Language
home » eventos »

Últimas notícias

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Indústria e varejo debatem novas referencias de medidas para roupas femininas

A busca de referências de medidas que atendam os diferentes biótipos femininos tem sido um dos desafios da indústria têxtil. Na tentativa de evitar disparidades entre as confecções, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançou em novembro a norma ABNT NBR 16933, que visa nortear os tamanhos e medidas de roupas femininas no país. Para apresentar as principais contribuições da norma ao mercado, a ABNT promoverá, no dia 14 de julho, das 14h30 às 16h, no Salão Nobre da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo -- Fiesp, evento presencial com transmissão pelo YouTube. As inscrições presenciais poderão ser realizadas pelo link.

A abertura do evento será conduzida pelo diretor da Fiesp e presidente do Sinditêxtil - Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem, Luiz Pacheco, pelo presidente da ABNT, Mario William Esper e pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção - Abit, Fernando Pimentel. Na sequência, a gestora do Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário (ABNT/CB-017), Maria Adelina Pereira ministrará o Painel Norma ABNT NBR 16933 - Evolução do mercado de confecções: venda de roupas do tamanho correto, sem trocas. 

"A maior parte das brasileiras têm dificuldade em encontrar o tamanho adequado ao seu corpo. Para resolver esse impasse, a nova norma sugere que o tamanho de cada peça de roupa passe a incluir as dimensões em centímetro da parte do corpo que restringiria a peça, a exemplo quadril para uma calça e não apenas por letra ou número, assim como é seguido já há muito tempo em outros mercados como o americano e europeu", explica a gestora. 

O segundo painel "Como adequar os moldes às tabelas da ABNT NBR 16933", será apresentado pela especialista em moda e referência em modelagem, Ana Laura Berg. "Temos o confeccionista que vem em busca de uma tabela de medidas ideal e o consumidor que não sabe mais qual tamanho o seu corpo veste. Esse é um grande problema que o vestuário feminino vinha enfrentando durante muito tempo. Na construção da NBR 16933, reunimos profissionais que vestem mulheres brasileiras em diversos segmentos, para compartilhar estudos, medidas, problemas e soluções de vestibilidade no desafio de identificar biótipos, definir medidas, distribuí-las entre os tamanhos e ainda sugerir como trazer todas essas informações para o consumidor", comenta. 

O evento será encerrado com a mesa de debate "A importância da Norma 16933 para satisfação das consumidoras e o impacto na economia brasileira.", com moderação do presidente da ABIT, Fernando Pimentel e participação de representantes da Associação de Lojistas do Brás (Alobrás), • Associação Brasileira Plus Size (ABPS), Abit e Senai Cetiqt. 

Sobre a norma de Vestibilidade

A ABNT NBR 16933 recomenda medidas para cada biótipo, levando em conta desde o perímetro da cabeça, pescoço, passando pelos ombros, busto, cintura, quadril, costas, coxa, joelho, panturrilha até o tornozelo, respeitando as características de cada corpo e a diversidade de formas das brasileiras. De acordo com a gestora, a norma era aguardada com bastante ansiedade pelo mercado. "Apesar de ser uma diretriz que não é obrigatória para as empresas, sua adoção irá contribuir para a normalização da cadeia têxtil, da indústria até o varejo, razão pela qual o mercado consumidor tem buscado os referenciais de medida de corpo em suas compras", comenta Adelina.

Fruto de um amplo estudo conduzido pelo Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário da ABNT com representantes do setor, como o Senai Cetiqt, modelistas, entidades como a Associação Brasileira do Plus Size (ABPS) e empresas do setor, o documento se baseia no conceito de vestibilidade. A ABNT NBR 16933 apresenta sistema de indicação de medidas para biótipos tipo retângulo e colher, que representam 80% da população feminina, segundo pesquisas para o estabelecimento da norma. Com a condição de determinar cuidadosamente a forma do corpo e de indicar medidas apropriadas, este sistema permite que a cliente escolha o seu tamanho adequadamente.

Os biótipos femininos tipo retângulo e colher (abrangendo o plus size) foram designados após primoroso levantamento antropométrico conduzido pelo Senai Cetiqt, realizado por meio de softwares específicos de simulação do corpo humano e na experiência de profissionais do setor de modelagem e confecção, para atender às formas de corpo predominantes no país. 

O levantamento do Senai Cetiqt serviu de embasamento para toda a ABNT NBR 16933. A partir de uma medição abrangente da população brasileira, foram utilizados um body scanner, para captar as medidas antropométricas, que percorreu o país, atendendo ao todo, quase 10 mil pessoas. O estudo constatou também quatro biótipos de mulheres brasileiras: ampulheta, retangular, triangular e triângulo invertido.

"Foi necessário muito diálogo até se chegar a um consenso. Em 2009, passamos a trabalhar com essa diretriz para o vestuário infantil. Em 2012 foi lançada a norma ABNT NBR 16060 com a vestibilidade masculina e a antiga norma ABNT NBR 13377 de 1995 foi cancelada, deixando a descoberto as medidas femininas. Nessa época começaram as pesquisas do corpo feminino, que foram homologadas na ABNT NBR 16933", explica Maria Adelina.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a principal responsável pela elaboração das Normas técnicas no Brasil. "Dentro da ABNT, o Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário tem contribuído de forma efetiva para normalização da indústria visando o fortalecimento da cadeia produtiva do setor têxtil e colaborando para o desenvolvimento econômico e social do país", afirma o presidente da ABNT, Mario William Esper. 

14h30 -- Abertura:

Luiz Pacheco -- Diretor - FIESP e Presidente - SINDITÊXTIL

Fernando Pimentel - Presidente da ABIT

Mario William Esper - Presidente da ABNT

14h40 - Painel 1 - Norma ABNT NBR 16933 

"Evolução do mercado de confecções: venda de roupas do tamanho correto, sem trocas."

Maria Adelina Pereira, gestora do Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário (ABNT/CB-017)

15h - Painel 2 - Como adequar os moldes às tabelas da NBR 16933?

Ana Laura Berg, especialista em moda e referência em modelagem

 15h20 - Mesa de debate:

"A importância da Norma 16933 para satisfação das consumidoras e o impacto na economia brasileira." - Moderador: Sr. Fernando Pimentel -- Presidente ABIT

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: FSB Comunicação
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 06/07/2022

Conteúdo relacionado


18º Festlingerie começa dia 7 de setembro em Juruaia
O segundo semestre é sempre uma época acompanhada com olhos atentos por Juruaia, cidade mineira detentora de um dos mais importantes pólos da moda íntima do país. Localizado no sudoeste de Minas Gerais, o município possui cerca de 10 mil habitantes e mais de 200 fábricas de lingerie, que vendem, juntas, 2 milhões de peças por mês, especialmente, no atacado. Não é à toa que a Juruaia é conhecida como a capital da moda íntima.  2022-08-31

Exposição reúne bordadeiras da América Latina
O Instituto Cervantes São Paulo apresenta até o dia 16 de setembro a exposição Convite ao Pensamento, Têxteis e Vídeo Performance, uma mostra que reúne artistas têxteis da Argentina, Peru, Chile, Uruguai e Brasil. Com uma vídeo instalação de Mariangeles Blanco, uma mostra individual de Delia Dubroff, ambas argentinas, e uma coletiva - O bordado como traço - com autorretratos de 114 artistas, a exposição quebra o estereótipo do bordado como hobby e prova que é possível construir novas narrativas estéticas a partir da intervenção têxtil.  2022-08-26

Senac São Paulo promove evento gratuito de moda para conectar mercado profissional e estudantes
O Senac São Paulo promove no próximo dia 25 de agosto, a partir das 9h, o Talentos Senac Moda 2022, evento com foco em conectar estudantes e o mercado profissional. Criado em 2002 como uma oportunidade para apresentar os projetos finais dos estudantes dos cursos de graduação em Design de Moda - Estilismo e Modelagem, do Centro Universitário Senac, atualmente virou espaço para discutir temas emergentes do segmento e cultura.  2022-08-24

Evento em Londres recebe marcas brasileiras de moda
A Casa Brasil, evento inédito que tem o objetivo de proporcionar uma experiência completa de brasilidade para importadores e consumidores do Reino Unido, reunirá diversos segmentos da economia brasileira. O setor de moda estará presente por meio dos projetos setoriais desenvolvidos pelas entidades Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira dos Estilistas (Abest), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil).  2022-08-22

Sinditêxtil-SP realiza seminário 'Eficiência e Transição Energética' no setor têxtil nacional
No ano de comemoração dos 90 anos o Sinditêxtil-SP (Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de SP) realiza no próximo dia 23, a partir das 8h30, o seminário “Eficiência e Transição Energética”. O evento será 100% online e terá um dia inteiro de debates com empresários de toda a cadeia de produção e distribuição do setor têxtil paulista, especialistas e formadores de opinião.  2022-08-17

Digitalks Expo 2022 retoma formato presencial em sua 13ª edição
Nos dias 24 e 25 de agosto, acontece, no São Paulo Expo, o Digitalks Expo 2022, principal evento de negócios da economia digital e tecnologia, que traz uma programação rica e atual com as maiores referências do mercado no Brasil e no mundo. O evento, que espera repetir o sucesso da edição de 2019, – nos últimos dois anos aconteceu de forma online - abordará temas tais como Inteligência Artificial, Liderança, Marketing, ESG, Inovação, Criação de Conteúdo, Marketing e tendências, além de palestras e painéis sobre empreendedorismo, indústria, 5G, Metaverso, e-commerce, mercado financeiro, entre outros.  2022-08-16

ABCASA Fair traz novidades em home decor para 2022/2023
Com presenças especiais, como a do apontador de tendências global, WGSN, ABCasa Fair, acontece de 12 a 16 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo, apresentando lançamentos em Decoração, Têxtil, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, entre outros segmentos. Organizada pela associação oficial do setor, o evento reúne grandes indústrias e varejistas, sendo reconhecida como a maior feira do segmento na América Latina. Nesta edição está prevista a presença de mais de 40 mil visitantes. O evento é exclusivo para lojistas e profissionais do setor, como decoradores, designers de interiores, arquitetos, paisagistas e personal organizers.  2022-08-15

Feira Artesanal Nordeste reunirá artesãos e empresas de todo o país em Pernambuco
A 3a edição da Artesanal Nordeste, que será realizada no Centro de Eventos de Pernambuco, em Olinda, de 01 a 04 de setembro, acontece em clima de retomada das feiras de artes no Brasil. O evento reunirá cerca de 70 expositores da indústria, do comércio, artistas e ateliês de todo o país para apresentar as principais novidades ao mercado. Crochê, bordado, cerâmica, cartonagem, costura criativa, biscuit, patchwork, entre outras, são algumas das técnicas contempladas na feira.  2022-08-10

Conferência virtual debaterá carbono neutro na produção têxtil
A conferência virtual “Innovate: Zero Carbon”, que será realizada de 1 a 3 de novembro das 13:00 às 17:00 (UTC) via https://events.wtin.com/event , discutirá o que as empresas da indústria têxtil precisam fazer para alcançar o compromisso net-zero. Ela exige nada menos do que uma transformação completa de como fabricamos, consumimos e movimentamos nossos produtos.  2022-08-08

Expo Franchising ABF Rio movimenta mercado de franquias no Brasil
O franchising reafirmou a sua força e resiliência nesses anos de pandemia. Para mostrar a força do empreendedorismo brasileiro e auxiliar na busca por negócios de sucesso por meio das franquias, os empreendedores fluminenses e de todo o País terão a oportunidade de participar da Expo Franchising ABF Rio, entre os dias 15 a 17 de setembro, no Expo Mag, região central do Rio de Janeiro.  2022-08-05

Gartex Texprocess India Nova Delhi conta com mais de 175 expositores
Após o sucesso de sua primeira edição em Mumbai no início de maio, a Gartex Texprocess India, plataforma B2B líder em vestuário e máquinas têxteis, tecidos e acessórios abre suas portas em Nova Delhi, no Pragati Maidan de 4 a 6 de agosto de 2022, com a participação de mais de 175 empresas. A recém-anunciada associação com a Fabexa trará fabricantes e fornecedores de tecidos de Gujarat para a feira, dando um forte impulso ao setor têxtil e de vestuário da região.  2022-08-04

Intertextile Shanghai Apparel Fabrics e Yarn Expo são remarcadas para outubro
Tendo em conta a evolução da situação pandêmica em Xangai, na China, as edições de outono da Intertextile Shanghai Apparel Fabrics e Yarn Expo Autumn foram transferidas para 21 a 23 de outubro de 2022, em vez da data original de agosto. As feiras serão realizadas no mesmo local, o Centro Nacional de Exposições e Convenções (Xangai) ao lado da CHIC e da PH Value.  2022-08-01

India ITME 2022 oferece oportunidades para o mercado têxtil
A 11ª edição do India ITME será realizado no India Exposition Mart- IEML, Greater Noida, de 8 a 13 de dezembro de 2022. Espera-se que este evento receba mais de 1800 expositores em 22 capítulos e espera-se que tenha mais de 1.50.000 visitantes durante o período de 6 dias. O número total de salões será de 15 com uma área total de 2.35.000 m², tornando-se o maior neste segmento da indústria.  2022-07-29

MOMAD consolida-se como uma das maiores feiras para varejo de moda da Europa
A presença internacional para a próxima edição do MOMAD - Feira Internacional de moda, calçados e acessórios que se realizará de 16 a 18 de setembro no Pavilhão 8 do IFEMA Madrid Fairgrounds, na Espanha, cresceu a um ritmo vertiginoso. Desta forma, para a próxima edição, já está confirmada a participação de empresas de 16 países, que deverão atrair grande número de visitantes ao evento.  2022-07-28

Feira Intertex Tunísia reúne mundo têxtil da zona euro-mediterrânea
Entre 6 e 8 de outubro, será realizada pela 4ª vez, em Sousse, na Tunísia, a Intertex 2022, feira que atrai milhares de profissionais e compradores têxteis de países africanos e também da Europa e Oriente Médio. Organizada pelo grupo B Group US LLC, reúne expositores de vestuário, matérias-primas, fios e fibras; tecidos, rendas, bordados, estamparia, componentes para confecção, têxteis-lar, Impressão Digital, estúdio de design, máquinas têxteis, couro e calçados.  2022-07-27

Basf convida grandes nomes do metaverso para explorar oportunidades de negócio
Para mergulhar no universo do metaverso e web3.0 -- negócios com base em blockchain, e explorar as possibilidades de uso dessas ferramentas para inovar nos modelos de negócios sustentáveis, o onono®, Centro de Experiências Científicas e Digitais da Basf, vai promover a live “Metaverso: moda ou oportunidade?”. No dia 2 de agosto, às 9h30, um time de especialistas da Verity Group, Dock, Socios.com e Converge participará do bate-papo para explorar os conceitos, particularidades, tendências, comentar casos de sucesso e aprendizados.  2022-07-26

Sustentabilidade e ESG no mercado da moda são destaques do Fórum FutureTêxtil na FuturePrint
Uma das atrações da feira FuturePrint, realizada de 20 a 23 de julho, no Expo Center Norte - São Paulo, foi o Fórum Future Têxtil que ofereceu aos participantes uma programação de palestras gratuitas sobre diversos aspectos a partir dos temas Design de Estampas Voltado para a Produção, Tendências e Tecnologias para a Indústria Têxtil, Estamparia Digital e Diversificação de Negócios no Têxtil. O evento também contou com a exibição de máquinas e produtos voltados para o mercado de impressão.  2022-07-25

Jornalistas e influenciadores do exterior estarão no Inspiramais a convite do Brazilian Leather
Quatro convidados internacionais estarão no Brasil para uma agenda de visitas a empresas do setor de couros e ao salão Inspiramais, que acontece de 19 e 20 de julho próximo, na Fiergs, em Porto Alegre. Por intermédio do Projeto Imagem, executado pelo Brazilian Leather, o grupo, formado dois mexicanos e dois italianos – representa um público de interesse para a indústria brasileira de curtumes. A visita deverá repercutir por meio de reportagens e postagens nas mídias sociais nos países de origem dos convidados.  2022-07-18

Texworld Evolution comemora aumento de visitante em relação à edição anterior
A edição de verão da Texworld Evolution Paris 2022 registrou um aumento de 29% no número de visitantes e marcou o retorno de compradores estrangeiros. No total, cerca de 3.700 compradores vieram conhecer os fabricantes internacionais de têxteis e produtos acabados selecionados pela equipe da Messe Frankfurt France. Realizada pela primeira vez em julho com objetivo de oferecer um calendário de sourcing adaptado ao mercado da moda, o evento reuniu as feiras Apparel Sourcing, Avantex, Leatherworld e Texworld Paris, confirmando a retomada gradual dos negócios.  2022-07-18

Congresso Internacional Abit 2022 já tem data definida
O Congresso Internacional Abit 2022 acontecerá em Belo Horizonte (MG), nos dias 03 e 04 de novembro, e terá como tema ‘Estratégias para um futuro mais sustentável’. Inteligência Competitiva, Mercado, Tecnologia, Talentos, Políticas Públicas e Investimentos, Sustentabilidade e Economia Circular são os seis painéis que compõem o evento, cada um com a participação de três palestrantes e um moderador.  2022-07-12