Language
home » eventos »

Últimas notícias

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

As estrelas descem à terra: moda e música nos sécs. XX e XXI

Os “anos loucos” com o surgimento do Jazz em New Orleans (EUA); Gene Kelly no filme “Cantando na Chuva” e Elvis Presley em “Jailhouse Rock”, ambos da década de 50; os movimentos de contracultura e anticapitalistas dos 60´s, personificados nos beatniks e nos Beatles; Donna Summer, Grace Jones e Gloria Gaynor: “montação”, globo de luz, noite; a absurda e nonsense Nina Hagen, Madonna exibindo o icônico busto Jean Paul Gaultier, e as tribos urbanas, como punks, góticos, skinheads, new waves, clubbers e as suas inconfundíveis vestimentas; Kate Moss como heroin chic, embalada pelo som e pela textura dos 90´s: Marc Jacobs e Kurt Cobain, num mundo pós queda do Muro de Berlim; Lady Gaga, “Bad Romance”, e os Armadillos de Alexander McQueen; no Brasil, a recente geração “empoderada”, com artistas mulheres transexuais, drag queens, não binários, negros e periféricos. Pensar o processo de formação identitária na modernidade e no contemporâneo significa pensar as relações tecidas entre a moda e a música, ao longo da história dos séculos XX e XI.

A partir desta inquietação, o pesquisador em filosofia e escritor Brunno Almeida Maia (UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo), a jornalista de moda e historiadora Bronie Lozneanu (USP – Universidade de São Paulo), e o chapeleiro Eduardo Laurino (FASM – Faculdade Santa Marcelina), ministram o curso teórico-prático “As estrelas descem à terra: Moda e Música nos sécs. XX e XXI”, de 09 de outubro a 20 de dezembro, às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 21h30, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no bairro do Bom Retiro, em SP. O projeto conta com o apoio do Ateliê Vivo da Casa do Povo.

Dividida em três disciplinas: “História do Pensamento e Filosofia de Moda” (Brunno Almeida Maia), “Processo de Criação” (Eduardo Laurino), e “História da Moda e Música” (Bronie Lozneanu), a atividade busca relacionar Moda e a Música, sob os pontos de vistas da sociedade, do indivíduo e de processos subjetivos e coletivos (comportamentais). A partir de vasta bibliografia, como Filosofia, História, História da Arte, História da Música, História da Fotografia, Sociologia, Semiótica, Antropologia, Psicologia, o curso realiza diálogo com importantes artistas, bandas, movimentos musicais e discografias dos séculos XX e XXI, que influenciaram a criação de costureiros, estilistas e designers.

De caráter processual e prático, o objetivo é que o estudante exercite o olhar por meio da ampliação do repertório de pesquisa, a partir das discussões teóricas elaboradas nas disciplinas “História do Pensamento e Filosofia de Moda” e “História da Moda e Música”, para, em seguida, na disciplina “Processo de Criação”, sob a orientação do docente Eduardo Laurino, criar uma coleção com looks, que serão usados em apresentações musicais e shows de cantoras e cantores da nova geração musical. São eles: Aretha Sadick, Ivana Wonder, Renato Pessoa, YOHAN, entre outros.

Para tal tarefa, a Oficina Cultural Oswald de Andrade convidou Brunno Almeida Maia para a coordenação do projeto. Idealizador da pesquisa “A Literatura e a Moda”, que investiga os diálogos entre moda, literatura, filosofia e arte, Almeida Maia ministra cursos, workshops e palestras desde o ano de 2012 em espaços culturais, escolas e universidades. O projeto “A Literatura e a Moda”, que começou ao lado do estilista brasileiro Walter Rodrigues e, hoje, segue com Almeida Maia e Eduardo Laurino, convidou em 2016 a escritora brasileira Anita Deak, uma das finalistas do Prêmio Sesc de Literatura, para participar de “Assimetrias do Tempo: a construção e a desconstrução na Moda, na Literatura e na Filosofia”, que integrou o projeto “#ForadeModa”, com co-curadoria do estilista brasileiro Fause Haten, no Sesc Ipiranga. Recentemente, o fotógrafo paulistano Gal Oppido compôs o time do curso-projeto “Figurações do Tempo: relações entre Moda e Imagem”, na Oficina Cultural Oswald de Andrade. A pesquisa rendeu, ainda, convite a Almeida Maia para integrar o quadro de docentes do Senac Lapa Faustolo, e realizar cursos de extensão no Departamento de Pós-Graduação, Extensão e Cursos Livres da FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado, e no Centro Universitário Belas Artes, em SP. Ao longo destes anos, Almeida Maia participou dos projetos “Pano pra Manga”, que reuniu, numa programação mensal, os principais nomes da moda brasileira num evento no Sesc Pompeia, e da coletânea “Moda Vestimenta Corpo” (Ed. Estação das Letras e Cores, 2015), no qual assina um capítulo sobre a relação entre literatura e moda, no contexto do Brasil do Segundo Império, a partir do romance “Lucíola” (1862), de José de Alencar.

“Desde que iniciamos a pesquisa em 2012, a nossa preocupação tem sido o diálogo da Moda, enquanto dialética e fenômeno social da modernidade e formadora de identidades e processos subjetivos, com outras manifestações artísticas e culturais, como a literatura, a fotografia, as artes visuais, a filosofia, e as novas questões para a historiografia. Se no curso anterior ‘Figurações do Tempo’, buscamos compreender o entrelaçamento da moda com a imagem como figurações do tempo histórico e manifestação sensível de uma época, em ‘As estrelas descem à terra’, a questão mobilizadora será: qual a sensibilidade auditiva de cada geração, e como ela se materializa na Moda, nas roupas e no comportamento?”, reflete Almeida Maia.

Localizada no tradicional bairro paulistano do Bom Retiro – polo cultural e econômico do mercado têxtil, e ao lado da Casa do Povo, residência do G>E, grupo de pesquisa em moda e design coordenado pela estilista e artista Karlla Gitrotto –, a Oficina Cultural Oswald de Andrade, desde a sua fundação, em 1986, promove atividades, como oficinas, cursos, palestras e workshops na área de moda com profissionais e pesquisadores da área, como Alcino Leite Neto, ex-editor de Moda da Folha de São Paulo, o jornalista Mário Mendes, os fotógrafos Gal Oppido e Bob Wolfenson, os estilistas Dudu Bertholini, Walter Rodrigues, Guilherme Mata, Conrado Segreto, a empresária e jornalista Costanza Pascolato, o designer Guto Lacaz, o escritor Ignácio de Loyola Brandão e o historiador João Braga.

Gratuito, o curso “As estrelas descem à terra: Moda e Música nos sécs. XX e XXI”, conta com apenas 30 (trinta) vagas, e inicia as suas inscrições no próximo dia 25 de setembro (segunda-feira), exclusivamente pelo site  www.oficinasculturais.org.br. O processo seletivo será feito em duas etapas, e exige que o inscrito tenha noções básicas de técnicas de costura e/ ou modelagem; a primeira fase da seleção consiste no envio de carta de intenção e currículo, e a segunda numa entrevista presencial com os ministrantes da oficina, e análise de portfólio impresso ou digital. 

SERVIÇO

OFICINAS CULTURAIS OSWALD DE ANDRADE

CULTURA GERAL/ MODA E MÚSICA

AS ESTRELAS DESCEM À TERRA: MODA E MÚSICA NOS SÉCS XX E XXI.

09/10 a 20/12* – segundas e quartas-feiras, das 18H30 às 21h30.

*Obs: Devido ao feriado nacional do dia 15/11 (Proclamação da República), a aula será reposta no dia 16/11. 

Público: estudantes de moda, profissionais da área e interessados, a partir de 18 anos.

Inscrições: 25/09 a 30/09.

Seleção: 1ª Fase - Carta de interesse e CV/ 2ª Fase – Entrevista Presencial e Análise de Portfólio (impresso ou digitalizado).

Requisito para Participação: Dominar técnicas de costura e/ ou modelagem.

30 vagas – Gratuito.

Apoio: Ateliê Vivo da Casa do Povo.

Endereço: Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - CEP: 01123-001 - São Paulo – SP.

Telefones: (11) 3222-2662 / 3221-4704/ (11) 11 3221 5558/ (11) 11 3222 9574/ (11) 3222 4683.

E-mail: oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br

Site: http://www.oficinasculturais.org.br/unidades/?oficina=7

Funcionamento: Segunda a sexta das 9h às 22h e aos sábados das 13h às 21h.

 

 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: Baobá Comunicação
Foto: Mucio Ricardo

Data de publicação: 27/09/2017

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


MBI em Confecção 4.0: Integração de Tecnologias para Projetar a Indústria do Futuro
O SENAI CETIQT inaugurou sua Planta de Confecção 4.0. Essa inovação faz parte do movimento chamado de Indústria 4.0, que vai além de uma revolução tecnológica. É, também, uma arquitetura de referência que prevê integração de tecnologias com objetivo de agregar valor aos produtos e otimizar os recursos e processos.  2017-10-20 - Tags: senai cetiqt confeccao 40 master in business innovation curso

Expotextil Perú 2017 inicia com expectativa de vendas de cerca de US$ 120 milhões
Sob o tema: “As feiras retornam ao seu local de origem", começou nesta quarta-feira, 18 de outubro, a 11ª edição da Feira Expotextil Peru 2017, que - pela primeira vez - acontece na Ciudad Ferial Costa Verd , no circuito de praias de San Miguel em uma área de 14 mil metros quadrados. A feira ocorrerá até dia 21/10, sábado e os organizadores estimam vendas de cerca de US$ 120 milhões nos quatro dias da feira.  2017-10-19 - Tags: expotextil peru 2017 lima eventos luisa mesones expotextil maq texmoda peru

Abit ilumina sua sede em adesão ao Outubro Rosa
Um dos meses mais coloridos do ano, outubro, marca a preocupação em prevenir e detectar precocemente o câncer de mama. A doença que atinge cerca de 58 mil mulheres no Brasil, é considerado o tipo de câncer mais comum para o sexo feminino em todo o mundo, depois do câncer de pele não melanoma, de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer).  2017-10-19 - Tags: abit outubro rosa inca casa abit

In Fashion, em Blumenau, antecipa principais movimentos da indústria da moda
Nos dias 27 e 28 de outubro, a Lectra, líder mundial em soluções tecnológicas para a indústria da moda, realizará a segunda edição do In Fashion by Lectra, evento que reúne em Blumenau diversas empresas e profissionais dessa indústria para dois dias de discussões sobre temas relevantes ligados à desenvolvimento de produtos, tendências de moda e business, processo produtivo e as transformações pelas quais o setor vem passando.  2017-10-18 - Tags: lectra in fashion by lectra blumenau senai blumenau sueka eventos

1º MorumbiShopping Experience Plus Size acontece em São Paulo
Com o intuito de promover a diversidade, aceitação e a moda para todos, o MorumbiShopping realiza dia 29/10, um evento com influenciadoras e especialistas plus size.  2017-10-17 - Tags: morumbishopping experience plus size mel soares sandra teschner

Who´s Next & Première Classe reuniu 700 marcas de vestuário
A última edição das feiras francesas WHO´S NEXT & PREMIÈRE CLASSE, foram realizadas de 08 a 11 de setembro em Paris, sob o tema “Positive Community”, um encontro que reuniu profissionais do setor com uma vibe bem positiva e engajada no fortalecimento do network e redes sociais.  2017-10-16 - Tags: who´s next premiere classe positive community isabela uagaia

​Empresários do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais vêm a Santa Catarina conhecer o SCMC
De 23 a 26 de outubro, grupos ligados à Assintecal e a AMEM estarão no estado para entender a plataforma de compartilhamento que está fazendo com que as indústrias locais acelerem em direção à inovação.  2017-10-11 - Tags: scmc amelia malheiros santa catarina moda e cultura altenburg audaces chantelle cia. hering círculo copa&cia coratex cores e tons dudalina fakini hi etiquetas karsten loa underwear marisol tecnoblu villa têxtil

Maquintex, Signs Nordeste e Femicc 2017 terminam com bons negócios e visitação qualificada
Bons negócios e visitação qualificada marcaram as feiras bienais e simultâneas Maquintex - Feira de Máquinas, Equipamentos, Serviços e Química para a Indústria Têxtil; Signs Nordeste – Feira de Equipamentos e Serviços para a Indústria de Impressão Digital, Gráfica, Sinalização e Serigrafia; e Femicc – Feira de Máquinas para a indústria Coureiro-Calçadista.  2017-10-11 - Tags: maquintex fcem signs nordeste femicc 2017 persona denim meeting fortaleza febratex week tour

Invista apresenta ‘Atitude Inovadora’ na Intertextile Shanghai Apparel Fabrics
A Invista, um dos maiores produtores integrados de polímeros e fibras do mundo, apresenta na Intertextile Shanghai Apparel Fabrics 2017, feira têxtil que acontece de 11 a 13 de outubro, em Xangai, na China, uma ação de marketing diferenciada para apresentar seus produtos, revelando também os resultados de uma pesquisa inédita de proteção de IP da indústria têxtil. O Rendez-Vous 2017 ocupará dois estandes, no hall 5.2 E49 e hall 7.2 E55 no pavilhão de exposições.  2017-10-06 - Tags: invista intertextile shanghai apparel fabrics rendez vous 2017 lycra moves

12o Seminário de Tendências – Tendere – Outono/Inverno 2019
O Seminário de Tendências Tendere chega a sua 12ª edição apresentando ao mercado a pesquisa de trendwatchers globais para o outono-inverno 2019. Nas sete horas de evento os participantes ficarão por dentro das tendências focadas no Hemisfério Sul, especialmente para a realidade de produção e consumo brasileira.  2017-10-06 - Tags: tendere pesquisa de tendencias trendwatchers visual merchandising seminario

6ª edição do Fashion Meeting reúne grandes nomes da moda
O Fashion Meeting, projeto idealizado por Daniela Dornellas e consolidado no calendário da moda nacional, chega à sua 6a edição. Serão 3 dias (17 a 19 de outubro) para o evento que apresenta painéis e workshops, com a participação de influentes nomes do setor, além de desfiles e homenagens a grandes nomes do segmento.  2017-10-05 - Tags: fashion meeting daniela dornellas donata meireles rony meisler agencia we expand

Mercado Buenos Artes celebra a Primavera em edição especial na Praça Dom José Gaspar
Com proposta itinerante, o Mercado Buenos Artes se firma na agenda cultural da cidade passeando por diferentes regiões da capital paulistana. Com curadoria de Mari Pini, realizadora cultural e pesquisadora do design público, a 31ª edição do MBA acontece na Praça Dom José Gaspar, no Centro de São Paulo, no próximo dia 07/10, sábado, das 11 às 19 horas.  2017-10-04 - Tags: mercado buenos artes praca dom jose gaspar eventos

Senac Moda Informação discute empreendedorismo e varejo digital no mercado fashion
Com foco em inovação, experiências e conteúdo, Fernanda Bromfman, especialista de moda do Google, e André Carvalhal, ex-Farm e co-fundador da Malha, compõem o time de especialistas convidados  2017-10-04 - Tags: senac moda informacao 2017 casa natura musical empreendedorismo varejo digital youcom hypeness helen rodel escudero

Brasil recebe, pela primeira vez, maior evento da indústria da moda
Entre os dias 16 e 18 de outubro, a Barra da Tijuca será palco do maior encontro de empresasde vestuário do mundo. Realizado pela IAF (International Apparel Federation) com a coordenação no Brasil da Abit, a IAF Convention deverá receber cerca de 400 pessoas, sendo 30% do exterior e 70% do Brasil.  2017-10-03 - Tags: han bekke iaf world fashion convention abit international apparel federation

Fashion Trendy Brasil apresenta tendências para o inverno 2018
O Fashion Trendy Brasil é um grupo de profissionais atuantes no mercado da moda brasileira, reunidos para atender a demanda do mercado têxtil, de confirmações de moda e tendências futuras.  2017-10-02 - Tags: varejo evento fashion trendy brasil marketing tendencias

Maquintex, Signs Nordeste e Femicc 2017: programação completa da Feira Nordeste
Entre os dias 03 a 06 de outubro, acontece na capital cearense a Feira do Nordeste, que reúne, no Centro de Eventos do Ceará, as feiras bienais e simultâneasMaquintex - Feira de Máquinas, Equipamentos, Serviços e Química para a Indústria Têxtil; Signs Nordeste – Feira de Equipamentos e Serviços para Impressão Digital, Sinalização e Serigrafia; e Femicc – Feira de Máquinas para a indústria Coureiro-Calçadista.  2017-09-29 - Tags: maquintex signs ne femicc 2017 feira do nordeste fortaleza febratex week tour fcem febratex group helvio roberto pompeo madeira

Senac recebe exposição em comemoração aos 50 anos do estilista José Gayegos
A partir do dia 3 de outubro, o Senac Lapa Faustolo receberá a exposição José Gayegos: 50 anos de moda. A iniciativa tem o intuito de apresentar às novas gerações de profissionais da moda o trabalho técnico e criativo do estilista. A exposição homenageia Gayegos, trazendo modelos do seu acervo e peças inéditas.  2017-09-29 - Tags: senac lapa faustolo jose gayegos exposicao 50 anos de moda deise sabbag esmod

As estrelas descem à terra: moda e música nos sécs. XX e XXI
Analisar as relações entre a Moda e a Música, ao longo dos séculos XX e XXI, a partir das perspectivas de formação das identidades, processos subjetivadores e comportamentais, são os objetivos do curso teórico e prático “As estrelas descem à terra”, que acontece nos meses de outubro a dezembro na Oficina Cultural Oswald de Andrade. Gratuito, os estudantes farão uma coleção com looks para shows dos artistas da nova cena musical brasileira.  2017-09-27 - Tags: curso oficina cultural oswald de andrade moda musica

Denim Meeting Fortaleza agrega setor com troca de informações e novas tecnologias
Promovido pelo Guia Jeanswear e com patrocínio do Fcem|Febratex Group, o Denim Meeting realiza a sua versão regional em Fortaleza (CE), como um dos destaques da programação da Maquintex, no dia 05 de outubro de 2017, das 15h00 às 19h30, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE).  2017-09-26 - Tags: denim meeting ilha do denim denim meeting fortaleza guia jeanswear maquintex

O papel de governos e instituições para o compliance nas relações trabalhistas
A ausência de compliance nas relações trabalhistas, uma indesejada vantagem competitiva, será tema de painel na 33ª IAF (International Apparel Federation) Convention, em 17 de outubro, no Rio de Janeiro. É a primeira vez que o evento é realizado no Brasil.  2017-09-25 - Tags: iaf international apparel federation convention oit abit iaf convention omc