Language
home » eventos »

Últimas notícias

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Palestras e variedade de produtos marcam a 5 ª edição da Gotex Show

Falhas no gerenciamento financeiro é o principal motivo que afeta outros processos dentro da confecção resultando, muitas vezes, em prejuízos irreversíveis para a continuidade do negócio. Quem afirma é o consultor de Produção e Qualidade do Sebrae SP, Nelson Endrigo Junior, que durante palestra apresentada na Gotex Show 2017 – Feira Internacional de Produtos Têxteis – falou sobre ferramentas para melhorar o processo produtivo dentro das empresas. “Por serem, em sua maioria, empresas de micro e pequeno porte as confecções têm muita dificuldade de gestão. O comando é quase sempre exercido pelo próprio dono que concentra as decisões do negócio e não raro mistura contas da pessoa física com a jurídica. Falta profissionalismo não só para tocar a organização, mas também zelar pela qualidade do produto, entender as mudanças de mercado e os desejos dos clientes e até mesmo conhecer quem são os seus concorrentes, o que é fundamental neste segmento tão disputado”, analisa Endrigo Junior.

Segundo o consultor do Sebrae-SP, muitas vezes porém, a falta de planejamento não é apenas falta de capacidade do gestor mas resultado da própria contingência do mercado. “É um setor excessivamente competitivo onde quase não há fidelidade nas parcerias. As grandes marcas estão sempre à procura do maior volume pelo menor preço. Paga-se muito pouco (preço unitário) por peça produzida e a produtividade da confecção também é mínima devido à falta de tecnologia e deficiência da mão de obra que, por sua vez, não se sente motivada por causa dos baixos salários. Enfim é um ciclo vicioso que afeta a toda a cadeia da confecção”, argumenta Nelson Endrigo Junior que sugeriu ao público da palestra, formado por pequenos confeccionistas, estilistas, lojistas e gerentes de empresas, a melhorarem, através de cursos de capacitação, o desempenho nas áreas de finanças, marketing e gestão de pessoal, que a seu ver, são os principais pontos fracos das empresas do segmento de vestuário.  “As confecções também podem minimizar as perdas relacionadas à manutenção, como ajuste de produção durante a baixa demanda, evitar falhas na produção, setup, produtos defeituosos e reprocessamento. É importante lembrar que estas perdas valem dinheiro e muitas vezes não mensuramos isso”.

O consultor finalizou sua palestra informando que o Sebrae-SP oferece por semestre cursos de capacitação para micro e pequenos empreendedores (grupo de 20 a 30 empresas) com custo acessível, cuja grade é focada principalmente no planejamento e na gestão de negócios.

Além da palestra sobre processo produtivo, outro tema que chamou atenção do público foi “Tendências de moda feminina Inverno 2018”, da consultora de moda Bruna Ortega da WGSN. Além de mostrar os principais looks das passarelas internacionais que deverão bombar na próxima temporada, Bruna apresentou as apostas do grande varejo, com roupas básicas e pegada fashion e também exibiu campanhas de marketing de marcas famosas como Adidas que impressionaram a plateia. 

Cinco anos de Brasil

A 5 ª edição da Gotex Show, realizada de 12 a 14 de setembro no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo mostrou que o evento tem buscado fortalecer seu perfil de feira internacional, deixando para trás a imagem de “mostra de produtos chineses”, como ficou conhecida no Brasil, quando foi lançada em 2013 com cerca de 300 expositores asiáticos. Com participação modesta este ano – 70 expositores, porém mais segmentada em tecidos e vestuário, a feira trouxe como novidades um pavilhão com seis empresas do Paquistão, um produtor de algodão peruano e fornecedores de artigos de cama, mesa e banho. “No início os chineses tiveram muitas dificuldades de entender o mercado brasileiro, não apenas em razão do idioma, mas também do perfil de negócio. As primeiras empresas que vieram ao evento trouxeram uma gama diversificada de produtos de vestuário a bijuterias, na esperança de conquistar o maior número de clientes e possível. Havia também a expectativa de se firmar joint venture com empresas brasileiras”, explica Henrique Reis, Relações Internacionais do evento. Segundo ele, as sucessivas crises na economia brasileira, que afetaram duramente o consumo interno de têxteis, fez com que a direção da Gotex reorganizasse a feira para melhor atender às necessidades do mercado. “Detectamos que a principal carência das confecções brasileiras está nos aviamentos, camisaria e tecidos de moda diferenciados e nisto os chineses são muito competitivos. Hoje, não estamos preocupados com quantidade de expositores, mas com a qualidade e a segmentação. A Gotex Show traz soluções para toda a cadeia de valor com matéria-prima, fios e tecidos; moda casa e vestuário. Nosso objetivo é diversificar os expositores, desenvolver negócios e trazer cada vez mais empresas nacionais”, completa Reis. 

Destaque e produtos

O Pavilhão do Paquistão recebeu autoridades logo na abertura da feira para celebrar a participação conjunta dos expositores que mostraram a força de um dos maiores produtores mundiais de vestuário. As seis empresas que se apresentaram no espaço mostraram meias, rendas, roupas esportivas, tecidos e roupas de cama. Na ocasião o Embaixador do Paquistão, Saqib us Najm, enfatizou que Brasil e Paquistão são parceiros e estão prestes a assinar um acordo de colaboração. “Ambos os países têm muito a oferecer. É a primeira vez que participamos da feira com o aval do governo paquistanês e estamos muito felizes em estar aqui”.

Entre as novidades apresentadas na feira está a empresa  Billion Polimerization Fiber Technology Industrial que traz ao mercado brasileiro os mais variados tipos de filamentos têxteis de poliéster com características e funções únicas: fibras de polímero com toque similar ao algodão natural; fios com alta resistência UV e outras especialidades como antibacteriana, absorção de umidade; retardante de chama; resistência à abrasão; além de fios brilhantes que são utilizados para vestuário, sapatos, decoração e  uniformes profissionais. A roupa infantil foi a aposta da Kuntai Garment, um dos maiores fabricantes chineses de larga escala em vestuário para crianças que atende a grandes marcas internacionais.  Sua especialidade são os tricôs e malhas de algodão.  

No denim, destaque para a empresa Henglun Textile, que apresentou seu amplo portfolio com produtos diversificados entre algodão, mistos com poliéster, spandex, nylon, T400, Coolmax, Modal e Tencel. Segundo o fabricante, a empresa fornece para marcas mundiais como Uniqlo, H&M, Zara, C&A, Only, Guess, Lee, Tommy e Mango. Já no segmento cama, mesa e banho, fizeram sua estreia na Gotex Show as empresas chinesas Nantong Lu-Ri, que apresentou têxteis para casa em pele sintética, flanela, lã e sherpa; a Jiangsu Chenshi Weiye Textile Technology, com jogos de cama 100% poliéster e tecidos estampados e a indiana Indo Count Industries que apresentou artigos de cama em puro algodão e tecidos mistos, duvets e protetores de colchão, capas de almofada e cobertores. A marca exporta para diversos mercados, entre eles, EUA e Europa.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição: Marcia Mariano
Fonte: RM Press | Comunicação Estratégica
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 15/09/2017

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Estamparia digital será um dos destaques no evento O Negócio da Moda
Tema será abordado pelo CEO da Global Química & Moda (GQM), Felipe Sanchez, e pelo representante da Fespa no Brasil, Alexandre Keese. Palestras acontecem nos dias 18, 19 e 20 no centro de eventos Maria’s com grandes nomes do setor têxtil.  2018-09-18 - Tags: gqm ondm felipe sanchez alexandre keese glow stage fespa

Oportunidades, tendências de moda e atualização profissional marcam a 6ª edição da Gotex Show
A 6ª edição da GOTEX Show - Feira Internacional de Produtos Têxteis, evento que reúne anualmente o setor têxtil, foi realizada de 11 a 13 de setembro de 2018, em São Paulo. Este ano a feira reuniu mais de 100 marcas expositoras trazendo lançamentos em tecidos, aviamentos, vestuário (moda feminina, masculina e infantil), lingerie, linha fitness, acessórios e moda casa.  2018-09-17 - Tags: gotex show 2018 angelica marangoni gotex show henrique reis impressao digital wgsn mindset fashion snoops

Pós-graduação de Negócios e Marketing de Moda está com inscrições abertas
O curso de pós-graduação em Negócios e Marketing de Moda, da Faculdade Santa Marcelina, referência e pioneira no ensino e pesquisa de Moda no Brasil, está com inscrições abertas até o dia 21 de setembro. As disciplinas oferecidas abordam o universo de negócios da moda, criação e empreendedorismo, com foco em Marketing e Comunicação.  2018-09-17 - Tags: negocios e marketing de moda faculdade santa marcelina pos graduacao cultura de moda fasm

Epson leva lançamento para maior conferência de moda da região sul
Entre os dias 18,19 e 20 de setembro, a Epson será uma das marcas participantes do ONDM – O Negócio da Moda. Em sua 4ª edição, o evento, que acontece em Balneário Camboriú (SC), oferece oficinas, palestras e debates, além de proporcionar oportunidades para os visitantes ampliarem o networking e realizar novos negócios.  2018-09-14 - Tags: epson ondm o negocio da moda evelin wanke surecolor f2100 evento

Oskar Metsavaht ministra palestra no Fashion Innovation em NY
Reunindo mais de vinte líderes de empresas inovadoras da indústria da moda e tecnologia, o Fashion Innovation é um evento que acontece durante uma das principais semanas de moda do mundo, a New York Fashion Week, para discutir sobre cadeia de produção, matérias primas, sustentabilidade, branding, design, e-commerce e inúmeros outros temas que estão interligados através da tecnologia, um dos maiores concorrentes de todas as marcas nos dias de hoje.  2018-09-12 - Tags: coppead asap new york fashion week fashion innovation oskar metsavaht

DuPont amplia concurso cultural e oferece mentoria para aprimorar produtos desenvolvidos com Tyvek®
A DuPont lança, em parceria com a iniciativa Empreendedores Compulsivos, a terceira edição do Concurso Cultural Tyvek® Builders, que oferece mentoria para ajudar participantes a desenvolver seus projetos com DuPont? Tyvek®. Podem participar empreendedores criativos de qualquer área, seja moda, design, artes ou tecnologia. Para saber mais, acesse tyvek.builders.  2018-09-11 - Tags: dupont dowdupont tyvek concurso cultural tyvek builders bruno bezerra

FebraTêxtil 2018: ponto de encontro para a geração de negócios têxteis focado no mercado do vestuário de moda
Entre os dias 23 e 25 de outubro de 2018, será realizada a FebraTêxtil – Feira Brasil Têxtil, no Anhembi Parque, na capital paulista. O evento será um encontro de negócios têxteis feito sob medida para expositores, compradores e profissionais de moda, promovendo a integração dos segmentos do fio ao tecido, aviamentos e complementos, tecnologias e novos serviços, que irão proporcionar um novo cenário de oportunidades para as empresas e profissionais da confecção, moda e varejo.  2018-09-06 - Tags: febratextil femicc febratex group mjc|textília caio de alcantara machado

Arte e moda se unem na exposição Paper Dress
Os encantos dos vestidos dos contos de fadas, transformados em réplicas em papel, podem ser vistos na exposição Paper Dress, que acontece até 23 de setembro no Shopping Frei Caneca.  2018-09-05 - Tags: shopping frei caneca paper dress sandra barreiro jum nakao

EcoModas realizará oficina de moda ecológica durante Festival da Sustentabilidade
Durante o Festival da Sustentabilidade, que acontecerá entre os dias 06 a 09 de setembro na Praça do Suspiro, em Nova Friburgo, a EcoModas realizará oficinas de produção de EcoBag a partir do reaproveitamento de lonas publicitárias.  2018-09-05 - Tags: festival da sustentabilidade ecobag nova friburgo ecomodas mata atlantica

Istituto Marangoni Miami e Brazil Fashion Forum lançam o concurso Brazilian Fashion Talent 2018
A diretora criativa e idealizadora do Brazil Fashion Forum, Flavia Marchesini, se aliou ao Istituto Marangoni Miami, que é considerado uma das melhores escolas de moda do mundo, para criar uma aliança estratégica e lançar a primeira edição do concurso “Brazilian Fashion Talent powered by Istituto Marangoni Miami”.  2018-09-04 - Tags: brazil fashion forum istituto marangoni miami brazilian fashion talent flavia marchesini brazil fashion forum 2018

Exposição inédita mostra o trabalho de artesãs que convivem com a seca
O talento de artesãs que trançam com maestria a palha de carnaúba, árvore nativa do semiárido, será apresentado na exposição A Casa AMA Carnaúba, a partir de 5 de setembro, em São Paulo. Bolsas, mesas, luminárias, pufes, cestos, tapetes e outros objetos exclusivos são feitos manualmente pelas moradoras do Vale do Jaguaribe, a cerca de 180 quilômetros de Fortaleza, Ceará.  2018-09-03 - Tags: a casa ama carnauba vale do jaguaribe a casa eliane guglieme carnauba exposicao

Evento têxtil vai movimentar São Paulo
A 6ª edição da GOTEX Show - Feira Internacional de Produtos Têxteis acontece no próximo mês, de 11 a 13 de setembro, no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo. Nesta edição serão mais de 100 marcas, dos mais importantes polos têxteis do mundo, com grandes novidades em tecidos, aviamentos, vestuários (moda feminina, masculina e infantil), lingerie, linha fitness, acessórios e moda casa.  2018-08-31 - Tags: gotex show expo center norte moda casa gotex show 2018 fashion snoops wgsn

Espaço Quadrado abre exposição durante a Design Weekend
O Espaço Quadrado, galeria que reúne moda, arte e design, capitaneada por Mareu Nitschke e Carlos Bertuol, participará da Design Weekend, evento que traz sua 7° edição na capital paulista, sendo uma das únicas marcas a trazerem o conceito do design, somado a moda e arte para o evento.  2018-08-30 - Tags: espaco quadrado mareu nitschke carlos bertuol design weekend pop up bar

MMF 2018 levará para a passarela 40 marcas de moda infantil, feminina, masculina, plus size e praia
Com o tema "Arte Urbana", o Mega Moda Fashion – MMF 2018, um dos principais eventos de moda do estado de Goiás, realizado pelo Mega Moda Shopping, maior shopping de moda atacadista do país, acontecerá pela primeira vez em dois dias – 30 e 31 de agosto – e levará para a passarela 40 marcas que apresentarão coleções de moda infantil, feminina, masculina, plus size e praia.  2018-08-30 - Tags: mmf 2018 mega moda fashion mega moda shopping goias izabelle capuzzo

Imersão Fashion ajuda profissionais da moda a alavancar seus negócios
Com a promessa de ajudar profissionais da moda a criar ou alavancar seus negócios através de um planejamento estratégico anual que será elaborado em apenas três dias, dos dias 28 a 30 de setembro, a segunda edição do Imersão Fashion chega ao Expocenter Norte, em São Paulo.  2018-08-29 - Tags: dany padilla rafael pellegrini renato cristiano imersao fashion curso digital fashion

O Negócio da Moda chega a sua 4ª edição
Pensar a moda de forma abrangente e visionária, olhando para todos os setores que integram a cadeia produtiva. Este sempre foi o maior propósito do ODNM – O Negócio da Moda, evento que chega em seu 4º ano.  2018-08-28 - Tags: odnm o negocio da moda santa catarina glow stage rony meisler ana isabel carvalho pinto giuliano donini andre carvalhal tania otranto

Evento voltado ao mercado varejista começa em São Paulo
Durante a abertura do Latam Retail Show ocorrida na manhã desta segunda-feira, em São Paulo, o diretor-geral do Grupo GS& Gouvêa de Souza, organizador do evento, Marcos Gouvêa de Souza, anunciou o lançamento inédito no mundo do VR Commerce, uma realidade virtual integrada com comércio eletrônico.  2018-08-28 - Tags: latam retail show expo center norte instituto para desenvolvimento do varejo vr commerce antonio carlos pipponzi marcos gouvea de souza

Varejo de Moda fala sobre sustentabilidade no Latam Retail Show
A ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) estará presente no LATAM Retail Show 2018, dia 28 de agosto, às 15h40, no painel da Arena & Mercado sobre “Laboratório da Moda Sustentável - Por um setor do vestuário mais sustentável e justo”.  2018-08-27 - Tags: abvtex associação brasileira do varejo têxtil latam retail show 2018 laboratorio da moda sustentavel

IED São Paulo apresenta Surface Design Talks na High Design
O IED São Paulo realiza uma série de 15 conversas sobre design de superfícies e suas conexões com o habitar, o estar e o viver durante a High Design, de 28 a 30 de agosto. Os temas exploram questões como inovação, projetação, materiais, técnicas e tecnologias, trazendo reflexões, tendências e referências para designers, arquitetos, decoradores, empresários, lojistas e demais profissionais da área.  2018-08-24 - Tags: instituto europeu de design ied sao paulo high design aurel aebi patricia anastassiadis sao paulo design weekend carlos piazza anderson penha henrique stabile

Belas Artes recebe designers do London College of Fashion e The Royal College of Art
A Belas Artes abre o seu BADW (Belas Artes Design Week), evento que integra a programação oficial do Design Weekend (DW!) com a presença das britânicas Jane Harris, do London College of Fashion, e Flora McLean da Royal College of Art e Architectural Association School of Architecture.  2018-08-24 - Tags: belas artes belas artes design week london college of fashion jane harris flora mclean royal college of art