Language
home » eventos »

Últimas notícias

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

As estrelas descem à terra: moda e música nos sécs. XX e XXI

Os “anos loucos” com o surgimento do Jazz em New Orleans (EUA); Gene Kelly no filme “Cantando na Chuva” e Elvis Presley em “Jailhouse Rock”, ambos da década de 50; os movimentos de contracultura e anticapitalistas dos 60´s, personificados nos beatniks e nos Beatles; Donna Summer, Grace Jones e Gloria Gaynor: “montação”, globo de luz, noite; a absurda e nonsense Nina Hagen, Madonna exibindo o icônico busto Jean Paul Gaultier, e as tribos urbanas, como punks, góticos, skinheads, new waves, clubbers e as suas inconfundíveis vestimentas; Kate Moss como heroin chic, embalada pelo som e pela textura dos 90´s: Marc Jacobs e Kurt Cobain, num mundo pós queda do Muro de Berlim; Lady Gaga, “Bad Romance”, e os Armadillos de Alexander McQueen; no Brasil, a recente geração “empoderada”, com artistas mulheres transexuais, drag queens, não binários, negros e periféricos. Pensar o processo de formação identitária na modernidade e no contemporâneo significa pensar as relações tecidas entre a moda e a música, ao longo da história dos séculos XX e XI.

A partir desta inquietação, o pesquisador em filosofia e escritor Brunno Almeida Maia (UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo), a jornalista de moda e historiadora Bronie Lozneanu (USP – Universidade de São Paulo), e o chapeleiro Eduardo Laurino (FASM – Faculdade Santa Marcelina), ministram o curso teórico-prático “As estrelas descem à terra: Moda e Música nos sécs. XX e XXI”, de 09 de outubro a 20 de dezembro, às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 21h30, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no bairro do Bom Retiro, em SP. O projeto conta com o apoio do Ateliê Vivo da Casa do Povo.

Dividida em três disciplinas: “História do Pensamento e Filosofia de Moda” (Brunno Almeida Maia), “Processo de Criação” (Eduardo Laurino), e “História da Moda e Música” (Bronie Lozneanu), a atividade busca relacionar Moda e a Música, sob os pontos de vistas da sociedade, do indivíduo e de processos subjetivos e coletivos (comportamentais). A partir de vasta bibliografia, como Filosofia, História, História da Arte, História da Música, História da Fotografia, Sociologia, Semiótica, Antropologia, Psicologia, o curso realiza diálogo com importantes artistas, bandas, movimentos musicais e discografias dos séculos XX e XXI, que influenciaram a criação de costureiros, estilistas e designers.

De caráter processual e prático, o objetivo é que o estudante exercite o olhar por meio da ampliação do repertório de pesquisa, a partir das discussões teóricas elaboradas nas disciplinas “História do Pensamento e Filosofia de Moda” e “História da Moda e Música”, para, em seguida, na disciplina “Processo de Criação”, sob a orientação do docente Eduardo Laurino, criar uma coleção com looks, que serão usados em apresentações musicais e shows de cantoras e cantores da nova geração musical. São eles: Aretha Sadick, Ivana Wonder, Renato Pessoa, YOHAN, entre outros.

Para tal tarefa, a Oficina Cultural Oswald de Andrade convidou Brunno Almeida Maia para a coordenação do projeto. Idealizador da pesquisa “A Literatura e a Moda”, que investiga os diálogos entre moda, literatura, filosofia e arte, Almeida Maia ministra cursos, workshops e palestras desde o ano de 2012 em espaços culturais, escolas e universidades. O projeto “A Literatura e a Moda”, que começou ao lado do estilista brasileiro Walter Rodrigues e, hoje, segue com Almeida Maia e Eduardo Laurino, convidou em 2016 a escritora brasileira Anita Deak, uma das finalistas do Prêmio Sesc de Literatura, para participar de “Assimetrias do Tempo: a construção e a desconstrução na Moda, na Literatura e na Filosofia”, que integrou o projeto “#ForadeModa”, com co-curadoria do estilista brasileiro Fause Haten, no Sesc Ipiranga. Recentemente, o fotógrafo paulistano Gal Oppido compôs o time do curso-projeto “Figurações do Tempo: relações entre Moda e Imagem”, na Oficina Cultural Oswald de Andrade. A pesquisa rendeu, ainda, convite a Almeida Maia para integrar o quadro de docentes do Senac Lapa Faustolo, e realizar cursos de extensão no Departamento de Pós-Graduação, Extensão e Cursos Livres da FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado, e no Centro Universitário Belas Artes, em SP. Ao longo destes anos, Almeida Maia participou dos projetos “Pano pra Manga”, que reuniu, numa programação mensal, os principais nomes da moda brasileira num evento no Sesc Pompeia, e da coletânea “Moda Vestimenta Corpo” (Ed. Estação das Letras e Cores, 2015), no qual assina um capítulo sobre a relação entre literatura e moda, no contexto do Brasil do Segundo Império, a partir do romance “Lucíola” (1862), de José de Alencar.

“Desde que iniciamos a pesquisa em 2012, a nossa preocupação tem sido o diálogo da Moda, enquanto dialética e fenômeno social da modernidade e formadora de identidades e processos subjetivos, com outras manifestações artísticas e culturais, como a literatura, a fotografia, as artes visuais, a filosofia, e as novas questões para a historiografia. Se no curso anterior ‘Figurações do Tempo’, buscamos compreender o entrelaçamento da moda com a imagem como figurações do tempo histórico e manifestação sensível de uma época, em ‘As estrelas descem à terra’, a questão mobilizadora será: qual a sensibilidade auditiva de cada geração, e como ela se materializa na Moda, nas roupas e no comportamento?”, reflete Almeida Maia.

Localizada no tradicional bairro paulistano do Bom Retiro – polo cultural e econômico do mercado têxtil, e ao lado da Casa do Povo, residência do G>E, grupo de pesquisa em moda e design coordenado pela estilista e artista Karlla Gitrotto –, a Oficina Cultural Oswald de Andrade, desde a sua fundação, em 1986, promove atividades, como oficinas, cursos, palestras e workshops na área de moda com profissionais e pesquisadores da área, como Alcino Leite Neto, ex-editor de Moda da Folha de São Paulo, o jornalista Mário Mendes, os fotógrafos Gal Oppido e Bob Wolfenson, os estilistas Dudu Bertholini, Walter Rodrigues, Guilherme Mata, Conrado Segreto, a empresária e jornalista Costanza Pascolato, o designer Guto Lacaz, o escritor Ignácio de Loyola Brandão e o historiador João Braga.

Gratuito, o curso “As estrelas descem à terra: Moda e Música nos sécs. XX e XXI”, conta com apenas 30 (trinta) vagas, e inicia as suas inscrições no próximo dia 25 de setembro (segunda-feira), exclusivamente pelo site  www.oficinasculturais.org.br. O processo seletivo será feito em duas etapas, e exige que o inscrito tenha noções básicas de técnicas de costura e/ ou modelagem; a primeira fase da seleção consiste no envio de carta de intenção e currículo, e a segunda numa entrevista presencial com os ministrantes da oficina, e análise de portfólio impresso ou digital. 

SERVIÇO

OFICINAS CULTURAIS OSWALD DE ANDRADE

CULTURA GERAL/ MODA E MÚSICA

AS ESTRELAS DESCEM À TERRA: MODA E MÚSICA NOS SÉCS XX E XXI.

09/10 a 20/12* – segundas e quartas-feiras, das 18H30 às 21h30.

*Obs: Devido ao feriado nacional do dia 15/11 (Proclamação da República), a aula será reposta no dia 16/11. 

Público: estudantes de moda, profissionais da área e interessados, a partir de 18 anos.

Inscrições: 25/09 a 30/09.

Seleção: 1ª Fase - Carta de interesse e CV/ 2ª Fase – Entrevista Presencial e Análise de Portfólio (impresso ou digitalizado).

Requisito para Participação: Dominar técnicas de costura e/ ou modelagem.

30 vagas – Gratuito.

Apoio: Ateliê Vivo da Casa do Povo.

Endereço: Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - CEP: 01123-001 - São Paulo – SP.

Telefones: (11) 3222-2662 / 3221-4704/ (11) 11 3221 5558/ (11) 11 3222 9574/ (11) 3222 4683.

E-mail: oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br

Site: http://www.oficinasculturais.org.br/unidades/?oficina=7

Funcionamento: Segunda a sexta das 9h às 22h e aos sábados das 13h às 21h.

 

 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: Baobá Comunicação
Foto: Mucio Ricardo

Data de publicação: 27/09/2017

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


O Salão Inspiramais 2019 II e a atemporalidade do design e da moda
Quem acompanha o Salão Inspiramais pode perceber que esta edição traz apenas o ano e o período do evento: Inspiramais 2019 II. Isso porque, entre as novidades, o Salão anuncia a não nomenclatura de estações, e deixa de denominar Inverno e Verão para utilizar o ano seguido dos algarismos I e II, conforme época do ano.  2018-07-12 - Tags: salao inspiramais inspiramais 2019 ii walter rodrigues nucleo de design da assintecal assintecal cicb texbrasil

Feira TM celebra sua 20a edição em São Paulo
Em um mercado cada vez mais desafiador para os comerciantes de lojas físicas devido às consequências da era digital, a Feira TM mostra a sua força ao chegar em sua 20a edição com a tradição de oferecer um ambiente confortável, que possibilita um atendimento ágil para os empresários poderem realizar tranquilamente seus negócios e levar os produtos premium que vão brilhar nas vitrines de todo o Brasil.  2018-07-12 - Tags: feira tm confederacao nacional dos dirigentes lojistas luciano castro paula ferber saad ton age patch work monica di creddo koupus nu la spezia serpui e paula bahia

Fetecc Fashion e Femicc 2018 são canceladas no Ceará
O Sindindustria e a Fcem- Feiras, Congressos e Empreendimentos comunicam o cancelamento das edições da Fetecc Fashion - Feira de Calçados e Acessórios da Região Nordeste e da Femicc – Feira de Máquinas para a Indústria Coureiro-Calçadista, que estavam previstas para os dias 01 a 03 de agosto, no Pavilhão de Feiras do Sebrae, em Juazeiro do Norte, Ceará.  2018-07-11 - Tags: fetecc fashion femicc cancelamento feira sindindustria fcem

Maroc In Mode inova e foca em ecossistemas sustentáveis
Hoje, o Marrocos tem uma crescente linha de produção, uma maior competência para entregas rápidas com plataformas perfeitas para otimizar a cadeia de suprimentos e também sao especialistas em fast fashion em todas as áreas do vestuário, incluindo o jeanswear. O foco da feira é moda, fast fashion e ecossistemas sustentáveis.  2018-07-11 - Tags: maroc in mode marrakech marrocos industria textil industria vestuario

Fórum discute temas relevantes para os setores de impressão e comunicação visual
O Fórum Serigrafia SIGN FutureTEXTIL reunirá profissionais de diversas áreas do mercado de impressão e comunicação visual para debater temas importantes para os empresários dos setores. O evento ocorre dentro da Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, feira que oferece soluções integradas para os segmentos de comunicação visual e impressão digital.  2018-07-06 - Tags: forum serigrafia sign futuretextil serigrafia sign futuretextil impressao digital senai cetiqt

Produtores globais de fibras se reúnem em congresso na Áustria
Marcado para os dias 12 a 14 de setembro, o 57º Congresso Global de Fibras Dornbirn-GFC, reunirá na cidade austríaca de Dornbirn, os mais renomados especialistas para abordar tópicos importantes do mercado mundial de fibras têxteis como Inovação, Reciclagem, Transporte, Economia Circular, Geração e Estoque de Energia, Modificação de Superfícies e Tecnologias Aditivas, entre outros temas, numa programação com aproximadamente 100 palestras.  2018-07-06 - Tags: congresso global de fibras dornbirn austria fibras sinteticas dornbirn

CHIC interpreta as mudanças no consumo de moda da China
A CHIC, Feira Internacional de Moda da China, que acontecerá de 27 a 29 de setembro de 2018, no Centro Nacional de Exposições e Convenções, em Xangai, reunirá cerca de 800 expositores em um espaço de 50.000 metros quadrados. As condições atuais do mercado chinês para empresas internacionais de moda têm sido favoráveis para marcas internacionais, uma vez que as tarifas de importação serão reduzidas de 15,9% a 7,1% para promover o setor.  2018-07-05 - Tags: feira internacional de moda da china chic xangai varejo chines beijing fashion expo

Fenin Verão São Paulo destaca empresas de vestuário gaúchas em estande coletivo
De 16 a 19 de Julho acontece na capital paulista edição de verão da melhor feira de negócios da indústria da moda apresentando os lançamentos de um mix de expositores de vários segmentos para a Primavera/Verão 2018/2019. Vestuários e acessórios de moda feminina, moda masculina e moda infanto-juvenil são a tônica de mais esta mostra realizada pela FENIN FEIRAS pelo Brasil, desde 1997, sobretudo no Rio Grande do Sul.  2018-07-04 - Tags: vi fenin verao sao paulo sivergs varejo conectado fenin feiras grupo de moda rs

Francal 2018 estreia projeto exclusivo voltado ao comércio eletrônico
Considerando o grande potencial de desenvolvimento e expansão do varejo calçadista por meio do e-commerce, é fundamental que os lojistas compreendam as vantagens de criarem seus próprios canais de venda e os ganhos diretos e indiretos de uma operação online. A indústria também se beneficia dessa tecnologia para agilizar a negociação e a logística com seus compradores.  2018-07-04 - Tags: francal 50 anos e-commerce francal 2018 ecommerce solution abdala jamil abdala

Inspiramais 2019_II Alquimia acontece dias 17 e 18 de julho
Em julho, fabricantes de moda e design do Brasil, Europa e América Latina se reunirão em São Paulo com estilistas, grifes, indústrias e designers de vários países para conhecerem referências inspiradoras de componentes e materiais das próximas coleções e construções de 2019 para a moda brasileira.  2018-07-03 - Tags: inspiramais 2019 assintecal abit texbrasil cicb brazilian leather walter rodrigues

Fevest 2018 recebe a 2ª edição do ‘Fermoplast Fashion Day’
A Fermoplast, tradicional empresa de acessórios para moda traz para a Fevest Festival 2018, a segunda edição do Fermoplast Fashion Day – evento especial voltado aos profissionais do mercado fashion, que será realizado no dia 5 de julho (quinta-feira) e contará com a presença de profissionais ligados ao mundo da moda, como Eugênia Castellanos, André Carvalhal e Ronaldo Silvestre.  2018-06-27 - Tags: fevest festival 2018 fermoplast fermoplast fashion day eugenia castellanos andre carvalhal ronaldo silvestre nova friburgo

Excelentes expectativas para a edição de setembro da Momad Metrópolis
A feira tem progredido a passos rápidos em termos de conteúdo para a próxima edição. A três meses do evento, 90% do espaço disponível já foi reservado, com confirmação de cerca de 750 marcas, representando uma taxa de ocupação mais rápida do que no mesmo período em edições anteriores.  2018-06-21 - Tags: momad metropolis ifema momad shoes espacio metro adigital

Fios são destaques no SMB 2018 de moda lingerie, praia e fitness
Grandes marcas globais de fios têxteis, com fábricas no Brasil, como Rhodia, Lycra® e Nilit fizeram lançamentos na 12ª edição do Salão Moda Brasil, evento nacional do segmento de lingerie, praia e fitness, que acontece de 18 a 20 de junho, no São Paulo Expo.  2018-06-20 - Tags: smb 2018 rhodia lycra nilit amni mescla shine lycra black sensil delfa bojos any any plie valisere darling del rio rosset triumph

2ª edição da FEIMI acontece no Pavilhão Vera Cruz
A Feira do Circuito das Malhas, referência há 15 anos no Estado de São Paulo, agora é FEIMI - Feira da Moda Inverno, maior evento de moda outono-inverno do Brasil apresenta sua segunda edição com mais de 90 expositores, no Pavilhão Vera Cruz, local onde foram gravados clássicos do cinema nacional como 'O Cangaceiro' e 'Sinhá Moça'.  2018-06-18 - Tags: edicao alto inverno pavilhao vera cruz feimi raquel sodre feira do circuito das malhas

Techtextil North America e Texprocess Americas Inovações têxteis "made in Germany"
De volta aos EUA, a 'High-Tex from Germany' esteve presente na “Techtextil North America e Texprocess Americas”, em Atlanta, que aconteceu de 22 a 24 de maio de 2018. A participação da referida feira foi organizada pelo Ministério Federal da Economia e Energia alemão (Bundesministerium), em cooperação com a Associação da indústria alemã (Messeausschuss der Deutschen Wirtschaft e.V. - AUMA).  2018-06-14 - Tags: high tex from germany techtextil north america texprocess americas detlev runger messe frankfurt messeausschuss der deutschen wirtschaf

FENIN primavera/verão acontece na capital paulista logo após a Copa Do Mundo de 2018
Promovida pela Expovest, empresa gaúcha com mais de 30 anos no mercado de feiras de negócios, e que desde 2013 passou a expandir sua área de atuação além do Rio Grande do Sul para melhor atender lojistas e compradores de várias regiões do país, a Fenin Feiras realiza sua sexta edição de Verão na capital paulista, logo após o encerramento da Copa do Mundo 2018.  2018-06-14 - Tags: expovest fenin feiras fenin verao sao paulo pavilhao de exposicoes do anhembi moda feminina masculina infanto juvenil

Fórum aborda desafios e soluções para varejo multimarcas na Francal 2018
Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac), Francal e Usaflex, marca fabricante líder em calçados de conforto femininos feitos em couro, promovem dia 17 de julho, durante a Francal 2018, em São Paulo, o Retail Now - Fórum Desafios e Soluções para Multimarcas no Brasil, com Flávio Rocha, ex-presidente de Lojas Riachuelo, e Edmour Saiani, professor da FGV-SP, UFRJ e ESPM, como palestrantes.  2018-06-12 - Tags: francal 50 anos ablac usaflex retail now ablac flavio rocha edmour saiani

Fórum da Febratex debate a impressão digital na era da Indústria 4.0
Maior feira da indústria têxtil das Américas, a Febratex chega a sua 16ª edição e promove também uma discussão sobre as principais tendências que estão chegando a este mercado. O evento, que acontece em Blumenau (SC), de 21 a 24 de agosto, reúne expositores de mais de 60 países.  2018-06-11 - Tags: febratex 2018 forum impressao digital abtt wtin world textile information network global quimica & moda abit

Tecidos inteligentes e tecnologia de ponta movimentam mercado americano
Tecidos de resfriamento, tecnologia vestível, fibras recicladas, escaneamento de corpos 3D e máquinas conectadas em nuvem foram alguns dos destaques da 15ª edição da Techtextil North America, e da 4ª Texprocess Americas, realizadas conjuntamente de 22 a 24 de maio, no Centro Mundial de Congressos da Geórgia, em Atlanta, EUA.  2018-06-07 - Tags: techtextil north america 2018 tecidos inteligentes mercado americano texprocess americas

Festival conta com grandes profissionais para refletir sobre tecnologia e design no século XXI
O IED (Istituto Europeo di Design) de São Paulo apresenta a 2ª edição do GIF, festival de Interações, Design e Comunicação, com uma série de atividades interativas gratuitas para o público mergulhar no universo gráfico digital.  2018-06-07 - Tags: istituto europeo di design ied sp gif festival design tecnologia tadeu jungle