Language
home » eventos »

Últimas notícias

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

As estrelas descem à terra: moda e música nos sécs. XX e XXI

Os “anos loucos” com o surgimento do Jazz em New Orleans (EUA); Gene Kelly no filme “Cantando na Chuva” e Elvis Presley em “Jailhouse Rock”, ambos da década de 50; os movimentos de contracultura e anticapitalistas dos 60´s, personificados nos beatniks e nos Beatles; Donna Summer, Grace Jones e Gloria Gaynor: “montação”, globo de luz, noite; a absurda e nonsense Nina Hagen, Madonna exibindo o icônico busto Jean Paul Gaultier, e as tribos urbanas, como punks, góticos, skinheads, new waves, clubbers e as suas inconfundíveis vestimentas; Kate Moss como heroin chic, embalada pelo som e pela textura dos 90´s: Marc Jacobs e Kurt Cobain, num mundo pós queda do Muro de Berlim; Lady Gaga, “Bad Romance”, e os Armadillos de Alexander McQueen; no Brasil, a recente geração “empoderada”, com artistas mulheres transexuais, drag queens, não binários, negros e periféricos. Pensar o processo de formação identitária na modernidade e no contemporâneo significa pensar as relações tecidas entre a moda e a música, ao longo da história dos séculos XX e XI.

A partir desta inquietação, o pesquisador em filosofia e escritor Brunno Almeida Maia (UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo), a jornalista de moda e historiadora Bronie Lozneanu (USP – Universidade de São Paulo), e o chapeleiro Eduardo Laurino (FASM – Faculdade Santa Marcelina), ministram o curso teórico-prático “As estrelas descem à terra: Moda e Música nos sécs. XX e XXI”, de 09 de outubro a 20 de dezembro, às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 21h30, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no bairro do Bom Retiro, em SP. O projeto conta com o apoio do Ateliê Vivo da Casa do Povo.

Dividida em três disciplinas: “História do Pensamento e Filosofia de Moda” (Brunno Almeida Maia), “Processo de Criação” (Eduardo Laurino), e “História da Moda e Música” (Bronie Lozneanu), a atividade busca relacionar Moda e a Música, sob os pontos de vistas da sociedade, do indivíduo e de processos subjetivos e coletivos (comportamentais). A partir de vasta bibliografia, como Filosofia, História, História da Arte, História da Música, História da Fotografia, Sociologia, Semiótica, Antropologia, Psicologia, o curso realiza diálogo com importantes artistas, bandas, movimentos musicais e discografias dos séculos XX e XXI, que influenciaram a criação de costureiros, estilistas e designers.

De caráter processual e prático, o objetivo é que o estudante exercite o olhar por meio da ampliação do repertório de pesquisa, a partir das discussões teóricas elaboradas nas disciplinas “História do Pensamento e Filosofia de Moda” e “História da Moda e Música”, para, em seguida, na disciplina “Processo de Criação”, sob a orientação do docente Eduardo Laurino, criar uma coleção com looks, que serão usados em apresentações musicais e shows de cantoras e cantores da nova geração musical. São eles: Aretha Sadick, Ivana Wonder, Renato Pessoa, YOHAN, entre outros.

Para tal tarefa, a Oficina Cultural Oswald de Andrade convidou Brunno Almeida Maia para a coordenação do projeto. Idealizador da pesquisa “A Literatura e a Moda”, que investiga os diálogos entre moda, literatura, filosofia e arte, Almeida Maia ministra cursos, workshops e palestras desde o ano de 2012 em espaços culturais, escolas e universidades. O projeto “A Literatura e a Moda”, que começou ao lado do estilista brasileiro Walter Rodrigues e, hoje, segue com Almeida Maia e Eduardo Laurino, convidou em 2016 a escritora brasileira Anita Deak, uma das finalistas do Prêmio Sesc de Literatura, para participar de “Assimetrias do Tempo: a construção e a desconstrução na Moda, na Literatura e na Filosofia”, que integrou o projeto “#ForadeModa”, com co-curadoria do estilista brasileiro Fause Haten, no Sesc Ipiranga. Recentemente, o fotógrafo paulistano Gal Oppido compôs o time do curso-projeto “Figurações do Tempo: relações entre Moda e Imagem”, na Oficina Cultural Oswald de Andrade. A pesquisa rendeu, ainda, convite a Almeida Maia para integrar o quadro de docentes do Senac Lapa Faustolo, e realizar cursos de extensão no Departamento de Pós-Graduação, Extensão e Cursos Livres da FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado, e no Centro Universitário Belas Artes, em SP. Ao longo destes anos, Almeida Maia participou dos projetos “Pano pra Manga”, que reuniu, numa programação mensal, os principais nomes da moda brasileira num evento no Sesc Pompeia, e da coletânea “Moda Vestimenta Corpo” (Ed. Estação das Letras e Cores, 2015), no qual assina um capítulo sobre a relação entre literatura e moda, no contexto do Brasil do Segundo Império, a partir do romance “Lucíola” (1862), de José de Alencar.

“Desde que iniciamos a pesquisa em 2012, a nossa preocupação tem sido o diálogo da Moda, enquanto dialética e fenômeno social da modernidade e formadora de identidades e processos subjetivos, com outras manifestações artísticas e culturais, como a literatura, a fotografia, as artes visuais, a filosofia, e as novas questões para a historiografia. Se no curso anterior ‘Figurações do Tempo’, buscamos compreender o entrelaçamento da moda com a imagem como figurações do tempo histórico e manifestação sensível de uma época, em ‘As estrelas descem à terra’, a questão mobilizadora será: qual a sensibilidade auditiva de cada geração, e como ela se materializa na Moda, nas roupas e no comportamento?”, reflete Almeida Maia.

Localizada no tradicional bairro paulistano do Bom Retiro – polo cultural e econômico do mercado têxtil, e ao lado da Casa do Povo, residência do G>E, grupo de pesquisa em moda e design coordenado pela estilista e artista Karlla Gitrotto –, a Oficina Cultural Oswald de Andrade, desde a sua fundação, em 1986, promove atividades, como oficinas, cursos, palestras e workshops na área de moda com profissionais e pesquisadores da área, como Alcino Leite Neto, ex-editor de Moda da Folha de São Paulo, o jornalista Mário Mendes, os fotógrafos Gal Oppido e Bob Wolfenson, os estilistas Dudu Bertholini, Walter Rodrigues, Guilherme Mata, Conrado Segreto, a empresária e jornalista Costanza Pascolato, o designer Guto Lacaz, o escritor Ignácio de Loyola Brandão e o historiador João Braga.

Gratuito, o curso “As estrelas descem à terra: Moda e Música nos sécs. XX e XXI”, conta com apenas 30 (trinta) vagas, e inicia as suas inscrições no próximo dia 25 de setembro (segunda-feira), exclusivamente pelo site  www.oficinasculturais.org.br. O processo seletivo será feito em duas etapas, e exige que o inscrito tenha noções básicas de técnicas de costura e/ ou modelagem; a primeira fase da seleção consiste no envio de carta de intenção e currículo, e a segunda numa entrevista presencial com os ministrantes da oficina, e análise de portfólio impresso ou digital. 

SERVIÇO

OFICINAS CULTURAIS OSWALD DE ANDRADE

CULTURA GERAL/ MODA E MÚSICA

AS ESTRELAS DESCEM À TERRA: MODA E MÚSICA NOS SÉCS XX E XXI.

09/10 a 20/12* – segundas e quartas-feiras, das 18H30 às 21h30.

*Obs: Devido ao feriado nacional do dia 15/11 (Proclamação da República), a aula será reposta no dia 16/11. 

Público: estudantes de moda, profissionais da área e interessados, a partir de 18 anos.

Inscrições: 25/09 a 30/09.

Seleção: 1ª Fase - Carta de interesse e CV/ 2ª Fase – Entrevista Presencial e Análise de Portfólio (impresso ou digitalizado).

Requisito para Participação: Dominar técnicas de costura e/ ou modelagem.

30 vagas – Gratuito.

Apoio: Ateliê Vivo da Casa do Povo.

Endereço: Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - CEP: 01123-001 - São Paulo – SP.

Telefones: (11) 3222-2662 / 3221-4704/ (11) 11 3221 5558/ (11) 11 3222 9574/ (11) 3222 4683.

E-mail: oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br

Site: http://www.oficinasculturais.org.br/unidades/?oficina=7

Funcionamento: Segunda a sexta das 9h às 22h e aos sábados das 13h às 21h.

 

 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: Baobá Comunicação
Foto: Mucio Ricardo

Data de publicação: 27/09/2017

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Brasil é o país convidado na Colombiatex de las Américas 2018
No ano em que completa 30 anos, a Colombiatex de Las Américas 2018, principal feira latino-americana de tecidos e matérias-primas; produtos químicos, máquinas e equipamentos para o mercado têxtil, terá o Brasil como país homenageado nesta edição, que acontecerá de 23 a 25 de janeiro, em Medellín.  2018-01-17 - Tags: colombiatex de las américas 2018 medellin carlos eduardo botero hoyos csmat

Julio Viana leva Fenin Verão para Santa Catarina
Comemorando o sucesso da edição da FENIN INVERNO SÃO PAULO que encerra nesta quarta-feira, 17/1, agora no Pavilhão Norte/Sul do Anhembi, bem maior para melhor acomodar os muitos lançamentos dos expositores para o Outono/Inverno 2018, JULIO VIANA anuncia a grande novidade para suas feiras de Verão: Em Junho, antes da Copa, FENIN VERÃO aterrissa em Balneário Camboriu (SC).  2018-01-17 - Tags: fenin verao fenin inverno sao paulo julio viana santa catarina

GQM e Epson são patrocinadoras do evento Inspiramais 2018
O verão de 2019 ainda demora a chegar, mas as marcas ligadas à moda já estão de olho nas tendências para a estação. E nos dias 16 e 17 de janeiro, o Inspiramais reúne em São Paulo (SP) dezenas de empresas do setor para discussão de novidades que irão ser destaque no período.  2018-01-16 - Tags: epson surecolor f9370 assintecal global quimica & moda gqm

Feira TM vai até quarta-feira em São Paulo
Um evento que tem o intuito de promover o encontro entre as principais marcas do país com as melhores boutiques do setor, esta é a Feira TM, que começou neste domingo (14) em São Paulo e vai até quarta-feira (17) no Hotel Pestana.  2018-01-16 - Tags: feira tm hotel pestana luciano castro keiny andrade

Planta de Confecção 4.0 será instalada no Inspiramais
O Inspiramais levará para São Paulo, nos dias 16 e 17 de janeiro de 2018, a planta-modelo de Confecção 4.0 do SENAI CETIQT. O projeto marca a integração entre os espaços virtual e físico – ligando consumidor, produtos, máquinas, softwares, sistemas produtivos e a cadeia de suprimentos e distribuição.  2018-01-15 - Tags: senai cetiqt inspiramais industria 4 0 quarta revolucao industrial feira verao 19

Fashion Meeting promove curso gratuito para público 50+
Após o sucesso e crescimento do público sem gênero e dos millennials, o público que vem atravessando a terceira idade de forma ativa socialmente promete ser a grande aposta das marcas e movimentos culturais. Pensando nisso, Daniela Dornellas curadora do Fashion Meeting, desenvolveu uma pesquisa e apresenta o Refresh Fashion, primeiro curso para profissionais de, 50 anos de idade ou mais, interessados no mercado da moda a participarem gratuitamente.  2018-01-15 - Tags: shopping jk iguatemi fashion meeting daniela dornellas curso profissional

Confira a programação completa do Fórum Couromoda e São Paulo Prêt-à-Porter
A Couromoda, que comemora 45 anos em 2018 como a mais importante feira de calçados e artigos de couro da América Latina, acontece entre os dias 15 e 18 de janeiro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Integrada 100% à ela, e localizada em ponto estratégico na entrada do evento, acontece a 8° edição da São Paulo Prêt-à-Porter - Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios.  2018-01-12 - Tags: couromoda expo center norte são paulo pret a porter forum confeccao

FENIN entra no ano 22 com 41 edições realizadas pelo Brasil
Uma feira de negócios da indústria da moda que cresce a cada ano, que em 21 anos ultrapassou barreiras, crises econômicas, políticas, mas que vem dando o seu recado atendendo aos anseios de seus expositores, do público visitante e, principalmente, de milhares de lojistas frequentadores de suas mostras desde 1997.  2018-01-11 - Tags: fenin julio viana fenin inverno são paulo fenin inverno gramado feiras expovest

Moda, Sustentabilidade e Indústria 4.0 são os destaques do Inspiramais Verão 2019
Resistência é o tema inspirador para o Verão 2019 que poderá ser apreciado no Projeto Conexão Inspiramais e durante a palestra ministrada pelo coordenador do Núcleo de Design da Assintecal, Walter Rodrigues, nos dias 16 e 17 de janeiro durante o Inspiramais - Salão de Design e Inovação de Materiais, em São Paulo.  2018-01-10 - Tags: inspiramais verao 2019 salao de design e inovacao de materiais senai cetiqt assintecal industria textil materiais texteis design tendencia feira

Couromoda comemora 45 anos como o mais importante encontro para a indústria de calçados
A 45ª edição da feira acontece de 15 e 18 de janeiro, no Expo Center Norte, em São Paulo, e reúne os mais importantes players do mercado calçadista nacional para apresentar para compradores de todo o Brasil e outros 60 países as novas coleções e tendências do setor.  2018-01-09 - Tags: couromoda expo center norte mercado calcadista sao paulo pret a porter istituto europeo di design

FETECC Fashion e FEMICC 2018 promovem o encontro da moda do Cariri com a tecnologia
O FCEM| Febratex Group realizará, em parceria com o Sindindústria – Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuário de Juazeiro do Norte e Região, as feiras FETECC Fashion 2018 – Feira de Calçados e Acessórios da Região Nordeste e FEMICC 2018 – Feira de Máquinas para a Indústria Coureiro-Calçadista, entre os dias 01 e 03 de agosto, no Pavilhão do SEBRAE, em Juazeiro do Norte(CE).  2018-01-08 - Tags: fcem febratex group fetecc fashion 2018 femicc 2018 cariri nordeste feira

Fenin Feiras abre sua temporada de lançamentos do Inverno 2018 em São Paulo
Promovida pela EXPOVEST, empresa gaúcha com mais de 30 anos no mercado de feiras de negócios, e que desde 2013 passou a expandir sua área de atuação além do Rio Grande do Sul para melhor atender lojistas e compradores de várias regiões do país, a Fenin Feiras realiza sua terceira edição de Inverno na capital paulista.  2017-12-15 - Tags: fenin inverno sÃo paulo fenin feiras fenin outono inverno eventos

Evento marca a formatura do curso de Design de Moda do Centro Europeu
Nesta sexta-feira, dia 15 de dezembro, o Centro Europeu de Curitiba, uma das principais escolas de profissões do Brasil, vai apresentar a 21ª edição do Centro Europeu Fashion Design, desfile que marca a formatura das turmas do curso de Design de Moda da instituição.  2017-12-14 - Tags: centro europeu fashion design centro europeu de curitiba formandos moda eventos

iDEXO Summit promove jornada de ideias sobre inovação e empreendedorismo
Na próxima terça-feira, dia 19/12, acontecerá o iDEXO Summit, evento que marca o início de uma nova fase para o instituto de coinovação. Além de conteúdo sobre ideias de tecnologia e empreendedorismo, será o momento para que desenvolvedores, startups, empreendedores e mercado participem do lançamento oficial dos programas de inovação do iDEXO, inaugurado em setembro deste ano.  2017-12-13 - Tags: idexo idexo summit summit luli radfahrer pitch&learn campus party brasil

FASM se consagra como celeiro de novos talentos da Moda
Disponível para visitação, os trabalhos vencedores da 27ª edição do FÓRUMFASM2017, estarão expostos no espaço Eugènie Villien até o próximo dia 19. O tradicional evento realizado na última quinta-feira (7), pela Faculdade Santa Marcelina (FASM) reuniu estilistas, editores de moda e CEOs de marcas conceituadas no Brasil para avaliar os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano pelos alunos da instituição.  2017-12-12 - Tags: forumfasm2017 fasm aacesp adobe illustrator faculdade santa marcelina

'Armadilhas da moda' é o livro de Arlindo Grund
Após o sucesso do best-seller ‘Nada para vestir’, o apresentador de televisão e consultor de moda Arlindo Grund lança seu segundo livro pela Editora Planeta. A obra ‘As armadilhas da moda’ traz informações para fugir das “ciladas” na hora de se vestir e aponta os fundamentos básicos para compor um look.  2017-12-12 - Tags: as armadilhas da moda arlindo grund livraria cultura alexandre herchcovitch isabela fiorentino rhaisa batista leo faria paulo borges

SP promove 9ª edição do Concurso Moda Inclusiva
Hoje, dia 8 de dezembro, das 15h às 17h, acontece na Unibes Cultural, localizada na Rua Oscar Freire, 2500, no bairro Sumaré, a oficina de customização de próteses para pacientes com deficiência da Rede de Reabilitação Lucy Montoro. A ação tem o objetivo de explorar a criatividade e elevar a autoestima do usuário.  2017-12-08 - Tags: concurso moda inclusiva unibes cultural mercado mode eventos 2017

Feira Na Rosenbaum prepara Feira da Prosperidade, em São Paulo
Depois do sucesso da edição inédita no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, a Feira na Rosenbaum, uma das principais iniciativas do design brasileiro independente, prepara nova edição no Museu A Casa, recebendo artistas e expositores do dia 09 ao dia 17 de dezembro.  2017-12-05 - Tags: museu do objeto brasileiro feira na rosenbaum museu a casa feira da prosperidade

Fiesp realiza 1º Congresso da Indústria 4.0 nos dias 5 e 6 de dezembro
Nos próximos dias 5 e 6 de dezembro, será realizado, em São Paulo, o 1º Congresso Brasileiro de Indústria 4.0, uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP).  2017-12-04 - Tags: fiesp industria 40 teatro do sesi digitalizacao abdi senai sp

MODE 2017 repensa moda e design com ícones do setor
Pensado pela Abepem (Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda) em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, nos dias 8 e 9 de dezembro será realizado o MoDe, um congresso que tem o intuito de discutir a Moda e o Design frente aos novos valores econômicos, que incluem a criação, a produção e difusão.  2017-12-01 - Tags: abepem associacao brasileira de estudos e pesquisas em moda mode 2017