Language
home » eventos »

Últimas notícias

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Fios são destaques no SMB 2018 de moda lingerie, praia e fitness

Grandes marcas globais de fios têxteis, com fábricas no Brasil, como Rhodia, Lycra® e Nilit fizeram lançamentos na 12ª edição do Salão Moda Brasil, evento nacional do segmento de lingerie, praia e fitness, que acontece de 18 a 20 de junho, no São Paulo Expo. Lycra® Black, fio elastano negro resistente ao cloro e aos danos causados pela transpiração do corpo; Amni® Mescla Shine, fio de poliamida com tonalidade especial e brilho acetinado e o lançamento oficial do nylon 6.6 premium Sensil® no mercado brasileiro foram os principais destaques desta edição.

Segundo o Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI), o Brasil produz dois milhões de toneladas de peças de moda íntima por ano, o que representa 2% de toda a produção mundial do setor. Outro dado interessante é que entre 2014 e 2017, o levantamento apontou que as mulheres brasileiras estão comprando menos lingerie, porém com maior frequência e gastando mais. A pesquisa também revela que os consumidores estão buscando peças acessíveis com mais qualidade e design diferenciado, daí o foco dos fabricantes na feira em apresentar matérias-primas que agreguem valor ao produto final.

Alta performance

Após lançamento na Europa, em julho de 2017, a Nilit®, empresa global com sede em Israel, trouxe sua gama de nylon 6.6 (poliamida) da marca Sensil® com diversos produtos feitos em parceria com marcas nacionais, com os quais espera conquistar parte do disputado mercado brasileiro de moda intima e esportivo. As características dos fios de performance incluem controle de odores, gerenciamento de temperatura, gerenciamento de umidade e resistência UV. Sem revelar números de produção e expectativa de vendas neste momento, a empresa aproveitou o evento para divulgar as vantagens da família de nylon premium, composta por Sensil® Breeze, fio levíssimo com efeito refrescante para lingerie; Sensil®Innergy, com tecnologia de raio infravermelho longo que melhora a circulação sanguínea e reduz a fatiga muscular; Sensil®Bodyfresh, fio leve e macio para confecção de roupa íntima e pijamas; Sensil®Heat, com tecnologia que regula a temperatura do corpo para vestuário e fitness; Sensil®Aquarius, com atributos hidrofílicos inerentes à fibra que não se desgastam mesmo após várias lavagens (indicado para roupas esportivas) e a novidade Sensil®Ecocare, fibras recicladas de nylon para vestuário com apelo à sustentabilidade.

"A Nilit equipou toda sua linha de produção em 2015 com equipamentos de última gereação em texturuização para oferecer ao mercado excelência em nylon 6.6. Somos especialistas neste produto e nossa estratégia global é controlar o processo desde a matéria-prima (polímeros) até o produto final no ponto de venda. A ideia é que Sensil comunique seus atributos diretamente aos consumidores, junto com as marcas parceiras", destaca Pedro Kövesi, diretor comercial da Nilit Fibers para América Latina, acrescentando que estas especialidades serão importadas da fábrica da empresa, em Israel, mas num futuro próximo, poderão ser produzidas na fábrica brasileira, na cidade de America (SP).

No Salão Moda Brasil, a Plié, marca de lingerie funcional, junto com Sensil® apresentou a coleção Shades, com fios extrafinos de nylon 6.6 de forma dupla que garantem um efeito modelador, com maior compressão e conforto para bermudas, body silk, boxer, sutiãs e calcinhas, que valorizam as formas femininas. Também durante o evento, a estrategista de marketing global da Nilit, Judy Russell, fez uma palestra sobre as transformações no varejo em razão das novas tecnologias e do perfil da nova geração de consumidores. A consultora disse que as lojas físicas tradicionais tendem a perder cada vez mais espaço para o e-commerce, que seguirá avançando no segmento de vestuário. Para não fechar as portas, as lojas terão que se reinventar. Segundo Russell, cada vez mais o varejo deverá não só ser um local de venda de produtos, mas também um espaço sensorial, onde o consumidor possa aprimorar a sua experiência de compra.

Mesclas brilhantes

No estande da Rhodia, empresa do grupo belga Solvay, a novidade foram os fios de Amni®Mescla Shine que trazem no seu DNA uma tonalidade especial e um brilho acetinado e toque gelado, que valoriza a textura das malhas. "Este desenvolvimento foi para atender uma demanda do mercado por fios diferenciados. Uma das vantagens do fio mescla é que num único banho de tingimento convencional, a peça já alcança a tonalidade desejada, podendo obter-se variações de cores, desde as mais claras até as mais escuras. Além de evitar a perda da intensidade da cor, o Amni®Mescla também traz o conceito sustentável, pois eliminam o tingimento de fios na indústria, reduzindo consumo de água e produtos químicos durante a fabricação da malha ou do tecido", explica Mayra Montel, da área de marketing da Rhodia.

Outro produto que chamou a atenção foi o Amni Soul Eco®, fio de poliamida 6.6 que possui em seu DNA propriedade biodegradável que, ao ser descartado em aterro sanitário corretamente, se decompõe em três anos contra cerca de 50 anos dos fios sintéticos convencionais. Lançado há quatro anos no mercado brasileiro para o segmento de vestuário, agora também já está sendo aplicado na produção de calçados. "Aditivamos o polímero do nylon, de forma que ele se degrada em ambiente sem oxigênio, o que contribui muito para reduzir a poluição ambiental das fibras sintéticas. A procura por este produto tem crescido muito. Hoje, o número de marcas homologadas trabalhando com essa inovação já passa de 300", acrescenta Mayra.

Total black

Com peças estilosas da marca de moda fitness Vestem, a Lycra® lançou no Salão Moda Brasil a tecnologia Lycra®Black, um fio totalmente negro, que elimina aquele brilho característico do elastano quando presente em peças de cores escuras. Além disso, o fio também possibilita maior resistência aos danos causados pela transpiração (suor) e agentes químicos (óleos, cremes de pele, etc.), e é resistente ao cloro e aos raior UV, com excelente poder de recuperação. Segundo Denise Sakuma, diretora de Negócios da Invista, empresa detentora da marca Lycra®, durabilidade, conforto e performance são os atributos que diferenciam este elastano dos spandex convencionais. "É um fio que pode ser aplicado tanto na linha fitness, quanto praia, lingerie e vestuário. Fizemos desenvolvimentos com malharias como Salotex, Santaconstancia e Rosseti e o resultado tem sido muito bom nos quesitos valor agregado e qualidade. Trata-se de uma revolução no pretinho básico".

Alberto Buss, gerente executivo do segmento de moda esportiva para America do Sul, acrescenta: "É um produto excelente para a produção de calças leggings, peça usada por 9 em cada 10 brasileiras. A maior aplicação do novo fio tem sido a linha esportiva, afinal 70% das malhas para leggings e bermudas esportivas são vendidas na cor preta", diz ele, acrescentando que esta especialidade ainda não é produzida no Brasil, sendo importada da fábrica da Invista da Ásia.

Sutiã invisível

Outra empresa que mereceu destaque foi a Delfa. Situada no Ceará, com produção mensal de 5 milhões de pares de bojos de sutiã por mês para os segmentos underwear, beachwear e activewear, a empresa apresentou em seu movimentado estande de 108 m2, modelos com diferentes formas e funções. Destaque para Linha Secret de sutiãs invisíveis, hipoalergênicos, aderentes até debaixo d'água e reutilizáveis; e para Linha Evolution, composta por bojos tomara que caia com sistema de sustentação que se adapta aos movimentos do corpo, sustentando os seios sem o uso de arco de aço. Ergonomicamente projetados para não marcar as roupas, valorizam as peças sem alças e com costas livres, trazendo total liberdade que toda mulher procura. Segundo o diretor do Grupo Delfa, Ricardo Mugnol, o segredo do sucesso da marca está no "design, no conforto e na sensualidade dos produtos".

Voltado para lojistas o Salão Moda Brasil reúne as principais marcas do segmento como Any Any, Plié, Valisere, Darling, Del Rio, Fruit de La Passion, Rosset, Triumph, entre outras. A feira, que costuma receber cerca de 15 mil visitantes por edição, espera realizar bons negócios a partir do segundo semestre, apesar de a economia dar sinais de desaceleração e do varejo apresentar retração das vendas nos últimos dois meses.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Marcia Mariano
Fotos: Marcia Mariano e Divulgação

Data de publicação: 20/06/2018

Conteúdo relacionado


Sebrae participa do maior evento de moda e sustentabilidade em São Paulo
Começa nesta quinta-feira (15) e segue até sábado (17), em São Paulo, a Brasil Eco Fashion Week (BEFW) 2018, maior evento de moda e sustentabilidade da América Latina, que conta com o apoio do Sebrae. Durante três dias, empresários, consumidores, marcas e influenciadores engajados com as causas socioambientais estarão reunidos no Unibes Cultural.  2018-11-14 - Tags: brasil eco fashion week unibes cultural sebrae befw sustentabilidade

Peru quer fortalecer setor produtivo e competitividade têxtil
O presidente do Peru, Martin Vizcarra, solicitou aos seus ministros a criação de um grupo de trabalho para fortalecer os setores produtivos e recuperar a competitividade da indústria têxtil do país. A oficialização da medida será finalizada nas próximas semanas, em coordenação com o Ministério da Economia e Finanças (MEF) e o setor privado peruano.  2018-11-14 - Tags: luisa mesones reyes perez martin vizcarra expotextil peru 2018 peru alianca do pacifico

Clube de Costura recebe Desfile Moda Afro com roupas da estilista guineense Saturnina Costa
O Desfile Moda Afro com roupas da estilista guineense Saturnina Costa. acontecerá no dia 27 de novembro, no Shopping Mega Moda, em parceria com o Clube da Costura. Toda a mistura da África, inspira a última coleção de Nyna Kosta, que fará um desfile com modelos 100% negros, nos vários tons de pele e particularidades que só a miscigenação brasileira possui.  2018-11-13 - Tags: ascenda afroempreendedores goias afroempreendedorismo nyna kosta

Instituto SENAI de Tecnologia promove palestra sobre inspirações para PV 2019/20
O Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil, Moda e Confecção do SENAI-SP, localizado na Escola SENAI Francisco Matarazzo, promove no dia 29 de novembro, às 10 horas, a palestra “SENAI MIX DESIGN Inspirações & Tendências Primavera-Verão 2019/20”, voltada principalmente para profissionais da área do vestuário.  2018-11-12 - Tags: palestra senai mix design primavera verao 2019 instituto senai de tecnologia escola senai francisco matarazzo

Brasil Eco Fashion Week 2018 aposta na inovação e na diversidade
De acordo com Fernanda Simon, uma das idealizadoras do evento, o tema da segunda edição da BEFW é inovação e diversidade. "Queremos fazer um evento de moda que represente o poder de incluir, agregar, e somar, contrariando o estereótipo que a moda é para poucos" diz.O Brasil Eco Fashion Week 2018, maior evento de moda e sustentabilidade da América Latina, acontece em São Paulo nos dias 15, 16 e 17 de novembro.  2018-11-09 - Tags: fernanda simon befw brasil eco fashion week 2018 unibes cultural sustentabilidade ecologia

WeAr Brasil apresenta tecnologias que levam sustentabilidade à indústria da moda
Nos dias 12 e 13 de novembro, acontece a 4a edição do WeAr Brasil (wearbrasil.com), festival focado em unir quem constrói com tecnologia o futuro da moda. Pela primeira vez, o evento sai do espaço acadêmico e ocupa a multimarcas paulistana Cartel 011. "O movimento fashion tech começa a acontecer no Brasil e por isto faremos esta edição em uma loja.  2018-11-07 - Tags: wear brasil cartel 011 fashion tech tour ale farah amazon wear 2018

Artista plástica Paula Costa tem presença confirmada no Brazil Fashion Forum
O Brazil Fashion Forum, vencedor do Prêmio Press Award 2018 da Focus Brasil, com o título de melhor evento cultural em Miami, receberá a renomada artista plástica Paula Costa. Paula fará uma instalação com performance ao vivo encantando a todos os convidados com sua arte de forte expressão. Transborda é o nome da exposição e narra sobre a efemeridade do tempo, através de materiais orgânicos, tais como folhas da Mata atlântica e amazônia, rosas, antúrios, girassóis e outros.  2018-11-05 - Tags: brazil fashion forum miami beach premio press award 2018 paula costa

Indústria têxtil indiana tem encontro marcado na GITTES 2019
Mumbai, a capital comercial da Índia sediará de 18 a 20 de janeiro, a 2nd Global Textile Technology & Engineering Show 2019 (GITTES), maior plataforma B2B do Sudeste Asiático, focada na indústria de engenharia têxtil. O objetivo é promover o crescimento e modernização do parque têxtil indiano através de novas tecnologias e suas implicações sociais, econômicas e ambientais para uma produção socialmente sustentável.  2018-11-01 - Tags: 2nd global textile technology & engineering show 2019 gittes itme da india

Japan House São Paulo apresenta universo da moda do futuro em A Light Un Light
A moda contemporânea do Japão é a nova faceta a ser revelada pela JAPAN HOUSE São Paulo, que embarca no mundo fashion com a exposição A LIGHT UN LIGHT, de 06 de novembro a 06 de janeiro. Com a proposta de despertar o público para o vestuário do futuro, a mostra apresenta itens criados pelo designer japonês Kunihiko Morinaga que, em uma combinação perfeita entre alta tecnologia e inspirações em elementos simples ou pequenos detalhes, surpreende pela inovação em suas criações.  2018-11-01 - Tags: japan house sao paulo a light un light kunihiko morinaga anrealage natasha barzaghi geenen rhizomatiks research

IED São Paulo faz exposições em homenagem a diva italiana do cinema Monica Vitti
O Instituto Europeu de Design – IED São Paulo apresenta uma mostra dupla em homenagem à sétima arte. Duas exposições destacam diferentes aspectos do cinema e permitem observar contribuições do design na direção de arte, cenografia, iluminação e nos figurinos.  2018-10-31 - Tags: instituto europeu de design ied sao paulo monica vitti michelangelo antonioni italian film fest figurinos de papel atelie luiz masse

Senai promove visitas monitoradas e atividades gratuitas em novembro
A Escola SENAI "Francisco Matarazzo" e a Faculdade de Tecnologia SENAI "Antoine Skaf" estarão de portas abertas nos dias 8 e 9 de novembro de 2018 para o Mundo SENAI, evento que acontece simultaneamente em todo o país, que tem como objetivo apresentar as soluções tecnológicas para a indústria e os caminhos que o SENAI oferece para a melhor formação profissional.  2018-10-31 - Tags: escola senai francisco matarazzo senai antoine skaf

O salão Minas Trend quer ser o maior da América Latina
A 23ª edição do Minas Trend indica a aposta da indústria em uma temporada favorável para bons negócios. Pela primeira vez, objetivando aproximar o consumidor final da cadeia produtiva, o evento abriu suas portas e atividades para o público em geral.  2018-10-30 - Tags: minas trend fiemg flavio roscoe nogueira colortextil sindimalhas ronaldo fraga feira

Sustentabilidade é tema de evento sobre Store Design
A sustentabilidade é uma agenda obrigatória, da qual as empresas de varejo não podem mais adiar, pois estamos falando da sustentabilidade dos negócios. Empresas sustentáveis são rentáveis, geram lucro, empregos, formam cidadãos, abraçam uma causa social, encantam clientes que se tornam fãs e tornam-se referência de mercado", afirma o arquiteto Julio Takano.  2018-10-29 - Tags: store design sustentabilidade varejo julio takano abiesv faap backstage do varejo eventos

Palestra irá mostrar as mudanças de comportamento no mercado de vestuário infantil
O que as gerações mais recentes revelaram de diferente em termos de hábitos e anseios de uso/consumo de roupas e artigos de vestuário? O que surgiu de inédito? Questões como essas serão destaques de uma apresentação integrada ao ciclo de palestras Trend Fórum da FIT 0/16 - Feira Internacional do Setor Infantojuvenil, Teen e Bebê, que acontece de 22 a 24 de novembro, em São Paulo.  2018-10-29 - Tags: fit 0 16 outono inverno trend forum da fit caroline bercht feira moda infantil expo center norte koelnmesse

ITMA 2018 terá 'Laboratório de Inovação' entre seus destaques
Para enfatizar a mensagem de inovação à industria têxtil, de vestuário e moda, o Cematex, Comitê Europeu de Fabricantes de Máquinas Têxteis, lançou o Laboratório de Inovação ITMA 2019 como destaque da feira mundial de tecnologia têxtil, que ocorrerá de 20 a 26 de junho, na Fira de Barcelona Gran Via, cujo tema é Inovando o Mundo dos Têxteis.  2018-10-26 - Tags: laboratorio de inovacao itma cematex itma 2019 fritz mayer plataforma de palestrantes premio de inovacao sustentavel itma

FebraTêxtil abre com homenagem, confraternização e expectativa de negócios
O empresário Caio de Alcântara Machado Jr., o Caito, ficou visivelmente emocionado com a homenagem ao seu pai, o publicitário Caio de Alcântara Machado (1926-2003), criador da Fenit, primeira feira industrial brasileira do setor têxtil e moda, lançada em 1958. “Estamos vivendo um momento de busca por referências.  2018-10-24 - Tags: innovation talks tendere febratextil 2018 helvio roberto pompeo madeira maria jose de carvalho caio de alcantara machado fenit

O futuro da força de trabalho diante do cenário tecnológico
“O processo produtivo estará cada vez mais interligado à tecnologia. Novas ocupações serão criadas e outras serão extintas. Portanto, é preciso requalificar as pessoas e prepará-las para a digitalização da economia que permeará os novos negócios. O grande desafio da indústria é se tornar desejada pelo mercado para atrair talentos."  2018-10-23 - Tags: senai ocde bid abit congresso internacional abit 2018 industria textil ana karina dias panorama profissional future of jobs report world economic forum 2018

Senac Lapa Faustolo comemora 20 anos de história com oficinas gratuitas
Transformar pessoas em protagonistas de suas trajetórias é uma tendência que não sai de moda no Senac Lapa Faustolo. Para comemorar o aniversário de duas décadas, a unidade vai promover de 22 a 27 de outubro atividades gratuitas nas áreas de moda e beleza.  2018-10-22 - Tags: senac lapa faustolo 20 anos oficinas gratuitas senac moda informacao senac

Prêmio ECOERA chega à 4ª edição e se consolida como ferramenta para o consumo consciente
O Prêmio ECOERA, idealizado em 2015 pela especialista em sustentabilidade, Chiara Gadaleta, com o objetivo de analisar os mercados de moda, beleza e design com indicadores socioambientais, chega à sua quarta edição neste ano. Os 12 ganhadores serão revelados no dia 9 de novembro durante a premiação que ocorrerá na sede da SOS Mata Atlântica, em São Paulo.  2018-10-22 - Tags: premio ecoera sos mata atlantica premio ecoera chiara gadaleta pantys farm damyller agama mentah

Caio de Alcântara Machado recebe homenagem durante a FebraTêxtil 2018
“Vai dar Jacaré”! O publicitário que tornou esta frase famosa entre os empresários da indústria têxtil brasileira foi o mesmo que idealizou, promoveu e organizou a primeira feira industrial de negócios no país, a Fenit - Feira Nacional da Indústria Têxtil, posteriormente complementada pela Fenatec - Feira Internacional de Tecelagem: Caio de Alcântara Machado.  2018-10-18 - Tags: fenit caio de alcantara machado uma história pra contar helvio roberto pompeo madeira caito febratextil 2018