Language
home » eventos »

Últimas notícias

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Sustentabilidade e ESG no mercado da moda são destaques do Fórum FutureTêxtil na FuturePrint

Uma das atrações da feira FuturePrint, realizada de 20 a 23 de julho, no Expo Center Norte - São Paulo, foi o Fórum Future Têxtil que ofereceu aos participantes uma programação de palestras gratuitas sobre diversos aspectos a partir dos temas Design de Estampas Voltado para a Produção, Tendências e Tecnologias para a Indústria Têxtil, Estamparia Digital e Diversificação de Negócios no Têxtil. O evento também contou com a exibição de máquinas e produtos voltados para o mercado de impressão.

A feira reuniu mais de 600 marcas apresentando soluções abrangentes nas áreas de comunicação visual e sinalização, impressão digital têxtil, impressão 3D, corte e gravação, serigrafia, sublimação, decoração de interiores e sinalização digital. Além das palestras com abordagens práticas e técnicas para aumentar a eficiência nos processos de impressão digital em tecido, o público teve a oportunidade de tirar dúvidas com especialistas sobre tipos de impressões disponíveis e suas aplicações para iniciar ou ampliar sua estamparia têxtil digital.

A diretora da feira, Liliane Bortoluci, destacou que a euforia, por parte de expositores e visitantes, foi marcante ao longo da FuturePrint. “Havia muita expectativa e o resultado com os negócios concluídos foi muito positivo e superaram as expectativas, afinal, os visitantes encontraram o que vieram procurar: realizar negócios e conhecer lançamentos.”  Com a realização dos Fóruns, os participantes do evento puderam, na opinião de Liliane, conhecer novas perspectivas e caminhos para atuar no mercado. “Levamos muita informação técnica, para empreendedores e também para quem ainda está pensando em iniciar no setor”, disse.  

Tendências de mercado

Sustentabilidade na estamparia é uma temática que permeia a programação do Fórum. “Há uma atenção muito grande à sustentabilidade e à adoção de sistemas mais limpos de impressão em tecido. Por isso, os temas do Fórum são muito oportunos para o momento que vivemos, principalmente diante da alta necessidade de termos processos sustentáveis, que garantam um futuro melhor para o planeta e para as pessoas”, analisa o diretor técnico da ArtZone Arte & Tecnologia, Herculano Ferreira, um dos curadores do Fórum FutureTêxtil. 

“ESG no mercado da moda: boas práticas e competitividade” foi o tema abordado no Fórum pela cofundadora e diretora de marketing do Instituto Brasileiro de Moda (IBModa) Luciane Robic, que detalhou o que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e qual a importância dessa agenda na indústria da moda, destacando como a tendência do consumo consciente e sustentável tem estado cada vez mais presente no comportamento dos consumidores. “Este é um momento de tomada de ação para que possamos promover a mudança no processo produtivo”, afirmou Luciane. Segundo ela, ambientes como a FuturePrint são um espaço promissor para reflexões importantes sobre o processo produtivo na indústria têxtil. 

As etapas da produção na estamparia digital também foram abordadas no Fórum FutureTêxtil, desde a pesquisa de tendências até o desenvolvimento dos projetos. A designer de superfícies e estampas exclusivas Camilla Bologna tratou de tendências no processo de estamparia digital, novas formas de produzir e a transformação desse mercado. “Há uma tendência de estampas ultra coloridas, com diversos efeitos visuais, e o desenvolvimento de estampas a partir da modelagem, o que confere à peça um aspecto mais elaborado, original e único. As marcas querem os efeitos visuais que a estamparia digital oferece e esse setor está crescendo 15% a cada ano”, informa.

A presença do público mais técnico e interessado foi destacada pelo diretor-presidente da Agabê, Tarsis Carbone Bianchini, empresa que esteve presente com novidades e palestras no espaço Serigrafia em Ação, dentro da feira. “Todos estavam ansiosos pela volta aos eventos presenciais e nós recebemos muitos visitantes. Apresentamos como a serigrafia é versátil, apesar de muito técnica, sendo útil para grandes e pequenas empresas. Na FuturePrint levantamos a bandeira da serigrafia, com orientação técnica e muito profissionalismo.", acrescentou.

Novidades no setor têxtil

Os visitantes desta edição da FuturePrint encontram diversos lançamentos e inovações apresentados pelas empresas expositoras. A Delta Máquinas, presente pela primeira vez na feira, apresentou uma calandra que proporciona a padronização da termotransferência, conferindo alta qualidade na finalização da estamparia. A máquina também conta com um sistema especial de aquecimento que possibilita temperatura uniforme em toda a circunferência do cilindro térmico. “É uma solução de automação que alinha não só agilidade, mas qualidade em todo o processo, com uma padronização essencial para a indústria da moda.”, descreve Fábio Kreutzfeld, sócio-diretor da Delta Máquinas Têxteis, acrescentando que a calanda pode ser utilizada tanto para a sublimação em rolos quanto em peças cortadas e seu sistema de aquecimento e resfriamento é automatizado. “Ela possui opções de ajustes de temperatura, metragem e velocidade, contendo diversos dispositivos para garantir total aderência ao processo produtivo das empresas”, conclui.

Para o mercado têxtil, a Epson apresentou exemplares das impressoras de sublimação Epson SureColor F6370, a avançada Epson SureColor F10070H, equipada com seis cabeças de impressão, além da Epson SureColor F9470H, capaz de imprimir com cores fluorescentes. Na modalidade de impressão direta sobre peças prontas, a empresa também oferece duas opções de equipamento: a Epson SureColor F3070 e a Epson SureColor F2100.

A Kornit, representada pelo Grupo Bloom, mostrou soluções para o desenvolvimento de negócios. “Junto aos nossos parceiros, apresentamos  aos visitantes máquinas e insumos alinhados com alta tecnologia e sustentabilidade. São sistemas que proporcionam produção on demand, ou seja, a rápida impressão sem necessidade de estoque, com maior aproveitamento de tintas e zero desperdício. A redução do uso de água nos processos é outro destaque das nossas soluções. Promovemos a impressão limpa, de alta qualidade e definição, e altamente funcional, trazendo agilidade e lucratividade para os negócios.”, destaca o gerente de Marketing e Inteligência de Mercado do Grupo Bloom, Felipe Simeoni.

Em sua primeira participação na FuturePrint, a Falcon Têxtil lançou no evento a Linha ECO de tecidos esportivos inteligentes, produzidos com matéria-prima sustentável, mais especificamente fios reciclados a partir de garrafas PETs. “Trata-se de um desenvolvimento que exigiu amplo trabalho de pesquisa e inúmeros testes que resultaram na produção com alto valor agregado e qualidade premium, que contribuem diretamente para a melhora da performance de atletas e esportistas, além da beleza das tramas, toque macio, bom caimento e alta aceitabilidade à sublimação.”, afirma o CEO da Falcon, Fábio Oliveira.

A ROQ International exibiu na FuturePrint três lançamentos para o setor têxtil: a ROQ NEXT, máquina automática de impressão serigráfica, que traz qualidade, registro, versatilidade e velocidade; a ROQ Fold, que dobra qualquer peça de vestuário, com velocidade de processamento de 700 peças/hora, uma das mais rápidas do mercado. E a máquina de embalar ROQ PACK, concebida para diferentes tipos de peças de vestuário, que recebe a peça dobrada e produz um saco completo a partir de dois rolos de plástico.

Soluções para os empreendedores

A FuturePrint contou com um espaço Sala de Crédito destinado aos empreendedores de pequeno a grande porte, que buscaram soluções em crédito para impulsionar seus negócios. No local, os visitantes puderam encontrar informações de quatro instituições financeiras - Itaú Empresas, Desenvolve SP, Caixa Econômica Federal e Sicoob - para conhecer as opções disponíveis para o seu negócio. Segundo o coordenador de Assistência às Empresas da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), José Roberto Damasceno, esse foi um ambiente favorável ao empreendedor que busca soluções. “Nosso objetivo foi de reduzir custos e produzir novos produtos, oferecendo uma oportunidade para os negócios, principalmente após a pandemia, em um momento no qual as empresas estão ávidas por inovações. Realizamos atualização de dados, análise de limites e, enfim, a liberação do crédito.”

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) também esteve no evento com um ponto de atendimento, na qual especialistas puderam passar informações sobre empreendedorismo, créditos, fluxo de caixa, entre outras informações relevantes, além da realização de uma série de palestras. O analista de Negócios do Sebrae, Marcos Rabello, destacou que o objetivo da entidade foi esclarecer a importância do planejamento. Segundo ele, o índice entre os negócios de até dois anos passou de 54% para 77%. “Em boa parte, essa melhora se deve à ampliação do número de microempreendedores individuais (MEI). Quando os MEIs são excluídos dessa análise a taxa de sobrevivência cresce apenas quatro pontos percentuais, passando de 54% para 58%.”, detalhou Rabello.

Ele destacou que ao abrir a empresa, parte dos empreendedores não levantam informações importantes sobre o mercado. “Sessenta e um por cento não procuraram ajuda de pessoas ou instituições para abertura do negócio, 55% não planejaram como a empresa funcionaria e 50% não determinaram o lucro pretendido. Por isso é tão importante o desenvolvimento desta rede de informações, com atendimentos individuais para que possamos oferecer um caminho mais seguro sobre o mercado, com orientação e soluções de problemas.”, finalizou. Para mais informações, acesse: www.feirafutureprint.com.br

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: Attuale Comunicação
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 25/07/2022

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


18º Festlingerie começa dia 7 de setembro em Juruaia
O segundo semestre é sempre uma época acompanhada com olhos atentos por Juruaia, cidade mineira detentora de um dos mais importantes pólos da moda íntima do país. Localizado no sudoeste de Minas Gerais, o município possui cerca de 10 mil habitantes e mais de 200 fábricas de lingerie, que vendem, juntas, 2 milhões de peças por mês, especialmente, no atacado. Não é à toa que a Juruaia é conhecida como a capital da moda íntima.  2022-08-31

Exposição reúne bordadeiras da América Latina
O Instituto Cervantes São Paulo apresenta até o dia 16 de setembro a exposição Convite ao Pensamento, Têxteis e Vídeo Performance, uma mostra que reúne artistas têxteis da Argentina, Peru, Chile, Uruguai e Brasil. Com uma vídeo instalação de Mariangeles Blanco, uma mostra individual de Delia Dubroff, ambas argentinas, e uma coletiva - O bordado como traço - com autorretratos de 114 artistas, a exposição quebra o estereótipo do bordado como hobby e prova que é possível construir novas narrativas estéticas a partir da intervenção têxtil.  2022-08-26

Senac São Paulo promove evento gratuito de moda para conectar mercado profissional e estudantes
O Senac São Paulo promove no próximo dia 25 de agosto, a partir das 9h, o Talentos Senac Moda 2022, evento com foco em conectar estudantes e o mercado profissional. Criado em 2002 como uma oportunidade para apresentar os projetos finais dos estudantes dos cursos de graduação em Design de Moda - Estilismo e Modelagem, do Centro Universitário Senac, atualmente virou espaço para discutir temas emergentes do segmento e cultura.  2022-08-24

Evento em Londres recebe marcas brasileiras de moda
A Casa Brasil, evento inédito que tem o objetivo de proporcionar uma experiência completa de brasilidade para importadores e consumidores do Reino Unido, reunirá diversos segmentos da economia brasileira. O setor de moda estará presente por meio dos projetos setoriais desenvolvidos pelas entidades Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira dos Estilistas (Abest), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil).  2022-08-22

Sinditêxtil-SP realiza seminário 'Eficiência e Transição Energética' no setor têxtil nacional
No ano de comemoração dos 90 anos o Sinditêxtil-SP (Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de SP) realiza no próximo dia 23, a partir das 8h30, o seminário “Eficiência e Transição Energética”. O evento será 100% online e terá um dia inteiro de debates com empresários de toda a cadeia de produção e distribuição do setor têxtil paulista, especialistas e formadores de opinião.  2022-08-17

Digitalks Expo 2022 retoma formato presencial em sua 13ª edição
Nos dias 24 e 25 de agosto, acontece, no São Paulo Expo, o Digitalks Expo 2022, principal evento de negócios da economia digital e tecnologia, que traz uma programação rica e atual com as maiores referências do mercado no Brasil e no mundo. O evento, que espera repetir o sucesso da edição de 2019, – nos últimos dois anos aconteceu de forma online - abordará temas tais como Inteligência Artificial, Liderança, Marketing, ESG, Inovação, Criação de Conteúdo, Marketing e tendências, além de palestras e painéis sobre empreendedorismo, indústria, 5G, Metaverso, e-commerce, mercado financeiro, entre outros.  2022-08-16

ABCASA Fair traz novidades em home decor para 2022/2023
Com presenças especiais, como a do apontador de tendências global, WGSN, ABCasa Fair, acontece de 12 a 16 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo, apresentando lançamentos em Decoração, Têxtil, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, entre outros segmentos. Organizada pela associação oficial do setor, o evento reúne grandes indústrias e varejistas, sendo reconhecida como a maior feira do segmento na América Latina. Nesta edição está prevista a presença de mais de 40 mil visitantes. O evento é exclusivo para lojistas e profissionais do setor, como decoradores, designers de interiores, arquitetos, paisagistas e personal organizers.  2022-08-15

Feira Artesanal Nordeste reunirá artesãos e empresas de todo o país em Pernambuco
A 3a edição da Artesanal Nordeste, que será realizada no Centro de Eventos de Pernambuco, em Olinda, de 01 a 04 de setembro, acontece em clima de retomada das feiras de artes no Brasil. O evento reunirá cerca de 70 expositores da indústria, do comércio, artistas e ateliês de todo o país para apresentar as principais novidades ao mercado. Crochê, bordado, cerâmica, cartonagem, costura criativa, biscuit, patchwork, entre outras, são algumas das técnicas contempladas na feira.  2022-08-10

Conferência virtual debaterá carbono neutro na produção têxtil
A conferência virtual “Innovate: Zero Carbon”, que será realizada de 1 a 3 de novembro das 13:00 às 17:00 (UTC) via https://events.wtin.com/event , discutirá o que as empresas da indústria têxtil precisam fazer para alcançar o compromisso net-zero. Ela exige nada menos do que uma transformação completa de como fabricamos, consumimos e movimentamos nossos produtos.  2022-08-08

Expo Franchising ABF Rio movimenta mercado de franquias no Brasil
O franchising reafirmou a sua força e resiliência nesses anos de pandemia. Para mostrar a força do empreendedorismo brasileiro e auxiliar na busca por negócios de sucesso por meio das franquias, os empreendedores fluminenses e de todo o País terão a oportunidade de participar da Expo Franchising ABF Rio, entre os dias 15 a 17 de setembro, no Expo Mag, região central do Rio de Janeiro.  2022-08-05

Gartex Texprocess India Nova Delhi conta com mais de 175 expositores
Após o sucesso de sua primeira edição em Mumbai no início de maio, a Gartex Texprocess India, plataforma B2B líder em vestuário e máquinas têxteis, tecidos e acessórios abre suas portas em Nova Delhi, no Pragati Maidan de 4 a 6 de agosto de 2022, com a participação de mais de 175 empresas. A recém-anunciada associação com a Fabexa trará fabricantes e fornecedores de tecidos de Gujarat para a feira, dando um forte impulso ao setor têxtil e de vestuário da região.  2022-08-04

Intertextile Shanghai Apparel Fabrics e Yarn Expo são remarcadas para outubro
Tendo em conta a evolução da situação pandêmica em Xangai, na China, as edições de outono da Intertextile Shanghai Apparel Fabrics e Yarn Expo Autumn foram transferidas para 21 a 23 de outubro de 2022, em vez da data original de agosto. As feiras serão realizadas no mesmo local, o Centro Nacional de Exposições e Convenções (Xangai) ao lado da CHIC e da PH Value.  2022-08-01

India ITME 2022 oferece oportunidades para o mercado têxtil
A 11ª edição do India ITME será realizado no India Exposition Mart- IEML, Greater Noida, de 8 a 13 de dezembro de 2022. Espera-se que este evento receba mais de 1800 expositores em 22 capítulos e espera-se que tenha mais de 1.50.000 visitantes durante o período de 6 dias. O número total de salões será de 15 com uma área total de 2.35.000 m², tornando-se o maior neste segmento da indústria.  2022-07-29

MOMAD consolida-se como uma das maiores feiras para varejo de moda da Europa
A presença internacional para a próxima edição do MOMAD - Feira Internacional de moda, calçados e acessórios que se realizará de 16 a 18 de setembro no Pavilhão 8 do IFEMA Madrid Fairgrounds, na Espanha, cresceu a um ritmo vertiginoso. Desta forma, para a próxima edição, já está confirmada a participação de empresas de 16 países, que deverão atrair grande número de visitantes ao evento.  2022-07-28

Feira Intertex Tunísia reúne mundo têxtil da zona euro-mediterrânea
Entre 6 e 8 de outubro, será realizada pela 4ª vez, em Sousse, na Tunísia, a Intertex 2022, feira que atrai milhares de profissionais e compradores têxteis de países africanos e também da Europa e Oriente Médio. Organizada pelo grupo B Group US LLC, reúne expositores de vestuário, matérias-primas, fios e fibras; tecidos, rendas, bordados, estamparia, componentes para confecção, têxteis-lar, Impressão Digital, estúdio de design, máquinas têxteis, couro e calçados.  2022-07-27

Basf convida grandes nomes do metaverso para explorar oportunidades de negócio
Para mergulhar no universo do metaverso e web3.0 -- negócios com base em blockchain, e explorar as possibilidades de uso dessas ferramentas para inovar nos modelos de negócios sustentáveis, o onono®, Centro de Experiências Científicas e Digitais da Basf, vai promover a live “Metaverso: moda ou oportunidade?”. No dia 2 de agosto, às 9h30, um time de especialistas da Verity Group, Dock, Socios.com e Converge participará do bate-papo para explorar os conceitos, particularidades, tendências, comentar casos de sucesso e aprendizados.  2022-07-26

Sustentabilidade e ESG no mercado da moda são destaques do Fórum FutureTêxtil na FuturePrint
Uma das atrações da feira FuturePrint, realizada de 20 a 23 de julho, no Expo Center Norte - São Paulo, foi o Fórum Future Têxtil que ofereceu aos participantes uma programação de palestras gratuitas sobre diversos aspectos a partir dos temas Design de Estampas Voltado para a Produção, Tendências e Tecnologias para a Indústria Têxtil, Estamparia Digital e Diversificação de Negócios no Têxtil. O evento também contou com a exibição de máquinas e produtos voltados para o mercado de impressão.  2022-07-25

Jornalistas e influenciadores do exterior estarão no Inspiramais a convite do Brazilian Leather
Quatro convidados internacionais estarão no Brasil para uma agenda de visitas a empresas do setor de couros e ao salão Inspiramais, que acontece de 19 e 20 de julho próximo, na Fiergs, em Porto Alegre. Por intermédio do Projeto Imagem, executado pelo Brazilian Leather, o grupo, formado dois mexicanos e dois italianos – representa um público de interesse para a indústria brasileira de curtumes. A visita deverá repercutir por meio de reportagens e postagens nas mídias sociais nos países de origem dos convidados.  2022-07-18

Texworld Evolution comemora aumento de visitante em relação à edição anterior
A edição de verão da Texworld Evolution Paris 2022 registrou um aumento de 29% no número de visitantes e marcou o retorno de compradores estrangeiros. No total, cerca de 3.700 compradores vieram conhecer os fabricantes internacionais de têxteis e produtos acabados selecionados pela equipe da Messe Frankfurt France. Realizada pela primeira vez em julho com objetivo de oferecer um calendário de sourcing adaptado ao mercado da moda, o evento reuniu as feiras Apparel Sourcing, Avantex, Leatherworld e Texworld Paris, confirmando a retomada gradual dos negócios.  2022-07-18

Congresso Internacional Abit 2022 já tem data definida
O Congresso Internacional Abit 2022 acontecerá em Belo Horizonte (MG), nos dias 03 e 04 de novembro, e terá como tema ‘Estratégias para um futuro mais sustentável’. Inteligência Competitiva, Mercado, Tecnologia, Talentos, Políticas Públicas e Investimentos, Sustentabilidade e Economia Circular são os seis painéis que compõem o evento, cada um com a participação de três palestrantes e um moderador.  2022-07-12