Language
home » eventos »

Últimas notícias

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Inspiramais gera US$ 10,9 milhões em negócios internacionais e une as indústrias

Aconteceu nos dias 4 e 5 de junho, no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo, o Inspiramais - Salão de Design e Inovação de Materiais para moda -, único da América Latina, e que reuniu informações que unificam linguagem e metodologia para toda a cadeia produtiva da moda.

Responsável por estimular um processo que envolve toda a indústria e se propõe a desenvolver uma moda com identidade genuinamente nacional, o Inspiramais engloba integralmente o mercado de design e de moda do Brasil, América Latina e países da Europa, alinhando conteúdo para o segmento de couros, calçados, acessórios, confecção, moveleiro e de bijuterias.

"O mercado, aos poucos, volta a respirar com otimismo, está renascendo e o Inspiramais traz exatamente esse espírito de frescor, num momento de renovação.  Cresce no Salão a participação do setor têxtil, moveleiro e joias, novos também se inserem, como o automobilístico, outros segmentos se fortalecem e já nos preparamos também para a entrada do setor para pets", fala Ilse Guimarães, superintendente da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).

Na temporada, o desenvolvimento de todo projeto do Salão foi estabelecido pelo tema Zen – em uma atitude que pressupõe a consciência em relação ao próximo e o respeito à individualidade, mostrando que o essencial é algo que beneficie tanto as empresas quanto o consumidor. 

"Fiquei muito feliz com a edição porque conseguimos visualizar nas pessoas o entendimento da ideia do Zen, culturalmente e politicamente falando, o mundo realmente precisa estar prestando atenção nas coisas, e as palavras mais importantes são 'estar presente', entender o que acontece na sua empresa naquele momento como se estivesse aberto para o mundo inteiro", diz o curador e coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais, Walter Rodrigues.

"Durante o atendimento, li nos olhos das pessoas que elas procuravam essa narrativa, do estar presente, da importância de entender o que está acontecendo como um todo, porque o mundo está cada vez mais fluido. E essa fluidez já migra para o próximo Inspiramais, quando falamos de Sincronia. E vai combinar lá na frente, em 2021, com um pensamento de que toda essa energia e tecnologia, aliada com a essa sensação de estar presente, vai produzir um novo futuro, mais verdadeiro, mais cor de rosa", acrescenta o curador.

Balanço da Temporada

O Inspiramais recebeu 7 mil visitantes - entre profissionais do segmento, buyers e formadores de opinião -, para conferir de perto itens com inovações em criação, design e tecnologia, num total de 1000 produtos apresentados por 180 empresas.

Contou ainda com rodadas de negócios através do Projeto Comprador, realizado pela Assintecal e Apex-Brasil, em parceria com a Abrameq, que recebeu representantes de 30 empresas, vindas de Portugal, México, Argentina, Colômbia, Peru, Paraguai, Guatemala, Equador e África do Sul. Ao todo foram realizadas 720 rodadas de negócios. O Projeto Comprador gerou US$ 10,9 milhões  em negócios internacionais.

"Somos importadores de insumos para calçado e é a primeira vez que fazemos negócios com o Brasil e visitamos o Salão. A estrutura, os produtos, a qualidade, o conceito, mostram um estudo de moda que dificilmente se encontra na América Latina, penso que este é um Salão muito importante para toda a região, com opções de matérias inovadoras, conscientes e muito bem estruturadas", conta Sara Maria Charry, da empresa Cavicueros, da Colômbia.

Caravanas de todo o país

O Salão também propiciou a vinda de caravanas com 440 compradores de diferentes regiões do país: São João Batista (SC), Maringá (PR), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Juruaia, Nova Serrana e Divinópolis (MG) e Birigui, Jaú, São José do Rio Preto e Franca (SP). A ação teve parceria do SEBRAE e de diversos sindicatos regionais.

A designer Sheila Morais, da SD Acessórios, de Currais Novos (RN), vem há duas edições e direciona a criação de seus dos produtos em couro baseada nas tendências do Salão. "Compro couro, sintéticos e elementos de metal para minhas bolsas e bijuterias finas. Aqui também me inspiro no material de pesquisa para orientar toda a cartela de cores da minha linha de acessórios esmaltados," diz a designer que produz sete mil bijuterias e 1500 bolsas ao mês.

Projetos, Palestra e Startups

Os dois dias de evento foram além dos negócios. Os pilares da inovação, tecnologia e sustentabilidade foram conectados a diversos projetos conceituais e de referências de moda, unindo sustentabilidade, impacto social e inovação, e a integração da grande indústria brasileira e internacional – oferecendo a oportunidade de troca de experiência, informações e possibilidade de negócios.

As palestras foram um dos pontos altos do Inspiramais. Mais de 20 palestras apresentadas na Arena de Inovação levaram informação para os visitantes - conectando produtos, experiências e cases para toda a cadeia da moda. Junto com as inovações, um espaço dedicado a oito Startups trouxe uma séria de tecnologias sustentáveis para as empresas, gerando não só conhecimento, mas também novas possibilidades de parcerias com a indústria.

MODA: Projetos indicam os caminhos da produção de moda nacional

Os resultados entre produtos e sinalizações de moda ficaram por conta dos projetos Referências Brasileiras, Iconografia Local, Conexão Criativa e Comercial, Preview do Couro, Conexão Inspiramais, Inovamais e Mais Estampa – que promoveram o desenvolvimento de materiais arrojados e que colaboram para impulsionar a competitividade e o desenvolvimento tecnológico para toda todos os elos da cadeia setorial de moda.

O Projeto Inovamais contemplou negócios diversos, como a apresentação de compósitos, tecnologia de demarcação UV, serviços de prototipagem final do calçado, tecidos funcionais e aditivos para melhoria de materiais, entre outros. 

Já o Conexão Criativa e Comercial 2020_II, que incentiva e apoia iniciativas que oxigenem o mercado, apresentou componentes com abordagens responsáveis, produzidos por 24 negócios de diversas regiões do país. Entre os destaques, superfícies e produtos desenvolvidos com borra de café e aglutinantes naturais, artefatos que utilizam papel com fibras de curauáe biotecidos desenvolvidos a partir de cultivo de bactérias, entre outros.

"Os visitantes procuraram o espaço e seus valores com foco de fomentar na indústria a sustentabilidade, o uso de tecnologias limpas e de diversidade. E esse interesse é genuíno porque estamos observando as parcerias se concretizando. O que torna o projeto realmente uma plataforma de negócios", disse Flávia Vanelli, do Núcleo de Design do Inspiramais e curadora dos Projetos Conexão Criativa e Comercial e Inovamais.

Dentro das diretrizes do Projeto Conexão Criativa e Comercial 2020_II a presença do uso de novos materiais a partir de matérias orgânicas ou recicláveis, tingimentos de extratos naturais, inovando a partir do reuso. Presença de juta, sedas artesanais e algodões orgânicos com certificação, além do uso de fibras, como a de tucum. "Pense no artesanal aliado a indústria, principalmente na manufatura, materiais e adornos", falou a curadora do Projeto.

O Projeto Referências Brasileiras apresentou o resultado de um trabalho baseado em uma ampla e atual pesquisa de identidade de moda nacional, conectando tendências globais a inspirações enraizadas na nossa cultura. O foco foi a cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, os sonhos e inventividade de Santos Dummond e a resistência da cultura africana, se desdobrando em novos caminhos e linguagens para superfícies, formas, aparência de materiais e construção de produtos.

"O Projeto trouxe a leveza e o lúdico para o visitante, que acabou não apenas se inspirando em termos de estética e moda como também socialmente. O Referências Brasileiras tem todo um discurso de evolução de sociedade e mercado, incorporando novos parâmetros de produção, venda e de conexões entre pessoas, valorizando o indivíduo e as culturas. Olhando para Santos Dumont como um inventor e de como seu processo de criação nos faz pensar de maneira ousada", explicou Julia Webber, curadora do Projeto.

No Referências Brasileiras ficou marcado as construções modulares, linhas digitais como estética, efeitos 3D e reutilização de materiais, de resíduos, dentro do viés da sustentabilidade como informação de moda.Os movimentos de comportamento e da sociedade foram também o foco da pesquisa do Preview do Couro, que a cada semestre desenvolve itens com antecipação de tendências. Na edição, a palavra sincronia deu base à criação dos artigos, seguindo uma reflexão sobre a corrente de conectividade, conteúdo e tecnologia na qual vivemos.

"O Preview Couro já se estabeleceu e conquistou credibilidade dentro do Inspiramais como referência no desenvolvimento de novas cores, acabamentos e texturas para o mercado de moda. No Projeto, 17 curtumes geraram 50 artigos, criando um mix de possibilidades para designers, estilistas e empresas", explicou Marnei Carminatti, designer e consultor que coordena a execução do Preview Couro. 

Assim, o Preview Couro trouxe a cor rosa como grande protagonista da temporada. "Falando de moda e sinalizando ecletismos, força principalmente na opulência e elementos decorativos. E em Sinapse, presença de metalizados, recortes, modulares e acabamentos no couro", afirma o curador do Projeto.

Vale destacar que a próxima edição do Inspiramais já tem data marcada, dias 15 e 16 de janeiro de 2020. Informações: www.inspiramais.com.br

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: Agência Capsula
Fotos: Divulgação/Inspiramais

Data de publicação: 14/06/2019

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Aprimoramento dos materiais é crucial para a indústria têxtil e confecção
Conhecida como uma das indústrias mais resilientes do mercado, o mundo da moda segue se reinventando. Sob o tema o "Fim das fronteiras: da criação ao consumo", a quarta edição do Congresso Internacional Abit acontecerá em 22 e 23 de outubro, em Minas Gerais.  2019-07-15 - Tags: congresso abit scmc tear textil saltorelli solvay group vicunha abrafas cedro hering honda alpina textil

MaxiModa debate negócios e tendências nos novos tempos
"Você está inovando? Conheça os caminhos para comunicar, vender e se relacionar com os novos tempos". Esse é o tema do 12º MaxiModa, maior seminário de comunicação, varejo e negócios do Nordeste.  2019-07-11 - Tags: inovacao maximoda seminario varejo marcia travessoni coluna gente diario do nordeste

Sustentabilidade na indústria têxtil é discutida na FuturePrint 2019
Na quinta-feira, 11 de julho, executivos da varejista C&A, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) discutirão a “Sustentabilidade na Indústria Têxtil”, a partir das 16h20, durante o Fórum Future Têxtil.  2019-07-10 - Tags: future textil ca abnt abvtex futureprint impressao digital serigrafia sign textil tecnologia

CHIC Shanghai olha para consumidores diferenciados
De 25 a 27 de setembro, a CHIC Shanghai apresentará os lançamentos da temporada para o mercado de moda chinês. Na feira fashion mais importante da Ásia, cerca de 800 marcas nacionais e internacionais se apresentarão em 62.000 m² no Centro Nacional de Exposições e Convenções, em Xangai, atraindo visitantes profissionais de todos os canais de distribuição da região.  2019-07-08 - Tags: chic shangai china moda chinesa xangai centro nacional de exposicoes e convencoes textil millennials padroes de consumo mercado de luxo

Denim Meeting 2019 chega a Maringá
No dia 07 de agosto, a cidade de Maringá (PR) irá receber a edição regional do Denim Meeting 2019, com o tema “MÃOS NA MASSA, potencializando a indústria denim nacional”, o principal encontro de protagonistas da cadeia têxtil no Brasil focado no mercado jeanswear.  2019-07-04 - Tags: denim meeting inspira denim jeanswear unicesumar lycra santana textiles lectra

Novos Talentos volta à cena da Fevest trazendo novidades para a 'Geração Prateada'
O Novos Talentos da Firjan SENAI está de volta à cena da Fevest, mais importante feira brasileira do setor de moda íntima, praia, fitness e matéria-prima, que este ano acontece entre 10 e 14 de julho. O projeto, que envolveu 80 alunos, inclui exposição de peças no evento e na escola, desfile, além de produção fotográfica profissional que vai adornar a fachada do Espaço da Moda, em Nova Friburgo.  2019-07-03 - Tags: novos talentos da firjan senai firjan senai nova friburgo espaco da moda london college novos talentos geracao prateada

Indústria busca o modelo ideal de 4.0 no Brasil
A principal conclusão do Summit 4.0, promovido pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, em sua sede em São Paulo, é de que toda a tecnologia envolvida na transformação digital, que nos levará ao modelo da indústria 4.0, se destina a um só objetivo – tornar a vida das pessoas mais agradável e produtiva.  2019-07-03 - Tags: gs1 brasil associavao brasileira de automacao summit industria 40 mobilidade tecnologia smart packaging program

Ateliê Fomenta e Era Brand desfilam no 1º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores
Na próxima semana, durante 45ª edição da Casa de Criadores - um dos eventos mais inventivos do mundo da moda -, duas novas grifes estreiam nas passarelas do evento: o Ateliê Fomenta, da dupla Fellipe Campos e Fernando Carvalho, estudantes de Moda da Faculdade Santa Marcelina/SP; e a Era Brand, formada por Alan da Silva Dantas, Lays Santos e Patrick Langkammer.  2019-07-02 - Tags: casa de criadores lays santos patrick langkammer era band santa marcelina moda atelie fomenta fellipe campos fernando carvalho allan da silva dantas cedro textil

Acontece em julho a final do 1º Desafio Sou de Algodão na Casa dos Criadores
De 03 a 08 de julho o Movimento Sou de Algodão participa da 45ª edição da Casa dos Criadores, na Praça das Artes, no Centro de São Paulo, com oficinas, talks e o Desafio que incentiva estudantes de moda de todo o Brasil a exibirem suas criações em mini-desfiles, em que o vencedor fará parte da line-up da 46ª edição do evento, em novembro de 2019, com apoio do Sou de Algodão.  2019-07-01 - Tags: algodao fibra natural sustentabilidade casa dos criadores programacao cultural roupa retalhos

VII Fenin Fashion São Paulo estreia em novo local e agrada expositores e visitantes
Encerrada nesta terça-feira, 25 de Junho, a sétima edição da FENIN Fashion Verão São Paulo, edição Primavera/Verão 2019/2020, reuniu expositores da indústria de confecção nacional que apresentaram de 23 a 25/6, em primeira mão, as tendências em roupas e acessórios de cerca de 600 marcas.  2019-06-28 - Tags: fenin fashion verao sao paulo centro de eventos pro magno grupo expovest fenin feiras

Evento antecipa tendências do varejo e promove debates para profissionais do setor
A 5ª edição do mais completo evento de varejo e consumo contará com executivos do Carrefour Brasil, Grupo Boticário, C&A Brasil, GPA, Saint-Gobain Distribuição, além de nomes internacionais como Mark Greeven, autor do livro 'Business Ecosystems in China: Alibaba and Competing Baidu, Tencent e Alex Szapiro, da Amazon Brasil.  2019-06-27 - Tags: latam retail show nurnbergmesse brasil start me up retail real estate expo mark greeven alex szapiro kevin peng juliano ohta

Casa de Criadores anuncia sua 45º edição com programação aberta ao público
Entre os dias 3 e 8 de julho, a Praça das Artes - no centro de São Paulo, recebe a 45º edição da Casa de Criadores. O evento, dedicado a apresentar grandes talentos da moda autoral brasileira e também dar visibilidade às novas promessas, terá um line-up com 34 desfiles composto por várias marcas estreantes e nomes já consolidados, como Isaac Silva e Rober Dognani.  2019-06-24 - Tags: casa de criadores praca das artes rober dognani movimento sou de algodao alê youssef

Febratex Summit levará inspiração e alta performance para setor têxtil brasileiro
Em novembro, Blumenau receberá um evento inédito para a indústria têxtil. O Febratex Group, empresa reconhecida como a principal promotora de feiras têxteis na América Latina, está lançando o Febratex Summit.  2019-06-19 - Tags: febratex summit blumenau febratex group summit tecnologia textil citeve portugal

29ª FuturePrint contará com Circuito de Impressão Digital Têxtil
Uso de tecnologias interconectadas contribuem para a redução de desperdícios e a otimização de processos. Sintonizada nas demandas do mercado, 29ª edição da FuturePrint que será realizada de 10 a 13 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo, contará com o Circuito de Impressão Digital Têxtil, chamado de Future Têxtil e todo baseado no conceito Indústria 4.0.  2019-06-18 - Tags: futureprint 2019 circuito de impressao digital têxtil future textil impressao digital textil estamparia digital

Denim Meeting agita Mega Polo Moda em Goiânia
O Denim Meeting 2019, principal encontro de protagonistas da cadeia têxtil no Brasil focado no mercado jeanswear, foi realizado na última terça-feira (11) em Goiânia, capital do estado de Goiás, que recebeu as principais informações do universo azul.  2019-06-17 - Tags: denim meeting 2019 mega polo moda goiania jeanswear iolanda wutzl

7º Contexmod apresenta inovações sustentáveis para a indústria têxtil e de moda
O 7º Congresso Científico Têxtil e Moda (Contexmod), realizado no SENAI CETIQT entre os dias 3 e 6 de junho, reuniu alunos, pesquisadores e profissionais em um grande intercâmbio de conhecimento, com diversas apresentações orais e pôsteres, além de convidados internacionais, que abordaram temas ligados à gestão e sustentabilidade no setor.  2019-06-14 - Tags: congresso cientifico textil e moda contexmod senai cetiqt jorge chimanowsky internacional fashion management responsible fashion

Inspiramais gera US$ 10,9 milhões em negócios internacionais e une as indústrias
Único na América Latina, Salão unifica linguagem de produtos para a cadeia da indústria brasileira de moda, apresenta inovações tecnológicas e reúne compradores da América Latina, EUA e Europa em busca de produtos com identidade brasileira. Próxima edição será dias 15 e 16 de janeiro de 2020.  2019-06-14 - Tags: inspiramais salao de design e inovacao de materiais para moda assintecal walter rodrigues balanco da temporada startups

Casa Manual encerra temporada com programação especial
Com as portas abertas no MorumbiShopping, desde novembro de 2018, a Casa Manual – reduto da cultura feita à mão, idealizada pela Rede Manual– encerra sua hospedagem no Espaço Colletivo, que, ao longo de oito meses, inspirou e cativou o olhar de 600 mil pessoas com programação de shows, oficinas, talks e duas edições do Mercado Manual.  2019-06-13 - Tags: espaço colletivo casa manual morumbishopping rede manual compredequemfaz

Estácio promove desfile de moda em Santo Amaro
No próximo sábado (15), às 17h, acontece na Estácio Santo Amaro, o “DEZ[cobrir]SE”. O Evento idealizado pelos alunos e professores do curso Design de Moda tem o objetivo de apresentar os resultados dos trabalhos de conclusão de curso e enfatizar a importância da cadeia do vestuário na Zona Sul de São Paulo.  2019-06-13 - Tags: estacio santo amaro design de moda mercado da moda marina inoe conclusao de curso

Startup é premiada no 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústrias
O fomento à inovação e ao empreendedorismo teve um lugar certo no 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústrias: o Espaço Sebrae. Durante o segundo dia de evento, foi realizada a final do Like a Boss, programa que foca em mentorias para pré-aceleração de startups. No total, 24 startups se apresentaram, sendo que 10 foram para a final, premiando a VG Resíduos.  2019-06-12 - Tags: congresso brasileiro de inovacao da industrias vg residuos like a boss espaço sebrae desafio malwee mindset e criatividade startups