Language
home » eventos »

Preview ITMA 2015

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

UCMTF: Entrevista do presidente da associação francesa de máquinas têxteis

A UCMTF agrupa 30 fabricantes de máquinas de especialidades têxteis, muitas vezes líderes mundiais em seus mercados específicos. O seu volume anual de negócios consolidados atinge um total de 1 bilhão de euros (1,1 bilhões de dólares) fazendo da França o sexto exportador de máquinas têxteis. Eles são particularmente fortes em fiação de fibra longa, torção de fios, termofixação, Jacquard e maquinetas, sistemas de tapetes, tingimento e acabamento, feltros e cintos para processos de acabamento, não tecidos, processos de ar e de reciclagem. 

Entrevista de Bruno AMELINE, presidente, e Evelyne CHOLET, secretária geral. 

Sr. Ameline, poderia nos contar sobre sua experiência com a indústria têxtil? 

Eu me formei com um mestrado numa renomada escola de engenharia na França, a Ecole Centrale, e comecei minha carreira profissional na aeronáutica. Eu não tinha ligações anteriores com a indústria têxtil quando me juntei ao grupo NSC, uma empresa familiar listada na Bolsa de Paris em 1999, para me tornar seu presidente e CEO. Em 2004, fui eleito presidente da UCMTF. Durante estes anos, descobri o fascinante mundo dos têxteis. Os têxteis são uma tecnologia quase tão antiga quanto a humanidade, mas ainda hoje, reinventa-se regularmente e fica a frente de muitos desenvolvimentos de alta tecnologia. Quando eu penso em vestuário, fico fascinado pela criatividade dos designers, pelos elevados padrões de qualidade requeridos pelos mercados finais, pela logística rápida e flexível obtida pelos produtores e distribuidores. Quando penso em têxteis para o lar ou confecção de tapetes, fico encantado pela inventividade de alguns produtores de tapete.

Têxteis técnicos, que abrem caminho para diversas novas aplicações e que vêm crescendo a uma taxa rápida, também são um setor impressionante. Não é preciso dizer que sou fascinado pelo setor de máquinas têxteis, por cada aumento na produtividade das máquinas, na confiabilidade, no nível de segurança já alcançado para seus usuários, os dispositivos de automação (que eu diria que podem ser igualmente comparados com aqueles da aeronáutica!), e, mais recentemente, as preocupações com o consumo de energia, que provocaram as últimas inovações. Também sou fascinado pelos acontecimentos-chave da indústria, como a ITMA, que atrai todo o planeta têxtil por 8 dias no mesmo lugar! Eu realmente espero um grande futuro para esta indústria. 

Sim, porém a indústria têxtil encolheu na Europa. Teria esta indústria algum futuro neste continente? 

Tudo começou com a fabricação de roupas, que é um trabalho intensivo e que desenvolveu uma grande indústria têxtil na Europa nos séculos 19 e 20. A produção têxtil, em seguida, mudou-se para áreas de baixos custos laborais e mais próximas de mercados consumidores em massa – ou seja, Ásia – embora tenha se tornado uma indústria com capital mais intenso devido à automação. Mas muitas inovações de criatividade ainda são originárias da Europa. Olhe para as marcas de maior prestígio no vestuário, os designers residem em lugares como Paris, Londres ou Milão. Olhe para os têxteis técnicos. Neste setor as empresas americanas e europeias ainda são as mais inovadoras, e a produção ainda, em sua maior parte, não é terceirizada. Olhe para as máquinas têxteis, as empresas mais inovadoras – e muitas das maiores – são da Europa e a ITMA Europa é o maior evento de equipamentos têxteis em todo o mundo.

Algumas empresas se deslocam na Europa ou na América para melhorar o atendimento a seus clientes e tirar proveito de alguns diferenciais de custo, como o baixo custo de energia e a qualidade de mão de obra. Eu não acho que a realocação será uma grande tendência, mas eu acredito que o encolhimento da indústria têxtil na Europa chegou ao fim e que as máquinas têxteis europeias continuarão a desempenhar seu papel principal.

Como estão se saindo, neste contexto, os fabricantes franceses de máquinas têxteis? 

Em 2015, na maior parte dos setores de aplicação, voltamos para os melhores níveis alcançados antes da crise de 2008-2010, muitas das nossas empresas obtiveram recorde de vendas e demanda de pedidos, mas há uma falta de visibilidade em alguns dos principais mercados. A incerteza econômica e turbulência financeira que estamos observando na China podem levar a uma verdadeira desaceleração. É difícil dizer se a desaceleração será mais rápida, se será um “pouso suave” ou se o crescimento e os investimentos vão se recuperar. Eu sou mais positivo em relação à Índia, a modernização da indústria têxtil é crucial para o seu futuro, mas as decisões de investimentos são mais lentas do que imaginávamos.

Outros mercados asiáticos permanecem ativos e o clima de investimentos ainda é positivo em muitos mercados como a Indonésia, a Tailândia ou a Coreia do Sul. No entanto, a desvalorização competitiva do Yuan, se ampliado, pode criar um grande desafio para essas economias. O mercado turco tem sido muito ativo até agora, graças às estratégias de gestão de longo prazo de nossos clientes turcos, mas em 2015 houve uma desaceleração econômica: a incerteza política atual com as próximas eleições, em novembro, e a diminuição acentuada da moeda turca criam alguns sinais claros de atenção.

O Irã é a real oportunidade em curto prazo para os equipamentos têxteis europeus. A modernização é urgente, os empresários estão nos blocos de partida, os projetos estão bem avançados, em razão do acordo de Genebra sobre o próximo levantamento das sanções internacionais. Mas os circuitos financeiros levarão tempo para regularizar este assunto. Em breve, provavelmente teremos mais visibilidade neste mercado promissor.

A economia dos EUA está claramente em crescimento, os recursos de gás e petróleo criaram um ganho real nos custos de produção americanos, o financiamento é abundante, portanto os EUA devem ser um mercado positivo para nossas máquinas. Na verdade, é o caso de alguns de nossos membros ativos em aplicações específicas, como os têxteis técnicos, confecção ou reciclagem de tapetes, mas, como eu já disse, não acho que a realocação será uma grande tendência em produtos têxteis de vestuário.

Os principais mercados da América do Sul como o Brasil ou a Argentina são globalmente gravemente feridos por suas economias remanescentes e instabilidade política. Estamos particularmente desapontados com o mercado brasileiro. Mercados como a Europa Ocidental, Europa Oriental ou da Ásia Central estão se saindo muito bem, mas não são grandes o suficiente para compensar a lentidão da China, lá o mercado deve diminuir significativamente. Em geral, tenho um pensamento positivo para 2015, pois atualmente desfrutamos de um dinamismo nos pedidos de encomendas, mas me sinto preocupado com uma possível estagnação em 2016.

 O que você espera da ITMA em Milão? 

A ITMA 2015 é claramente um evento imperdível, especialmente no contexto dos mercados em desaceleração. A inovação técnica - um atributo genético da ITMA na Europa - constitui uma forte alavanca para ativar vendas. Até agora, cerca de 104.000 metros quadrados de espaço de exibição foram reservados; isto já é mais de 20% que a última ITMA em Barcelona. Durante os últimos 4 anos, o número de fabricantes de equipamentos pode ter encolhido por causa da consolidação, mas todos estão mais fortes e dispostos a expor o seu know-how com o aumento do número de participantes e com estandes maiores... Certamente haverão muitas inovações reveladas e uma ênfase na economia de energia, água e matérias-primas. O lema da ITMA 2015 é "dominar a arte da inovação sustentável", a sustentabilidade é, certamente, um dos principais parâmetros de decisão para se investir. Os fabricantes de máquinas franceses já fizeram progressos inventivos em sustentabilidade, e nós incluímos este ingrediente em todos os nossos novos projetos e programas de pesquisa e desenvolvimento.

Em Milão, espera-se um número recorde de visitantes de todo o mundo, que apresentarão um número surpreendente de empresas com projetos de investimentos. Eu acredito que a escolha da cidade onde a ITMA acontecerá é essencial para o sucesso da feira. O local é escolhido entre as cidades europeias que oferecem o melhor centro de exposição, facilidades de viagem e hospedagem e algo muito importante: o maior poder de atração. Milão certamente atende a todos esses requisitos. 

Por que os visitantes da ITMA devem ir aos estandes dos produtores franceses? 

Principalmente para descobrir as inovações de cada empresa. Inovação está em nosso DNA. Lembre-se de Joseph Marie Jacquard, o inventor de máquinas têxteis mais conhecido de todos, ele era francês! Os franceses também inventaram o automóvel movido a vapor, as vacinas, o trem de alta velocidade, o avião comercial supersônico, os chips de computador em cartões de crédito e muito mais! A França, por muitas vezes, tem uma reputação de grandes ideias novas, porém, mal comercializadas. Isso tem mudado muito, de modo que nossas empresas de equipamentos têxteis são pequenas e médias empresas geridas por empresários e não por engenheiros. Agora a inovação é derivada principalmente de fortes parcerias com nossos clientes.

Mesmo sendo pequenas e médias empresas, os fabricantes de equipamentos franceses criaram redes muito eficazes para oferecer o melhor serviço aos clientes desde os lugares mais remotos. Apoiamos os nossos clientes onde quer que operem. Fazemos isso através de nossas próprias equipes de serviços locais, armazéns, agentes ou distribuidores. Para as peças de reposição, os nossos membros têm sido proativos na abertura de armazéns locais em mercados importantes para entregar as peças sem atrasos aduaneiros ou de transporte, oferecendo assim um alto nível de serviço. Nós trabalhamos com nossos clientes para ajudá-los a introduzir novos produtos em seus mercados, a ter processos de produção confiáveis e de custo eficiente. Isso nos dá uma vantagem competitiva real.  

Falsificações são um perigo para os fabricantes europeus, como vocês lidam com essa questão? 

Nós precisamos absolutamente proteger nossa propriedade intelectual; ela pode ser o nosso bem mais importante. Dentro da nossa associação, temos estabelecido um grupo de trabalho ativo sobre este tema estratégico. Vamos processar os falsificadores de forma muito agressiva. Temos fortes argumentos: nossas patentes e nossas marcas. A maioria dos nossos clientes entende que a "máquina de verdade" e peças originais são mais interessantes em longo prazo. Nós nos tornamos muito rigorosos a respeito da utilização de peças falsificadas, pois não podemos garantir uma máquina que utiliza tais peças. Cada empresa, as associações nacionais, o CEMATEX e os organizadores de feiras de máquinas têm que trabalhar em conjunto sobre esta questão sensível. Nesta guerra contra falsificadores nós recebemos cada vez mais apoio dos governos, dos organismos internacionais e dos sistemas judiciários. 

Como sua associação ajuda os membros da empresa? 

Nós nos encontramos muito regularmente e falamos muito abertamente sobre nossas estratégias, projetos e preocupações. Como oferecemos equipamentos para processos complementares, podemos juntar-nos para oferecer linhas completas quando os nossos clientes querem ter uma empresa responsável por seu projeto. O Comitê de Promoção da UCMTF, presidido pelo nosso Vice-Presidente Internacional, Christian GUINET, é muito ativo para promover a nossa oferta em todo o mundo. Todos os anos a UCMTF organiza seminários de clientes em dois países.

Em abril de 2015, fomos convidados pelo Sr. Ilkhoom KHAYDAROV, o ministro do Usbequistão a cargo da indústria têxtil e Presidente do Conselho do estado de sociedade anônima para a indústria de luz, para organizar conferências em Tashkent e Bukhara. Estes foram muito bem atendidos pelas empresas têxteis do Uzbequistão.

Em junho de 2015, nós organizamos 4 conferências no Irã: em Teerã, Kashan, Ispahan e Yazd. Decidimos realizar quatro eventos regionais em vez de fazer um grande evento em apenas um lugar, a fim de descrever e apresentar mais precisamente a nossa oferta, para que pudéssemos entender melhor as necessidades dos clientes iranianos e, para realmente ter contato direto com eles.

Nosso Comitê de Promoção também iniciou em 2014, durante um dos seminários, a cooperação com a indústria têxtil russa. Sr. Serguei RASBRODIN, Presidente da Soyuzlegprom, Sr. Christian GUINET e Sra. Evelyne Cholet, Vice-Presidente Internacional e Secretária Geral da UCMTF, assinaram um memorando de acordo no dia 21 de Abril de 2015, em Moscou.  

Como você gostaria de concluir? 

Em todo o mundo, fabricantes de têxteis enfrentam uma série de desafios: abrir novos mercados, o design de novos produtos, produzir de uma maneira confiável, com custo eficaz e de maneira sustentável. A fim de navegar no ambiente atual que vive em constante mudança, eles precisam de parceiros confiáveis, assim como fornecedores de soluções industriais inovadoras e tecnologias de ponta. Os fabricantes de equipamentos franceses são bem posicionados para serem esses parceiros, eles têm uma experiência reconhecida em encontrar soluções para projetos críticos, independente do seu escopo e da sua localização geográfica. A qualidade de nossos relacionamentos com os clientes decorre também da alta estabilidade de nossas equipes, o que lhes permite ir muito além do puramente técnico. Receberemos todas as partes interessadas em nossas cabines na ITMA em Milão. Nesse meio tempo podem nos encontrar através do nosso site: www.ucmtf.com.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição e Tradução: Fernando Barros / Renan Guazzelli

Data de publicação: 09/11/2015

Conteúdo relacionado


Agenda de sustentabilidade impulsiona presença na ITMA 2015
A indústria têxtil e de fabricação de vestuário global convergiu na ITMA 2015 em Milão para originar soluções inovadoras para melhorar sua sustentabilidade nos negócios. Seu compromisso com a sustentabilidade fica evidente com a forte participação da indústria. Ao final de oito dias, a 17ª edição da mais estabelecida exposição têxtil e de tecnologia de vestuário do mundo atraiu quase 123 mil visitantes de 147 economias.  2015-11-23 - Tags: itma 2015 milao itma asia cematex itma 2019

Maquinário têxtil e de vestuário: a excelência de Piemonte
A Indústria têxtil de Piemonte, região noroeste italiana assumiu a dianteira em uma conferência na ITMA 2015 (Milão – Fiera Rho, 12 a 19 de novembro). O encontro foi organizado como parte da Excelência Têxtil de Piemonte, um projeto de setor específico integrado gerido pela Agência Piemonte, nomeado pela Regione Piemonte, Unioncamere Piemonte e pelas Câmaras de Comércio de Piemonte e Valle d’Aosta, a fim de proporcionar a interlocutores estrangeiros um canal preferencial para entrar em contato e fazer negócios com a excelência regional nos setores têxtil e de máquinas têxteis.  2015-11-18 - Tags: piemonte itma 2015 acimit agencia piemonte

MS Printing Solutions assume um novo desafio
Por ocasião da noite de abertura da ITMA, a feira internacional dedicada à tecnologia têxtil, a MS Printing Solutions escolheu a cidade de Milão para lançar um novo desafio sob o signo da sustentabilidade no caminho para 2020.  2015-11-18 - Tags: transparent as water textile 30 ms printing solutions itma 2015

Loepfe apresenta soluções de controle de qualidade na ITMA em Milão
A Loepfe Brothers Ltd. Apresenta um portfólio abrangente de soluções de controle de qualidade para a indústria têxtil na ITMA em Milão, que será realizada de 12 a 19 de novembro. A empresa, que celebra seu 60º aniversário neste ano, sempre desempenhou um papel importante nas últimas seis décadas como uma inovadora em tecnologia para o controle de qualidade de fios em fábricas de fiações e tecelagem.  2015-11-18 - Tags: loepfe brothers itma labmaster yarnmaster

“Além da rota da seda. A indústria têxtil na era da impressão digital”
Dedicado à impressão digital em têxteis, ela tem como objetivo descrever a mudança na indústria têxtil da qual a Itália é líder.  2015-11-18 - Tags: pietro roncoroni epson tsc itma 2015 for tex epson europa textile solution center

ITMA 2015 atinge novo marco com maior participação em 64 anos
A ITMA 2015 atingiu um novo marco, atraindo o maior número de expositores desde o lançamento do programa, em 1951. Abrindo na Fiera Milano Rho hoje, a 17ª edição da ITMA tem 1.691 expositores de 46 países e economias. O recorde anterior havia sido estabelecido pela ITMA 2007, quando 1.451 expositores de 38 países participaram da exposição.  2015-11-17 - Tags: itma 2015 charles beauduin cematex fiera milano rho sustentabilidade

Levi Strauss & Co. é a primeira vencedora do Prêmio ITMA de Inovação Sustentável
A Levi Strauss & Co. dos EUA, mundialmente conhecida por suas calças jeans de autêntico estilo vintage, foi a vencedora do primeiro Prêmio ITMA de Inovação Sustentável. Ela conquistou a categoria Prêmio ITMA de Excelência da Indústria de dois outros finalistas: a Berto Industria Tessile (Itália) e a Gebrüder Otto (Alemanha).  2015-11-17 - Tags: charles beauduin cematex itma sustentabilidade franky vangaever levi strauss fiera milano rho

Bräcker celebra 180 anos na ITMA Milano
A Bräcker, especialista de componentes-chave para filatórios celebrou seu 180º aniversário no sábado, 14 de novembro de 2015, durante a ITMA Milano.  2015-11-17 - Tags: bracker 180 anos itma 2015 milao daniel link

Rhodia faz lançamento mundial do fio têxtil biodegradável Amni® Soul Eco na ITMA 2015
A principal exposição e congresso têxtil internacional acontece de 12 a 19 de novembro em Milão, na Itália. A fibra é finalistas do prêmio Future Material Award, na categoria Best Innovation - Sustainable Textiles promovido pela feira.  2015-11-16 - Tags: rhodia itma 2015 solvay amni soul eco

Stäubli na ITMA Milão 2015
Em seu grande estande B111/112, de 1000 m2, a Stäubli mostrará uma seleção com seus produtos mais modernos dentre sua extensa gama de máquinas têxteis. Isso inclui movimentos came, dobbies (maquinetas) eletrônicas e teares Jacquard com arnês, bem como sistemas de preparação de tecelagem com máquinas de desenho interno de urdidura e de amarração de urdidura automáticas.  2015-11-13 - Tags: staubli itma 2015 suica

Santex apresenta nova compactadeira de malhas
A divisão Têxtil da Santex estára mostrando na ITMA o Santasynpact sua mais nova adição à família Santex máquinas de acabamento de malhas. O principal objetivo é oferecer o mais alto desempenho e melhor qualidade do tecido com custos mínimos de produção.  2015-11-11 - Tags: santex itma 2015 malha suica

Suessen - Sistema inovador de fiação reduz custo significativamente
A Spindelfabrik Suessen, que foi originalmente fundada em 1920, oferece sistemas de fiação inovadores que permitam a produção de fios de alta qualidade. A Suessen irá apresentar várias soluções inovadoras na ITMA, em Milão.  2015-11-11 - Tags: suessen gmbh suica itma 2015 suessen

Novibra introduz novos fusos e coroas de fixação na ITMA 2015
A Novibra é a principal fornecedora mundial de fusos de alta velocidade. A empresa cria valor para os clientes através de conhecimentos do sistema, soluções inovadoras, excelência em vendas e presença global  2015-11-11 - Tags: novibra republica checa suica itma 2015 crocodoff

Graf na ITMA 2015 inovações em cardas e confecções
A empresa Graf, localizada em Rapperswil, próximo a Zurique, é fabricante líder de guarnições para cardas planas e cardas de rolo. A Graf vai apresentar várias soluções inovadoras na ITMA em Milão.  2015-11-11 - Tags: graf suica itma 2015 cardas

Bräcker Apresenta o Novo STARLETplus Traveller na ITMA 2015
A Bräcker é a especialista em componentes-chave para filatórios. A empresa vai apresentar várias soluções inovadoras na ITMA em Milão.  2015-11-11 - Tags: itma 2015 suica bracker ag starletplus

Maquinário Francês no ITMA 2015
Trinta fabricantes de máquinas têxteis de especialidades, muitas vezes líderes mundiais em seus mercados específicos, com um volume de negócios anual consolidado total de 1 bilhão de euros (US$ 1,1 bilhões americanos) tornam a França no sexto exportador de máquinas têxteis.  2015-11-11 - Tags: ucmtf itma 2015 franca bruno ameline

Maquinário Francês no ITMA 2015
Trinta fabricantes de máquinas têxteis de especialidades, muitas vezes líderes mundiais em seus mercados específicos, com um volume de negócios anual consolidado total de 1 bilhão de euros (US$ 1,1 bilhões americanos) tornam a França no sexto exportador de máquinas têxteis.  2015-11-11 - Tags: ucmtf itma 2015 franca bruno ameline

Rieter na ITMA 2015 mais inovações
Além das soluções já anunciadas para os sistemas completos, à preparação da fiação e processos de fiação finais, a Rieter irá mostrar produtos mais inovadores na ITMA 2015. Estes incluem uma demonstração ao vivo do sistema de controle da usina SPIDERweb, o novo sistema de vestuário EasyTop para o cartão C 70, um elemento de tecnologia para o processamento de poliéster, na máquina de fiar R 66 rotor, bem como máquinas de anel e fiação compacta, com a VARIOspin.  2015-11-11 - Tags: rieter spiderweb murata machinery graf easytop channel itma 2015 suica

SSM apresenta plataforma totalmente nova ao público pela primeira vez
SSM na ITMA em Milão, Itália, 12 a 19 de Novembro de 2015, Pavilhão 2 / Estande A101/102. Oito lançamentos de novos produtos e um total de catorze aplicativos serão exibidos. Uma plataforma totalmente nova será apresentada ao público pela primeira vez.  2015-11-11 - Tags: ssm itma 2015 suica sistema eletronico transversal de fios

Novata na ITMA, RSG Revoluciona o Processo de Automação Têxtil
A RSG Automation Technics GmbH & Co. KG, localizada na região metropolitana de Stuttgart, produtora de alta tecnologia, apresenta pela primeira vez na ITMA, em Milão, maquinário especializada exclusivo, que redefine o termo “automação” na indústria têxtil.  2015-11-11 - Tags: rsg itma 2015 rsg automation technics alemanha