Language
home » eventos »

Últimas notícias

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Fé na ação para ressignificar a moda e o design

Nos dias 25 a 27 de agosto um ecossistema de pequenos negócios voltados a moda e design que encontram na inovação e na sustentabilidade valores em comum, será apresentado no Inspiramais pelo Projeto Conexão Criativa e Comercial. Propostas veem na biodiversidade brasileira oportunidade de negócios, proteção às florestas, além de ganhos em tecnologia para a sustentabilidade e circularidade.

Com criação de peças únicas, com abordagens responsáveis, produzidas por negócios de diversas regiões do país, com produtos e trabalhos que ilustram claramente o crescimento do engajamento da sustentabilidade na moda         e design. Entre os diferenciais, busca-se no projeto inovações de componentes, produtos e serviços criativos, inspiradores e conectados com as novas demandas do mundo.

Segundo Flávia Vanelli, designer do Estúdio RatoRói e também curadora do projeto, " O momento pede colaboração, e juntos estamos comprometidos com a ressignificação da moda e do design nacional, propondo oportunidades que oxigenem o mercado, seja através de novas possibilidades em materiais e componentes, seja através de collabs, ou tecnologias que oportunizem um design transformador."

O que será apresentado

Com foco em marcas que desenvolvem componentes, mas que também possuem produtos finais assinados, dentro do Conexão Criativa e Comercial será apresentado um portfólio de soluções em borracha amazônica para moda e design, tingimentos e estampas vegetais, laminados que regeneram plásticos de embalagens e aparas em novos produtos, biomateriais, propostas que veem na biodiversidade brasileira uma oportunidade e ainda protegem a floresta,  além de explorar também o potencial dos serviços como um banco de trocas de estoques de tecidos, ou ganhos em tecnologia para a sustentabilidade e circularidade.

O resultado é um grupo explosivo. Abaixo conheça os diferentes perfis de nossos participantes:

1. Aurora e Dona Rufina

Aurora: É uma marca de produção de lã, que foi pensada a partir do resgate e valorização da lã como matéria-prima, de cada etapa de produção, na identidade e cultura de um povo e na ressignificação do lanifício. E é através de mãos femininas que ela vive. Nosso processo segue os métodos ancestrais e artesanais de produção de fios e materiais.A busca constante e intensa pelo bem estar animal está presente em sua qualidade de vida, sua alimentação e no método de esquila. Usamos o mínimo de produtos químicos possível, tingimos apenas com pigmentos vegetais.

Dona Rufina: É uma marca de moda slow fashion que produz bolsas, acessórios, calçados e decoração. Acreditamos que a maneira de produzir e consumir diz muito sobre nós e sobre como queremos construir o futuro. A marca nasceu do desejo de valorizar a cultura do Pampa Gaúcho, priorizando o local, mas com visão global.

Local de produção: Pampa Gaúcho (Dom Pedrito e Bagé), RS

@sigaaurora @donarufinadesign

2. Banco de Tecido

O Banco de Tecido é um sistema original dedicado a circulação e reuso têxtil, que soluciona a sobra de produção de tecelagens, confecções e ateliês, recolocando este material no mercado através de um sistema misto de troca e venda.

Local de produção: São Paulo, SP.

@bancodetecido

3. Biotecam

A Biotecam é uma empresa de biotecnologia voltada à solução de problemas ambientais. Ao percebermos uma alta procura por tecidos sustentáveis e biodegradáveis começamos o desenvolvimento do TEXTICEL. Atualmente produzimos e comercializamos o TEXTICEL como matéria prima para marcas e artesões que procuram um material novo e com compromisso ambiental.

Local de produção: O laboratório da Biotecam está localizado na incubadora de empresas da COPPE na Cidade Universitária do Rio de Janeiro

@biotecam_biotecidos

4. Cerradouro

Empresa familiar criada a 7 anos com propósito de produzir peças com valor agregado com a cultura e história local, além de algo novo e com potencial para divulgar o Cerrado no Brasil e no mundo. A marca já foi reconhecida pela Vogue de Londres e participou da semana de moda Paris Week, nacionalmente participou da loja conceitual do SPFW e do selo SPFW Ama, apoiados pelo Sebrae, IBP, FIEMG e Sindjoias MG.

Local de produção: Lagoa Santa, MG

@cerradouro

5. Da Tribu

A DaTribu é um empreendimento social de moda da Amazônia, cuja produção se baseia nos princípios da sustentabilidade, com foco na valorização dos saberes tradicionais dos povos da floresta. Produzimos jóias orgânicas e materiais com Borracha Vegetal Amazônica colaborando para o fortalecimento da sociobiodiversidade, por meio de parcerias com famílias de comunidades ribeirinhas. A sustentabilidade, a floresta em pé, o comércio justo e a transparência no seu processo produtivo são os compromissos maiores do empreendimento.

Local de produção: Belém/PA

@datribu

6. Das Catarinas Brazil

A marca Das Catarinas criada pela criativa Edna Mesadri, trabalha com sobras de tecido em malha da indústria têxtil de Santa Catarina. Com um pequeno grupo de artesãs, produzem peças para decoração e acessórios de moda (colares). Atrelando a economia solidária e o design com identidade brasileira, levam criatividade e bom gosto para lugares e pessoas especiais.

Local de produção: Joinville / SC

@dascatarinasbrazil

7. Flavia Amadeu Design Sustentável

Flavia Amadeu Design Sustentável tem como missão promover impacto social e preservação ambiental a partir do desenvolvimento de projetos e produtos de design. Nossos projetos apoiam produtores e artesãos locais cujas atividades econômicas estão integradas ao uso sustentável dos recursos naturais. O processo produtivo é fácil, limpo, atóxico, e além de resultar num material de melhor retorno econômico, possibilita a inclusão de mulheres e jovens na cadeia produtiva.

Local de produção: Floresta Amazônica, Acre, Pará.

@flaviaamadeudesign

8. Flor Silva

A artesã manauara, Flor Silva  trabalha há quase 20 anos criando peças a partir das sementes e dos insumos da Floresta. Bolsas, colares, brincos, enfeites, objetos de decoração ganham forma e cores através do açaí, da piaçaba, do aruman, do coco, de caroços de tucuman, e escamas de pirarucu. Trabalhando em parcerias com comunidades indígenas e ribeirinhos, todas as peças são tingidas naturalmente, reforçando o compromisso com a natureza e a biodiversidade amazônica.

Local de produção: Manaus - AM

@fiorebrasil

9. Justa Trama

A Justa Trama é composta por trabalhadores(as) organizados(as) em empreendimentos da economia solidária. São mulheres e homens agricultores, fiadores, tecedores, costureiras, artesãos e coletores e beneficiadores de sementes.É gente que acredita no comércio justo e solidário e em relações de produção sem exploração. A Cooperativa Central Justa Trama é uma cadeia produtiva, processo que inicia no plantio do algodão agroecológico e vai até comercialização de peças de confecção produzidas com este insumo.

Local de produção: Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Ceará e Rondônia

@justatrama

10. Lots App

Visibilidade e segurança em toda a sua cadeia de valor através do blockchain. Reunimos a segurança do blockchain com um conjunto de experiências que vão conectar a sua cadeia de valor como você nunca viu! Nós acreditamos que o sucesso das empresas, agora mais do que nunca, dependem do sucesso da cadeia como um todo. Criamos a Lotsapp para ser a transformação digital e conexão, ponta a ponta, fácil, inteligente e segura. Esperamos que nossos clientes possam acelerar a transição para uma Economia Circular, promovemos a otimização de recursos, reutilização de materiais, criando ecomatérias, descartes corretos e maior transparência de suas operações.

Local: Florianópolis, SC

@lotsappio

11. Luciano Pinheiro

A marca Luciano Pinheiro, traz em seu DNA o tropicalismo das praias brasileiras, resgata tradições e características da arte local, valoriza os fazeres manuais da população ribeirinha e suas tradições. Produz utilizando técnicas ancestrais, unindo design ao produto. O que pertence a marca:

Tingimento natural utilizando folhas, frutos, sementes e cascas de árvores da região local, como acácia, ipê, araçá, goiaba, quaresmeira, urucum, barbatimão e outras, com extensa pesquisa da biodiversidade da mata atlântica de forma responsável. Tecelagem artesanal e todo seu potencial: com uso de tramas rústicas, pesquisa de fios, pesquisa de técnicas de tessituras.

Local de produção: São Paulo, SP

@lucianopinheirodesign

12. Nós Mais Eu

O nome da marca tem a ver com o acabamento de amarração (nós) dos colares mas também passa uma ideia de coletividade (nós + eu) e de algo feito com exclusividade e carinho para alguém - dá para você ler a palavra "seu" no fim. Não é à toa: as cerâmicas são o resultado de um processo que pode levar meses, desenvolvidas à mão pela própria designer. Consequentemente são peças únicas. Já as pedras naturais trazem essa mesma característica e são removíveis para que possam ser limpas e energizadas.

Outro projeto que a Nós Mais Eu tem é a parceria com a G. Vallone Têxtil: as ourelas, que são aparas de tecido normalmente descartadas pelas tecelagens, são resgatadas e se transformam em bolsas, almofadas e pochetes usando técnicas de crochê.

Local de produção: São Paulo, SP

@nosmaiseu

13. Rato Design Circular

É estúdio de design que acredita que o futuro é circular. Focado em superfícies,  produtos finais e comunicação tangível  que integrem na prática circularidade e sustentabilidade.Trabalha desenvolvendo a própria matéria-prima, feita a partir de plásticos descartados, provenientes de embalagens e resíduos industriais que são utilizadas para produtos de moda e também design com rastreamento de origem, em linhas próprias ou colaborativas com outras marcas. A matéria-prima é separada e destinada a empresa através de cooperativas e pequenas recicladoras  em SC e SP.

Local de produção: Jaraguá do Sul, SC

@ratoroi

14. Seringô / Coopereco

Um empreendimento econômico coletivo na Amazônia, onde a  Seringô / Coopereco e seus seringueiros associados, organizados em unidades produtivas familiares, extrai a borracha da floresta, por meio de tecnologias sociais modernas, acessíveis baratas e amigáveis, combinando os saberes tradicionais com o conhecimento científico.

A Seringô / Coopereco mantém e valoriza o modo e estilo de vida das populações locais, gerando ao mesmo tempo bem estar humano, renda e proteção das florestas, apostando  em um modelo de desenvolvimento sustentável para a Amazônia, onde os seringueiros, além de produzirem artesanatos, biojóias, utilidades domésticas, também produzem uma borracha orgânica, certificada e biodegradável, para compor coleções e linhas de calçados mais sustentáveis, que na fábrica da cooperativa transforma-se em solados, palmilhas e sandálias.

Local de produção: Amazônia, AM

@seringooficial

15. The Flowerpunchers

Produtos sustentáveis e serviços personalizados resultantes do encontro entre sabedoria ancestral e tecnologias emergentes. Design one-of-a-kind participativo. A natureza é nossa convidada para tecer fábulas florais.

Local de produção: São Paulo, Rio de Janeiro

@the_flowerpunchers

16. Trammô Acessórios Artesanais

A Trammô Acessórios Artesanais, nasceu de um projeto idealizado com a mão-de-obra de artesãs da cidade de Bombinhas -SC. Em todos os seus produtos eram utilizados a técnica do macramê (tecelagem manual, que consiste em entrelaçamentos de nós, utilizada para formar pontos e desenhos) direcionada a produtos de moda.

Ampliando  suas técnicas, hoje desenvolve todo tipo de artigo manual voltado para moda, desde alças, decotes, recortes, barrados, cabedais para calçados, bolsas e cintos. A Trammô oferece suporte e o treinamento necessário para o aprendizado dos modelos aprovados pelos clientes, e cada casa e cada artesão recebe pelo sua produção. A Trammô busca gerar aprendizado, proteção e renda para todas as mulheres envolvidas no projeto.

Local de produção: Bombinhas, SC

@trammohandmade

17. Wiit Design Studio

Os processos fabris atuais em geral contam com uma cadeia produtiva longa e cheia de intermediários, produtos semelhantes e estoques gigantes. O estúdio visa uma indústria 4.0 enxuta, sustentável e focada nas necessidades do cliente final. Uma cadeia logística inovadora que prevê customização em larga escala, produção sob demanda e validação prévia da coleção com baixo investimento inicial. É 100% made in Brazil, com criação, fabricação e tecnologia locais.

Local de produção: Florianópolis, SC

@wiitdesignstudio

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: Carlos Lopes
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 26/08/2020

Conteúdo relacionado


Reserva promove evento com nomes do empreendedorismo para discutir o futuro do varejo
"O que o futuro (do varejo) nos Reserva?" É a pergunta que o CEO da Reserva, Rony Meisler e os maiores fundadores do consumo brasileiro responderão durante o festival 100% online e gratuito que acontecerá entre os dias 26 e 30 de outubro. O evento tem por objetivo transmitir e provocar discussões sobre comportamento de consumo e o futuro pós pandemia.  2020-10-22 - Tags: reserva rony meisler luiza trajano guilherme benchimol marketing phygital pedro superti

Focus Fashion Summit apresenta novos tecidos de sua linha Focus Green
A linha Focus Green, lançada em 2019 pela Focus Têxtil, ganha uma nova coleção totalmente sustentável que será apresentada ao mercado durante a 2ª edição do Focus Fashion Summit 2020 – que será realizado de forma gratuita e 100% online, nos dias 28 e 29 de outubro.  2020-10-21 - Tags: focus fashion summit focus fashion summit 2020 focus textil book focus green focus green

Senai Cetiqt promove o evento Africanidades: Moda, Cultura e Representatividade
O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – Senai Cetiqt, realizará no dia 23 de outubro o evento virtual "Africanidades: Moda, Cultura e Representatividade", com o objetivo de promover, valorizar e enaltecer a cultura afro, por meio da realização de palestras, oficinas e rodas de conversa.  2020-10-20 - Tags: senai cetiqt africanidades evento youtube exposicao bernardo queiroz

Sebrae Minas e AMMI realizam a primeira Feira de Moda Íntima de Monte Belo 100% on-line
Entre os dias 28 e 31 de outubro, a Associação Montebelense de Moda Íntima (AMMI) e o Sebrae Minas realizam a primeira Feira de Moda e Lingerie de Monte Belo (Feammi), totalmente on-line. De acordo com a AMMI, cerca de 15 empresas já confirmaram suas participações na Feammi.  2020-10-20 - Tags: feammi feira moda intima belo monte sebrae minas adaiby maria franco goncalves

FuturePrint Xperience vai conectar tecnologia e pessoas em versão digital
A mais completa feira para geração de negócios e conhecimento para os mercados de serigrafia, sign e impressão têxtil, será apresentada no modelo FuturePrint Xperience, de 03 a 05 de novembro.  2020-10-19 - Tags: futureprint xperience serigrafia feira encontro digital plataforma

Paris realiza eventos de moda com participação presencial e plataforma virtual
Durante a Paris Fahion Week, aconteceu na capital francesa, mais uma edição dos salões Who´s Next, Premiere Classe, Impact e Riviera, realizado de 1 a 4 de outubro, no Jardin des Tuileries, que marcou a apresentação de cerca de 232 coleções Primavera/Verão 2021. Nesta edição, os participantes puderam visitar o evento físico e também acessaram o atendimento digital pela plataforma Vimeet.  2020-10-19 - Tags: paris fahion week who s next premiere classe impact riviera feirasm vimeet wsn developpement

Fabricantes de máquinas italianas participam da feira virtual Innovate Textile & Apparel 2020
Empresas italianas, fabricantes de máquinas e equipamentos têxteis, estarão presentes no Italian Digital Pavilion, participando do Innovate Textile & Apparel 2020, uma feira virtual organizada pela WTiN - World Textile Information Network, que acontece de 15 a 30 de outubro, reunindo fabricantes e fornecedores para a cadeia têxtil.  2020-10-16

Raul Fangueiro fala da funcionalização das fibras para a prevenção do novo coronavírus
Novos materiais e as potencialidades de inovação para a indústria” é a pauta do primeiro painel do IntegrAbit, evento 100% digital que acontecerá nos dias 4 e 5 de novembro e está com inscrições abertas. Adriano Passos, coordenador de inovação em fibras do Senai Cetiqt; Raul Fangueiro, professor e pesquisador da Universidade do Minho, de Portugal, e Beto Bina, co-fundador da FarFarm são os nomes já confirmados para o debate.  2020-10-14 - Tags: integrabit adriano passos universidade do minho raul frangueiro congresso online

Focus Fashion Summit abre inscrições para edição digital
O Focus Fashion Summit 2020 - maior evento gratuito do setor têxtil no Brasil, idealizado pela Focus Têxtil e pelo Instituto Focus Têxtil – anuncia a abertura das inscrições gratuitas para a segunda edição totalmente online, que acontece nos dias 28 e 29 de outubro, das 10h às 19 horas.  2020-10-13 - Tags: focus fashion summit evento digital focus textil workshops outubro

Colombiatex 2021 adota omnichannel para reativar o sistema de moda do país
A Inexmoda confirmou a realização do Colombiatex de las Américas 2021 sob o conceito omnichannel, que faz parte de seu plano de reativação econômica do Sistema de Moda no próximo ano. O evento, que será realizado fisicamente na cidade de Medellín de 25 a 28 de janeiro de 2021, contará com o suporte de plataformas virtuais de negócios e com rígidos protocolos de biossegurança, amparados pela resolução 1.681 do Ministério da Saúde e Proteção Social da Colômbia, que autorizou a realização de feiras de negócios.  2020-10-09 - Tags: inexmoda colombiatex de las americas 2021 conceito omnichannel sistema de moda prefeitura de medellin

Brasil Eco Fashion Week vai apresentar a moda sustentável de todas as regiões do Brasil
A semana de moda Brasil Eco Fashion Week (BEFW) realizará a sua quarta edição no formato online, de 18 a 22 de novembro, com a exibição de desfiles de 17 marcas, vindas de todas as regiões do Brasil. O evento também anuncia que a exibição de produtos do Mercado Eco - espaço de venda para vestuário e acessórios com atributos de sustentabilidade - será feita por meio de um aplicativo, conectando marcas e consumidores em uma ferramenta exclusiva do evento.  2020-10-07 - Tags: brasil eco fashion week semana de moda befw rafael morais slow fashion tikuna arte indigena​ upcycling

Summit Êxito de Empreendedorismo vai debater mundo pós-pandemia
A segunda edição do Summit Êxito de Empreendedorismo, que será realizada entre os dias 24 e 29 de novembro, em formato completamente online e gratuito, reserva ao público mais de 60 horas de transmissão ao vivo com mais de 25 painéis e mais de 40 palestras realizados por mais de 130 grandes nomes do empreendedorismo.  2020-10-06 - Tags: summit exito de empreendedorismo empreendedorismo seminario palestranstes

Messe Frankfurt reorganiza calendário de feiras 2021 em função da pandemia
A situação atual em relação à pandemia de coronavírus e as restrições de viagens internacionais associadas a este cenário, fizeram com que a Messe Frankfurt GmbH reorganizasse seu calendário de feiras comerciais, focando em novas sinergias e plataformas digitais.  2020-10-02 - Tags: heimtextil colombia messe frankfurt gmbh heimtextil 2021 christmasworld

Maratona Focus Fashion Summit debate curadoria de novos criadores
Para fechar a programação do mês de setembro, que antecede o Focus Fashion Summit 2020 - confirmada para os dias 28 e 29 de outubro; será realizado no próximo dia 29/09, às 11h, no canal de YouTube da Focus Têxtil, o encontro com o tema “Curadoria de novos criadores”.  2020-09-25 - Tags: focus fashion summit 2020 web talks edicao digital cadeia textil focus textil youtube

Senai Cetiqt apresenta o 3º Fórum da Indústria da Moda
Nos dias 6 e 7 de outubro, o Senai Cetiqt apresentará o 3º Fórum da Indústria da Moda, em formato digital e com o tema “Novos Ritmos”. O Fórum tem por objetivo promover reflexões quanto às ações de retomada da cadeia Têxtil, de moda e de confecção no pós-pandemia  2020-09-22 - Tags: senai cetiqt faculdade senai cetiqt instituto senai de inovação em biossinteticos e fibras forum da industria da moda youtube

Marcas brasileiras participam de feira francesa especializada em moda praia
Em circunstância do covid-19, os eventos internacionais passaram a ser realizados por meio digital. Seguindo os passos de outras feiras do setor, a Splash Paris também lança a edição virtual em parceria com a JOOR, plataforma digital americana que permite a interação entre marcas e grandes butiques varejistas.  2020-09-16 - Tags: fashion label brasil abest apex brasil abit adriana degreas lenny niemeyer splash paris

Maratona de lives e webinars continua na Focus Fashion Summit
O Focus Fashion Summit 2020 - maior evento gratuito do setor têxtil no Brasil, idealizado pela Focus Têxtil e pelo Instituto Focus Têxtil – terá sua segunda edição totalmente online nos dias 28 e 29 de outubro. A programação de setembro, que antecede o evento, continua. Nos dias, 15 e 16, às 20h, acontece no instagram da Focus Têxtil uma live com a especialista Claudia Manhães, estilista, Cool Hunter, mentora e CEO da plataforma de pesquisa Fashion2B.  2020-09-15 - Tags: focus fashion summit 2020 focus textil instituto focus textil claudia manhaes coolhunter webinars

Tendências e sustentabilidade convergem na Milano Única
A Milano Unica liderou o caminho, como protagonista do primeiro evento de portas abertas do setor têxtil na Itália. A 31ª edição, de 8 e 9 de setembro, apresentou as propostas dos expositores inspiradas nas Tendências A / W 2021-2022 no centro de exposições Rho Fieramilano, relacionadas com o projeto Sustentabilidade.  2020-09-11 - Tags: milano unica alessandro barberis canonico feira internacional milao feiras italia

Dia Mundial do Crochê é celebrado em live com artesãos
O Dia Mundial do Crochê, celebrado em 12 de setembro, é uma data muito comemorada pela Círculo S/A, que normalmente reúne crocheteiros para trocar experiências e conhecimento. Neste ano, devido à situação atual, a celebração será de forma virtual, mas igualmente repleta de afeto e novos aprendizados.  2020-09-11 - Tags: dia mundial do croche artesanato croche circulo osni de oliveira junior crocheteiros trabalhos manuais

Expotextil Peru se reinventa com edição totalmente digital
A XIV edição da feira Expotêxtil Peru 2020, a mais importante feira fornecedora do setor têxtil de confecção do país, está se reinventando e este ano será 100% digital. Para isso, foi criada uma moderna plataforma virtual para que todas as empresas possam expor e comercializar seus produtos e serviços de forma digital.  2020-09-10 - Tags: expotextil peri digital 2020 expotextil peru industria textil promperu expotextil peru 2020