Language
home » eventos »

Últimas notícias

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

São Paulo Fashion Week N44 reitera sua crença na moda e no Brasil

A edição 44 do Calendário Oficial da Moda Brasileira - São Paulo Fashion Week acontece de 27 a 31 de agosto na Fundação Bienal e em diversas locações da cidade de São Paulo sob o mote do movimento Amo Moda Amo Brasil. O evento conta com patrocínio da Natura, JK Iguatemi, Chilli Beans, Riachuelo, Arezzo&Co, Mercedes-Benz, Queensberry, Cacau Show, Miller e TNT. Além da parceria institucional com a Prefeitura de São Paulo, IN-MOD e SEBRAE.

 “O Brasil vive um momento delicado, contaminado por uma sucessão de notícias negativas que acabam compondo um quadro polarizado e excessivamente distorcido do país. O desgaste político e econômico que o país enfrenta, e que é algo que estamos vendo acontecer no mundo inteiro, afeta diretamente o espírito e o humor das pessoas. Mas é preciso colocar as coisas em perspectiva. Nós, o Brasil, não somos isso. Somos um país e uma nação de uma riqueza e uma diversidade ímpar. Não podemos ter vergonha do Brasil. O Brasil, o país, está muito acima disso tudo,” afirma Paulo Borges, diretor criativo do SPFW.

“Resgatamos a campanha Amo Moda Amo Brasil, lançada antes da Copa do Mundo, como tema dessa edição exatamente porque o momento pede que retomemos essa crença e nada mais apropriado do que fazer isso numa semana de moda que há mais de 20 anos aposta no talento, na expressão, na criatividade, na identidade e na inovação como caminho de desenvolvimento para o país,” completa.

O público poderá conferir no SPFWN44 a identidade visual e expografia desenvolvida pela ps.2 arquitetura + design, que reflete o olhar de um time de designers gráficos sobre o repertório de criações da moda brasileira. A intensa variedade de estampas e padronagens forneceu os elementos gráficos que, combinados com textos, deram origem a peças de lambe-lambe que revestem as colunas da Bienal do Ibirapuera. Com uma proposta alegre e otimista e que acredita no Brasil e na potência dos criativos brasileiros.

O fotógrafo Leo Faria, conhecido por retratar o street style nas principais semanas de moda e por usar esta linguagem nas campanhas de grandes marcas, leva para o prédio da Fundação Bienal sua mostra de fotografias Equals. Com vinte e duas imagens de 1,5m x 1m, Leo propõe uma nova camada de significados ao cobrir o rosto e o corpo das personagens, gerando um estranhamento em tempos de intensa exposição da vida no digital.

Com 35 desfiles, o SPFWN44 contará com a participação especial da estilista Vanessa Moe e sua marca homônima na terça (29), às 16h. Radicada na Austrália, Vanessa apresenta a coleção Circles, criada a partir de uma pesquisa e parceria com tribos aborígenes da Oceania.

Já na quarta-feira (30), às 17h, a artista russa Maria Kazakova, cabeça e alma da marca Jahnkoy, fará uma performance especial no SPFW, a convite do Projeto Estufa e Centro-br, com apoio da Puma e Sebrae – única ocasião em que será possível ver de perto suas roupas de estética poderosa. Kazakova vem mostrar ao Brasil a explosão criativa que tem chamado atenção da moda no mundo e garantiu à marca um lugar entre oito finalistas do prêmio LVMH.

Também na quarta, às 17h30, as marcas Borana, Kalline, Karine Fouvry, LED e Vankoke, selecionadas no projeto Top Five realizado pelo IN-MOD em parceria com o SEBRAE, apresentam as suas coleções para a temporada.

E, encerrando a quinta-feira o desfile-apresentação #TodaBelezaPodeSer encerra o evento com uma coleção colaborativa promovida pela Natura, com curadoria do consultor Jackson Araujo e mentoria criativa do estilista Apolinário, da marca CemFreio.

CRENÇA

O São Paulo Fashion Week é mais que um evento de moda. ” É um momento em que o país se mobiliza para falar sobre este assunto. O estado, a cidade se movimentam em torno da SPFW, em todos os sentidos. Em termos dos conteúdos, do aquecimento da economia local, porque além dos desfiles também são promovidos showrooms em inúmeros locais.  Há todo um movimento econômico por trás desse processo”, afirma Paulo Borges.

Nesta temporada, o SPFW convida parceiros empreendedores, que investem e geram desenvolvimento e riqueza para o País, a compartilhar sua crença no Brasil, em sintonia com o movimento Amo Moda Amo Brasil. Serão sete depoimentos inspiradores antecedendo desfiles nos dias 29 e 30 com Alexandre Birman, Arezzo&Co.; Alê Costa, Cacau Show; Andrea Alvares, Natura; Caíto Maia, Chilli Beans; Carlos Jereissati Filho, Grupo Iguatemi; Flávio Rocha, Riachuelo; e Nelson Alvarenga Filho, INBRANDS.

“Se os cenários político e econômico nos desafiam, não podemos perder de vista a nossa crença e a nossa autoestima. É ela que nos faz criar, empreender, investir, transformar sonhos e projetos em realidade, fazer acontecer, colocar as coisas em movimento. É nisso que acreditamos e esse sentimento é compartilhado por nossos parceiros, que são exemplos de perseverança, determinação e sucesso, exatamente porque tem essa crença no país”, afirma Paulo Borges.

Foi assim que surgiu a ideia de convidar esses empreendedores para compartilhar suas convicções e seu amor pelo Brasil.

#TodaBelezaPodeSer

A ação #TodaBelezaPodeSer vai movimentar as redes dentro e fora da Bienal durante a semana de moda. Lançada nas redes sociais em 21 de agosto, a ideia é chamar internautas a expressarem seus pontos de vista sobre a pluralidade da beleza. Imagens postadas com a hashtag poderão compor um mosaico exibido em telões no Atelier Natura na Bienal, criando um patchwork da diversidade brasileira. 

Neste espaço, o curador Jackson Araújo e o estilista Apolinário, da marca Cemfreio, coordenarão 16 criativos convidados na cocriação da coleção que será apresentada no encerramento do evento.

CELEBRAÇÃO

A música sempre foi um ponto alto no SPFW, com participações especiais nos desfiles e também nas áreas comuns com pocket shows que marcaram a história do evento.

O SPFWN44 traz o Palco Chilli Beans com um line up de grandes atrações. Com curadoria do DJ Zé Pedro, o recorte conceitual tangibiliza a produção artística da cena contemporânea da música brasileira, com ênfase na estética visual como construção desta imagem artística final. São artistas com produções inéditas, lançadas em 2017 (primeiro semestre) ou ainda para serem lançadas este ano.

Com apresentações em três horários ao longo do dia, o line-up conta com artistas como Aíla, Anelis Assunção e Arthur Nogueira, que são artistas do Natura Musical, e também As Bahias e a Cozinha Mineira, Vermelho Wonder, Iza, Letrux, Luisa Maita, Marcia Castro, Rico Dalasam e Tássia Reis.

Confira abaixo o line-up completo dos shows:

28.08

16h – Iza

18h15 – Letrux

21h45 – Marcia Castro

29.08

15h45 – Arthur Nogueira (Natura Musical)

17h45 – Anelis Assumpção (Natura Musical)

21h – Wonder Vermelho

30.08

16h – Luísa Maita

22h – Rico Dalasam

31.08

16h30 – Aíla (Natura Musical)

19h15 – Tássia Reis

21h30 – As Bahias e a Cozinha Mineira

Paulo Alves, grande nome do design brasileiro na atualidade, foi mais uma vez convidado para projetar o lounge do SPFW e traz toda a brasilidade do conceito dessa edição para dentro do espaço. Paulo procura sempre marcar os ambientes e transformar esse local de passagem em uma casa, tipicamente brasileira, com espaços grandes de convívio, uma mesa farta com uma horta no meio (VegeTable, lançada esse ano na SP-Arte) e suas novas linhas de sofás, Ana e Gonzaga, lançadas nesse mês durante o Design Weekend! 2017. As características do designer marcam o projeto, sempre com um vínculo forte com a natureza, folhas espalhadas pelo chão em um ambiente acolhedor.

A Cartel 011 traz para o São Paulo Fashion Week um mix de moda, design, gastronomia e botânica, apresentando criações curadas por Mercado Itinerante, CZO Store e Jardim do Cartel. Uma cabine de fotos faz parte das diversões preparadas pela pop up store para os visitantes, que também poderão curtir DJ sets ao fim da tarde e degustar especialidades das food bikes de La Central, Mr Poke, Mini Goma, Green People e Nahna.

Um Café Brigaderia oferece lançamentos da Cacau Show. A Mercedes-Benz recebe convidados e apresenta uma coleção inédita de peças e objetos com a marca. A Miller, opera um bar na entrada do SPFW e a TNT homenageia refugiados no Brasil na instalação “Meu mundo resiste aqui”.   

O São Paulo Fashion Week N44 tem apoio de Agência Fotosite, Bonafont, BrandTV, Cartel 011, Estúdio Paulo Alves, Focus Têxtil, New Telecon, Microsoft, Protótipo Filme e Stage Luz e Magia.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E A MODA

A Microsoft irá realizar uma experiência com inteligência artificial para os visitantes do evento. Os especialistas da SPFW ensinaram a tecnologia de inteligência artificial da Microsoft a entender signos de estilo que sugerem afinidade com as diferentes marcas que compõem o calendário. A partir da análise em relação ao “look do dia” de cada visitante, a Microsoft AI irá recomendar uma coleção. Para participar da ação, os visitantes devem tirar uma foto mostrando seu look no momento da experiência.

“A Inteligência Artificial traz possibilidades inéditas de inovação em inúmeras frentes e no mundo da moda há uma grande oportunidade de criar novas experiências de uma maneira sustentável, com a combinação entre tecnologia e criatividade. A Microsoft assumiu o desafio de democratizar a Inteligência Artificial e, no SPFW, estamos mostrando que essa já é uma tecnologia acessível”, afirma Fabio Scopeta, Líder de Inteligência Artificial da Microsoft na América Latina. A experiência da Microsoft AI acontecerá em um totem instalado na área de convivência do SPFW, no segundo pavimento da Fundação Bienal.

CONTEXTUALIZAR NA MODA III

Cerca de 180 empresários de 16 estados participam nessa edição do SPFW da missão de micro e pequenos empreendedores dentro do convênio Contextualizar na Moda, uma iniciativa do SEBRAE e do IN-MOD. 

Em sua terceira edição, o convênio oferece aos micro e pequenos empresários a oportunidade de realizar uma imersão no universo do alto valor agregado da moda. As atividades realizadas pelo convênio visam fomentar a abertura de novos mercados, inserir os pequenos negócios no circuito de moda mais importante do país e articula e fortalece a rede de parceiros, quebrando o tabu de inacessibilidade desse segmento para os pequenos negócios. 

A exposição Made in Brazil, retrata criações de marcas participantes do convênio em imagens de Rafael Pavaroti para o FFW. Ainda dentro desta agenda, as cinco novas marcas selecionadas pelo projeto Top5 de aceleração de pequenos negócios apresentam suas coleções nessa temporada.

DIGITAL E EXPONENCIAL

A última edição do São Paulo Fashion Week provocou mais de 30 mil menções públicas com #spfw nas redes sociais, impulsionando o buzz digital em torno da moda nacional.

Para a edição 44, o evento expande ainda mais o alcance de seus conteúdos na web inaugurando o SPFW LIVE – oito horas de transmissão ao vivo dos melhores momentos da semana de moda, dos bastidores aos corredores, capturando tudo o que acontece dentro e ao redor das salas de desfile – pelo canal SPFW Oficial no Youtube, além de drops com imagens, vídeos e comentários nas redes sociais – Facebook, Twitter e Instagram.

De segunda à quinta das 19h às 21h, o SPFW LIVE será apresentado por pelos youtubers convidados @Tata (Tata Estaniecki) e @LeoPicon, com participações de NinaSecrets, Gabriela Rippi, Rachel Appolonio, Raissa Machado, Mary Saad, Coccielo e Paola Ludtke, experts em lifestyle que encontram e entrevistam os criativos que movimentam o universo da moda.

O projeto do canal SPFW Oficial é uma parceria do São Paulo Fashion Week com a BrandTV.

ALCANCE GLOBAL 

De volta ao País, sob o comando do grupo BOX Brasil, a Fashion TV Brasil é agora canal de TV parceiro do SPFW e levará os conteúdos da edição para a programação global do canal que alcança 500 milhões de assinantes em 183 países. 

No Brasil disponível para assinantes Vivo TV (canal 72) e Vivo Fibra (Canal 134), Fashion TV é o único canal a exibir 24 horas de conteúdo diário em torno do universo da moda. Com produções originais como "Nós, os Fashionistas” e "Fashion Click", o canal mergulha no São Paulo Fashion Week abrindo caminho para a moda brasileira na cobertura internacional da Fashion TV.  

Durante a semana de moda, serão exibidas edições especiais do FashionTV News, trazendo um apanhado de tudo o que acontece no evento, dos bastidores dos desfiles aos convidados da Fila A, com apresentação de  Barbara Berger, Vivi Orth, Carla Salomão e Patricia Beck.

O calendário da temporada também será destaque da programação internacional com a exibição dos desfiles no programa "Fashion Weeks" - dedicado a cobertura das mais influentes semanas de moda do mundo.

CONFIRA O CALENDÁRIO COMPLETO DOS DESFILES:

27 Domingo        

16h - Iódice

28 Segunda-feira         

10h - Uma Raquel Davidowicz

11h30 - Paula Raia

15h – Osklen

16h30 - Vix Paula Hermanny

17h30 - Fabiana Milazzo

18h30 - João Pimenta

19h30 - Lilly Sarti

20h30 – Triya

29 Terça-feira             

10h - Giuliana Romanno

11h - Vitorino Campos

15h - Lenny Niemeyer

16h - Vanessa Moe

17h – PatBo

18h – 2DNM

19h – LAB

20h - Agua de Coco por Liana Thomaz

30 Quarta-feira           

10 – Animale

11h30 - Gloria Coelho

14h - Ronaldo Fraga

15h – Sissa

16h30 - Cotton Project

17h – Jahnkoy

17h30 -Top 5: Borana, Kalline, Karine Fouvry, LED, Vankoke

18h30 - Amir Slama        

20h - Lino Villaventura

21h – TIG

31 Quinta-feira           

12h - Samuel Cirnansck

14h30 – Coven

15h30 - Helo Rocha

17h30 - Juliana Jabour

18h30 - Apartamento 03

19h30 - Reserva    

20h30 - Ratier

21h - #todabelezapodeser

 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: MktMix Assessoria de Comunicação
Fotos: Agência Fotosite/Divulgação

Data de publicação: 28/08/2017

Conteúdo relacionado


NILIT apoia a primeira ISPO Academy na América Latina
Sensil®, a nova marca premium da poliamida 6.6 da NILIT, apoia a primeira ISPO Academy da América Latina que acontece no dia 21 de novembro no Hotel Tivoli Mofarrej em São Paulo. Presente em 12 países do mundo, a ISPO é a maior plataforma esportiva B2B do mundo. O evento escolheu o Brasil para fazer a sua estreia na América Latina devido sua relevância no mercado internacional.  2017-11-21 - Tags: ispo academy sensil poliamida b2b plataforma esportiva fabianne pacini

Ispo Academy tem sua primeira edição no Brasil
Como se desenvolvem as inovações no setor têxtil e de confecção? Quais são as principais inovações em andamento? Como moda e esporte se integram? Qual o futuro deste segmento? Quais os caminhos para conhecer, vender e comprar inovações tecnológicas?  2017-11-17 - Tags: ispo academy brasil andre robic marcelo prado ispo munchen ispo academy ispo

Tecidos Voláteis são destaque na exposição do Museu da Casa Brasileira
Volátil: do dicionário, inconstante, volúvel. Para a indústria da moda, uma nova possibilidade para o desenvolvimento de suas criações a partir da falta de padronização dos resíduos, criando coleções cápsulas. Essa é a história dos tecidos feitos a partir de aparas de teares industriais da fabricante catarinense, a Tecnoblu.  2017-11-16 - Tags: museu da casa brasileira tecidos volateis tecnoblu inspiramais altero bertex britânnia textil brisa intexco caimi & liaison cipatex colorgraf branyl endutex grupo cofrag grupo lunelli havir sappi dinaco wolfstore york

SCMC Inova Lab acontece de 21 a 25 de novembro em Blumenau (SC)
Promovido pela plataforma de inovação e design Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), o evento reúne estudantes e profissionais das indústrias do estado para pensarem soluções para a moda. Palestras abertas ao público também farão parte da programação.  2017-11-14 - Tags: santa catarina moda e cultura scmc inova lab scmc inova lab

OCTA Fashion 2017 apresenta novos designers
Uma passarela de 30 metros, estrutura profissional – com sistemas de áudio, vídeo e iluminação impecáveis, trilhas sonoras caprichadas, transmissão ao vivo via redes sociais para o mundo inteiro ver - e coleções que realmente chamam a atenção pela criatividade e qualidade.  2017-11-13 - Tags: octa fashion 2017 udesc universidade do estado de santa catarina design de moda

Primeira semana de moda sustentável do país
A primeira semana de moda sustentável do país, a Brasil Eco Fashion Week (BEFW), chega para representar um movimento cada vez mais significativo no mundo da moda. O evento acontecerá de 21 a 24 de novembro em São Paulo.  2017-11-13 - Tags: befw sustentabilidade consciência igualdade fashion revolution

Febratêxtil firma parceira com o SIETEX
A FebraTêxtil – Feira Brasil Têxtil acaba de firmar parceira com o SIETEX - Sindicato da Indústria de Especialidades Têxteis no Estado de São Paulo para sua edição que será realizada entre os dias 23 e 25 de outubro de 2018, na capital paulista.  2017-11-10 - Tags: paulo henrique schoueri sietex febratex group febratextil artefatos texteis

Apostas para o Verão 2019 e Sustentabilidade são os destaques do Inspiramais em Janeiro
Nos dias 16 e 17/01, designers, empresários e profissionais da moda brasileira tem um encontro marcado em São Paulo: serão nestes dias que o Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais –apresentará a seus visitantes por meio de exposições, workshops e outras ações quais serão os destaques em tecidos, componentes, couro e aviamentos para o Verão 2019.  2017-11-08 - Tags: inspiramais verao 2019 centro de eventos pro magno inspiramais inverno 2019

África já desponta como Nova China da indústria de vestuário
Primeiro a Etiópia, em seguida, África do Sul e finalmente, Marrocos. Os países africanos estão no centro das atenções da Messe Frankfurt, maior organizadora de eventos têxteis do mundo, que está expandindo seu portfólio de feiras de negócios no continente.  2017-11-06 - Tags: africa sourcing & fashion week messe frankfurt olaf schmidt amith maroc in fashion source africa africa sourcing

Inscrições abertas para o vestibular de 2018 do SENAI CETIQT
Estão abertas as inscrições para o vestibular dos cursos de graduação em Design de Moda e Engenharia Química da Faculdade SENAI CETIQT. Até 14 de janeiro de 2018, os interessados podem acessar o site da instituição (www.senaicetiqt.com/) e fazer o seu cadastro.  2017-11-06 - Tags: robson wanka cursos vestibular senai cetiqt graduacao design de moda engenharia quimica

Casa de Criadores celebra 20 anos de história
A Casa de Criadores, reconhecida por fomentar novos talentos e valorizar a criação autoral e genuína na moda brasileira, anuncia sua 42ª edição. O evento, idealizado por André Hidalgo, acontecerá entre os dias 6 e 10 de novembro, na Praça das Artes, em São Paulo, e dará sequência à celebração de seus 20 anos de história com novidades na programação.  2017-11-01 - Tags: casa de criadores cdc 20 anos andre hidalgo susana barbosa 42 edicao

Chic 2017 - a China na moda
Aconteceu em Shanghai, de 11 a 13 de outubro, mais uma edição da CHIC 2017 Outono/Inverno, com um total de 65.722 visitantes, 815 marcas e 783 expositores de 16 países, entre eles, Dinamarca, França, Reino Unido, Grécia, Itália, Polônia, Suécia, Índia, Paquistão, Coreia do Sul, Japão, Estados Unidos e Brasil (Amazonas) e diferentes regiões da China.  2017-10-31 - Tags: shanghai chic shanghai chic 2017 shanghai different chemical fibre

Loja Modelo do Sebrae apresenta novos conceitos de ambientação virtual
Lojistas interessados em melhorar seu estabelecimento comercial, conhecendo novos conceitos de ambientação, apresentação visual e outras dicas de inovação vão encontrar na FIT 0/16 – Feira Internacional do Setor Infanto-juvenil, Teen e Bebê – uma excelente ferramenta para ajudar a alavancar seu negócio.  2017-10-31 - Tags: fit 0 16 setor infanto juvenil sebrae sp expo center norte loja modelo virtual

Semana Balaclava traz tecnologia em impressão digital
De 6 a 12 de novembro, evento promove em Florianópolis (SC) palestras e discussões que visam fomentar o mercado de design e economia criativa. Patrocinadora da edição, a GQM apresenta as impressoras digitais da Epson e realiza ação para que participantes possam estampar seus próprios desenhos  2017-10-30 - Tags: semana balaclava global quimica & moda gqm epson epson surecolor f2000 impressao digital

Escola de Moda Bandeirantes forma mais uma turma profissional
A primeira-dama do Estado de São Paulo e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado (FUSSESP), Lu Alckmin, esteve com os alunos da 31ª turma da Escola de Moda do Palácio dos Bandeirantes, unidade localizada na região oeste da capital. No local, cujas aulas começaram no dia 2 de outubro, são oferecidos os cursos de Corte e Costura, Bordado em Pedraria e Modelagem.  2017-10-27 - Tags: fussesp fundo social de solidariedade do estado lu alckmin escola de moda do palacio dos bandeirantes

Sindindústria e FCEM|Febratex Group realizam lançamento da FETECC Fashion e FEMICC 2018
Foi realizado na última terça-feira, 24/10,no iu-á Hotel, em Juazeiro do Norte (CE), o lançamento das feiras FETECC Fashion 2018 – Feira de Calçados e Acessórios da Região Nordeste e FEMICC 2018 – Feira de Máquinas para a Indústria Coureiro-Calçadista.  2017-10-26 - Tags: fetecc fashion 2018 femicc 2018 sebrae juazeiro do norte abicalcados

Pacientes em tratamento contra o câncer desfilam criações de alunos
A Anhembi Morumbi em parceria com o CRSM do Hospital Pérola Byington – especializado em saúde da mulher –, realiza o 13º Desfile da Primavera. Produzido pelos cursos de Design de Moda e Negócios da Moda, o evento, que é gratuito e aberto ao público, acontecerá no dia 27 de outubro, às 15h, no Auditório do campus Vila Olímpia.  2017-10-25 - Tags: universidade anhembi morumbi outubro rosa hospital perola byington design de moda

Nilit participa do 2º Encontro Lectra em Blumenau
A NILIT participará do In Fashion by Lectra, a 2ª edição do encontro Lectra na cidade de Blumenau, em Santa Catarina. Voltado para profissionais da indústria têxtil, o evento reúne empresas para dois dias de debates sobre temas relevantes ligados a desenvolvimento de produtos, modelagem, tendências de moda e business, processo produtivo e as trasnformações pelas quais o setor vem passando.  2017-10-25 - Tags: nilit fibers lectra in fashion by lectra santa catarina sensil wgsn eventos

Faculdade recebe grandes nomes da indústria têxtil para lançamento de livro
A Faculdade Santa Marcelina (FASM) promoverá na segunda-feira (30), às 19h30, o lançamento do livro "Arte e Técnica do Vestuário em Santa Catarina". A obra é um projeto da Editora The Way escrita pela jornalista e professora do curso de Moda, Astrid Façanha.  2017-10-24 - Tags: faculdade santa marcelina fasm editora the way astrid facanha a moda que o brasileiro veste

SCMC e Sebrae aproximam startups de grandes indústrias
Startups brasileiras têm uma oportunidade incrível de apresentar suas soluções diretamente para gestores de algumas das maiores e mais inovadoras indústrias têxteis do país. Promovido pelo Sebrae e pelo Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), a primeira edição do Start It Up SCMC, acontece no dia 23 de novembro, em Blumenau (SC).  2017-10-23 - Tags: scmc sebrae santa catarina moda e cultura start it up scmc startups brasileiras