Language
home » eventos »

Últimas notícias

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Inspiramais encerra 20ª edição e confirma uma década de incentivo à moda nacional

Aconteceu dias 14 e 15 de janeiro, em São Paulo, o Inspiramais - Salão de Inovação e Design de Materiais. Completando uma década de excelência, o único evento do gênero na América Latina, reafirma o compromisso de impulsionar a indústria de moda nacional, enfatizando a importância de trabalhar a sustentabilidade, aliada a inovação e tecnologia, em resposta a realidade de um mercado em constante movimento. 

Nesta edição, entre compradores e formadores de opinião, oriundos de todas as regiões do país, Américas e Europa, o Inspiramais recebeu cerca de 7.800 visitantes, para conferir de perto mais de 1.000 produtos exibidos por 180 empresas, uma produção pautada em referências e inspirações singulares, espelhadas na brasilidade e em um vasto material de pesquisa desenvolvido por um time de 28 profissionais que integram o Núcleo de Pesquisa do Inspiramais. Estilistas, designers, compradores, diretores de indústrias, redes varejistas e os principais players do mercado estiveram reunidos. 

“Hoje o peso da sustentabilidade, sua relevância para o mercado, criação de produto e para os processos das empresas é tão importante quanto a busca pela qualidade, que foi tão falada e almejada no século anterior”, fala Ilse Guimarães, superintendente da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), uma das entidades responsáveis pela realização do Inspiramais. 

“Estamos nos preparando a bastante tempo para a explosão da questão da sustentabilidade, isso passou do marketing, ultrapassou a barreira do modismo e se estabeleceu como um marco para uma nova ideia, um novo padrão de qualidade. Hoje a sustentabilidade faz parte das ações do Inspiramais – desde os crachás até as instalações. Desta forma, a partir do momento que falamos para o nosso público seja sustentável, pense em práticas sustentáveis, o Inspiramais também vive esse exemplo”, acrescenta Walter Rodrigues, designer, pesquisador e coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais. 

Setores Conectados 

“Na verdade, todo o projeto de design da Assintecal tem 15 anos e o do Inspiramais completa 10 anos nessa edição. Nesse período, todo o aprendizado de comunidade foi imenso, inclusive por parte da equipe, que monitora e cuida de tudo e faz esse manejo gigantesco, um aprendizado de como negociar, de se fortalecer. Nesses anos temos parcerias incríveis como com a CICB, com a ABIT, com ABIMÓVEL, isso são validações que vão ocorrendo ao decorrer do tempo que certificam o Inspiramais realmente como um projeto fortalecedor da moda brasileira”, analisa Walter Rodrigues. 

O coordenador também ressaltou outro ponto importantea transformação em um programa, muito além de um projeto, uma forma de estabelecer design e inovação em todas as áreas, porque quando o visitante chega ao Inspiramais ele não recebe apenas informação, mas existem os negócios, networking, aprendizados, uma série de ações que modificam as empresas, as pessoas. “Há uma nova visão sobre o produto e sobre todo o mercado. Quando você vai ao shopping e olha as vitrines com os materiais e realmente vê que toda a metodologia está sendo assimilada e absorvida, isso extremamente importante, valida tudo isso”. 

Networking e versatilidade 

Os habitues do Salão dedicam seu tempo no espaço entre estreitar laços com fornecedores, absorver informações de tendências, networking e negócios, claro. Já os visitantes de primeira viagem se surpreendem com a diversificação dos itens. “Tenho uma produção pequena, de 1500 pares/mês, vendo produtos via Dafiti e durante muito tempo procurei usar apesar materiais regionais, entretanto, sinto necessidade de ampliar o leque de fornecedores para ter mais competitividade. Nesse momento, estou encontrando até uma certa dificuldade para trabalhar. No Inspiramais, vim em busca não apenas de inspiração como também de diferenciação, criatividade, preço. A qualidade da oferta realmente me encantou, não apenas o couro, mas a fivela, o acessório, o tecido”, conta Fernanda Silva da goiana Solfist Shoes. 

De sandálias desenvolvidas com látex da Amazônia, da Serigô, de tecidos para calçados concebidos da fibra do milho (PLA) da Ecofrag, dos itens naturais para vestuário da Innovativ, focados no sustentável a itens mais tecnológicos como componentes de EVA da Alyni’s, laminados sintéticos de PU da Suntex, couros de apelo natural da Casa Romeu Couro até as fitas elásticas da Stickfram, as empresas entendem que a força de suas atuações está na combinação de oferecer produtos singulares à capacidade da transversalidade. 

“Começamos a divulgar nossos itens para a área calçadista e hoje ampliamos para a moda, além de enxergarmos uma série de possibilidades. Temos clientes em acessórios, decoração, movelaria, bijuterias, artesanato, tricô, crochê, jardinagem e vislumbramos parceiros até na área PET. Acreditamos nos produtos sustentáveis como necessidade do consumidor e versatilidade da empresa em atender essa demanda nos mais diversos segmentos da cadeia produtiva da moda” explica Célia Pinto, coordenadora de marketing da Castanhal, uma das maiores processadoras de produtos com fibra de juta das américas. 

Luxo, Casual, Tecnológico Conexão com o mercado e produtos assertivos 

A sustentabilidade foi o mote principal da temporada e sincronia a palavra-chave. O tema discute a conectividade entre os vários aspectos da moda: uma interpretação  e reinterpretação de conceitos, que contêm o antigo e o novo, uma reflexão de quem somos e as camadas que nos constroem. Entre as referências utilizadas, o pensamento renascentista.  “A velocidade da informação e a sua descentralização e as evoluções da ciência e da tecnologia produzem vários pontos de vista que se conectam em um mundo à flor da pele, no qual verdades, mentiras, o que é o belo e o que queremos esconder se conectam e vem à tona. Nunca vimos tantas referências à disposição das pessoas e estamos no meio de um processo de efervescência e na constante revisão de conceitos sobre a noção de humanidade. Uma efervescência criativa”, explica Walter Rodrigues. 

Nesta edição a metodologia de produtos sofre uma transformação ganhando uma segmentação, dividida por ilhas, que enfocam Luxo, Casual, Tecnológico, Performance e Artesanal – apresentando em cada ilha itens sugeridos para os 10%, 30% e 60 % da pirâmide. “Na realidade, entendemos que existe uma evolução para tudo, matemos a metodologia da pirâmide porque ela é um balizador e dá uma percepção muito clara de como as empresas podem agir no mercado, no desenvolvimento dos produtos. Mas agora, a comunicação desse novo momento, no qual entendemos que a velocidade do mundo faz com que a gente tenha que olhar para moda em 360 graus (com a figura que abre a apresentação da pesquisa que representa todos os setores) entender que o calçado interfere na roupa, no móvel, na bijuteria, colocamos uma nova maneira de apresentar a pesquisa, separando por ilhas, mas de uma forma muito consistente,  o que vai ajudar ainda mais  o estilista e o empresário na hora de escolher seus materiais para criar os produtos e fazer um mix produtivo de matérias que tenham uma inovação”, explica o coordenador. 

Estampas legitimamente nacionais 

Ligando o tema Sincronia ao mood dos anos 70, o Projeto +Estampa chegou à sua décima terceira edição com participação de seis estúdios. O projeto é uma plataforma de apresentação de trabalhos de estúdios de design de superfície, por meio dos quais são comercializados ilustrações, designs, padrões e estampas, e não a impressão no tecido. “O +Estampa é uma incubadora, nessa plataforma pensamos em mapear os estúdios de design de superfície e nesse momento trabalhamos entre grupos. Na verdade, o projeto é um conjunto de diversos designers, hoje temos 6 e podemos ter até 12. Assim pensamos em fortalecer a imagem do grupo. O que diferencia cada estúdio é a ilustração, a pesquisa e técnica. Identidades diferentes que trabalham o universo criativo com know how e processos transformadores. Buscamos espíritos livres, de designers livres”, fala Lucius Vilar, curador do projeto e consultor do Núcleo de Design do Inspiramais 

“Estamos em busca de designers que querem se renovar e estão em constante mutação, não é mudar a identidade, mas saber interpretar uma temática dentro de um know how único. Assim, nesse preview, olhamos para a década setentista, para o free spirit, com florais, flores tropicais e uma geometria inspirada no paisagismo de Roberto Bulermax”, salienta Vilar. O projeto +Estampa é uma realização da Assintecal, Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtume do Brasil (CICB) e da Apex. 

Mercado internacional 

O Salão também recebeu buyers internacionais, via Projeto Comprador, de trinta empresas, vindos de países como Argentina, Colômbia, Equador, Índia, México e Peru, ávidos para ter acesso aos materiais para moda produzidos no Brasil. Em 800 reuniões de negócios, com a participação de 60 fabricantes de componentes, os compradores fecharam durante o Salão negócios em torno de USD 1,5 milhão. Para os próximos seis meses a estimativa é de mais USD 7 milhões. 

A compradora mexicana Mèlida Sanchez Bernal, da Better Brands Footewear, e distribuidora exclusiva de sete marcas para o México, entre elas U.S. Polo ASSN. E XOXO Footwear, veio para o salão a primeira vez a procura de componentes para calçados, solados e couros. “Me interessa conhecer o mercado brasileiro, comprar produtos e produzir no meu país, quero buscar um diferencial do que encontro lá e o que mais me atrai aqui, é a qualidade”, diz Mèlida. Já o argentino Daniel Risafi, da Borcal, fabricante de sapatos de segurança e militar, em sua segunda vez no Salão, visa estreitar relacionamento, além de novos produtos. “Atuo na Argentina e exporto para Uruguai, Chile e Bolívia. O que me atrai no Brasil são as novas tecnologias, um parque fabril calçadista incrível”, diz o comprador que espera encontrar fornecedores de ponteiras de aço. 

“No Inspiramais encontro o que estão oferecendo de melhor, diferentes materiais, diversas inovações, design e qualidade, fatores que fazem com que vocês ganhem em competitividade da China, que ainda tem preços mais interessantes”, afirma o indiano Nirav Shah da Metmill Footwer (Lemon&Pepper sapatos femininos). Promovido pelo By Brasil Components, Machinery and Chemicals, uma ação de incentivo às exportações executada pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que também possui parceria com a Abrameq para representar a vertical de máquinas para couro e calçados. 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: Agência Capsula
Fotos: Divulgação/Inspiramais

Data de publicação: 21/01/2020

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


FuturePrint é transferida para novembro em razão do Covid-19
Ante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e os atuais desdobramentos do contágio da doença no Brasil, a FuturePrint 2020 decidiu adiar o evento, que aconteceria de 22 a 25 de julho de 2020 para 24 a 27 de novembro de 2020 no Expo Center Norte – SP. A feira é a maior da América Latina, dedicada ao segmento à serigrafia, comunicação visual, sinalização e impressão têxtil das Américas.  2020-04-02 - Tags: futureprint 2020 coronavirus covid19 estamparia digital feira impressao textil adiamento

Epidemia de COVID-19 cancela semanas de moda na Europa e Estados Unidos
A propagação da epidemia de Covid-19, que está se espalhando por todo o mundo, fez com que o Conselho de Administração da Federação de Alta Costura e Moda da França (FHCM), cancelasse oficialmente a realização da Semana de Moda Masculina de Paris, programada de 23 a 28 de junho; e a os desfiles Haute Couture (Alta Costura), previstos para 5 a 9 de julho.  2020-04-01 - Tags: covid19 fhcm alta costura cancelamento corona virus cfda moda masculina desfiles eua paris

CHIC será realizada junto com outras feiras têxteis na China
A CHIC, China International Fashion Fair, está expandindo em direção ao sul da China. A primeira edição da feira de moda acontecerá de 15 a 17 de julho, no Centro Mundial de Exposições e Convenções de Shenzhen, junto da Intertextile Shenzhen Apparel Fabrics e da Shenzhen Yarn Expo.  2020-03-26 - Tags: chic shenzhen shenzhen china feiras texteis guangdong

ITM e Hightex 2020 são adiadas para julho na Turquia
A ITM 2020 International Textile Machinery Exhibition e a Hightex 2020 International Technical Textile & Nonwoven Trade Fair, organizadas em parceria com a Tüyap Tüm Fuarcılık Yapım A.Ş e Teknik Fuarcılık A.Ş, que seriam realizadas realizadas no Centro de Convenções e Congressos de Istambul, entre 2 e 6 de junho, foram adiadas para 14 a 18 de julho de 2020.  2020-03-20 - Tags: hightex 2020 international technical textile itm 2020 international textile machinery exhibition covid 19

Gartex Texprocess é adiada devido à escalada do Covid-19
A magnitude das questões relativas à saúde e segurança pública, provocada pelo surto cada vez maior do COVID-19, levou ao adiamento da Gartex Texprocess India, que estava prevista para estrear em Mumbai na próxima semana. A decisão foi apoiada pela Associação de Fabricantes de Brim (DMA) e pelos expositores da feira. A edição da Gartex Delhi continua mantida para 21 a 23 de agosto de 2020.  2020-03-19 - Tags: mex exhibitions pvt ltd gartex india covid19 coronavirus gartex texprocess india

Temendo COVID-19 Argentina cancela feiras têxteis
Levando em consideração a seriedade dos fatos relacionados à disseminação do coronavírus (COVID-19) e seguindo as políticas e recomendações sobre prevenção à saúde, implementadas pelas autoridades nacionais, a organização da Emitex, Simatex e Confemaq 2020 adiou a maior exposição internacional da indústria têxtil, que aconteceria, simultaneamente, de 20 a 23 de abril, no Centro Costa Salguero, em Buenos Aires.  2020-03-18 - Tags: emitex simatex confemaq 2020 messe frankfurt argentina buenos aires coronavirus covid 19

Minas Trend e Novo Brás são cancelados por causa do Coronavírus
A Fiemg – Federação das Indústrias de Minas Gerais, realizadora do Minas Trend, informa que diante da situação atípica que vive o Brasil e o mundo, com o aumento dos casos de Coronavírus (COVID-19) e visando garantir a segurança e preservar a saúde e o bem estar de todos, a 26ª Edição do Minas Trend, que aconteceria entre os dias 21 e 24 de abril, está suspensa.  2020-03-17 - Tags: augusto rezende robi spatt novo bras inverno 2020 minas trend fiemg coronavirus covid 19

Semana de Moda no Brasil é cancelada por causa do Covid-19
A organização do evento de moda de maior visibilidade do País comunica que em função da nova classificação de pandemia do coronavírus (Covid-19), o cancelamento dos desfiles do São Paulo Fashion Week, previstos de 24 a 28 de abril.  2020-03-13 - Tags: corona virus epch india decor fashion 2020 sao paulo fashion week festival spfw spfw n50

ITM 2020 espera forte crescimento em sua taxa de ocupação
Este ano, a ITM 2020 (Feira Internacional de Máquina Têxtil), que será realizada em Istanbul, na Turquia, entre 2 e 6 junho, espera um grande aumento, tanto no número de visitantes quanto de expositores. Tem chamado atenção a grande movimentação em torno das vendas e reservas, que se aproximam da taxa de 100 % de ocupação.  2020-03-13 - Tags: itm 2020 turquia eventos maquinario textil industria textil temsad

Mega Fashion Week encerra a 28ª edição com sucesso em novo formato de experiência fashion
A 28ª edição do Mega Fashion Week, evento de moda promovido pelo maior shopping de atacado da América Latina, Mega Polo Moda, encerrou a temporada com uma intensa programação fashion. O evento aconteceu entre os dias 9 e 10 de março.  2020-03-11 - Tags: carlos ferreirinha grupo lvmh mega polo moda mega fashion week sergio travaglia eventos

Castanhal Companhia Têxtil prestigia a Rio Artes Manuais
De 18 a 22 de março, a Castanhal Companhia Têxtil desembarca em terras cariocas para expor seu portfólio de produtos na 14ª edição da Rio Artes Manuais. Promovido pela Grupo Caçula, o evento representa a principal feira de capacitação e negócios do setor de artesanato do Rio de Janeiro e será realizado no Centro de Convenções SulAmérica, na capital fluminense.  2020-03-09 - Tags: rio artes manuais 2020 castanhal companhia textil celia pinho bioma amazonico

África busca prosperidade com tecnologia têxtil
A ITME Africa 2020, a primeira feira de negócios e tecnologia do gênero, realizada de 14 a 16 de fevereiro, em Addis Abeba, Etiópia, recebeu 1.791 visitantes de 35 países. O evento, que apresentou máquinas e equipamentos de engenharia têxtil, reciclagem de águas residuais, corantes e produtos químicos; bombas e válvulas, sistemas de logística, entre outros, foi considerada um sucesso por alavancar a economia local.  2020-03-05 - Tags: sociedade itme da india itme africa 2020 addis abeba itc ethiopian textile and fashion technology

Denim Show promove networking da indústria do jeans em Mumbai
Após sucesso de duas edições consecutivas em Nova Delhi, os organizadores MEX Exhibitions e Messe Frankfurt Trade Fairs India preparam a primeira edição da Denim Show em Mumbai, capital econômica do país. A feira, que acontece de 19 a 21 de março no Bombay Exhibition Centre, é dedicada ao mercado jeanswear e será realizada junto com a Gartex Texprocess India, fornecendo uma plataforma abrangente para as confecções, varejo e marcas de moda que atuam no segmento.  2020-03-04 - Tags: messe frankfurt trade fairs india grupo neelvrat denim show mumbai gartex texprocess india setor textil indiano

Fernanda Yamamoto comemora 10 anos da grife com exposição no Senac São Paulo
O Centro Universitário Senac – Santo Amaro foi a instituição escolhida para receber a história de um dos expoentes criativos da moda nacional, Fernanda Yamamoto.  2020-03-03 - Tags: fernanda yamamoto centro universitario senac santo amaro modateca senac sao paulo upcycling

Feiras de artesanato mostram patchwork e scrapbooking em São Paulo
Ponto de encontro de criadores de artes manuais de todo o Brasil, as feiras Brazil Patchwork Show e Brazil Scrapbooking Show acontecem simultaneamente de 4 a 7 de março no Centro de Eventos Pro Magno. Reunindo cerca de 100 expositores com as maiores novidades e tendências dos mercados de patchwork e scrapbooking.  2020-03-03 - Tags: brazil patchwork show brazil scrapbooking show centro de eventos pro magno mega artesanal wr sao paulo

India Decor & Fashion 2020: a magia das mãos talentosas da Índia
A capital paulista será novamente o palco do India Decor & Fashion, encontro de negócios entre Brasil e Índia, que tem como objetivo apresentar aos empresários brasileiros produtos que reúnem o espírito, as habilidades e a qualidade dos itens indianos.  2020-03-02 - Tags: india decor e fashion 2020 centro de convencoes frei caneca conselho de promocao de exportacoes de artesanato da india

Novo Brás apresenta coleções de 40 fabricantes e cria nova identidade para o pólo atacadista de moda
Nos dias 17, 18 e 19 de março a região do Brás, na capital paulista, será novamente palco de um dos maiores eventos do setor atacadista de moda do país: a segunda edição do Novo Brás, apresentando os lançamentos para o Inverno 2020, por meio de desfiles com as coleções para a estação, de 40 fabricantes.  2020-02-27 - Tags: novo bras inverno 2020 canatiba cedro textil covolan icla jolitex denim lycra nicoletti textil pag seguro santana textiles santanense santista tear têxtil tecnoblu tecnojeans lavanderia vicunha textil glam fashion team robi spatti

São Paulo oferece curso de qualificação profissional em economia criativa
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico está oferecendo 175 vagas para os cursos do programa São Paulo Criativo na Capital, nas áreas de Designer de Moda e Grafite. As inscrições já estão abertas e se encerram no dia 03 de março.  2020-02-21 - Tags: secretaria estadual de desenvolvimento economico designer de moda grafite sao paulo criativo cursos centro paula souza

'Viva a Beleza' é o tema da próxima edição do Minas Trend
Para quem acha que beleza não põe a mesa, a 26ª edição do Minas Trend, que acontece de 21 a 24 de abril em Belo Horizonte, antecipando os lançamentos da primavera/verão 2021, vai mostrar o contrário. Além do potencial econômico na economia brasileira - em 2019, o setor movimentou cerca de R$ 50 bilhões.  2020-02-21 - Tags: minas trend fiemg federacao das industrias de minas gerais flavio roscoe rogerio lima beleza

FuturePrint reúne tecnologias para impressão digital e comunicação visual
Considerada o maior evento de serigrafia, comunicação visual, sinalização e impressão têxtil das Américas, a FuturePrint chega à sua 30ª edição consolidada como referência para quem pretende conhecer todas as novidades, inovações e lançamentos do segmento. Com grande potencial mercadológico e econômico, a feira reúne, de 22 a 25 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo, os principais fabricantes nacionais e mundiais, entregando aos visitantes uma rede de relacionamento aliado ao que há de mais novo e avançado no mercado.  2020-02-20 - Tags: futureprint expo center norte serigrafia comunicacao visual sinalizacao impressao textil impressao digital textil epson roland dg ampla digiprint imprimax mimaki agabe castcrill fremplast flock color fantastic brindes genesis maxfix metalnox saturno zenit sistemas