Language
home » eventos »

Últimas notícias

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Com US$ 4,3 milhões em negócios gerados, Inspiramais surpreende compradores e visitantes

Desde a abertura dos portões, às 9h do dia 15 de janeiro, os 6 mil visitantes do Inspiramais – único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina – estampavam sorrisos e boas expectativas na geração de negócios e degustação de novos projetos ligados às áreas de sustentabilidade, design e inovação. Os compradores e demais interessados pela implementação de novos processos de criação sustentável, puderam conhecer de perto 900 lançamentos em matérias primas para o desenvolvimento de roupas, calçados, acessórios, móveis e joias, que a partir de 2020 estarão nas vitrines, próximo ao consumidor final.

“O projeto unifica toda a linguagem de produtos com referências genuinamente brasileiras, criando uma identidade para a indústria nacional e se diferenciando em todo o mercado interno e internacional”, esclarece Walter Rodrigues, designer coordenador do núcleo de Design da Assintecal, que está a frente de uma equipe com 23 designers e consultores de moda envolvidos em oito projetos expostos durante o Inspiramais.

Atualmente o Inspiramais é considerado essencial para toda a indústria, pois unifica a informação de referências para todo o elo da indústria de design e moda, e leva as principais inspirações da próxima temporada para toda a cadeia produtiva, inclusive ao mercado externo. Nesta edição, por exemplo, 30 compradores internacionais que integraram o Projeto Comprador, vindos da Índia, Argentina, México, Equador, Peru e Colômbia, fecharam negócios em torno de US$4,3 milhões e levarão para seus países as matérias primas que irão compor suas criações para os próximos meses.

A ação, promovida pelo projeto By Brasil Components, Machinery and Chemicals, projeto de incentivo às exportações executada em parceria da Assintecal e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos . O convênio também conta com a parceria da Assintecal  com a Abrameq para representar a vertical de máquinas para couro e calçados.

De acordo com Ilse Guimarães, superintendente da Assintecal, este alinhamento de informações e integração entre todos os segmentos fortalece o produto nacional, atraindo olhares do mercado externo.   “Temos força e referência muito grande com produtos legítimos e de qualidade. Depois de quase 10 anos promovendo os projetos junto com a Apex-Brasil e outras entidades, as cadeias produtivas estão alinhadas e buscam essa identidade aos produtos produzidos no Brasil. Países como Peru, Argentina, México, por exemplo, tem cada vez mais preferência por matérias primas do Brasil, pois trazem design genuíno, aliado a tecnologia, conforto e materiais diferenciados. Estamos levando, literalmente o país para o resto do mundo”, conta Ilse.

Mercado nacional

Esta edição, contou com a presença de caravanas de mais de 20 cidades de diversos estados do Brasil – como o grupo de designers e empresários de Manaus (Amazonas), que por meio do Sebrae, chegaram até o Inspiramais para conhecer de perto todas as novidades. Vanusa Abinader, da unidade de atendimento seletivo do Projeto Moda Amazônica (Sebrae AM), esteve presente com 12 empresas.  “Como todas são criadoras, buscam inspirações para produção de coleções mais inovadoras. A ideia é cada vez mais misturar inovação e tecnologia a todo o processo de design imprimido pelas empresas de Manaus”. Junto com ela Rita Prossi, designer de produtos, buscou no Inspiramais elementos da moda mundial para agregar ao universo de brasilidade “Quero aplicar aos meus produtos novas técnicas e um jeito especial de me conectar com a moda global. Sempre pelo olhar de identidade da moda brasileira”.

Cases de inovação

Com lançamento de 900 materiais para moda, os dois dias do Inspiramais contaram, no primeiro dia, com palestras voltadas para o varejo, com cases como C&A, Swarovski, Hering, Invista e Handara. No segundo dia com o tema Marketing Digital expoente na pauta do dia, apresentando a expertise de profissionais como a consultora Renata Abranchs, que falou sobre Branding Digital; Ana Paula Limonge e Roberta Rabani, da Swarovski, que falaram sobre o Comportamento do Consumidor  e Geração Millenium & Z, entre outros. Durante a exposição do case C&A, por exemplo, André Breisert, diretor do e-commerce da C&A Brasil, contou que em 2016 a empresa redefiniu o foco e prioridade de posicionamento, time e investimento em digital. Isso resultou no aumento da experiência mobile de 30 para 60% do tráfego. Desenvolveu também um app que hoje tem 20% do faturamento do e-commerce. “Transformamos a experiência do cliente por meio da tecnologia, ou seja  deixar o cliente no centro de tudo trabalho, com entrega flexível e criando uma cultura digital neles”, revelou André.

Entre os lançamentos inovadores o Inspiramais apresentou um modelo de tênis after skate produzido em poliamida biodegradável da Rhodia e Amnibrasil, desenvolvido pela Mary Jane – primeira marca brasileira de tênis de skate. A poliamida biodegradável já está presente também em algumas marcas de biquínis e bolsas brasileiras e é uma revolução no processo ecofriendly de produção e consumo. 

Outra novidade foi o biotecidoTexticel desenvolvido a partir do cultivo de bactérias. Produzido pela indústria carioca Biotecam, o material ecológico que utiliza nutrientes sustentáveis, possui uma pegada hídrica baixíssima e é totalmente biodegradável e compostável,  ao mesmo tempo que visualmente e no tato, possui propriedades semelhantes  a um couro. Atualmente, a Biotecam produz o Texticel em folhas com dimensões próximas a 50 x 30 cm, um volume de produção de 24 folhas por mês com uma perspectiva de aumento significativo de escala produtiva  para o primeiro semestre de 2019.

Conexão Criativa e Comercial

Esta realização do Sebrae e da Assintecal reuniu MEI, micro e pequenas empresas que puderam participar, inscrevendo os seus componentes. A Assintecal realizou uma análise e seleção de  materiais que mais aderiram suas características ao projeto. Os selecionados recebem uma curadoria, adequando seus produtos nas tendências indicadas na pesquisa do Conexão, que foram expostos no Inspiramais.     

Preview do Couro

Já no segmento de couros, a Rhoma Pelles, especialista em peles de mestiço apresentou pela primeira vez no Inspiramais os couros perfurados, produzidos com maquinário em execução desde dezembro. Explica Márcio Hartmann, diretor comercial da empresa, que o novo equipamento pode produzir padrões perfurados de todas as formas com agilidade e precisão. O resultado são peles com grande apuro estético e aspecto inovador, dividindo atenções com desenvolvimentos navalhados, com estampas animal print e neon, desenvolvidas pelo estilista Renato Pico. Em um dos espaços mais privilegiados do Inspiramais, o Preview do Couro mostrou aos visitantes couros especiais, com antecipação para a temporada 2020_II. A coletânea jogou luz sobre o caráter único do couro em todos os acabamentos, valorizando os diferenciais da indústria curtidora. Um clássico com repercussão positiva nesta edição do evento.    

+ Estampa

Oito estúdios integraram esta edição do Projeto + Estampa - Estúdio Capim, Estúdio Certain, Oficina Lamparina, Studio Aurum Brasil, Nomad, Adriana Boulos, Traço Ousado e Bloom Print - que sob a batuta do designer e consultor da Assintecal, Lucius Vilar, apresentou a decodificação de elementos da cultura brasileira para criação de novas estampas e apresentação de novas aplicações, incorporando a originalidade brasileira como forma de reduzir a cultura da cópia e também a compra de estampas internacionais por parte de empresas do setor de confecções. O projeto foi realizado pelo programa Texbrasil, da Abit, Assintecal, Apex-Brasil, e parceria com a R.Mello. 

Feito no Brasil

O programa promoveu a participação de empresas fabricantes de laminados brasileiras, buscando fomentar e desenvolver materiais inovadores de forma conjunta, diferenciando  essas marcas no mercado e colocando-as em patamar superior aos concorrentes internacionais. “Nosso objetivo é  gerar visibilidade máxima aos produtos feitos no Brasil, apresentando os materiais ao mercado e buscando grande aceitação e resultados concretos para as empresas”, comenta Ilse Guimarães, superintendente da Assintecal.   

Iconografia Local

Sob o atento olhar do designer Lucas Magalhães, as folhas, estradas, pessoas, esculturas, cores, a aridez e o sol da Bahia foram decodificados por meio de uma pesquisa histórica e de imagens, que procurou retratar a riqueza de uma cultura que pode levar à inspiração para o desenvolvimento de produtos brasileiros – resultando no “Iconografia Local Bahia”. Como resultado, a apresentação da cartela de cores, protótipos e vídeos desenvolvidos a partir da pesquisa foram expostos no Inspiramais. Este é um dos projetos atuais mais significativos para a moda e o design brasileiro – e que tem posicionado o Brasil como referência internacional em identidade de produtos com características brasileiras. Realização: Assintecal, Sebrae e Abest.

Inovamais

No caminho inevitável que une a sustentabilidade à inovação, o Inspiramais 2020_I deu o primeiro passo na apresentação de soluções e produtos altamente tecnológicos e inovadores, desenvolvidos por processos sustentáveis adequados aos segmentos do Sistema Moda Brasil. Realizado pelo Sebrae e Assintecal para o desenvolvimento destes materiais e a exposição, cada empresa recebeu uma curadoria de Flávia Vanelli e de consultores especializados para avaliação dos produtos.   

Referências Brasileiras

Fruto de ampla pesquisa e estudo entre designers e empresas, a designer Julia Webber, do Núcleo de Design da Assintecal e seu coordenador Walter Rodrigues, o Projeto Referências Brasileiras instigou a criação de produtos sob o olhar de desenvolvimento que integra as referências do Brasil, mapeando importantes influências culturais e abrindo um novo espaço para o design para originar coleções de calçados, acessórios, joias, moveis e confecções. O Referências Brasileiras é um dos projetos mais significativos dentro dos processos de construção de uma moda genuinamente brasileira e conta com a promoção da  Assintecal, Centro das Indústrias de Curtume do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).

Conexão Inspiramais

Realizado pela Assintecal, Abit, CICB, By Brasil e Apex-Brasil, forma um ciclo que tem início com o estudo das inspirações e referências de moda, contando com a coordenação do estilista Walter Rodrigues. As empresas participantes recebem orientação para criação e desenvolvimento de materiais inovadores em design e tecnologia para a estação abordada. “A moda, hoje, move-se cada vez mais rápido, e precisamos estar aptos a planejar e criar produtos com velocidade e foco, sem perder de vista o desejo do consumidor, a informação de moda e os novos nichos de mercado. Com isso, podemos diminuir a margem de erro e, consequentemente, aumentar os lucros”, explica Walter Rodrigues.

Promoção

O Inspiramais é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Tem patrocínio da Cipatex, Altero, Bertex, York, Advance Têxtil, SappiDinaco, Wolfstore, Caimi&Liason, Brisa, Intexco, Tecnoblu, Britânnia Têxtil, Cofrag, Colorgraf, Endutex, Componarte, Branyl, Berlan, Suntex, Sultextil e Aunde Brasil e conta com o apoio da ABEST, ABIACAV, Abicalçados, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), In-Mod, ABVTEX, Ápice, Abimóvel e Guia JeansWearbyStyle WF e Francal.

SERVIÇO

Inspiramais 2020_II

Data: 4 e 5 de Junho de 2019

Local: Centro de Eventos Pro-Magno (Avenida Ida Kolb, 513, Casa Verde, São Paulo)

Horário: 09h às 19hs

Entrada gratuita para profissionais do setor

Inscrições e informações: www.inspiramais.com.br

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: Agência Cápsula
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 24/01/2019

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Levi's® Music Week chega ao Rio e ocupa IED-Rio
O movimento Levi's® Music Week – celebração com iniciativas em todo o mundo no mês de setembro, ocupa o IED-Rio - Istituto Europeo di Design, na Urca, sábado, 21 de setembro, com uma programação democrática, que dialoga com pilares como diversidade, igualdade, inclusão e sustentabilidade.  2019-09-17 - Tags: levis music week rapper bk ied-rio musica marlon tailor shop design de moda ligia parreira afro criadores

Confira tudo que rolou na 29ª edição Fashion Weekend Kids
Acontece nos dias 13, 14 e 15 de setembro, sob o comando do escritório Ana Cury Casa Criativa, a 29ª Edição do Fashion Weekend Kids, agora em novo endereço – o Shopping Higienópolis , que celebra 20 anos na cidade São Paulo. O novo endereço do evento para esta edição é uma das novidades do ano.  2019-09-17 - Tags: fashion week kids shopping higienopolis ana cury casa criativa sao paulo

Novo Brás comemora sucesso da campanha que vai reposicionar o polo atacadista de moda
Entre os dias 10 e 12 setembro, o principal polo de moda do estado de São Paulo foi palco da primeira edição do Novo Brás, uma mega campanha focada em criar uma nova identidade para o Brás. O evento teve em sua programação de 45 desfiles, com 60 modelos, com o lançamento das coleções Verão 2020 de 45 marcas.  2019-09-16 - Tags: novo bras bras desfile evento capricornio sao paulo marcas nova identidade

Gotex 2019 amplia parcerias e comemora sucesso no Brasil
A 7ª edição da Gotex Show 2019, evento realizado de 10 a 12 de setembro de Expo Center Norte, em São Paulo, reuniu profissionais da cadeia têxtil que buscaram novidades em produtos importados e nos conteúdos das palestras oferecidos pela feira.  2019-09-13 - Tags: gotex show 2019 rm press angelica marangoni tendenza del tessuto alexandre herchcovitch

China HomeLife Brazil 2019 apresenta inovações para o setor têxtil
A China HomeLife Brazil 2019 acontecerá entre 17 e 19 de setembro, no São Paulo Expo, na Rodovia Imigrantes e trará uma gama de produtos e artigos para o lar. Para o setor têxtil a feira traz polímeros e filamentos de poliéster, matéria-prima para a produção de filamentos e tipos de fios para diferentes usos na indústria.  2019-09-13 - Tags: china homelife brazil sao paulo expo filamento textil malhas tecidos maquintex

Curso de aperfeiçoamento em inovação e empreendedorismo tecnológico
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas para o curso "Aperfeiçoamento em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico", que terá início no dia 19 de outubro. O curso tem carga horária de 252 horas e será realizado presencialmente no campus sede da Instituição, com aulas em sábados alternados.  2019-09-13 - Tags: ufscar curso inovaçao tecnologia educacao fisica

Aconteceu na Maquintex e Signs Nordeste - Dia 2
Segundo dia de Maquintex e Signs Nordeste têm participação de Justin Pate no CAMBEA e premiação para empresas destaques no ramo da Comunicação Visual.  2019-09-12 - Tags: maquintex signs justin pate cambea premil

Primeiro dia de Maquintex e Signs Nordeste apresenta inovações no ramo da indústria têxtil
Foi dada a largada para a Maquintex e Signs Nordeste 2019, que vai até a próxima sexta-feira (13). O primeiro evento reúne máquinas, equipamentos, serviços e química para a Indústria Têxtil e o segundo apresenta os principais lançamentos, produtos e serviços no segmento de comunicação visual e gráfico. Os eventos reúnem mais de 350 marcas nacionais e internacionais e 110 expositores.  2019-09-11 - Tags: maquintex signs nordeste. fcem group qualygraf epson abc 3m mimaki abude signs sign tech by xixiro imprimax potisigns

Cidade mineira promove desfiles de lingerie pelas ruas
A 15ª edição do Festlingerie, festival de lançamentos das coleções primavera/verão dos fabricantes de Juruaia, em Minas Gerais, acontecerá até o dia 14 de setembro. As revendedoras, lojistas, sacoleiras e público em geral, que tiverem interesse em assistir aos desfiles, podem conferir pessoalmente nas ruas de Juruaia ou por meio de transmissões ao vivo.  2019-09-11 - Tags: festlingerie juruaia aciju flash mob lingerie desfile

Epson apresenta tecnologias de impressão digital em Camboriú (SC)
Nos dias 10 a 12 de setembro, a Epson participará mais uma vez do O Negócio da Moda (ONDM), evento acontecerá em Camboriú (SC). Entre os palestrantes estará Fábio Neves, diretor-presidente da Epson no Brasil, falará sobre automação e os desafios da indústria 4.0.  2019-09-09 - Tags: epson ondm camboriu fabio neves industria 4.0 felipe simeoni surecolor

Mercado da moda no Brasil será tema de discussão na feira Maquintex
De acordo com pesquisas realizadas em 2018 pelo Iemi (Instituto de Estudos e Marketing Industrial), o Ceará avançou 3% em sua produção de insumos para a cadeia da moda, enquanto o país recuava 4,5%. Os principais assuntos relacionados ao mercado da moda no Brasil e no Ceará serão discutidos no Fórum Maquintex de Informações, que acontece de 10 a 13 de setembro.  2019-09-06 - Tags: iemi maquintex equipamentos discussao maquinas moda no brasil fortaleza

Destaques na programação da Gotex 2019
A Gotex Show, evento voltado ao setor têxtil que acontece de 10 e 12 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo, chega nesta edição com muitas novidades na parte de palestras e conteúdos. Serão oito temas com palestras exclusivas que terão como convidados grandes nomes do setor têxtil nacional como o estilista Alexandre Herchcovitch e a diretora do bureau de tendências Fashion Snoops, Camila Toledo.  2019-09-06 - Tags: gotex show alexandre herchcovitch expo center norte fashion snoops camila toledo sustentabilidade

Henrique Reis, Relações Internacionais da Gotex, fala sobre as novidades do evento
A 7ª edição da Gotex Show acontece de 10 a 12 de setembro, no Expo Center Norte. O executivo, Henrique Reis, Relações Internacionais da feira, fala sobre suas expectativas com o evento, destacando os principais temas que estarão em foco: sustentabilidade e globalização na moda.  2019-09-04 - Tags: gotex show feira evento henrique reis alexandre herchcovitch

Setor têxtil terá presença na passarela do Minas Trend
Pela primeira vez no Minas Trend, as indústrias do setor têxtil, que estrearam no evento este ano, terão participação também na passarela fashion. Em um desfile coletivo, as empresas irão apresentar, em 20 looks produzidos pela equipe técnica do Senai Modatec, as tendências nos tecidos para o outono/inverno 2020.  2019-09-04 - Tags: minas trend textil rogerio lima algodao expominas belo horizonte

Festlingerie 2019 espera atrair mais de 10 mil visitantes em Juruaia
Com expectativa de atrair mais de 10 mil visitantes para conhecer de perto as novidades em moda íntima, praia, fitness e pijamas, a 15ª edição do Festlingerie, um dos mais importantes eventos do calendário para revendedores, sacoleiras e lojistas de todo o país, já está em contagem regressiva.  2019-09-03 - Tags: festlingerie moda intima praia fitness pijamas revenda sacoleiras lojistas

Abertas inscrições o Prêmio CTG ABINT de Geossintéticos
As inscrições para o 2º Prêmio CTG ABINT de Tecnologias em Geossintéticos começam no dia 20 de setembro deste ano. Os vencedores da primeira edição foram Wesley Silva de Oliveira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na categoria Iniciação Científica (IC); e Caio Sales Campos, da Universidade Federal de Goiás (UFG), na categoria Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).  2019-09-03 - Tags: premio ctg abint abint tecnologias geossinteticos wesley silva de oliveira caio sales

Consumo e moda sustentável são temas das palestras da Feira Maquintex
O debate sobre consumo consciente, economia compartilhada e sustentabilidade está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Isso não é diferente com a moda, que vem ganhando alternativas para se tornar cada vez mais sustentável. Esse é um dos propósitos da feira Maquintex, que acontece de 10 a 13 de setembro no Centro de Eventos de Fortaleza.  2019-09-02 - Tags: debate consumo consciente maquintex fortaleza moda sustentavel cases de sucesso inovaçao

Fórum de Informações apresentará as principais tendências para o setor
Cores, estampas e o que é tendência nas principais passarelas no mundo serão discutidas durante a Maquintex, feira que acontece entre os dias 10 e 13 de setembro no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Dentre as empresas confirmadas, estão a Use Fashion e Fashion Ideas.  2019-08-30 - Tags: estampas tendencia maquintex raquel leao espm use fashion

China Machinex e China Homelife Brazil 2019 acontecem em setembro
Entre os dias 17 e 19 de setembro acontecerão no São Paulo Expo, na Rodovia Imigrantes, as feiras China Machinex e China Homelife Brazil trazendo produtos que vão de maquinário pesado a objetos de decoração. A sexta edição consecutiva do evento no Brasil comprova o interesse dos empresários chineses em fazer negócios com os brasileiros.  2019-08-26 - Tags: china homelife machinex 2020 meorient china machinex brazil 2019 china homelife brazil 2019

Line-up Novo Brás Verão 2020 em grande estilo!
O Novo Brás, uma mega campanha focada em criar uma nova identidade para um dos principais polos atacadistas de moda do país, vai movimentar a capital paulista com a realização, de 10 a 12 de setembro, de mais de 40 desfiles para lançamento das coleções Verão 2020 de 44 marcas, apresentando ao mercado looks inovadores, fashion e de qualidade para a estação.  2019-08-26 - Tags: novo bras atacadistas desfiles cedro textil lycra capricornio