mode City – 550 marcas distribuídasem quatro áreas –, apresentou para osprofissionais do setor as coleções de lingerie,moda praia e activewear para a estaçãoPrimavera/Verão 2012.Por intermédio do Programa Texbrasil,a ABIT (Associação Brasileira da IndústriaTêxtil e de Confecção) e a APEX-BRASIL(Agência de Promoção à Exportação e Investimento)levaram para o salão 14 empresasbrasileiras, a maioria com produtos demoda praia. Entre as empresas expositorasencontrava-se a marca Limonada, de SandraKim, posicionada no centro do salão, na áreaLimited Edition, destinada aos jovens designers,num set totalmente renovado para melhormostrar as “joias do futuro”. A posturadessa jovem empresária brasileira é dignade reconhecimento por reunir muito dosatributos positivos e necessários que umprofissional deve portar durante um eventointernacional. Com certeza, o Brasil terá, embreve, boas notícias dessa jovem e talentosaempreendedora.

Fórum sensorial

Sob a responsabilidade do bureau TrendUnion, o fórum apresentou a previsãodas principais tendências, buscando interpretaro mercado e o comportamento doconsumidor. As ambiências mostraram umaviagem sensorial sob o tema Eden, por intermédioda seleção de produtos distribuídosem quatro temas principais: EARTH, CRYSTAL,ROCK e GOLD.

Desfile Ultra

Pela primeira vez o evento aconteceu num dos lugaresde maior prestígio de Paris, o Pavilhão Cambon, na PlaceVendôme. O objetivo do desfile foi unir todo o setor, mostrandoa alquimia perfeita entre os fabricantes de materiais,expositores do Interfilière e a criatividade das marcasparticipantes do Mode City. Todas as peças apresentadaseram protótipos criados pelas mais prestigiadas marcaseuropeias e os três melhores looks indicados por um júriultrasselecionado receberam um troféu criado pelo escultorJean-Marc de Pas. As categorias de premiação foram:Prêmio Criatividade, para quem melhor retratou o tema dodesfile “Carnet de Voyages”; Prêmio Materiais, para quemmelhor apresentou uma boa associação entre os materiaisutilizados de forma não convencional e a silhueta e PrêmioFavorito do Júri, sem critérios específicos.Por tratar-se de um evento ultrasselecionado, somente700 privilegiados VIPs puderam confraternizar e compartilharda noite mágica do lingerie.

Com a palavra, Chantal Thomass

Durante coquetel oferecido por ocasião do Desfile Ultra aosjornalistas e convidados VIPs, lá estavam, entre outros, duasbrilhantes profissionais, Chantal Thomass, créateur de lingerie deluxo, e Jos Berry, diretora do bureau de style Concept Paris – umdos mais importantes escritórios de tendências voltado ao setordo lingerie –, que apresentou o preview do Verão 2014. Foi tambémuma das juradas do Prêmio Ultra.

A designer Chantal Thomass, conhecida por seu gostopela sofisticação e por colocar o lingerie no mundoda alta-costura, pontuou para a ITTPress, seu olhar sobrea qualidade dos salões Interfilière e Mode City: “Eu malposso falar sobre a moda praia porque infelizmente nãotive tempo para ver. A área ‘Expositores Lingerie’, estavamuito bem construída. Gostei muito da ideia dos corredorescom estandes pretos e o Hall 1 era perfeito tanto naaltura como no espaço... O fórum de tendências teve seuespaço muito bem resolvido nesta temporada.O Interfilière é o salão onde passo a maior parte dotempo. Esta edição foi muito funcional, graças à presençadesse novo corredor. Eu encontrei todos os fornecedorescom os quais costumo trabalhar e também contatei novosque poderão ser interessantes para o futuro. Bravo pelatarde que passei no salão, pelo lugar e pela cenografia! Euvi muitos modelos bastante interessantes”.

Short cut e upcycling

Um espaço voltado à comercialização de tecidos em pequenos volumes para lançamentos de produtose também para jovens criadores. Nesta edição do Mode City, a área recebeu uma exposiçãosobre upcycling, em resposta a uma tendência crescente que é a oferta e a reutilização de tecidos decoleções passadas, dando a eles uma segunda vida por meio de criações vanguardistas e arrojadas.Percebe-se aí o surgimento de um novo nicho de mercado.

AUTOESTIMA E BEM-ESTAR

A empresa ANITA Bodywear, fundadaem 1886, na Alemanha, especializadaem lingerie e moda praia com tamanhosgrandes e voltada a todas as idades, tambémoferece, além de acessórios, produtosvoltados para mulheres grávidas, em processode amamentação e pós-masctectomia.Isso tudo agregado à moda, conforto,bem-estar e exaltação da autoestima, paraum nicho de mercado carente de atençãoespecializada.

Produtos e linhas especializadas

A linha Maternidade oferece diferentesprodutos, desde o período da gravidez, alíviode tensão, amamentação e recuperaçãodas formas.A linha Conforto, independentemente doestilo, permite às mulheres mais “cheinhas”mostrarem suas curvas por meio de ajustesperfeitos e ótimo suporte.A linha Care, voltada aos diferentes tiposde mamas e também ao pós-operatório,vem garantir elevado nível de confiança esegurança.Todos os produtos dessas linhas atendem àsnecessidades do dia a dia, homewear, a horade dormir, além da prática de natação e praia.

UNDERWEAR MASCULINO, RENOVADO E OUSADO

O “bicho homem”, que sempre se enfeitou paradisputar a fêmea, com o tempo foi substituindosua posição de belo pela de útil. Porém, ele recomeçaa “soltar as asinhas” em direção à práticade um neo-hedonismo onde o mais importante é aimagem. Hoje ele já não escolhe: na grande maioriadas vezes, ele é o escolhido. Os tempos são, realmente,outros.

Underwear, uma imagem pontual

Percebe-se que o segmento de underwear masculinoenvereda por novos caminhos. Há pouco tempoatrás, alguns materiais e shapes começaram adespertar no “olhar do macho” certa inquietação.Hoje, no mundo, a inovação em relação a cores, padronagens,estamparia (principalmente a digital),liberdade e ousadia na criação é clara – tambéminclui-se neste contexto o Brasil, com expressivaparticipação da Indústria de Cuecas Janimar, deCaxias do Sul (RS).Duas marcas alemãs presentes no salão ModeCity – a G+M Textil GMBH, linha Body Art, e a OlafBenz – mostraram coleções ousadas de underweare moda praia voltadas a um segmento de homenscontemporâneos, líderes e com visão vanguardista,principalmente no quesito masculinidade bemresolvida.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por | Carlos Simões
Fotos | Carlos Simões, Interfilière® e Mode City®

Data de publicação: 04/01/2012

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Arnold Classic Brasil utiliza malha Tecnológica Nautic
Arnold Schwarzenegger promove a edição nacional de seu evento mundialmente reconhecido, o Arnold Classic Brasil, entre os dias 29 e 31 de maio, no Riocentro. Cerca de três mil corredores são esperados para a competição. A entrega de kits será feita na loja Centauro Conviva Américas, Avenida das Américas, 90, no Rio de Janeiro. As camisetas que compõem os kits que serão utilizados em todo o circuito contam com a tecnologia do Nautic, tecido 100% poliamida da Salotex, desenvolvido especificamente para a confecção de vestuário para praticantes de corridas e caminhadas. A etapa Arnold Classic Brasil da Speedo Run Series é organizada pela Gayotto Sports e realizada pela Speedo, e tem patrocínio da Centauro Sports, com apoio da Salotex, Biotropic e Speedo Watches e Speedo Eyewear.  2015-05-29 - Tags: arnold schwarzenegger salotex arnold classic brasil speedo centauro sports salotex nautic biotropic speedo watches speedo eyewear

Um Lingerie dos Novos Tempos
Já estamos vivendo uma época de mulheres emancipadas, instruídas e economicamente independes, mas os hábitos e costumes não conseguem acompanhar essa sociedade em mutação. As mulheres, com sua visão periférica se conectam com tudo aquilo que julgam importante e levam apenas algumas horas diante das redes sociais para descobrirem este novo mundo em que elas podem ser consideradas, verdadeiramente multitarefa  2014-11-07 - Tags: interfilière inverno 2016

Lingerie 2016: uma transgressão de ideias
Designers, criadores e técnicos abasteceram o universo do lingerie com o conforto, a delicadeza, a singularidade e até um certo divertimento para agradar mulheres modernas e contemporâneas. *Veja mais na ITT TOP TRENDS, edição 93.  2014-05-29 - Tags: lingerie itt 93 direcionamento lingerie materiais tendencias

Chique é ser feliz!
O inverno 2015 traz uma estação voltada para as pequenas delícias, detalhes graciosos, surpresas agradáveis e coisas bonitas. Beleza é a palavra-chave.  2013-11-04 - Tags: itt 91 interfilière tendências lingerie

Verão 2014 propõe um lingerie mais livre
Com sua nova identidade visual, o Interfilière estará presente nas edições de janeiro e julho, em Paris, em março em Hong Kong e outubro em Xangai, mostrando um verão sob o signo da sensualidade, autenticidade, savoir-faire e da inovação.  2013-01-28 - Tags: itt 88

Milano Unica, excelência na tecelagem
A plataforma de negócios da 14ª edição da Milano Unica reuniu 440 empresas que mostraram as principais tendências têxteis para a estação primavera-verão 2013/2014.  2012-08-09 - Tags: moda in

Interfilière - Visionário e vanguardista
Internacionalmente reconhecido, o Interfilière é o maior salão de tecidos para loungewear/ homewear, lingerie e beachwear.  2012-04-12 - Tags: liebaert hong kong

Colorido, denso e cultural
Na interpretação da Interfi lière, maior mostra européia de matérias-primas para o setor de lingerie e moda praia, o Verão 2010/11 deve trazer uma gama ímpar de tonalidades.  2012-02-06 - Tags: interfiliere

Vitrina dinâmica e criativa Verão 2011
Interfilière se consagra como fonte de informações e plataforma de negócios para lingerie e moda praia.  2012-01-31 - Tags: interfiliere

Celebrate human imagination
Conforto, prazer e atração são os três objetivos estratégicos que se tornam obrigatórios para efetivar o impulso no momento da compra do lingerie.  2012-01-24 - Tags: interfiliere

Ande, corra, vá ao encontro da sua consumidora
Entre vários produtos o lingerie já tem um histórico que inclui, com muito sucesso, as vendas porta-a-porta.  2012-01-13 - Tags: de millus

Interfilière & Mode City sob o signo da qualidade
Em primeiro lugar no ranking do setor, MODE CITY e INTERFILIÈRE mostraram, em Paris, as coleções Primavera/Verão 2012 e materiais e insumos para o Outono/Inverno 2013.  2012-01-04 - Tags: paris primavera verao lingerie

Sem vento na ciclovia
Nova tecnologia em tecido laminado mantém o ciclista aquecido em dias de frio.  2011-10-20 - Tags: windstopper politetrafl uoretileno

Criatividade & fantasia
Tendências de materiais e insumos para o inverno 2011-12 europeu.  2011-10-05 - Tags: intefiliere

Comunidades carentes refazem a linha lingerie
Marca pernambucana recupera know how artesanal de comunidades pesqueiras em linha exclusiva de lingerie.  2008-09-30 - Tags: .

Nova geração de tecidos inteligentes promete benefícios
Segmento esportivo conta com tecidos inteligentes que conferem ao vestuário propriedades terapêuticas.  2008-09-30 - Tags: .

A tecnologia nas vestes e equipamentos dos superatletas
Avanços na tecnologia esportiva dão suporte para superatletas ultrapassarem seus limites.  2008-09-30 - Tags: .

O futuro dos tecidos
Ingleses desenvolvem um tecido luminoso de alta tecnologia que pode revolucionar as roupas esportivas e de segurança.  2008-04-30

As apostas das próximas estações
Uma estação iluminada e ecológica, a temporada favorece o natural em temas, cores e formas.  2008-04-30

A evolução do mais que centenário sutiã
Ao longo do tempo as mulheres usaram peças que ora escondiam, ora valorizavam os seios.  2007-11-30