Language
home » eventos »

ITMF 2010

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

ITMF reunirá líderes da indústria têxtil em SP

Dirigentes, diretores, especialistas e técnicos que atuam na cadeia produtiva têxtil estarão reunidos, de 17 a 19 de outubro, no Hotel Hilton Morumbi em São Paulo para participarem da Conferencial Anual da Internacional Textiles and Manufacters Federation(ITMF). Durante três dias eles irão debater o futuro do setor em todo mundo, abordando questões de mercado, matérias-primas e tecnologia. O principal objetivo do encontro é discutir as estratégias do setor para os próximos doze meses, cinco e dez anos, em todos os elos da cadeia têxtil e de confecção. Vários executivos de empresas nacionais e internacionais já confirmaram presença no evento, entre eles, o presidente da Rhodia na América Latina Marcos Antonio de Marchi; Don Cameron, gerente da Terranova Ranch, dos Estados Unidos; John Easton, gerente de soluções ecológicas da DyStar (Reino Unido); John Cheh, CEO da Esquel Group, de Hong Kong; Terry Townsend, diretor-executivo do ICAC (EUA), David Bayliss, diretor da Advansa (Turquia), John Hawksworth, diretor da PWC (Reino Unido) e Achim Steiner, diretor-executivo do Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (Quênia.
Desde que foi fundada em 1904, a ITMF realiza sua conferência anual.
A reunião já aconteceu na Áustria, Egito, Bélgica, Índia, Finlândia, Ilhas Maurício e China. Neste ano, o Brasil sediará o evento pela terceira vez. A primeira participação foi em1922, no Rio de Janeiro, e a segunda em 1944, em São Paulo, que volta a ser palco do maior encontro têxtil mundial. “Conformidade, Sustentabilidade e Rentabilidade” é o tema da edição deste ano. A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) é co-responsável pela realização e coordenação do evento, juntamente com a diretoria do ITMF. O encontro conta ainda com a parceria do Texbrasil, Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira desenvolvido pela ABIT em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e mais de 20 patrocinadores.
“Alinhar o discurso mundial do setor têxtil e tornar esse importante segmento da economia global uma ferramenta funcional e referência quanto aos cuidados ambientais e sociais, visando desenvolvimento sustentável e eficiente para os próximos profissionais que vão dirigir os teares da economia, é o principal motivo pelo qual nos reuniremos”, afirmou Aguinaldo Diniz Filho, presidente da ABIT e que será mediador das discussões, durante a conferência.
Além de Diniz, também deverão participar como palestrantes/mediadores  o presidente da Abrapa, Haroldo Cunha; o diretor-superintendente da Petroquímica Suape, Richard Ward e Alessandro Teixeira, presidente da APEX-Brasil. São esperadas também as presenças Guido Mantega, ministro da Fazenda; Henrique Meirelles, presidente do Banco Central e Luciano Coutinho, presidente do BNDES.

Temas e Tendências

“Desenvolvimento sustentável aplicado à produção de fibras químicas”, é o tema que o presidente da Rhodia na América Latina, Marcos Antonio de Marchi, apresentará durante o circuito de palestras da ITMF.  
 Multinacional de origem francesa, a Rhodia atua no segmento têxtil produzindo fios e fibras sintéticas. A empresa possui fábricas espalhadas por todo o mundo, e emprega cerca de 14.500 pessoas.
Quem também já confirmou presença é o Dr. John Easton gerente de soluções ecológicas da DyStar (UK). O tema de sua palestra, a ser proferida no último dia do evento, será “Líderes sustentáveis na cadeia global de abastecimento”.
 A DyStar foi formada em 1995 como uma especialista em coloração têxtil. Hoje, está entre as empresas líderes globais de produtos e serviços para as indústrias têxteis e de couro, sem deixar de lado a preocupação ecológica.  Seu programa “Econfidence” (Econfiança) busca qualidade aliada à responsabilidade ambiental.

Algodão em pauta

O algodão transgênico, que segundo vários pesquisadores é resistente a insetos e por isso considerado solução para minimizar o impacto ambiental provocado pelo uso excessivo de agrotóxicos nas lavouras tradicionais, será um dos temas em discussão da conferência. A adoção do algodão Bt (transgênico Bollgard®) na China, por exemplo, reduziu drasticamente o número de contaminações com inseticidas entre os agricultores. Efeitos positvos também foram registrados nas lavouras da Austrália e Estados Unidos. Para apresentar e debater a experiência norte-americana no campo do algodão transgênico, o gerente-geral da Terranova Ranch, Don Cameron, participará do painel “Algodão geneticamente modificado é sustentável? – uma visão dos EUA” durante o primeiro dia de conferência.
Quem também estará abordando sobre desenvolvimento sustentável é o CEO da Esquel Group John Cheh, um dos maiores fabricantes de camisetas de algodão no mundo. A Esquel, cuja sede fica em Hong Kong, emprega cerca de 47 mil trabalhadores em suas instalações na China, Malásia, Vietnã, Ilhas Maurício e Sri Lanka, produzindo anualmente cinco milhões de peças de vestuário.

Em 2009 a conferência ITMF aconteceu, de 23 a 25 de outubro, em Shanghai, na China. Com o tema “Ajustes Estruturais na Indústria Têxtil Mundial”, o encontro de líderes abordou as saídas que a indústria têxtil mundial adotaria para a crise econômica mundial, que aterrorizou as economias de todos os países do globo no ano passado.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fotos: Divulgação/Arquivo Textilia
Fonte: Assessoria de Imprensa ABIT

Data de publicação: 04/10/2010

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Consumo e investimentos fecharam a ITMF
Foram três dias de debates que reuniram as principais lideranças do setor têxtil e confecção no Brasil. Sustentabilidade e competitividade foram os temas mais discutidos na Conferencia Internacional da ITMF em São Paulo. Mas o desafio ficou por conta de como o setor deverá se preparar para atender a crescente demanda.  2010-10-21 - Tags: itmf

Cedro participa do maior evento têxtil do mundo
O presidente da Cedro, Aguinaldo Diniz Filho e também presidente da Abit afirmou que “o evento é uma oportunidade para a indústria têxtil e de confecção brasileira mostrar sua força no cenário econômico e social internacional e nacional”.  2010-10-18 - Tags: denim

Preço do algodão deve continuar subindo
A valorização da principal matéria-prima têxtil foi um dos temas em destaque do primeiro dia da Conferência Anual da International Textile Manufacturers Federation (ITMF), realziada em São Paulo. O evento, que reuniu no Hotel Hilton Morumbu cerca de 350 delegados de várias partes do Brasil e do mundo, termina dia 19.  2010-10-18 - Tags: itmf

ITMF reunirá líderes da indústria têxtil em SP
A Conferencia anual da International Textiles and Manufacters Federation (ITMF), que reúne as associações têxteis de vários países, será realizada pela terceira vez no Brasil, desde a fundação da entidade em 1904. Várias empresas brasileiras apóiam o evento. Confira.  2010-10-04 - Tags: algodao

Trützschler participa como patrocinadora da ITMF
A Trützschler, especializada na fabricação de máquinas têxteis para o segmento de preparação à fiação, já confirmou presença na ITMF 2010, em São Paulo, como patrocinadora do evento.  2010-09-30 - Tags: maquinaria

Têxtil Canatiba é parceira da Conferência ITMF
Uma das maiores tecelagens do país, especializada em denim, a Têxtil Canatiba é uma das patrocinadoras da Conferencia da ITMF, que será realizada de 17 a 19 de outubro, em São Paulo.  2010-09-28 - Tags: sustentabilidade itmf

Vicunha patrocina conferencia anual ITMF
A Vicunha Têxtil será patrocinadora oficial da conferência anual ITMF (International Textile Manufacturers Federation) que ocorrerá de 17 a 19 de outubro no Hotel Hilton Morumbi. É a terceira vez que o evento acontece no Brasil, tendo o País já sediado o encontro em 1922 e em 1994.  2010-09-15 - Tags: debate

Brasil receberá evento têxtil internacional
O tema da conferência será “Conformidade, Sustentabilidade e Rentabilidade”. O encontro reunirá cúpula governamental e líderes do setor privado para discutirem futuro do setor.  2010-07-12 - Tags: itmf