Language
home » eventos »

Últimas notícias

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

O futuro da força de trabalho diante do cenário tecnológico

Legenda: Especialistas do Senai, OCDE e do BID debatem sobre qualificação profissional.

"O processo produtivo estará cada vez mais interligado à tecnologia. Novas ocupações serão criadas e outras serão extintas. Portanto, é preciso requalificar as pessoas e prepará-las para a digitalização da economia que permeará os novos negócios. O grande desafio da indústria é se tornar desejada pelo mercado para atrair talentos", disse Fernando Pimentel, presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção, ao abrir o Congresso Internacional Abit 2018, realizado nos dias 17 e 18 de outubro, em São Paulo, que teve como tema Pessoas transformando e sendo transformadas na era digital.

Na palestra de abertura do evento, que reuniu cerca de 300 participantes entre empresários, executivos e profissionais que trabalham na indústria têxtil e confecção, Ana Karina Dias, sócia da McKinsey & Company, empresa global de consultoria estratégica, falou sobre o futuro da força de trabalho em um ambiente de rápida mudança. Ao apresentar uma pesquisa realizada no Brasil, que indagou o que é mais importante dentro da organização: capital ou talento? Ana Karina revelou que só 35% das empresas brasileiras consideram o talento importante, enquanto que na Ásia, o talento é valorizado por 72% das empresas e na África, 54%. Nos países desenvolvidos como Estados Unidos e Europa, este percentual é 75%.

"Faltam empregos, mas sobram vagas", disse a especialista ao se referir à dificuldade de contratar mão de obra qualificada no país. Ela reconhece, porém, que o problema é resultado de vários fatores, como deficiência na educação, excesso de burocracia estatal, falta de política de desenvolvimento industrial e elevado custo do capital. "Isto faz com que as empresas, quando podem investir, priorizem mais a tecnologia do que os recursos humanos para sobreviverem à competição de mercado".

Impacto 4.0

A indústria têxtil/confecção no Brasil reúne 29 mil empresas formais e emprega, segundo a Abit, aproximadamente 1,5 milhão de pessoas. Porém, o parque industrial deste setor precisa alcançar metas mais avançadas e modernas de produção para enfrentar o cenário de transformação tecnológica que já está em curso no mundo. Segundo a consultora da McKinsey & Company, as habilidades que terão aumento de demanda de 50% no mercado de trabalho até 2030 são as que estão relacionadas ao conhecimento do universo digital; com foco no empreendedorismo, liderança e gestão, flexibilidade e capacidade de aprendizado; raciocínio crítico, criatividade e comunicação. Por outro lado, serão reduzidas em 14% habilidade técnica de manufatura, especialmente nas áreas de inspeção e monitoramento de processos; operação e manutenção de equipamentos, que deverão ser substituídos por inteligência artificial. "O maior impacto da tecnologia para o setor de manufatura será a queda de demanda para habilidades físicas e manuais. A flexibilização de jornadas e a redução de hierarquias dentro das empresas também são tendências dentro deste novo cenário, com crescimento do trabalho remoto e contratação de freelancers e temporários. O ambiente de trabalho será mais aberto, horizontal e ágil, mantido com pequenas equipes multifuncionais. Por isso, a busca e a retenção de talentos são fundamentais para as empresas se manterem ativas e competitivas", argumenta Ana Karina Dias, acrescentando: "O impacto da indústria 4.0 no ambiente laboral será gradativo, mas inexorável. É preciso trabalhar para se obter resultado, e não apenas para cumprir tarefa. Não adiantará trabalhar oito horas por dia sendo improdutivo", adverte.

Legenda: Ana Karina Dias, sócia da McKinsey & Company em palestra do Congresso da Abit 2018.

Panorama profissional

No principal painel do dia, que tratou da capacitação e qualificação profissional, o diretor de operações do Senai-DN, Gustavo Leal, disse que mais de 50% das atividades de trabalho no Brasil e no mundo serão automatizadas até 2025. "É certo que as máquinas substituirão os homens cada vez mais, em atividades rotineiras. Estes choques disruptivos, porém, vêm acontecendo desde o século 18, quando a indústria manufatureira se expandiu no mundo. Ao longo de 250 anos, estes choques eram mais lentos e as escolas tinham tempo de preparar as pessoas para novos paradigmas. O diferencial de hoje é que as mudanças estão acontecendo de forma assustadoramente veloz".

O relatório Future of Jobs Report / World Economic Forum 2018 indica que até 2022, cerca de 75 milhões de empregos irão desaparecer pela mudança na divisão do trabalho entre humanos e máquinas, enquanto 133 milhões de novas atividades irão emergir, adaptadas à atividade entre homens, máquinas e algoritmos. "Nosso maior desafio é preparar os trabalhadores para este ambiente desafiador, pois o maior ativo de uma nação será uma população educada e qualificada", diz Gustavo Leal, destacando que a Indústria 4.0 tem três grandes potenciais disruptivos: salto de produtividade, processo de produção inovador a partir da incorporação das tecnologias digitais e novos modelos de negócio. "No Brasil, a gente percebe a perplexidade e a angústia das empresas diante desta realidade. Por isso, num primeiro momento, sugerimos que o caminho para a manufatura avançada seja gradual, porém efetiva, começando com foco na produtividade que no Brasil ainda é muito baixa em relação a outros países".

Esta angústia do setor industrial brasileiro foi revelada na última pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) que mostra que 42% das empresas desconhecem a importância das tecnologias digitais para a competitividade, enquanto 52% não utilizam nenhuma tecnologia digital em seus processos, nem mesmo o mais simples que é o armazenamento de dados em nuvem.

O painel também contou com a participação de Priscila Fialho, economista da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que orientou os países em desvantagem nesta corrida 4.0, a investirem na educação de adultos como forma de reduzir o gap tecnológico. "Os cursos de pequena duração e programas de treinamento contínuo produzem efeito rápido para a força de trabalho atual", defende a especialista. Segundo ela, toda a educação adquirida por pessoas que hoje estão na faixa dos 40 a 60 anos de idade, ainda ativas no mercado de trabalho, não é suficiente para proporcionar-lhes capacidade de inserção ou manutenção de seus empregos neste novo cenário. Além disso, Priscila Fialho recomenda que os governos incentivem políticas de educação alinhadas com a demanda das empresas, sendo fundamental, por parte do poder público, fiscalizar e avaliar a qualidade dos cursos direcionados à qualificação profissional.

Por fim, Ana Inês Basco, especialista de Integração do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, falou sobre o impacto das tecnologias na integração da América Latina. Segundo ela, foi realizada uma pesquisa com mais de 300 empresas (52% manufatura) e o resultado mostrou que 47% deverão ser automatizadas nos próximos 20 anos, impactando 200 mil pessoas na região. "Porém, apenas 31% dos latino-americanos e 36% dos brasileiros consideram que o robô é um perigo para a sua atividade. Na Argentina a interação humana e robôs aponta maior crescimento em relação aos outros países", destaca a pesquisadora, acrescentando que 60% dos entrevistados acreditam que só a educação vai garantir trabalho no futuro. O próximo Congresso Internacional da Abit, em 2019, deverá ser realizado em Minas Gerais.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Marcia Mariano
Fotos: Marcia Mariano

Data de publicação: 23/10/2018

Conteúdo relacionado


Semana da Moda e Cultura 2020 será gratuito e online
Criada pelo SCMC - Santa Catarina Moda e Cultura, plataforma que conecta indústrias, entidades e instituições de ensino, capacitando e promovendo a colaboração entre parceiros para a inovação, a Semana da Moda e Cultura 2020 vem com uma novidade: pela primeira vez, o evento será totalmente digital.  2020-08-07 - Tags: scmc santa catarina moda e cultura plataforma digital semana de moda e cultura 2020 renata abranchs andrea bisker

Feira Agreste Tex é adiada para março de 2022
A Agreste Tex, Feira de Tecnologias para a Indústria Têxtil e de Confecção, prevista para ocorrer em outubro de 2020, precisou ser adiada. A decisão foi comunicada pelo Febratex Group e pela ACIC - Associação Comercial e Empresarial de Caruaru, promotor e realizadora do evento, respectivamente. A feira já está programada para ocorrer em 2022, entre os dias 29 de março e 01 de abril.  2020-08-06 - Tags: agreste tex feira de tecnologias para a industria textil e de confeccao 2022 febratex group

Febratex define nova data e acontecerá em abril de 2021
Diante do cenário de incertezas provocado pela pandemia, a Febratex - Feira Brasileira para a Indústria Têxtil e de Confecção, que aconteceria no mês de fevereiro, foi adiada para abril de 2020. "Há 120 dias, o Febratex Group trabalha intensamente junto às autoridades de Santa Catarina e Blumenau, outros promotores de eventos e centros de eventos do Brasil no desenvolvimento de um Protocolo de Retomada Segura para as Feiras de Negócios".  2020-08-04 - Tags: febratex febratex group blumenau pandemia covid 19 parque vila germanica nova data

Minas Trend Live promove temas do setor de moda
Desde maio, o canal do Instagram do Minas Trend está promovendo lives para debater assuntos de interesse do setor da moda e de todo o universo que o permeia. A 26ª edição do evento, que iria apresentar as tendências da primavera/verão 2021, foi cancelada em função da pandemia do covid-19.  2020-08-04 - Tags: minas trend primavera verao 2021 instagram lives gustavo macena

Alunos do IFRN ficam entre os finalistas do Concurso dos Novos no DFB DigiFest 2020
O Dragão Fashion Brasil acontece em Fortaleza (CE) e tem o intuito de reunir o melhor da moda autoral. O DFB Festival , que aconteceu entre os dias 01 e 31/07, celebrou o início de um novo ciclo de 10 anos, que devem ser marcados pela redefinição da forma como nos relacionamos com o planeta, com nós mesmos e com o consumo: sustentabilidade, inovação, tecnologia e criatividade.  2020-08-03 - Tags: dragão fashion brasil concurso dos novos 2020 instituto federal rio grande do norte campus caico dfb digifest 2020

Mackenzie está com inscrições abertas para Pós-Graduação em Direito da Moda
Assessorar empresas de moda, seja no âmbito jurídico ou negocial, exige uma compreensão das peculiaridades desse ramo, de sua estrutura e de seu relacionamento com clientes. O curso de pós-graduação em Direito da Moda da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), ministrado por uma equipe multidisciplinar de professores dos cursos de Direito, Economia, Administração, Design e outros, é composto também por professores convidados e profissionais de vários setores, além de contar com uma parceria internacional com o Milano Fashion Institute.  2020-07-30 - Tags: direito da moda fashion law pos graduacao cursos renata domingues balbino munhoz soares universidade presbiteriana mackenzie

ITM e Higthtex apostam na reativação do mercado global a partir do próximo ano
Adiada para 22-26 de junho de 2021, devido à pandemia do novo coronavírus, a realização da ITM 2021 Exhibition junto com a Hightex International, na Turquia, coincidirá com o período em que a economia global estará reabilitada, o que aumentará o interesse das empresas pela feira, informa a organização do evento.  2020-07-27 - Tags: itm 2021 exhibition hightex international feiras eventos 2021 tuyap exhibition temsad

Arte da Pele apresenta coleção de couros exóticos com ares do Renascimento
Arte da Pele é uma das expositoras do Inspiramais Digital, que ocorrerá entre os dias 25 e 27 de agosto, apresentando via plataforma online as tendências em moda, materiais, conhecimento e projetos para os setores de calçados, acessórios, roupas, mercado moveleiro e outros.  2020-07-24 - Tags: arte da pele curtume brazilian leather couros exoticos renascimento luis bocchi

DFB Digifest apresenta desfiles virtuais com consagrados nomes da moda autoral
O DFB Digifest 2020, edição virtual do maior encontro da moda autoral da América Latina, realiza de 28 a 31 de julho o DFB LiveModa, que apresentará 16 desfiles de forma 100% online, com conteúdo transmitido no canal do Youtube do evento. A ação tem como intuito promover a moda autoral, renovando e incentivando o trabalho e a autoestima de criadores e marcas parceiras neste momento de dificuldade.  2020-07-23 - Tags: dfb digifest 2020 dragao fashion dfb festival 2020 fortaleza desfile virtual dfb live moda youtube

Webinar vai discutir oportunidades para o mercado têxtil no pós-pandemia
Na quarta-feira (22), grandes nomes do mercado debaterão o que empresas podem fazer para retomarem os negócios. Adaptação da estratégia, aceleração digital e o impacto do novo comportamento do consumidor são questões cruciais para que as empresas voltem a crescer no cenário do pós-crise.  2020-07-21 - Tags: webinar roberto vilela future print pos covid mercado textil

FuturePrint promove semana digital em comemoração aos 30 anos de evento
Em comemoração aos 30 anos, a feira FuturePrint promoverá de 20 a 24 de julho, a semana digital que trará grandes nomes do mercado como Bruno Busquet, Presidente da POPAI Brasil e CEO & Founder da Agência TPNQ, Henri Kanj, Fundador da BuscaTêxtil, Fernando Guglielmetti, Gerente Sênior de e-commerce da C&A Brasil, Arnaldo Peres, Diretor Comercial da Neoband Soluções Gráficas, Cláudio Silva, sócio proprietário da Camisetas Rápido, entre outros, para discutirem sobre comunicação visual, impressão têxtil, sublimação e serigrafia  2020-07-17 - Tags: semana futureprint digital 30 anos futureprint impressao digital estamparia textil comunicacao visual

Global Retail Show vai reunir líderes do varejo e consumo no mundo
O maior evento de varejo e consumo online, o Global Retail Show, já tem data marcada. Entre os dias 13 e 19 de setembro, será realizada a primeira edição do encontro, que deve acontecer em países de diversos continentes, para discutir a retomada do varejo e o futuro do consumo na perspectiva global, levando conteúdo de mercados relevantes, além do ineditismo das discussões em tempo real e online.  2020-07-15 - Tags: global retail show varejo consumidor do amanha futuro do varejo varejo o brasil covid19 singularity university abilio diniz

Centro Universitário Senac está com inscrições abertas para pós-graduação na área de moda
Até o dia 31 de julho, o Centro Universitário Senac está com inscrições abertas para os cursos de pós-graduação para o 2º Semestre de 2020. Os interessados na modalidade presencial terão isenção da taxa de inscrição para o processo de ingresso e poderão escolher a especialização por meio do Portal Senac: http://www.sp.senac.br/posgraduacao.  2020-07-14 - Tags: pos graduacao centro universitario senac portal senac moda lapa faustolo styling de moda modelagem criativa moulage

Veste Rio migra para o digital com ações multiplataforma que incluem outlet online
Com o intuito de se reinventar ao fazer moda e se adequar à nova realidade criada pela pandemia do coronavírus no mundo, o Veste Rio decidiu migrar para o ambiente digital e realizar sua nona edição de forma virtual. Entre os meses de julho e outubro de 2020, o projeto realizado pelas revistas Ela, do jornal O Globo, e Vogue Brasil, oferecerá ao público uma série de ações multiplataforma.  2020-07-13 - Tags: veste rio salao de negocios vogue brasil projeto multiplataforma ambiente digital rio de janeiro

'Transição' é a mensagem da Intertextile para Outono/Inverno 2021-22
A segunda década de 2020 inspirará profundas revoluções na maneira como pensamos, produzimos e abordamos as novas gerações, entrelaçando passado e presente para produzir os projetos do futuro. Quatro temas: Sinta-se Bem, Impacto, Preservação e Lírico, pautam as tendências para a temporada Outono/Inverno 2021-22.  2020-07-10 - Tags: intertextile tendencias tendencias directions transicao comite de tendencias da intertextile outono inverno 2021 2022

Futurecom Digital Summit debate transformação digital dos modelos de negócios
A transformação digital, que está em curso, foi acelerada compulsoriamente em razão da mudança radical provocada pela pandemia de coronavírus neste ano. A conclusão é um consenso entre gestores e profissionais de TI, que discutem se essa transformação é provocada pela tecnologia ou se é comportamental.  2020-07-01 - Tags: futurecom digital summit sao paulo expo futurecom 2020 evento

Centro Europeu oferece curso online sobre o mercado de luxo
A crise resultante da pandemia do novo coronavírus afetou os setores da economia de formas diversas. E enquanto alguns sofrem com a baixa no consumo, outros geram oportunidades. É o caso do Mercado de Luxo, tema de um curso totalmente online que será oferecido pelo Centro Europeu a partir do dia 7 de julho.  2020-06-30 - Tags: mercado de luxo curso portal terapia de luxo live school centro europeu curso a distancia

Fenin edição especial anuncia retomada dos negócios para setembro
Após ouvir seus clientes e entendendo os novos desafios deste momento, a Fenin - Feira Nacional da Indústria Fashion, evento profissional dirigido para lojistas, está mais uma vez tomando a iniciativa no mercado e criando edição especial de lançamento de verão, que ocorrerá no mês de setembro de 2020.  2020-06-26 - Tags: fenin feiras expovest lojistas expositores setembro 2020

Paris terá eventos de moda em setembro e outubro com plataforma digital
Paris sediará, de 04 a 07 de setembro de 2020, três eventos voltados para a indústria da moda: a Who´s Next, feira internacional que apresenta as coleções das marcas de roupas e acessórios da estação; o Salão Traffic, dedicado a soluções inovadoras para as empresas de vestuário e o Impact, espaço coletivo de marcas e designers de moda sustentável.  2020-06-25 - Tags: paris whos next impact premiere classe paris wsn developpement plataforma digital vimeet

Agreste Tex reabre as inscrições para sua quinta edição em Caruaru
Empresários, profissionais e estudantes ligados à indústria têxtil e de confecção já podem se inscrever gratuitamente na quinta edição da Agreste Tex, em Caruaru/PE. Após a pausa devido ao adiamento em função da pandemia do coronavírus, o credenciamento deste ano será totalmente online, através do site da feira: agrestetex.com.br.  2020-06-24 - Tags: agreste tex 2020 feira fcem febratex caruaru pernambuco