Language
home » eventos »

Últimas notícias

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Inspiramais 2019 II alinha coleções e divulga talentos

Além da atemporalidade, que aboliu a nomenclatura Primavera Verão/Outono Inverno, substituindo-a pelo ano do evento, seguido dos algarismos I e II, conforme cada época (semestre), o Salão de Design e Inovação de Materiais Inspiramais 2019 II, vem expandindo sua atuação no mercado de moda. O evento atraiu tecelagens e malharias e também abriu uma plataforma de negócios para designers e pequenas marcas com o novo Espaço Conexão, Criatividade e Comercial.

O salão, que começou em 2010, no Shopping Frei Caneca, com cerca de 80 empresas focadas no mercado coureiro-calçadista e decoração, hoje agrega indústrias têxteis e de moda que, junto com produtores e fornecedores do setor calçadista e de serviços, somaram nesta edição 140 expositores.

O pesquisador Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal, organizadora do salão, explica o novo conceito: "Queremos estabelecera a 'não data' de validade de um produto, ou seja, no ano, não teremos mais uma referência do Verão ou Inverno. As pessoas vão usar o produto por quanto tempo quiserem". Dentro deste espírito, o Inspiramais 2019 II - realizado nos dias 17 e 18 de julho, no Centro de Eventos Pro Magno, tornou-se uma grande vitrine para empresários dos segmentos calçadista, confecção, moveleiro e decoração, que podem encontrar nos estandes e nos fórum de materiais, uma gama de produtos inovadores e criativos.

Novo espaço criativo

A principal novidade desta edição foi a estreia do Espaço Conexão, Criatividade e Comercial, reunindo 25 pequenas e micros empresas, criadores independentes, cooperativas e associações de artesãos do Rio de Janeiro, Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina entre outros estados brasileiros. O projeto, realizado em parceria pelo Sebrae e Assintecal, tem como objetivo valorizar a moda brasileira. "A ideia é dar oportunidade aos novos talentos bem como as pequenas empresas que fazem trabalho diferenciado e que buscam espaço no mercado de moda", explica Flavia Vanelli, consultora da Assintecal, acrescentando que a seleção do grupo de expositores que participou do Inspiramais 2019 II foi feito a partir de um mapeamento realizado pela associação entre os inscritos no projeto. "Além de darmos visibilidade ao trabalho deles, também esperamos que os empresários que visitam a freira possam fazer parcerias com estes profissionais ou criarem novos negócios", acrescenta Flavia.

Os tecidos em organza de seda com tingimento orgânico e estamparia digital do designer paulista Luciano Pinheiro; a estética africana de inspiração Masai da grife Karibú, da estilista cearense Sue Ellen Mathews, cujo projeto social envolve o trabalho de tribos africanas e costureiras brasileiras, e os fios de algodão elaborados com técnica ancestral indígena da marca Da Tribu, de Belém do Pará, especializada em acessórios de moda sustentável e vegana, estavam entre os produtos exibidos no Espaço Conexão. Também encantaram os visitantes a moda inclusiva com design criativo da Equal, de Niterói (RJ); os belos tecidos em Jacquard da marca A Tropicalista, de Florianópolis (SC) e o rico artesanato da histórica cidade de Icó, no interior do Ceará. A ideia do Sebrae e da Assintecal é incluir este projeto em outras feiras pelo país para integrar, cada vez mais, novos talentos, pequenas e médias empresas no grande mercado de moda brasileiro.

Expositores satisfeitos

A Lunelli Têxtil lançou no mercado a inédita coleção EcoVero™, feita com viscose sustentável da Lenzing, em uma coleção com estampas exclusivas 3D. "Esta é a segunda vez que participamos do salão. Tivemos um ótimo retorno na estreia e agora estamos sentindo uma prospecção muito grande de novos negócios Nosso foco é o vestuário e o salão atende ao nosso cliente, que está sempre em busca de criatividade e inovação", elogia a assistente de marketing da empresa Manu Alves.

Expondo pela primeira vez no Inspiramais, a malharia Berlan, especializada no segmento fitness, praia, lingerie e moda, aproveitou para divulgar seus lançamentos da temporada e prospectar o mercado calçadista. "Nossa empresa participa de eventos no exterior como Colômbia, França e Estados Unidos. Produzimos tecidos de malha circular, malha dupla e jacquard e também oferecemos tecidos planos importados, cujas estampas são feitas internamente, que podem ser aplicados tanto em vestuário quanto no segmento de calçados, bolsas e acessórios. Hoje o mercado de moda está muito integrado e nossos clientes estão ligados nesta feira há algum tempo, por isso, decidimos expor e a impressão foi muito boa", detalha o gerente de vendas, João Bertoloto.

Albino Poljokan, diretor comercial da Icla, fabricante de componentes para indústria da confecção e calçadista, garantiu ter tido bom retorno em sua terceira participação no evento. "Desde o fim da Première Vision São Paulo (cuja última edição aconteceu em 2015), o setor têxti/moda ficou sem um evento representativo e o Inspiramais está preenchendo esta lacuna", comenta o empresário que garante ter recebido visita de compradores das regiões Sul e Sudeste. "Nosso foco é o vestuário, mas temos produtos para calçados também. Pérolas, metais e strass são alguns itens da nossa linha, cuja nova coleção está sendo apresentada nesta feira com bons resultados".

Outra empresa do segmento de aviamentos, a Tecnoblu aproveitou o salão para lançar a coleção Inverno 2019 para o mercado têxtil, adaptado ao setor calçadista. "Temos tido muitos clientes que buscam materiais com apelo ecológico, mas esbarramos sempre no custo das matérias-primas naturais, então decidimos atingir este público com criatividade, desenvolvendo tags reaproveitáveis, por meio do design", diz Leonardo Crus, responsável pelo P&D da Tecnoblu. No estande com temática ecológica estavam tags que viram porta-copos, marcadores de livros, suporte para espelho, entre outras peças. "Etiquetas e aviamentos são fundamentais, pois servem para comunicação da peça no ponto de venda, orientando o consumidor quanto a composição e manutenção do produto, por isso trazemos nesta coleção a ênfase para o aproveitamento deste material, criando novo objeto a partir do original".

No segmento de matérias-primas, a Rhodia Solvay apresentou fios de poliamida tintos Amni® Colors, direcionados para a técnica de tecelagem 3D Knit sem costura, que propõe design customizado para calçados esportivos, com elasticidade, toque macio e respirabilidade. Segundo Mayra Montel, gestora de marketing da Rhodia Fibras, o fio pode ser utilizada tanto no cabedal quanto na palmilha, linha de costura e cadarços. No estande da empresa foi exibido um protótipo de tênis desenvolvido em parceria com o estúdio Top Shoes Brasil.

A Scandiflex Brasil, subsidiária da Eastman Chemical Company, participou pela primeira vez do Inspiramais apresentando sua linha de plastificantes para melhorar flexibilidade, resiliência e durabilidade dos laminados não ftalatos, além de poliésteres e poliuretano (TPU) para o setor calçadista. "Somos players globais neste segmento e nossa presença na feira é justamente para mostrar soluções químicas para o setor de calçados, bem como para área têxtil, para qual oferecemos PVC, aditivos, entre outros produtos", comenta Maria Beatriz Marin, responsável de vendas. A empresa, segundo ela aposta em materiais com apelo ecológico para o setor industrial têxtil e calçadista.

A Flama Têxtil, por sua vez, que já participa de várias edições do Inspiramais, mostrou sua coleção de malhas jacquard com dublagem para calçados esportivos, enquanto a Cipatex®, líder em revestimentos sintéticos, atraiu os visitantes com o lançamento da linha "Vegan Premium" de laminados flexíveis de PVC para calçados, bolsas e acessórios isento de matérias-primas e aditivos de origem animal. A próxima edição do salão Inspiramais acontecerá nos dias 15 e 16 de janeiro de 2019.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Texto e fotos: Marcia Mariano

Data de publicação: 20/07/2018

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Maior feira chinesa de negócios B2B acontece em São Paulo
Cerca de 800 empresários chineses participam da 6ª edição das feiras China Machinex e China Homelife para fazer negócios com empresários brasileiros. Nos três dias de evento – 17, 18 e 19 de setembro, realizado no São Paulo Expo & Exhibition Center são apresentados aos visitantes mais de 50 mil produtos, que vão de utensílios domésticos a casas pré-fabricadas, tratores e objetos de decoração.  2019-09-18 - Tags: china homelife machinex exhibition center plataforma 020

Levi's® Music Week chega ao Rio e ocupa IED-Rio
O movimento Levi's® Music Week – celebração com iniciativas em todo o mundo no mês de setembro, ocupa o IED-Rio - Istituto Europeo di Design, na Urca, sábado, 21 de setembro, com uma programação democrática, que dialoga com pilares como diversidade, igualdade, inclusão e sustentabilidade.  2019-09-17 - Tags: levis music week rapper bk ied-rio musica marlon tailor shop design de moda ligia parreira afro criadores

Confira tudo que rolou na 29ª edição Fashion Weekend Kids
Acontece nos dias 13, 14 e 15 de setembro, sob o comando do escritório Ana Cury Casa Criativa, a 29ª Edição do Fashion Weekend Kids, agora em novo endereço – o Shopping Higienópolis , que celebra 20 anos na cidade São Paulo. O novo endereço do evento para esta edição é uma das novidades do ano.  2019-09-17 - Tags: fashion week kids shopping higienopolis ana cury casa criativa sao paulo

Novo Brás comemora sucesso da campanha que vai reposicionar o polo atacadista de moda
Entre os dias 10 e 12 setembro, o principal polo de moda do estado de São Paulo foi palco da primeira edição do Novo Brás, uma mega campanha focada em criar uma nova identidade para o Brás. O evento teve em sua programação de 45 desfiles, com 60 modelos, com o lançamento das coleções Verão 2020 de 45 marcas.  2019-09-16 - Tags: novo bras bras desfile evento capricornio sao paulo marcas nova identidade

Gotex 2019 amplia parcerias e comemora sucesso no Brasil
A 7ª edição da Gotex Show 2019, evento realizado de 10 a 12 de setembro de Expo Center Norte, em São Paulo, reuniu profissionais da cadeia têxtil que buscaram novidades em produtos importados e nos conteúdos das palestras oferecidos pela feira.  2019-09-13 - Tags: gotex show 2019 rm press angelica marangoni tendenza del tessuto alexandre herchcovitch

China HomeLife Brazil 2019 apresenta inovações para o setor têxtil
A China HomeLife Brazil 2019 acontecerá entre 17 e 19 de setembro, no São Paulo Expo, na Rodovia Imigrantes e trará uma gama de produtos e artigos para o lar. Para o setor têxtil a feira traz polímeros e filamentos de poliéster, matéria-prima para a produção de filamentos e tipos de fios para diferentes usos na indústria.  2019-09-13 - Tags: china homelife brazil sao paulo expo filamento textil malhas tecidos maquintex

Curso de aperfeiçoamento em inovação e empreendedorismo tecnológico
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas para o curso "Aperfeiçoamento em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico", que terá início no dia 19 de outubro. O curso tem carga horária de 252 horas e será realizado presencialmente no campus sede da Instituição, com aulas em sábados alternados.  2019-09-13 - Tags: ufscar curso inovaçao tecnologia educacao fisica

Aconteceu na Maquintex e Signs Nordeste - Dia 2
Segundo dia de Maquintex e Signs Nordeste têm participação de Justin Pate no CAMBEA e premiação para empresas destaques no ramo da Comunicação Visual.  2019-09-12 - Tags: maquintex signs justin pate cambea premil

Primeiro dia de Maquintex e Signs Nordeste apresenta inovações no ramo da indústria têxtil
Foi dada a largada para a Maquintex e Signs Nordeste 2019, que vai até a próxima sexta-feira (13). O primeiro evento reúne máquinas, equipamentos, serviços e química para a Indústria Têxtil e o segundo apresenta os principais lançamentos, produtos e serviços no segmento de comunicação visual e gráfico. Os eventos reúnem mais de 350 marcas nacionais e internacionais e 110 expositores.  2019-09-11 - Tags: maquintex signs nordeste. fcem group qualygraf epson abc 3m mimaki abude signs sign tech by xixiro imprimax potisigns

Cidade mineira promove desfiles de lingerie pelas ruas
A 15ª edição do Festlingerie, festival de lançamentos das coleções primavera/verão dos fabricantes de Juruaia, em Minas Gerais, acontecerá até o dia 14 de setembro. As revendedoras, lojistas, sacoleiras e público em geral, que tiverem interesse em assistir aos desfiles, podem conferir pessoalmente nas ruas de Juruaia ou por meio de transmissões ao vivo.  2019-09-11 - Tags: festlingerie juruaia aciju flash mob lingerie desfile

Epson apresenta tecnologias de impressão digital em Camboriú (SC)
Nos dias 10 a 12 de setembro, a Epson participará mais uma vez do O Negócio da Moda (ONDM), evento acontecerá em Camboriú (SC). Entre os palestrantes estará Fábio Neves, diretor-presidente da Epson no Brasil, falará sobre automação e os desafios da indústria 4.0.  2019-09-09 - Tags: epson ondm camboriu fabio neves industria 4.0 felipe simeoni surecolor

Mercado da moda no Brasil será tema de discussão na feira Maquintex
De acordo com pesquisas realizadas em 2018 pelo Iemi (Instituto de Estudos e Marketing Industrial), o Ceará avançou 3% em sua produção de insumos para a cadeia da moda, enquanto o país recuava 4,5%. Os principais assuntos relacionados ao mercado da moda no Brasil e no Ceará serão discutidos no Fórum Maquintex de Informações, que acontece de 10 a 13 de setembro.  2019-09-06 - Tags: iemi maquintex equipamentos discussao maquinas moda no brasil fortaleza

Destaques na programação da Gotex 2019
A Gotex Show, evento voltado ao setor têxtil que acontece de 10 e 12 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo, chega nesta edição com muitas novidades na parte de palestras e conteúdos. Serão oito temas com palestras exclusivas que terão como convidados grandes nomes do setor têxtil nacional como o estilista Alexandre Herchcovitch e a diretora do bureau de tendências Fashion Snoops, Camila Toledo.  2019-09-06 - Tags: gotex show alexandre herchcovitch expo center norte fashion snoops camila toledo sustentabilidade

Henrique Reis, Relações Internacionais da Gotex, fala sobre as novidades do evento
A 7ª edição da Gotex Show acontece de 10 a 12 de setembro, no Expo Center Norte. O executivo, Henrique Reis, Relações Internacionais da feira, fala sobre suas expectativas com o evento, destacando os principais temas que estarão em foco: sustentabilidade e globalização na moda.  2019-09-04 - Tags: gotex show feira evento henrique reis alexandre herchcovitch

Setor têxtil terá presença na passarela do Minas Trend
Pela primeira vez no Minas Trend, as indústrias do setor têxtil, que estrearam no evento este ano, terão participação também na passarela fashion. Em um desfile coletivo, as empresas irão apresentar, em 20 looks produzidos pela equipe técnica do Senai Modatec, as tendências nos tecidos para o outono/inverno 2020.  2019-09-04 - Tags: minas trend textil rogerio lima algodao expominas belo horizonte

Festlingerie 2019 espera atrair mais de 10 mil visitantes em Juruaia
Com expectativa de atrair mais de 10 mil visitantes para conhecer de perto as novidades em moda íntima, praia, fitness e pijamas, a 15ª edição do Festlingerie, um dos mais importantes eventos do calendário para revendedores, sacoleiras e lojistas de todo o país, já está em contagem regressiva.  2019-09-03 - Tags: festlingerie moda intima praia fitness pijamas revenda sacoleiras lojistas

Abertas inscrições o Prêmio CTG ABINT de Geossintéticos
As inscrições para o 2º Prêmio CTG ABINT de Tecnologias em Geossintéticos começam no dia 20 de setembro deste ano. Os vencedores da primeira edição foram Wesley Silva de Oliveira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na categoria Iniciação Científica (IC); e Caio Sales Campos, da Universidade Federal de Goiás (UFG), na categoria Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).  2019-09-03 - Tags: premio ctg abint abint tecnologias geossinteticos wesley silva de oliveira caio sales

Consumo e moda sustentável são temas das palestras da Feira Maquintex
O debate sobre consumo consciente, economia compartilhada e sustentabilidade está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Isso não é diferente com a moda, que vem ganhando alternativas para se tornar cada vez mais sustentável. Esse é um dos propósitos da feira Maquintex, que acontece de 10 a 13 de setembro no Centro de Eventos de Fortaleza.  2019-09-02 - Tags: debate consumo consciente maquintex fortaleza moda sustentavel cases de sucesso inovaçao

Fórum de Informações apresentará as principais tendências para o setor
Cores, estampas e o que é tendência nas principais passarelas no mundo serão discutidas durante a Maquintex, feira que acontece entre os dias 10 e 13 de setembro no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Dentre as empresas confirmadas, estão a Use Fashion e Fashion Ideas.  2019-08-30 - Tags: estampas tendencia maquintex raquel leao espm use fashion

China Machinex e China Homelife Brazil 2019 acontecem em setembro
Entre os dias 17 e 19 de setembro acontecerão no São Paulo Expo, na Rodovia Imigrantes, as feiras China Machinex e China Homelife Brazil trazendo produtos que vão de maquinário pesado a objetos de decoração. A sexta edição consecutiva do evento no Brasil comprova o interesse dos empresários chineses em fazer negócios com os brasileiros.  2019-08-26 - Tags: china homelife machinex 2020 meorient china machinex brazil 2019 china homelife brazil 2019