Language
home » eventos »

Tecnotêxtil Brasil 2011

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Tecnotextil Brasil: novos negócios e novos talentos

Realizado de 12 a 15 de abril no Expo Center Norte, o Tecnotêxtil Brasil 2011 recebeu um total de 17.320 visitantes durante os quatro dias de evento. Segundo Helvio Pompeo Madeira, presidente do Grupo Fcem, organizador do evento, diante do sucesso dos negócios um pavilhão maior já foi reservado para a próxima edição, que acontecerá em 2013.  “Como a feira cresceu mais de 20% em relação à edição anterior e já temos pré-reservas de novos expositores, decidimos mudar de pavilhão. Passaremos do amarelo para o azul, que é bem maior. Estamos muito satisfeitos com o sucesso que obtivemos nesta edição”, disse Madeira. Paralelo à feira, que reuniu 110 expositores e 250 marcas, que expuseram os mais variados produtos para a indústria têxtil/confecção, como máquinas, equipamentos, softwares e química têxtil, aconteceu o concurso Brasil Fashion Designers – Sudeste. A vencedora foi estudante mineira, Domitila de Paulo com a coleção Frag-Mente o Navegar, inspirada no “delírio angelical de Arthur Bispo do Rosário”. O concurso foi criado com objetivo de incentivar o talento criativo dos jovens estilistas e, ao mesmo tempo, promover uma maior integração entre o profissional de criação e técnicos têxteis. A próxima edição do Tecnotêxtil Brasil será de 23 a 26 de Abril de 2013, no pavilhão azul do Expo Center Norte - São Paulo.

Vencedores
Domitila de Paulo, 22 anos, conquistou o primeiro lugar do concurso, ao criar peças inspiradas na obra do artista plástico sergipano, Arthur Bispo do Rosário (1911-1989). Negro, pobre e esquizofrênico, seu trabalho foi reconhecido na década de 1960, quando começou a criar objetos de arte a partir de lixo e sucata que recolhia. Suas criações, contudo só foram consideradas “vanguardistas” depois de terem sido comparadas à obra do escultor francês Marcel Duchamp. Durante a pesquisa sobre a vida e obra de Bispo do Rosário, Domitila deparou-se com memórias e sonhos do artista. “Gosto de trabalhar com o universo lúdico. Para mim, moda é contar história. Foi justamente isso que fiz”, diz a jovem estudante do último ano de Design de Moda na Fumec – Faculdade de Engenharia e Arquitetura, em Belo Horizonte (MG).
Ricardo Gomes, coordenador do concurso e gerente de projetos especiais da Fcem, declara: “Fiquei muito feliz com o alto nível das criações dos finalistas e com a forma profissional com a qual foram concebidos, pois, apesar de serem minicoleções (oito looks cada), foram elaboradas passando por todas as etapas de um processo profissional de desenvolvimento (escolha de tecidos, costura, acabamentos,etc.”.
A vencedora foi premiada com uma viagem a Berlim para pesquisa de moda, oferecida pelo Texbrasil - Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira, e uma visita ao salão Bread & Butter, também na capital alemã, além de uma licença do software de criação Audaces Idea Full.  O segundo lugar do concurso “Brasil Fashion Designers – Sudeste” foi conquistado por Thiago Phelipe, 19 anos, aluno do curso Têxtil e Moda da USP – Universidade de São Paulo, único a desenvolver uma coleção inteiramente masculina, em alfaiataria. E em terceiro ficou Samantha Fachinelli, 26 anos, aluna do curso de Tecnologia em Design e Negócios da Moda na Uniban – Universidade Bandeirante de São Paulo, que desenvolveu uma coleção com looks femininos e masculinos, em tons neutros e pastéis, inspirada nos “soldados da salvação” que acompanharam a jornada de Arthur Bispo do Rosário. Um dos dez finalistas terá a oportunidade de participar do projeto “Ponto Zero”, uma parceria da” Casa de Criadores” com a ABIT /Texbrasil e Mercado Mundo Mix.

Apoios e patrocínios
O concurso contou com o patrocínio das empresas Tavex, Vicunha Têxtil, Adar Tecidos e Cedro Têxtil. Entre os apoiadores estão a Cardenas – máquinas e matrizes e botões para forrar, brinquedos Estrela, Boneca Susi e Be_Hype – butique de projetos. A Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e o Inepac – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural - RJ apoiaram o projeto através do museu Bispo do Rosário. O evento também contou com apoio institucional da Associação Brasileira dos Estilistas, Programa Texbrasil, Abit e Apex-Brasil.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição: Marcia Mariano
Fotos: Divulgação / Giselle Seibell
Fonte: Leed Comunicação e Persona

Data de publicação: 18/04/2011

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Tecnotextil Brasil: novos negócios e novos talentos
O evento, realizado na semana de 12 a 15 de abril no Expo Center Norte, recebeu mais de 17 mil visitantes. Segundo os organizadores, um pavilhão maior já foi reservado para a próxima edição, que acontecerá em 2013. Paralelo à feira de máquinas e equipamentos, aconteceu o concurso Brasil Fashion Designers – Sudeste, cuja vencedora foi estudante mineira, Domitila de Paulo.  2011-04-18 - Tags: tecnotextil texbrasil vicunha tavex cedro adar

Conheça os temas do Seminário ABTT
Evento acontece paralelamente à feira Tecnotêxtil Brasil 2011 e é organizado pela Associação Brasileira de Técnicos Têxteis. Os interessados em receber o certificado de participação no seminário, cujo acesso é gratuito, deverão informar nome completo e e-mail no ato da inscrição para a credencial.  2011-04-11 - Tags: tecnotextil palestras

Serigrafia e tecnologia têxtil serão exibidas em SP
Pela segunda vez, a capital paulista sediará o Tecnotêxtil Brasil, evento que reunirá no Expo Center Norte, de 12 a 15 de abril, expositores que vão apresentar ao mercado nacional, as novidades para os setores de serigrafia têxtil, tecelagem e máquinas para estamparia.  2011-02-11 - Tags: abit abtt sinditec sinditextil abimaq