Language
home » eventos »

Últimas notícias

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

A China não quer marca, quer estilo

De 15 a 17 de março, a Chic 2017 Spring, uma plataforma de informação para novas tendências, organizada pela Beijing Fashion Expo e China World Trade Center Beijing, em mais uma edição sediada no National Exhibition and Convention Center, em Xangai, ocupou uma área de 107 mil metros quadrados onde mostrou as coleções primavera-verão dos seus 1.213 expositores, dos quais 400 de 21 países e regiões chinesas, para 108.164 visitantes profissionais registrados, provenientes de 70 regiões da China e de outros países.

A feira Chic 2017 Spring assume o papel de mediadora entre a indústria e o comércio de moda, ou seja, ela pode ser considerada um importante parceiro ou até mesmo uma ponte para aqueles que querem atingir o mercado consumidor chinês, o segundo maior mercado de varejo do mundo depois dos Estados Unidos. O foco especial foi dado às inovações e inspirações. Ser diferente dos outros está intimamente ligado ao atual status quo dos consumidores chineses.

De acordo com Chen Dapeng, CEO da Chic 2017 Spring e presidente da China National Garment Association, o objetivo primordial da indústria da moda e do têxtil está voltado aos novos desenvolvimentos técnicos e também ao aumento de novos projetos que buscam incentivar a diversidade dos desejos dos consumidores. Ainda segundo Dapeng, na China existe uma demanda especial por uma moda ecológica e de alto nível e nenhuma imagem de marca define, por si só, o sucesso, mas a combinação e a relação entre design personalizado, qualidade e preço. “Os chineses buscam uma roupa com estilo, com personalidade, e não simplesmente uma marca”, enfatizou o executivo.

As coleções primavera-verão que foram apresentadas na passarela oficial e em diferentes hot-points distribuídos nos quatro pavilhões estiveram à disposição dos compradores de lojas de departamentos líderes no mercado chinês, lojistas de shoppings centers, lojas multimarcas e também lojas-conceito – estas cada vez em maior número no país. A maioria dos visitantes especializados buscava na feira produtos resultantes de novas ideias, de novos impulsos. O mercado de varejo na China ainda está em crescimento e com foco orientado para a classe média. Mesmo que as taxas de crescimento tenham sido estabilizadas, é evidente que a classe média ganha cada vez mais dinheiro – o que vem confirmar o aumento nas vendas pela internet. Existem mais de 700 milhões de usuários digitais na China, tornando-a o maior mercado de comunicação móvel do mundo, e que vêm, naturalmente, contribuir para as vendas. É a chamada “geração Millennials” – que tem a intenção de reinventar-se, transformar a economia e revolucionar o capitalismo, considerados caçadores de tendências e força motriz para inovações nas áreas da tecnologia e da moda. Em geral, o comportamento desses consumidores é caracterizado pelo desejo de individualismo e uma forma única de vestir-se com estilo. Em 2016, observou-se um incremento de 6,8% no comércio e de até 18,6% nas compras on-line. A feira registrou nesta edição a presença de muitas lojas de departamentos europeias que se expandiram para a China, como a House of Fraser, loja de departamento premium do Reino Unido, a grega Folli Follie, lojaconceito estabelecida em Hong Kong, e ainda a presença de uma grande plataforma internacional, a Ms. Huang Zhaohui da Worldlink (Tianjin) International Trading Co. LTd., que está vendendo em suas lojas multimarcas e também on-line. Para a moda com conceitos firmados na ecologia, a Icicle Boutique já comercializa sua marca em mais de 200 pontos no território chinês. Além dos shopping centers, outros grupos se fizeram presentes, como as lojas de departamentos Da Shang, Wanda Plaza, Zhen Hua e Gui He, da província de Shandong; a multimarcas Shou Chuang e muitas outras lojas-conceito e butiques.

Os segmentos da feira

Era grande a presença de expositores internacionais, mas também de grandes marcas chinesas que dispõem de excelente rede de distribuição, como o gigante Shandong Ruyi Group, que, entre outras atividades, está envolvido na fabricação de produtos têxteis sob a marca Ruyi, com participação maioritária na empresa alemã Peine Group, de moda masculina. Durante a feira e com estande localizado no espaço Impulses, eles apresentaram uma coleção de moda masculina espetacular e de altíssima qualidade. Um estilo cool, nem um pouco convencional. O mesmo se passou com a coleção feminina.

A feira, além de incluir o China Fashion Business Forum – Spring, com palestras dedicadas à otimização das cadeias de suprimentos e acesso à fabricação inteligente, em nuvem – como, por exemplo, sistemas que permitem aos clientes desenvolverem seus próprios estilos e depois receberem na empresa os protótipos ou peças-piloto –, apresentou uma boa e competente estrutura dividida por segmentos. São eles: Urban View, vestuário masculino; New Look, vestuário feminino; Kids’Paradise, vestuário infantil e uniformes escolares; Heritage, couro, pele e roupa íntima; Secret Stars, acessórios, calçados e bolsas; Impulses, fashion designers; e o Fashion Journey, que recebeu expositores de 18 paises, como Itália, através do Sistema Moda Itália (SMI), Italian Trade Agency (ITA) e da Assocalzaturifici, sendo este o maior expositor estrangeiro; a França, através do Paris Forever, e a Alemanha com o apoio do Federal Ministry of Germany for Economy and Energy e organizado pela Messe Düsseldorf. A Turquia, através do IDMIB/ITKIB Istambul, estava localizada no segmento Heritage, onde expôs seus produtos em couro; além de outros países com participação quase que individual, em busca de expandirem suas atividades no mercado chinês. Entre eles, Espanha, Reino Unido, Peru, Japão, Taiwan, Hong Kong, Coreia do Sul, Suiça, Canadá, Dinamarca, Grécia, Australia, Índia e Brasil, que esteve presente com duas grandes marcas, a Amazonas e a Ipanema.

Desde 2010, o Grupo Amazonas, com unidades no Uruguai, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraíba, atende importante demanda de um mercado que reúne consumidores exigentes em busca de alta qualidade, cujo desafi o é aliar design e tecnologia para transformar borracha em produtos de moda. A empresa atua na gestão de marcas em sandálias e moda em três frentes: marcas licenciadas (produção e distribuição de marcas, sob licença), private label (produção de marcas sob encomenda) e a marca própria Amazonas Sandals, presente em 53 países.

A Grendene, fundada em 1971, é uma das maiores produtoras mundiais de calçados. Possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados para os públicos feminino, masculino e infantil, e é detentora das marcas: Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Pega Forte, Grendene Kids, Zizou e Ipanema, marca esta lançada em 2001 e que colocou a Grendene de vez na linha praia.

O pavilhão de exposições com 400 mil metros quadrados cobertos, onde acontecem importantes eventos em Xangai, continuará sendo o endereço da próxima edição da Chic 2017, Autumn, de 11 a 13 de outubro de 2017.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição de texto e fotos por: Carlos Simões
Publicado em ITT Press - International Top Trends - ed.106

Data de publicação: 05/06/2017

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Edana anuncia programa para o Outlook™ 2020 on-line
O Outlook ™, principal conferência mundial do setor de nãotecidos para o segmento de produtos de higiene, saúde e cuidados pessoais, terá edição on-line em 2020. Programado para 23 a 25 de setembro, as inscrições já estão abertas para participação de todos os encontros virtuais da Edana, entidade organizadora do evento.  2020-06-05 - Tags: edana outlook naotecidos encontro online pandemia impacto covid19 economia global

'Fashion Weekend Kids Em Casa' apresenta edição inédita 100% digital
O Fashion Weekend Kids Em Casa, idealizado por Ana Cury Casa Criativa, é uma plataforma de experiências focada em lifestyle e promove sua primeira edição 100% digital. O desfile "FWKEMCASA" celebra a 30ª edição do evento, que agora acontece de maneira online via YouTube nos dias 20 e 21 de junho, com pílulas exclusivas no Instagram e TikTok - convidando marcas e público a olhar para novas experiências tecnológicas durante o período de distanciamento social.  2020-06-04 - Tags: fashion weekend kids ana cury casa criativa fwkemcasa feira infantil digital

Evento reunirá mais de 100 especialistas em tecnologia e moda nos dias 5 e 8 de junho
Após o enorme sucesso da 1ª edição do Worldwide Talks 2020, que obteve uma audiência de mais de 1 milhão de impressões orgânicas em 120 países, a 2ª edição do evento, fundado por uma dupla de brasileiros em 2018, acontecerá em parceria com a Oceana e a Conscious Fashion Campaign, juntamente com o apoio consultivo do Escritório de Parcerias das Nações Unidas e do Instituto-E.  2020-06-03 - Tags: instituto e dia do meio ambiente sustentabilidade conscious fashion campaign worldwide talks 2020 fashinnovation

Inspiramais acontece dias 2 e 3 de setembro em novo formato
Nos dias 2 e 3 de setembro acontece o Inspiramais – único programa de design de materiais para moda da América Latina. Desta vez em formato inovador e que será uma das maiores revoluções na história da moda nacional. O Salão é um ponto de referência para todo mercado, responsável por impulsionar um processo que envolve toda a indústria, atendendo toda a cadeia produtiva da moda.  2020-05-29 - Tags: inspiramais salao projeto inovador cadeia moda industria textil historia da moda

Setor de feiras é um dos mais prejudicados pela pandemia de coronavírus
Em parceria com o Sebrae, a Ubrafe (União Brasileira dos Promotores de Feiras) e a Abeoc (Associação Brasileira de Empresas de Eventos), realizaram a primeira edição de sua pesquisa para medir o impacto do covid-19 no setor de feiras, congressos e eventos. O estudo mostra o tamanho do estrago causado pelo covid-19: 98% do setor já foi afetado pela pandemia em todo o Brasil.  2020-05-21 - Tags: sebrae ubrafe eventos abeoc covid 19 pandemia prejuizo

Colombiamoda evolui para o formato Digital Fashion Week
A Inexmoda acaba de confirmar a realização da Colombiamoda 2020, explorando um novo formato digital que busca contribuir para a revitalização da indústria a partir de negócios, lançamentos de moda e conhecimento. A versão on-line do evento, denominada, Digital Fashion Week, será realizada de 27 de julho a 2 de agosto, como opção para superar a difícil conjuntura de mercado devido à pandemia do Covid-19.  2020-05-19 - Tags: colombiamoda 2020 inexmoda carlos eduardo botero hoyos colombia medellin covid 19 pandemia digital fashion week

Produtos ecológicos e automação serão alguns dos destaques na FuturePrint 2020
Comemorando 30 anos no mercado, a FuturePrint é percursora e palco promissor para os negócios e networking na área da comunicação visual e indústria serigráfica. Com a promessa de movimentar o mercado com a exposição dos principais lançamentos para a indústria, a feira refletirá de 24 a 27 de novembro o potencial econômico e tecnológico do setor.  2020-05-15 - Tags: futureprint feira serigrafia impressao digital informa markets comunicacao visual impressao textil biodegradavel

CHIC realiza sua primeira edição digital para o varejo da China
A primeira CHIC Online, transmitida de 22 a 24 de abril, registrou 1.350 expositores participantes, mais de 100 interações online e mais de 157 mil visitas. A atual e difícil situação econômica global, causada pela pandemia de Covid-19, fez as empresas buscarem novas soluções para realizar suas operações comerciais.  2020-05-12 - Tags: chic online chic fair feira de moda digital reuniao virtual virtual tecnologia plataforma

Minas Trend promove live sobre o universo da moda
O Minas Trend, um dos principais eventos de moda do Brasil, promove, a partir do dia 12/05 até o início de julho, em seu canal no Instagram, uma série de lives onde serão discutidos diversos assuntos de interesse em relação à moda e todo o universo que permeia o tema.  2020-05-11 - Tags: minas trend live industria da moda covid 19 pandemia instagram verao 2021

Nova data para inscrição no Projeto Design Vision da Focus Têxtil
A Focus Têxtil, empresa líder no desenvolvimento e comercialização de tecidos que completa 80 anos em 2020, anuncia a prorrogação das inscrições da 4ª Edição do Design Vision, programa de capacitação e apresentação ao mercado de novos talentos da moda. As inscrições, que iniciaram no dia 01 de abril, seguem até o dia 30 de maio, pelo site do projeto.  2020-05-08 - Tags: focus textil design vision concurso pernambucanas projeto design vision walter rodrigues

Semana de Moda Mercedes-Benz Ibiza foi adiada para 2021
Em resposta à crise causada pela pandemia de Covid-19, os organizadores da Mercedes-Benz Fashion Week Ibiza, Mercedes-Benz Espanha, Ushuaïa Ibiza Beach Hotel e Ifema anunciaram o adiamento para a primavera de 2021, da quarta edição do desfile de coleções resorts, originalmente programado para 30 de abril deste ano.  2020-05-08 - Tags: mercedes benz espanha mercedes benz fashion week ibiza espanha feira adiamento 2021

Live sobre o impacto da pandemia nos hábitos de consumo encerra a Semana Fashion Revolution
Transparência, sustentabilidade e ética no mercado fashion foram discutidos na Semana Fashion Revolution 2020, realizada em parceria com a Unibes Cultural, até o dia 07 de maio. Totalmente online, o evento vem trazendo conteúdos digitais que problematizam o consumo, produção, condições de trabalho e ações coletivas, sob a perspectiva dos desafios impostos pela pandemia.  2020-05-06 - Tags: semana fashion revolution 2020 unibes cultural facebook live pandemia acoes coletivas

Decisão sobre Pitti Filati inverno será anunciada em maio
O Comitê Técnico Pitti Immagine Filati deverá anunciar, na primeira semana de maio, se a 87ª edição outono/inverno, prevista para 01 a 03 de julho, será mesmo realizada, devido às incertezas do mercado, provocadas pela pandemia de Covid-19. Dedicada aos lançamentos de fios de tricô e malharia fashion, a feira é realizada duas vezes ao ano, na Fortezza da Basso, em Florença, Itália.  2020-04-30 - Tags: pitti immagine filati 86 pitti immagine filati fortezza da basso raffaello napoleone feira textil pandemia covid

FIT 0/16 acontecerá junto 5ª edição da Pueri Expo no segundo semestre
A 55ª edição da FIT 0/16 e a 5ª edição da Pueri Expo, que começariam no dia 23 de abril, foram adiadas para os dias 04 a 07 de agosto. Principal evento de moda e produtos do setor infantil na América Latina, FIT 0/16 e Pueri Expo foram remarcadas para o segundo semestre, devido a pandemia do Covid-19 (coronavírus) e mantém a expectativa de trazer mais de 10 mil lojistas de todo o Brasil e mais de 350 marcas expositoras.  2020-04-27 - Tags: pueri expo fit 016 feira infantil moda infantil adiamento pandemia cassiano facchinetti

Emitex, Simatex e Confemaq são adiadas para 2021
Em comunicado de imprensa, a Messe Frankfurt Argentina informou que a Emitex, Simatex e Confemaq foram transferidas de abril deste ano para abril de 2021. Os três eventos serão realizadas simultaneamente no Centro Costa Salguero, em Buenos Aires, sendo Emitex e Confemaq, de 13 a 15, enquanto o Simatex começará no dia anterior, de 12 a 15 de abril.  2020-04-24 - Tags: messe frankfurt argentina emitex confemaq simatex covid19 pandemai adiamento eventos industria textil mundo textil

ITM e Hightex são remarcadas para junho de 2021 na Turquia
A ITM (Feira Internacional de Máquinas Têxteis) e Hightex (Feira de Tecidos Técnicos e Nãotecidos), que antes estavam planejadas para acontecer entre 2 e 6 de junho deste ano, foram adiadas para 22 e 26 de junho de 2021 devido ao surto de coronavírus. Os dois eventos, realizados a cada dois anos em Istambul, Turquia, são organizados em parceria pela Tüyap Tüm Fuarcılık Inc. e Teknik Fuarcılık Inc., em cooperação com a TEMSAD - Textile Machinery and Accessory Industrialists Union.  2020-04-17 - Tags: itm 2021 hightex 2021 istambul turquia eventos adiamento temsad

Chic Shangai adiada para julho em novo endereço
A data e o local para o CHIC - China International Fashion Fair, de março de 2020 foram alterados, o evento acontecerá de 15 a 17 de julho, em Shenzhen, na província chinesa de Guangdong, uma metrópole moderna que liga Hong Kong ao continente chinês e distante 1.400 km de Shangai e a 02h15 de vôo.  2020-04-13 - Tags: chic shanghai china feira chic online xangau epidemia coronavirus

Milano Unica adiada para setembro
O Comitê Presidencial da Milano Unica considerou apropriado mudar as datas da 31ª edição da feira, prevista para julho próximo, para os dias 7, 8 e 9 de setembro, no espaço Fiera Milano Rho.  2020-04-10 - Tags: milano unica alessandro barberis canonico pandemia covid19 adiamento feira italia

Grupo Febratex comunica adiamento da feira para 2021
Diante do cenário que estamos vivendo, de ainda muitas incertezas em relação à situação da pandemia do coronavírus, o Febratex Group, em contato diário com as entidades competentes, tomou a difícil, mas necessária decisão de adiar a realização da Febratex - Feira Brasileira para a Indústria Têxtil e de Confecção para os dias 02 e 05 de fevereiro de 2021.  2020-04-08 - Tags: febratex group febratex blumenau feira maquinas texteis confeccao setor textil covid19 coronavirus

Simpósio de máquinas têxteis suíças no Brasil é adiado
Previsto para acontecer em março, o Textile Machinery Symposium 2020 (Simpósio de Máquinas Têxteis da Suíça) foi adiado para o dia 24 de novembro, com o mesmo programa planejado. Nesta conferência, 16 representantes das empresas suíças apresentarão seus produtos e inovações ao mercado brasileiro, oferecendo também a oportunidade de troca de informações com os expositores.  2020-04-07 - Tags: swissmen swiss textile machiney industria textil evento simposio covid19