Language
home » eventos »

Últimas notícias

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Lançamentos, tendências e inclusão na feira Opera

A maior feira brasileira de moda e decoração infantil, a 'Ópera - Feira Internacional de Moda e Decoração Infantil’ chega a sua 25a edição e desta vez apresenta como destaque a Moda Inclusiva. Desfiles, conscientização e informação de qualidade serão os pilares dessa iniciativa que promete movimentar o mercado. 

Os principais produtores desse setor encontram na Feira Opera o ambiente propicio para apresentar ao varejo seus lançamentos. Nos quatro dias de feira, cerca de três mil lojistas de todo o país circulam pelos corredores para abastecer suas vitrines de novidades para a primavera-verão 2017/2018.

"Trata-se de um relevante momento para o mercado, visto que possibilitamos que a indústria e o varejo estabeleçam uma troca de informações que beneficiam a ambos. Bons negócios e troca de informação de qualidade é o nosso propósito" declara Frederico De Cunto, diretor executivo da feira.

Ainda que a economia nacional demonstre fragilidade, o que gera grande insegurança na indústria, a Feira Opera trabalha de forma que toda a cadeia produtiva opere de maneira eficaz e rentável.  Esta 25a edição estima movimentar R$ 50 milhões em negócios envolvendo grandes grupos, pequenos produtores, lojistas individuais e redes de lojas Brasil afora.

Segundo o diretor da feira, Fred De Cunto, o setor permanece em compasso de espera pela crise econômica, mas o propósito do Grupo Ópera é apoiar o mercado e trabalhar por seu crescimento sustentável, de forma que todos os setores envolvidos se estabeleçam de forma estruturalmente segura e financeiramente saudável. "A cada edição focamos para buscar boas praticas e maneiras de ter melhores resultados enxugando custos. Buscamos soluções para nossos clientes (expositores e lojistas) e assim, mantemos nosso negocio (a feira) economicamente sustentável". Vale ressaltar que a feira é realizada com esforços e investimentos próprios, gerados pelo trabalho do grupo.

O diretor também destaca sua crença de que a atitude ideal em momentos difíceis é não permitir ‘viver essa crise’, considerando a transformação social e econômica pela qual passamos, porém, com planejamento e estratégia para buscar seus resultados.

Nesse momento de transformação econômica, a aproximação da cadeia produtiva traz benefícios para todos. “Realizamos um verdadeiro garimpo entre os fabricantes dos produtos dirigidos ao público A e B e que têm a proposta de ‘fair play’ ao atender os lojistas. Na feira, as negociações acontecem diretamente entre os fabricantes e o compradores, sem intermediários. Isso possibilita um conhecimento mais preciso das necessidades de ambas as pontas, promovendo um entendimento altamente produtivo para toda a cadeia. É sucesso garantido”, afirma Fred De Cunto.

 

ÓPERA CONECTA – Aplicativo de linguagem simples e acesso fácil, que integra expositores e lojistas

 

Outro diferencial da feira é o seu aplicativo exclusivo de interligação de informações criado para aproximar ainda mais os produtores dos lojistas. O Ópera Conecta é um aplicativo que apresenta recursos extremamente simples de serem acessados e que estará a disposição para que toda informação acerca dos produtos e marcas estejam ao alcance dos lojistas, mesmo no pós feira. Da mesma forma, os expositores terão acesso aos interesses dos lojistas, detalhes sobre o que eles buscam e onde eles estão.  E o melhor: além de fácil manuseio, o app não depende de internet para funcionar, apenas para ser instalado e ter os dados atualizados. Da mesma forma, suas versões iOS e Android ocupam muito pouco espaço de memoria e cabem em qualquer modelo de smartphone - uma evolução no quesito app.

Espaço e formato da feira - um diferencial importante:

Ópera - Feira Internacional de Moda e Decoração Infantil  é realizada no Centro de Eventos PRO MAGNO, pavilhão reconhecido como a melhor opção em espaço para eventos na América Latina. Sua estrutura conta com o que ha de mais moderno, versátil e sustentável para receber expositores e visitantes com todo conforto e praticidade.

Já a distribuição dos estandes, de forma igualitária, mantem uma padronização que possibilita a melhor visualização de todos os estandes e otimiza o tempo do lojista. “Seguimos uma tendência mundial de feiras, mais dirigidas aos negócios. Ao padronizar os estandes, enxugamos os custos para os expositores e facilitamos a visita dos lojistas. Dessa forma conseguimos uma feira setorizada com corredores mais harmônicos, conferindo destaque ao que realmente interessa: os produtos e os bons negócios”, finaliza De Cunto.

Moda Inclusiva

A iniciativa partiu da diretora da feira, Fernanda Menezes, que em suas visitas pelos quatro cantos do país conheceu muitas mães com filhos portadores de necessidades especiais e soube da dificuldade de encontrar roupas e acessórios adequados para seus filhos. "Nesta edição, além de promover a cadeia produtiva da moda e decoração infantil, queremos também adotar um proposito que se alinhe aos negócios. Assim surgiu a ideia de promover a moda inclusiva, estimulando as marcas expositoras a produzirem peças adaptadas a esse público, bem como incentivar os lojistas a oferecerem essas roupas tão especiais".

Para esta empreitada, Fernanda convidou duas importantes profissionais: Alessandra Borato, consultora internacional de estilo e tendências, e Daniela Auller, consultora de moda e estilo especialista em moda inclusiva. Juntas, essas profissionais têm assessorado as marcas expositoras para desenvolver peças verdadeiramente inclusivas: Miss Teen, Reserva Mini, Primo Bambino, L'été, Cris Gentil, Que Te Encante, MiniLou, Mio Bebe, Pistol Star, Luluzinha e Oliver sao algumas das empresas que abraçaram a causa.

As peças serão apresentadas em dois desfiles, especialmente realizados pela Max Fama, nos dias 25 e 26 de maio, as 19h, dentro da programação da feira.

E as iniciativas de promover a moda inclusiva se multiplicam no evento: os estandes que oferecem essas pecas estarão sinalizados em suas entradas, assim como os lojistas que as comprarem terão um adesivo para informar em suas vitrines.

Opera Itinerante

A feira, que e’ realizada duas vezes por ano em Sao Paulo, tem na sua versão itinerante a possibilidade de visitar lojas nos quatro cantos do pais, conhecendo suas necessidades e públicos. Dessa forma, é possível aproxima-las da indústria, oferecendo produtos mais adequados as suas realidades.

Essas visitas regionais também permitem a realização de desfiles para os consumidores da região, fomentando o mercado e gerando visibilidade para quem produz e para quem vende.

Além disso, os lojistas tem a sua disposição uma plataforma que permite comprarem de marcas expositoras da feira – uma facilidade que tem contribuído muito com o giro das lojas de regiões mais distantes.   

Ópera - 25ª Feira Internacional de Moda e Decoração Infantil

Edição Primavera-Verão 2017/2018   www.grupoopera.com.br

Data: 25 a 28 de Maio de 2017

Quinta à sábado das 9h as 19h - Domingo das 9h as 16h

Entrada gratuita e permitida somente a lojistas

Local:  Centro de Eventos PRO MAGNO -  Rua Samaritá, 230 - Casa Verde - SP

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Data de publicação: 18/05/2017

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Ispo Academy tem sua primeira edição no Brasil
Como se desenvolvem as inovações no setor têxtil e de confecção? Quais são as principais inovações em andamento? Como moda e esporte se integram? Qual o futuro deste segmento? Quais os caminhos para conhecer, vender e comprar inovações tecnológicas?  2017-11-17 - Tags: ispo academy brasil andre robic marcelo prado ispo munchen ispo academy ispo

Tecidos Voláteis são destaque na exposição do Museu da Casa Brasileira
Volátil: do dicionário, inconstante, volúvel. Para a indústria da moda, uma nova possibilidade para o desenvolvimento de suas criações a partir da falta de padronização dos resíduos, criando coleções cápsulas. Essa é a história dos tecidos feitos a partir de aparas de teares industriais da fabricante catarinense, a Tecnoblu.  2017-11-16 - Tags: museu da casa brasileira tecidos volateis tecnoblu inspiramais altero bertex britânnia textil brisa intexco caimi & liaison cipatex colorgraf branyl endutex grupo cofrag grupo lunelli havir sappi dinaco wolfstore york

SCMC Inova Lab acontece de 21 a 25 de novembro em Blumenau (SC)
Promovido pela plataforma de inovação e design Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), o evento reúne estudantes e profissionais das indústrias do estado para pensarem soluções para a moda. Palestras abertas ao público também farão parte da programação.  2017-11-14 - Tags: santa catarina moda e cultura scmc inova lab scmc inova lab

OCTA Fashion 2017 apresenta novos designers
Uma passarela de 30 metros, estrutura profissional – com sistemas de áudio, vídeo e iluminação impecáveis, trilhas sonoras caprichadas, transmissão ao vivo via redes sociais para o mundo inteiro ver - e coleções que realmente chamam a atenção pela criatividade e qualidade.  2017-11-13 - Tags: octa fashion 2017 udesc universidade do estado de santa catarina design de moda

Primeira semana de moda sustentável do país
A primeira semana de moda sustentável do país, a Brasil Eco Fashion Week (BEFW), chega para representar um movimento cada vez mais significativo no mundo da moda. O evento acontecerá de 21 a 24 de novembro em São Paulo.  2017-11-13 - Tags: befw sustentabilidade consciência igualdade fashion revolution

Febratêxtil firma parceira com o SIETEX
A FebraTêxtil – Feira Brasil Têxtil acaba de firmar parceira com o SIETEX - Sindicato da Indústria de Especialidades Têxteis no Estado de São Paulo para sua edição que será realizada entre os dias 23 e 25 de outubro de 2018, na capital paulista.  2017-11-10 - Tags: paulo henrique schoueri sietex febratex group febratextil artefatos texteis

Apostas para o Verão 2019 e Sustentabilidade são os destaques do Inspiramais em Janeiro
Nos dias 16 e 17/01, designers, empresários e profissionais da moda brasileira tem um encontro marcado em São Paulo: serão nestes dias que o Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais –apresentará a seus visitantes por meio de exposições, workshops e outras ações quais serão os destaques em tecidos, componentes, couro e aviamentos para o Verão 2019.  2017-11-08 - Tags: inspiramais verao 2019 centro de eventos pro magno inspiramais inverno 2019

África já desponta como Nova China da indústria de vestuário
Primeiro a Etiópia, em seguida, África do Sul e finalmente, Marrocos. Os países africanos estão no centro das atenções da Messe Frankfurt, maior organizadora de eventos têxteis do mundo, que está expandindo seu portfólio de feiras de negócios no continente.  2017-11-06 - Tags: africa sourcing & fashion week messe frankfurt olaf schmidt amith maroc in fashion source africa africa sourcing

Inscrições abertas para o vestibular de 2018 do SENAI CETIQT
Estão abertas as inscrições para o vestibular dos cursos de graduação em Design de Moda e Engenharia Química da Faculdade SENAI CETIQT. Até 14 de janeiro de 2018, os interessados podem acessar o site da instituição (www.senaicetiqt.com/) e fazer o seu cadastro.  2017-11-06 - Tags: robson wanka cursos vestibular senai cetiqt graduacao design de moda engenharia quimica

Casa de Criadores celebra 20 anos de história
A Casa de Criadores, reconhecida por fomentar novos talentos e valorizar a criação autoral e genuína na moda brasileira, anuncia sua 42ª edição. O evento, idealizado por André Hidalgo, acontecerá entre os dias 6 e 10 de novembro, na Praça das Artes, em São Paulo, e dará sequência à celebração de seus 20 anos de história com novidades na programação.  2017-11-01 - Tags: casa de criadores cdc 20 anos andre hidalgo susana barbosa 42 edicao

Chic 2017 - a China na moda
Aconteceu em Shanghai, de 11 a 13 de outubro, mais uma edição da CHIC 2017 Outono/Inverno, com um total de 65.722 visitantes, 815 marcas e 783 expositores de 16 países, entre eles, Dinamarca, França, Reino Unido, Grécia, Itália, Polônia, Suécia, Índia, Paquistão, Coreia do Sul, Japão, Estados Unidos e Brasil (Amazonas) e diferentes regiões da China.  2017-10-31 - Tags: shanghai chic shanghai chic 2017 shanghai different chemical fibre

Loja Modelo do Sebrae apresenta novos conceitos de ambientação virtual
Lojistas interessados em melhorar seu estabelecimento comercial, conhecendo novos conceitos de ambientação, apresentação visual e outras dicas de inovação vão encontrar na FIT 0/16 – Feira Internacional do Setor Infanto-juvenil, Teen e Bebê – uma excelente ferramenta para ajudar a alavancar seu negócio.  2017-10-31 - Tags: fit 0 16 setor infanto juvenil sebrae sp expo center norte loja modelo virtual

Semana Balaclava traz tecnologia em impressão digital
De 6 a 12 de novembro, evento promove em Florianópolis (SC) palestras e discussões que visam fomentar o mercado de design e economia criativa. Patrocinadora da edição, a GQM apresenta as impressoras digitais da Epson e realiza ação para que participantes possam estampar seus próprios desenhos  2017-10-30 - Tags: semana balaclava global quimica & moda gqm epson epson surecolor f2000 impressao digital

Escola de Moda Bandeirantes forma mais uma turma profissional
A primeira-dama do Estado de São Paulo e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado (FUSSESP), Lu Alckmin, esteve com os alunos da 31ª turma da Escola de Moda do Palácio dos Bandeirantes, unidade localizada na região oeste da capital. No local, cujas aulas começaram no dia 2 de outubro, são oferecidos os cursos de Corte e Costura, Bordado em Pedraria e Modelagem.  2017-10-27 - Tags: fussesp fundo social de solidariedade do estado lu alckmin escola de moda do palacio dos bandeirantes

Sindindústria e FCEM|Febratex Group realizam lançamento da FETECC Fashion e FEMICC 2018
Foi realizado na última terça-feira, 24/10,no iu-á Hotel, em Juazeiro do Norte (CE), o lançamento das feiras FETECC Fashion 2018 – Feira de Calçados e Acessórios da Região Nordeste e FEMICC 2018 – Feira de Máquinas para a Indústria Coureiro-Calçadista.  2017-10-26 - Tags: fetecc fashion 2018 femicc 2018 sebrae juazeiro do norte abicalcados

Pacientes em tratamento contra o câncer desfilam criações de alunos
A Anhembi Morumbi em parceria com o CRSM do Hospital Pérola Byington – especializado em saúde da mulher –, realiza o 13º Desfile da Primavera. Produzido pelos cursos de Design de Moda e Negócios da Moda, o evento, que é gratuito e aberto ao público, acontecerá no dia 27 de outubro, às 15h, no Auditório do campus Vila Olímpia.  2017-10-25 - Tags: universidade anhembi morumbi outubro rosa hospital perola byington design de moda

Nilit participa do 2º Encontro Lectra em Blumenau
A NILIT participará do In Fashion by Lectra, a 2ª edição do encontro Lectra na cidade de Blumenau, em Santa Catarina. Voltado para profissionais da indústria têxtil, o evento reúne empresas para dois dias de debates sobre temas relevantes ligados a desenvolvimento de produtos, modelagem, tendências de moda e business, processo produtivo e as trasnformações pelas quais o setor vem passando.  2017-10-25 - Tags: nilit fibers lectra in fashion by lectra santa catarina sensil wgsn eventos

Faculdade recebe grandes nomes da indústria têxtil para lançamento de livro
A Faculdade Santa Marcelina (FASM) promoverá na segunda-feira (30), às 19h30, o lançamento do livro "Arte e Técnica do Vestuário em Santa Catarina". A obra é um projeto da Editora The Way escrita pela jornalista e professora do curso de Moda, Astrid Façanha.  2017-10-24 - Tags: faculdade santa marcelina fasm editora the way astrid facanha a moda que o brasileiro veste

SCMC e Sebrae aproximam startups de grandes indústrias
Startups brasileiras têm uma oportunidade incrível de apresentar suas soluções diretamente para gestores de algumas das maiores e mais inovadoras indústrias têxteis do país. Promovido pelo Sebrae e pelo Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), a primeira edição do Start It Up SCMC, acontece no dia 23 de novembro, em Blumenau (SC).  2017-10-23 - Tags: scmc sebrae santa catarina moda e cultura start it up scmc startups brasileiras

MBI em Confecção 4.0: Integração de Tecnologias para Projetar a Indústria do Futuro
O SENAI CETIQT inaugurou sua Planta de Confecção 4.0. Essa inovação faz parte do movimento chamado de Indústria 4.0, que vai além de uma revolução tecnológica. É, também, uma arquitetura de referência que prevê integração de tecnologias com objetivo de agregar valor aos produtos e otimizar os recursos e processos.  2017-10-20 - Tags: senai cetiqt confeccao 40 master in business innovation curso