Language
home » eventos »

Últimas notícias

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

A China não quer marca, quer estilo

De 15 a 17 de março, a Chic 2017 Spring, uma plataforma de informação para novas tendências, organizada pela Beijing Fashion Expo e China World Trade Center Beijing, em mais uma edição sediada no National Exhibition and Convention Center, em Xangai, ocupou uma área de 107 mil metros quadrados onde mostrou as coleções primavera-verão dos seus 1.213 expositores, dos quais 400 de 21 países e regiões chinesas, para 108.164 visitantes profissionais registrados, provenientes de 70 regiões da China e de outros países.

A feira Chic 2017 Spring assume o papel de mediadora entre a indústria e o comércio de moda, ou seja, ela pode ser considerada um importante parceiro ou até mesmo uma ponte para aqueles que querem atingir o mercado consumidor chinês, o segundo maior mercado de varejo do mundo depois dos Estados Unidos. O foco especial foi dado às inovações e inspirações. Ser diferente dos outros está intimamente ligado ao atual status quo dos consumidores chineses.

De acordo com Chen Dapeng, CEO da Chic 2017 Spring e presidente da China National Garment Association, o objetivo primordial da indústria da moda e do têxtil está voltado aos novos desenvolvimentos técnicos e também ao aumento de novos projetos que buscam incentivar a diversidade dos desejos dos consumidores. Ainda segundo Dapeng, na China existe uma demanda especial por uma moda ecológica e de alto nível e nenhuma imagem de marca define, por si só, o sucesso, mas a combinação e a relação entre design personalizado, qualidade e preço. “Os chineses buscam uma roupa com estilo, com personalidade, e não simplesmente uma marca”, enfatizou o executivo.

As coleções primavera-verão que foram apresentadas na passarela oficial e em diferentes hot-points distribuídos nos quatro pavilhões estiveram à disposição dos compradores de lojas de departamentos líderes no mercado chinês, lojistas de shoppings centers, lojas multimarcas e também lojas-conceito – estas cada vez em maior número no país. A maioria dos visitantes especializados buscava na feira produtos resultantes de novas ideias, de novos impulsos. O mercado de varejo na China ainda está em crescimento e com foco orientado para a classe média. Mesmo que as taxas de crescimento tenham sido estabilizadas, é evidente que a classe média ganha cada vez mais dinheiro – o que vem confirmar o aumento nas vendas pela internet. Existem mais de 700 milhões de usuários digitais na China, tornando-a o maior mercado de comunicação móvel do mundo, e que vêm, naturalmente, contribuir para as vendas. É a chamada “geração Millennials” – que tem a intenção de reinventar-se, transformar a economia e revolucionar o capitalismo, considerados caçadores de tendências e força motriz para inovações nas áreas da tecnologia e da moda. Em geral, o comportamento desses consumidores é caracterizado pelo desejo de individualismo e uma forma única de vestir-se com estilo. Em 2016, observou-se um incremento de 6,8% no comércio e de até 18,6% nas compras on-line. A feira registrou nesta edição a presença de muitas lojas de departamentos europeias que se expandiram para a China, como a House of Fraser, loja de departamento premium do Reino Unido, a grega Folli Follie, lojaconceito estabelecida em Hong Kong, e ainda a presença de uma grande plataforma internacional, a Ms. Huang Zhaohui da Worldlink (Tianjin) International Trading Co. LTd., que está vendendo em suas lojas multimarcas e também on-line. Para a moda com conceitos firmados na ecologia, a Icicle Boutique já comercializa sua marca em mais de 200 pontos no território chinês. Além dos shopping centers, outros grupos se fizeram presentes, como as lojas de departamentos Da Shang, Wanda Plaza, Zhen Hua e Gui He, da província de Shandong; a multimarcas Shou Chuang e muitas outras lojas-conceito e butiques.

Os segmentos da feira

Era grande a presença de expositores internacionais, mas também de grandes marcas chinesas que dispõem de excelente rede de distribuição, como o gigante Shandong Ruyi Group, que, entre outras atividades, está envolvido na fabricação de produtos têxteis sob a marca Ruyi, com participação maioritária na empresa alemã Peine Group, de moda masculina. Durante a feira e com estande localizado no espaço Impulses, eles apresentaram uma coleção de moda masculina espetacular e de altíssima qualidade. Um estilo cool, nem um pouco convencional. O mesmo se passou com a coleção feminina.

A feira, além de incluir o China Fashion Business Forum – Spring, com palestras dedicadas à otimização das cadeias de suprimentos e acesso à fabricação inteligente, em nuvem – como, por exemplo, sistemas que permitem aos clientes desenvolverem seus próprios estilos e depois receberem na empresa os protótipos ou peças-piloto –, apresentou uma boa e competente estrutura dividida por segmentos. São eles: Urban View, vestuário masculino; New Look, vestuário feminino; Kids’Paradise, vestuário infantil e uniformes escolares; Heritage, couro, pele e roupa íntima; Secret Stars, acessórios, calçados e bolsas; Impulses, fashion designers; e o Fashion Journey, que recebeu expositores de 18 paises, como Itália, através do Sistema Moda Itália (SMI), Italian Trade Agency (ITA) e da Assocalzaturifici, sendo este o maior expositor estrangeiro; a França, através do Paris Forever, e a Alemanha com o apoio do Federal Ministry of Germany for Economy and Energy e organizado pela Messe Düsseldorf. A Turquia, através do IDMIB/ITKIB Istambul, estava localizada no segmento Heritage, onde expôs seus produtos em couro; além de outros países com participação quase que individual, em busca de expandirem suas atividades no mercado chinês. Entre eles, Espanha, Reino Unido, Peru, Japão, Taiwan, Hong Kong, Coreia do Sul, Suiça, Canadá, Dinamarca, Grécia, Australia, Índia e Brasil, que esteve presente com duas grandes marcas, a Amazonas e a Ipanema.

Desde 2010, o Grupo Amazonas, com unidades no Uruguai, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraíba, atende importante demanda de um mercado que reúne consumidores exigentes em busca de alta qualidade, cujo desafi o é aliar design e tecnologia para transformar borracha em produtos de moda. A empresa atua na gestão de marcas em sandálias e moda em três frentes: marcas licenciadas (produção e distribuição de marcas, sob licença), private label (produção de marcas sob encomenda) e a marca própria Amazonas Sandals, presente em 53 países.

A Grendene, fundada em 1971, é uma das maiores produtoras mundiais de calçados. Possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados para os públicos feminino, masculino e infantil, e é detentora das marcas: Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Pega Forte, Grendene Kids, Zizou e Ipanema, marca esta lançada em 2001 e que colocou a Grendene de vez na linha praia.

O pavilhão de exposições com 400 mil metros quadrados cobertos, onde acontecem importantes eventos em Xangai, continuará sendo o endereço da próxima edição da Chic 2017, Autumn, de 11 a 13 de outubro de 2017.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição de texto e fotos por: Carlos Simões
Publicado em ITT Press - International Top Trends - ed.106

Data de publicação: 05/06/2017

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Blumenau recebe evento que debate competências para profissionais em 2020
Criatividade é a palavra da vez! Está cada vez mais valorizada como fonte de inovação e de resolução de problemas. Ser criativo virou uma habilidade essencial para pessoas e negócios. Mas as pessoas nascem criativas ou desenvolvem esse diferencial?  2019-11-22 - Tags: blumenau evento criatividade scmc quality hotel

Istituto Europeo di Design anuncia transformações e nova direção em São Paulo
O IED – Istituto Europeo di Design – começa o próximo ano em São Paulo com novos cursos de bacharelado (quatro anos) a serem desenvolvidos além das salas de aulas, em uma nova plataforma de incubação e desenvolvimento de ideias, pesquisas, projetos e consultorias.  2019-11-19 - Tags: ied instituto europeo di design bacharelado nova direçao

Capricórnio realiza exposição no Mega Pólo Moda
No CapriConecta vol. 2, a Capricórnio Têxtil mergulhou no tema "Diversidade e Inclusão" e, durante o evento, apresentou uma exposição inédita, que reuniu 16 designers de todo o Brasil, para traduzir a representatividade na moda em peças únicas.  2019-11-18 - Tags: capricornio mega polo capriconecta vol 2 diversidade inclusao jeanswear

Senai Jandira terá palestra sobre user experience no varejo de moda
Acontece no dia 19 de novembro, das 15h às 16h30, a palestra "User experience. Design focado no usuário no varejo de moda" ministrada por Gabriel Sanabria, cofundador e COO do app Houpa!, uma plataforma web e aplicativo que conecta atacadistas e varejistas de moda.  2019-11-14 - Tags: user experience app houpa gabriel sanabria v encontro de tecnologia senai jandira startup

Brazil Fashion Forum se prepara para sua terceira edição em Miami
Flávia Marchesini, diretora criativa e empreendedora brasileira, anuncia que acontece a terceira edição do Brazil Fashion Forum (BFF), projeto desenvolvido com a missão de levar a moda brasileira para Miami e EUA criando essa porta de entrada a marcas que queiram se internacionalizar.  2019-11-13 - Tags: flavia marchesini brazil fashion forum miami press award focus brasil

Inspiramais apresenta ampla programação de palestras
A 20ª edição do Inspiramais, único salão de inovação e design de materiais da América Latina, será realizado nos dias 14 e 15 de janeiro, celebrando 10 anos de estímulo à unificação de linguagem para a moda nacional.  2019-11-11 - Tags: inspiramais palestras programacao inovacao design industrias sustentabilidade

Impacto da Indústria 4.0
De 14 a 17 de maio de 2019, em Frankfurt am Main, visitantes, expositores e profissionais da Texprocess e Techtextil fizeram parte do futuro. O mercado de têxteis técnicos é uma das indústrias mais fortes na Europa. Hoje, eles representam 17% de toda a produção global e, a Alemanha é o principal país exportador do mundo, com negócios na ordem de treze bilhões de euros/ ano.  2019-11-08 - Tags: industria 4.0 tecnologia costura automacao impacto sustentabilidade

Febratex Summit debate inovação e alta performance para a indústria têxtil
Blumenau está recebendo entre hoje (6) e amanhã (7) primeira edição do Febratex Summit, promovido pelo Febratex Group, uma das principais promotoras de feiras têxteis na América Latina. O evento promove um debate sobre inovação, alta performance, mudança geracional, novas tecnologias, processos disruptivos e cases de sucesso para desenvolver e transformar o setor têxtil. Neste primeiro dia, cerca de 550 profissionais estiveram presentes no encontro, que acontece no setor 2 do Parque Vila Germânica.  2019-11-07 - Tags: febratex summit industria textil renner citeve golden technology silmaq spark farfarm

Texprocess um encontro com o futuro
De 14 a 17 de maio de 2019, em Frankfurt am Main, visitantes, expositores e profissionais da Texprocess fizeram parte do futuro. A principal feira internacional de processamento de materiais têxteis e flexíveis ofereceu um cenário perfeito para inovações, desenvolvimentos em máquinas, instalações, tecnologia, serviços, TI e logística.  2019-11-06 - Tags: texprocess techtextil texteis flexiveis futuro mercado global

PrintRJ desembarca pela primeira vez em Goiânia
Original do Rio de Janeiro, a PRINTRJ, uma das principais feiras de negócios do país com foco em estamparia e tecelagem, acontecerá pela primeira vez em Goiânia nos dias 05 e 06 de novembro. Esta será a estreia na região Centro-Oeste do Brasil, mas a 12ª edição do evento que já passou por Fortaleza e pelo Rio de Janeiro.  2019-11-05 - Tags: printrj lunelli sprint textil estampa studio renata speiski brand textil

Brasil Eco Fashion Week chega em sua terceira edição
A 3º edição do Brasil Eco Fashion Week (BEFW) acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de novembro, com previsão de receber mais de cinco mil pessoas, vindas de todas as regiões do Brasil, no espaço da Unibes Cultural, em São Paulo.  2019-11-04 - Tags: brasil eco fashion week farfarm upcycling abvtex fgvces senac way carbon

Fabricantes de máquinas italianos marcaram presença na Expotextil Peru 2019
A Expotextil, feira do setor têxtil e de vestuário do Peru, realizada de 24 a 27 de outubro em Lima, contou com grande representação de fabricantes italianos de máquinas têxteis. Dentro do pavilhão italiano, organizado pela Agência Italiana de Comércio e pela Acimit - Associação dos Fabricantes Italianos de Máquinas Têxteis, 18 expositores mostram suas tecnologias em estandes informativos.  2019-10-31 - Tags: expotextil textil peru luxo lima acimit alessandro zucchi

Febratex Summit debate indústria têxtil no contexto da digitalização e sustentabilidade
Novas tecnologias, processos disruptivos e cases de sucesso para desenvolver e transformar o setor têxtil serão debatidos na primeira edição do Febratex Summit, que acontecerá de 06 e 07 de novembro no Parque Vila Germânica (SC). Além das apresentações de palestrantes nacionais e internacionais, dentro da programação haverá um espaço destinado à startups - o Startup Corner.  2019-10-30 - Tags: febratex summit vila germanica industria textil diomar sartor

Senac São Paulo promove Webinar com reflexões sobre o mundo da moda
Padrões e estereótipos de beleza têm impactado a sociedade de maneira significativa. Atualmente, porém, já é possível notar que as indústrias da moda e beleza têm olhado com mais atenção para os diferentes públicos. Ainda assim, muitos não se sentem devidamente representados.  2019-10-29 - Tags: senac beleza espm sp aliana aires pluz size

Feira de moda infantil FIT 0/16 divulga line up dos desfiles
Nesta ediçao, a FIT 0/16 Conceito - Feira Internacional do Setor Infantojuvenil e Bebê -, contará com três dias de desfiles pra lá de especiais. Com a curadoria da Revista Bazaar Kids, a passarela do evento dará espaço para as marcas expositoras, que mostrarão as novidades para a temporada mais fria do ano.  2019-10-28 - Tags: kids fit 0 16 infantojuvenil bebe calvin klein jeans desfiles

Focus Fashion Summit reúne diversos players da cadeia têxtil do Brasil
Entre os dias 05 e 06 de novembro, a Bienal do Parque Ibirapuera, em São Paulo, será o palco do Focus Fashion Summit, um encontro inédito com diversos ​players da indústria têxtil e da moda brasileira, idealizado pela Focus Têxtil.  2019-10-25 - Tags: paulo borges ied focus textil spfw focus fashion summit bienal

Cadeia produtiva do algodão dá o tom na passarela o/i 2020 do Minas Trend
A estreia de “Tecendo Futuros”, tema da temporada outono/inverno 2020 da semana de moda mineira, foi protagonizada, na noite de hoje, pelo algodão. A fibra esteve presente na passarela, com looks todos criados com peças da indústria mineira, e também ganhou ilustrações em espaços de convivência e estandes montados no Pavilhão Expominas, onde o evento segue até o dia 25 de outubro.  2019-10-23 - Tags: algodao tecendo futuros expominas paulo waisberg clarrisa neves minas trend

Mercado Manual leva 80 artesãos para a Pinacoteca
O Mercado Manual, festival que fomenta a cultura feita à mão, realiza sua terceira edição na Pinacoteca de São Paulo, Museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Na programação, nos dias 26 e 27 de outubro, das 10h às 18h, uma curadoria de artesãos, oficinas gratuitas e apresentação de artistas da música autoral.  2019-10-22 - Tags: mercado manual pinacoteca gastronomia artesoes museu da secretaria da cultura do estado de sp

Indústria têxtil mineira é destaque no line-up do Minas Trend
O algodão será a estrela do “Passarela Têxtil”, desfile coletivo de seis indústrias mineiras do setor, que acontece na próxima terça-feira, dia 22, no Minas Trend. A proposta é destacar a força e a resistência do algodão em 30 looks produzidos em parceria com o Senai Modatec.  2019-10-21 - Tags: senai modatec ricardo dos anjos amanda leao fiemg minas trend

Marcas participantes do Novo Brás ganham apresentação sobre tendências para O/I 2020
No dia 24 de outubro (quinta-feira), Robi Spatti e Augusto Rezende, diretores da GFT – Glam Fashion Team e idealizadores e diretores do Novo Brás irão realizar uma palestra exclusiva com o tema “Direcionamento do mercado de varejo internacional”, com foco nas principais tendências da moda e do varejo identificadas em viagem de pesquisa realizada pela dupla na Europa.  2019-10-21 - Tags: robi spatti augusto rezende glam fashion team novo bras varejo internacional