Language
home » lingerie / praia / fitness » Íntima ao esportivo » moda

Moda

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Preview Verão 2011-12 by Aissa Basile

A profi ssional Aissa Hue Basile é consultora de modahá 30 anos com foco nos setores têxtil e confecção.Exerceu a função de coordenadora de moda para grandesredes e magazines, entre elas: Sears, Dillard´s,Renner, Le Postiche e Riachuelo.Sua especialização tornou essa profi ssional umadas mais requisitadas e reconhecidas pelo mercado,principalmente por apresentar as direções comerciaisdos diversos movimentos da moda. O SenacModa e Informação e a Câmara de Comércio e IndústriaBrasil/Coréia estão em sua carteira de clientes.Atualmente sua agenda está estritamente voltadaà consultoria têxtil para indústrias nacionais e empresasimportadoras.Para aqueles que quiserem antecipar informaçõespontuais e com segurança, a 37ª edição do SenacModa e Informação já tem data marcada. O seminárioserá realizado no Palácio de Convenções do Anhembi nodia 24 de março de 2011.

O verão 2011-12 quer ser vivido de corpo e alma

Os anos 70 estão muito fortes comercialmente, assim como a temática romântica quevem numa trajetória crescente e renovada a cada estação. Confi ram a seguir quais são asprincipais direções apontadas pela especialista:

Romance bucólico

Fresco e delicado como um jardimna primavera. O estilo “meninacamponesa” ganhou destaque nascoleções em vestidos com alçascruzadas nas costas e pantacourts(calças mais curtas). Microvestidose longuetes com babados ao lado detúnicas e vestidos ombro a ombrocom mangas bufantes também foramvistos nas passarelas, assim comomacacões, macaquinhos e bloomers– aventais sobre a pele com bolsoschapados.

Sensualidade minimal

Puro e simples ou composto emaximizado. No desfi le da Pradapredominou o que a grife batizou deMinimal barroco - estampas, rococós,tons fl úor e listras. A simplicidadeexagerada em volumes, cores e shapes foiapresentada no desfi le de Jil Sander, juntoa detalhes metalizados e contraste ópticotambém foram destaques nas coleções.O Minimal também foi renovado pelassobreposições e uso de transparências.

Hippie Chic

As túnicas – estampadas, com barrados, bordadosou safari -, prometem ser o hit da estação. Vestidosvaporosos, mais longtos, com frente única tambémmarcaram presença. Calças trompete e bocade sino, com cintura bem baixa, aparecerão emversões atuais.

Flash Back Anos 70

O verão quer viver de corpo e alma. Atravésdos subtemas Rock Fever, Glamour Sexy, Snobe Hedonista (inspirado no Studio 54, famosadiscoteca de Nova Yorque), as principais peçasdesfi ladas nas passarelas foram: vestidos comfendas vertiginosas, bainhas assimétricas,decotes (ombro só e frente única), macacõesfrente única - com e sem pregas - e calçasretas, cenoura e palazzo (pijama). Ombrosvalorizados. A jaqueta biker, com tachas emetelassês, foi a peça que mais apareceu,com comprimentos variados. A alfaiatariaTomboy – mais descontraída – foi vista atravésde calças pegleg – curtas e mais ajustadas napanturrilha – e Skinny.

Sedução Andrógina

Yves Saint Laurent mesclou o universo delese delas, nascendo então a moda unissex.Os terninhos de 1971 e as calças pijama, comfrente fl atch e algumas pregas, assim como osmoking de 1975, serão peças essenciais namoda andrógina. As camisas também foramdestaque: começam mais curtas na frentealongando em cauda nas costas. A clássicabranca invadiu a passarela.

Sport City

O vigor atlético.Nesse tema, leggings ejoggers com bastantemistura de matériase sobreposiçõesmarcaram presença namaioria dos desfi les.Roupas inspiradasnos trajes dos judocas,anoraks e jaquetasmoles desestruturadas,assim como a amarraçãoparaquedas e cadarçosno tom são apostasousadas. Quem optarpelo tema precisaráestar com a barriguinhaem dia: bands, minitopse cava fi tness nosmacacões e nas regatasserão o must do verão2012.

Perfume Oriental

Um olhar para o Oriente.Os Cheongsan – vestidosde gueixa - e a túnicamandarim fortalecem afeminilidade do tema.Quimonos, transpasses efaixas também marcampresença na tendência.

Radar StyleLens identica fractus do próximo verão

Nas passarelas de Nova Yorque,a transparência ditou regras para astendências para o verão 2011-12, e passaa ser não somente uma palavra-chave naimprensa e na política, mas agora tambémna moda. Os designers britânicos, comosempre ágeis na percepção dos novosdirecionamentos, mostraram com muitotalento suas coleções onde arrojada seleçãode cores alegres e inusitadas harmoniasinteragem com estampas, texturas einteressantes construções têxteis tanto noplano como na malharia.Em Milão o colorido também esteve presentee até ousado. As marcas/designers Jil Sander,Prada e Dolce & Gabbana são destaques datemporada. Vale a pena dedicar maior atençãoao trabalho desses profi ssionais.Já nas passarelas da Cidade Luz,que se autodenomina “Capital da criação”,o charme do seu savoir-vivre foi o queassegurou sua semana de moda.

Artistry & Artesanato

Um olhar na alta costura e no artesanato,mas com interferênciasde atelier. Crochês, bordados,rendas em várias técnicas, trançase patchwork resultam numaaparência exclusiva e inovadoracom remakes da década de 70.

West Coast Hippie

O melhor da moda verão está na Califórnia,assim como Boho style é parte do DNA doestado de Orange. Super casual e com umaceno bastante positivo para clima hippie.

70 Re-Redux

Mais um olhar cotidiano sobre os anos 70,os fi lmes “Love Story” (1970) e “Taxi Driver”(1976). Uma inspiração inclinada para acessórios,como chapéus com abas grandes, laços,lenços de cabeça, cintos largos e óculosescuros.

YSL

Um tributo a YSL – Yves Saint-Laurentmanifestado por Marc Jacobs, Etro, LouisVuitton, Jason Wu, Gucci, Jil Sander eDVF, para citar alguns. Se isso não bastasse,o produtor Alain Chamfort está preparandoum musical para estréia em brevesobre YSL.

Street Couture

Uma inspiração voltada às fi bras e produtossintéticos ao invés das fi bras naturais pelaúnica razão de explorar os brilhos coloridosna tinturaria. Esta foi a visão do designerRaf Simons para Jil Sander que buscou umasilhueta-couture bastante atraente.

Streamlined

Com corte quase arquitetônicoa roupa completauma sensação depoder, auto-confiança edinamismo para podertransitar pelas turbulênciasdos grandescentros urbanos.

Fashion Resistance

Esta linha de inspiração faz uma homenagemà resistência dos jovens para a “velha guarda”não como uma revolução, mas como uma evoluçãoda moda.Fashion Resistance

Heritage: Luxury

Vale o destaque nessa linha da valorizaçãodo segmento específi co da indústria da modapara as empresas que sobreviveram a umlongo histórico de artesanato ou hand-madee de qualidade. É uma atualização constantede marcas por seus ideais originais estabelecidoscomo, por exemplo, Christopher Bailey,da Burberry. É interessante notar que há,provavelmente em torno de cinquenta “Maison”,se não mais, que terão novos designersmuito em breve e isso poderá signifi car o renascimentopara uma continuação da modae das marcas de luxo.

Novos detalhes e novas silhuetas e volumes

Com olhar mais criterioso sobre cortes e modelagens,é fato comprovado que a cintura, ombros ea composição das roupas sobre o corpo femininoassumem novos posicionamentos. Entre eles:

Ombro arredondado

Uma importante contribuição da Prada para estenovo fi t. Atenção para os ombro

Jogar com camadas

Muito infl uenciada pela rua esta aposta está naconstrução do look por camadas. Essa atitude émuito mais típica do outono/inverno. Para a primavera/verão ela é produzida com a utilização de tecidosleves, estampas e cores inerentes à estação.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por | Carlos Simões
Fotos | Marina Sprogis e StyleLens

Data de publicação: 10/02/2011

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


LYCRA® apresenta peças chaves para a próxima estação
Periodicamente, a marca LYCRA® antecipa ao seus parceiros as tendências de moda para as próximas estações. Informações como modelagens, estamparias e cores são compartilhados e servem de inspiração para criação das novas coleções. Agora, é possível conferir as peças desenvolvido por alguns parceiros e que se adequam perfeitamente às quatro macrotendências apresentadas pela marca LYCRA®: Grace Bay, Bora Bora, Venice Beach e Ipanema.  2015-09-24 - Tags: lycra® moda praia beachwear swinwear

Compressão, conforto e bem-estar
Matéria prima de alta qualidade, investimentos pesados em inovação de tessitura, faz da Salotex uma das malharias mais tecnológicas e preocupadas a atender a especificidade do seu mercado de moda intima, praia e fitness. Beni Waiswol declara que os investimentos da empresa se devem ao fato do seu publico estar cada vez mais exigente.  2015-08-05 - Tags: salotex malharia compressão performance malhas verao16 beni waiswol tecnologia moda praia íntima fitness

Rota de fuga
Temas escapistas que ousam em shapes e renovam em cores: assim o Verão se constrói.  2012-02-06 - Tags: shapes

Natureza infinita no Inverno 2013
O expositores do Interfilière, o mais importante salão e líder mundial em matéria prima para os setores de lingerie e moda praia, abrirá para seus visitantes e o mundo, as direções, materiais, estampas e acabamentos, mas reservam as principais inovações e criações – que não constam do Fórum - a um pequeno e seleto grupo de convidados.  2012-01-06 - Tags: interfiliere

Linda, funcional e especial
Não é sempre que a moda infl uencia tanto a lingerie, mas na próxima estação, roupa de cima e de baixo estarão em sintonia.  2011-10-20 - Tags: corset

Verão floral e luminoso
Mode City confi rma estampas bucólicas, superfícies fluidas e toques com brilhos para beachwear e moda íntima.  2011-10-05 - Tags: mode city

Provocadora e exuberante...
Direções em temas, cores, fios, tecidos, formas e estilos.  2011-10-03 - Tags: direcoes desfile

Preview Verão 2011-12 by Aissa Basile
Inovando, a 36º edição do Senac Moda Informação encerrou o evento com uma palestra proferida pela trend setter Aissa Basile que, utilizando recursos online, know-how e expertise deixou todos os profi ssionais e participantes seguros e muito bem informados ao comentar as principais semanas de moda de Nova Yorque, Paris e Milão realizadas em setembro e apontando as principais direções comerciais para a estação.  2011-02-10 - Tags: senac moda informacao stylelens

A moda praia nas passarelas internacionais
A moda praia nas passarelas internacionais  2009-08-31 - Tags: itt press 73

O Verão 2010 europeu na visão da Interfiliére
O Verão 2010 europeu na visão da Interfiliére  2009-08-31 - Tags: verao_2010/11

Moda masculina
Moda masculina  2008-12-31 - Tags: .

Homens na praia
Apesar de reduzida nas passarelas nacionais, moda-praia masculina ensaia reposicionamento fashion.  2008-09-30

"O corpo" do verão da São Paulo Fashion Week
Aos 27 anos, com medidas perfeitas e a cabeça em dia, a top Ana Claudia Michels é eleita a imagem da moda praia 2008  2008-09-30

Fabiana Murer, a musa brasileira do salto com vara
Depois de Pequim, Fabiana Murer, a maior atleta brasileira do salto com vara dá a volta por cima e treina para atingir novos recordes  2008-09-30

Seios bem tratados por uma modelagem cuidadosa
A pesquisadora britânica Joanna Scurr, declara para a ITT A&B, que os sutiãs deixam a desejar quando falamos em práticas esportivas.  2008-04-30

Paris ainda é imbatível no mundo da Lingerie
Mais de 40 mil profissionais do setor lotaram corredores e desfiles atrás de novidades.  2008-04-30

Sensualidade à flor da pele
Uma conversa com Cecília Bourdon.  2008-04-30

Novo mergulho de quem vem da lingerie
A Hope, marca conhecida no mercado de lingerie, começa a se firmar também no segmento de moda-praia  2008-04-30

As novidades dos eventos do setor
Coleções Outono Inverno 2008 trazem tecidos tecnológico e muito estilo nas modelagens.  2008-04-30

Quem é destaque no mundo da moda
Deborah Secco é a nova “Garota Liebe”  2008-04-30