Language
home » eventos »

Últimas notícias

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Congresso Internacional ABIT 2016 inova ao discutir têxtil no mundo

O Congresso Internacional ABIT 2016 trouxe ao Brasil um inédito posicionamento da cadeia têxtil e de confecção ao focar em temas que ultrapassam as próprias técnicas produtivas, colocando no centro da discussão a função do setor em um novo mundo pós-globalizado. A correta seleção de profissionais criou uma atmosfera de debates que trouxe à tona temas como estratégias de vendas em época de crise, tecnologia integrada ao setor têxtil, futurologia e inovações.

O resultado foi confirmado pelos visitantes, entre eles Cristiano Burger, da Tecnoblu. Ele disse que “o Congresso ganhou força, consistência e que os temas foram bem analisados. Era necessário fazer essa parada e começar o segundo semestre com pensamento estratégico, pensando diferente. A cadeia inteira, da fiação ao varejo, esteve presente. Quanto mais estivermos presentes, juntos, compactos, mais teremos força para superar o momento global”.

Fernando Trajano, Presidente do Sindiroupas do Ceará e proprietários da empresa Turma da Malha, definiu os temas como apropriados para o momento. “As escolhas dos debates apontam para um futuro, o que é muito importante. Precisamos saber onde estamos para entender aonde vamos. Repassaremos os dados via ABIT para nossos associados, com detalhamento especial para a visão de futuro da indústria têxtil”, disse.

Destaques

No Painel 1 do primeiro dia do Congresso (Internacionalização), em 1º de junho de 2016, uma das apresentações mais comentadas foi “Importância dos Acordos Comerciais na Estratégia de Comércio e Investimentos”, ministrada por Nicole Collison, Presidente da área de Comércio Internacional e Relações Governamentais do Sandler, Travis & Rosenberg, P.A. Ela apresentou números que mostravam a importância de acordos comerciais no crescimento do share dos países dentro do PIB global. “Quando olhamos o panorama de 2003 a 2013 vimos que pouquíssimos países tiveram seis acordos comerciais (entre eles Canadá, Peru, Chile e Austrália). Outros menos tiveram 10 acordos comerciais internacionais (China, Peru, Venezuela e União Europeia). O Brasil, que teve poucos acordos, aumentou sua participação de quase zero a 3% no share global. Já a China passou de 4,3% a 12,1%. Essa é a diferença entre países que realizam e não realizam acordos”, disse.

O segundo painel (Varejo), teve como Key Note Speaker Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza. A empresária trouxe em tom humorado a saída encontrada pela sua empresa para a crise: união com outros players para criação de ações de fortalecimento de mercado (independente da concorrência) e foco total nas vendas humanizadas, mesmo que por meio de tecnologias avançadas como os “bots”. “No Brasil, pela história econômica, somos empresários da crise. É época de fazer mais com menos. Em nosso caso, por exemplo, saímos do conceito de possuir uma área digital para nos tornarmos uma empresa digital”, disse Trajano.

O terceiro painel abordou as parcerias de sucesso entre empresas e startups. O keynote speaker Guilherme Junqueira, Diretor Executivo da Abstartups, coordenou debate sobre o tema, falando, a princípio, da importância da confiança em novos projetos como ferramenta de fortalecimento do mercado.

No segundo dia José Luís Cordeiro, Consultor da Singularity University, trouxe a futurologia para o centro dos debates, prevendo que em 20 anos veremos mais mudanças tecnológicas que nos últimos dois mil anos. Ao final, quando perguntado sobre como o envelhecimento populacional (que se manterá jovem na aparência e na saúde apesar da idade) irá influenciar a ocupação do Planeta, respondeu: “Que tal ocupar Marte? Há lugares de sobra naquele planeta”.

A continuação desta provocativa palestra, como não poderia deixar de ser, foi justamente “Inovação através de materiais”, com indicações sobre o que podemos esperar em lançamentos para os próximos anos. Entre as novidades estão as brilhantes pesquisas da Fibrenamics (http://www.web.fibrenamics.com/pt/), entre eles fibras para uso na arquitetura e na contenção de explosões. As novidades foram apresentadas por Fernando Cunha, Coordenador de Projeto – Fibrenamics da Universidade do Minho.

Continuando o debate ocorreu a apresentação de Sundaresan Jayaraman, um dos criadores do Smart Shirt, camiseta com fibras tipo poliéster capazes de transmitir informações e se conectar com equipamentos modernos, permitindo assim que as roupas (laváveis e duráveis), transformem-se em computadores vestíveis. “Se uma pessoa estiver inconsciente a roupa avisará a equipe de autoridades, chamará a ambulância e transmitirá o histórico médico à equipe responsável. É a junção final do software com o softwear”, disse Jayaraman.

No painel 5: “Inovação em Processos – Os novos paradigmas da produção”, os mais influentes empresários se reuniram para debates especiais sobre novidades em manufaturas e a revolução da Estamparia Digital, este último tema visto sob a lupa do produtor das máquinas (Rene Wolferink, da SPG Prints) e da Indústria (Alessandro Pascolato, presidente da Santaconstancia). A SantaConstancia, aliás, foi a responsável pela estampa das sacolas de brinde do Congresso, com tecido biodegradável da Rhodia.

Finalizando o encontro o painel 6 também foi focado em inovação, desta vez sobre os novos modelos de negócios. Lars Leber, CEO do OQVestir disse que “O e-commerce no Brasil movimentou R$ 42 bi em 2015”. A impressão 3D e suas utilizações na indústria têxtil e de confecção foi tema desenvolvido por Roderick Schrock, diretor da Eyebeam.

 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

por Gabriel Rajão

Data de publicação: 03/06/2016

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


FuturePrint reúne tecnologias para impressão digital e comunicação visual
Considerada o maior evento de serigrafia, comunicação visual, sinalização e impressão têxtil das Américas, a FuturePrint chega à sua 30ª edição consolidada como referência para quem pretende conhecer todas as novidades, inovações e lançamentos do segmento. Com grande potencial mercadológico e econômico, a feira reúne, de 22 a 25 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo, os principais fabricantes nacionais e mundiais, entregando aos visitantes uma rede de relacionamento aliado ao que há de mais novo e avançado no mercado.  2020-02-20 - Tags: futureprint expo center norte serigrafia comunicacao visual sinalizacao impressao textil impressao digital textil epson roland dg ampla digiprint imprimax mimaki agabe castcrill fremplast flock color fantastic brindes genesis maxfix metalnox saturno zenit sistemas

Instanbul Yarn Fair anuncia restrição a expositores e visitantes da China devido a coronavírus
Devido ao surto de coronavírus, que já matou 1,8 mil pessoas na cidade de Wuhan e na província de Hubei, na China, os organizadores da maior feira de fios têxteis da Turquia anunciou que o cancelamento de voos diretos da China para Turquia - determinado pelo governo turco - evitará a presença de expositores e visitantes chineses no evento.  2020-02-19 - Tags: yarn fair feira internacional de fios de istambul coronavirus china instanbul yarn fair

Vem aí a nova edição da feira internacional de têxteis e vestuário 2020
CEO da CEMS Global anuncia as datas das feiras para a indústria têxtil em 2020 onde compradores brasileiros encontrarão fornecedores internacionais de vestuário, fios, tecidos, corantes e química têxtil. De 20 a 22 de outubro em São Paulo, acontecerão três feiras simultâneas no melhor ponto de encontro para quem quer fazer bons negócios.  2020-02-17 - Tags: dye chem expo america latina cems global pro magno

Agreste Tex 2020 terá espaço exclusivo para startups
No caminho da evolução dos novos modelos de negócios, o Febratex Group inclui na programação da Agreste Tex 2020 um espaço exclusivo para startups. Com realização dos dias 24 a 27 de março, no Polo Caruaru, o evento apresenta o Startup Corner, voltado a conectar pessoas e empresas que realizam negócios e promovem o crescimento no setor têxtil.  2020-02-14 - Tags: agreste tex febratex group startups programaçao roupas venda atacado

FESPA Digital Printing movimenta mercado de impressão digital
A pouco mais de um mês para o início da FESPA Digital Printing – que acontece de 18 a 21 de março no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo – as expectativas são altamente positivas, conforme relata Alexandre Keese, diretor da FESPA Digital Printing.  2020-02-13 - Tags: fespa digital printing alexandre kesse 2020 expo center norte

Febratex anuncia novidades para sua 17ª edição em Blumenau
A Febratex 2020, uma das maiores feiras do mundo para a indústria têxtil e a maior das Américas, já tem data marcada: será de 18 a 21 de agosto, no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC). Nesta 17a edição, o evento terá diversas novidades.  2020-02-12 - Tags: febratex conecta febratex group summit green circle citeve

Três feiras na Argentina deverão movimentar a cadeia têxtil na região
O evento mais importante da indústria têxtil argentina volta com uma nova edição, repleta de propostas e experiências para cada setor. A Emitex - Feira Internacional de Fornecedores para a Indústria de Vestuário; a Simatex - Feira Internacional de Máquinas Têxteis e a Confemaq - Feira Internacional de Máquinas para Vestuário serão realizadas simultaneamente no Centro Costa Salguero, envolvendo toda a cadeia de valor da indústria.  2020-02-07 - Tags: messe frankfurt texpertise network esc 2020 messe frankfurt argentina confemaq simatex

Première Vision Paris anuncia um novo calendário para 2021
A Première Vision Group, uma das principais empresas do setor de moda criativa do mundo, alterou o calendário do seu principal evento, o Salão Première Vision Paris, a partir de 2021. O lançamento das coleções Primavera/Verão 22/23 será de 2 a 4 de fevereiro; e para as coleções Outono-Inverno, de 6 a 8 de julho.  2020-02-07 - Tags: premiere vision group primavera verao moda salao paris

Agreste Tex apresentará palestras e novidades tecnológicas em Caruaru
A capital do Agreste de Pernambuco, Caruaru, recebe mais uma edição da Agreste Tex. A feira de máquinas, serviços e tecnologias para a indústria têxtil e de confecção chega à sua quinta edição, de 24 a 27 de março.  2020-02-06 - Tags: agreste tex caruaru febratex group pernambuco

Emergência mundial de saúde adia feiras têxteis na China
A Messe Frankfurt anunciou hoje que suas três feiras têxteis - Intertextile Shanghai Apparel Fabrics – Spring; Yarn Expo Spring e Intertextile Shanghai Home Textiles – Spring , que seriam realizadas de 11 a 13 de março no Centro Nacional de Exposições e Convenções, em Xangai, na China, foram adiadas para uma data ainda não confirmada.  2020-02-03 - Tags: messe frankfurt intertextile shanghai apparel chic

Fenin Frashion Gramado apresenta coleções O/I para o varejo de moda
De 28 a 31 de janeiro, acontece no Serra Park, em Gramado (RS), a 24ª edição da Fenin Fashion Gramado, edição Outono/Inverno 2020, dedicada para lojistas de confecção.  2020-01-31 - Tags: serra park gramado fenin fashion ecossistema textil america latina

Denim Première Vision confirma edições em Milão e Berlim
As cidades de Milão e Berlim serão palco do próximo salão Denim Première Vision. O anúncio foi feito após a bem-sucedida edição de Londres, realizada em dezembro de 2019, onde o evento foi descrito pelos organizadores como "dinâmico" e seu “conceito itinerante” mostrou-se bastante atraente para a indústria de jeans.  2020-01-31 - Tags: denim premiere vision milao berlim londres jeans industria

Maior feira de denim da Índia amplia horizontes em Mumbai
A economia da Índia deve crescer mais de 8% ao ano até 2025. O país vem mudando estruturalmente nos últimos anos com crescimento de 19% da classe média, que adicionou novos consumidores ao mercado interno. Este crescimento tem motivado a indústria têxtil indiana que já se prepara para a Denim Show, que acontecerá de 19 a 21 de março, no Bombay Exhibition Center em Mumbai.  2020-01-29 - Tags: economia denim show bombay mumbai nova delhi

São Paulo recebe edição do Retail Trends Pós NRF 2020
Após oito dias de maratona intensa de atividades exclusivas e palestras sobre o NRF Retail’s Big Show, em Nova York, a GS&MD Conteúdo e Relacionamento, empresa do Grupo GS& Gouvêa de Souza (que foi aos Estados Unidos para analisar os conteúdos e novidades do Big Show) realiza um road show exclusivo pelas principais capitais brasileiras.  2020-01-29 - Tags: nrf retail big show nova york gsmd retail trends nrf 2020

Etiópia se prepara para receber a maior feira de tecnologia têxtil da África
Com o tema 'Prosperidade por meio da tecnologia', a ITME Africa 2020 será realizada no Millennium Hall, Addis Abeba, capital da Etiópia, de 14 a 16 de fevereiro. As entidades India ITME Society, International Trade Center (ITC-ONU) de Genebra e a Câmara de Comércio e Associações Setoriais da Etiópia (ECCSA), se reuniram para organizar a feira, com objetivo de incentivar e facilitar acordos bilaterais, colaborações regionais e intra regionais para estimular o comércio e o investimento no setor têxtil.  2020-01-28 - Tags: itme africa india itme society addis abeba universidade bahir dar indian institute of technology

Colombiatex: a feira têxtil que liga a América Latina ao mundo
Com o compromisso de um setor têxtil-vestuário mais sustentável, a Inexmoda encerrou a 32ª edição da Colombiatex de las Américas, realizada de 21 a 23 de janeiro, em Medellín. Durante a feira, 546 expositores de 21 países apresentaram suas inovações em termos de sustentabilidade e tecnologia.  2020-01-27 - Tags: colombiatex inexmoda medellin americas tecnologia sustentabilidade

55ª FIT 0/16 será realizada em abril no Expo Center Norte
O principal evento de moda e produtos do setor infantil na América Latina contará com desfiles, palestras e tem expectativa de trazer mais de 10 mil lojistas de todo o Brasil e mais de 350 marcas expositoras.  2020-01-27 - Tags: fit evento america atina infantil produtos moda infantojuvenil pueri expo puericultura expo center norte

Acic celebra parceria para realização de mais uma edição da Agreste Tex
Em sua 5ª edição a Agreste Tex promete levar ao Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco todas as novidades tecnológicas da indústria têxtil. Com uma estimativa de injetar mais de R$ 300 milhões na economia da região, a feira será realizada de 24 a 27 de março, no Polo Caruaru, numa realização da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e promoção do Febratex Group.  2020-01-24 - Tags: evento agrestetex acic febratex polo caruaru

Colombiatex mostra força do setor têxtil e confecção com a presença de autoridades
Foi inaugurada ontem (21 de janeiro) a 32ª edição da feira Colombiatex de las Américas, na Plaza Mayor Medellín, evento que ocorrerá até o próximo dia 23, reunindo cerca de 530 expositores e 15.300 compradores de 50 países. A cerimônia de abertura contou com a presença de Saúl Pineda Hoyos, vice-ministro de Desenvolvimento de Negócios; Maritza López Parra, Secretária de Produtividade e Competitividade de Antioquia e Daniel Quintero Calle, prefeito de Medellín, entre outras autoridades nacionais e locais que acompanharam Carlos Eduardo Botero Hoyos, presidente executivo da Inexmoda, promotora da feira.  2020-01-22 - Tags: colombiatex de las americas colombiatex 2020 saul pineda hoyos maritza lopez parra eduardo botero hoyos diana osorio inexmoda

Inspiramais encerra 20ª edição e confirma uma década de incentivo à moda nacional
Aconteceu dias 14 e 15 de janeiro, em São Paulo, o Inspiramais - Salão de Inovação e Design de Materiais. Completando uma década de excelência, o único evento do gênero na América Latina, reafirma o compromisso de impulsionar a indústria de moda nacional, enfatizando a importância de trabalhar a sustentabilidade, aliada a inovação e tecnologia, em resposta a realidade de um mercado em constante movimento.  2020-01-21 - Tags: inspiramais salao de inovacao design moda nacional