Language
home » eventos »

Últimas notícias

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Minas Trend, a consolidação da moda mineira

A 20ª edição do Minas Trend, primavera-verão 2018, comemorou os dez anos de sucesso do evento e sua importância para o reposicionamento, qualificação e consolidação da produção da moda mineira, para os quais se faz necessário empenho cada vez maior na seleção qualitativa dos visitantes.

O Minas Trend, referência para a indústria da moda e o mais importante salão de negócios no segmento, que reúne no mesmo lugar expositores de vestuário, calçados, bolsas, joias e bijuterias, ofereceu aos compradores profissionais – cada vez mais selecionados e acompanhados de perto pelos organizadores e expositores – a possibilidade de avaliar os lançamentos das principais grifes mineiras no que há de melhor produzido no território nacional em termos de moda e design. O trabalho sob o comando da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), dos sindicatos dos segmentos envolvidos e de empresários comemorou seu décimo aniversário durante a 20ª edição do Minas Trend, que ocorreu de 4 a 7 de abril, no Expominas, em Belo Horizonte.

Uma cenografia do escritório Pedro Lázaro Arquitetura que simbolizava a evolução, transformação, liberdade, fertilidade e continuidade, complementada com uma performance coreográfica da Cia. de Dança Sesiminas, acolheu um coquetel de confraternização e um interessante desfile de abertura assinado por Paulo Martinez, que foi buscar referências na escola Bauhaus e no construtivismo, revelando uma estação com looks fluidos, transparências, leveza, casualidade, jovialidade e bom humor que contribuíram para um shape extremamente feminino e delicadamente sensual, com acessórios e aplicações baseados no esporte e no militarismo. O stylist disse que quis mostrar uma mulher de verdade, que anda nas ruas onde tem de tudo: a mulher de turbante, a muçulmana, a viúva, as duas meninas que namoram, o skate, enfim, tudo junto e misturado. A trilha sonora do desfile apresentada ao vivo pelo rapper Flávio Renegado reforçou o conceito de pluralidade e urbanidade. “A rua é democrática”, disse Martinez.

A Cadeia produtiva da moda mineira

Por ocasião da coletiva de imprensa com os presidentes Marco Antônio Castello Branco, da Codemig, e Olavo Machado Junior, da Fiemg, ficou claro que a indústria da moda é considerada estratégica para Minas Gerais. É o segundo maior empregador do Estado. São mais de 10 mil indústrias que, juntas, geram em torno de 130 mil empregos. Por essa razão, foi disponibilizada uma verba no valor de R$ 3,6 milhões pelo governo do Estado, o que vem garantir as próximas quatro ou cinco edições do salão. Minas Gerais tem 53 distritos industriais e, a Fiemg, juntamente com o Instituto Euvaldo Lodi, estuda a criação de novos nichos de negócios, como, por exemplo, trazer empresas de malharia para suprir as lacunas do sistema produtor e, para isso, analisa possível redução fiscal e a facilitação na instalação de novos negócios, principalmente na Zona da Mata. Com bom potencial, a moda está presente em mais de 135 cidades, sendo Belo Horizonte a mais importante. Durante esses dez anos, a Fiemg deixou de pensar o salão exclusivamente como fashion, mas com forte direcionamento para os negócios. Talvez esse viés estratégico tenha vindo consolidar sua continuidade, diferentemente de outros que se deixaram levar pelo glamour da moda. “Sessenta por cento dos expositores são de Minas Gerais. Temos que continuar crescendo e, para isso, devemos trazer novos expositores de outros Estados e, quiçá, do exterior. Afinal, com eles virão jornalistas e seus compradores e assim acabarão também conhecendo e comprando a moda mineira. O ano de 2010 foi o ápice da crise no Brasil e, mesmo assim, o Minas Trend veio crescendo a cada ano, e quem faz isso são todos os atores envolvidos, as empresas, os sindicatos e os empresários. Um dos pilares importantes para o sucesso do salão é a qualificação do visitante. Para isso, investimos em equipamentos de biometria para o controle das visitas no salão de negócios, ou seja, através de relatórios emitidos nós ficamos sabendo quantas vezes e quanto tempo cada visitante ou comprador VIP, aquele indicado pelas marcas expositoras e com as despesas pagas pelo Minas Trend, permaneceu na área de negócios”, disse o presidente da Fiemg.

Além da fundamental presença do Senai-MG na capacitação, uma das preocupações da Codemig é a formação profissional da cadeia produtiva da moda. Para isso, criou o Programa Codemig de Incentivo ao Micro e Pequeno Empreendedor, em parceria com o Sebrae -MG e também o Minas de Todas as Artes, que incentiva a indústria criativa. Juntos, os programas têm uma verba de R$ 50 milhões para ser utilizada até o final de 2018.

Satisfação e diversidade dos expositores

A 20ª edição do Minas Trend aqueceu a indústria da moda durante quatro dias. O evento recebeu compradores e visitantes de todo o Brasil e também de outros países. A Skunk, marca estreante, encerrou sua participação de forma excelente, com 70% da expectativa atendida. “No primeiro dia de feira, já havíamos preenchido a cota prevista para os quatro dias; abrimos novos pontos de venda, alcançamos cidades almejadas e registramos pedidos para quase todas as peças da coleção”, pontuou Valéria Melo, consultora comercial da marca.

A Unity Seven, marca muito comentada entre os empresários que estavam expondo no salão por tratar-se de um produto voltado para festa, mas sem bordados, e, por essa razão, considerada “a queridinha” dos consumidores mais jovens, também sentiu o efeito positivo de sua estreia no line up de desfiles. “Nossa apresentação atraiu mais compradores para o estande, as pessoas ficaram curiosas para ver de perto o que foi apresentado na passarela. Tivemos um crescimento de 52% em relação à última edição”, afirmou Eduardo Mendes, CEO da grife,

Outras marcas que também conseguiram expandir suas vendas, inclusive para outros países, além de Argentina, Peru e Chile, são: Cajo, Fleche D’Or e Unity Seven. A marca Kalandra conseguiu pulverizar as vendas para todo o País e abrir novos clientes. “Para este verão, produzimos peças com um valor mais acessível, mas sem perder a qualidade de nosso trabalho”, disse Ana Flávia Castro, diretora comercial. De acordo com o proprietário Lucas Bastos, a Frutacor registrou um crescimento de 15% em relação à temporada anterior. Carolina Malloy, diretora criativa da Arte Sacra, disse que o Minas Trend é o principal canal de distribuição da marca e que esta edição comemorativa aos dez anos deixou um saldo bem positivo. O Grupo Fátima Scofield, com o sucesso da marca homônima, criou, no último ano, a Fedra, uma aposta de uma mulher cool e de vanguarda que, nesta edição, acabou de concretizar uma parceria exclusiva com o ateliê de design de acessórios goiano Eleonora Hsiung. E agora a Fafá, marca kids que consolida o grupo e posiciona Minas Gerais como potência criativa de moda. Outras três marcas de joias e bijuterias encantaram os compradores com produtos de excelente qualidade e com design e inovação marcantes. São elas: Bruna Gasparini e Marieta Rigoni, finalistas do concurso internacional “AuDITIONS Brasil 2014/15”, promovido pela mineradora de ouro Anglogold Ashanti, e Raphael Martins, da grife Seth, de joias e semijoias, que há quatro anos vem desenvolvendo pesquisas e há um ano atuando no varejo com lojas no shopping Pátio Savassi, em Belo Horizonte. Desenvolvendo e-commerce e em fase de implantação de uma loja no Brooklin, em Nova Iorque, a marca mantém uma plataforma criativa com mais dois designers, um em Nova Iorque e outro em Berlin, conectados com o urbanismo das grandes cidades. Oitenta por cento da coleção são desenvolvidos no Brasil – São Paulo e Minas Gerais – e 20% na Índia, Marrocos e Turquia, em razão da falta de tecnologia voltada a pedras e contas especiais.

Em mais uma edição do Concurso Read to Go, a marca Miêtta ficou em segundo lugar, sendo a marca Led, do designer Célio Dias, a vencedora. Fábio Resende, designer da marca Miêtta, apresentou a coleção “Ela”, com peças simples que enaltecem a força do universo feminino, com uma cartela de cores composta de off-white, o mescla cinza e o preto, e shape amplo em três comprimentos: t-shirt, t-shirt dress e max t-shirt dress. Estampas e bordados impecáveis com motivos da abelha rainha e a delicadeza e beleza das rosas. Essa marca promete ainda mais reconhecimento à moda mineira.

Grande Hotel Ronaldo Fraga em paralelo ao Minas Trend

Ronaldo Fraga, curador de duas edições do Minas Trend – a 4ª edição, em maio de 2009, com o tema “A Riviera Francesa dos anos 30 e 40”, e a 9ª edição, em outubro de 2011, com o tema “Inspiração” –, agora, por ocasião da 20ª edição, convidou todos os profissionais da moda presentes no salão para conhecerem o Grande Hotel Ronaldo Fraga, um espaço democrático para a moda e a cultura, localizado no bairro Funcionários, em Belo Horizonte, para o lançamento da coleção de calçados Kildare interpretada por Ronaldo Fraga. A base dos produtos, além da invejável criatividade do designer que também coloriu os solados, são couros de especialidade de três curtumes: o nobuck do Couros Bom Retiro, a camurça do Curtume Rusan e o couro de cabra do Curtume Moderno.

As marcas Ellus, Natália Pessoa, Plural, Anne Est Folle, Lucas Magalhães, Unity Seven, Manzan e Victordzenk apresentaram durante o Minas Trend suas coleções para o verão 2018, e a Bob Store desfilou a coleção outono-inverno 2017.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição por: Carlos Simões
Fotos: Carlos Simões e Agencia Fotosite
Publicado por ITT Press - International Top Trends - ed. 106

Data de publicação: 05/06/2017

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


'Fashion Weekend Kids Em Casa' apresenta edição inédita 100% digital
O Fashion Weekend Kids Em Casa, idealizado por Ana Cury Casa Criativa, é uma plataforma de experiências focada em lifestyle e promove sua primeira edição 100% digital. O desfile "FWKEMCASA" celebra a 30ª edição do evento, que agora acontece de maneira online via YouTube nos dias 20 e 21 de junho, com pílulas exclusivas no Instagram e TikTok - convidando marcas e público a olhar para novas experiências tecnológicas durante o período de distanciamento social.  2020-06-04 - Tags: fashion weekend kids ana cury casa criativa fwkemcasa feira infantil digital

Evento reunirá mais de 100 especialistas em tecnologia e moda nos dias 5 e 8 de junho
Após o enorme sucesso da 1ª edição do Worldwide Talks 2020, que obteve uma audiência de mais de 1 milhão de impressões orgânicas em 120 países, a 2ª edição do evento, fundado por uma dupla de brasileiros em 2018, acontecerá em parceria com a Oceana e a Conscious Fashion Campaign, juntamente com o apoio consultivo do Escritório de Parcerias das Nações Unidas e do Instituto-E.  2020-06-03 - Tags: instituto e dia do meio ambiente sustentabilidade conscious fashion campaign worldwide talks 2020 fashinnovation

Inspiramais acontece dias 2 e 3 de setembro em novo formato
Nos dias 2 e 3 de setembro acontece o Inspiramais – único programa de design de materiais para moda da América Latina. Desta vez em formato inovador e que será uma das maiores revoluções na história da moda nacional. O Salão é um ponto de referência para todo mercado, responsável por impulsionar um processo que envolve toda a indústria, atendendo toda a cadeia produtiva da moda.  2020-05-29 - Tags: inspiramais salao projeto inovador cadeia moda industria textil historia da moda

Setor de feiras é um dos mais prejudicados pela pandemia de coronavírus
Em parceria com o Sebrae, a Ubrafe (União Brasileira dos Promotores de Feiras) e a Abeoc (Associação Brasileira de Empresas de Eventos), realizaram a primeira edição de sua pesquisa para medir o impacto do covid-19 no setor de feiras, congressos e eventos. O estudo mostra o tamanho do estrago causado pelo covid-19: 98% do setor já foi afetado pela pandemia em todo o Brasil.  2020-05-21 - Tags: sebrae ubrafe eventos abeoc covid 19 pandemia prejuizo

Colombiamoda evolui para o formato Digital Fashion Week
A Inexmoda acaba de confirmar a realização da Colombiamoda 2020, explorando um novo formato digital que busca contribuir para a revitalização da indústria a partir de negócios, lançamentos de moda e conhecimento. A versão on-line do evento, denominada, Digital Fashion Week, será realizada de 27 de julho a 2 de agosto, como opção para superar a difícil conjuntura de mercado devido à pandemia do Covid-19.  2020-05-19 - Tags: colombiamoda 2020 inexmoda carlos eduardo botero hoyos colombia medellin covid 19 pandemia digital fashion week

Produtos ecológicos e automação serão alguns dos destaques na FuturePrint 2020
Comemorando 30 anos no mercado, a FuturePrint é percursora e palco promissor para os negócios e networking na área da comunicação visual e indústria serigráfica. Com a promessa de movimentar o mercado com a exposição dos principais lançamentos para a indústria, a feira refletirá de 24 a 27 de novembro o potencial econômico e tecnológico do setor.  2020-05-15 - Tags: futureprint feira serigrafia impressao digital informa markets comunicacao visual impressao textil biodegradavel

CHIC realiza sua primeira edição digital para o varejo da China
A primeira CHIC Online, transmitida de 22 a 24 de abril, registrou 1.350 expositores participantes, mais de 100 interações online e mais de 157 mil visitas. A atual e difícil situação econômica global, causada pela pandemia de Covid-19, fez as empresas buscarem novas soluções para realizar suas operações comerciais.  2020-05-12 - Tags: chic online chic fair feira de moda digital reuniao virtual virtual tecnologia plataforma

Minas Trend promove live sobre o universo da moda
O Minas Trend, um dos principais eventos de moda do Brasil, promove, a partir do dia 12/05 até o início de julho, em seu canal no Instagram, uma série de lives onde serão discutidos diversos assuntos de interesse em relação à moda e todo o universo que permeia o tema.  2020-05-11 - Tags: minas trend live industria da moda covid 19 pandemia instagram verao 2021

Nova data para inscrição no Projeto Design Vision da Focus Têxtil
A Focus Têxtil, empresa líder no desenvolvimento e comercialização de tecidos que completa 80 anos em 2020, anuncia a prorrogação das inscrições da 4ª Edição do Design Vision, programa de capacitação e apresentação ao mercado de novos talentos da moda. As inscrições, que iniciaram no dia 01 de abril, seguem até o dia 30 de maio, pelo site do projeto.  2020-05-08 - Tags: focus textil design vision concurso pernambucanas projeto design vision walter rodrigues

Semana de Moda Mercedes-Benz Ibiza foi adiada para 2021
Em resposta à crise causada pela pandemia de Covid-19, os organizadores da Mercedes-Benz Fashion Week Ibiza, Mercedes-Benz Espanha, Ushuaïa Ibiza Beach Hotel e Ifema anunciaram o adiamento para a primavera de 2021, da quarta edição do desfile de coleções resorts, originalmente programado para 30 de abril deste ano.  2020-05-08 - Tags: mercedes benz espanha mercedes benz fashion week ibiza espanha feira adiamento 2021

Live sobre o impacto da pandemia nos hábitos de consumo encerra a Semana Fashion Revolution
Transparência, sustentabilidade e ética no mercado fashion foram discutidos na Semana Fashion Revolution 2020, realizada em parceria com a Unibes Cultural, até o dia 07 de maio. Totalmente online, o evento vem trazendo conteúdos digitais que problematizam o consumo, produção, condições de trabalho e ações coletivas, sob a perspectiva dos desafios impostos pela pandemia.  2020-05-06 - Tags: semana fashion revolution 2020 unibes cultural facebook live pandemia acoes coletivas

Decisão sobre Pitti Filati inverno será anunciada em maio
O Comitê Técnico Pitti Immagine Filati deverá anunciar, na primeira semana de maio, se a 87ª edição outono/inverno, prevista para 01 a 03 de julho, será mesmo realizada, devido às incertezas do mercado, provocadas pela pandemia de Covid-19. Dedicada aos lançamentos de fios de tricô e malharia fashion, a feira é realizada duas vezes ao ano, na Fortezza da Basso, em Florença, Itália.  2020-04-30 - Tags: pitti immagine filati 86 pitti immagine filati fortezza da basso raffaello napoleone feira textil pandemia covid

FIT 0/16 acontecerá junto 5ª edição da Pueri Expo no segundo semestre
A 55ª edição da FIT 0/16 e a 5ª edição da Pueri Expo, que começariam no dia 23 de abril, foram adiadas para os dias 04 a 07 de agosto. Principal evento de moda e produtos do setor infantil na América Latina, FIT 0/16 e Pueri Expo foram remarcadas para o segundo semestre, devido a pandemia do Covid-19 (coronavírus) e mantém a expectativa de trazer mais de 10 mil lojistas de todo o Brasil e mais de 350 marcas expositoras.  2020-04-27 - Tags: pueri expo fit 016 feira infantil moda infantil adiamento pandemia cassiano facchinetti

Emitex, Simatex e Confemaq são adiadas para 2021
Em comunicado de imprensa, a Messe Frankfurt Argentina informou que a Emitex, Simatex e Confemaq foram transferidas de abril deste ano para abril de 2021. Os três eventos serão realizadas simultaneamente no Centro Costa Salguero, em Buenos Aires, sendo Emitex e Confemaq, de 13 a 15, enquanto o Simatex começará no dia anterior, de 12 a 15 de abril.  2020-04-24 - Tags: messe frankfurt argentina emitex confemaq simatex covid19 pandemai adiamento eventos industria textil mundo textil

ITM e Hightex são remarcadas para junho de 2021 na Turquia
A ITM (Feira Internacional de Máquinas Têxteis) e Hightex (Feira de Tecidos Técnicos e Nãotecidos), que antes estavam planejadas para acontecer entre 2 e 6 de junho deste ano, foram adiadas para 22 e 26 de junho de 2021 devido ao surto de coronavírus. Os dois eventos, realizados a cada dois anos em Istambul, Turquia, são organizados em parceria pela Tüyap Tüm Fuarcılık Inc. e Teknik Fuarcılık Inc., em cooperação com a TEMSAD - Textile Machinery and Accessory Industrialists Union.  2020-04-17 - Tags: itm 2021 hightex 2021 istambul turquia eventos adiamento temsad

Chic Shangai adiada para julho em novo endereço
A data e o local para o CHIC - China International Fashion Fair, de março de 2020 foram alterados, o evento acontecerá de 15 a 17 de julho, em Shenzhen, na província chinesa de Guangdong, uma metrópole moderna que liga Hong Kong ao continente chinês e distante 1.400 km de Shangai e a 02h15 de vôo.  2020-04-13 - Tags: chic shanghai china feira chic online xangau epidemia coronavirus

Milano Unica adiada para setembro
O Comitê Presidencial da Milano Unica considerou apropriado mudar as datas da 31ª edição da feira, prevista para julho próximo, para os dias 7, 8 e 9 de setembro, no espaço Fiera Milano Rho.  2020-04-10 - Tags: milano unica alessandro barberis canonico pandemia covid19 adiamento feira italia

Grupo Febratex comunica adiamento da feira para 2021
Diante do cenário que estamos vivendo, de ainda muitas incertezas em relação à situação da pandemia do coronavírus, o Febratex Group, em contato diário com as entidades competentes, tomou a difícil, mas necessária decisão de adiar a realização da Febratex - Feira Brasileira para a Indústria Têxtil e de Confecção para os dias 02 e 05 de fevereiro de 2021.  2020-04-08 - Tags: febratex group febratex blumenau feira maquinas texteis confeccao setor textil covid19 coronavirus

Simpósio de máquinas têxteis suíças no Brasil é adiado
Previsto para acontecer em março, o Textile Machinery Symposium 2020 (Simpósio de Máquinas Têxteis da Suíça) foi adiado para o dia 24 de novembro, com o mesmo programa planejado. Nesta conferência, 16 representantes das empresas suíças apresentarão seus produtos e inovações ao mercado brasileiro, oferecendo também a oportunidade de troca de informações com os expositores.  2020-04-07 - Tags: swissmen swiss textile machiney industria textil evento simposio covid19

Febratex mantém edição em agosto e espera recuperação do mercado
Em comunicado enviado à imprensa, o Febratex Group, promotora da maior feira de máquinas, equipamentos e materiais para a indústria têxtil e confecção da América Latina, anunciou que realizará sua 17º edição entre os dias 18 a 21 de agosto, no Parque Vila Germânica, em Blumenau.  2020-04-06 - Tags: febratex febratex conecta santa catarina feira produtos texteis pandemia industria textil vestuario