Language
home » eventos »

Últimas notícias

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

A feira infantil que começa a crescer

A poucos meses de sua 48ª edição (de 19 a 21 de novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo), a Feira Internacional do Setor Infanto juvenil e Bebê (FIT 0/16) parece ter se beneficiado da compra da Interfeiras Eventos em novembro de 2015 pela Koelnmesse, promotora mundial de feiras de bens de consumo. Uma das novidades é a realização, junto à FIT, da Pueri Expo, exposição com foco em produtos de puericultura como seu modelo Kind + Jugend, que já acontece em Colônia, na Ale- manha. Outra novidade é que, agora, o caminho segue pelo fortalecimento do relacionamento com o expositor   e o comprador, especialmente os internacionais, que, por algum tempo, ficaram de fora do evento.  É o que aponta   o vice-presidente internacional de feiras no exterior da Koelnmesse, Denis Steker, em entrevista à  ITT:

ITT: Ser responsável por eventos internacionais de um grupo tão grande quanto a Koelnmesse deve trazer dificuldades à vida pessoal. Como você lida com esse cotidiano?

Denis Steker: Sou casado e tenho uma filha, e meu trabalho realmente exige que eu me ausente muito de casa e do país. Mas as tecnologias são importantes  aliadas  nesse contato, e converso com minha família praticamente todos os dias pelo Skype, por exemplo. Minha família dá todo o suporte que preciso, e eu respondo transformando minhas viagens em momentos absoluta- mente produtivos, evitando que eu tenha que estender muito os encontros fora da Alemanha. Se estou na América do Sul, por exemplo, esteja certo de que farei tudo o que precisarem na região naquele período de tempo, para evitar que tenha que retornar. Mesmo assim, as viagens são inevitáveis, pois acredito na presença física para desenvolver os projetos.

ITT: Como deve ser trabalhada a internacionalização do evento?

Steker: Esse é um enorme projeto da Koelnmesse, e vamos atuar especialmente no fortalecimento da relação com os expositores. Nós temos uma enorme plataforma de conta- tos pelo mundo, entre revistas, meios de comunicação digital e toda uma rede capaz de promover o evento. Temos uma perspectiva básica de promoção da imagem internacional, começando pela tradução para o inglês de todo o conteúdo em português, o qual sempre dificultou o acesso dos empresários internacionais. É um caminho simples, mas necessário para que todos possam entrar em contato com os organizadores e realmente esclarecer dúvidas e necessidades.

ITT: O que é mais interessante no evento para os expositores e compradores estrangeiros?

Steker: Especialmente, a capacidade brasileira de integrar os mercados regionais da América do Sul, entre eles, a Argentina e os outros países do Mercosul. Essa estratégia de relacionamento é essencial para quem deseja ingressar no continente. O caminho, sem dúvida, passa pelo Brasil.

ITT: E para o mercado brasileiro, como isso se reflete?

Steker: Já houve, nos últimos anos, uma onda de viagens internacionais dos brasileiros, tanto consumidores diretos quanto compra- dores do atacado. Eles se dividiram nos mercados estrangeiros em busca dos produtos, especialmente os europeus e asiáticos. Agora, daremos a oportunidade de acesso a esses materiais aqui! Para as grandes marcas, é um momento de aprendizado sobre como atender melhor o importante mercado brasileiro. Nós queremos que seja aberto um diálogo franco com as marcas do País. Há muitas oportunidades de comércio e uma coisa é certa: tanto na área internacional, quanto na nacional, os visitantes terão acesso a bons produtos.

ITT: Houve reações negativas sobre a chegada dos expositores internacionais?

Steker: A princípio, sim, pois o brasileiro possui certo receio com relação à competição.   A primeira edição coordenada pela Koelnmesse  enfrentou   alguma   resistência,  que logo foi superada, pelo fato de que o pro- duto brasileiro possui qualidade para disputar mercado – e isso só melhorará com a comparação às peças globais. Em resumo, o impacto é que temos, sim, mais expositores internacionais, mas, junto a eles, chegam os compradores internacionais. Eles chegam para ver os lançamentos de marcas que já conhecem, mas terminam conhecendo as empresas brasileiras. Quem está preparado para exportar, encontra aí uma possibilidade enorme de vendas. Agora, o feedback que recebemos dos expositores é que eles entendem e querem receber as marcas internacionais e, com eles, os  compradores  de todo o mundo. O mix de produtos da FIT 0/16 é surpreendente e encanta até os mais exigentes buyers. 

ITT: A tecnologia têxtil está intimamente ligada ao setor infantil, juvenil e bebê, especialmente pela questão da segurança. Isso pode ser notado nos produtos da FIT 0/16?

Steker: Não somente a segurança, mas também a sustentabilidade e o conforto. No Brasil, especialmente, esse é um tema que está muito em pauta, diferentemente do restante do mundo, que possui foco mais amplo (especialmente no design e na construção das peças). É interessante ver essa importância dada às tecnologias das peças pelos consumidores brasileiros, e esperamos que seja um direcionamento para todos.

ITT: Há algum projeto para a seleção ou restrição de marcas na exposição da FIT 0/16?

Steker: Ainda não há nenhum projeto nesse sentido, pois nosso maior trunfo é justamente a variedade e a mistura de expositores, com diferentes níveis de produtos – mas sempre com a qualidade necessária para o atendi- mento ao setor. Como falei anteriormente, vamos agora fortalecer o marketing do evento com nossa rede gigantesca de contatos nacionais e internacionais. Sempre dizemos que “a feira de trade é o meio do mercado”, sendo necessário atender a tudo e a todos. Se o comprador nos visita, ele encontrará o que procura, independentemente do nicho.

ITT: Nessa ampla listagem de compradores, pode- mos esperar um aumento no número de profissionais convidados?

Steker: Há, sim, um aumento no número de compradores convidados, mas é preciso especificar que não será feito apenas pela matemática no processo. Nossa seleção é criteriosa e preferimos não ter profissionais em visita apenas pelo comparecimento,  como se fossem mais um número na contagem. Acreditamos que o relacionamento profissional deve ser estimulado; então, organiza- mos verdadeiros encontros entre possíveis fornecedores e clientes. Tanto compradores quanto expositores podem confiar em nós, com a certeza de que não acreditamos em convites vazios.

ITT: Qual é o maior desafio enfrentado por você hoje na configuração da FIT 0/16?

Steker: Unir os processos antigos de gestão com a nova economia. Os expositores de mui- to tempo estão focados nos relacionamentos interpessoais – o que é importantíssimo –, mas precisamos também de  novos  meios  de comunicação, como o Instagram e o Facebook. É essencial garantirmos que esses mecanismos sejam utilizados corretamente, a nosso favor. Há muito potencial intrínseco à comunidade, ao que podemos fazer por eles.

ITT: Como é coordenar eventos em todo o mundo? Quais as mais importantes questões que devem ser abordadas em cada etapa de trabalho?

Steker: Acho que o mais complexo é conseguir traduzir a cultura e adequar os eventos aos padrões de qualidade de cada país. Precisamos ouvir os clientes, mas, principalmente, moldar nosso evento às condições regionais e pessoais. Tanto a FIT quanto outros shows precisam entender que podem confiar em nós. O evento no Brasil precisa ter sabor brasileiro e o asiático, o tempero da região. O grande desafio é ter um parâmetro que mantenha nossos padrões, mas sem perder as tradições de cada local.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Texto | Gabriel Rajão
Fotos | Divulgação
Matéria publicada na revista ITT PRESS TRENDS, edição 103

Data de publicação: 05/08/2016

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Novas empresas expositoras confirmam participação na Febratex
A Febratex 2021, que será realizada de 10 a 13 de agosto de 2021, em Blumenau/SC, apresentará novas atrações, além de, mais uma vez, se tornar o palco de realização de grandes negócios e lançamentos de inovação e tecnologia para os segmentos têxtil e de confecção.  2021-03-05 - Tags: febratex febratex 2021 blumenau febratex group giordana madeira

Novas datas e novo ciclo de eventos para Techtextil e Texprocess
Recentemente adiadas devido à pandemia do coronavírus, a Techtextil e a Texprocess, feiras de negócios líderes em têxteis técnicos, nãotecidos e processamento de têxteis e materiais flexíveis, serão realizadas em Frankfurt am Main, de 21 a 24 de junho de 2022. Com a alteração para o próximo ano, os dois eventos também mudarão seu ciclo para anos pares.  2021-02-26 - Tags: frankfurt am main techtexil texprocess olaf schmidt vdma texprocess americas techtextil north america

Edana abre inscrições para Outlook ™ online em abril
Bruxelas, na Bélgica, hospedará, mais uma vez a Conferencia Outlook ™ online, promovida pela Edana - associação internacional que atende a indústria de nãotecidos, com a promessa de garantir aos participantes uma experiência totalmente interativa e prática.  2021-02-22 - Tags: edana natacha defeche conferencia outlook edana naotecidos tecidos tecnicos

Colômbia conquista mercados internacionais com têxteis de biossegurança
A Colombiatex digital 2021, uma vitrine mundial que apresenta novidades têxteis diferentes nas categorias de sustentabilidade, inovação, tecnologia e biossegurança, se converteu em uma plataforma para divulgar produtos que surgiram a partir do covid-19.  2021-02-19 - Tags: colombiatex de las americas colombiatex fashion system bioseguranca covid 19

Premiere Vision Paris apresenta edição 100% digital
De 15 a 19 de fevereiro, o Salão Première Vision Paris está concentrando seus esforços em uma apresentação 100% digital, para continuar apoiando a indústria da moda criativa e preparar o terreno para a recuperação que deverá ocorrer este ano. O evento também lança o seu novo site integrado, que será apresentado em várias etapas ao longo de 2021, reunindo todos os seus eventos e o seu Marketplace.  2021-02-17 - Tags: salao premiere vision paris evento digital marketplace premiere vision covid 19

Especialistas debatem os impactos do covid-19 na Moda
É fato que a moda tem se transformado com os efeitos causados pelo covid-19. Mas, o que esperar como impacto para os negócios após este cenário? Promovido pela Faculdade Santa Marcelina, especialistas em desenvolvimento de vestuário streetwear e acessórios artesanais analisarão o mercado em encontro virtual na próxima quinta-feira (18), às 11h.  2021-02-17 - Tags: faculdade santa marcelina fabio shimabukuro sandes leonardo alexei carla ceragioli live evento

Febratex lança espaço exclusivo para startups
Com a intenção de buscar a inovação contínua, a Febratex está preparando para a edição deste ano o Startup Corner, espaço exclusivo para startups se conectarem e apresentarem suas soluções para a indústria têxtil. O evento, que acontece entre 10 e 13 de agosto de 2021 no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC), é uma das maiores feiras do mundo para a indústria têxtil e a maior das Américas.  2021-02-11 - Tags: febratex 2021 blumenau startup corner giordana madeira blusoft

Inspiramais mobiliza o mercado da moda com inovação e negócios
Até o dia 26 de fevereiro, o Inspiramais manterá seu marketplace de soluções em design, inovação e sustentabilidade disponível para a interação entre expositores, compradores e visitantes interessados nas novidades do mercado da moda. Há ainda uma agenda de palestras. Nos dois dias de programação ao vivo, na última semana, mais de 8 mil visitantes acessaram a plataforma.  2021-02-05 - Tags: inspiramais marketplace plataforma jose fernando bello cicb assintecal

DS Printech China 21 será em Xangai para atender demanda por soluções personalizadas
Após a conclusão bem-sucedida da edição híbrida de estreia da feira em Shenzhen, a DS Printech China 2021 acontecerá de 6 a 8 de agosto no Novo Centro Internacional de Exposições de Xangai. A plataforma comercial continuará a atender os setores de impressão digital e serigrafia, em sua reativação após a interrupção do covid-19.  2021-02-04 - Tags: ds printech china 2021 wendy wen messe frankfurt hk ds printech china

Inspiramais traz 'Antídoto' para refletir sobre o momento em que vivemos
A apresentação da pesquisa que norteou as inspirações para a criação de materiais marcou a segunda edição 100% digital do Salão Inspiramais, realizado nos dias 26 e 27 de janeiro, cuja plataforma permanecerá ativa nos próximos 30 dias com palestras, rodadas de negócios e outras atrações.  2021-02-01 - Tags: inspiramais inspiramais 2021 walter rodrigues nucleo de design do inspiramais salao inspiramais

Conferencia EFI Engage destaca inovações para universo da impressão digital
Uma imersão no mundo da impressão digital. É o que propõe a Conferencia Global EFI Engage, uma maratona de lançamentos de produtos e difusão de conhecimento, promovida pela EFI em sua avançada plataforma digital. O evento on-line, que vai de 25 de janeiro a 5 de fevereiro, aborda tecnologias inovadoras para vários campos de aplicação.  2021-01-28 - Tags: conferencia global efi engage plataforma digital impressao digital efi fiery jeff jacobson

Abvtex no combate ao trabalho análogo ao escravo em tempos de pandemia
Em uma data tão emblemática como a Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, que se celebra em 28 de janeiro o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, a Abvtex (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), entidade que representa cerca de 100 grandes marcas do varejo de moda brasileiro, participará do seminário virtual promovido pela Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.  2021-01-27 - Tags: semana nacional de combate ao trabalho escravo abvtex comtrae

17 ª edição da Febratex será em agosto de 2021
Por conta das incertezas provocadas pela pandemia do novo Coronavírus, a Febratex - Feira Brasileira para a Indústria Têxtil e de Confecção, que aconteceria no mês de abril, foi adiada para agosto de 2021. Segundo a nota oficial divulgada pelo Febratex Group, há 30 anos a feira é realizada em anos pares nesse mês.  2021-01-26 - Tags: coronavirus febratex febratex group giordana madeira agosto 2021

Projeto +Estampa apresenta coleção 2022_II no próximo Inspiramais
Nos dias 26 e 27 de janeiro, durante o Inspiramais — o 1º marketplace de soluções em design, inovação e sustentabilidade —, será conhecida a nova coleção do +Estampa para a temporada 2022_II, que terá como tema Futureproof. Esta é a 15ª edição do projeto, que fomenta o mercado de design de superfície para inovação e que já contou com a participação de mais de 40 estúdios de todo o Brasil.  2021-01-22 - Tags: inspiramais design futureproof estampa temporada 22 lucius vilar moda

Inexmoda abre a primeira etapa da reativação econômica com a Colombiatex Digital 2021
Carlos Eduardo Botero Hoyos, presidente executivo da Inexmoda, organizadora da Colombiatex de Las Americas - maior feira de negócios voltada ao mercado têxtil e moda da América Latina, abriu a programação da Colombiatex Digital 2021, que acontece de 18 de janeiro a 5 de fevereiro no site www.colombiatex.com.  2021-01-22 - Tags: carlos eduardo botero hoyos inexmoda colombiatex digital 2021 colombiatex de las americas

Techtextil Índia terá formato híbrido
A nova edição híbrida da Techtextil Índia deverá ser realizada de 1 a 3 de setembro de 2021 no Hall 4, no Bombay Exhibition Centre, em Mumbai, reunindo players do segmento de têxteis técnicos de todo o mundo por meio de sua plataforma multimodal.  2021-01-19 - Tags: techtextil india bombay exhibition centre texteis tecnicos naotecidos

EFI Engage 2021 acontece dia 25 de janeiro e traz sessões para América Latina
O último ano foi um divisor de águas e trouxe novos desafios que dificultaram os encontros pessoais. Para não perder a oportunidade de se conectar e interagir com o público, a EFI™ realiza o EFI Engage Conference 2021, entre os dias 25 de janeiro e 5 de fevereiro.  2021-01-19 - Tags: efi tecnologia digital feira efi engage conference 2021

Messe Frankfurt transfere suas feiras de negócio para 2022
Devido ao recrudescimento da pandemia de covid-19 e as restrições de viagens impostas na Alemanha, a Messe Frankfurt adiou as feiras de negócios e de bens de consumo para 2022, mantendo apenas eventos virtuais. Em setembro passado, foi decidida pela Messe e pelas indústrias envolvidas nas feiras, a renúncia a qualquer evento físico no primeiro trimestre de 2021.  2021-01-19 - Tags: messe frankfurt feiras adiamento 2022 detlef braun coronavirus pandemia

Projetos especiais movimentam Inspiramais promovendo inovação e negócios
Inspiração, pesquisa, networking, sustentabilidade, diversidade e criatividade são alguns dos atributos dos projetos especiais do Inspiramais, salão que apresenta a cada semestre o lançamento de 1000 materiais desenvolvidos para os segmentos de calçados, confecção, móveis e bijuterias. A nova edição do 1º marketplace de soluções em design, inovação e sustentabilidade acontecerá nos dias 26 e 27 de janeiro — estendendo-se nos 30 dias seguintes, com diversas atrações.  2021-01-18 - Tags: inspiramais marketplace design plataforma online preview moda

FESPA Digital Printing mostra tendências e tecnologia para impressão de materiais
De 24 a 27 de março acontecerá a FESPA Digital Printing, apresentando tendências e equipamentos que farão parte das empresas nos próximos anos. A feira reúne as principais soluções do segmento de impressão digital, personalização, produção sob demanda, sublimação, comunicação visual, impressão têxtil, 3D, acabamento, gerenciamento de cores, substratos e muito mais.  2021-01-15 - Tags: fespa digital printing impressao digital textil feira digital textile conference