Language
home » lingerie / praia / fitness » Íntima ao esportivo » desfiles

Desfiles

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

O poder da beach couture

Beach couture 40 graus
Acessórios luxuosos e recursos do prêt-à-porter e até da alta-costura renovam a moda-praia brasileira
 

Água de côco

Grifes e estilistas aproveitam a estação mais quente do ano para redefinir o jeitinho brasileiro de fazer moda-praia. Além dos novos mandamentos em maiôs, biquínis e sungas, as marcas investem em complementos e acessórios que fazem da moda-praia brasileira a mais poderosa do planeta. A seguir, um resumo das principais propostas apresentadas na Fashion Rio e na São Paulo Fashion Week para o verão 2008/2009.

Água de Coco
Perfume tropical em estampas de folhas, aplicações de pedras e acessórios étnicos valorizam ainda mais a proposta sexy da marca. Ao lado dos maiôs e biquínis, os minivestidos com volume, usados como saída de praia, e as peças com drapeados entram na lista das criações mais sofisticadas da grife.



Blue Man
A diversidade dá o tom do verão da Blue Man, marca de David Azulay. À modelagem esportiva são somadas as referências étnicas e os anos 1970. Destaque param as sobreposições fake e o efeito tromp l’oeil. O uso de listras e o mix de texturas diferentes numa única peça, quase patchwork, tornam o beachwear marcante e exclusivo.

   


Cia Marítima
De volta aos 70, a marca de Benny Rosset aciona tie-dyes, cashmère e chevrons tipo Missoni no beachwear, mas também fortalece complementos como plataformas de salto de madeira e os acessórios metálicos. Maxipantalonas são usadas como saídas de praia no melhor estilo hippie chic.

   


Lenny
Chique como sempre, a marca de DNA carioca apresenta uma moda-praia cheia de recortes, aplicações e muitos drapeados. Para praias sofisticadas, minibatas e vestidos em camadas de linho são as novas saídas de praia. Assim como os maiôs de um ombro só, estrelas da coleção, a estamparia, que distribui pontos de luz em maiôs e biquínis, reforça o glamour low profile da Lenny.

   


Luiza Bonadiman
Com todas as fichas apostadas na feminilidade dos babados – usados em camadas e distribuídos pelas peças de 1001 maneiras – e o uso de materiais inusitados, o resultado não poderia ser outro: uma moda-praia nada óbvia, cheia de inovações.

   


Movimento

Novas amarrações, drapeados e babados aparecem reinterpretados com clima sofisticado na praia da Movimento. Além do apelo étnico e tropical, a coleção também ganha ares utilitários com influência oriental e militar.



Neon
Looks ultracoloridos ou estampados, com influência tribal, abstrata ou primitiva, moldam o verão da Neon. As peças, porém, continuam impregnadas com o apelo jet-setter que deu fama à grife. A silhueta, por exemplo, vem alongada, justa e mais sensual. Em parceria com a marca Lygia & Nanny, responsável pela produção da linha praia, a Neon apresenta um beachwear múltiplo e sexy, povoada por índias brasileiras, havaianas, tahitianas e outras musas.

   


Poko Pano
Numa combinação interessante, a coleção de Paola Robba volta aos anos 50 e traz referências do universo lingerie para a moda-praia. Tons pastel, românticos e lavados são distribuídos pela maioria das peças. A inspiração musical (seria a Bossa Nova?) se transforma em partituras em estampas de maiôs e biquínis marrons. O lado sexy é reforçado pelo espírito Pin Up, com sutiã meia-taça – eleito a peça-coringa do verão.



Salinas
Tons claros, temas lúdicos e divertidos e materiais inesperados (como o tule) definem a coleção Salinas. Alegres e joviais, as cores fluo também aparecem sem cerimônias.


 
 
Ponto de vista
Editores opinam sobre a moda-praia do verão 2008/09

Mais sofisticação
Qual o maior destaque da moda-praia brasileira do verão 2008/09?
A modelagem dos tops, que aparecem recheados de drapeados, plissados os recortes inesperados. A alça de um ombro só também aparece bastante.

Como está o atual momento e para onde caminha a moda-praia brasileira?
A moda brasileira vai bem, obrigada! Experimenta novos materiais, modelagens e estilos novos para as brasileiras, que antes usavam apenas biquininhos mini e com estampas de frutinhas, coqueiros e outros motivos obviamente praianos. Estamos mais sofisticados, e isso é muito bom.

Maria Prata - Editora de moda da Revista Vogue Brasil - www.prataporter.com.br



Mais tecnologia
Qual o maior destaque da moda-praia brasileira do verão 2008/09?
Água de Coco fez a melhor coleção. Mas é preciso mencionar o uso de novos tecidos tecnológicos, que possibilitaram trabalhar volumes perfeitos (como drapeados e plissados) e o uso de aplicações, bijus e até jóias na moda-praia.

Como está o atual momento e para onde caminha a moda-praia brasileira?
A moda-praia está buscando o meio termo entre o padrão brasileiro e o global. Por isso, vimos especialmente calcinhas maiores. Também o conceito beach couture começa a ser trabalhado nas coleções. É um paralelo do que as “biquineiras” fizeram no passado; agora são garotas bem nascidas que começam a fazer linhas exclusivas e luxuosas de biquínis, com uma estrutura melhor.

Lilian Pacce - Editora de moda e apresentadora do GNT Fashion - www.lilianpacce.com.br



Mais desejável
Qual o maior destaque da moda-praia brasileira do verão 2008/09?
A Rosa Chá e a Blue Man são os destaques, pela criatividade das formas.

Como está o atual momento e para onde caminha a moda-praia brasileira?
Embora a moda-praia masculina devesse ter mais destaque nas temporadas de verão das semanas de moda brasileira, a feminina vive um bom momento e tende a ser cada vez mais importante para o posicionamento brasileiro no espaço internacional da moda. O mundo não espera dos estilistas brasileiros um novo luxo, embora o país possa fazê-lo, às vezes, muito bem. O que o mundo espera do Brasil é que ele faça o melhor e mais desejável beachwear – que não consiste apenas nos biquínis, mas numa grande gama de produtos.

Alcino Leite Neto - Editor da Revista Moda do jornal Folha de São Paulo
 

SAIBA O QUE ESTÁ EM ALTA

Novas formas
Volumes redesenham a sensualidade brasileira do verão. A modelagem troca a ousadia pela discrição comedida, provocante ou romântica nesta estação. Tudo está no lugar e valoriza a feminilidade através de pequenos e grandes detalhes. Calcinhas têm laterais duplas ou vazadas; amarrações assimétricas. Para os tops, influência dos esportes ou sinalizações delicadas com pregas e babados. Nos maiôs, cavas comportadas são coordenadas a recortes sinuosos e decotes corretos, de ombro a ombro ou de um ombro só.

TOTEM
 
LYGIA&NANNY


Volumes
Os mais comentados e onipresentes são os babados e drapeados. Mas também há espaço para as pregas, transparências, laços, franzidos e sobreposições, utilizados como elementos estratégicos no beachwear.

SALSA
 
SOMBRA E ÁGUA FRESCA


Estampas
Perfume étnico, com técnicas como tie dye, animal print e o uso de paisagens tropicais são os destaques da temporada. O espírito hippie chic é reinterpretado também nos complementos.

AGUA DOCE
 
SOMBRA E ÁGUA FRESCA


Cores
As tonalidades áridas, terrosas e arenosas, marcam presença nas coleções. Quando o apelo é hippie chic, surgem roxos misturados a outras cores impactantes. No apelo romântico, os tons pastel entram no centro das atenções. O verão 2008/09 tem espaço ainda para verdes, azuis, vermelhos e a dupla preto e branco.

SOMBRA E ÁGUA FRESCA
 
LYGIA&NANNY

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Data de publicação: 30/09/2008

Conteúdo relacionado


Exclusivo: Beleza Afro na Fevest
As modelos Stefanie Durval, de 22 anos, e Natalia Sant’Anna, de 19 anos, têm muito a dizer. Nascidas em comunidades cariocas, elas sabem muito bem que o Brasil está longe de ser um país sem preconceito – e sentem isso no mundo da moda, que aceita a beleza afro desde que “esbranquiçada”, com cabelo raspado ou alisado. Donas de uma vasta cabeleira com todo o poder da raça negra, dizem que se sentem um pouco responsáveis por um desafio a este estabelecimento e se preparam para chacoalhar o setor depois de uma apresentação aplaudidíssima na Fevest 2015, que as convidou depois de um concurso para modelos no Rio de Janeiro.  2015-08-03 - Tags: fevest 2015 fevest stefanie durval natalia sant’anna

Nova Friburgo Oversized
Desfiles da Fevest apostam em cortes maiores com perfume dos anos 30. Moda íntima masculina também ganha traços mais conservadores com predominância às cuecas boxer  2015-08-03 - Tags: nova friburgo fevest moda intima

Uma moda praia up to date
Segundo o filósofo alemão Friedrich Nietzsche, existem duas formas de beleza, a "beleza apolínea", fundada na harmonia e na serenidade e a "beleza dionisíaca", que é desregrada, provocante e visceral. A moda praia do verão 2015, sem dúvida nenhuma está elegante.  2014-07-10 - Tags: spfw moda praia beachwear itt 94

Façam suas apostas
Um Verão 2007/08 vibrante, com cores reforçadas e formas fáceis de vestir. A temporada é elegante, mas traz um certo drama reinventado.  2012-02-27 - Tags: verao fashion week

Salão Lingerie e Fevest apresentam as novidades da moda íntima "Made in Brazil"
Lançamentos da feira de moda íntima, praia e fitness de Nova Friburgo apostam em rendas e bijuterias como apelos da estação.  2008-09-30

O poder da beach couture
Acessórios luxuosos e recursos do prêt-à-porter e até da alta-costura renovam a moda-praia brasileira.  2008-09-30

Marca esportiva traz um pouco da Jamaica para o Brasil
A Confederação Brasileira de Vôlei apresentou, nas Olimpíadas de Pequim, a nova linha de uniformes das seleções masculina e feminina.  2008-09-30

Ultra inspiração européias
Mais uma vez o Salão Internacional de Lingerie e a Interfilière de Paris arrasaram no show de inspirações para a temporada 2008-2009 de bodywear.  2008-04-30

A moda íntima nacional no seu melhor
Efeitos naturais e cores esquentando o Inverno  2008-04-30

Invadindo praias estrangeiras atrás de novidades
As passarelas internacionais de beachwear – Miami, Los Angeles e Sidney – sinalizaram alguns comportamentos novos para uma praia contemporânea.  2008-04-30

O melhor da moda praia brasileira
A Hope, marca conhecida no mercado de lingerie, começa a se firmar também no segmento de moda-praia.  2008-04-30 - Tags: .

Os toques esportivos que vamos importar
Eleita mais uma vez pela imprensa internacional e pelos críticos do setor como a criadora mais versátil do activewear,Stella McCartney foi a grande estrela da Fashion Week de Londres, apresentando sua nova coleção.  2008-04-30

A alta do activewear no outono-inverno
De bem com a vida!  2008-04-30

Eventos abrem cada vez mais espaço para a moda fitness
Grafismos hi-tech e apostas.  2007-12-01

O melhor de Lyon apontando tendências
Direto de Lyon  2007-11-30

Um 2008 com peças sexies e modeladoras
O ponto alto da Lingerie nacional  2007-11-30

As apostas para a Primavera-Verão 08/09
Os grandes eventos internacionais europeus apresentam suas inspirações para uma moda-praia cheia de estilo.  2007-11-30

Maiôs, biquinis, bermudões e sungas 2008
Em todas as campanhas das grifes de modapraia, o calor – cada vez mais escaldante em virtude do aquecimento global.  2007-11-30

Confirmações das grifes active para o alto verão
Passarelas tímidas para um segmento que explode.  2007-11-30

Inspirações cada vez mais ousadas e sensuais
Grandes referências da moda internacional emprestam um olhar especial à lingerie feminina e lançam peças de passarela sugerindo o uso do bodywear cada vez mais aparente.  2007-08-31 - Tags: .