Language
home » eventos »

Últimas notícias

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

O futuro da força de trabalho diante do cenário tecnológico

Legenda: Especialistas do Senai, OCDE e do BID debatem sobre qualificação profissional.

"O processo produtivo estará cada vez mais interligado à tecnologia. Novas ocupações serão criadas e outras serão extintas. Portanto, é preciso requalificar as pessoas e prepará-las para a digitalização da economia que permeará os novos negócios. O grande desafio da indústria é se tornar desejada pelo mercado para atrair talentos", disse Fernando Pimentel, presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção, ao abrir o Congresso Internacional Abit 2018, realizado nos dias 17 e 18 de outubro, em São Paulo, que teve como tema Pessoas transformando e sendo transformadas na era digital.

Na palestra de abertura do evento, que reuniu cerca de 300 participantes entre empresários, executivos e profissionais que trabalham na indústria têxtil e confecção, Ana Karina Dias, sócia da McKinsey & Company, empresa global de consultoria estratégica, falou sobre o futuro da força de trabalho em um ambiente de rápida mudança. Ao apresentar uma pesquisa realizada no Brasil, que indagou o que é mais importante dentro da organização: capital ou talento? Ana Karina revelou que só 35% das empresas brasileiras consideram o talento importante, enquanto que na Ásia, o talento é valorizado por 72% das empresas e na África, 54%. Nos países desenvolvidos como Estados Unidos e Europa, este percentual é 75%.

"Faltam empregos, mas sobram vagas", disse a especialista ao se referir à dificuldade de contratar mão de obra qualificada no país. Ela reconhece, porém, que o problema é resultado de vários fatores, como deficiência na educação, excesso de burocracia estatal, falta de política de desenvolvimento industrial e elevado custo do capital. "Isto faz com que as empresas, quando podem investir, priorizem mais a tecnologia do que os recursos humanos para sobreviverem à competição de mercado".

Impacto 4.0

A indústria têxtil/confecção no Brasil reúne 29 mil empresas formais e emprega, segundo a Abit, aproximadamente 1,5 milhão de pessoas. Porém, o parque industrial deste setor precisa alcançar metas mais avançadas e modernas de produção para enfrentar o cenário de transformação tecnológica que já está em curso no mundo. Segundo a consultora da McKinsey & Company, as habilidades que terão aumento de demanda de 50% no mercado de trabalho até 2030 são as que estão relacionadas ao conhecimento do universo digital; com foco no empreendedorismo, liderança e gestão, flexibilidade e capacidade de aprendizado; raciocínio crítico, criatividade e comunicação. Por outro lado, serão reduzidas em 14% habilidade técnica de manufatura, especialmente nas áreas de inspeção e monitoramento de processos; operação e manutenção de equipamentos, que deverão ser substituídos por inteligência artificial. "O maior impacto da tecnologia para o setor de manufatura será a queda de demanda para habilidades físicas e manuais. A flexibilização de jornadas e a redução de hierarquias dentro das empresas também são tendências dentro deste novo cenário, com crescimento do trabalho remoto e contratação de freelancers e temporários. O ambiente de trabalho será mais aberto, horizontal e ágil, mantido com pequenas equipes multifuncionais. Por isso, a busca e a retenção de talentos são fundamentais para as empresas se manterem ativas e competitivas", argumenta Ana Karina Dias, acrescentando: "O impacto da indústria 4.0 no ambiente laboral será gradativo, mas inexorável. É preciso trabalhar para se obter resultado, e não apenas para cumprir tarefa. Não adiantará trabalhar oito horas por dia sendo improdutivo", adverte.

Legenda: Ana Karina Dias, sócia da McKinsey & Company em palestra do Congresso da Abit 2018.

Panorama profissional

No principal painel do dia, que tratou da capacitação e qualificação profissional, o diretor de operações do Senai-DN, Gustavo Leal, disse que mais de 50% das atividades de trabalho no Brasil e no mundo serão automatizadas até 2025. "É certo que as máquinas substituirão os homens cada vez mais, em atividades rotineiras. Estes choques disruptivos, porém, vêm acontecendo desde o século 18, quando a indústria manufatureira se expandiu no mundo. Ao longo de 250 anos, estes choques eram mais lentos e as escolas tinham tempo de preparar as pessoas para novos paradigmas. O diferencial de hoje é que as mudanças estão acontecendo de forma assustadoramente veloz".

O relatório Future of Jobs Report / World Economic Forum 2018 indica que até 2022, cerca de 75 milhões de empregos irão desaparecer pela mudança na divisão do trabalho entre humanos e máquinas, enquanto 133 milhões de novas atividades irão emergir, adaptadas à atividade entre homens, máquinas e algoritmos. "Nosso maior desafio é preparar os trabalhadores para este ambiente desafiador, pois o maior ativo de uma nação será uma população educada e qualificada", diz Gustavo Leal, destacando que a Indústria 4.0 tem três grandes potenciais disruptivos: salto de produtividade, processo de produção inovador a partir da incorporação das tecnologias digitais e novos modelos de negócio. "No Brasil, a gente percebe a perplexidade e a angústia das empresas diante desta realidade. Por isso, num primeiro momento, sugerimos que o caminho para a manufatura avançada seja gradual, porém efetiva, começando com foco na produtividade que no Brasil ainda é muito baixa em relação a outros países".

Esta angústia do setor industrial brasileiro foi revelada na última pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) que mostra que 42% das empresas desconhecem a importância das tecnologias digitais para a competitividade, enquanto 52% não utilizam nenhuma tecnologia digital em seus processos, nem mesmo o mais simples que é o armazenamento de dados em nuvem.

O painel também contou com a participação de Priscila Fialho, economista da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que orientou os países em desvantagem nesta corrida 4.0, a investirem na educação de adultos como forma de reduzir o gap tecnológico. "Os cursos de pequena duração e programas de treinamento contínuo produzem efeito rápido para a força de trabalho atual", defende a especialista. Segundo ela, toda a educação adquirida por pessoas que hoje estão na faixa dos 40 a 60 anos de idade, ainda ativas no mercado de trabalho, não é suficiente para proporcionar-lhes capacidade de inserção ou manutenção de seus empregos neste novo cenário. Além disso, Priscila Fialho recomenda que os governos incentivem políticas de educação alinhadas com a demanda das empresas, sendo fundamental, por parte do poder público, fiscalizar e avaliar a qualidade dos cursos direcionados à qualificação profissional.

Por fim, Ana Inês Basco, especialista de Integração do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, falou sobre o impacto das tecnologias na integração da América Latina. Segundo ela, foi realizada uma pesquisa com mais de 300 empresas (52% manufatura) e o resultado mostrou que 47% deverão ser automatizadas nos próximos 20 anos, impactando 200 mil pessoas na região. "Porém, apenas 31% dos latino-americanos e 36% dos brasileiros consideram que o robô é um perigo para a sua atividade. Na Argentina a interação humana e robôs aponta maior crescimento em relação aos outros países", destaca a pesquisadora, acrescentando que 60% dos entrevistados acreditam que só a educação vai garantir trabalho no futuro. O próximo Congresso Internacional da Abit, em 2019, deverá ser realizado em Minas Gerais.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Marcia Mariano
Fotos: Marcia Mariano

Data de publicação: 23/10/2018

Conteúdo relacionado


Feira na Rosenbaum apresenta edição de fim de ano
Entre os dias 7 e 15 de dezembro, a Feira na Rosenbaum apresenta sua edição de fim de ano, na Unibes Cultural em São Paulo, que irá retratar os biomas brasileiros como inspiração para novas formas de apresentar o design e as criações independentes brasileiras.  2019-12-10 - Tags: unibes cultural feira rosenbaum fim de ano bradesco

47ª Couromoda de 13 a 15 de janeiro de 2020
Acontece entre os dias 13 e 15 de janeiro, a 47ª edição da Couromoda, mais importante feira de calçados e artigos de couro da América Latina, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento é integrado a 10ª edição da São Paulo Prêt-à-Porter - Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios, e terá pela primeira vez três dias de duração.  2019-12-09 - Tags: couromoda janeiro 2020 sapatos calçados sao paulo pret a porter

Indústria da impressão se reúne no maior evento do setor em Madri
A Fespa Global Print Expo, maior exposição da Europa em impressão digital, serigrafia, impressão têxtil e sinalização, acontecerá de 24 a 27 de março, na Espanha, na IFEMA - Feria de Madrid. Com o gerenciamento de cores sendo uma tendência dominante no setor, o tema “Where Color Comees Alive” (Onde a cor vem viva) pautará o Color L * A * B *, uma das principais atrações do evento.  2019-12-06 - Tags: fespa global print expo seminario palestra impressao sportswear pro comees alive madrid

Feira Go Shop acontece neste final de semana com curadoria de mais de 100 marcas
Em celebração ao Natal, nos dias 7 e 8 de dezembro, o evento GO SHOP prepara diversas novidades para a 12ª edição! De casa nova, em Pinheiros, a Casa Panamericana será ocupada pela curadoria selecionada de 100 marcas autorais relacionadas à moda, arte, casa e gastronomia.  2019-12-05 - Tags: go shop feira evento bazar natal preços sao paulo

Gotex Show está de casa nova
A 8ª edição da Gotex Show será realizada em novo espaço no próximo ano. O evento, marcado para os dias 9 a 11 de setembro de 2020, ocorrerá no Pro Magno, na capital paulista. O Pro Magno é um centro de eventos localizado no bairro da Casa Verde, em São Paulo, que tem se destacado pela completa infraestrutura para feiras de negócio.  2019-12-03 - Tags: pro magno gotex show 2020 capital paulista evento textil

Quando os retalhos de tecidos viram obras de arte
O IFT (Instituto Focus Têxtil) realiza na Unibes Cultural entre o 3 e 15 de dezembro a exposição ‘Design Vision’, um evento que transforma retalhos de tecidos usados em obras de arte, explorando o tema da sustentabilidade de forma criativa e única.  2019-12-02 - Tags: focus fashion summit ift instituto focus textil focus textil walter rodrigues

46º edição da Casa de Criadores recebe pocket show de Jup do Bairro
A 46º edição da Casa de Criadores começa na próxima terça-feira (26). Para essa temporada, além dos desfiles e da performance para o Dia Mundial de Combate à AIDS, o evento terá um line-up com pocket shows e Dj Sets, oferecido pela TNT - patrocinadora do evento.  2019-11-26 - Tags: casa dos criadores line up desfiles programaçao novembro

‘O Fio da Trama’ traz revelações da família Blocker-Pascolato
A bela trajetória das mulheres da família Blocker-Pascolato, uma das maiores referências no mundo da moda brasileira, é apresentada no romance O fio da trama, que a editora Tordesilhas lançou na sexta-feira, 22, no espaço Angela Motta Collections, na Vila Olímpia.  2019-11-25 - Tags: blocker pascolato moda brasileira romance fio da trama tordesilhas consuelo blocker

Blumenau recebe evento que debate competências para profissionais em 2020
A palavra criatividade está cada vez mais valorizada como fonte de inovação e de resolução de problemas. Ser criativo virou uma habilidade essencial para pessoas e negócios. Mas as pessoas nascem criativas ou desenvolvem esse diferencial?  2019-11-22 - Tags: blumenau evento criatividade scmc quality hotel

Istituto Europeo di Design anuncia transformações e nova direção em São Paulo
O IED – Istituto Europeo di Design – começa o próximo ano em São Paulo com novos cursos de bacharelado (quatro anos) a serem desenvolvidos além das salas de aulas, em uma nova plataforma de incubação e desenvolvimento de ideias, pesquisas, projetos e consultorias.  2019-11-19 - Tags: ied instituto europeo di design bacharelado nova direçao

Capricórnio realiza exposição no Mega Pólo Moda
No CapriConecta vol. 2, a Capricórnio Têxtil mergulhou no tema "Diversidade e Inclusão" e, durante o evento, apresentou uma exposição inédita, que reuniu 16 designers de todo o Brasil, para traduzir a representatividade na moda em peças únicas.  2019-11-18 - Tags: capricornio mega polo capriconecta vol 2 diversidade inclusao jeanswear

Senai Jandira terá palestra sobre user experience no varejo de moda
Acontece no dia 19 de novembro, das 15h às 16h30, a palestra "User experience. Design focado no usuário no varejo de moda" ministrada por Gabriel Sanabria, cofundador e COO do app Houpa!, uma plataforma web e aplicativo que conecta atacadistas e varejistas de moda.  2019-11-14 - Tags: user experience app houpa gabriel sanabria v encontro de tecnologia senai jandira startup

Brazil Fashion Forum se prepara para sua terceira edição em Miami
Flávia Marchesini, diretora criativa e empreendedora brasileira, anuncia que acontece a terceira edição do Brazil Fashion Forum (BFF), projeto desenvolvido com a missão de levar a moda brasileira para Miami e EUA criando essa porta de entrada a marcas que queiram se internacionalizar.  2019-11-13 - Tags: flavia marchesini brazil fashion forum miami press award focus brasil

Inspiramais apresenta ampla programação de palestras
A 20ª edição do Inspiramais, único salão de inovação e design de materiais da América Latina, será realizado nos dias 14 e 15 de janeiro, celebrando 10 anos de estímulo à unificação de linguagem para a moda nacional.  2019-11-11 - Tags: inspiramais palestras programacao inovacao design industrias sustentabilidade

Impacto da Indústria 4.0
De 14 a 17 de maio de 2019, em Frankfurt am Main, visitantes, expositores e profissionais da Texprocess e Techtextil fizeram parte do futuro. O mercado de têxteis técnicos é uma das indústrias mais fortes na Europa. Hoje, eles representam 17% de toda a produção global e, a Alemanha é o principal país exportador do mundo, com negócios na ordem de treze bilhões de euros/ ano.  2019-11-08 - Tags: industria 4.0 tecnologia costura automacao impacto sustentabilidade

Febratex Summit debate inovação e alta performance para a indústria têxtil
Blumenau está recebendo entre hoje (6) e amanhã (7) primeira edição do Febratex Summit, promovido pelo Febratex Group, uma das principais promotoras de feiras têxteis na América Latina. O evento promove um debate sobre inovação, alta performance, mudança geracional, novas tecnologias, processos disruptivos e cases de sucesso para desenvolver e transformar o setor têxtil. Neste primeiro dia, cerca de 550 profissionais estiveram presentes no encontro, que acontece no setor 2 do Parque Vila Germânica.  2019-11-07 - Tags: febratex summit industria textil renner citeve golden technology silmaq spark farfarm

Texprocess um encontro com o futuro
De 14 a 17 de maio de 2019, em Frankfurt am Main, visitantes, expositores e profissionais da Texprocess fizeram parte do futuro. A principal feira internacional de processamento de materiais têxteis e flexíveis ofereceu um cenário perfeito para inovações, desenvolvimentos em máquinas, instalações, tecnologia, serviços, TI e logística.  2019-11-06 - Tags: texprocess techtextil texteis flexiveis futuro mercado global

PrintRJ desembarca pela primeira vez em Goiânia
Original do Rio de Janeiro, a PRINTRJ, uma das principais feiras de negócios do país com foco em estamparia e tecelagem, acontecerá pela primeira vez em Goiânia nos dias 05 e 06 de novembro. Esta será a estreia na região Centro-Oeste do Brasil, mas a 12ª edição do evento que já passou por Fortaleza e pelo Rio de Janeiro.  2019-11-05 - Tags: printrj lunelli sprint textil estampa studio renata speiski brand textil

Brasil Eco Fashion Week chega em sua terceira edição
A 3º edição do Brasil Eco Fashion Week (BEFW) acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de novembro, com previsão de receber mais de cinco mil pessoas, vindas de todas as regiões do Brasil, no espaço da Unibes Cultural, em São Paulo.  2019-11-04 - Tags: brasil eco fashion week farfarm upcycling abvtex fgvces senac way carbon

Fabricantes de máquinas italianos marcaram presença na Expotextil Peru 2019
A Expotextil, feira do setor têxtil e de vestuário do Peru, realizada de 24 a 27 de outubro em Lima, contou com grande representação de fabricantes italianos de máquinas têxteis. Dentro do pavilhão italiano, organizado pela Agência Italiana de Comércio e pela Acimit - Associação dos Fabricantes Italianos de Máquinas Têxteis, 18 expositores mostram suas tecnologias em estandes informativos.  2019-10-31 - Tags: expotextil textil peru luxo lima acimit alessandro zucchi