Language
home » eventos »

Últimas notícias

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Projeto Estufa promove discussões sobre futuro durante o SPFW N48

Em sua terceira edição, o Projeto Estufa acontece de 14 a 18 de outubro, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera. O evento é uma iniciativa do SPFW, em parceria com o IN-MOD (Instituto Nacional de Moda e Design) que tem como objetivo promover debates e coordenar movimentos que estão acontecendo em todo o mercado. Desde sua criação em 2017, o Projeto Estufa se propõe a ser um espaço que reúne novos olhares para discutir o futuro. Não o futuro distante, mas aquele que já está se desenhando no presente. “Vivemos um período de transição em que a velocidade da informação é avassaladora e disruptiva. Não há tempo para esperar pelo futuro, ele acontece, com toda sua multiplicidade, nesse instante” explica Graça Cabral, curadora do Projeto Estufa.

Apresentado pelo Ministério da Cidadania e Santander, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Estufa #03 tem apoio da Sherwin Williams e este ano traz Roberto Martini, um dos profissionais mais visionários e inovadores da indústria criativa brasileira, como inspirador da edição. Martini é o idealizador da exposição “Humanx - Todas as Perspectivas são Realidades Alternativas” que acontece dentro do Pavilhão, durante o SPFW N48. “Precisamos inventar desafios e estar abertos para o não saber, para o aprender”, afirma Martini. “Esta é a única forma de se preparar para o futuro”.

O Projeto Estufa é estruturado em três pilares: inovação e tecnologia, comportamento e criatividade, todos permeados pelo olhar da sustentabilidade. As marcas estão mudando, e os consumidores também. Quanto mais criadores sinalizam para o resto da indústria que a sustentabilidade é um valor essencial, mais essa ideia irá se concretizar. Esse pensamento tem tudo a ver com algumas marcas de moda da novíssima geração, que já surgem com propostas e processos distintos. "Até pouco tempo, quando se pensava em sucesso, isso significava ter 70 lojas no Brasil inteiro. Hoje vemos que se almejam outras coisas. Cada marca tem que decidir qual a sua intenção", afirma Paulo Borges, diretor criativo do São Paulo Fashion Week. 

Participação Internacional

Um dos destaques desta edição do SPFW N48 é a participação da jovem estilista britânica Bethany Williams que falará sobre o tema “Moda Inspirando Mudança Positiva”. Vencedora do Prêmio Queen Elizabeth II e finalista do Prêmio LVMH 2019, Bethany comentará sobre os desafios de criar uma marca de moda consciente e apresentará seu trabalho que combina práticas  ambientais e sociais em busca de soluções de design sustentável para os grandes desafios do planeta.

O papel do SPFW e do Projeto Estufa, é fomentar essa discussão e trazer novos olhares. Ao todo, são mais de 25 atividades paralelas, distribuídas em cinco dias de evento. Os ingressos dão direito à programação completa do dia, incluindo masterclasses e talks, desfiles e participação em workshops do Espaço Makers. Conheça abaixo a programação completa da 3a. edição do Projeto Estufa.

Exposição – 14 a 18 /10

HumanX – Todas as perspectivas são realidades alternativas

A exposição que integra o evento foi curada e idealizada por  Roberto Martini, fundador, CEO global, e Chief Creative Officer da FlagCX, uma holding de disrupção criativa com mais de 20 empresas que inovam em áreas como publicidade, marketing e tecnologia. Martini é interessado em futuro, em investigar as fronteiras da arte, da comunicação e da tecnologia. E em pesquisar como estas transformações estão impactando e modificando as relações humanas.

Sua proposta, como inspirador convidado do Projeto Estufa, é a exposição HumanX, uma experiência imersiva que irá fazer uma intersecção entre o tecnológico e o humano. O projeto parte do pressuposto de que a verdade absoluta não existe. Ela é um acordo feito entre humanos, uma vez que cada um interpreta a realidade através da própria subjetividade. No entanto, com o avanço da tecnologia, realidades digitais começam a se mesclar à realidade física, provocando uma série de questões importantes.

"HumanX é um ensaio sobre as novas realidades sobrepostas que nos desafiam a interpretar o conceito do que é real, do que é verdadeiro, do que é humano", diz Martini. "Estamos vendo avanços à partir da tecnologia digital, da inteligência artificial e das realidades mistas. Isso vai ocupar cada vez mais espaço no nosso dia a dia. Não podemos ficar reféns do medo da mudança. É preciso desenhar o futuro que desejamos", completa Graça Cabral. 

Pilar do Conhecimento – Masterclasses, Talks, Maker’s Labs – 15 a 17/10

Masterclasses

Serão três futuristas integrando as masterclasses do Projeto Estufa, uma em cada dia do evento, junto a outros pensadores e especialistas que concentram as reflexões no período da manhã. No dia 15 de outubro, Lilia Porto, economista, fundadora e curadora do ecossistema futurista O Futuro das Coisas, trará uma visão ampla e otimista sobre as possibilidades de futuro que já podemos enxergar, tanto da perspectiva humana, quanto tecnológica. Em seguida, Gustavo Nogueira, da Torus - iniciativa que estuda como as pessoas se conectam com o tempo-- , falará sobre a necessidade de ajustar presente, passado e futuro, de modo a usar as experiências que possuímos para tomar decisões mais acertadas no futuro, na masterclass Zeitgeist: Inteligência Temporal.

Dia 16, é a vez de  Ligia Zotini, fundadora da Voicers --plataforma digital de educação que busca democratizar o acesso às tecnologias e tendências futuras--, apresentar Mapas da Transição: Onde Estamos e Para Onde Vamos. O ponto de partida é o poder do fator humano para evitar futuros distópicos como aqueles retratados em filmes e séries como Blade Runner e Black Mirror. No mesmo dia, a estilista irlandesa Bethany Williams vencedora do prêmio Queen Elizabeth II e finalista do prêmio LVMH 2019, fala sobre os desafios de criar uma marca sustentável e socialmente consciente, utilizando reciclagem, upcycling, e materiais feitos a partir de descarte. É a Moda Inspirando Mudança Positiva. 

No dia 17, a economista e urbanista Ana Carla Fonseca, do Garimpo de Soluções --empresa que é referência em economia criativa, cultura, cidade, e futuro do trabalho-- apresenta Cidades Como Plataformas de Futuro. Ela irá trazer a questão das cidades como plataforma de futuro sustentável, influindo nas novas formas de trabalho. Na sequência, a reflexão sobre “Tecnologia e o Nosso Sonho de Liberdade” com José Borbolla, coordenador e professor dos cursos de ciência e análise de dados da Digital House Brasil e fundador da Branded Brain, consultoria na área de business analytics, ciência de dados e transformação digital. Nesta masterclass, Borbolla aborda questões envolvendo privacidade, liberdade, confiança e transparência numa era em que nos transformamos em produto. 

Talks

A programação continua com uma série de Talks, palestras que vão reunir pesquisadores e experts que estão inovando em assuntos como moda, transparência, tecnologia e muito mais. Para fazer a mediação de algumas dessas conversas, o Projeto Estufa convidou o Instituto Fashion Revolution Brasil, a Mastertech, o Instituto Voicers, o Instituto Feira Preta e o YOUPIX. 

15-10 - terça-feira 

High Low: Novos Processos e Materiais - Ana Luisa Fernandes, estilista da marca Aluf, que integra o line-up do Projeto Estufa. Venceu o concurso World University Student Fashion Design Competition, realizado em Qingdao, China, em 2018.  Lia Coelho, pesquisadora e zootecnista, descobriu que a cashmere produzida com pelo de cabras brasileiras é a mais fina do mundo. Lidera o Projeto Cashmere Brasileira cujo objetivo é criar uma cadeia produtiva local para esse valioso insumo têxtil. Agustina Comas, estilista uruguaia, radicada no Brasil, trabalha com upcycling desde 2008, em projetos como a marca COMAS. É professora da disciplina Design e Sustentabilidade no IED São Paulo. Mediação de Eloisa Artuso, Diretora de Educação do Instituto Fashion Revolution Brasil, Un Moda Sustentável, agência de inovação e sustentabilidade, e professora de design sustentável no IED São Paulo

Fashiontech: Prototipando o Futuro na Moda - Beatriz Barbosa, do We.Me, uma startup de acessórios de moda impressos em 3D, que pretende criar peças singulares com consciência socioambiental. Juliana Pirani, do eFitFashion, um marketplace online desenvolvido para vender roupas feitas sob medida, de uma maneira mais simples e inovadora. O projeto eFitFashion foi o vencedor do Imagine Cup, competição global de tecnologia, para estudantes, patrocinada pela Microsoft. Carol Garcia, coordenadora de graduação em mídias sociais e digitais e diretora de internacionalização e BA Creative Collectibles do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Mediação de Camila Achutti, programadora, fundadora da escola de tecnologia Mastertech e líder no movimento de igualdade de gênero na tecnologia.

Quando Viver de Música é Viver de Tecnologia - Henrique Portugal, tecladista do Skank, fará uma tech jam misturando música e tecnologia de uma maneira leve, lúdica e divertida. 

Dia 16/10 - quarta-feira 

Somos Todos Agentes de Transformação - Flávia Aranha, estilista especializada em slow fashion sustentável. Bia Saldanha, ambientalista e empreendedora, que trabalha com borracha nativa e é colaboradora da marca de tênis ecológica e sustentável Vert. Nelsa Nespolo, da Justa Trama, organização que reúne cooperativas de trabalhadores ligados à produção de roupas. Suéli do Socorro, do projeto Costurando Sonhos que promove o empoderamento de mulheres em situação de vulnerabilidade por meio da costura e da moda. Mediação de Fernanda Simon, diretora executiva do Instituto Fashion Revolution Brasil. 

Creators : O Futuro Da Influência 

Nátaly Neri, embaixadora de Creators for Change, youtuber do canal Afros e Afins, onde fala sobre "raça, gênero, sociedade, sustentabilidade, slow living, amores, beleza, e tudo o que uma jovem interessada em melhorar sua vida e a realidade ao seu redor poderia se interessar". Ana Paula Passarelli, diretora de operações da agência digital Brunch. Dedicou a última década da sua carreira ao mercado digital, trabalhando com creators e influenciadores digitais, apoiando no desenvolvimento de modelos de negócios digitais sustentáveis e fomentando as melhores práticas para o mercado publicitário.

Leo Picon, começou aos 13, quando ainda estava na escola e fazia sucesso entre colegas nos extintos Orkut e MSN Messenger. Pela sua presença nas redes, foi um dos colírios da revista Capricho e, desde então, passou a usar sua influência no mundo virtual para negócios reais. Com mais de 4,8 milhões de seguidores em suas redes sociais, Leo hoje possui uma marca de roupas, uma produtora e um bar, além de faturar para divulgar marcas e dar os primeiros passos na carreira de apresentador. Mediação de Bia Granja, co-fundadora do YOUPIX, plataforma digital criada em 2006, que hoje atua como consultoria de negócios para influência e comunicação digital.

Tecnologia, Sustentabilidade e os Nativos Ecológicos - Bruno Pádua, diretor da NeoVentures / Isabel Dezon, pesquisadora Peclers Paris

Na era da inovação e das mudanças no comportamento do consumidor, a sustentabilidade é um direcionador de inúmeras iniciativas inovadoras em diversos setores da economia. Na moda, abundante em criatividade por natureza, não é diferente. Somente ter criatividade em desenvolvimento de novos produtos não é mais suficiente para o sucesso de um negócio. Como inovar em processos, relacionamento com os clientes, modelos de negócio, sempre pensando na sustentabilidade.

Dia 17/10 - quinta-feira

Moda, Transparência e Tecnologia: Construindo Relações de Confiança - Dari Santos, fundadora do Instituto Alinha, negócio social focado na melhoria das condições de trabalho das costureiras.  Celina Hissa, designer da marca de acessórios de crochê Catarina Mina, que tem uma política de transparência de custos. Renan Serrano, designer e pesquisador têxtil que desenvolve metodologias de criação e soluções em engenharia têxtil open source (código aberto).  Mediação de Eloisa Artuso, Instituto Fashion Revolution Brasil.

Potência Gera Potência: Passado, Presente e Futuro - Danielle Almeida, cantora e pesquisadora acadêmica da Diáspora africana na América Latina. Ana Carolina Martins, diretora do filme Visionários da Quebrada, em que personagens de várias quebradas de São Paulo revelam a potência de pessoas extraordinárias que promovem mudanças em suas comunidades. Catarina Martins, coletivo M.O.O.C., coletivo de arte, moda e design formado por jovens negros da periferia paulistana. Renata Sbardelini, fundadora da Suindara Radar e Rede e idealizadora do Projeto Mapa, jornada que reuniu lideranças de 18 a 70 anos, de diferentes regiões, classes sociais e áreas de atuação, para formular um mapa representativo da sociedade em seu processo de transformação. Mediação de Adriana Barbosa, empreendedora, fundadora da Feira Preta, festival de múltiplas linguagens que reúne as principais tendências afro-contemporâneas em moda, design, arquitetura, empreendedorismo, literatura, musica, artes visuais, gastronomia, workshops, entre outros.

G.A.I.A. Genderless Artificially Intelligent Agent - Como seria se tivéssemos uma IA (Inteligência Artificial)  como presidente? O que ela traria de diferente e de bom, em relação a um presidente humano? G.A.I.A. é uma performance artística que aborda como a tecnologia pode criar um processo mais democrático nas relações entre governo e cidadão.

Juliana Matos

Rudá Cabral

Workshops - No Espaço Maker’s LAB acontecem oficinas práticas em sintonia com os temas abordados nessa edição do Projeto Estufa.

UpCycling com Mirella Rodrigues, da Think Blue. Na oficina de 3 horas, Mirella ensinará aos participantes como transformar uma calça jeans em um novo produto. O objetivo é incentivar a prática de reutilização aos participantes, para que após a atividade eles entendam como é fácil dar uma chance a uma roupa que seria descartada. Na oficina os participantes vão escolher entre fazer uma Eco Bag na hora ou uma saia reta. 

Biomimética e Tecnologia da Natureza, com Alessandra Araujo, da Bioinspirations,consultoria empresarial para inovação e criatividade através da biomimética e processos de colaboração e co-criação. Os tecidos que revestem a vida e a inovação inspirada na natureza. O workshop irá abordar como são criados os tecidos naturais e como inovar através da Biomimética. Serão apresentados os biotecidos e tendências sobre novos materiais e criações realizadas com biomimética.

Estamparia Étnica, com Julia Vidal, pesquisadora, designer de moda, professora do IED- RJ e SP, e autora do livro “O africano que existe em nós, brasileiros’’.

A oficina aborda o storytelling através da estamparia, as simbologias presentes nos principais tecidos africanos e indígenas, suas formas de composição e criação, além da propriedade intelectual que devem ser preservadas na criação e produção estas estamparias. O público irá participar da criação de estampas étnicas através de técnica de estamparia manual. A atividade visa ampliar o contato do participante com a cultura e heranças afro-indígenas-brasileiras e conduzir o olhar para a importância de valores simbólicos e culturais envolvidos na criação de estamparia.

Fashiontech, com Ana Ribeiro, da Mastertech - Os participantes dessa oficina vão aprender a desenvolver um algoritmo e perceber que desenvolver tecnologia é algo, sim, acessível a quem quiser aprender. 

Eco Print com Marina Stuginski, da Ai.Ginska, espaço dedicado ao estudo, experiência e criação em torno do tingimento natural - Esta oficina é dedicada a todos que querem conhecer melhor o tingimento natural e ter uma experiência eternizando plantas em tecidos. Não é necessário conhecimento prévio. Serão utilizadas flores de cosmos, plantadas e colhidas pela mãe da artista, que serão impressas em meias de poliamida. É uma oportunidade para quem quer saber mais sobre tingimento em tecidos sintéticos.

Lide com a Herança Feminina, com Ligia Zotini, da Voicers e Tania Zaccarias (IYAMI) - Um experimento sobre como podemos nos libertar de narrativas que restringem a atuação feminina. São séculos de negação e supressão do feminino nas mais diversas formas, níveis e manifestações, são tantas as raízes, cicatrizes e heranças que se apropriar desse lugar é desafiador para todas nós. Mas esses são também tempos especiais onde liberdades já se encontram entre nós. Identificar e curar as heranças femininas para que melhor do feminino em cada uma de nós possa ser visto vivido e celebrado, são formas de trazer verdadeiras lideranças e heranças femininas para uma sociedade tão necessitada delas às vésperas de tanto progresso tecnológico. Esse workshop oferecerá um ambiente onde as heranças possam ser visitadas, compartilhadas e com o poder das conversas das vivências que confrontam e confortam tocaremos em Heranças Educacionais e Profissionais, Heranças Emocionais Relacionais e Sociais e em Herança de um Futuro FeMale.

Pilar da Criatividade - Espaço de apresentação de coleções de marcas e criadores selecionados por uma equipe de curadores especialistas, com a participação do São Paulo Fashion Week e de Olivia Merquior da Dacri Deviati, a partir dos pilares do Projeto Estufa. Desfilam nessa edição as marcas: Aluf, Ão, Korshi, Lucas Leão, MiPINTA e Victor Hugo Mattos. 

Dia 15/10 (Terça)

15h: Desfile Korshi 

15h15: Desfile Ão

Dia 16 (Quarta)

14h: Desfile Victor Hugo Mattos

14h15: Desfile MIPINTA

Dia 17 (Quinta)

14h: Desfile Aluf

14h15: Desfile Lucas Leão

Serviço

Datas: de 14 a 18 de outubro

Local: Pavilhão das Culturas Brasileiras – Parque do Ibirapuera (Av Pedro Álvares Cabral s/n)

Horários: das 9h às 22h

Classificação etária: 18 anos. Menores devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais.

Ingressos

Meia: R$ 150 / Inteira: R$ 300 / Cliente Santander: R$ 210

Em sua terceira edição, o Projeto Estufa acontece de 14 a 18 de outubro, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera, e é uma iniciativa do SPFW, em parceria com o IN-MOD (Instituto Nacional de Moda e Design) que tem como objetivo promover debates e coordenar movimentos que estão acontecendo em todo o mercado.

Desde sua criação em 2017, o Projeto Estufa se propõe a ser um espaço que reúne novos olhares para discutir o futuro. Não o futuro distante, mas aquele que já está se desenhando no presente. “Vivemos um período de transição em que a velocidade da informação é avassaladora e disruptiva. Não há tempo para esperar pelo futuro, ele acontece, com toda sua multiplicidade, nesse instante” explica Graça Cabral, curadora do Projeto Estufa.

Apresentado pelo Ministério da Cidadania e Santander, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Estufa #03 tem apoio da Sherwin Williams e oferece uma intensa programação de desfiles e palestras e este ano traz Roberto Martini, um dos profissionais mais visionários e inovadores da indústria criativa brasileira, como inspirador da edição. Ele é o idealizador da exposição “Humanx - Todas as Perspectivas são Realidades Alternativas” que acontece dentro do Pavilhão, durante o SPFW N48. “Precisamos inventar desafios e estar abertos para o não saber, para o aprender”, afirma Martini. “Esta é a única forma de se preparar para o futuro”, finaliza ele.

O Projeto Estufa é estruturado em três pilares: inovação e tecnologia, comportamento e criatividade, todos permeados pelo olhar da sustentabilidade. 

A mudança é inevitável. As marcas estão mudando, e os consumidores também. Quanto mais criadores sinalizarem, para o resto da indústria, que a sustentabilidade é um valor essencial, que o mundo mudou e todos precisam se adequar, mais isso irá se concretizar. 

Esse pensamento tem tudo a ver com algumas marcas de moda da novíssima geração, que já surgem com propostas e processos distintos. "Até pouco tempo atrás, quando se pensava em sucesso, isso significava ter 70 lojas no Brasil inteiro. Hoje vemos que se almejam outras coisas. Cada marca tem que decidir qual a sua intenção", afirma Paulo Borges, diretor criativo do São Paulo Fashion Week. 

Um dos destaques desta edição é a participação da jovem estilista britânica Bethany Williams na masterclass “Moda Inspirando Mudança Positiva”. Vencedora do Prêmio Queen Elizabeth II e finalista do Prêmio LVMH 2019, Williams vem falar sobre os desafios de criar uma marca de moda consciente e apresentar seu trabalho que combina práticas  ambientais e sociais em busca de soluções de design sustentável para os grandes desafios do planeta.

O papel do SPFW, e do Projeto Estufa, é fomentar essa discussão e trazer esses novos olhares "O próprio conteúdo das semanas de moda está mudando. É um momento de transição, de renovação. Precisamos ter um olhar generoso para incentivar as mudanças. Se olharmos para nós mesmos, sabemos que elas não acontecem da noite para o dia", completa Graça Cabral. 

Ao todo, são mais de 25 atividades, distribuídas em cinco dias de evento. Os ingressos dão direito à programação completa do dia, incluindo masterclasses e talks, desfiles e participação em workshops do Espaço Makers. 

Conheça abaixo a programação completa da 3a. edição do Projeto Estufa, apresentada pelo Ministério da Cidadania e Santander, através da lei federal de incentivo à cultura. Desfiles, exposição, palestras e workshops irão trazer visões de mundo ligadas ao futuro, com convergências que passam por tecnologia, socioecologia e criatividade. 

EXPOSIÇÃO – 14 a 18 /10

HumanX – Todas as perspectivas são realidades alternativas

A exposição que integra o evento foi curada e idealizada por  Roberto Martini, fundador, CEO global, e Chief Creative Officer da FlagCX, uma holding de disrupção criativa com mais de 20 empresas que inovam em áreas como publicidade, marketing e tecnologia. Martini é interessado em futuro, em investigar as fronteiras da arte, da comunicação e da tecnologia. E em pesquisar como estas transformações estão impactando e modificando as relações humanas.

Sua proposta, como inspirador convidado do Projeto Estufa, é a exposição HumanX, uma experiência imersiva que irá fazer uma intersecção entre o tecnológico e o humano. O projeto parte do pressuposto de que a verdade absoluta não existe. Ela é um acordo feito entre humanos, uma vez que cada um interpreta a realidade através da própria subjetividade. No entanto, com o avanço da tecnologia, realidades digitais começam a se mesclar à realidade física, provocando uma série de questões importantes.

"HumanX é um ensaio sobre as novas realidades sobrepostas que nos desafiam a interpretar o conceito do que é real, do que é verdadeiro, do que é humano", diz Martini.

"Estamos vendo avanços à partir da tecnologia digital, da inteligência artificial e das realidades mistas. Isso vai ocupar cada vez mais espaço no nosso dia a dia. Não podemos ficar reféns do medo da mudança. É preciso desenhar o futuro que desejamos", completa Graça Cabral. 

PILAR DO CONHECIMENTO – Masterclasses, Talks, Maker’s Labs – 15 a 17/10

Masterclasses

Serão três futuristas integrando as masterclasses do Projeto Estufa, uma em cada dia do evento, junto a outros pensadores e especialistas que concentram as reflexões no período da manhã.

No dia 15 de outubro, Lilia Porto, economista, fundadora e curadora do ecossistema futurista O Futuro das Coisas, trará uma visão ampla e otimista sobre as possibilidades de futuro que já podemos enxergar, tanto da perspectiva humana, quanto tecnológica. 

Em seguida, Gustavo Nogueira, da Torus --iniciativa que estuda como as pessoas se conectam com o tempo-- , falará sobre a necessidade de ajustar presente, passado e futuro, de modo a usar as experiências que possuímos para tomar decisões mais acertadas no futuro, na masterclass Zeitgeist: Inteligência Temporal.

Dia 16, é a vez de  Ligia Zotini, fundadora da Voicers --plataforma digital de educação que busca democratizar o acesso às tecnologias e tendências futuras--, apresentar Mapas da Transição: Onde Estamos e Para Onde Vamos. O ponto de partida é o poder do fator humano para evitar futuros distópicos como aqueles retratados em filmes e séries como Blade Runner e Black Mirror.

No mesmo dia, a estilista irlandesa Bethany Williams vencedora do prêmio Queen Elizabeth II e finalista do prêmio LVMH 2019, fala sobre os desafios de criar uma marca sustentável e socialmente consciente, utilizando reciclagem, upcycling, e materiais feitos a partir de descarte. É a Moda Inspirando Mudança Positiva

No dia 17, a economista e urbanista Ana Carla Fonseca, do Garimpo de Soluções --empresa que é referência em economia criativa, cultura, cidade, e futuro do trabalho-- apresenta Cidades Como Plataformas de Futuro. Ela irá trazer a questão das cidades como plataforma de futuro sustentável, influindo nas novas formas de trabalho.

Na sequência, a reflexão sobre “Tecnologia e o Nosso Sonho de Liberdade” com José Borbolla, coordenador e professor dos cursos de ciência e análise de dados da Digital House Brasil e fundador da Branded Brain, consultoria na área de business analytics, ciência de dados e transformação digital. Nesta masterclass, Borbolla aborda questões envolvendo privacidade, liberdade, confiança e transparência numa era em que nos transformamos em produto. 

Talks

A programação continua com uma série de Talks, palestras que vão reunir pesquisadores e experts que estão inovando em assuntos como moda, transparência, tecnologia e muito mais. Para fazer a mediação de algumas dessas conversas, o Projeto Estufa convidou o Instituto Fashion Revolution Brasil, a Mastertech, o Instituto Voicers, o Instituto Feira Preta e o YOUPIX. 


15-10 - terça-feira 

High Low: Novos Processos e Materiais

Ana Luisa Fernandes, estilista da marca Aluf, que integra o line-up do Projeto Estufa. Venceu o concurso World University Student Fashion Design Competition, realizado em Qingdao, China, em 2018.

Lia Coelho, pesquisadora e zootecnista, descobriu que a cashmere produzida com pelo de cabras brasileiras é a mais fina do mundo. Lidera o Projeto Cashmere Brasileira cujo objetivo é criar uma cadeia produtiva local para esse valioso insumo têxtil.

Agustina Comas, estilista uruguaia, radicada no Brasil, trabalha com upcycling desde 2008, em projetos como a marca COMAS. É professora da disciplina Design e Sustentabilidade no IED São Paulo.

Mediação de Eloisa Artuso, Diretora de Educação do Instituto Fashion Revolution Brasil, Un Moda Sustentável, agência de inovação e sustentabilidade, e professora de design sustentável no IED São Paulo

 

Fashiontech - Prototipando o Futuro na Moda

Beatriz Barbosa, do We.Me, uma startup de acessórios de moda impressos em 3D, que pretende criar peças singulares com consciência socioambiental.

Juliana Pirani, do eFitFashion, um marketplace online desenvolvido para vender roupas feitas sob medida, de uma maneira mais simples e inovadora. O projeto eFitFashion foi o vencedor do Imagine Cup, competição global de tecnologia, para estudantes, patrocinada pela Microsoft. 

Carol Garcia, coordenadora de graduação em mídias sociais e digitais e diretora de internacionalização e BA Creative Collectibles do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Mediação de Camila Achutti, programadora, fundadora da escola de tecnologia Mastertech e líder no movimento de igualdade de gênero na tecnologia.

Quando Viver de Música é Viver de Tecnologia 

Henrique Portugal, tecladista do Skank, fará uma tech jam misturando música e tecnologia de uma maneira leve, lúdica e divertida. 

Dia 16/10 - quarta-feira 

Somos Todos Agentes de Transformação 

Flávia Aranha, estilista especializada em slow fashion sustentável.

Bia Saldanha, ambientalista e empreendedora, que trabalha com borracha nativa e é colaboradora da marca de tênis ecológica e sustentável Vert.

Nelsa Nespolo, da Justa Trama, organização que reúne cooperativas de trabalhadores ligados à produção de roupas. 

Suéli do Socorro, do projeto Costurando Sonhos que promove o empoderamento de mulheres em situação de vulnerabilidade por meio da costura e da moda. 

Mediação de Fernanda Simon, diretora executiva do Instituto Fashion Revolution Brasil. 

 

Creators : O Futuro Da Influência 

Nátaly Neri, embaixadora de Creators for Change, youtuber do canal Afros e Afins, onde fala sobre "raça, gênero, sociedade, sustentabilidade, slow living, amores, beleza, e tudo o que uma jovem interessada em melhorar sua vida e a realidade ao seu redor poderia se interessar".

Ana Paula Passarelli, diretora de operações da agência digital Brunch. Dedicou a última década da sua carreira ao mercado digital, trabalhando com creators e influenciadores digitais, apoiando no desenvolvimento de modelos de negócios digitais sustentáveis e fomentando as melhores práticas para o mercado publicitário.

Leo Picon, começou aos 13, quando ainda estava na escola e fazia sucesso entre colegas nos extintos Orkut e MSN Messenger. Pela sua presença nas redes, foi um dos colírios da revista Capricho e, desde então, passou a usar sua influência no mundo virtual para negócios reais. Com mais de 4,8 milhões de seguidores em suas redes sociais, Leo hoje possui uma marca de roupas, uma produtora e um bar, além de faturar para divulgar marcas e dar os primeiros passos na carreira de apresentador.

Mediação de Bia Granja, co-fundadora do YOUPIX, plataforma digital criada em 2006, que hoje atua como consultoria de negócios para influência e comunicação digital.

 

Tecnologia, Sustentabilidade e os Nativos Ecológicos 

Na era da inovação e das mudanças no comportamento do consumidor, a sustentabilidade é um direcionador de inúmeras iniciativas inovadoras em diversos setores da economia. Na moda, abundante em criatividade por natureza, não é diferente. Somente ter criatividade em desenvolvimento de novos produtos não é mais suficiente para o sucesso de um negócio. Como inovar em processos, relacionamento com os clientes, modelos de negócio, sempre pensando na sustentabilidade.

Bruno Pádua, diretor da NeoVentures

Isabel Dezon, pesquisadora Peclers Paris

Dia 17/10 - quinta-feira

Moda, Transparência e Tecnologia: Construindo Relações de Confiança 

Dari Santos, fundadora do Instituto Alinha, negócio social focado na melhoria das condições de trabalho das costureiras. 

Celina Hissa, designer da marca de acessórios de crochê Catarina Mina, que tem uma política de transparência de custos. 

Renan Serrano, designer e pesquisador têxtil que desenvolve metodologias de criação e soluções em engenharia têxtil open source (código aberto). 

Mediação de Eloisa Artuso, Instituto Fashion Revolution Brasil.

 

Potência Gera Potência - Passado, Presente e Futuro

Danielle Almeida, cantora e pesquisadora acadêmica da Diáspora africana na América Latina.

Ana Carolina Martins, diretora do filme Visionários da Quebrada, em que personagens de várias quebradas de São Paulo revelam a potência de pessoas extraordinárias que promovem mudanças em suas comunidades.

Catarina Martins, coletivo M.O.O.C., coletivo de arte, moda e design formado por jovens negros da periferia paulistana.

Renata Sbardelini, fundadora da Suindara Radar e Rede e idealizadora do Projeto Mapa, jornada que reuniu lideranças de 18 a 70 anos, de diferentes regiões, classes sociais e áreas de atuação, para formular um mapa representativo da sociedade em seu processo de transformação.

Mediação de Adriana Barbosa, empreendedora, fundadora da Feira Preta, festival de múltiplas linguagens que reúne as principais tendências afro-contemporâneas em moda, design, arquitetura, empreendedorismo, literatura, musica, artes visuais, gastronomia, workshops, entre outros.

G.A.I.A. Genderless Artificially Intelligent Agent

Como seria se tivéssemos uma IA (Inteligência Artificial)  como presidente? O que ela traria de diferente e de bom, em relação a um presidente humano? G.A.I.A. é uma performance artística que aborda como a tecnologia pode criar um processo mais democrático nas relações entre governo e cidadão.

Juliana Matos

Rudá Cabral

Workshops

No Espaço Maker’s LAB acontecem oficinas práticas em sintonia com os temas abordados nessa edição do Projeto Estufa. 

UpCycling com Mirella Rodrigues, da Think Blue

Na oficina de 3 horas, Mirella ensinará aos participantes como transformar uma calça jeans em um novo produto. O objetivo é incentivar a prática de reutilização aos participantes, para que após a atividade eles entendam como é fácil dar uma chance a uma roupa que seria descartada. Na oficina os participantes vão escolher entre fazer uma Eco Bag na hora ou uma saia reta. 

Biomimética e Tecnologia da Natureza, com Alessandra Araujo, da Bioinspirations,consultoria empresarial para inovação e criatividade através da biomimética e processos de colaboração e co-criação.

Os tecidos que revestem a vida e a inovação inspirada na natureza. O workshop irá abordar como são criados os tecidos naturais e como inovar através da Biomimética. Serão apresentados os biotecidos e tendências sobre novos materiais e criações realizadas com biomimética.

Estamparia Étnica, com Julia Vidal, pesquisadora, designer de moda, professora do IED- RJ e SP, e autora do livro “O africano que existe em nós, brasileiros’’.

A oficina aborda o storytelling através da estamparia, as simbologias presentes nos principais tecidos africanos e indígenas, suas formas de composição e criação, além da propriedade intelectual que devem ser preservadas na criação e produção estas estamparias. O público irá participar da criação de estampas étnicas através de técnica de estamparia manual. A atividade visa ampliar o contato do participante com a cultura e heranças afro-indígenas-brasileiras e conduzir o olhar para a importância de valores simbólicos e culturais envolvidos na criação de estamparia.

Fashiontech, com Ana Ribeiro, da Mastertech

Os participantes dessa oficina vão aprender a desenvolver um algoritmo e perceber que desenvolver tecnologia é algo, sim, acessível a quem quiser aprender. 

Eco Print com Marina Stuginski, da Ai.Ginska, espaço dedicado ao estudo, experiência e criação em torno do tingimento natural.

Esta oficina é dedicada a todos que querem conhecer melhor o tingimento natural e ter uma experiência eternizando plantas em tecidos. Não é necessário conhecimento prévio. Serão utilizadas flores de cosmos, plantadas e colhidas pela mãe da artista, que serão impressas em meias de poliamida. É uma oportunidade para quem quer saber mais sobre tingimento em tecidos sintéticos.

Lide com a Herança Feminina, com Ligia Zotini, da Voicers e Tania Zaccarias (IYAMI). 

Um experimento sobre como podemos nos libertar de narrativas que restringem a atuação feminina. São séculos de negação e supressão do feminino nas mais diversas formas, níveis e manifestações, são tantas as raízes, cicatrizes e heranças que se apropriar desse lugar é desafiador para todas nós. Mas esses são também tempos especiais onde liberdades já se encontram entre nós. Identificar e curar as heranças femininas para que melhor do feminino em cada uma de nós possa ser visto vivido e celebrado, são formas de trazer verdadeiras lideranças e heranças femininas para uma sociedade tão necessitada delas às vésperas de tanto progresso tecnológico.

Esse workshop oferecerá um ambiente onde as heranças possam ser visitadas, compartilhadas e com o poder das conversas das vivências que confrontam e confortam tocaremos em Heranças Educacionais e Profissionais, Heranças Emocionais Relacionais e Sociais e em Herança de um Futuro FeMale.

PILAR DA CRIATIVIDADE

Espaço de apresentação de coleções de marcas e criadores selecionados por uma equipe de curadores especialistas, com a participação do São Paulo Fashion Week e de Olivia Merquior da Dacri Deviati, a partir dos pilares do Projeto Estufa. Desfilam nessa edição as marcas: Aluf, Ão, Korshi, Lucas Leão, MiPINTA e Victor Hugo Mattos. 

Dia 15/10 (Terça)

15h: Desfile Korshi 

15h15: Desfile Ão

 

Dia 16 (Quarta)

14h: Desfile Victor Hugo Mattos

14h15: Desfile MIPINTA

 

Dia 17 (Quinta)

14h: Desfile Aluf

14h15: Desfile Lucas Leão

___________________________________________________________

SERVIÇO

Datas: de 14 a 18 de outubro

Local: Pavilhão das Culturas Brasileiras – Parque do Ibirapuera (Av Pedro Álvares Cabral s/n)

Horários: das 9h às 22h

Classificação etária: 18 anos. Menores devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais.

Ingressos

Meia: R$ 150 / Inteira: R$ 300 / Cliente Santander: R$ 210

(* Clientes Santander têm 30% de desconto não-cumulativo com meia-entrada ou outros descontos. As condições promocionais são válidas para 01 ingresso por dia para cada CPF no total. A quantidade de ingressos promocionais é limitada). 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: MktMix Assessoria de Comunicação
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 10/10/2019

Conteúdo relacionado


Istituto Europeo di Design anuncia transformações e nova direção em São Paulo
O IED – Istituto Europeo di Design – começa o próximo ano em São Paulo com novos cursos de bacharelado (quatro anos) a serem desenvolvidos além das salas de aulas, em uma nova plataforma de incubação e desenvolvimento de ideias, pesquisas, projetos e consultorias.  2019-11-19 - Tags: ied instituto europeo di design bacharelado nova direçao

Capricórnio realiza exposição no Mega Pólo Moda
No CapriConecta vol. 2, a Capricórnio Têxtil mergulhou no tema "Diversidade e Inclusão" e, durante o evento, apresentou uma exposição inédita, que reuniu 16 designers de todo o Brasil, para traduzir a representatividade na moda em peças únicas.  2019-11-18 - Tags: capricornio mega polo capriconecta vol 2 diversidade inclusao jeanswear

Senai Jandira terá palestra sobre user experience no varejo de moda
Acontece no dia 19 de novembro, das 15h às 16h30, a palestra "User experience. Design focado no usuário no varejo de moda" ministrada por Gabriel Sanabria, cofundador e COO do app Houpa!, uma plataforma web e aplicativo que conecta atacadistas e varejistas de moda.  2019-11-14 - Tags: user experience app houpa gabriel sanabria v encontro de tecnologia senai jandira startup

Brazil Fashion Forum se prepara para sua terceira edição em Miami
Flávia Marchesini, diretora criativa e empreendedora brasileira, anuncia que acontece a terceira edição do Brazil Fashion Forum (BFF), projeto desenvolvido com a missão de levar a moda brasileira para Miami e EUA criando essa porta de entrada a marcas que queiram se internacionalizar.  2019-11-13 - Tags: flavia marchesini brazil fashion forum miami press award focus brasil

Inspiramais apresenta ampla programação de palestras
A 20ª edição do Inspiramais, único salão de inovação e design de materiais da América Latina, será realizado nos dias 14 e 15 de janeiro, celebrando 10 anos de estímulo à unificação de linguagem para a moda nacional.  2019-11-11 - Tags: inspiramais palestras programacao inovacao design industrias sustentabilidade

Impacto da Indústria 4.0
De 14 a 17 de maio de 2019, em Frankfurt am Main, visitantes, expositores e profissionais da Texprocess e Techtextil fizeram parte do futuro. O mercado de têxteis técnicos é uma das indústrias mais fortes na Europa. Hoje, eles representam 17% de toda a produção global e, a Alemanha é o principal país exportador do mundo, com negócios na ordem de treze bilhões de euros/ ano.  2019-11-08 - Tags: industria 4.0 tecnologia costura automacao impacto sustentabilidade

Febratex Summit debate inovação e alta performance para a indústria têxtil
Blumenau está recebendo entre hoje (6) e amanhã (7) primeira edição do Febratex Summit, promovido pelo Febratex Group, uma das principais promotoras de feiras têxteis na América Latina. O evento promove um debate sobre inovação, alta performance, mudança geracional, novas tecnologias, processos disruptivos e cases de sucesso para desenvolver e transformar o setor têxtil. Neste primeiro dia, cerca de 550 profissionais estiveram presentes no encontro, que acontece no setor 2 do Parque Vila Germânica.  2019-11-07 - Tags: febratex summit industria textil renner citeve golden technology silmaq spark farfarm

Texprocess um encontro com o futuro
De 14 a 17 de maio de 2019, em Frankfurt am Main, visitantes, expositores e profissionais da Texprocess fizeram parte do futuro. A principal feira internacional de processamento de materiais têxteis e flexíveis ofereceu um cenário perfeito para inovações, desenvolvimentos em máquinas, instalações, tecnologia, serviços, TI e logística.  2019-11-06 - Tags: texprocess techtextil texteis flexiveis futuro mercado global

PrintRJ desembarca pela primeira vez em Goiânia
Original do Rio de Janeiro, a PRINTRJ, uma das principais feiras de negócios do país com foco em estamparia e tecelagem, acontecerá pela primeira vez em Goiânia nos dias 05 e 06 de novembro. Esta será a estreia na região Centro-Oeste do Brasil, mas a 12ª edição do evento que já passou por Fortaleza e pelo Rio de Janeiro.  2019-11-05 - Tags: printrj lunelli sprint textil estampa studio renata speiski brand textil

Brasil Eco Fashion Week chega em sua terceira edição
A 3º edição do Brasil Eco Fashion Week (BEFW) acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de novembro, com previsão de receber mais de cinco mil pessoas, vindas de todas as regiões do Brasil, no espaço da Unibes Cultural, em São Paulo.  2019-11-04 - Tags: brasil eco fashion week farfarm upcycling abvtex fgvces senac way carbon

Fabricantes de máquinas italianos marcaram presença na Expotextil Peru 2019
A Expotextil, feira do setor têxtil e de vestuário do Peru, realizada de 24 a 27 de outubro em Lima, contou com grande representação de fabricantes italianos de máquinas têxteis. Dentro do pavilhão italiano, organizado pela Agência Italiana de Comércio e pela Acimit - Associação dos Fabricantes Italianos de Máquinas Têxteis, 18 expositores mostram suas tecnologias em estandes informativos.  2019-10-31 - Tags: expotextil textil peru luxo lima acimit alessandro zucchi

Febratex Summit debate indústria têxtil no contexto da digitalização e sustentabilidade
Novas tecnologias, processos disruptivos e cases de sucesso para desenvolver e transformar o setor têxtil serão debatidos na primeira edição do Febratex Summit, que acontecerá de 06 e 07 de novembro no Parque Vila Germânica (SC). Além das apresentações de palestrantes nacionais e internacionais, dentro da programação haverá um espaço destinado à startups - o Startup Corner.  2019-10-30 - Tags: febratex summit vila germanica industria textil diomar sartor

Senac São Paulo promove Webinar com reflexões sobre o mundo da moda
Padrões e estereótipos de beleza têm impactado a sociedade de maneira significativa. Atualmente, porém, já é possível notar que as indústrias da moda e beleza têm olhado com mais atenção para os diferentes públicos. Ainda assim, muitos não se sentem devidamente representados.  2019-10-29 - Tags: senac beleza espm sp aliana aires pluz size

Feira de moda infantil FIT 0/16 divulga line up dos desfiles
Nesta ediçao, a FIT 0/16 Conceito - Feira Internacional do Setor Infantojuvenil e Bebê -, contará com três dias de desfiles pra lá de especiais. Com a curadoria da Revista Bazaar Kids, a passarela do evento dará espaço para as marcas expositoras, que mostrarão as novidades para a temporada mais fria do ano.  2019-10-28 - Tags: kids fit 0 16 infantojuvenil bebe calvin klein jeans desfiles

Focus Fashion Summit reúne diversos players da cadeia têxtil do Brasil
Entre os dias 05 e 06 de novembro, a Bienal do Parque Ibirapuera, em São Paulo, será o palco do Focus Fashion Summit, um encontro inédito com diversos ​players da indústria têxtil e da moda brasileira, idealizado pela Focus Têxtil.  2019-10-25 - Tags: paulo borges ied focus textil spfw focus fashion summit bienal

Cadeia produtiva do algodão dá o tom na passarela o/i 2020 do Minas Trend
A estreia de “Tecendo Futuros”, tema da temporada outono/inverno 2020 da semana de moda mineira, foi protagonizada, na noite de hoje, pelo algodão. A fibra esteve presente na passarela, com looks todos criados com peças da indústria mineira, e também ganhou ilustrações em espaços de convivência e estandes montados no Pavilhão Expominas, onde o evento segue até o dia 25 de outubro.  2019-10-23 - Tags: algodao tecendo futuros expominas paulo waisberg clarrisa neves minas trend

Mercado Manual leva 80 artesãos para a Pinacoteca
O Mercado Manual, festival que fomenta a cultura feita à mão, realiza sua terceira edição na Pinacoteca de São Paulo, Museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Na programação, nos dias 26 e 27 de outubro, das 10h às 18h, uma curadoria de artesãos, oficinas gratuitas e apresentação de artistas da música autoral.  2019-10-22 - Tags: mercado manual pinacoteca gastronomia artesoes museu da secretaria da cultura do estado de sp

Indústria têxtil mineira é destaque no line-up do Minas Trend
O algodão será a estrela do “Passarela Têxtil”, desfile coletivo de seis indústrias mineiras do setor, que acontece na próxima terça-feira, dia 22, no Minas Trend. A proposta é destacar a força e a resistência do algodão em 30 looks produzidos em parceria com o Senai Modatec.  2019-10-21 - Tags: senai modatec ricardo dos anjos amanda leao fiemg minas trend

Marcas participantes do Novo Brás ganham apresentação sobre tendências para O/I 2020
No dia 24 de outubro (quinta-feira), Robi Spatti e Augusto Rezende, diretores da GFT – Glam Fashion Team e idealizadores e diretores do Novo Brás irão realizar uma palestra exclusiva com o tema “Direcionamento do mercado de varejo internacional”, com foco nas principais tendências da moda e do varejo identificadas em viagem de pesquisa realizada pela dupla na Europa.  2019-10-21 - Tags: robi spatti augusto rezende glam fashion team novo bras varejo internacional

Minas Trend celebra setor têxtil e apresenta as tendências outono/inverno 2020
Belo Horizonte se transforma na capital brasileira da moda, entre os dias 22 e 25 de outubro, com mais uma edição do Minas Trend. O evento realizado no Expominas é considerado o maior salão de negócios de moda da América Latina e terá a indústria têxtil como sua principal estrela.  2019-10-18 - Tags: minas gerais belo horizonte minas trend moda sebrae feira gastro minas fashion expominas