Language
home » eventos »

Últimas notícias

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Palestras e variedade de produtos marcam a 5 ª edição da Gotex Show

Falhas no gerenciamento financeiro é o principal motivo que afeta outros processos dentro da confecção resultando, muitas vezes, em prejuízos irreversíveis para a continuidade do negócio. Quem afirma é o consultor de Produção e Qualidade do Sebrae SP, Nelson Endrigo Junior, que durante palestra apresentada na Gotex Show 2017 – Feira Internacional de Produtos Têxteis – falou sobre ferramentas para melhorar o processo produtivo dentro das empresas. “Por serem, em sua maioria, empresas de micro e pequeno porte as confecções têm muita dificuldade de gestão. O comando é quase sempre exercido pelo próprio dono que concentra as decisões do negócio e não raro mistura contas da pessoa física com a jurídica. Falta profissionalismo não só para tocar a organização, mas também zelar pela qualidade do produto, entender as mudanças de mercado e os desejos dos clientes e até mesmo conhecer quem são os seus concorrentes, o que é fundamental neste segmento tão disputado”, analisa Endrigo Junior.

Segundo o consultor do Sebrae-SP, muitas vezes porém, a falta de planejamento não é apenas falta de capacidade do gestor mas resultado da própria contingência do mercado. “É um setor excessivamente competitivo onde quase não há fidelidade nas parcerias. As grandes marcas estão sempre à procura do maior volume pelo menor preço. Paga-se muito pouco (preço unitário) por peça produzida e a produtividade da confecção também é mínima devido à falta de tecnologia e deficiência da mão de obra que, por sua vez, não se sente motivada por causa dos baixos salários. Enfim é um ciclo vicioso que afeta a toda a cadeia da confecção”, argumenta Nelson Endrigo Junior que sugeriu ao público da palestra, formado por pequenos confeccionistas, estilistas, lojistas e gerentes de empresas, a melhorarem, através de cursos de capacitação, o desempenho nas áreas de finanças, marketing e gestão de pessoal, que a seu ver, são os principais pontos fracos das empresas do segmento de vestuário.  “As confecções também podem minimizar as perdas relacionadas à manutenção, como ajuste de produção durante a baixa demanda, evitar falhas na produção, setup, produtos defeituosos e reprocessamento. É importante lembrar que estas perdas valem dinheiro e muitas vezes não mensuramos isso”.

O consultor finalizou sua palestra informando que o Sebrae-SP oferece por semestre cursos de capacitação para micro e pequenos empreendedores (grupo de 20 a 30 empresas) com custo acessível, cuja grade é focada principalmente no planejamento e na gestão de negócios.

Além da palestra sobre processo produtivo, outro tema que chamou atenção do público foi “Tendências de moda feminina Inverno 2018”, da consultora de moda Bruna Ortega da WGSN. Além de mostrar os principais looks das passarelas internacionais que deverão bombar na próxima temporada, Bruna apresentou as apostas do grande varejo, com roupas básicas e pegada fashion e também exibiu campanhas de marketing de marcas famosas como Adidas que impressionaram a plateia. 

Cinco anos de Brasil

A 5 ª edição da Gotex Show, realizada de 12 a 14 de setembro no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo mostrou que o evento tem buscado fortalecer seu perfil de feira internacional, deixando para trás a imagem de “mostra de produtos chineses”, como ficou conhecida no Brasil, quando foi lançada em 2013 com cerca de 300 expositores asiáticos. Com participação modesta este ano – 70 expositores, porém mais segmentada em tecidos e vestuário, a feira trouxe como novidades um pavilhão com seis empresas do Paquistão, um produtor de algodão peruano e fornecedores de artigos de cama, mesa e banho. “No início os chineses tiveram muitas dificuldades de entender o mercado brasileiro, não apenas em razão do idioma, mas também do perfil de negócio. As primeiras empresas que vieram ao evento trouxeram uma gama diversificada de produtos de vestuário a bijuterias, na esperança de conquistar o maior número de clientes e possível. Havia também a expectativa de se firmar joint venture com empresas brasileiras”, explica Henrique Reis, Relações Internacionais do evento. Segundo ele, as sucessivas crises na economia brasileira, que afetaram duramente o consumo interno de têxteis, fez com que a direção da Gotex reorganizasse a feira para melhor atender às necessidades do mercado. “Detectamos que a principal carência das confecções brasileiras está nos aviamentos, camisaria e tecidos de moda diferenciados e nisto os chineses são muito competitivos. Hoje, não estamos preocupados com quantidade de expositores, mas com a qualidade e a segmentação. A Gotex Show traz soluções para toda a cadeia de valor com matéria-prima, fios e tecidos; moda casa e vestuário. Nosso objetivo é diversificar os expositores, desenvolver negócios e trazer cada vez mais empresas nacionais”, completa Reis. 

Destaque e produtos

O Pavilhão do Paquistão recebeu autoridades logo na abertura da feira para celebrar a participação conjunta dos expositores que mostraram a força de um dos maiores produtores mundiais de vestuário. As seis empresas que se apresentaram no espaço mostraram meias, rendas, roupas esportivas, tecidos e roupas de cama. Na ocasião o Embaixador do Paquistão, Saqib us Najm, enfatizou que Brasil e Paquistão são parceiros e estão prestes a assinar um acordo de colaboração. “Ambos os países têm muito a oferecer. É a primeira vez que participamos da feira com o aval do governo paquistanês e estamos muito felizes em estar aqui”.

Entre as novidades apresentadas na feira está a empresa  Billion Polimerization Fiber Technology Industrial que traz ao mercado brasileiro os mais variados tipos de filamentos têxteis de poliéster com características e funções únicas: fibras de polímero com toque similar ao algodão natural; fios com alta resistência UV e outras especialidades como antibacteriana, absorção de umidade; retardante de chama; resistência à abrasão; além de fios brilhantes que são utilizados para vestuário, sapatos, decoração e  uniformes profissionais. A roupa infantil foi a aposta da Kuntai Garment, um dos maiores fabricantes chineses de larga escala em vestuário para crianças que atende a grandes marcas internacionais.  Sua especialidade são os tricôs e malhas de algodão.  

No denim, destaque para a empresa Henglun Textile, que apresentou seu amplo portfolio com produtos diversificados entre algodão, mistos com poliéster, spandex, nylon, T400, Coolmax, Modal e Tencel. Segundo o fabricante, a empresa fornece para marcas mundiais como Uniqlo, H&M, Zara, C&A, Only, Guess, Lee, Tommy e Mango. Já no segmento cama, mesa e banho, fizeram sua estreia na Gotex Show as empresas chinesas Nantong Lu-Ri, que apresentou têxteis para casa em pele sintética, flanela, lã e sherpa; a Jiangsu Chenshi Weiye Textile Technology, com jogos de cama 100% poliéster e tecidos estampados e a indiana Indo Count Industries que apresentou artigos de cama em puro algodão e tecidos mistos, duvets e protetores de colchão, capas de almofada e cobertores. A marca exporta para diversos mercados, entre eles, EUA e Europa.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição: Marcia Mariano
Fonte: RM Press | Comunicação Estratégica
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 15/09/2017

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


FAAP debate comportamento do consumidor e os impactos no varejo de moda
A Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) inicia a programação de 2018 com dois encontros gratuitos e abertos ao público, que têm o objetivo de debater importantes temas das áreas de Artes Visuais e Moda.  2018-02-19 - Tags: faap clemara bidarra comportamento do consumidor e os impactos no varejo de moda curso palestra workshop

Mega Fashion Week acontece de 25 a 27 de fevereiro
Entre os dias 25 e 27 de fevereiro, o Mega Polo Moda, maior polo atacadista de moda do Brasil, realizará a 24ª edição do Mega Fashion Week apresentando as novidades e tendências para o inverno 2018. Com o tema “A moda é você!”, essa edição trará mais de 400 marcas nacionais, entre moda adulto, infantil, plus size e acessórios, desfilando seus looks inverno 18 tendo como foco a tendência urbana e as singularidades de estilo da vida real.  2018-02-19 - Tags: 24 mega fashion week mega polo moda mfw mfw24 evandro lima

ExpoPrint Latin America abre caminhos para transformação nas empresas de impressão
O ano de 2018 inicia com boas notícias para o mercado de impressão. O Brasil começa a sentir uma sensível melhora na economia e vai sediar o maior evento de impressão das Américas acontecendo já no início do ano, entre os dias 20 e 24 de março: a ExpoPrint Latin America.  2018-02-16 - Tags: eduardo sousa expoprint latin america aps marketing de eventos ismael guarnelli impressao digital textil feiras

Cursos gratuitos em São Paulo para técnico têxtil e vestuário
Nos últimos dois anos, registrou-se grande procura por mão de obra qualificada para atender a indústria têxtil e de confecção, que tem crescido gradativamente sua produção. Apesar de a cadeia têxtil empregar cerca de 1,7 milhão de pessoas em todo o país, o setor não consegue preencher todas as vagas disponíveis, devido à falta de profissionais no mercado.  2018-02-09 - Tags: curso tecnico textil senai curso tecnico de vestuario cursos escola senai francisco matarazzo curso de aprendizagem industrial

Faculdade Santa Marcelina abre inscrições para pós-graduação em Fashion Law
A Faculdade Santa Marcelina (FASM) abriu inscrições para a pós-graduação em Direito da Moda, voltada a profissionais do setor, como estilistas, designers, executivos de tecelagens e de empresas fabricantes e varejistas de roupas, calçados, joias e acessórios, bem como para advogados e gestores jurídicos de empresas de moda.  2018-02-07 - Tags: direito da moda pos graducao fasm faculdade santa marcelina fashion law regina ferreira

Expo Brascol Kids movimenta setor de moda infantil
A primeira edição da Expo Brascol Kids realizada entre os dias 29 e 31 de janeiro, encerrou com saldo positivo recebendo cerca de 500 visitantes de todo o Brasil distribuídos entre lojistas, imprensa e profissionais do setor de moda, acessórios e decoração bebê e infantojuvenil.  2018-02-05 - Tags: expo brascol kids moda infantil color mini gijo kids color girl gijo pami okyside brascol

ABUP Home & Gift apresenta o melhor do design brasileiro
Novo formato do ABUP SHOW após o ingresso das maiores indústrias nacionais, a ABUP HOME & GIFT é a maior e mais completa feira de decoração e utilidades domésticas da América Latina. A feira oferece a melhor seleção de produtos para casa e os principais lançamentos de decoração, presentes, utilidades domésticas, mesa posta e artigos para cama, mesa e banho das grandes marcas da indústria e de importados.  2018-02-02 - Tags: abup show abup home & gift sÃo paulo expo decoracao home gifts design brasileiro

Focus Fashion Day apresenta lançamentos em São Paulo
No próximo dia 07 de fevereiro, acontece a segunda edição do Focus Fashion Day, das 08h às 14h, no 3º andar do Bourbon Shopping no Teatro Bradesco, em São Paulo. O evento mostrará pesquisas de tendências e lançamentos de coleções para os clientes da Focus Têxtil, estudantes de moda e o público em geral.  2018-02-01 - Tags: bourbon shopping focus fashion day design vision walter rodrigues focus textil

Fashion Cruise reúne grandes nomes do mercado em alto-mar
Único evento de moda brasileiro em alto-mar, o Fashion Cruise começa sua jornada no próximo domingo (4). A 8ª edição conta com a presença de marcas como Amir Slama, Amapô, Hype e Agua Doce apresentando suas coleções resort e cruise, além de intervenções de moda e projetos especiais como o Cavalove, coleção da marca Cavalera com a estilista Thais Gusmão.  2018-01-31 - Tags: fashion cruise pabllo vittar dj vintage culture amir slama amapo hype agua doce thais gusmao

Varejo aquecido anima expositores da Fenin Fashion outono-inverno
O turismo business é um dos principais atrativos da região da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, que concentra dezenas de municípios bucólicos, entre eles, Canela, Gramado e Caxias do Sul, os mais visitados da região. Unir compras ao lazer tem sido a fórmula de sucesso comercial da Fenin – Feira Nacional da Indústria Fashion, que acontece no Serra Park, em Gramado há mais de 20 anos, com o lançamento de coleções outono/inverno para lojistas de todo o país.  2018-01-30 - Tags: joão alfredo bertolucci julio viana expovest fenin 2018 ecko unitd gangster sawary jeans croker jeans

Colombiatex de las Américas apresenta saldo positivo em sua 30ª edição
A Colombiatex de las Américas, realizada de 23 a 25 de janeiro em Medellín, se afirma, a cada ano, como o maior centro de negócios para a indústria têxtil e confecção latino-americana. O Inexmoda, entidade organizadora da feira que completou sua 30ª edição este ano, informa que o evento reuniu a 579 expositores e gerou oportunidade de negócios da ordem de US$ 350 milhões.  2018-01-29 - Tags: colombiatex de las americas medellin colombiatex 2018 feira textil carlos eduardo botero hoyos conferencia conocimiento inexmoda invierno laboratorio de moda macrotendencias otono pabellon del conocimiento upb brasil central colombiatex2018 desfile invitado pais plazoleta

Fenin Fashion em Balneário Camboriú lançará verão em junho
O empresário Julio Viana, diretor e promotor da Expovest e Feira Nacional da Indústria da Moda – Fenim, confirmou a realização da primeira edição da Fenin Fashion Balneário Camboriú, que será realizada de 19 a 21 de junho próximo, no Centro e Eventos Balneário Camboriú, Santa Catarina.  2018-01-24 - Tags: fenin fashion balneário camboriu expovest fenin fashion gramado 2018 julio viana

Inexmoda e Fashion Snoops expandem seu conhecimento e experiência na América Latina
Durante a edição número 30 da Colombiatex das Américas, foi lançado oficialmente a parceria entre Inexmoda e Fashion Snoops, uma união que permitirá a Inexmoda ampliar seu olhar e unir com outras indústrias, conseguindo assim fazer eco do seu principal propósito: unir conhecimento para fazer vibrar o Sistema da Moda.  2018-01-24 - Tags: ada gomez fashion snoops inexmoda colombiatex de las americas 2018

Fotógrafo registra em belas imagens sua visita à 'Christian Dior, couturier du rêve'
Um dos mais respeitados fotógrafos de moda do Brasil, Yuri Graneiro, foi até exposição que comemora o aniversário de 70 anos de criação da Maison Christian Dior, no museu de Artes Decorativas e registrou em imagens o que mais lhe impressionou.  2018-01-23 - Tags: christian dior paris style week valeria doustaly maison christian dior yuri graneiro

Tratado do Mercosul e novas atrações agitam a Colombiatex 2018
A 30ª Colombiatex de Las Americas, que acontece em Medellín, de 23 a 25 de janeiro, com cerca de 550 expositores e 16 mil compradores tem como principal atrativo o recente acordo Mercosul Colômbia que a partir de janeiro de 2018, reduz a zero as tarifas de importações de 97 itens da pauta comercial, incluindo têxteis e vestuário, o que representa grandes oportunidades de comércio para os países.  2018-01-23 - Tags: alianza inexmoda smart factory fashion snoops colombiatex de las americas 2018 mercosul

Couromoda reflete otimismo da recuperação na economia
A 45ª edição da Couromoda, feira calçadista que lançou mais de duas mil coleções de calçados e acessórios para a temporada de outono-inverno nos pavilhões do Expo Center Norte, em São Paulo/SP, entre 15 e 18 de janeiro, refletiu o otimismo de uma retomada da economia brasileira.  2018-01-19 - Tags: abicalcados couromoda heitor klein marlin kohlrausch projeto comprador vip calcados

Primeira edição da Expo Brascol Kids apresenta novidades ao mercado
Entre os dias 29 e 31 de janeiro acontece a primeira edição da Expo Brascol Kids – feira voltada para o setor de moda, acessórios e decoração bebê e infantojuvenill, na Mega Loja Brascol, localizada na região central de São Paulo.  2018-01-19 - Tags: expo brascol kids infantojuvenil baby kids teens feira infantil

Fenin mostra inverno clássico atemporal em tons terrosos
Roupas confortáveis, clássicos em preto e branco repaginados com estilo para usar em qualquer idade além de cores terrosas, estampas e brilhos que rementem aos alegres anos 1980 foi o que apresentou a Fenin São Paulo 2018.  2018-01-18 - Tags: fenin são paulo 2018 feiras 2018 malharia jeanswear outono inverno 2018

Inspiramais se afirma como vitrine da transversalidade da moda
Hoje se vende conceito e não apenas produto. Com este mote, o salão de tendências Inspiramais, que começou em 2009 com foco no setor de calçados, bolsas e decoração, quer se firmar como a maior plataforma brasileira de Inovação e Design, englobando desde tecidos, malhas e aviamentos para vestuário; peles, laminados e componentes para a indústria calçadista e revestimentos e acessórios para o mercado de móveis.  2018-01-17 - Tags: inspiramais inspiramais 2019 assintecal abit fernando pimentel transversalidade

Brasil é o país convidado na Colombiatex de las Américas 2018
No ano em que completa 30 anos, a Colombiatex de Las Américas 2018, principal feira latino-americana de tecidos e matérias-primas; produtos químicos, máquinas e equipamentos para o mercado têxtil, terá o Brasil como país homenageado nesta edição, que acontecerá de 23 a 25 de janeiro, em Medellín.  2018-01-17 - Tags: colombiatex de las américas 2018 medellin carlos eduardo botero hoyos csmat