Language
home » eventos »

Últimas notícias

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Brasil recebe Fórum de Inovação Têxtil

Em abril, o Rio de Janeiro foi palco, no Senai-Cetiqt, da 1a edição do Fórum Internacional de Inovação Têxtil, que reuniu especialistas e empresas nacionais e internacionais para discutir a inovação na indústria têxtil e de confecção e suas diretrizes para o desenvolvimento. O evento teve patrocínios de peso, entre eles, o da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (o Senai-Cetiqt), a Associação Seletiva Moda (ASM), de Portugal, da Associação Têxtil de Portugal (ATP) e do Centro Tecnológicos das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (Citeve). 

Entre os palestrantes, estavam Fernando Pimentel, diretor da Abit, e José Elias de Freitas, da Comissão Europeia. Os temas foram agrupados em sete painéis, seis com mediação do jornalista Guto Abranches e um painel (o de Moda e Tecnologia) do empresário de moda Paulo Borges. A contextualização dos painéis 1 a 6 foi feita pelo engenheiro Braz Costa do Citeve, e o tema do sétimo foi contextualizado por Sabine Seymour (Moondial) e Jean-Marc Chauve do Instituto Francês de Moda (IFM).

A ação foi uma boa oportunidade para profissionais trocarem informações e fazerem contatos. Os assuntos foram apresentados de forma bastante resumida, transmitindo noções gerais e atualizadas sobre o tema em questão. Com relação às inovações destaque para a apresentação do engenheiro Helder Rosendo, do Citeve,que falou sobre algumas das novidades premiadas da indústria têxtil internacional durante a ISPO 2014 em Munique – uma das principais feiras mundiais do segmento esportivo –, dentre as quais, o conceito de vestuário com três camadas para uso em atividades esportivas em locais com climas extremamente frios, envolvendo o uso das fibras lã e polipropileno e também de fibras ocas. 

Outra peça mencionada foi uma jaqueta corta-vento, feita com tecido rip-stop com gramatura em torno dos 45 g/m2. Rosendo falou também sobre a medição de funcionalidades e desempenho de peças através de skinmodeltesting, o MMT (moisture management testing) e o objectiveconfort

“Estes são testes realizados com o auxílio de um manequim térmico e ajudam a comprovar a eficácia de determinado produto, antes de ser lançado no mercado”, explicou. “Assim, os fabricantes podem fazer os devidos ajustes e o produto final irá atender os requisitos necessários para a atividade para a qual a peça criada”, completou. 

Outra tendência importante é a integração total de circuitos eletrônicos (sem fios) ao vestuário, como é o caso do blusão multifuncional (figura 1) – YexsYour extreme experience – para montanhismo, com isolamento térmico, elevada resistência ao rasgo, respirável, impermeável ao vento e à chuva e eletrônicos integrados (GPS, monitoramento de sinais vitais e radiofrequência); desenvolvido em parceria entre a empresa P&R Têxteis, CeNTI e Citeve. 

Outro estudo mencionado foi relativo ao comportamento dos tubarões, que demonstrou que os mesmos atacam de acordo com determinados padrões visuais. Esse estudo irá ajudar no futuro desenvolvimento de roupas para surfistas e mergulhadores. 

A engenheira doutora Silgia Costa, da USP, falou sobre as pesquisas de têxteis para a área médica, incluindo artigos implantáveis, tais como suturas, e artigos não implantáveis, como bandagens ligaduras e emplastos, além de sistemas extracorporais. Na universidade, foram desenvolvidas fibras híbridas de celulose e quitosana; a celulósica extraída da polpa do bagaço de cana de açúcar e a quitosana da casca do caranguejo. 

Gabriel Gorescu, da Rhodia/Solvay, falou sobre peças para prática de esportes feitas com o fio Emana (figura 2), que é um fio emissor de infravermelho longo, com o objetivo de melhorar o desempenho, força, velocidade do atleta e uma tendência de redução do consumo de oxigênio. 

Já no painel 2, falou-se sobre a necessidade do desenvolvimento de materiais que atendessem às rigorosas exigências dos setores automobilístico e aeronáutico. Segundo as informações apresentadas estes, devem ser produtos com excelente desempenho, bom toque e aparência atraente, sendo a preocupação com a ergonomia uma constante. Eles também precisam ter boa resistência, elasticidade, solidez à abrasão ao pilling e, em alguns casos, resistência ao fogo, além de serem fáceis de limpar e suportarem grandes variações de temperatura (por exemplo, no caso de artigos para poltronas e laterais de aviões particulares de alto luxo ou mesmo aviões para uso comercial). Estas são preocupações semelhantes às apresentadas por fabricantes de ônibus e automóveis. Também foram mencionados desenvolvimentos com fios reciclados de garrafa PET e uso de fios de origem vegetal.

No painel 3, João Gomes, do CeNTI de Portugal, abordou assuntos ligados a desenvolvimentos de têxteis com alta tecnologia, incluindo, neste caso, a criação de eletrônicos acoplados a diferentes estruturas, fibras bi e tricomponentes, sensores e circuitos eletrônicos estampados sobre superfícies elásticas e flexíveis e outras novas tecnologias. 

O professor-doutor da Unicamp Edson Bittencourt mencionou também os avanços na área incluindo nanotecnologia, plasma alto vácuo, plasma com pressão atmosférica, efeito corona e eletrofiação. 

Da Universidade do Minho de Portugal, António Souto apresentou o estudo sobre preparação de artigos de poliamida 66 com o uso de plasma DBD (com formação de barreira dielétrica). Trata-se da ionização do ar através de uma descarga elétrica de alta voltagem. Este tipo de tratamento tem um excelente potencial de melhorar diversas operações tais como, preparação, tingimento, estamparia e acabamento. Permite reduzir a carga poluente e a melhorar a qualidade do efluente.  

A palestra de abertura do segundo dia de evento ficou por conta de Marcos Vinícius dos Santos, da Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que abordou alguns dos programas de incentivo às empresas brasileiras que queiram suporte financeiro, capacitação e monitoria em projetos de inovação. Dentre os programas atuais, ele mencionou o Inova Brasil, Start-up Brasil, além do Sebraetec, Inovacred, BNDES, Finep e outros. 

No painel 4, falou-se sobre equipamentos de proteção individual, com foco para uniformes e defesa. Dentre as empresas, a belga Centexbel, representada pelo engenheiro doutor Inge De Wittle, apresentou o tema "equipamento para proteção individual incluindo vestuário resistente a penetração de produtos químicos, resistente a líquidos nocivos, vírus e bactérias, além de vestuário para alta visibilidade". 

Lucas Loureiro, responsável técnico do setor de proteção térmica da DuPont®, falou sobre as marcas da empresa - Tychem, Tyvek, Kevlar e Nomex -, enfatizando o novo produto para aplicação militar composto por 35% Nomex, 42% FRViscose, 2% Kevlar, 10% Poliamida, 10% Poliéster e 1% de fibra antiestética, construção cetim e 255g/m2

Enquanto Paulo Henrique Pustiglione, gerente de Negócios da Invista, abordou os artigos Cordura classic (100% poliamida 66, alta tenacidade) e Cordura NyCO (tecido misto 50% Poliamida 66 e 50% Algodão (figura 3).

Ainda no painel 4, Ariel Vicentini, do Senai-Cetiqt, comentou que: “o mercado atual de uniformes perfaz um total de 3.310.000 unidades, sendo que parte deles deve atender às normas de resistência ao fogo (fogo repentino ou para combate) e parte deve atender às normas referentes ao arco elétrico”. 

Marco Antônio Branquinho Jr., da Cedro Têxtil, falou sobre a participação da empresa no segmento de uniformes profissionais (com 33% de Market share) e o mais recente produto da empresa para a aplicação uniforme de defesa. Trata-se de um artigo com a tecnologia Proban (desenvolvimento conjunto com o grupo Rhodia/Solvay), que tem características retardante à chama e resiste a 50 lavagens (figura 4). 

No Painel 5, falou-se sobre a importância dos materiais têxteis para a construção civil, incluindo as fibras para reforço de concreto, as estruturas em malha feitas com polipropileno, poliéster, carbono, vidro e fios metálicos. Jacques Tankere, da Texinov (França), apresentou exemplos do uso de geogrelhas para reforço de pavimentos, bem como têxteis técnicos para área médica e outros para agricultura. No mesmo tópico, Laerti Maroni (Abint) apresentou uma visão geral do segmento de geosintéticos (geogrelhas, geomembranas, geocomposto, geocélulas, georedes, etc.) no Brasil. E dentro do mesmo tema, Mohit Rainaita, da RWTH/Aachen University/ITA, Alemanha, explanou sobre os materiais de alta performance para reforço de concreto que, além de leves, deixam passar luz, proporcionando efeitos interessantes. 

No penúltimo painel, Ricardo H. Ramos, da Nanovetores, falou sobre nanocápsulas desenvolvidas em ambiente aquoso, que podem ser incorporadas aos têxteis e liberadas através de “gatilhos”, acionados por temperatura, água, fricção, enzima e pH. Citou como exemplos um curativo para área médica que usa a tecnologia e também um produto lançado pela Malwee para a linha fitness, que possui cápsulas de hidratante que permanecem no produto por até 20 lavagens. Mais detalhes sobre a Malwee foram apresentados pelo gerente de inovação, Edmundo B. Silva. 

Ainda no Painel 6, Nina Braga, do Instituto-e, comentou sobre a pesquisa realizada no Brasil para encontrar “materiais sustentáveis” dentro da cadeia têxtil. Dentre os projetos do instituto, o e-fabric busca artigos que cumpram cinco critérios de conformidade, que são: matérias-primas de origem sustentável, renováveis ou recicladas; impacto do processo produtivo no meio ambiente natural; resgate e preservação da diversidade e tradições culturais; fomento às relações éticas com comunidades e colaboradores; e design, atributos comerciais e viabilidade econômica. 

Pela Braskem, falou Nicolai Duboc, com destaque para o desenvolvimento de um polietileno verde, desenvolvido a partir da cana de açúcar. E, finalizando o painel, Lourival Flor falou pela Golden Química sobre a preocupação com o consumo de água e a necessidade da busca de diferenciação de produtos. 

No painel 7, o foco da discussão foi Moda e Tecnologia e, para isso, contou com a participação do estilista brasileiro que vive na França Gustavo Lins, Mayra Monthel (Rhodia/Solvay), Angelo Frigerio (Grupo Rosset) e Juan Pablo (Nike Brasil). Juan disse que a Nike tem como objetivo, até 2020, a utilização de 100% de algodão “sustentável”; sendo 20% deste algodão orgânico e 80% BCI (BetterCottonIniciative). Essa iniciativa mundial envolve organizações de produtores, fornecedores fabricantes, varejistas, marcas registradas e sociedade civil. Tem como objetivo garantir lucratividade reduzir o impacto do uso na água e de fertilizantes nas plantações de algodão, além de melhorar a qualidade do solo, promover relações mais justas de trabalho, facilitar a troca de conhecimento e aumentar a rastreabilidade na cadeia e fornecimento de algodão. 

Para os organizadores do evento, ele teve seus objetivos plenamente atingidos e para encerar os dois dias de atividades disseram algumas palavras e agradeceram a participação de todos. O momento foi registrado na foto ao lado (figura 5). 

 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Regina Guidon
Fotos: Regina Guidon

*Publicado na revista Textília Têxteis Interamericanos - edição 92

Data de publicação: 18/06/2014

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Novo Brás apresenta coleções de 40 fabricantes e cria nova identidade para o pólo atacadista de moda
Nos dias 17, 18 e 19 de março a região do Brás, na capital paulista, será novamente palco de um dos maiores eventos do setor atacadista de moda do país: a segunda edição do Novo Brás, apresentando os lançamentos para o Inverno 2020, por meio de desfiles com as coleções para a estação, de 40 fabricantes.  2020-02-27 - Tags: novo bras inverno 2020 canatiba cedro textil covolan icla jolitex denim lycra nicoletti textil pag seguro santana textiles santanense santista tear têxtil tecnoblu tecnojeans lavanderia vicunha textil glam fashion team robi spatti

São Paulo oferece curso de qualificação profissional em economia criativa
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico está oferecendo 175 vagas para os cursos do programa São Paulo Criativo na Capital, nas áreas de Designer de Moda e Grafite. As inscrições já estão abertas e se encerram no dia 03 de março.  2020-02-21 - Tags: secretaria estadual de desenvolvimento economico designer de moda grafite sao paulo criativo cursos centro paula souza

'Viva a Beleza' é o tema da próxima edição do Minas Trend
Para quem acha que beleza não põe a mesa, a 26ª edição do Minas Trend, que acontece de 21 a 24 de abril em Belo Horizonte, antecipando os lançamentos da primavera/verão 2021, vai mostrar o contrário. Além do potencial econômico na economia brasileira - em 2019, o setor movimentou cerca de R$ 50 bilhões.  2020-02-21 - Tags: minas trend fiemg federacao das industrias de minas gerais flavio roscoe rogerio lima beleza

FuturePrint reúne tecnologias para impressão digital e comunicação visual
Considerada o maior evento de serigrafia, comunicação visual, sinalização e impressão têxtil das Américas, a FuturePrint chega à sua 30ª edição consolidada como referência para quem pretende conhecer todas as novidades, inovações e lançamentos do segmento. Com grande potencial mercadológico e econômico, a feira reúne, de 22 a 25 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo, os principais fabricantes nacionais e mundiais, entregando aos visitantes uma rede de relacionamento aliado ao que há de mais novo e avançado no mercado.  2020-02-20 - Tags: futureprint expo center norte serigrafia comunicacao visual sinalizacao impressao textil impressao digital textil epson roland dg ampla digiprint imprimax mimaki agabe castcrill fremplast flock color fantastic brindes genesis maxfix metalnox saturno zenit sistemas

Instanbul Yarn Fair anuncia restrição a expositores e visitantes da China devido a coronavírus
Devido ao surto de coronavírus, que já matou 1,8 mil pessoas na cidade de Wuhan e na província de Hubei, na China, os organizadores da maior feira de fios têxteis da Turquia anunciou que o cancelamento de voos diretos da China para Turquia - determinado pelo governo turco - evitará a presença de expositores e visitantes chineses no evento.  2020-02-19 - Tags: yarn fair feira internacional de fios de istambul coronavirus china instanbul yarn fair

Vem aí a nova edição da feira internacional de têxteis e vestuário 2020
CEO da CEMS Global anuncia as datas das feiras para a indústria têxtil em 2020 onde compradores brasileiros encontrarão fornecedores internacionais de vestuário, fios, tecidos, corantes e química têxtil. De 20 a 22 de outubro em São Paulo, acontecerão três feiras simultâneas no melhor ponto de encontro para quem quer fazer bons negócios.  2020-02-17 - Tags: dye chem expo america latina cems global pro magno

Agreste Tex 2020 terá espaço exclusivo para startups
No caminho da evolução dos novos modelos de negócios, o Febratex Group inclui na programação da Agreste Tex 2020 um espaço exclusivo para startups. Com realização dos dias 24 a 27 de março, no Polo Caruaru, o evento apresenta o Startup Corner, voltado a conectar pessoas e empresas que realizam negócios e promovem o crescimento no setor têxtil.  2020-02-14 - Tags: agreste tex febratex group startups programaçao roupas venda atacado

FESPA Digital Printing movimenta mercado de impressão digital
A pouco mais de um mês para o início da FESPA Digital Printing – que acontece de 18 a 21 de março no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo – as expectativas são altamente positivas, conforme relata Alexandre Keese, diretor da FESPA Digital Printing.  2020-02-13 - Tags: fespa digital printing alexandre kesse 2020 expo center norte

Febratex anuncia novidades para sua 17ª edição em Blumenau
A Febratex 2020, uma das maiores feiras do mundo para a indústria têxtil e a maior das Américas, já tem data marcada: será de 18 a 21 de agosto, no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC). Nesta 17a edição, o evento terá diversas novidades.  2020-02-12 - Tags: febratex conecta febratex group summit green circle citeve

Três feiras na Argentina deverão movimentar a cadeia têxtil na região
O evento mais importante da indústria têxtil argentina volta com uma nova edição, repleta de propostas e experiências para cada setor. A Emitex - Feira Internacional de Fornecedores para a Indústria de Vestuário; a Simatex - Feira Internacional de Máquinas Têxteis e a Confemaq - Feira Internacional de Máquinas para Vestuário serão realizadas simultaneamente no Centro Costa Salguero, envolvendo toda a cadeia de valor da indústria.  2020-02-07 - Tags: messe frankfurt texpertise network esc 2020 messe frankfurt argentina confemaq simatex

Première Vision Paris anuncia um novo calendário para 2021
A Première Vision Group, uma das principais empresas do setor de moda criativa do mundo, alterou o calendário do seu principal evento, o Salão Première Vision Paris, a partir de 2021. O lançamento das coleções Primavera/Verão 22/23 será de 2 a 4 de fevereiro; e para as coleções Outono-Inverno, de 6 a 8 de julho.  2020-02-07 - Tags: premiere vision group primavera verao moda salao paris

Agreste Tex apresentará palestras e novidades tecnológicas em Caruaru
A capital do Agreste de Pernambuco, Caruaru, recebe mais uma edição da Agreste Tex. A feira de máquinas, serviços e tecnologias para a indústria têxtil e de confecção chega à sua quinta edição, de 24 a 27 de março.  2020-02-06 - Tags: agreste tex caruaru febratex group pernambuco

Emergência mundial de saúde adia feiras têxteis na China
A Messe Frankfurt anunciou hoje que suas três feiras têxteis - Intertextile Shanghai Apparel Fabrics – Spring; Yarn Expo Spring e Intertextile Shanghai Home Textiles – Spring , que seriam realizadas de 11 a 13 de março no Centro Nacional de Exposições e Convenções, em Xangai, na China, foram adiadas para uma data ainda não confirmada.  2020-02-03 - Tags: messe frankfurt intertextile shanghai apparel chic

Fenin Frashion Gramado apresenta coleções O/I para o varejo de moda
De 28 a 31 de janeiro, acontece no Serra Park, em Gramado (RS), a 24ª edição da Fenin Fashion Gramado, edição Outono/Inverno 2020, dedicada para lojistas de confecção.  2020-01-31 - Tags: serra park gramado fenin fashion ecossistema textil america latina

Denim Première Vision confirma edições em Milão e Berlim
As cidades de Milão e Berlim serão palco do próximo salão Denim Première Vision. O anúncio foi feito após a bem-sucedida edição de Londres, realizada em dezembro de 2019, onde o evento foi descrito pelos organizadores como "dinâmico" e seu “conceito itinerante” mostrou-se bastante atraente para a indústria de jeans.  2020-01-31 - Tags: denim premiere vision milao berlim londres jeans industria

Maior feira de denim da Índia amplia horizontes em Mumbai
A economia da Índia deve crescer mais de 8% ao ano até 2025. O país vem mudando estruturalmente nos últimos anos com crescimento de 19% da classe média, que adicionou novos consumidores ao mercado interno. Este crescimento tem motivado a indústria têxtil indiana que já se prepara para a Denim Show, que acontecerá de 19 a 21 de março, no Bombay Exhibition Center em Mumbai.  2020-01-29 - Tags: economia denim show bombay mumbai nova delhi

São Paulo recebe edição do Retail Trends Pós NRF 2020
Após oito dias de maratona intensa de atividades exclusivas e palestras sobre o NRF Retail’s Big Show, em Nova York, a GS&MD Conteúdo e Relacionamento, empresa do Grupo GS& Gouvêa de Souza (que foi aos Estados Unidos para analisar os conteúdos e novidades do Big Show) realiza um road show exclusivo pelas principais capitais brasileiras.  2020-01-29 - Tags: nrf retail big show nova york gsmd retail trends nrf 2020

Etiópia se prepara para receber a maior feira de tecnologia têxtil da África
Com o tema 'Prosperidade por meio da tecnologia', a ITME Africa 2020 será realizada no Millennium Hall, Addis Abeba, capital da Etiópia, de 14 a 16 de fevereiro. As entidades India ITME Society, International Trade Center (ITC-ONU) de Genebra e a Câmara de Comércio e Associações Setoriais da Etiópia (ECCSA), se reuniram para organizar a feira, com objetivo de incentivar e facilitar acordos bilaterais, colaborações regionais e intra regionais para estimular o comércio e o investimento no setor têxtil.  2020-01-28 - Tags: itme africa india itme society addis abeba universidade bahir dar indian institute of technology

Colombiatex: a feira têxtil que liga a América Latina ao mundo
Com o compromisso de um setor têxtil-vestuário mais sustentável, a Inexmoda encerrou a 32ª edição da Colombiatex de las Américas, realizada de 21 a 23 de janeiro, em Medellín. Durante a feira, 546 expositores de 21 países apresentaram suas inovações em termos de sustentabilidade e tecnologia.  2020-01-27 - Tags: colombiatex inexmoda medellin americas tecnologia sustentabilidade

55ª FIT 0/16 será realizada em abril no Expo Center Norte
O principal evento de moda e produtos do setor infantil na América Latina contará com desfiles, palestras e tem expectativa de trazer mais de 10 mil lojistas de todo o Brasil e mais de 350 marcas expositoras.  2020-01-27 - Tags: fit evento america atina infantil produtos moda infantojuvenil pueri expo puericultura expo center norte