Language
home » eventos »

Últimas notícias

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Minas Trend, a consolidação da moda mineira

A 20ª edição do Minas Trend, primavera-verão 2018, comemorou os dez anos de sucesso do evento e sua importância para o reposicionamento, qualificação e consolidação da produção da moda mineira, para os quais se faz necessário empenho cada vez maior na seleção qualitativa dos visitantes.

O Minas Trend, referência para a indústria da moda e o mais importante salão de negócios no segmento, que reúne no mesmo lugar expositores de vestuário, calçados, bolsas, joias e bijuterias, ofereceu aos compradores profissionais – cada vez mais selecionados e acompanhados de perto pelos organizadores e expositores – a possibilidade de avaliar os lançamentos das principais grifes mineiras no que há de melhor produzido no território nacional em termos de moda e design. O trabalho sob o comando da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), dos sindicatos dos segmentos envolvidos e de empresários comemorou seu décimo aniversário durante a 20ª edição do Minas Trend, que ocorreu de 4 a 7 de abril, no Expominas, em Belo Horizonte.

Uma cenografia do escritório Pedro Lázaro Arquitetura que simbolizava a evolução, transformação, liberdade, fertilidade e continuidade, complementada com uma performance coreográfica da Cia. de Dança Sesiminas, acolheu um coquetel de confraternização e um interessante desfile de abertura assinado por Paulo Martinez, que foi buscar referências na escola Bauhaus e no construtivismo, revelando uma estação com looks fluidos, transparências, leveza, casualidade, jovialidade e bom humor que contribuíram para um shape extremamente feminino e delicadamente sensual, com acessórios e aplicações baseados no esporte e no militarismo. O stylist disse que quis mostrar uma mulher de verdade, que anda nas ruas onde tem de tudo: a mulher de turbante, a muçulmana, a viúva, as duas meninas que namoram, o skate, enfim, tudo junto e misturado. A trilha sonora do desfile apresentada ao vivo pelo rapper Flávio Renegado reforçou o conceito de pluralidade e urbanidade. “A rua é democrática”, disse Martinez.

A Cadeia produtiva da moda mineira

Por ocasião da coletiva de imprensa com os presidentes Marco Antônio Castello Branco, da Codemig, e Olavo Machado Junior, da Fiemg, ficou claro que a indústria da moda é considerada estratégica para Minas Gerais. É o segundo maior empregador do Estado. São mais de 10 mil indústrias que, juntas, geram em torno de 130 mil empregos. Por essa razão, foi disponibilizada uma verba no valor de R$ 3,6 milhões pelo governo do Estado, o que vem garantir as próximas quatro ou cinco edições do salão. Minas Gerais tem 53 distritos industriais e, a Fiemg, juntamente com o Instituto Euvaldo Lodi, estuda a criação de novos nichos de negócios, como, por exemplo, trazer empresas de malharia para suprir as lacunas do sistema produtor e, para isso, analisa possível redução fiscal e a facilitação na instalação de novos negócios, principalmente na Zona da Mata. Com bom potencial, a moda está presente em mais de 135 cidades, sendo Belo Horizonte a mais importante. Durante esses dez anos, a Fiemg deixou de pensar o salão exclusivamente como fashion, mas com forte direcionamento para os negócios. Talvez esse viés estratégico tenha vindo consolidar sua continuidade, diferentemente de outros que se deixaram levar pelo glamour da moda. “Sessenta por cento dos expositores são de Minas Gerais. Temos que continuar crescendo e, para isso, devemos trazer novos expositores de outros Estados e, quiçá, do exterior. Afinal, com eles virão jornalistas e seus compradores e assim acabarão também conhecendo e comprando a moda mineira. O ano de 2010 foi o ápice da crise no Brasil e, mesmo assim, o Minas Trend veio crescendo a cada ano, e quem faz isso são todos os atores envolvidos, as empresas, os sindicatos e os empresários. Um dos pilares importantes para o sucesso do salão é a qualificação do visitante. Para isso, investimos em equipamentos de biometria para o controle das visitas no salão de negócios, ou seja, através de relatórios emitidos nós ficamos sabendo quantas vezes e quanto tempo cada visitante ou comprador VIP, aquele indicado pelas marcas expositoras e com as despesas pagas pelo Minas Trend, permaneceu na área de negócios”, disse o presidente da Fiemg.

Além da fundamental presença do Senai-MG na capacitação, uma das preocupações da Codemig é a formação profissional da cadeia produtiva da moda. Para isso, criou o Programa Codemig de Incentivo ao Micro e Pequeno Empreendedor, em parceria com o Sebrae -MG e também o Minas de Todas as Artes, que incentiva a indústria criativa. Juntos, os programas têm uma verba de R$ 50 milhões para ser utilizada até o final de 2018.

Satisfação e diversidade dos expositores

A 20ª edição do Minas Trend aqueceu a indústria da moda durante quatro dias. O evento recebeu compradores e visitantes de todo o Brasil e também de outros países. A Skunk, marca estreante, encerrou sua participação de forma excelente, com 70% da expectativa atendida. “No primeiro dia de feira, já havíamos preenchido a cota prevista para os quatro dias; abrimos novos pontos de venda, alcançamos cidades almejadas e registramos pedidos para quase todas as peças da coleção”, pontuou Valéria Melo, consultora comercial da marca.

A Unity Seven, marca muito comentada entre os empresários que estavam expondo no salão por tratar-se de um produto voltado para festa, mas sem bordados, e, por essa razão, considerada “a queridinha” dos consumidores mais jovens, também sentiu o efeito positivo de sua estreia no line up de desfiles. “Nossa apresentação atraiu mais compradores para o estande, as pessoas ficaram curiosas para ver de perto o que foi apresentado na passarela. Tivemos um crescimento de 52% em relação à última edição”, afirmou Eduardo Mendes, CEO da grife,

Outras marcas que também conseguiram expandir suas vendas, inclusive para outros países, além de Argentina, Peru e Chile, são: Cajo, Fleche D’Or e Unity Seven. A marca Kalandra conseguiu pulverizar as vendas para todo o País e abrir novos clientes. “Para este verão, produzimos peças com um valor mais acessível, mas sem perder a qualidade de nosso trabalho”, disse Ana Flávia Castro, diretora comercial. De acordo com o proprietário Lucas Bastos, a Frutacor registrou um crescimento de 15% em relação à temporada anterior. Carolina Malloy, diretora criativa da Arte Sacra, disse que o Minas Trend é o principal canal de distribuição da marca e que esta edição comemorativa aos dez anos deixou um saldo bem positivo. O Grupo Fátima Scofield, com o sucesso da marca homônima, criou, no último ano, a Fedra, uma aposta de uma mulher cool e de vanguarda que, nesta edição, acabou de concretizar uma parceria exclusiva com o ateliê de design de acessórios goiano Eleonora Hsiung. E agora a Fafá, marca kids que consolida o grupo e posiciona Minas Gerais como potência criativa de moda. Outras três marcas de joias e bijuterias encantaram os compradores com produtos de excelente qualidade e com design e inovação marcantes. São elas: Bruna Gasparini e Marieta Rigoni, finalistas do concurso internacional “AuDITIONS Brasil 2014/15”, promovido pela mineradora de ouro Anglogold Ashanti, e Raphael Martins, da grife Seth, de joias e semijoias, que há quatro anos vem desenvolvendo pesquisas e há um ano atuando no varejo com lojas no shopping Pátio Savassi, em Belo Horizonte. Desenvolvendo e-commerce e em fase de implantação de uma loja no Brooklin, em Nova Iorque, a marca mantém uma plataforma criativa com mais dois designers, um em Nova Iorque e outro em Berlin, conectados com o urbanismo das grandes cidades. Oitenta por cento da coleção são desenvolvidos no Brasil – São Paulo e Minas Gerais – e 20% na Índia, Marrocos e Turquia, em razão da falta de tecnologia voltada a pedras e contas especiais.

Em mais uma edição do Concurso Read to Go, a marca Miêtta ficou em segundo lugar, sendo a marca Led, do designer Célio Dias, a vencedora. Fábio Resende, designer da marca Miêtta, apresentou a coleção “Ela”, com peças simples que enaltecem a força do universo feminino, com uma cartela de cores composta de off-white, o mescla cinza e o preto, e shape amplo em três comprimentos: t-shirt, t-shirt dress e max t-shirt dress. Estampas e bordados impecáveis com motivos da abelha rainha e a delicadeza e beleza das rosas. Essa marca promete ainda mais reconhecimento à moda mineira.

Grande Hotel Ronaldo Fraga em paralelo ao Minas Trend

Ronaldo Fraga, curador de duas edições do Minas Trend – a 4ª edição, em maio de 2009, com o tema “A Riviera Francesa dos anos 30 e 40”, e a 9ª edição, em outubro de 2011, com o tema “Inspiração” –, agora, por ocasião da 20ª edição, convidou todos os profissionais da moda presentes no salão para conhecerem o Grande Hotel Ronaldo Fraga, um espaço democrático para a moda e a cultura, localizado no bairro Funcionários, em Belo Horizonte, para o lançamento da coleção de calçados Kildare interpretada por Ronaldo Fraga. A base dos produtos, além da invejável criatividade do designer que também coloriu os solados, são couros de especialidade de três curtumes: o nobuck do Couros Bom Retiro, a camurça do Curtume Rusan e o couro de cabra do Curtume Moderno.

As marcas Ellus, Natália Pessoa, Plural, Anne Est Folle, Lucas Magalhães, Unity Seven, Manzan e Victordzenk apresentaram durante o Minas Trend suas coleções para o verão 2018, e a Bob Store desfilou a coleção outono-inverno 2017.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição por: Carlos Simões
Fotos: Carlos Simões e Agencia Fotosite
Publicado por ITT Press - International Top Trends - ed. 106

Data de publicação: 05/06/2017

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Milano Única traz o tema 'Retocar' para Primavera Verão 2022
RE-TOUCH! é o tema do book de tendências Primavera-Verão 2022 da feira italiana Milano Única, lançado em formato digital, no dia 19 de novembro. Esta ferramenta explora os assuntos mais importantes da manufatura industrial contemporânea, como reutilização, reciclagem, reprocessamento e redigitalização, priorizando as necessidades dos fabricantes de têxteis e acessórios de moda, ao mesmo tempo em que confirma o valor intrínseco da sustentabilidade.  2020-11-27 - Tags: tendencia milano unica verao 2022 retouch manfatura retocar

Senai Cetiqt une moda e inclusão em evento online
O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – Senai Cetiqt, realizará, no dia 30 de novembro, evento que tem o objetivo dividir práticas de inclusão realizadas pelos alunos da Graduação em Design de Moda.  2020-11-26 - Tags: inclusao mastectomia senai cetiqt

Expotextil Peru 2020 se realiza com êxito em sua primeira versão digital
Com a participação de 85 expositores nacionais e internacionais e a presença de cerca de 5.500 participantes, foi realizada pela primeira vez no Peru a versão totalmente digital da Feira Expotextil Peru 2020 – evento regional mais importante do setor têxtil e de vestuário.  2020-11-23 - Tags: feira expotextil peru 2020 luisa mesones expotextil peru 2020 peruvian sustainable fashion association

Santista Jeanswear fará desfile na Casa de Criadores como patrocinadora do evento
A Santista Jeanswear, uma das maiores fabricantes de denim do Brasil, participa pela primeira vez como patrocinadora da Casa de Criadores, evento que acontecerá de 23 a 27 de novembro, em formato 100% digital. A marca sempre esteve envolvida com o evento apoiando os estilistas e esse ano deu um passo a mais e integra o time de patrocinadores.  2020-11-20 - Tags: santista jeanswear casa de criadores denim dudu bertholini

Brasil Eco Fashion Week começa com programação online e destaques internacionais
Evento de moda, inovação e sustentabilidade terá 10 dias de programação gratuita com 33 painéis de conversa, 13 workshops e 18 desfiles. Com o tema "Conectar para regenerar: Moda e Planeta", a 4ª edição do Brasil Eco Fashion Week acontecerá no formato online, mantendo o propósito do evento em criar um ambiente para gerar negócios, oferecer conteúdo especializado, e fomentar boas práticas de responsabilidade social, ambiental e cultural na indústria da moda.  2020-11-19 - Tags: brasil fashion week sustainable fashion kate fletcher sustentabilidade biomateriais natural fiber welding

Senai Cetiqt participa da 12ª edição do Mundo Senai
O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – Senai Cetiqt, participará da 12ª edição do Mundo Senai. O evento acontecerá no dia 27 de novembro e será transmitido no canal do YouTube da organização a partir das 10h. O Mundo Senai é um momento em que a instituição abre suas portas para receber os alunos de escolas do Rio de Janeiro.  2020-11-18 - Tags: senai cetiqt centro de tecnologia da indústria quimica e textil mundo senai youtube

Denim Première Vision realiza Digital Denim Week
A Denim Première Vision apresenta um novo formato de evento: a Digital Denim Week, de 30 de novembro a 4 de dezembro, para apresentar as novas coleções de seus expositores e desenvolvimentos mais recentes da temporada primavera-verão 2022. Essa feira 100% digital irá substituir a edição física da feira, inicialmente agendada para 24 e 25 de novembro em Berlim.  2020-11-17 - Tags: denim premiere vision digital denim week premiere vision marketplace tecelagens denim

Feira sustentável fortalece empreendedorismo e diversidade autoral
A Feira SAL – Sustentável, Autoral e Livre retoma o formato presencial em suas 6ª e 7ª edições, que acontecem no Shopping Parque da Cidade, de 16 a 22 de novembro. Dedicada à diversidade autoral e ao fortalecimento de empreendedores negros, a feira apresenta um mix variado de produtos fabricados manualmente, entre roupas, acessórios, bijuterias, peças de arte e cosméticos.  2020-11-16 - Tags: feira sal shopping parque da cidade debora dubois

Messe Frankfurt France apresenta alternativa para eventos em Paris
Diante das incertezas ligadas à crise da covid-19, a Messe Frankfurt France propõe uma solução inovadora para a indústria da moda, após o cancelamento de suas feiras de Paris como Apparel Sourcing, Avantex, Leatherworld, Shawls&Scarves, Texworld e Texworld Denim, em fevereiro de 2021.  2020-11-13 - Tags: apparel sourcing avantex leatherworld shawls&scarves texworld texworld denim messe frankfurt france pandemia janeiro 2021

Casa de Criadores acontece em formato digital e conta com programação diária de lives
A Casa de Criadores se prepara para apresentar sua 47º edição, que neste ano, devido à pandemia, acontecerá de forma virtual na nova plataforma da CdC, um ambiente de criação de conteúdo que será um espaço livre de desenvolvimento e exposição de moda e arte com diversos formatos e linguagens.  2020-11-12 - Tags: casa de criadores cdc plataforma plataforma notequal dendezeiro sou de algodao

Evento reúne referências em empreendedorismo, marketing digital e privacidade de dados
O mercado de trabalho tem se transformado com rapidez desde o surgimento das plataformas digitais. Visando permitir que empreendedores, desenvolvedores e outros profissionais do ecossistema de inovação acompanhem essa evolução e conheçam os benefícios e os impactos do mundo digital, o Sebrae promoverá, entre os dias 12 e 14 de novembro, o Sebrae Inova Digital.  2020-11-11 - Tags: sebrae inova digital sebrae evento digital

Focus Fashion Summit 2020 aponta mudanças positivas e transformadoras
Realizada nos dias 28 e 29 de outubro, em ambiente digital, 2ª edição do Focus Fashion Summit superou a expectativa dos visitantes, que acompanharam mais de 45 horas de programação, 90 apresentações on-line, entre palestras, talks e mentorias com importantes players da cadeia têxtil e da moda, que refletiram sobre mudanças e tendências para o setor.  2020-11-10 - Tags: focus fashion summit focus fashion summit 2020 apresentacoes online focus textil

Senac Moda Informação 2020 on-line contará com palestrantes internacionais
Alinhada à evolução e ao cenário atual, a programação do Senac Moda Informação 2020, que acontece entre os dias 9 e 13 de novembro, está repleta de palestrantes relevantes, com muito a contar sobre suas experiências. Logo na abertura, a designer Farah Liz, de marcas como Dolce&Gabbana e Osklen, aborda a retomada da moda italiana depois da primeira fase de isolamento social.  2020-11-09 - Tags: senac moda informação 2020 farah liz osklen london fashon week eventos

Fórum amec 2020 reúne a indústria internacional para abordar o propósito das empresas
O Fórum amec 2020 em 10 de novembro tratará sob o título “Proposito e Empresa”, sobre a dimensão ética das empresas e a criação de valor a longo prazo a todo o conjunto de atores e seu entorno.  2020-11-09

A tecnologia na produção de denim sustentável
O próximo encontro web de tecnologia da VDMA está marcado para 12 de novembro 2020 (14 - 16 horas). O tópico será "Produção de denim Sustentável: últimas tecnologias de acabamento".  2020-11-09

Semana Sustentável na Moda vai debater futuro do setor
O uso consciente dos recursos naturais e o bem-estar do planeta são temas que são debatidos em todos os lugares. Para reforçar a importância da questão, o Sebrae Rio e o Senac RJ promovem a primeira edição da Semana da Sustentabilidade na Moda. O evento será totalmente gratuito e digital, com início na próxima segunda-feira (9).  2020-11-06 - Tags: semana da sustentabilidade na moda senac rj sebrae rio consumo consciente economia circular compra sustentaveis

Conferência internacional da Abit debate indústria da moda e consumo
O IntegrAbit, evento 100% digital, realizado pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), reuniu especialistas brasileiros e estrangeiros para apresentar um panorama do consumo e tendências globais do setor. Com o tema "Moda e consumo: onde estamos, para onde vamos", a sustentabilidade dominou o primeiro dia de debates, com relatos sobre os danos ao meio ambiente provocados pela produção massiva de têxteis e plásticos, soluções inovadoras e materiais ecológicos e tendências de consumo.  2020-11-05 - Tags: integrabit abit associacao brasileira da industria textil senai cetiqt international textile manufacturers federation international apparel federation

Farol Santander recebe desfile e projeção mapeada nos 25 anos do São Paulo Fashion Week
O Farol Santander será palco das comemorações dos 25 anos do SPFW com desfile em seu hall de entrada e projeções de fotos e vídeos em sua recém-restaurada fachada. A celebração 100% digital, que ocorrerá entre 4 e 8 de novembro, prevê mais de 500 conteúdos nos canais oficiais do SPFW, com projeções mapeadas em agências do Santander Brasil, que apresenta o evento.  2020-11-04 - Tags: sao paulo fashion week spfw 25 anos farol santander desfiles virtuais alexandre herchcovitch

Focus Fashion Summit anuncia vencedor da 4ª edição do Design Vision
No primeiro dia do Focus Fashion Summit, dia 28 de outubro, o estudante de moda, Salmir Tomaz, foi o vencedor da 4° edição do Design Vision, programa de capacitação e apresentação ao mercado de novos talentos da moda de todo o Brasil. O projeto é realizado anualmente pelo Instituto Focus Têxtil, com patrocínio da Pernambucanas e apoio do Ministério da Cidadania, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.  2020-11-03 - Tags: focus fashion focus fashion summit 2020 design vision instituto focus textil ied brasil

Expotextil Peru Digital 2020 terá circuito de palestras e cursos de atualização
Durante a Semana da Indústria Têxtil (SIT), a Feira Expotextil Peru Digital 2020, que será realizada virtualmente entre os dias 16 e 21 de novembro, os participantes terão acesso a um total de 30 conferências especializadas. Desse total, 11 serão internacionais e sete nacionais.  2020-10-28 - Tags: expotextil peru digital 2020 expotextil peru plastic concept semana industria textil peru