Language
home » lingerie / praia / fitness » Íntima ao esportivo » desfiles

Desfiles

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Salão Lingerie e Fevest apresentam as novidades da moda íntima "Made in Brazil"

Fevest com peso de jóia
Lançamentos da feira de moda íntima, praia e fitness de Nova Friburgo apostam em rendas e bijuterias como apelos da estação
 

Da inspiração do universo dos super-heróis a jóias e bijus para a lingerie, a 16ª edição da Fevest, Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia, Fitness e matéria-prima apresentou as novidades 2008/2009 do pólo de moda de Nova Friburgo, um dos mais importantes da América Latina, com mais de 900 empresas integrantes. Nesta edição da feira, participaram 190 expositores e dois mil compradores. Até a próxima edição, a Fevest terá movimentado um volume de negócios na casa dos R$ 30 milhões, entre toda a cadeia deste segmento. Segundo a organização, a feira superou as expectativas e registrou aumento de 20% no volume de negócios de Nova Friburgo, em relação à edição passada.

O número de visitantes também subiu de 18 para 20 mil, entre eles compradores brasileiros e estrangeiros de países como Estados Unidos, Espanha, Portugal e Canadá. Durante o evento, foi firmado o convênio de APL (Arranjo Produtivo Local), entre o Banco do Brasil e o Sindvest (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região). Trata-se de uma nova linha de crédito para capital de giro que oferece, entre outras vantagens, taxas de juros menores e prazos diferenciados nos empréstimos destinados às empresas associadas, como forma de incentivo ao associativismo. Além de movimentar significativamente a economia local, a Fevest antecipou as novidades para o setor, com os desfiles e o Fórum de Tendências. Com o tema Caleidoscópio, o evento confirmou as informações sobre o mundo, comportamento e meio ambiente como referência e tema de coleções. Destaque para as estampas de bicho (onça). Segundo Milena Carrielo, estilista do Senai Moda, esse tipo de padronagem sempre foi muito usado em lingerie e, há dois anos, voltou com força total.
 



Entretanto, a estampa não apareceu somente nas clássicas cores preta e bege. Ela surgiu em combinações inusitadas como o verde claro e o lilás, tonalidade que marcou forte presença nas coleções, assim como a cor de pele. Ainda merecem atenção os poás, os xadrezes, os detalhes em laise e a mistura de estampas. Rendas chegam em diversas variações, muitos desenhos, inclusive, com linhas art déco. Entre as cores, tons metalizados para a lingerie e o beachwear. Já entre os detalhes, laços, babados e cristais funcionam como verdadeiras bijuterias da moda íntima. A Fevest também confirmou cintas-ligas, bodies e a forma fio-dental como ícones do fetiche contemporâneo.

Super-heróis e anos 80 na lingerie


A Milano Têxtil aproveitou a Fevest 2008 para lançar sua coleção de tecidos para o universo fitness e lingerie. A inspiração veio dos super-heróis, que inspiraram peças com modelagens justas e insinuantes, com apelo fetichista e sexy. Não faltaram peças em materiais como Cetim Stretch® (superfície lisa e aspecto brilhante), Light® (conforto térmico), Tule Elástico (leve e transparente, para bordados, aplicações ou peças cortadas a fio) e Liberty® (com fio de poliamida brilhante, possui efeito amassado), Milledue (acabamento em gel, trazendo brilho e aparência tecnológica), Organza Gel® (efeito plástico e vinil). No desfile da CCM Sports, empresa do mesmo grupo, os anos 80 foram a estrela. Para a academia ou para as ruas, aparecem em alta os recortes assimétricos, os volumes e a estamparia gráfica e vibrante. Cores como pink, amarelo, laranja e vermelho, além de uma bela estampa listrada exclusiva, deram forma a jaquetinhas, fusôs, macacões, tops, blusas com manga morcego e vestidos balonê; tudo com detalhes diferenciados para a academia e o dia-a-dia. Entre os tecidos, figuravam Supplex, Olimpia, X-Bio e o Legerissimo Pro, todos da Santaconstancia®, e a fibra de bambu da Marles®.


Lua-de-mel é a novidade nos pijamas da Mixte


Fabricante de sleepwear, a Mixte inova na coleção Primavera/Verão 2008/2009 com uma linha inédita de pijamas para noivas. Confeccionada em tecido plano e leve, traz uma versão com shortinho e blusa de alcinhas, e uma outra, com camisão e calcinha ‘frufru’. Tudo bordado com paetês e etiquetas em cetim. Além das noivas, a marca também aposta nos tecidos diferenciados (malhas mais leves, com altíssima porcentagem de algodão de fio egípcio) e texturizados, em modelagens que tiram proveito do outwear em conjuntos como pijamas-macacão, leggings, camisolas, calças capri, cardigans, túnicas, regatas nadador e shorts. Cores luminosas, estampas delicadas, bordados e aplicações arrematam a proposta para o público da marca.

Rock no universo lingerie

A Nu.Luxe traz para o Verão 2009 uma coleção repleta de cores alegres e feminilidade. A inspiração é a banda nova-iorquina The Pierces, formada pelas irmãs Allison e Catherine Pierce, sucesso entre as jovens e presente no seriado televisivo Gossip Girl. A grife, da empresa Universo Íntimo, se destaca pela utilização de matéria-prima importada e diferenciada, como rendas e bordados e, nesta estação, traz a top Cinthia Dicker como garota-propaganda. Nas linhas da coleção, aparecem tules suíços, rendas alemãs e tecidos belgas. A modelagem romântica e sexy capricha nos detalhes e materiais, como os sutiãs meia-taça, com alças reversíveis, no modelo com bojo drapeado e nos corselets. Nas calcinhas, detalhe de elástico de picueta cordonê e até cinta-liga, que evidencia a peça. O uso de tules, lacinhos de organza e tramas delicadas também merece destaque, enquanto que na estamparia, a tendência mais
forte do verão são as estampas florais em jersey light, somadas aos detalhes em crochê e fitas de cetim.


Fruit de la Passion lança coleção múltipla, sofisticada e sensual


Dividida em muitos temas, a coleção Magic Spring, da Fruit de la Passion, aposta no luxo, na ousadia e na sensualidade para as várias faces da lingerie. As novidades comprovam a utilização de elementos e referências em comum, tanto para a linha dia quanto para a linha noite. Bouquet Sauvage predominantemente com peças em tule, com Lycra®, mistura as estampas de zebra e floral. Coquette traz bolinhas estampadas sobre satin Span para o dia e liganete com microfibra para a noite. Grace tem modelagens ultra elaboradas em laise e guipure, e remete à nobreza da época vitoriana. Na Shadow in Lace, destaque para os detalhes em musseline, laise rendada e passa-fitas. No tema Allure, peças em tule com Lycra® e musseline, enfeitadas com fitinhas de cetim, criam um efeito requintado e delicado. Venezia aposta na sobreposição de bordados em musseline estampada; no composê de estampa de onça e flores com motivos marinhos destaca o tema Ocean Dream. Acompanhadas de passa-fitas, laços e rococós, as fitinhas coloridas voltam a brilhar na coleção Pamella. O refinamento e a originalidade do segmento mais sofisticado da marca aparecem nos temas Paris e Barcelona, ambos com tiras de cristais, cetim, franjas, grandes laços, apliques e modelagens inusitadas, que revelam o poder de sensualidade feminina. Para as malhas, conforto, delicadeza e bom humor dão a tônica do espírito loungewear. A coleção Flore tem peças em popeline de algodão, combinadas ao cotton Lycra®, cetim e passa-fita de renda. A estampa de bolas, coordenada com oncinha, cria um visual ousado e feminino na linha Lou-Lou. Já para as mais românticas, Cat Miau traz uma nova leitura dos anos 50 na lingerie em viscose com Lycra®, babados e estampa de gatinhos. Na mesma onda nostálgica, entra a coleção Navy, com inspiração náutica, tendência para este verão.

Fetiche luxuoso em forma de acessórios
Apaixonada por lingerie, a designer Noeliza Curi desenvolveu em 2006 a Biju de Corpo, grife de acessórios luxuosos com um toque de fetiche.

Agora, em parceria comercial com a Fruit de la Passion, ela lança sua nova coleção inspirada nos arquétipos femininos. Os acessórios que criou são uma forma de envolver com brilho o corpo da mulher, refletindo sensualidade e movimento.
 


Noite descolada


Sempre de olho nas consumidoras de lingerie noite, a empresária e estilista Marilice Martini comemora 16 anos da sua grife Mari.M. Criada em 1992, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, a marca deixou os pampas em 1998 para concentrar a sua produção e distribuição na capital paulista. Hoje, conta com 450 pontos de vendas e uma produção de 9 mil peças por ano. Desde 2004, a Mari.M possui uma loja de atendimento ao varejo localizada no bairro nobre dos Jardins. Em 2007, registrou um faturamento de R$ 3,5 milhões. “Nossa expectativa é que em 2008 haja um aumento de até 30% em relação ao ano passado”, confirma a empresária. Para desenvolver cada peça de sua coleção, são realizadas pesquisas diretas com os consumidores finais e, de acordo com as tendências do mercado fashion, também são criadas linhas específicas e exclusivas. Tecidos diferenciados como musseline, tules, liganete com microfibra e cetins estão entre as preferências. No acabamento, rendas francesas, fitas de cetim, cristais e guipures. “O processo de criação deve ser uma preocupação contínua do lojista, considerando que a criatividade está ligada à motivação e à produtividade”, diz Martini. Outro detalhe é que a marca reúne três pilares importantes em um só conjunto: o varejo, o atacado e a fábrica – o que garante a eficiência do planejamento, desenvolvimento e a produção de forma integrada de todos os setores.

Fadas sedutoras

Peças compostas não apenas por calcinhas e sutiãs mas também por corselets, cintas-ligas, robes e outros acessórios brilharam nos desfiles da Liebe, marca cearense de lingerie presente no Salão Lingerie Brasil. “Nesta estação, trabalhamos com o tema fadas; toda a coleção nos remete a estes seres mágicos, que encantam o imaginário coletivo”, explicou Eugênia Araújo, diretora de estilo da grife. Nessa edição, as vendas na feira tiveram um acréscimo de 20% em relação ao ano passado, e a previsão é de um aumento de faturamento em 10% até o final do ano. “A lingerie voltada para a sedução é um nicho de mercado que tende a crescer cada vez mais; quase todas as lojas hoje contam com um corner com peças desse tipo”, justifica Cairo Benevides, proprietário da marca.

 
Reengenharia e negócios qualificados
Com recorde de público, evento confirma crescimento dos negócios da indústria de moda íntima e anuncia formato multisetorial para 2009
 
Com a presença de quase 15 mil compradores de todo o Brasil e exterior, o Salão Lingerie Brasil superou em números de visitantes todas as edições realizadas até agora. Através de pesquisa realizada entre os expositores, a New Stage, promotora do evento, detectou que a “qualificação” e “potencial de negócios” dos visitantes são dois dos principais pontos positivos do evento. Os expositores também comemoraram os resultados de vendas e os futuros negócios a serem concretizados, através dos contatos estabelecidos durante o evento.



Reformas para 2009

A partir do próximo ano, São Paulo passa a sediar um novo evento profissional de moda, fruto da parceria estabelecida entre os promotores do Salão Lingerie Brasil (New Stage Eventos), Salão da Moda Masculina (Abit) e Encontro da Moda (SV Eventos). A 1ª edição deverá contar com uma média de 350 expositores de moda íntima, feminina, masculina, praia e fitness. Para chegar ao novo formato, o Salão Lingerie Brasil passará a agregar três novos segmentos - praia, fitness e tecidos - e, através de parceria com o Salão da Moda Masculina, passa a contar também com os confeccionistas do grupo em sua área de exposição. Paralelamente, no pavilhão anexo, acontecerá o 36º Encontro da Moda Feminina.

As previsões são as mais otimistas. “Este também é um fato inédito no setor de feiras têxteis no Brasil: a união de diversos promotores, que mantêm o gerenciamento autônomo de seus respectivos eventos, com o objetivo de atender a demanda do mercado por um evento de negócios que ofereça um completo mix de produtos para os lojistas”, diz Ana Flores, diretora da New Stage, empresa responsável pelos segmentos de moda íntima, fitness, praia e tecidos da próxima semana de moda comercial paulistana.

No total, serão aguardados mais de 30 mil compradores de todo Brasil e exterior.
 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Data de publicação: 30/09/2008

Conteúdo relacionado


Exclusivo: Beleza Afro na Fevest
As modelos Stefanie Durval, de 22 anos, e Natalia Sant’Anna, de 19 anos, têm muito a dizer. Nascidas em comunidades cariocas, elas sabem muito bem que o Brasil está longe de ser um país sem preconceito – e sentem isso no mundo da moda, que aceita a beleza afro desde que “esbranquiçada”, com cabelo raspado ou alisado. Donas de uma vasta cabeleira com todo o poder da raça negra, dizem que se sentem um pouco responsáveis por um desafio a este estabelecimento e se preparam para chacoalhar o setor depois de uma apresentação aplaudidíssima na Fevest 2015, que as convidou depois de um concurso para modelos no Rio de Janeiro.  2015-08-03 - Tags: fevest 2015 fevest stefanie durval natalia sant’anna

Nova Friburgo Oversized
Desfiles da Fevest apostam em cortes maiores com perfume dos anos 30. Moda íntima masculina também ganha traços mais conservadores com predominância às cuecas boxer  2015-08-03 - Tags: nova friburgo fevest moda intima

Uma moda praia up to date
Segundo o filósofo alemão Friedrich Nietzsche, existem duas formas de beleza, a "beleza apolínea", fundada na harmonia e na serenidade e a "beleza dionisíaca", que é desregrada, provocante e visceral. A moda praia do verão 2015, sem dúvida nenhuma está elegante.  2014-07-10 - Tags: spfw moda praia beachwear itt 94

Façam suas apostas
Um Verão 2007/08 vibrante, com cores reforçadas e formas fáceis de vestir. A temporada é elegante, mas traz um certo drama reinventado.  2012-02-27 - Tags: verao fashion week

Salão Lingerie e Fevest apresentam as novidades da moda íntima "Made in Brazil"
Lançamentos da feira de moda íntima, praia e fitness de Nova Friburgo apostam em rendas e bijuterias como apelos da estação.  2008-09-30

O poder da beach couture
Acessórios luxuosos e recursos do prêt-à-porter e até da alta-costura renovam a moda-praia brasileira.  2008-09-30

Marca esportiva traz um pouco da Jamaica para o Brasil
A Confederação Brasileira de Vôlei apresentou, nas Olimpíadas de Pequim, a nova linha de uniformes das seleções masculina e feminina.  2008-09-30

Ultra inspiração européias
Mais uma vez o Salão Internacional de Lingerie e a Interfilière de Paris arrasaram no show de inspirações para a temporada 2008-2009 de bodywear.  2008-04-30

A moda íntima nacional no seu melhor
Efeitos naturais e cores esquentando o Inverno  2008-04-30

Invadindo praias estrangeiras atrás de novidades
As passarelas internacionais de beachwear – Miami, Los Angeles e Sidney – sinalizaram alguns comportamentos novos para uma praia contemporânea.  2008-04-30

O melhor da moda praia brasileira
A Hope, marca conhecida no mercado de lingerie, começa a se firmar também no segmento de moda-praia.  2008-04-30 - Tags: .

Os toques esportivos que vamos importar
Eleita mais uma vez pela imprensa internacional e pelos críticos do setor como a criadora mais versátil do activewear,Stella McCartney foi a grande estrela da Fashion Week de Londres, apresentando sua nova coleção.  2008-04-30

A alta do activewear no outono-inverno
De bem com a vida!  2008-04-30

Eventos abrem cada vez mais espaço para a moda fitness
Grafismos hi-tech e apostas.  2007-12-01

O melhor de Lyon apontando tendências
Direto de Lyon  2007-11-30

Um 2008 com peças sexies e modeladoras
O ponto alto da Lingerie nacional  2007-11-30

As apostas para a Primavera-Verão 08/09
Os grandes eventos internacionais europeus apresentam suas inspirações para uma moda-praia cheia de estilo.  2007-11-30

Maiôs, biquinis, bermudões e sungas 2008
Em todas as campanhas das grifes de modapraia, o calor – cada vez mais escaldante em virtude do aquecimento global.  2007-11-30

Confirmações das grifes active para o alto verão
Passarelas tímidas para um segmento que explode.  2007-11-30

Inspirações cada vez mais ousadas e sensuais
Grandes referências da moda internacional emprestam um olhar especial à lingerie feminina e lançam peças de passarela sugerindo o uso do bodywear cada vez mais aparente.  2007-08-31 - Tags: .