Language
home » eventos »

Últimas notícias

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Ceará Fashion Trade movimenta a cadeia produtiva da moda

O mercado da moda cearense iniciou 2019 com ritmo acelerado e buscando um novo momento econômico e com vistas a recuperar espaço e protagonismo no cenário brasileiro. Atualmente, o Ceará ocupa a quinta colocação nacional, com faturamento líquido de R$ 3,6 bilhões. Segundo dados do Observatório da Indústria, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o mercado setorial cearense de vestuário gera cerca de 110 mil empregos formais, o que representa 9,5% da mão de obra nacional e 37,5% em relação à participação industrial local. No total são 2.999 estabelecimentos, sendo 26 de grande porte, 161 médio, 713 pequeno e 2.069 micro empresas. 

Quais alternativas estão sendo buscadas para melhorar o setor? Para reforçar a união da cadeia da moda cearense, que está em crescimento pujante, acontece a quarta edição da feira setorial da moda Ceará Fashion Trade (CFT), de 14 a 16 de maio, no Centro de Eventos do Ceará, com amplos debates sobre os âmbitos e consolidando o Ceará como um dos maiores e principais polos confeccionistas do país, além da convergência dos setores têxtil, de confecções, de calçados e aviamentos. 

Durante a Feira, as empresas atacadistas e de pronta entrega dos setores feminino, masculino, infantil, moda íntima, praia, fitness, surfwear, jeanswear, calçados e bolsas, serviços, acessórios, têxtil e aviamentos terão a oportunidade de promover suas coleções junto aos compradores de lojas multimarcas, magazines, lojas especializadas e redes atacadistas, além de atuar junto a representantes, corretores e compradores autônomos. 

A CFT promove um ambiente de interação com base em negócios positivos para as empresas expositoras e os compradores nacionais e internacionais presentes, contando com 60 marcas expositoras que apresentarão seus produtos e estarão abertas para encontros de negócios com compradores, representantes comerciais, corretores e profissionais de estilismo, marketing, gestores de moda e imprensa especializada e influenciadores digitais. As empresas cearenses ocuparão os 100 estandes da feira com o mais completo mix de segmentos, indo da moda feminina, masculina e infantil à lingerie e moda praia; da moda plus size às roupas de dormir; da moda fitness ao setor de bolsas, calçados e acessórios e aviamentos. 

Apresentado pelo Sistema FIEC e pelo Sebrae/Ceará e realizado em parceria pelos sindicatos industriais da moda no Ceará – Sindroupas, Sindconfecções e Sinditêxtil, a CFT reunirá pequenas, médias e grandes empresas confeccionistas do Ceará com atuação em atacado nas modalidades de pedido futuro, pronta entrega e private label. A promoção é da Ikone Eventos e do DFB Festival. 

Programação diversificada que une concurso, painéis e desfiles 

Discutir o futuro do setor é pauta constante no meio empresarial, educacional e político. Como o modelo industrial sobreviverá, o que está mudando no perfil de consumo, quais as alternativas para sua empresa continuar competitiva no mercado? São algumas das perguntas que serão debatidas no primeiro dia de CFT, a partir das 15h30, no painel “Como driblar os desafios e inovar nos setores têxtil e de confecção”, ministrado por grandes nomes como Élcio Batista, secretário Chefe da Casa Civil do Estado do Ceará; Marcelo Ramos, Assessor da Diretoria do SENAI CETIQT; Renato Jardim, superintendente de Políticas Industriais e Econômicas da Abit; Paulo André Holanda, diretor Regional do Senai Ceará; Jairo Amorim, diretor Industrial da Guararapes, com mediação de Rafael Cabral, presidente do Sinditêxtil e Lélio Matias, presidente do Sindroupas. 

Concurso “Ceará Moda Contemporânea 2019” 

Ceará Moda Contemporânea, primeiro do Brasil a contemplar as três áreas: Costura, Modelagem e Design. Foi idealizado para promover o reconhecimento e a valorização dos estudantes e profissionais de moda atuantes na cadeia produtiva têxtil e de confecção do Ceará, mostrando sua criatividade e relevância. O concurso premia os três melhores candidatos de cada categoria. Além disso, entrega o prêmio de excelência ao candidato da categoria Design que demonstra esmero em seu trabalho, com profissionalismo e pontualidade. Atualmente, o concurso é realizado pelo Sindroupas em parceria com Sinditêxtil. 

O evento consolidou-se no meio empresarial e acadêmico e é reconhecido como grande celeiro de novos talentos e profissionais da moda. A ação proporciona a interação do Sistema S com as empresas de moda assim como a grande oportunidade para profissionais e/ou estudantes apresentarem seu potencial para os segmentos envolvidos. 

Durante a CFT acontecerá o desfile das 8 coleções dos finalistas da categoria Design e a exposição dos trabalhos das categorias Costura e Modelagem. A premiação dos vencedores representa o ponto alto desse concurso que contará com uma plateia de empresários e representantes de instituições e imprensa, reconhecendo os resultados dos trabalhos desenvolvidos. 

Painel “Omnichannel e Customer Centricity - Novas estratégias para um novo Consumidor”

O painel “Novas estratégias para um novo consumidor” abre o bate-papo do segundo dia de CFT, 15 de maio, a partir das 16h. A discussão traz o consumidor como o foco central das indústrias, levantando temas atuais voltados ao marketing aplicado às estratégias de comunicação com o novo consumidor, ao atendimento das demandas frente às tendências de moda e a geração de conteúdo relevante para esse público. O momento será ministrado por Gal Kury, consultora de Marketing e professora Universitária; Gabriela Dourado, jornalista, professora Universitária e editora de moda e estilo de vida do Diário do Nordeste e Zé Filho, diretor Criativo Ahazando. 

Painel “Novos Modelos de Negócios da Moda”

Como funcionam os novos modelos de negócios da moda? Esse é o questionamento central do painel “Novos modelos de negócios da moda”, que discutirá o processo de transição do mercado, que está levando os consumidores a tomarem ações cada dia mais conscientes, associadas a criação de um novo estilo de vida, marcadamente com foco no meio ambiente e na ética social. O debate será mediado pela Lorena Delfino – Pesquisadora e Consultora de moda sustentável e Representante do Movimento Fashion Revolution Fortaleza e conduzido por Marilia Mendonça Diniz técnica da Unidade de Inovação e Sustentabilidade do Sebrae-CE, por Sávio Ewan, empreendedor da empresa Enroupe e por Larissa Teixeira, empreendedora do Brechó 55, a partir das 17h, encerrando o segundo dia de evento. 

Painel “O Profissional de Moda Atual e as Exigências do Mercado”

O mercado de trabalho tem exigido cada vez mais dos profissionais que atuam no mundo da moda. Muitas empresas buscam pessoas versáteis que, além de criarem novas tendências de vestuário, também possam assumir outras funções coordenando, planejando e supervisionando processos de produção. Por isso, para se destacar no mercado, os profissionais devem estar atentos, buscando atender as novas exigências do mercado como um todo. 

E, seguindo esse pensamento, o CFT traz, em seu último dia de evento, 16 de maio, a partir das 15h, o painel “O Profissional de Moda Atual e as Exigências do Mercado”. Haverá discussão sobre os diferenciais e exigências existentes no mundo da moda e como os profissionais devem se preparar e agir para se destacarem diante da concorrência. O momento será conduzido por Ana Maria Castelo, acionista do Grupo Turma da Malha; Ana Luiza Ximenes Dias, diretora Comercial do Grupo Ponto da Moda; Renan Ximenes, coordenador do Projeto Lab Ponto da Moda e Paulo Rabelo Pinheiro, diretor de Operação da Benatêxtil, com mediação de Karol Mota, professora do curso de Design de Moda e coordenadora da Central de Carreiras e Oportunidades da UNIFOR e Danielle Caldas - professora do curso de Design de Moda da UniAteneu e consultora do SENAI/CE.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: AD2M Engenharia de Comunicação
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 17/05/2019

Conteúdo relacionado


Feira aposta no fortalecimento do mercado asiático
A próxima edição da feira de moda internacional da China, a Chic, acontece entre os dias 25 a 27 de setembro e apresentará 698 expositores e marcas de 10 países e regiões no Centro Nacional de Exposições e Convenções, em Xangai. O fortalecimento do mercado doméstico está ajudando a impulsionar as vendas do varejo este ano em 3,5% para alcançar aproximadamente $5,3 trilhões.  2019-09-19 - Tags: china chic xangai eua sustentabilidade chic talk wgsn dalian hi think

Maior feira chinesa de negócios B2B acontece em São Paulo
Cerca de 800 empresários chineses participam da 6ª edição das feiras China Machinex e China Homelife para fazer negócios com empresários brasileiros. Nos três dias de evento – 17, 18 e 19 de setembro, realizado no São Paulo Expo & Exhibition Center são apresentados aos visitantes mais de 50 mil produtos, que vão de utensílios domésticos a casas pré-fabricadas, tratores e objetos de decoração.  2019-09-18 - Tags: china homelife machinex exhibition center plataforma 020

Levi's® Music Week chega ao Rio e ocupa IED-Rio
O movimento Levi's® Music Week – celebração com iniciativas em todo o mundo no mês de setembro, ocupa o IED-Rio - Istituto Europeo di Design, na Urca, sábado, 21 de setembro, com uma programação democrática, que dialoga com pilares como diversidade, igualdade, inclusão e sustentabilidade.  2019-09-17 - Tags: levis music week rapper bk ied-rio musica marlon tailor shop design de moda ligia parreira afro criadores

Confira tudo que rolou na 29ª edição Fashion Weekend Kids
Acontece nos dias 13, 14 e 15 de setembro, sob o comando do escritório Ana Cury Casa Criativa, a 29ª Edição do Fashion Weekend Kids, agora em novo endereço – o Shopping Higienópolis , que celebra 20 anos na cidade São Paulo. O novo endereço do evento para esta edição é uma das novidades do ano.  2019-09-17 - Tags: fashion week kids shopping higienopolis ana cury casa criativa sao paulo

Novo Brás comemora sucesso da campanha que vai reposicionar o polo atacadista de moda
Entre os dias 10 e 12 setembro, o principal polo de moda do estado de São Paulo foi palco da primeira edição do Novo Brás, uma mega campanha focada em criar uma nova identidade para o Brás. O evento teve em sua programação de 45 desfiles, com 60 modelos, com o lançamento das coleções Verão 2020 de 45 marcas.  2019-09-16 - Tags: novo bras bras desfile evento capricornio sao paulo marcas nova identidade

Gotex 2019 amplia parcerias e comemora sucesso no Brasil
A 7ª edição da Gotex Show 2019, evento realizado de 10 a 12 de setembro de Expo Center Norte, em São Paulo, reuniu profissionais da cadeia têxtil que buscaram novidades em produtos importados e nos conteúdos das palestras oferecidos pela feira.  2019-09-13 - Tags: gotex show 2019 rm press angelica marangoni tendenza del tessuto alexandre herchcovitch

China HomeLife Brazil 2019 apresenta inovações para o setor têxtil
A China HomeLife Brazil 2019 acontecerá entre 17 e 19 de setembro, no São Paulo Expo, na Rodovia Imigrantes e trará uma gama de produtos e artigos para o lar. Para o setor têxtil a feira traz polímeros e filamentos de poliéster, matéria-prima para a produção de filamentos e tipos de fios para diferentes usos na indústria.  2019-09-13 - Tags: china homelife brazil sao paulo expo filamento textil malhas tecidos maquintex

Curso de aperfeiçoamento em inovação e empreendedorismo tecnológico
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas para o curso "Aperfeiçoamento em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico", que terá início no dia 19 de outubro. O curso tem carga horária de 252 horas e será realizado presencialmente no campus sede da Instituição, com aulas em sábados alternados.  2019-09-13 - Tags: ufscar curso inovaçao tecnologia educacao fisica

Aconteceu na Maquintex e Signs Nordeste - Dia 2
Segundo dia de Maquintex e Signs Nordeste têm participação de Justin Pate no CAMBEA e premiação para empresas destaques no ramo da Comunicação Visual.  2019-09-12 - Tags: maquintex signs justin pate cambea premil

Primeiro dia de Maquintex e Signs Nordeste apresenta inovações no ramo da indústria têxtil
Foi dada a largada para a Maquintex e Signs Nordeste 2019, que vai até a próxima sexta-feira (13). O primeiro evento reúne máquinas, equipamentos, serviços e química para a Indústria Têxtil e o segundo apresenta os principais lançamentos, produtos e serviços no segmento de comunicação visual e gráfico. Os eventos reúnem mais de 350 marcas nacionais e internacionais e 110 expositores.  2019-09-11 - Tags: maquintex signs nordeste. fcem group qualygraf epson abc 3m mimaki abude signs sign tech by xixiro imprimax potisigns

Cidade mineira promove desfiles de lingerie pelas ruas
A 15ª edição do Festlingerie, festival de lançamentos das coleções primavera/verão dos fabricantes de Juruaia, em Minas Gerais, acontecerá até o dia 14 de setembro. As revendedoras, lojistas, sacoleiras e público em geral, que tiverem interesse em assistir aos desfiles, podem conferir pessoalmente nas ruas de Juruaia ou por meio de transmissões ao vivo.  2019-09-11 - Tags: festlingerie juruaia aciju flash mob lingerie desfile

Epson apresenta tecnologias de impressão digital em Camboriú (SC)
Nos dias 10 a 12 de setembro, a Epson participará mais uma vez do O Negócio da Moda (ONDM), evento acontecerá em Camboriú (SC). Entre os palestrantes estará Fábio Neves, diretor-presidente da Epson no Brasil, falará sobre automação e os desafios da indústria 4.0.  2019-09-09 - Tags: epson ondm camboriu fabio neves industria 4.0 felipe simeoni surecolor

Mercado da moda no Brasil será tema de discussão na feira Maquintex
De acordo com pesquisas realizadas em 2018 pelo Iemi (Instituto de Estudos e Marketing Industrial), o Ceará avançou 3% em sua produção de insumos para a cadeia da moda, enquanto o país recuava 4,5%. Os principais assuntos relacionados ao mercado da moda no Brasil e no Ceará serão discutidos no Fórum Maquintex de Informações, que acontece de 10 a 13 de setembro.  2019-09-06 - Tags: iemi maquintex equipamentos discussao maquinas moda no brasil fortaleza

Destaques na programação da Gotex 2019
A Gotex Show, evento voltado ao setor têxtil que acontece de 10 e 12 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo, chega nesta edição com muitas novidades na parte de palestras e conteúdos. Serão oito temas com palestras exclusivas que terão como convidados grandes nomes do setor têxtil nacional como o estilista Alexandre Herchcovitch e a diretora do bureau de tendências Fashion Snoops, Camila Toledo.  2019-09-06 - Tags: gotex show alexandre herchcovitch expo center norte fashion snoops camila toledo sustentabilidade

Henrique Reis, Relações Internacionais da Gotex, fala sobre as novidades do evento
A 7ª edição da Gotex Show acontece de 10 a 12 de setembro, no Expo Center Norte. O executivo, Henrique Reis, Relações Internacionais da feira, fala sobre suas expectativas com o evento, destacando os principais temas que estarão em foco: sustentabilidade e globalização na moda.  2019-09-04 - Tags: gotex show feira evento henrique reis alexandre herchcovitch

Setor têxtil terá presença na passarela do Minas Trend
Pela primeira vez no Minas Trend, as indústrias do setor têxtil, que estrearam no evento este ano, terão participação também na passarela fashion. Em um desfile coletivo, as empresas irão apresentar, em 20 looks produzidos pela equipe técnica do Senai Modatec, as tendências nos tecidos para o outono/inverno 2020.  2019-09-04 - Tags: minas trend textil rogerio lima algodao expominas belo horizonte

Festlingerie 2019 espera atrair mais de 10 mil visitantes em Juruaia
Com expectativa de atrair mais de 10 mil visitantes para conhecer de perto as novidades em moda íntima, praia, fitness e pijamas, a 15ª edição do Festlingerie, um dos mais importantes eventos do calendário para revendedores, sacoleiras e lojistas de todo o país, já está em contagem regressiva.  2019-09-03 - Tags: festlingerie moda intima praia fitness pijamas revenda sacoleiras lojistas

Abertas inscrições o Prêmio CTG ABINT de Geossintéticos
As inscrições para o 2º Prêmio CTG ABINT de Tecnologias em Geossintéticos começam no dia 20 de setembro deste ano. Os vencedores da primeira edição foram Wesley Silva de Oliveira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na categoria Iniciação Científica (IC); e Caio Sales Campos, da Universidade Federal de Goiás (UFG), na categoria Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).  2019-09-03 - Tags: premio ctg abint abint tecnologias geossinteticos wesley silva de oliveira caio sales

Consumo e moda sustentável são temas das palestras da Feira Maquintex
O debate sobre consumo consciente, economia compartilhada e sustentabilidade está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Isso não é diferente com a moda, que vem ganhando alternativas para se tornar cada vez mais sustentável. Esse é um dos propósitos da feira Maquintex, que acontece de 10 a 13 de setembro no Centro de Eventos de Fortaleza.  2019-09-02 - Tags: debate consumo consciente maquintex fortaleza moda sustentavel cases de sucesso inovaçao

Fórum de Informações apresentará as principais tendências para o setor
Cores, estampas e o que é tendência nas principais passarelas no mundo serão discutidas durante a Maquintex, feira que acontece entre os dias 10 e 13 de setembro no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Dentre as empresas confirmadas, estão a Use Fashion e Fashion Ideas.  2019-08-30 - Tags: estampas tendencia maquintex raquel leao espm use fashion