Language
home » eventos »

Últimas notícias

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Fenim lança inverno e anuncia expansão

Em sua 16ª edição, a Fenim, organizada pela Expovest em Gramado, Rio Grande do Sul, reuniu em janeiro 1.600 marcas no Serra Park, consolidando-se como a principal feira de confecções do País. Segundo Julio Viana, diretor do evento, houve crescimento de 20% no número de visitantes neste ano. A expectativa é de que sejam gerados cerca de R$ 700 milhões em negócios, devido à grande afluência de lojistas que vieram comprar as coleções de Outono/Inverno. Viana também confirmou para 2013 a primeira edição da Fenim Primavera-Verão a ser realizada em Fortaleza, no Ceará. A data oficial, porém, ainda não foi definida. “Essa será uma oportunidade para aproximar as confecções da região sul dos lojistas da região nordeste, que hoje concentra um grande polo de moda.”, disse o executivo. O novo Centro de Convenções do Ceará, que deverá sediar a feira, porém, ainda está em obras. Com 185 mil m2 de área total e 68 mil de exposição, o empreendimento terá capacidade para receber mais de 30 mil pessoas.

Impressões

O gerente regional sul da Hering, Ademar Heiden, mostrou-se satisfeito com a visitação da feira. Segundo ele, a maioria dos compradores que visitou o estande era proveniente de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Na Fenim, a empresa apresentou seis coleções, dando ênfase à marca Dzarm de moda jovem. “Nossa marca vem se afirmando nos últimos anos, pois traz roupas com apelo de moda e preço competitivo. Em 2011, a Hering conseguiu crescer 30% garças às vendas das franquias e também do comércio varejista. Para 2012, esperamos crescer 20% em todos os segmentos: infantil, masculino e feminino. Nosso foco é trabalhar fortemente as nossas marcas junto ao consumidor final”.

Robson Amorim, diretor comercial da Lunender Confecções, empresa do Grupo Lunelli, de Santa Catarina, que produz 1 mil toneladas de malhas por mês, comentou que está otimista, porém cauteloso com o mercado interno. “É a primeira vez que participo da Fenim. A venda de malhas em rolo sofreu muito no primeiro semestre de 2011 devido à alta do preço da fibra de algodão. O tecido plano estampado, que voltou com força no segmento de moda, também fez com que a procura pela malha caísse um pouco, mas no geral, fechamos o ano positivamente. Atuamos nos segmentos básico, diferenciado e exclusivo e fornecemos produto para as principais marcas do País”, disse o executivo. Segundo ele, as peças da Lunender são comercializadas em 15 mil pontos de venda e uma das apostas da empresa é a linha plus size. “Estamos saindo na frente neste segmento. Investimos em modelagem e estilo para lançar uma moda feminina ao gosto da consumidora brasileira. Hoje a linha G já representa 10% do nosso faturamento”. A Costa Rica, fornecedora de fios e malhas, que possui confecção instalada em Cambé, no Paraná, foi outra empresa do ramo têxtil estreante na Fenim. “Estamos há 15 anos no segmento de malharia, confecção e fios de algodão e mistos com poliéster importados”, explica Daniele de Lima Sanchez, diretora da confecção. Segundo ela, o grupo está montando uma fiação na cidade de Nova Trento (SC), que deverá entrar em operação a partir do segundo semestre, produzindo 700 toneladas/mês de fios de algodão Ne 24 e NE 30. “Parte da produção será consumida pela malharia e o restante, comercializado. Fizemos investimentos da ordem de 70 milhões de dólares na compra de oito máquinas open-end e pretendemos ampliar a fábrica com mais seis máquinas”, revela Sanchez. A empresa fabrica roupas de malha em viscose com elastano, piqué e moletom e também vende malha em rolo para o mercado. O setor de beneficiamento é terceirizado e a Costa Rica ainda mantém uma rede de lojas e distribuidores pelo Brasil. Daniela Sanchez comenta que a empresa decidiu instalar a fiação porque a importação de fio de algodão ficou inviável. “Estamos sujeitos a contratempos na importação e oscilações de preços. Alem disso, pretendemos oferecer o melhor fio nacional para malharia circular, que é forte no Brasil. A participação na feira foi muito boa para dar visibilidade à marca”.

A Reuter Metais, que fabrica itens para vestuário e calçados, com 20 anos de mercado, expôs pela segunda vez na Fenim. “A feira é uma vitrine para o relacionamento com os clientes e estar aqui é referencia nacional para a confecção. Nenhum segmento têxtil hoje está imune à concorrência dos importados, mas no ramo de aviamentos, para se manter à frente da concorrência, precisa estar junto do cliente e saber o que ele busca”, disse o gerente comercial, Bruno R. Dieter. A empresa apresentou uma linha completa de componentes em ferro, rebites metalizados e galvanoplásticos para jeans, malhas e couro.

Malharia mineira

As empresas fabricantes de malhas e fios para tricô também foram presença forte na feira. Situada na cidade de Jacutinga, em Minas Gerais – região considerada a “capital do tricô”, que responde por 30% da produção nacional – a malharia Julia Tricot apresentou uma coleção repleta de tramas sofisticadas, com muito brilho em fios de viscose, poliamida e acabamento foil silk. Com lojas de atacado no Brás e Bom Retiro, em São Paulo, a empresa vende para grandes marcas em todo o Brasil. “Temos máquinas retilíneas japonesas e trabalhamos com até 30 tipos de fios diferenciados, para oferecer moda e inovação”, declara a proprietária Viviane Furrier de Oliveira. Para Outono/Inverno ela apresentou uma coleção com 280 modelos e se disse satisfeita com o evento. “Para conquistar mercado é preciso fazer coisas bonitas e diferenciadas”, atesta.

Participante assíduo da Fenim, Rogério Meirelles, da empresa Arte e Fios, mostrou seus lançamentos para o inverno, com destaque para o tricô estampado. O empresário, porém, reclamou da concorrência das importações. “Eu continuo persistindo como fabricante. Mantenho 90 pessoas na produção em Conceição do Rio Verde, Minas Gerais. Mas é muito difícil competir com o preço baixo dos produtos de fora e com a carga de impostos aqui dentro. Nossa margem hoje é de sobrevivência no mercado”, desabafou.

Milton José Magalhães, diretor da Malharia Acrilã, situada em Jacutinga, faz coro na reclamação. “Se não for feito nada para conter esta guerra dos importados vou parar de produzir”. Há 30 anos no mercado, a Acrilã produz cerca de 20 mil peças/mês, possui lojas de fábrica e é especializada em malhas de acrílico, algodão, poliamida e viscose. Com 130 funcionários, a direção da empresa decidiu modernizar a fábrica, investindo R$ 250 mil na compra de seis novas máquinas retilíneas. “Eu sou teimoso, quero continuar produzindo, mas com esta invasão de produtos asiáticos ficará cada vez mais difícil investir no Brasil”.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por | Marcia Mariano

Data de publicação: 03/05/2012

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Com programação multifacetada, DFB Festival divulga palestras e oficinas
A Praia de Iracema será palco da 22ª edição do DFB Festival, maior encontro de moda autoral da América Latina, durante os dias 25 a 28 de maio. Constituído por atrações para diversos eixos, o Festival também abrange um ciclo formativo de conhecimento e troca de vivências, o DFB proporciona palestras e oficinas em parceria com o Senac-CE, Unifor, Haco, Sebrae nacional e Associação Ceará Tem Design. Assuntos como marketing digital, escrita criativa e joias serão abordados.  2022-05-23

Digitalks Lisboa 2022 reúne líderes do mercado digital português e europeu
O Digitalks, principal ecossistema de negócios do Brasil, desembarca em Portugal nos dias 08 e 09 de junho para o Digitalks Lisboa 2022. O evento deve reunir mais de 500 executivos e profissionais, 15 expositores, 40 oradores e 22 tracks de conteúdo no Polo Tecnológico de Lisboa (LISPOLIS) para discutir o desenvolvimento do mercado digital de Portugal, compartilhar conhecimento e contribuir no processo de transformação das empresas para a nova economia digital.  2022-05-19

Denim City SP apresenta Semana de Lançamento de Coleções
De 24 a 26 de maio próximos acontecerá na Denim City São Paulo a semana de lançamentos do Inverno 23 dos parceiros do setor de tecelagem, aviamentos, beneficiamento têxtil, private labels e tecnologia. Nesses três dias haverá atendimentos nos Showrooms e uma programação de palestras com transmissão em Live Streaming no Youtube (Denimcitysp) que abordarão além das tendências e lançamentos temas relevantes do setor como tecnologia, inovação, sustentabilidade e negócios.  2022-05-18

Simpósio Internacional de nãotecidos acontece em junho, na França
O Simpósio Internacional de Nãotecidos, organizado pela Edana, será realizado em Lyon, França, de 8 a 9 de junho de 2022. Ao todo, 26 palestrantes compartilharão seus conhecimentos sobre uma variedade de tópicos sobe o tema, em todos os tipos de aplicações, com uma ênfase predominante na sustentabilidade e como os nãotecidos contribuem para um mundo melhor.  2022-05-17

Web Summit 2022 será lançado em evento online
O Web Summit, a maior conferência de negócios, tecnologia e inovação, que figura entre os maiores eventos da Europa, já tem dia para iniciar. Na próxima segunda-feira (16), a Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil (FCPCB) realizará um webinar de lançamento da Missão Web Summit 2022, que leva os brasileiros interessados para o Web Summit e para uma imersão nas terras portuguesas.  2022-05-13

Gemü do Brasil apresenta tecnologias em válvulas industriais durante webinar
O aumento da produtividade na indústria, a redução de custos de manutenção e a melhor forma de realizar o tratamento de efluentes sem vazamentos ou perdas são temas que serão compartilhados pela Gemü do Brasil no webinar gratuito "Nova geração de válvulas borboletas – Made by Gemü", que ocorrerá no dia 9 de junho, às 9h, pela plataforma Zoom.  2022-05-12

DFB Festival divulga estilistas com desfiles confirmados na 22ª edição
Faltando pouco mais de um mês do início do DFB Festival 2022, que acontece de 25 a 28 de maio nas areias da Praia de Iracema, em Fortaleza, o evento confirma nomes importantes da moda autoral nacional. Durante os quatro dias de desfiles, o público vai conferir as criações dos estilistas e marcas Olé Rendeiras por Catarina Mina e QAIR Brasil, Kallil Nepomuceno, Hand Lace, Vitor Cunha, Almerinda Maria, Rendá, Ivanildo Nunes, Senac Richelieu por Ivanildo Nunes, Marina Bitu, Baba, Lindebergue, Bruno Olly, Banana Urbana, Sherida, Alix, Theresa Montenegro, Manuel Bessa, David Lee, Vi Lingerie, Sau Swim, Sand Blue e Rio de Jas, além do desfile Enel Upcycling e do Projeto 100% CE por Cláudio Silveira.  2022-05-11

Re.Conectar reúne grande players do setor têxtil em Brusque
Nos dias 10 e 11 de maio, as empresas Diklatex, Latina, The Lycra Company, Audaces e CHT realizam o Re.Conectar, um encontro de negócios para “reunir a cadeia, repensar os modelos e reciclar ideias”, em Brusque-SC. A iniciativa pretende fortalecer a conexão entre esses cinco grandes players do mercado e seus clientes em Santa Catarina, além de oferecer a oportunidade de debater os rumos da cadeia têxtil. Será o primeiro encontro com essa proposta e outras edições em diferentes cidades estão sendo programadas.  2022-05-10

Começou a contagem regressiva para a ITM 2022 na Turquia
É grande a expectativa para a ITM 2022, a primeira grande exposição internacional de máquinas têxteis a ser realizada após uma pausa de 3 anos durante o período de pandemia. Milhares de visitantes de todo o mundo são aguardados para a feira, que será realizada no Istanbul Tüyap Fair and Congress Center, de 14 a 18 de junho de 2022, onde as principais marcas de tecnologia têxtil realizarão seus lançamentos mundiais.  2022-05-09

FuturePrint 2022 volta a ser o encontro das tecnologias de impressão e fomento do setor
A FuturePrint volta a ser presencial. A edição de 2022 será entre os dias 20 e 23 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), de maneira híbrida, que combina a exibição presencial com ações digitais. O evento, organizado pela Informa Markets, deve reunir mais de 500 marcas e atrair aproximadamente 40 mil visitantes com soluções abrangentes nas áreas de serigrafia, sublimação, sign, impressão em grandes formatos, impressão digital têxtil, decoração para interiores, materiais promocionais, brindes e personalização, sinalização, entre outras atrações.  2022-05-06

Feiras na Argentina apresentará soluções para indústria têxtil e confecção
A Simatex -Feira Internacional de Máquinas Têxteis será realizada no Centro Costa Salguero, em Buenos Aires, entre os dias 30 de maio e 2 de junho, juntamente com Emitex e Confemaq, que começam no dia 31 de maio, trazendo novidades em equipamentos, sistemas e insumos para a indústria têxtil e de confecção local. Organizadas pela Messe Frankfurt, as três feiras cumprirão o protocolo e as recomendações estabelecidas pelas autoridades locais.  2022-05-05

Feiras de tecidos, vestuário e têxteis-lar nos EUA acontecem em formato físico e digital
O Texworld NYC, Apparel Sourcing New York City e Home Textiles Sourcing, maior encontro de fornecedores da Costa Leste dos Estados Unidos, retorna presencialmente em 2022, com novas categorias de produtos, parcerias, oportunidades educacionais, tendências e plataforma virtual. O evento será realizado em Nova York no Javits Convention Center, de 19 a 21 de julho. O Textile Talks e o Lenzing Seminar Series também retornarão ao espaço da feira, trazendo tópicos sob medida para a indústria de vestuário.  2022-05-04

Feira na Rosenbaum promove o artesanato contemporâneo em homenagem ao Dia das Mães
Para comemorar o Dia das Mães, a Feira na Rosenbaum realiza a “Feira de Todas as Mães”, entre os dias 04 e 07 de maio. Com o objetivo de promover o design independente, o artesanato contemporâneo e arte brasileira, foram selecionadas 50 marcas de criativos que apresentarão produtos autorais de decoração, moda, bem-estar e gastronomia, em um ambiente de acolhimento e pluralidade.  2022-04-29

25ª edição da Felinju começa nesta quinta-feira
Começa nesta quinta-feira (28) a 25ª edição da Felinju-Moda e Lingerie de Juruaia. A tão aguardada retomada presencial da feira chega cheia de novidades. A abertura oficial da Felinju acontece às 11h e contará com a presença do presidente do Sebrae Nacional - Carlos Melles, embaixador do evento.  2022-04-28

Equatextil 2022 aproxima fornecedores e clientes em feira presencial
Após dois anos de pandemia, o setor têxtil latino-americano busca se reativar com a quarta edição da feira Ecuatextil, que aconteceu na capital do Equador, entre os dias 21 e 23 de abril, no Centro de Exposições da cidade de Quito. O mote do evento, "Ser nos recomeça", é um convite a tudo o que a vida oferece: abraços, sentimentos, vontade de partilhar e servir. Na nova edição da Ecuatextil, a expectativa era de 12.000 participantes e mais de 130 expositores, superando os 6.000 visitantes e 119 expositores do evento realizado em 2020.  2022-04-25

17ª edição da Febratex está confirmada para 2022
A Febratex 2022 já tem data marcada para retornar: de 23 a 26 de agosto, no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC). Com a retomada dos eventos e negócios, esta edição, além de ser maior que as anteriores, trará inúmeras novidades. A Febratex Group anuncia que o evento terá como foco as projeções de inovação e sustentabilidade têxtil, e para isso lança o Febratex Conecta, espaço exclusivo e diferenciado que visa promover o conhecimento e gerar networking para a indústria têxtil.  2022-04-20

Intertex Portugal terá sua primeira edição física em junho
A primeira edição física da Intertex Portugal, a feira internacional do setor têxtil, chega oficialmente ao mercado português de 2 a 4 de junho e será realizada no centro de exposições Exponor, após uma primeira edição online durante o confinamento provocado pela pandemia no ano passado. O evento abrange desde vestuário, tecidos, fios e fibras, até componentes para confecção, calçados, impressão digital, design, máquinas e equipamentos.  2022-04-19

Encontro da Academia de Inovação de Nãotecidos 2022 será na Finlândia
O encontro da Nonwovens Innovation Academy (NIA) – Academia de Inovação de Nãotecidos - reunirá acadêmicos, estudantes, cientistas e especialistas do setor, entre os dias 11 a 12 de maio, no VTT Research Center, em Jyväskylä, Finlândia, para incentivar o compartilhamento de conhecimento, pesquisa e desenvolvimento do setor.  2022-04-14

Curso on-line esclarece como o cuidado com as roupas auxiliam na preservação do meio ambiente
A etiqueta é considerada a principal ferramenta do mercado têxtil para orientar os consumidores. Além de trazer informações de fabricação e tamanho, indicam também o passo a passo de lavagem, alvejamento, secagem, forma de passar e outros cuidados, permitindo assim a conservação das peças. E quanto maior for a durabilidade de uma roupa, menor será a possibilidade de descarte, beneficiando não somente o comprador, mas o meio ambiente.  2022-04-13

Calçados produzidos na Fimec são doados para instituições
A 45ª Fimec, que ocorreu em março de 2022, segue rendendo resultados e ações importantes. Na tarde desta segunda-feira, 11, Fenac, IBTeC (Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos) e Coelho Assessoria Empresarial fizeram a entrega oficial dos pares produzidos durante a Fábrica Conceito para diferentes entidades assistenciais da região.  2022-04-12