Language
home » eventos »

Últimas notícias

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Palestras e variedade de produtos marcam a 5 ª edição da Gotex Show

Falhas no gerenciamento financeiro é o principal motivo que afeta outros processos dentro da confecção resultando, muitas vezes, em prejuízos irreversíveis para a continuidade do negócio. Quem afirma é o consultor de Produção e Qualidade do Sebrae SP, Nelson Endrigo Junior, que durante palestra apresentada na Gotex Show 2017 – Feira Internacional de Produtos Têxteis – falou sobre ferramentas para melhorar o processo produtivo dentro das empresas. “Por serem, em sua maioria, empresas de micro e pequeno porte as confecções têm muita dificuldade de gestão. O comando é quase sempre exercido pelo próprio dono que concentra as decisões do negócio e não raro mistura contas da pessoa física com a jurídica. Falta profissionalismo não só para tocar a organização, mas também zelar pela qualidade do produto, entender as mudanças de mercado e os desejos dos clientes e até mesmo conhecer quem são os seus concorrentes, o que é fundamental neste segmento tão disputado”, analisa Endrigo Junior.

Segundo o consultor do Sebrae-SP, muitas vezes porém, a falta de planejamento não é apenas falta de capacidade do gestor mas resultado da própria contingência do mercado. “É um setor excessivamente competitivo onde quase não há fidelidade nas parcerias. As grandes marcas estão sempre à procura do maior volume pelo menor preço. Paga-se muito pouco (preço unitário) por peça produzida e a produtividade da confecção também é mínima devido à falta de tecnologia e deficiência da mão de obra que, por sua vez, não se sente motivada por causa dos baixos salários. Enfim é um ciclo vicioso que afeta a toda a cadeia da confecção”, argumenta Nelson Endrigo Junior que sugeriu ao público da palestra, formado por pequenos confeccionistas, estilistas, lojistas e gerentes de empresas, a melhorarem, através de cursos de capacitação, o desempenho nas áreas de finanças, marketing e gestão de pessoal, que a seu ver, são os principais pontos fracos das empresas do segmento de vestuário.  “As confecções também podem minimizar as perdas relacionadas à manutenção, como ajuste de produção durante a baixa demanda, evitar falhas na produção, setup, produtos defeituosos e reprocessamento. É importante lembrar que estas perdas valem dinheiro e muitas vezes não mensuramos isso”.

O consultor finalizou sua palestra informando que o Sebrae-SP oferece por semestre cursos de capacitação para micro e pequenos empreendedores (grupo de 20 a 30 empresas) com custo acessível, cuja grade é focada principalmente no planejamento e na gestão de negócios.

Além da palestra sobre processo produtivo, outro tema que chamou atenção do público foi “Tendências de moda feminina Inverno 2018”, da consultora de moda Bruna Ortega da WGSN. Além de mostrar os principais looks das passarelas internacionais que deverão bombar na próxima temporada, Bruna apresentou as apostas do grande varejo, com roupas básicas e pegada fashion e também exibiu campanhas de marketing de marcas famosas como Adidas que impressionaram a plateia. 

Cinco anos de Brasil

A 5 ª edição da Gotex Show, realizada de 12 a 14 de setembro no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo mostrou que o evento tem buscado fortalecer seu perfil de feira internacional, deixando para trás a imagem de “mostra de produtos chineses”, como ficou conhecida no Brasil, quando foi lançada em 2013 com cerca de 300 expositores asiáticos. Com participação modesta este ano – 70 expositores, porém mais segmentada em tecidos e vestuário, a feira trouxe como novidades um pavilhão com seis empresas do Paquistão, um produtor de algodão peruano e fornecedores de artigos de cama, mesa e banho. “No início os chineses tiveram muitas dificuldades de entender o mercado brasileiro, não apenas em razão do idioma, mas também do perfil de negócio. As primeiras empresas que vieram ao evento trouxeram uma gama diversificada de produtos de vestuário a bijuterias, na esperança de conquistar o maior número de clientes e possível. Havia também a expectativa de se firmar joint venture com empresas brasileiras”, explica Henrique Reis, Relações Internacionais do evento. Segundo ele, as sucessivas crises na economia brasileira, que afetaram duramente o consumo interno de têxteis, fez com que a direção da Gotex reorganizasse a feira para melhor atender às necessidades do mercado. “Detectamos que a principal carência das confecções brasileiras está nos aviamentos, camisaria e tecidos de moda diferenciados e nisto os chineses são muito competitivos. Hoje, não estamos preocupados com quantidade de expositores, mas com a qualidade e a segmentação. A Gotex Show traz soluções para toda a cadeia de valor com matéria-prima, fios e tecidos; moda casa e vestuário. Nosso objetivo é diversificar os expositores, desenvolver negócios e trazer cada vez mais empresas nacionais”, completa Reis. 

Destaque e produtos

O Pavilhão do Paquistão recebeu autoridades logo na abertura da feira para celebrar a participação conjunta dos expositores que mostraram a força de um dos maiores produtores mundiais de vestuário. As seis empresas que se apresentaram no espaço mostraram meias, rendas, roupas esportivas, tecidos e roupas de cama. Na ocasião o Embaixador do Paquistão, Saqib us Najm, enfatizou que Brasil e Paquistão são parceiros e estão prestes a assinar um acordo de colaboração. “Ambos os países têm muito a oferecer. É a primeira vez que participamos da feira com o aval do governo paquistanês e estamos muito felizes em estar aqui”.

Entre as novidades apresentadas na feira está a empresa  Billion Polimerization Fiber Technology Industrial que traz ao mercado brasileiro os mais variados tipos de filamentos têxteis de poliéster com características e funções únicas: fibras de polímero com toque similar ao algodão natural; fios com alta resistência UV e outras especialidades como antibacteriana, absorção de umidade; retardante de chama; resistência à abrasão; além de fios brilhantes que são utilizados para vestuário, sapatos, decoração e  uniformes profissionais. A roupa infantil foi a aposta da Kuntai Garment, um dos maiores fabricantes chineses de larga escala em vestuário para crianças que atende a grandes marcas internacionais.  Sua especialidade são os tricôs e malhas de algodão.  

No denim, destaque para a empresa Henglun Textile, que apresentou seu amplo portfolio com produtos diversificados entre algodão, mistos com poliéster, spandex, nylon, T400, Coolmax, Modal e Tencel. Segundo o fabricante, a empresa fornece para marcas mundiais como Uniqlo, H&M, Zara, C&A, Only, Guess, Lee, Tommy e Mango. Já no segmento cama, mesa e banho, fizeram sua estreia na Gotex Show as empresas chinesas Nantong Lu-Ri, que apresentou têxteis para casa em pele sintética, flanela, lã e sherpa; a Jiangsu Chenshi Weiye Textile Technology, com jogos de cama 100% poliéster e tecidos estampados e a indiana Indo Count Industries que apresentou artigos de cama em puro algodão e tecidos mistos, duvets e protetores de colchão, capas de almofada e cobertores. A marca exporta para diversos mercados, entre eles, EUA e Europa.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição: Marcia Mariano
Fonte: RM Press | Comunicação Estratégica
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 15/09/2017

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


SP promove 9ª edição do Concurso Moda Inclusiva
Hoje, dia 8 de dezembro, das 15h às 17h, acontece na Unibes Cultural, localizada na Rua Oscar Freire, 2500, no bairro Sumaré, a oficina de customização de próteses para pacientes com deficiência da Rede de Reabilitação Lucy Montoro. A ação tem o objetivo de explorar a criatividade e elevar a autoestima do usuário.  2017-12-08 - Tags: concurso moda inclusiva unibes cultural mercado mode eventos 2017

Feira Na Rosenbaum prepara Feira da Prosperidade, em São Paulo
Depois do sucesso da edição inédita no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, a Feira na Rosenbaum, uma das principais iniciativas do design brasileiro independente, prepara nova edição no Museu A Casa, recebendo artistas e expositores do dia 09 ao dia 17 de dezembro.  2017-12-05 - Tags: museu do objeto brasileiro feira na rosenbaum museu a casa feira da prosperidade

Fiesp realiza 1º Congresso da Indústria 4.0 nos dias 5 e 6 de dezembro
Nos próximos dias 5 e 6 de dezembro, será realizado, em São Paulo, o 1º Congresso Brasileiro de Indústria 4.0, uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP).  2017-12-04 - Tags: fiesp industria 40 teatro do sesi digitalizacao abdi senai sp

MODE 2017 repensa moda e design com ícones do setor
Pensado pela Abepem (Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda) em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, nos dias 8 e 9 de dezembro será realizado o MoDe, um congresso que tem o intuito de discutir a Moda e o Design frente aos novos valores econômicos, que incluem a criação, a produção e difusão.  2017-12-01 - Tags: abepem associacao brasileira de estudos e pesquisas em moda mode 2017

Concurso reconhece protótipo mais inovador desenvolvido com DuPont™ Tyvek®
Novas ideias de profissionais da indústria criativa estão ganhando vida no Concurso Cultural Tyvek® Ideias Além Do Papel. Criadores e empreendedores de áreas como design, artes, tecnologia e moda inscreveram seus projetos e os finalistas tiveram 30 dias para criar um protótipo que explore todas as propriedades de Tyvek®.  2017-11-30 - Tags: concurso cultural tyvek tyvek pixel show festival internacional de criatividade dupont concurso

Pop Plus comemora cinco anos de muito sucesso em sua última edição de 2017
O 19º Pop Plus acontece no fim de semana de 9 e 10 de dezembro. Mais uma vez, a cidade de São Paulo recebe uma das maiores feiras de moda plus size do Brasil, no Club Homs (Av. Paulista, 735 – a 200m do Metrô Brigadeiro), das 11h às 20h, com entrada gratuita.  2017-11-29 - Tags: pop plus club homs plus size moda feminina moda masculina flavia durante

Exposição SCI-FI PUNK PROJECTS por Martielo Toledo no Cartel 011
A Converse participa de uma ação inédita: a exposição do segundo volume da saga de ficção científica nacional SCI-FI PUNK PROJECTS. Na história em quadrinhos, o personagem central da trama, o rockstar Caohell, estrela suas aventuras calçando o icônico Chuck Taylor branco.  2017-11-29 - Tags: sci fi punk sci fi punk projects chuck taylor branco footbox store cartel 011 converse martielo toledo

Impressão digital será destaque na Emitex, Simatex e Confemaq 2018
De 10 a 13 de abril de 2018, os eventos Emitex, Simatex e Confemaq acontecerão no Centro Costa Salguero, em Buenos Aires, Argentina. Os três eventos ocorrem simultaneamente e irão apresentar uma variedade de fornecedores da indústria têxtil e de vestuário, desde a fiação até a produção de vestuário.  2017-11-24 - Tags: emitex simatex confemaq impressao digital buenos aires argentina messe frankfurt federacion argentina de indumentaria lean manufacturing

Museu do Amanhã recebe final da edição 2017 do SENAI Brasil Fashion
O Brasil está prestes a conhecer novos nomes que deverão comandar o futuro da moda. No próximo dia 27, às 20h00, no Museu do Amanhã (RJ) , acontece o desfile de apresentação das minicoleções criadas por 24 estudantes de moda e vestuário de dez estados do país, finalistas no projeto SENAI Brasil Fashion.  2017-11-23 - Tags: senai brasil fashion museu do amanha senai cetiqt alexandre herchcovitch lenny niemeyer lino villaventura ronaldo fraga rio de janeiro

SCMC reúne 30 estudantes que estão alojados em Blumenau (SC)
De terça (21) para quarta-feira (22), os 30 alunos selecionados para participarem de um dos mais concorridos eventos de inovação, moda e design do país viveram a sua primeira noite no alojamento. Eles permanecem no Espaço Maker do Sesi, em Blumenau (SC), até o próximo sábado (25), trabalhando pela solução de desafios das empresas associadas ao Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC).  2017-11-23 - Tags: scmc inova lab amelia malheiros espaço maker santa catarina moda e cultura daniel borges box 1824

NILIT apoia a primeira ISPO Academy na América Latina
Sensil®, a nova marca premium da poliamida 6.6 da NILIT, apoia a primeira ISPO Academy da América Latina que acontece no dia 21 de novembro no Hotel Tivoli Mofarrej em São Paulo. Presente em 12 países do mundo, a ISPO é a maior plataforma esportiva B2B do mundo. O evento escolheu o Brasil para fazer a sua estreia na América Latina devido sua relevância no mercado internacional.  2017-11-21 - Tags: ispo academy sensil poliamida b2b plataforma esportiva fabianne pacini

Ispo Academy tem sua primeira edição no Brasil
Como se desenvolvem as inovações no setor têxtil e de confecção? Quais são as principais inovações em andamento? Como moda e esporte se integram? Qual o futuro deste segmento? Quais os caminhos para conhecer, vender e comprar inovações tecnológicas?  2017-11-17 - Tags: ispo academy brasil andre robic marcelo prado ispo munchen ispo academy ispo

Tecidos Voláteis são destaque na exposição do Museu da Casa Brasileira
Volátil: do dicionário, inconstante, volúvel. Para a indústria da moda, uma nova possibilidade para o desenvolvimento de suas criações a partir da falta de padronização dos resíduos, criando coleções cápsulas. Essa é a história dos tecidos feitos a partir de aparas de teares industriais da fabricante catarinense, a Tecnoblu.  2017-11-16 - Tags: museu da casa brasileira tecidos volateis tecnoblu inspiramais altero bertex britânnia textil brisa intexco caimi & liaison cipatex colorgraf branyl endutex grupo cofrag grupo lunelli havir sappi dinaco wolfstore york

SCMC Inova Lab acontece de 21 a 25 de novembro em Blumenau (SC)
Promovido pela plataforma de inovação e design Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), o evento reúne estudantes e profissionais das indústrias do estado para pensarem soluções para a moda. Palestras abertas ao público também farão parte da programação.  2017-11-14 - Tags: santa catarina moda e cultura scmc inova lab scmc inova lab

OCTA Fashion 2017 apresenta novos designers
Uma passarela de 30 metros, estrutura profissional – com sistemas de áudio, vídeo e iluminação impecáveis, trilhas sonoras caprichadas, transmissão ao vivo via redes sociais para o mundo inteiro ver - e coleções que realmente chamam a atenção pela criatividade e qualidade.  2017-11-13 - Tags: octa fashion 2017 udesc universidade do estado de santa catarina design de moda

Primeira semana de moda sustentável do país
A primeira semana de moda sustentável do país, a Brasil Eco Fashion Week (BEFW), chega para representar um movimento cada vez mais significativo no mundo da moda. O evento acontecerá de 21 a 24 de novembro em São Paulo.  2017-11-13 - Tags: befw sustentabilidade consciência igualdade fashion revolution

Febratêxtil firma parceira com o SIETEX
A FebraTêxtil – Feira Brasil Têxtil acaba de firmar parceira com o SIETEX - Sindicato da Indústria de Especialidades Têxteis no Estado de São Paulo para sua edição que será realizada entre os dias 23 e 25 de outubro de 2018, na capital paulista.  2017-11-10 - Tags: paulo henrique schoueri sietex febratex group febratextil artefatos texteis

Apostas para o Verão 2019 e Sustentabilidade são os destaques do Inspiramais em Janeiro
Nos dias 16 e 17/01, designers, empresários e profissionais da moda brasileira tem um encontro marcado em São Paulo: serão nestes dias que o Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais –apresentará a seus visitantes por meio de exposições, workshops e outras ações quais serão os destaques em tecidos, componentes, couro e aviamentos para o Verão 2019.  2017-11-08 - Tags: inspiramais verao 2019 centro de eventos pro magno inspiramais inverno 2019

África já desponta como Nova China da indústria de vestuário
Primeiro a Etiópia, em seguida, África do Sul e finalmente, Marrocos. Os países africanos estão no centro das atenções da Messe Frankfurt, maior organizadora de eventos têxteis do mundo, que está expandindo seu portfólio de feiras de negócios no continente.  2017-11-06 - Tags: africa sourcing & fashion week messe frankfurt olaf schmidt amith maroc in fashion source africa africa sourcing

Inscrições abertas para o vestibular de 2018 do SENAI CETIQT
Estão abertas as inscrições para o vestibular dos cursos de graduação em Design de Moda e Engenharia Química da Faculdade SENAI CETIQT. Até 14 de janeiro de 2018, os interessados podem acessar o site da instituição (www.senaicetiqt.com/) e fazer o seu cadastro.  2017-11-06 - Tags: robson wanka cursos vestibular senai cetiqt graduacao design de moda engenharia quimica