Language
home » eventos »

Últimas notícias

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Semana Brasileira de Moda discute o presente e o futuro da moda como negócio

O setor de têxtil e confecção é um negócio de grande importância para a economia brasileira, que fatura cerca de 40 bilhões de dólares ao ano. Somos o quarto maior parque produtivo de confecção, o quinto maior produtor têxtil, o segundo maior produtor e terceiro maior consumidor de denim do mundo, e referência mundial em design de moda praia e jeanswear, além de começarmos a ter relevância nos segmentos de fitness e lingerie. Somos a última cadeia têxtil completa do Ocidente; temos a produção das fibras, fiações, tecelagens, beneficiadoras, confecções, varejo, comunicação e um número enorme de escolas e moda. Apesar disso, o cenário da moda não está favorável para grande maioria dos participantes do setor. E isso faz surgir a pergunta: O que falta para o Brasil aproveitar o seu potencial no setor de moda?

Esta edição do CINM tem como tema “O Futuro da Moda”. A proposta é integrar academia e mercado para traçar caminhos que auxiliem profissionais e empresas a se posicionarem bem no setor, e para isso se propõe a trazer pessoas, empresas e ideias diferentes e, por meio de palestras, trabalhos científicos, rodas de conversa, oficinas e exposições, construir um retrato dos negócios da moda no Brasil e no mundo.

“GPS: Onde estamos, para onde vamos” (26/09, EACH/USP)

Terá abertura e mediação de André Robic, presidente do Congresso e Diretor Executivo do IBModa, e como keynote speaker, Paulo Vaz, diretor geral da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que mostrará como o país traçou e implementou um programa estratégico, reinventou sua indústria de moda e bateu as metas estabelecidas muito antes da data prevista. Na sequência, Marcelo Prado, do IEMI, Flávio Bruno, da UERJ e Rafael Cervone, da ABIT, apresentarão a sua visão do momento da moda e de seu futuro. Finalmente, Alexandre Brett (Replay), Marina Kodooka (Levi`s), e Adriana Papavero (Lectra) apresentarão sua visão do futuro da moda, e a forma como suas empresas estão se preparando. Carol, Delgado (Puxadinho) encerrará essa seção, abordando de forma antropológica o presente e o futuro da moda.

Na parte da tarde haverá a apresentação de trabalhos científicos selecionados e rodas de conversa, abordando os temas Gênero e Moda, comLucas Menezes (D-Aura), Suzana Avelar (EACH-USP) e Maíra Arcoverde (ETEC Carlos de Campos), Pluralidade e Padrão Estético, com Aline Vito (Aline Vito), Giovana Pitondo (Rebel) e Mariana Camargo (Clamarroca Plus) e Tendência e Apropriação Cultural, com Lúcia Udemezue (coletivo Manifesto Crespo), Cynthia Mariah (ANAMAB).

“Formas e Volumes: Pensando Fora da Caixa” (27/09, EACH/USP)

Trará Bernhard Heinz, da ISPO, maior feira esportiva do mundo e responsável pelo Textrends, concurso de inovação em produtos esportivos que em breve chegará ao Brasil. e Rita Wu, arquiteta e designer, que une biologia, arquitetura, música, medicina e design, entre outras coisas, para criar nova concepções de ideias, de processos e de produtos. A integração promovida pelas redes e pela tecnologia lançam novos modelos de negócio, que serão exemplificados por Alfredo Oróbio (Away to Mars) e Mariana Marcílio (PluviON). Para fechar as apresentações da manhã será abordada a necessidade da sustentabilidade como uma das bases para qualquer empresa que deseje participar do setor, por Renan Serrano (Trendt), Fábio Uehara e Diogo Hayashi, (Lab Fashion), Mariana Dib (Follow The Colours), Fernanda Simon (Fashion Revolution) e Flávia Aranha (Flávia Aranha). Na parte da tarde haverá a apresentação de trabalhos científicos e serão oferecidas duas oficinas: Mão na Massa, com Bruna Castro e Nádia Mello do DesguardaRoupae Tingimento Natural, com Flávia Aranha.

“Farmácia: Pílulas para o seu Negócio” (28/9, EACH/USP)

O terceiro dia do CINM terá abertura e mediação de Luciane Robic, diretora executiva do CINM. Os keynote speakers serão André Carvalhal (Ahlma) e Jaime Troiano (Troiano Branding), que irão abordar o propósito como motor das marcas. E as duas últimas mesas da manhã têm tudo para fechar as apresentações do CINM em grande estilo. Na provocação “O mundo está cor de rosa?” teremos Fábio Mariano (InSearch), Carolina Althaller (Artplan) e Bruno do Capão (Lado B) demonstrando o impacto das profundas mudanças pelas quais estamos passando e passaremos. Para fechar, Mario Hirata (Invel), André Hidalgo (Casa dos Criadores), Higo Lopes (Granado-Phebo) e Livia Barros (Ken-gá Bitchwear) mostrarão que mesmo excelentes ideias muito bem implementadas exigem muito planejamento e dedicação para terem sucesso, na mesa que tem como tema Highlander - o mercado não é para os fracos.

Na parte da tarde haverá duas rodas de conversa: Responsabilidade Socioambiental na Moda, com Natacha Barros e Gerfried Gaulhofer (Pano Social), Marisa Ferragutt (Ecosimple) e Ana Sudano (Grama), e Moda e Tecnologia, com Maria Fernanda Napole (Dafiti) e Joyce Pires (Consultora de Inovação Têxtil)

Outros eventos da 1ª Semana Brasileira de Moda

Fashion Film Festival (25/09, 19H, UNIBES CULTURAL)

A abertura da Primeira Semana Brasileira de Moda será com a final do Fashion Film Festival, rede de festivais de filmes publicitários de moda, que escolherá os melhores filmes das categorias Autor, Marca, Técnico, Estudante e Internacional, aberta somente a convidados e inscritos no CINM. Inscrições de filmes gratuitas.

Pich StartUs de Moda (29/09, 9h30, QUINTAL 1620)

Pitch para apresentação de projetos inovadores, apoiados n os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os dois ganhadores receberão acesso ao programa de incubação da Habits Incubadora-Escola e consultoria do IBModa. Inscrições gratuitas.

Feira Join Makers (29/09, 12h00, QUINTAL 1620)

Feira com curadoria do IBModa e do Moda Sem Crise, com produtos e oficinas especiais e diferenciados. 

Data, local e inscrições

O CINM é organizado pelo Instituto Brasileiro de Moda (IBModa), em parceria com a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH). Será realizado no campus da EACH, na Zona Leste de São Paulo, entre os dias 26 e 28 de setembro de 2017. Conta com o apoio da Alcateia, Andrade Maquinas, ATP, Focus Têxtil, IEMI, Invel, Lab Fashion, LECTRA, MakerBot, Pano Social, Porto Fashion Week, UNIBES Cultural, Wacom.

O IBModa

O IBModa atua há mais de 15 anos no mercado de educação, consultoria e pesquisa, especialmente na área de negócios da moda. Na educação possui cursos presenciais e online, rápidos, de extensão e pós-graduação. Desenvolve projetos de consultoria e capacitação e já atuou nos principais polos criativos de moda do Brasil. É organizadora do projeto modaFAZBem (recycle fashion), do CINM (Congresso Internacional de Negócios da Moda), da Semana Brasileira de Moda e do FashionHUB – MBA em Negócios da Moda e edita a revista AntennaWEB.

Mais informações

Telefone (11) 99889-0060 | 2528-8996

www.semanabrasileirademoda.com.br

www.cinm.org.br

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: IBModa
Foto: Divulgação

Data de publicação: 13/09/2017

Conteúdo relacionado


NILIT apoia a primeira ISPO Academy na América Latina
Sensil®, a nova marca premium da poliamida 6.6 da NILIT, apoia a primeira ISPO Academy da América Latina que acontece no dia 21 de novembro no Hotel Tivoli Mofarrej em São Paulo. Presente em 12 países do mundo, a ISPO é a maior plataforma esportiva B2B do mundo. O evento escolheu o Brasil para fazer a sua estreia na América Latina devido sua relevância no mercado internacional.  2017-11-21 - Tags: ispo academy sensil poliamida b2b plataforma esportiva fabianne pacini

Ispo Academy tem sua primeira edição no Brasil
Como se desenvolvem as inovações no setor têxtil e de confecção? Quais são as principais inovações em andamento? Como moda e esporte se integram? Qual o futuro deste segmento? Quais os caminhos para conhecer, vender e comprar inovações tecnológicas?  2017-11-17 - Tags: ispo academy brasil andre robic marcelo prado ispo munchen ispo academy ispo

Tecidos Voláteis são destaque na exposição do Museu da Casa Brasileira
Volátil: do dicionário, inconstante, volúvel. Para a indústria da moda, uma nova possibilidade para o desenvolvimento de suas criações a partir da falta de padronização dos resíduos, criando coleções cápsulas. Essa é a história dos tecidos feitos a partir de aparas de teares industriais da fabricante catarinense, a Tecnoblu.  2017-11-16 - Tags: museu da casa brasileira tecidos volateis tecnoblu inspiramais altero bertex britânnia textil brisa intexco caimi & liaison cipatex colorgraf branyl endutex grupo cofrag grupo lunelli havir sappi dinaco wolfstore york

SCMC Inova Lab acontece de 21 a 25 de novembro em Blumenau (SC)
Promovido pela plataforma de inovação e design Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), o evento reúne estudantes e profissionais das indústrias do estado para pensarem soluções para a moda. Palestras abertas ao público também farão parte da programação.  2017-11-14 - Tags: santa catarina moda e cultura scmc inova lab scmc inova lab

OCTA Fashion 2017 apresenta novos designers
Uma passarela de 30 metros, estrutura profissional – com sistemas de áudio, vídeo e iluminação impecáveis, trilhas sonoras caprichadas, transmissão ao vivo via redes sociais para o mundo inteiro ver - e coleções que realmente chamam a atenção pela criatividade e qualidade.  2017-11-13 - Tags: octa fashion 2017 udesc universidade do estado de santa catarina design de moda

Primeira semana de moda sustentável do país
A primeira semana de moda sustentável do país, a Brasil Eco Fashion Week (BEFW), chega para representar um movimento cada vez mais significativo no mundo da moda. O evento acontecerá de 21 a 24 de novembro em São Paulo.  2017-11-13 - Tags: befw sustentabilidade consciência igualdade fashion revolution

Febratêxtil firma parceira com o SIETEX
A FebraTêxtil – Feira Brasil Têxtil acaba de firmar parceira com o SIETEX - Sindicato da Indústria de Especialidades Têxteis no Estado de São Paulo para sua edição que será realizada entre os dias 23 e 25 de outubro de 2018, na capital paulista.  2017-11-10 - Tags: paulo henrique schoueri sietex febratex group febratextil artefatos texteis

Apostas para o Verão 2019 e Sustentabilidade são os destaques do Inspiramais em Janeiro
Nos dias 16 e 17/01, designers, empresários e profissionais da moda brasileira tem um encontro marcado em São Paulo: serão nestes dias que o Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais –apresentará a seus visitantes por meio de exposições, workshops e outras ações quais serão os destaques em tecidos, componentes, couro e aviamentos para o Verão 2019.  2017-11-08 - Tags: inspiramais verao 2019 centro de eventos pro magno inspiramais inverno 2019

África já desponta como Nova China da indústria de vestuário
Primeiro a Etiópia, em seguida, África do Sul e finalmente, Marrocos. Os países africanos estão no centro das atenções da Messe Frankfurt, maior organizadora de eventos têxteis do mundo, que está expandindo seu portfólio de feiras de negócios no continente.  2017-11-06 - Tags: africa sourcing & fashion week messe frankfurt olaf schmidt amith maroc in fashion source africa africa sourcing

Inscrições abertas para o vestibular de 2018 do SENAI CETIQT
Estão abertas as inscrições para o vestibular dos cursos de graduação em Design de Moda e Engenharia Química da Faculdade SENAI CETIQT. Até 14 de janeiro de 2018, os interessados podem acessar o site da instituição (www.senaicetiqt.com/) e fazer o seu cadastro.  2017-11-06 - Tags: robson wanka cursos vestibular senai cetiqt graduacao design de moda engenharia quimica

Casa de Criadores celebra 20 anos de história
A Casa de Criadores, reconhecida por fomentar novos talentos e valorizar a criação autoral e genuína na moda brasileira, anuncia sua 42ª edição. O evento, idealizado por André Hidalgo, acontecerá entre os dias 6 e 10 de novembro, na Praça das Artes, em São Paulo, e dará sequência à celebração de seus 20 anos de história com novidades na programação.  2017-11-01 - Tags: casa de criadores cdc 20 anos andre hidalgo susana barbosa 42 edicao

Chic 2017 - a China na moda
Aconteceu em Shanghai, de 11 a 13 de outubro, mais uma edição da CHIC 2017 Outono/Inverno, com um total de 65.722 visitantes, 815 marcas e 783 expositores de 16 países, entre eles, Dinamarca, França, Reino Unido, Grécia, Itália, Polônia, Suécia, Índia, Paquistão, Coreia do Sul, Japão, Estados Unidos e Brasil (Amazonas) e diferentes regiões da China.  2017-10-31 - Tags: shanghai chic shanghai chic 2017 shanghai different chemical fibre

Loja Modelo do Sebrae apresenta novos conceitos de ambientação virtual
Lojistas interessados em melhorar seu estabelecimento comercial, conhecendo novos conceitos de ambientação, apresentação visual e outras dicas de inovação vão encontrar na FIT 0/16 – Feira Internacional do Setor Infanto-juvenil, Teen e Bebê – uma excelente ferramenta para ajudar a alavancar seu negócio.  2017-10-31 - Tags: fit 0 16 setor infanto juvenil sebrae sp expo center norte loja modelo virtual

Semana Balaclava traz tecnologia em impressão digital
De 6 a 12 de novembro, evento promove em Florianópolis (SC) palestras e discussões que visam fomentar o mercado de design e economia criativa. Patrocinadora da edição, a GQM apresenta as impressoras digitais da Epson e realiza ação para que participantes possam estampar seus próprios desenhos  2017-10-30 - Tags: semana balaclava global quimica & moda gqm epson epson surecolor f2000 impressao digital

Escola de Moda Bandeirantes forma mais uma turma profissional
A primeira-dama do Estado de São Paulo e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado (FUSSESP), Lu Alckmin, esteve com os alunos da 31ª turma da Escola de Moda do Palácio dos Bandeirantes, unidade localizada na região oeste da capital. No local, cujas aulas começaram no dia 2 de outubro, são oferecidos os cursos de Corte e Costura, Bordado em Pedraria e Modelagem.  2017-10-27 - Tags: fussesp fundo social de solidariedade do estado lu alckmin escola de moda do palacio dos bandeirantes

Sindindústria e FCEM|Febratex Group realizam lançamento da FETECC Fashion e FEMICC 2018
Foi realizado na última terça-feira, 24/10,no iu-á Hotel, em Juazeiro do Norte (CE), o lançamento das feiras FETECC Fashion 2018 – Feira de Calçados e Acessórios da Região Nordeste e FEMICC 2018 – Feira de Máquinas para a Indústria Coureiro-Calçadista.  2017-10-26 - Tags: fetecc fashion 2018 femicc 2018 sebrae juazeiro do norte abicalcados

Pacientes em tratamento contra o câncer desfilam criações de alunos
A Anhembi Morumbi em parceria com o CRSM do Hospital Pérola Byington – especializado em saúde da mulher –, realiza o 13º Desfile da Primavera. Produzido pelos cursos de Design de Moda e Negócios da Moda, o evento, que é gratuito e aberto ao público, acontecerá no dia 27 de outubro, às 15h, no Auditório do campus Vila Olímpia.  2017-10-25 - Tags: universidade anhembi morumbi outubro rosa hospital perola byington design de moda

Nilit participa do 2º Encontro Lectra em Blumenau
A NILIT participará do In Fashion by Lectra, a 2ª edição do encontro Lectra na cidade de Blumenau, em Santa Catarina. Voltado para profissionais da indústria têxtil, o evento reúne empresas para dois dias de debates sobre temas relevantes ligados a desenvolvimento de produtos, modelagem, tendências de moda e business, processo produtivo e as trasnformações pelas quais o setor vem passando.  2017-10-25 - Tags: nilit fibers lectra in fashion by lectra santa catarina sensil wgsn eventos

Faculdade recebe grandes nomes da indústria têxtil para lançamento de livro
A Faculdade Santa Marcelina (FASM) promoverá na segunda-feira (30), às 19h30, o lançamento do livro "Arte e Técnica do Vestuário em Santa Catarina". A obra é um projeto da Editora The Way escrita pela jornalista e professora do curso de Moda, Astrid Façanha.  2017-10-24 - Tags: faculdade santa marcelina fasm editora the way astrid facanha a moda que o brasileiro veste

SCMC e Sebrae aproximam startups de grandes indústrias
Startups brasileiras têm uma oportunidade incrível de apresentar suas soluções diretamente para gestores de algumas das maiores e mais inovadoras indústrias têxteis do país. Promovido pelo Sebrae e pelo Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), a primeira edição do Start It Up SCMC, acontece no dia 23 de novembro, em Blumenau (SC).  2017-10-23 - Tags: scmc sebrae santa catarina moda e cultura start it up scmc startups brasileiras