Language
home » eventos »

Últimas notícias

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Palestras e variedade de produtos marcam a 5 ª edição da Gotex Show

Falhas no gerenciamento financeiro é o principal motivo que afeta outros processos dentro da confecção resultando, muitas vezes, em prejuízos irreversíveis para a continuidade do negócio. Quem afirma é o consultor de Produção e Qualidade do Sebrae SP, Nelson Endrigo Junior, que durante palestra apresentada na Gotex Show 2017 – Feira Internacional de Produtos Têxteis – falou sobre ferramentas para melhorar o processo produtivo dentro das empresas. “Por serem, em sua maioria, empresas de micro e pequeno porte as confecções têm muita dificuldade de gestão. O comando é quase sempre exercido pelo próprio dono que concentra as decisões do negócio e não raro mistura contas da pessoa física com a jurídica. Falta profissionalismo não só para tocar a organização, mas também zelar pela qualidade do produto, entender as mudanças de mercado e os desejos dos clientes e até mesmo conhecer quem são os seus concorrentes, o que é fundamental neste segmento tão disputado”, analisa Endrigo Junior.

Segundo o consultor do Sebrae-SP, muitas vezes porém, a falta de planejamento não é apenas falta de capacidade do gestor mas resultado da própria contingência do mercado. “É um setor excessivamente competitivo onde quase não há fidelidade nas parcerias. As grandes marcas estão sempre à procura do maior volume pelo menor preço. Paga-se muito pouco (preço unitário) por peça produzida e a produtividade da confecção também é mínima devido à falta de tecnologia e deficiência da mão de obra que, por sua vez, não se sente motivada por causa dos baixos salários. Enfim é um ciclo vicioso que afeta a toda a cadeia da confecção”, argumenta Nelson Endrigo Junior que sugeriu ao público da palestra, formado por pequenos confeccionistas, estilistas, lojistas e gerentes de empresas, a melhorarem, através de cursos de capacitação, o desempenho nas áreas de finanças, marketing e gestão de pessoal, que a seu ver, são os principais pontos fracos das empresas do segmento de vestuário.  “As confecções também podem minimizar as perdas relacionadas à manutenção, como ajuste de produção durante a baixa demanda, evitar falhas na produção, setup, produtos defeituosos e reprocessamento. É importante lembrar que estas perdas valem dinheiro e muitas vezes não mensuramos isso”.

O consultor finalizou sua palestra informando que o Sebrae-SP oferece por semestre cursos de capacitação para micro e pequenos empreendedores (grupo de 20 a 30 empresas) com custo acessível, cuja grade é focada principalmente no planejamento e na gestão de negócios.

Além da palestra sobre processo produtivo, outro tema que chamou atenção do público foi “Tendências de moda feminina Inverno 2018”, da consultora de moda Bruna Ortega da WGSN. Além de mostrar os principais looks das passarelas internacionais que deverão bombar na próxima temporada, Bruna apresentou as apostas do grande varejo, com roupas básicas e pegada fashion e também exibiu campanhas de marketing de marcas famosas como Adidas que impressionaram a plateia. 

Cinco anos de Brasil

A 5 ª edição da Gotex Show, realizada de 12 a 14 de setembro no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo mostrou que o evento tem buscado fortalecer seu perfil de feira internacional, deixando para trás a imagem de “mostra de produtos chineses”, como ficou conhecida no Brasil, quando foi lançada em 2013 com cerca de 300 expositores asiáticos. Com participação modesta este ano – 70 expositores, porém mais segmentada em tecidos e vestuário, a feira trouxe como novidades um pavilhão com seis empresas do Paquistão, um produtor de algodão peruano e fornecedores de artigos de cama, mesa e banho. “No início os chineses tiveram muitas dificuldades de entender o mercado brasileiro, não apenas em razão do idioma, mas também do perfil de negócio. As primeiras empresas que vieram ao evento trouxeram uma gama diversificada de produtos de vestuário a bijuterias, na esperança de conquistar o maior número de clientes e possível. Havia também a expectativa de se firmar joint venture com empresas brasileiras”, explica Henrique Reis, Relações Internacionais do evento. Segundo ele, as sucessivas crises na economia brasileira, que afetaram duramente o consumo interno de têxteis, fez com que a direção da Gotex reorganizasse a feira para melhor atender às necessidades do mercado. “Detectamos que a principal carência das confecções brasileiras está nos aviamentos, camisaria e tecidos de moda diferenciados e nisto os chineses são muito competitivos. Hoje, não estamos preocupados com quantidade de expositores, mas com a qualidade e a segmentação. A Gotex Show traz soluções para toda a cadeia de valor com matéria-prima, fios e tecidos; moda casa e vestuário. Nosso objetivo é diversificar os expositores, desenvolver negócios e trazer cada vez mais empresas nacionais”, completa Reis. 

Destaque e produtos

O Pavilhão do Paquistão recebeu autoridades logo na abertura da feira para celebrar a participação conjunta dos expositores que mostraram a força de um dos maiores produtores mundiais de vestuário. As seis empresas que se apresentaram no espaço mostraram meias, rendas, roupas esportivas, tecidos e roupas de cama. Na ocasião o Embaixador do Paquistão, Saqib us Najm, enfatizou que Brasil e Paquistão são parceiros e estão prestes a assinar um acordo de colaboração. “Ambos os países têm muito a oferecer. É a primeira vez que participamos da feira com o aval do governo paquistanês e estamos muito felizes em estar aqui”.

Entre as novidades apresentadas na feira está a empresa  Billion Polimerization Fiber Technology Industrial que traz ao mercado brasileiro os mais variados tipos de filamentos têxteis de poliéster com características e funções únicas: fibras de polímero com toque similar ao algodão natural; fios com alta resistência UV e outras especialidades como antibacteriana, absorção de umidade; retardante de chama; resistência à abrasão; além de fios brilhantes que são utilizados para vestuário, sapatos, decoração e  uniformes profissionais. A roupa infantil foi a aposta da Kuntai Garment, um dos maiores fabricantes chineses de larga escala em vestuário para crianças que atende a grandes marcas internacionais.  Sua especialidade são os tricôs e malhas de algodão.  

No denim, destaque para a empresa Henglun Textile, que apresentou seu amplo portfolio com produtos diversificados entre algodão, mistos com poliéster, spandex, nylon, T400, Coolmax, Modal e Tencel. Segundo o fabricante, a empresa fornece para marcas mundiais como Uniqlo, H&M, Zara, C&A, Only, Guess, Lee, Tommy e Mango. Já no segmento cama, mesa e banho, fizeram sua estreia na Gotex Show as empresas chinesas Nantong Lu-Ri, que apresentou têxteis para casa em pele sintética, flanela, lã e sherpa; a Jiangsu Chenshi Weiye Textile Technology, com jogos de cama 100% poliéster e tecidos estampados e a indiana Indo Count Industries que apresentou artigos de cama em puro algodão e tecidos mistos, duvets e protetores de colchão, capas de almofada e cobertores. A marca exporta para diversos mercados, entre eles, EUA e Europa.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição: Marcia Mariano
Fonte: RM Press | Comunicação Estratégica
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 15/09/2017

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Expotextil Perú 2017 inicia com expectativa de vendas de cerca de US$ 120 milhões
Sob o tema: “As feiras retornam ao seu local de origem", começou nesta quarta-feira, 18 de outubro, a 11ª edição da Feira Expotextil Peru 2017, que - pela primeira vez - acontece na Ciudad Ferial Costa Verd , no circuito de praias de San Miguel em uma área de 14 mil metros quadrados. A feira ocorrerá até dia 21/10, sábado e os organizadores estimam vendas de cerca de US$ 120 milhões nos quatro dias da feira.  2017-10-19 - Tags: expotextil peru 2017 lima eventos luisa mesones expotextil maq texmoda peru

Abit ilumina sua sede em adesão ao Outubro Rosa
Um dos meses mais coloridos do ano, outubro, marca a preocupação em prevenir e detectar precocemente o câncer de mama. A doença que atinge cerca de 58 mil mulheres no Brasil, é considerado o tipo de câncer mais comum para o sexo feminino em todo o mundo, depois do câncer de pele não melanoma, de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer).  2017-10-19 - Tags: abit outubro rosa inca casa abit

In Fashion, em Blumenau, antecipa principais movimentos da indústria da moda
Nos dias 27 e 28 de outubro, a Lectra, líder mundial em soluções tecnológicas para a indústria da moda, realizará a segunda edição do In Fashion by Lectra, evento que reúne em Blumenau diversas empresas e profissionais dessa indústria para dois dias de discussões sobre temas relevantes ligados à desenvolvimento de produtos, tendências de moda e business, processo produtivo e as transformações pelas quais o setor vem passando.  2017-10-18 - Tags: lectra in fashion by lectra blumenau senai blumenau sueka eventos

1º MorumbiShopping Experience Plus Size acontece em São Paulo
Com o intuito de promover a diversidade, aceitação e a moda para todos, o MorumbiShopping realiza dia 29/10, um evento com influenciadoras e especialistas plus size.  2017-10-17 - Tags: morumbishopping experience plus size mel soares sandra teschner

Who´s Next & Première Classe reuniu 700 marcas de vestuário
A última edição das feiras francesas WHO´S NEXT & PREMIÈRE CLASSE, foram realizadas de 08 a 11 de setembro em Paris, sob o tema “Positive Community”, um encontro que reuniu profissionais do setor com uma vibe bem positiva e engajada no fortalecimento do network e redes sociais.  2017-10-16 - Tags: who´s next premiere classe positive community isabela uagaia

​Empresários do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais vêm a Santa Catarina conhecer o SCMC
De 23 a 26 de outubro, grupos ligados à Assintecal e a AMEM estarão no estado para entender a plataforma de compartilhamento que está fazendo com que as indústrias locais acelerem em direção à inovação.  2017-10-11 - Tags: scmc amelia malheiros santa catarina moda e cultura altenburg audaces chantelle cia. hering círculo copa&cia coratex cores e tons dudalina fakini hi etiquetas karsten loa underwear marisol tecnoblu villa têxtil

Maquintex, Signs Nordeste e Femicc 2017 terminam com bons negócios e visitação qualificada
Bons negócios e visitação qualificada marcaram as feiras bienais e simultâneas Maquintex - Feira de Máquinas, Equipamentos, Serviços e Química para a Indústria Têxtil; Signs Nordeste – Feira de Equipamentos e Serviços para a Indústria de Impressão Digital, Gráfica, Sinalização e Serigrafia; e Femicc – Feira de Máquinas para a indústria Coureiro-Calçadista.  2017-10-11 - Tags: maquintex fcem signs nordeste femicc 2017 persona denim meeting fortaleza febratex week tour

Invista apresenta ‘Atitude Inovadora’ na Intertextile Shanghai Apparel Fabrics
A Invista, um dos maiores produtores integrados de polímeros e fibras do mundo, apresenta na Intertextile Shanghai Apparel Fabrics 2017, feira têxtil que acontece de 11 a 13 de outubro, em Xangai, na China, uma ação de marketing diferenciada para apresentar seus produtos, revelando também os resultados de uma pesquisa inédita de proteção de IP da indústria têxtil. O Rendez-Vous 2017 ocupará dois estandes, no hall 5.2 E49 e hall 7.2 E55 no pavilhão de exposições.  2017-10-06 - Tags: invista intertextile shanghai apparel fabrics rendez vous 2017 lycra moves

12o Seminário de Tendências – Tendere – Outono/Inverno 2019
O Seminário de Tendências Tendere chega a sua 12ª edição apresentando ao mercado a pesquisa de trendwatchers globais para o outono-inverno 2019. Nas sete horas de evento os participantes ficarão por dentro das tendências focadas no Hemisfério Sul, especialmente para a realidade de produção e consumo brasileira.  2017-10-06 - Tags: tendere pesquisa de tendencias trendwatchers visual merchandising seminario

6ª edição do Fashion Meeting reúne grandes nomes da moda
O Fashion Meeting, projeto idealizado por Daniela Dornellas e consolidado no calendário da moda nacional, chega à sua 6a edição. Serão 3 dias (17 a 19 de outubro) para o evento que apresenta painéis e workshops, com a participação de influentes nomes do setor, além de desfiles e homenagens a grandes nomes do segmento.  2017-10-05 - Tags: fashion meeting daniela dornellas donata meireles rony meisler agencia we expand

Mercado Buenos Artes celebra a Primavera em edição especial na Praça Dom José Gaspar
Com proposta itinerante, o Mercado Buenos Artes se firma na agenda cultural da cidade passeando por diferentes regiões da capital paulistana. Com curadoria de Mari Pini, realizadora cultural e pesquisadora do design público, a 31ª edição do MBA acontece na Praça Dom José Gaspar, no Centro de São Paulo, no próximo dia 07/10, sábado, das 11 às 19 horas.  2017-10-04 - Tags: mercado buenos artes praca dom jose gaspar eventos

Senac Moda Informação discute empreendedorismo e varejo digital no mercado fashion
Com foco em inovação, experiências e conteúdo, Fernanda Bromfman, especialista de moda do Google, e André Carvalhal, ex-Farm e co-fundador da Malha, compõem o time de especialistas convidados  2017-10-04 - Tags: senac moda informacao 2017 casa natura musical empreendedorismo varejo digital youcom hypeness helen rodel escudero

Brasil recebe, pela primeira vez, maior evento da indústria da moda
Entre os dias 16 e 18 de outubro, a Barra da Tijuca será palco do maior encontro de empresasde vestuário do mundo. Realizado pela IAF (International Apparel Federation) com a coordenação no Brasil da Abit, a IAF Convention deverá receber cerca de 400 pessoas, sendo 30% do exterior e 70% do Brasil.  2017-10-03 - Tags: han bekke iaf world fashion convention abit international apparel federation

Fashion Trendy Brasil apresenta tendências para o inverno 2018
O Fashion Trendy Brasil é um grupo de profissionais atuantes no mercado da moda brasileira, reunidos para atender a demanda do mercado têxtil, de confirmações de moda e tendências futuras.  2017-10-02 - Tags: varejo evento fashion trendy brasil marketing tendencias

Maquintex, Signs Nordeste e Femicc 2017: programação completa da Feira Nordeste
Entre os dias 03 a 06 de outubro, acontece na capital cearense a Feira do Nordeste, que reúne, no Centro de Eventos do Ceará, as feiras bienais e simultâneasMaquintex - Feira de Máquinas, Equipamentos, Serviços e Química para a Indústria Têxtil; Signs Nordeste – Feira de Equipamentos e Serviços para Impressão Digital, Sinalização e Serigrafia; e Femicc – Feira de Máquinas para a indústria Coureiro-Calçadista.  2017-09-29 - Tags: maquintex signs ne femicc 2017 feira do nordeste fortaleza febratex week tour fcem febratex group helvio roberto pompeo madeira

Senac recebe exposição em comemoração aos 50 anos do estilista José Gayegos
A partir do dia 3 de outubro, o Senac Lapa Faustolo receberá a exposição José Gayegos: 50 anos de moda. A iniciativa tem o intuito de apresentar às novas gerações de profissionais da moda o trabalho técnico e criativo do estilista. A exposição homenageia Gayegos, trazendo modelos do seu acervo e peças inéditas.  2017-09-29 - Tags: senac lapa faustolo jose gayegos exposicao 50 anos de moda deise sabbag esmod

As estrelas descem à terra: moda e música nos sécs. XX e XXI
Analisar as relações entre a Moda e a Música, ao longo dos séculos XX e XXI, a partir das perspectivas de formação das identidades, processos subjetivadores e comportamentais, são os objetivos do curso teórico e prático “As estrelas descem à terra”, que acontece nos meses de outubro a dezembro na Oficina Cultural Oswald de Andrade. Gratuito, os estudantes farão uma coleção com looks para shows dos artistas da nova cena musical brasileira.  2017-09-27 - Tags: curso oficina cultural oswald de andrade moda musica

Denim Meeting Fortaleza agrega setor com troca de informações e novas tecnologias
Promovido pelo Guia Jeanswear e com patrocínio do Fcem|Febratex Group, o Denim Meeting realiza a sua versão regional em Fortaleza (CE), como um dos destaques da programação da Maquintex, no dia 05 de outubro de 2017, das 15h00 às 19h30, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE).  2017-09-26 - Tags: denim meeting ilha do denim denim meeting fortaleza guia jeanswear maquintex

O papel de governos e instituições para o compliance nas relações trabalhistas
A ausência de compliance nas relações trabalhistas, uma indesejada vantagem competitiva, será tema de painel na 33ª IAF (International Apparel Federation) Convention, em 17 de outubro, no Rio de Janeiro. É a primeira vez que o evento é realizado no Brasil.  2017-09-25 - Tags: iaf international apparel federation convention oit abit iaf convention omc

CHIC Shanghai, a sala de negócios do mercado chinês
O presidente da CHIC, Chen Dapeng, por ocasião da apresentação da Chic Autumn relembrou um ditado de Confúcio: “O sucesso depende da preparação anterior e, sem essa preparação, não há dúvida que haverá falha”. Essa foi a forma que ele utilizou para ressaltar a importância da continuidade de esforços para conquistar um novo mercado de exportação que precisa de uma forte estratégia e identificação de potenciais clientes.  2017-09-22 - Tags: chic chic autumn chen dapeng intelligent bespoke jandali