Language
home » eventos »

Últimas notícias

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Trama afetiva destaca a economia circular no processo da criação colaborativa

Promovido pela Fundação Hermann Hering, projeto que inicia suas atividades no dia 20/08, no Centro Cultural São Paulo (CCSP), se consolida como uma plataforma de estudos práticos da economia afetiva e seus impactos socioculturais. Com o tema "Um novo passo rumo à Economia Circular", o projeto Trama Afetiva chega a sua 3ª edição propondo uma verdadeira imersão sensorial e criativa a 10 participantes previamente selecionados com interesse em novos processos colaborativos e sustentáveis de upcycling nas áreas de moda e design. 

"Neste ano, o desafio será trabalhar criativamente e colaborativamente com uma nova matéria-prima - um feltro feito a partir da desfibração de peças que retornam por motivo de trocas realizadas nas lojas da Cia. Hering -, que é submetida a um novo processo de tecelagem industrial com a tecnologia da empresa paulista Feltros Santa Fé", revela Jackson Araujo, que divide a direção criativa e de conteúdo do projeto com Luca Predabon.

É com esse material que os participantes terão que desenvolver novos produtos aliando qualidade, design e sustentabilidade. A técnica do upcycling - que se carateriza por transformar um material a ser descartado em um item com maior valor agregado e nova destinação de uso -, é uma das bases da Economia Circular que, em contraponto aos processos produtivos lineares, defende a utilização de resíduos como insumos para a produção de novos produtos.

"Esse novo feltro é reciclado e reciclável por até duas vezes antes de virar material para a construção de jardins verticais", afirma Luciano Amado, diretor comercial da Feltros Santa Fé, idealizador do processo de feltragem que se baseia em cinco premissas denominadas 5R: "Reduzir, recuperar, reutilizar, reaproveitar e realocar".

"Mediante esse cenário, o Trama Afetiva traz uma nova proposta que busca uma evolução na metodologia de construção e disseminação de processos criativos que potencializem a cultura empreendedora, o design como ativismo, a gastronomia sem desperdício, a economia circular e, por consequência, a logística reversa", resume Jackson Araujo. "São temas que se encontram em perfeita sintonia com o entendimento da matriz 4D da sustentabilidade que privilegia o socialmente justo, o ecologicamente correto, o economicamente viável e o culturalmente aceito", acrescenta.

Segundo Araujo, a ideia é promover a atualização das forças criativas, produtivas e de saberes manuais, de forma a apontar novos caminhos para a cultura de moda e design baseados nos processos inovadores de ressignificação que conferem um novo ciclo útil para os resíduos da indústria têxtil.

Atividades abertas

Entre os dias 20 a 23 de agosto, os 10 selecionados participam de uma série de atividades - com tutoria criativa dos designers Patrícia Centurion, Itiana Pasetti, Eduardo Borém e Jorge Feitosa -, que inclui oficinas, exposição, masterclass, painéis e workshop, culminando, no último dia, com uma mostra dos itens produzidos durante a realização do projeto.  

 

Outra atividade gratuita e que prevê inscrição prévia de interessados nos temas relacionados à co-criação em Design Gráfico é a Oficina Retratos. Serão 30 vagas distribuídas em três workshops que abordarão o design de superfície e estamparia digital. Durante os quatro dias de atividades no Centro Cultural São Paulo, o público em geral também poderá participar de aulas magnas, painéis de debate, performances e exposições de arte, cinema, apresentações musicais e oficinas, assim como ter acesso ao conteúdo gerado durante o decorrer do projeto através de transmissões por streaming pelas redes sociais. 

O resumo de todo o trabalho, reunindo o conteúdo e metodologias desse novo paradigma de produção e consumo, será alvo de uma publicação a ser distribuída, gratuitamente, para escolas públicas e entidades privadas sem fins lucrativos voltadas para a educação e arte, assim como disponibilizada para download gratuito na internet.

"O Trama Afetiva pretende atuar, significativamente, na valorização da afetividade no sentido de empoderar pessoas a ocuparem novos papéis na sociedade por meio da educação informal e do compartilhamento de conhecimento e aprendizados práticos, inspirando mudanças que possam potencializar a Economia Circular como uma importante linha de pensamento e ação na transformação dos modos de produzir e, por consequência, de consumir", finaliza Araujo.

Para Amelia Malheiros, gestora da Fundação Hermann Hering, o setor de moda tem um importante papel a cumprir mediante as novas demandas do processo de produção e consumo. "Novos valores e, por consequência, novos comportamentos são necessários para lidar com questões complexas. Nesse contexto, a indústria de moda torna-se uma alavanca poderosa de transformação social. A 3ª edição do Trama Afetiva é, para a Fundação Hering, a certeza de que é possível ressignificar, abrir portas e potencializar a moda para o novo mundo", analisa a executiva.

Gerente de Negócios da Epson, apoiadora oficial do Trama Afetiva, Evelin Wanke avalia a parceria com o projeto como uma "oportunidade de reforçar a conexão que temos com causas ambientais". Segundo Evelin, a empresa tem como um dos principais princípios "criar produtos melhores para um futuro melhor e, no setor têxtil, queremos evidenciar que há um novo caminho a ser seguido com tecnologias que reduzem o impacto ambiental por meio da otimização da produção e redução do desperdício"

Programação Trama Afetiva gratuita e aberta ao público

 Dia 20 de agosto (terça-feira)

Sala Jardel Filho

10h00 - Abertura com Amélia Malheiros (Gestora da Fundação Hering) e Fabio Tolosa (Gerente de Produto Têxtil da Epson do Brasil).

10h30 - Economia Afetiva como micropolítica de transformação - com Jackson Araujo e Luca Predabon (Diretores Criativos e de Conteúdo do Trama Afetiva).

10h45 - Masterclass Economia Circular - com Carla Tennenbaum (Representante da metodologia Craddle 2 Craddle no Brasil).

11h15 - Painel: O poder da Lógica Circular - com Lucas Corvacho + Jonas Lessa (Retalhar), Patricia Centurion (I-DID/Holanda), Adriana Tubino + Itiana Pasetti (Revoada), Luciano Amado (Diretor Comercial da Feltros Santa Fé). Mediação: Marina Colerato (Portal Modefica).

 Espaço Flávio de Carvalho

12h00 - Exposição Nós - Resultado criativos do Trama Afetiva Edição 2018.

 Dia 21 de agosto (quarta-feira)

 Sala Jardel Filho

10h00 - Masterclass: Lugar de Fala - com Fióti (CEO da Laboratório Fantasma).

10h30 - Painel Moda com Ativismo - Vicente Perrota (designer e ativista dos corpos transvestigêneres), Flavia Aranha (designer e estilista), Flavia Durante (jornalista e criadora da feira PopPlus), Pri Bertucci (Fundador e CEO do [SSEXBOX]), Carol Gavazzi (publicitária e diretora da Agência Matilda.My) e Regina Ferreira (ex-modelo e CEO da HUTU Casting). Mediação: Karlla Girotto (artista e doutoranda do Núcleo de estudos da Subjetividade PUC/SP).

Espaço Oficinas

15h00 - Oficina Retraços com Fabio Maca (Caligrafia como ferramenta de autoconhecimento)* - * Limitada a 10 participantes com inscrições na semana do evento via Sympla.

Espaço Flávio de Carvalho

18h00 - Exposição de fotos "Travesti Viva", de Danilo Sorrino, fotógrafo-artista que desenvolve linha de estudos sobre o movimento LGBTQIA+, apresentando cenas e personagens dos desfiles performáticos da estilista-ativista Vicente Perrota. A atividade inclui exposição de roupas de Vicente Perrota e vídeo-entrevista com o estilista.

Dia 22 de agosto (quinta-feira)

Sala Jardel Filho

10h00 - Masterclass Empreendedorismo Cívico - Magnólia Costa (diretora de relações institucionais da plataforma Humanitas 360)

10h30 - Painel: Aprendizados para a Liberdade – com Celina Hissa (designer criadora da marca Catarina Mina), Katia Ferreira (empreendedora social criadora da marca Apoena e diretora do Instituto Cultural Proeza), Gustavo Silvestre (designer criador do projeto Ponto Firme). Mediação: Elisângela Chitero (Gestora de Comunicação Institucional, Cultura e Sustentabilidade da Cia. Hering).

Espaço Oficinas

15h00 - Oficina Retraços com Rita Wainer*. *Limitada a 10 participantes com inscrições na semana do evento via Sympla.

 Sala Jardel Filho

18h00 - Filme "O Amanhã Chegou", dirigido por Renata Simões, que trata sobre como podemos mudar o jogo da devastação por meio do consumo consciente e educação ambiental compreendendo os selos de certificações sustentáveis existentes nos produtos e serviços oferecidos. *Após projeção, conversa com a diretora.

Dia 23 de agosto (sexta-feira)

Sala Jardel Filho

10h00 - Masterclass Comida Invisível - com Dani Leite (criadora e diretora da plataforma Comida Invisível).

10h30 - Painel Lixo ou Desperdício? - com Samantha Souza (gerente de impacto social da plataforma de gastronomia social Gastromotiva); Sergio Bispo (catador referência em logística reversa e líder do projeto Kombosa Seletiva), Henrique Ruiz (coordenador do aplicativo Cataki). Mediação: Dani Leite (Comida Invisível).

Espaço Oficinas

15h00 - Oficina Retraços com Vitor Cesar (Linguagem Gráfica e a Linguagem da Cidade)*. *Oficina limitada a 10 participantes com inscrições na semana do evento via Sympla.

Espaço Flávio de Carvalho

19h00 - Exposição: Resultado criativo Oficina Trama 2019.

Sala Adoniran Barbosa

20h00 - Show de encerramento: Novos Gêneros - Apresentação de artistas expoentes da nova cena musical paulistana que se destacam como representantes de novas linguagens sonoras e corporeidades políticas: JUP, Kaique Theodoro, Mia Badgyal e Laysla.

 Saiba mais: http://fundacaohermannhering.org.br/new/funda%c3%a7%c3%a3o/-inscricoes-abertas-trama-afetiva-2019

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: NAMÍDIA Comunicação
Fotos: Aterro Filmes

Data de publicação: 05/08/2019

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Vem aí a nova edição da feira internacional de têxteis e vestuário 2020
CEO da CEMS Global anuncia as datas das feiras para a indústria têxtil em 2020 onde compradores brasileiros encontrarão fornecedores internacionais de vestuário, fios, tecidos, corantes e química têxtil. De 20 a 22 de outubro em São Paulo, acontecerão três feiras simultâneas no melhor ponto de encontro para quem quer fazer bons negócios.  2020-02-17 - Tags: dye chem expo america latina cems global pro magno

Agreste Tex 2020 terá espaço exclusivo para startups
No caminho da evolução dos novos modelos de negócios, o Febratex Group inclui na programação da Agreste Tex 2020 um espaço exclusivo para startups. Com realização dos dias 24 a 27 de março, no Polo Caruaru, o evento apresenta o Startup Corner, voltado a conectar pessoas e empresas que realizam negócios e promovem o crescimento no setor têxtil.  2020-02-14 - Tags: agreste tex febratex group startups programaçao roupas venda atacado

FESPA Digital Printing movimenta mercado de impressão digital
A pouco mais de um mês para o início da FESPA Digital Printing – que acontece de 18 a 21 de março no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo – as expectativas são altamente positivas, conforme relata Alexandre Keese, diretor da FESPA Digital Printing.  2020-02-13 - Tags: fespa digital printing alexandre kesse 2020 expo center norte

Febratex anuncia novidades para sua 17ª edição em Blumenau
A Febratex 2020, uma das maiores feiras do mundo para a indústria têxtil e a maior das Américas, já tem data marcada: será de 18 a 21 de agosto, no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC). Nesta 17a edição, o evento terá diversas novidades.  2020-02-12 - Tags: febratex conecta febratex group summit green circle citeve

Três feiras na Argentina deverão movimentar a cadeia têxtil na região
O evento mais importante da indústria têxtil argentina volta com uma nova edição, repleta de propostas e experiências para cada setor. A Emitex - Feira Internacional de Fornecedores para a Indústria de Vestuário; a Simatex - Feira Internacional de Máquinas Têxteis e a Confemaq - Feira Internacional de Máquinas para Vestuário serão realizadas simultaneamente no Centro Costa Salguero, envolvendo toda a cadeia de valor da indústria.  2020-02-07 - Tags: messe frankfurt texpertise network esc 2020 messe frankfurt argentina confemaq simatex

Première Vision Paris anuncia um novo calendário para 2021
A Première Vision Group, uma das principais empresas do setor de moda criativa do mundo, alterou o calendário do seu principal evento, o Salão Première Vision Paris, a partir de 2021. O lançamento das coleções Primavera/Verão 22/23 será de 2 a 4 de fevereiro; e para as coleções Outono-Inverno, de 6 a 8 de julho.  2020-02-07 - Tags: premiere vision group primavera verao moda salao paris

Agreste Tex apresentará palestras e novidades tecnológicas em Caruaru
A capital do Agreste de Pernambuco, Caruaru, recebe mais uma edição da Agreste Tex. A feira de máquinas, serviços e tecnologias para a indústria têxtil e de confecção chega à sua quinta edição, de 24 a 27 de março.  2020-02-06 - Tags: agreste tex caruaru febratex group pernambuco

Emergência mundial de saúde adia feiras têxteis na China
A Messe Frankfurt anunciou hoje que suas três feiras têxteis - Intertextile Shanghai Apparel Fabrics – Spring; Yarn Expo Spring e Intertextile Shanghai Home Textiles – Spring , que seriam realizadas de 11 a 13 de março no Centro Nacional de Exposições e Convenções, em Xangai, na China, foram adiadas para uma data ainda não confirmada.  2020-02-03 - Tags: messe frankfurt intertextile shanghai apparel chic

Fenin Frashion Gramado apresenta coleções O/I para o varejo de moda
De 28 a 31 de janeiro, acontece no Serra Park, em Gramado (RS), a 24ª edição da Fenin Fashion Gramado, edição Outono/Inverno 2020, dedicada para lojistas de confecção.  2020-01-31 - Tags: serra park gramado fenin fashion ecossistema textil america latina

Denim Première Vision confirma edições em Milão e Berlim
As cidades de Milão e Berlim serão palco do próximo salão Denim Première Vision. O anúncio foi feito após a bem-sucedida edição de Londres, realizada em dezembro de 2019, onde o evento foi descrito pelos organizadores como "dinâmico" e seu “conceito itinerante” mostrou-se bastante atraente para a indústria de jeans.  2020-01-31 - Tags: denim premiere vision milao berlim londres jeans industria

Maior feira de denim da Índia amplia horizontes em Mumbai
A economia da Índia deve crescer mais de 8% ao ano até 2025. O país vem mudando estruturalmente nos últimos anos com crescimento de 19% da classe média, que adicionou novos consumidores ao mercado interno. Este crescimento tem motivado a indústria têxtil indiana que já se prepara para a Denim Show, que acontecerá de 19 a 21 de março, no Bombay Exhibition Center em Mumbai.  2020-01-29 - Tags: economia denim show bombay mumbai nova delhi

São Paulo recebe edição do Retail Trends Pós NRF 2020
Após oito dias de maratona intensa de atividades exclusivas e palestras sobre o NRF Retail’s Big Show, em Nova York, a GS&MD Conteúdo e Relacionamento, empresa do Grupo GS& Gouvêa de Souza (que foi aos Estados Unidos para analisar os conteúdos e novidades do Big Show) realiza um road show exclusivo pelas principais capitais brasileiras.  2020-01-29 - Tags: nrf retail big show nova york gsmd retail trends nrf 2020

Etiópia se prepara para receber a maior feira de tecnologia têxtil da África
Com o tema 'Prosperidade por meio da tecnologia', a ITME Africa 2020 será realizada no Millennium Hall, Addis Abeba, capital da Etiópia, de 14 a 16 de fevereiro. As entidades India ITME Society, International Trade Center (ITC-ONU) de Genebra e a Câmara de Comércio e Associações Setoriais da Etiópia (ECCSA), se reuniram para organizar a feira, com objetivo de incentivar e facilitar acordos bilaterais, colaborações regionais e intra regionais para estimular o comércio e o investimento no setor têxtil.  2020-01-28 - Tags: itme africa india itme society addis abeba universidade bahir dar indian institute of technology

Colombiatex: a feira têxtil que liga a América Latina ao mundo
Com o compromisso de um setor têxtil-vestuário mais sustentável, a Inexmoda encerrou a 32ª edição da Colombiatex de las Américas, realizada de 21 a 23 de janeiro, em Medellín. Durante a feira, 546 expositores de 21 países apresentaram suas inovações em termos de sustentabilidade e tecnologia.  2020-01-27 - Tags: colombiatex inexmoda medellin americas tecnologia sustentabilidade

55ª FIT 0/16 será realizada em abril no Expo Center Norte
O principal evento de moda e produtos do setor infantil na América Latina contará com desfiles, palestras e tem expectativa de trazer mais de 10 mil lojistas de todo o Brasil e mais de 350 marcas expositoras.  2020-01-27 - Tags: fit evento america atina infantil produtos moda infantojuvenil pueri expo puericultura expo center norte

Acic celebra parceria para realização de mais uma edição da Agreste Tex
Em sua 5ª edição a Agreste Tex promete levar ao Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco todas as novidades tecnológicas da indústria têxtil. Com uma estimativa de injetar mais de R$ 300 milhões na economia da região, a feira será realizada de 24 a 27 de março, no Polo Caruaru, numa realização da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e promoção do Febratex Group.  2020-01-24 - Tags: evento agrestetex acic febratex polo caruaru

Colombiatex mostra força do setor têxtil e confecção com a presença de autoridades
Foi inaugurada ontem (21 de janeiro) a 32ª edição da feira Colombiatex de las Américas, na Plaza Mayor Medellín, evento que ocorrerá até o próximo dia 23, reunindo cerca de 530 expositores e 15.300 compradores de 50 países. A cerimônia de abertura contou com a presença de Saúl Pineda Hoyos, vice-ministro de Desenvolvimento de Negócios; Maritza López Parra, Secretária de Produtividade e Competitividade de Antioquia e Daniel Quintero Calle, prefeito de Medellín, entre outras autoridades nacionais e locais que acompanharam Carlos Eduardo Botero Hoyos, presidente executivo da Inexmoda, promotora da feira.  2020-01-22 - Tags: colombiatex de las americas colombiatex 2020 saul pineda hoyos maritza lopez parra eduardo botero hoyos diana osorio inexmoda

Inspiramais encerra 20ª edição e confirma uma década de incentivo à moda nacional
Aconteceu dias 14 e 15 de janeiro, em São Paulo, o Inspiramais - Salão de Inovação e Design de Materiais. Completando uma década de excelência, o único evento do gênero na América Latina, reafirma o compromisso de impulsionar a indústria de moda nacional, enfatizando a importância de trabalhar a sustentabilidade, aliada a inovação e tecnologia, em resposta a realidade de um mercado em constante movimento.  2020-01-21 - Tags: inspiramais salao de inovacao design moda nacional

Colombiatex 2020 abre as portas para sustentabilidade, tendências e negócios
Considerada a plataforma de tendências e negócios mais importante para o setor têxtil e de confecções da América Latina, a Colombiatex de las Americas 2020, que está em sua 32ª edição, acontece de 21 a 23 de janeiro na Plaza Mayor Medellín. A feira focará sobre a importância de uma indústria mais sustentável, por meio de cenários de conhecimento e exposição de empresas líderes no mercado.  2020-01-20 - Tags: heimtextil colombia 2021 colombiatex de las americas 2020 plaza mayor medellin juan carlos yepes

Comprador sul-africano participa da Couromoda
A 47ª edição da Couromoda, mostra calçadista que aconteceu no Expo Center Norte, em São Paulo/SP, entre os dias 13 e 15 de janeiro, foi palco para mais uma edição do Projeto Comprador Vip.  2020-01-20 - Tags: couromoda comprador sul-africano brasil abicalçados apex