Language
home » eventos »

ITMA 2011

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Preview ITMA 2011

A ITMA (Feira Internacional de Produtos e Maquinário Têxtil), em Barcelona ampliou o Setor de Fibras e Fios e a Área de Confecção para oferecer um mix completo de produtos para seus visitantes. Trazemos um resumo dos lançamentos das empresas, que nos foram enviados até o fechamento desta edição. Confira.

Albrecht

www.albrecht.com.br
Hall 7-A121
Pioneira no Brasil no desenvolvimento de linhas de lavação de tecidos em contínuo, Albrecht expõe a linha Aquarius, capaz de processar com qualidade superior com apenas 20% da água normalmente utilizada em processos descontínuos. Outras vantagens desta tecnologia são: o alto grau de solidez, baixo consumo de energia e vapor, menor formação de pilling e excelente estabilidade dimensional aos tecidos de malha, além de gera menor quantidade de resíduos. Todo este conjunto de benefícios e eficiência está em sintonia com a filosofia da empresa que é desenvolver equipamentos e processos têxteis que contribuam para o bem estar humano, econômico e ambiental.

Bellini
www.lorisbellini.com
Hall 4-C124
Fundada na Itália em 1949, Loris Bellini SpA, é especializada na produção de máquinas de tingimento, autoclaves, hidroextratores, secadores e sistemas integrados de tinturaria de fios. Entre as novidades que serão apresentadas na ITMA, estão os equipamentos RBNO-I (horizontais) e RBNV-I (verticais) para tingimento, dotados de medidor e hastes removíveis para fibras delicadas. Segundo a empresa, o modelo RBNV-I é uma revolução da máquina de tingir tradicional vertical. Com isso é possível ciclos mais curtos de tingimento, gerando consequentemente economia de insumos e energia. As soluções Bellini também apresentam outras vantagens como melhor aproveitamento de espaço na planta, já que se elimina a etapa de centrifugação (na secagem dos fios), bem como dispensa manipulação dos cones, pois o sistema de saída é automatizado. Além disso, é possível a recuperação de 90% de energia pela produção de água quente aproveitável (60-70° C), que pode ser utilizada nas outras etapas da tinturaria.

BMS – BarcoVision
www.visionbms.com
Hall 3-C114
Especializada em equipamentos de controle para tecelagem, apresentará o sistema Weave Master para inspeção de tecidos, com módulos de software para o monitoramento em tempo real, programação de produção, gestão de estoques de fios e rastreabilidade da produção. Além disso, a nova versão do gerador de relatórios permite agora a combinação de dados e informações de histórico, no mesmo relatório. Outra novidade da BMS é o sistema Energy Master para monitorar o consumo de energia e emissão de CO2. Seguindo o princípio da Monitoring & Targeting (M & T), o sistema mapeia o consumo de água, eletricidade, gás, ar comprimido e vapor para posterior análise e otimização. Também estarão em exposição sensores e sistemas para a fiação: BarcoProfile para linha de texturização; sistema de monitoramento em tempo real OptiTwist para retorcedeiras e sensor OptiSpin para filatório.

CHT
www.cht.com
Hall 4-A165
Um dos maiores fornecedores mundiais de auxiliares e corantes para todo tipo de beneficiamento têxtil, o grupo CHT/ Bezema apresenta na ITMA produtos ecológicos e econômicos que atendem a demanda do mundo moderno. Para a CHT, inovação significa o desenvolvimento de produtos químicos com o menor grau possível de agressão ao meio ambiente e otimização máxima dos processos que resultem em economia e redução de volumes. Entre as novidades para o setor de beneficiamento de fibras sintéticas está o auxiliar DURON OF 1812 BR que proporciona às fibras de polipropileno propriedades hidrófilas permanentes. Outros destaques são o tensoativo aniônico Subitol AS 6 para processos de preparação com efeitos de altíssimos índices de lavabilidade e umectação e o auxiliar de tingimento polivalente Sarabid MIP para fibras celulósicas e suas misturas que são tratadas em banho tintorial único, economizando tempo, custos industriais e água, além de alto grau de reprodutibilidade. Na área de corantes, a CHT apresentará a nova tricotomia Bezaktiv S-Matrix 150 para processos tintoriais eficientes que potencializa o valor do produto beneficiado, por meio de otimização do processo tintorial e economia de produto e no segmento de funcionalidade. A empresa mostrará soluções inovadoras como os sistemas Comfort Control, Comfort Finish e Advanced Strech.

Comez
www.comez.com
Hall 3 -B142
Tradicional fabricante de máquinas para produção de fitas e teares de agulha apresentará novos modelos mecânicos e eletrônicos de máquinas de tricô/crochê para diversas aplicações têxteis: tecidos estreitos (rendas, fitas, faixas) para underwear, passamanaria, fios fantasia, entre outros. Destaque para o modelo CTJ/420, com um dispositivo jacquard e 14 barras de trama. Mostrará também máquinas eletrônicas de tricô em larguras de trabalho 80-120 cm, projetadas
especificamente para a produção de artigos técnicos. A Comez também vai exibir na feira sua gama de acessórios para urdideiras, bobinadeira e máquinas para fabricação de cordas e sistemas de crimpagem para fios BFC, além de programas de software para toda sua gama de máquinas e teares de agulha.

Crealet
www.crealet.ch
Hall 3 Nr. D169
Fabricante suíço, especializado em prepação à tecelagem, com sistemas de controle eletrônico para teares largos e estreitos, apresentará na ITMA inovações nas áreas de Alimentação de Urdume, Puxador e Enrolamento de Tecidos, Instalações Tire-Cord (para pneus) e Gaiolas para Alimentação direta de Bobina de Fio. A empresa também oferece retrofiting e upgrade tecnológico para teares que já foram adaptados para a produção de artigos especiais, como a
ráfia, têxteis técnicos e industriais.

Durst
www.durst-online.com
Hall 7-B117
A Durst (Áustria) apresentará a máquina Durst Kappa 180, impressora digital de alto desempenho para têxteis – com produção superior a 600 m² / h – e que se configura uma alternativa à serigrafia plana. Um dos diferenciais desta máquina é o sistema de cabeças de impressão Quadro Z, que imprime oito cores em CMYK (laranja, vermelho, azul e cinza), sem modulações ou flutuações de densidade. Um avançado sistema de filtragem, por osmose, elimina as bolhas de gás minúsculas nas tintas, garantindo uma impressão homogênea, sem falhas. Além de projetar impressoras, Durst, empresa especialista em aplicação industrial de jato de tinta, apresentará sua nova linha de tintas ácidas, reativas e dispersas, de alto rendimento.

Dilo Group
www.dilo.de
Hall 2 - B10
Um dos maiores fornecedores mundiais de linhas completas de produção de fibras para tecidos e nãotecidos, o grupo alemão Dilo Group ocupará uma área de 1000 m² na feira para exibir sua vasta tecnologia voltada para diversas áreas de aplicação têxtil e nãotecidos, como revestimento automotivos, geotêxteis, filtração, couro sintético, estofados, vestuário, isolamento térmico, higiene e limpeza, fibra de vidro, entre outros. No estande estarão equipamentos da marca DiloTemafa para a preparação de fibras (abertura e mistura) com dois abridores de fardos: o Baltromix para produção elevada e o AlphaMix para capacidade de processamento médio. Destaque também para a nova carda universal Multicard, especialmente projetada para operação combinada com crosslapper, e que traz um sistema exclusivo de sucção e filtro de fibras estranhas. Serão exibidos os novos desenvolvimentos da DiloSpinnbau, como os sistemas de cardagem em grandes larguras de trabalho, superior a 5 metros e velocidade de produção de até 400 m/min e, em cooperação com a com Brückner, um novo secador duplo, desenvolvido no Centro de Pesquisa, em Eberbach, para executar testes e demonstrar os conceitos tecnológicos.
Também no estande estará a DiloSystems demonstrando soluções para produção de nãotecidos.

FIL Control
www.filcontrol.com
Hall 1- B 145
Os principais produtos da empresa francesa Fil Control são sensores e cortadores de fios, dispositivos utilizados para verificação e controle de qualidade na fiação, texturização, recobrimento e retorcedeiras. A empresa oferece sensores baseados em diferentes tecnologias: piezo, ópticos e eletromecânicos e controladores de fios com sistema eletromagnético ou pneumático. Destaque para o modelo MDL-B, dispositivo medidor de comprimento do fio (enrolado em bobinas)
que promete reduzir desperdícios, especialmente para os fios caros, além de economizar tempo de processo na bobinagem.

Fong´s
www.fongs.com
Hall 4-C121 e Hall 1-A104
O Grupo Industrial Fong´s, com sede em Hong Kong, especializado em tecnologia para beneficiamento têxtil (pré-tratamento, tingimento e pós-tratamento), detentor das marcas Fong, Then, Goller e Xorella, apresentará uma linha de máquinas com slogan "inovação verde", que prima pela economia de água, energia e produtos químicos. Na Then, destaque para a máquina de tingimento longa Lotus, totalmente versátil, capaz de tratar tecidos com até 50% de elastano e spandex, sem danificar as fibras; Synergy 600, última versão do lendário Then- Airflow®, agora adequado a todos os tipos de fibras, incluindo lã pura e o avançado sistema de cozinha de cores TDS, com estação de pesagem e scanner de código de barras de alta precisão. A marca Golle, por sua vez, mostrará o novo Sintesa Plus, evolução do hidroextrator Sintesa, composto por cilindros perfurados que, através da turbulência criada pela água resulta numa lavagem máxima do tecido, independente da velocidade e da gramatura. A nova versão foi desenvolvida para tecidos e malhas delicadas. Será apresentado também para tingimento de fios o HT Yarn Dyeing All Win. Esta máquina versátil confere ótima relação custo/benefício em praticamente todos os tipos de fibras (poliéster, poliamida, algodão, rami, entre outras) que podem ser tingidas em pacotes, cones, bobinas, fibras soltas, etc., com capacidade que vai de 28 kg a 9129 kg. Será exibida também no estande do grupo a nova geração da máquinas de tingimento de alta pressão TEC para malhas sintéticas e mistas, além do Jumbotec2-2T com controlador multi-função, entre outras máquinas.

Huntsman
www.huntsman.com
Hall 4-B125
Com sede em Singapura, Huntsman mostrará inovações têxteis que agregam valor ao vestuário. Com foco na sustentabilidade, mostrará na feira o lançamento de Avitera ® SE, para tingimento reativo que proporciona economia de água e energia de até 50%, não importando o tipo da fibra e nem o processo de tingimento. A empresa também apresentará toda gama de produtos (acabamentos) para efeitos especiais têxteis.

Itema
www.itemagroup.com.br
Hall 3 - C131-132
O grupo Itema, fabricante de uma extensa linha de teares com os três sistemas principais de inserção de trama (jato, pinça e projétil) apresentará inovações em suas marcas Sultex, V amatex e Somet. Entre as novidades estarão a nova máquina a jato de ar Sultex A9500 e o Vamatex Silver 501, ambos com uma plataforma eletrônica completa de última geração. A tecnologia vem acompanhada do sistema "Browser L oom", um pacote de software que permite ao cliente acesso rápido e fácil para monitorar a eficiência das máquinas na produção, bem como fazer download das configurações dos teares e/ ou criar novos padrões dobby. Além disso,esta nova plataforma oferece, em tempo real, suporte para diagnóstico remoto (Remote Diagnostic Support). Basta conectar-se à internet para acessar o serviço mundial de rede ampla para obter suporte técnico profissional. Já com a marca Somet, a novidade ficará por conta da linha Alpha PGA Rapier e Jacquard.

Kern-Liebers
www.kern-liebers.com
Hall 3-A181
Fornecedor de componentes de aço para a indústria têxtil, a Kern-Liebers, fundada na Alemanha em 1888, como fábrica de peças e molas para relógios, se reestruturou em 1999, após a aquisição da Saxonia Têxtil Parts GmbH, da Baviera, fabricante de agulhas e platinas para máquinas têxteis. Posteriormente, incorporou também as marcas Paul Leistne, Nadel and Sächsische Platinen e Haase and Kuhn, estabelecendo a Kern Liebers Textiles, que hoje, reunindo quatro fabricantes especialistas em agulhas, atua como player global neste segmento. Em seu portfólio está uma lista de mais de 55 mil agulhas e platinas. Diversos modelos deste vasto acervo serão exibidos na feira de Barcelona, em sinergia com os fabricantes de máquinas para malharia.

Mayer & Cie
www.mayercie.com
Hall 3-B138
Com cinco máquinas novas, a empresa alemã Mayer & Cie, tradicional fornecedor de teares circulares em todo o mundo, apresentará a mais recente versão do Relanit 4.0, máquina para produção de jérsei simples, com incríveis 70 RPM numa máquina de 30 polegadas de diâmetro e com capacidade de produção de 1.500 quilos de malha dia. Também estarão em exposição S4-3.2 II R para produção de jérsei com listador, máquina de grande produtividade e flexibilidade, graças à combinação de alimentadores individuais com mais cores. E nquanto a maioria dos tecidos de malha listrados são geralmente produzidas com 1,6 alimentadores por polegada, chegando ao limite máximo de 2,4 alimentadores por polegada para 3 cores, a solução Mayer & Cie patenteada oferece, pela primeira vez, a possibilidade de produzir tecidos listrados com 3,2 alimentadores de por polegada, com até 4 pistas de agulha. A principal vantagem desta máquina é a produtividade até 70% maior do que os modelos de listadores existentes no mercado. Serão apresentadas ainda novidades como os teares patenteados E MJ3.2 DNS, jaquard com seleção de agulha totalmente eletrônico patenteado; OVJA 1,6 EE – para malha dupla (acolchoado); e OVJA 1,6 E Fine, máquina jérsei jacquard para tecidos finos de moda.

Memminger-Iro
www.memminger-iro.de
Hall 3-B114
Líder mundial no desenvolvimento, produção e comércio de alimentadores e sistemas de lubrificação para teares circulares, este fabricante alemão apresentará na ITMA o lubrificador PJ ELF, com consumo 30% a 50% menos de ar comprimido que os lubrificadores convencionais.
Esta economia é possível devido a introdução de injetores especiais que, além de econômicos não formam vapores de óleo na malharia. Outras novidades são: o sistema de monitoramento MIS, que controla permanentemente todos os fios do tear durante o processo de tecimento; o sistema modular Navigator para integração de todos os componentes da máquina, além do avançado MNC 2, sistema projetado para controlar agulhas quebradas ou entortadas nos teares circulares. O MNC 2 é aplicável até a finura 44.

Oerlinkon Textiles
www.oerlikontextile.com
O grupo multinacional Oerlikon estará presente com suas marcas consagradas mundialmente no mercado de máquinas têxteis: Barmag, Neumag, Saurer e Schlafhorst: Barmag – Hall 2-D134 – apresenta a nova máquina automática para
texturização eAFK (automatic and modular texturing) que une as tecnologias desde a série eFK, AFK e MPS, com a flexibilidade de uma estrutura modular.
Neumag – Hall 2-D131 – fornecedor de máquinas avançadas para o sistema de fiação BFC (fios de poliéster para carpete), a marca apresenta na feira o novo S+, uma combinação das séries S5, S3 e Sytec One.
A tecnologia S+ é uma inovação em sistema BFC, que garante uma eficiência de 99% no rendimento, bem como aumento de velocidade significativa. Além destas novidades, será exibido o portfólio completo da Neumag de tecnologia para nãotecidos - airlaid, spunbond, cardagem, e meltblown, bem como a linha de crimpagem,
Saurer – Hall 2-D130 – com 158 anos de existência, Saurer, apresentará inovações na área de máquinas de bordar, com destaque para o modelo Epoca 6 pro. Incorporada à Unidade de Negócios Oerlinkon Textil, estará presente na feira junto com as outras marcas do grupo neste segmento: Melco (bordadeira multicabeças de alta velocidade), Allma e Volkmann, estas duas especializadas em fios industriais como fibra de vidro e poliéster de alta tenacidade, entre outros.
Schlafhorst – Hall 2-D140 – apresenta inovações para filatórios, nos sistemas anel e rotor, para fibras descontínuas. Destaque para filatório Zinser ImpactFX, com sistema de auto-limpeza integrado e sensores Ecopack FX que reduzem o desperdício e, aspirador de resíduos de fios. Ainda dentro da fiação a anel, destaque para nova maçaroqueira automática Zinser. Já no sistema rotor, a tecnologia consagrada no mercado de fiação, o Autocoro, trará novidades em automatização que permite maior eficiência e economia. A máquina bobinadeira Autoconer também virá com vários estágios de automação e eficiência energética. O grupo vai apresentar também aos clientes o Serviço de Engenharia Oerlikon Schlafhorst, que oferece suporte e parceria durante todo o ciclo de vida de suas máquinas de fiação (para rotor e anel), máquinas de enrolamento e maçaroqueiras de todas as gerações. A rede global garante a assistência rápida e de peças de reposição no time do cliente.

Lenzing Instruments
www.lenzing-instruments.com
Hall 2 –B 118
A empresa Lenzing e sua parceira Textechno apresentará informações e know-how sobre qualidade e controle de processos. Sua ampla gama de produtos oferece uma variedade de possibilidades para testes em fibras cortadas, fios e filamentos, nãotecidos e filmes. Entre os equipamentos, destaque para o DTI 600 para análise da tensão de estiramento e de alongamento do fio, que substitui o instrumento DTI 500. Além de novo desenho, esta nova versão possibilita a realização de testes padrões e de ciclos não rotineiros. Outras novidades são: o sistemas ACW 600/DVA, para testes em linhas de extrusão, titulagem real (den/ dtex) bem como da variação do denier do fio/filamento e, o avançado μ-Meter para análise do comportamento de fricção de fio/filamento e o Sistema de Orientação de NãoTecidos NOS 200, com exclusivo sistema de controle de processo para orientação das fibras.

ORIZIO
www.oriziosrl.com
Hall 3 B-106 e B-110
Com o lema "Malharia, o futuro", Orizio apresentará na ITMA uma vasta gama de teares circulares, incluindo o inédito JHFP para tecidos de jérsei finíssimos (segunda-pele). Outra novidade é o modelo JHFP/LC para produção de jérsei/elastano e piquê, equipado com sistema de corte eletrônico, movimento pneumático de saída de rolo e comando por meio de tela sensível ao toque.
Além da alta tecnologia para tecidos finos, Orizio apresentará também máquinas versáteis como os modelos JB2E 96, com listradores de até 4 pistas; JH/V para malha jérsei pura e mista com elastano, com velocidades de até 45 rpm e o jacquard eletrônico MJMBF2, finura 32, além das máquinas da série CI/C agora redesenhada e disponível na finura 40.

Premium Textile Components (PTC)
Hall 1C 112-117
Formado pelas empresas Bräcker, fabricante de anéis e viajantes; Graf, elementos para pré-fiação e sistemas de abertura e carda; Novibra, fusos e rolamentos e, Suessen – Spin Box, componentes para fiação Open-End e sistema EliTe®; a PTC (Premium Textile Components, área de negócios do Grupo Rieter) destaca-se como maior fornecedora de produtos e serviços para fiação. Na ITMA, as marcas estarão num mesmo estande para mostrar seus lançamentos aos clientes. A Graf apresentará os flats flexíveis – Resist- O-Top, cuja possibilidade de aplicação foi ampliada, podendo agora ser utilizado para fibras de algodão, fibras regeneradas, fibras mistas e fibras sintéticas. A Bräcker, por sua vez, exibirá a nova geração de viajantes para a fiação de fibra longa, enquanto a Novibra mostrará um novo sistema de reserva de fio para a troca de bobinas no filatório de anéis. A Suessen apresentará as tecnologias EliTe® e EliTwist® , além de novos produtos para fiação Open-End e fiação de anéis (nova geração de PINSpacer).

Picanol
www.picanolgroup.com
H3-C140
A Picanol, com sede em Ypres, na Bélgica, e um dos maiores fabricantes individual de teares no mundo, comemora, na ITMA de Barcelona, 75 anos de mercado. Além de mostrar aos clientes as novidades para teclegam, fará em seu estande o lançamento de um livro de fotos que documenta a trajetória da empresa fundada pelo engenheiro espanhol Jaimé Picñol, em 1936. Entre as novas máquinas a serem expostas estão os modelos OMNIplus Summum jato de ar e OptiMax , a pinça positiva na tecnologia do rapier. O primeiro vai substituir gradualmente o tear OMP800 ao longo do próximo ano e será a nova plataforma para futuros desenvolvimentos no segmento airjet. Os principais destaques desta máquina são o
novo sistema de inserção e a nova plataforma eletrônica BlueBox Picanol. Já o tear OptiMax demonstrará uma operação guiada de pinça positiva, em todas as larguras (até 540 cm), abrindo novas perspectivas para tecelagem, especialmente no segmento de têxteis técnicos tais como revestimentos (primário e secundário) da parte posterior de carpetes, tapetes, forrações, entre outros.

Rieter
www.rieter.com
Hall 1 C 118-120
O Grupo Rieter apresenta, pela primeira vez na ITMA, quatro tecnologias de fiar, com sistemas para fiação convencional (anel); compactada, open-end e jato de ar. Líder no número de instalações para fabricação de fios de fibras curtas, com sede na Suíça, Rieter, com seu know-how tecnológico, abrange os quarto processos de fiar até o produto têxtil final. Na ITMA, os destaques são:
• A nova linha de abertura VARIOline, para um tratamento de fibras, mesmo com altas velocidades de produção e um alto nível de contaminação da matéria-prima.
• A nova carda de alta-performance, C 70 com desempenho superior à versão anterior.
• O novo passador RSB D 45, o único com o sistema que elimina a sujeira na troca de latas, aperfeiçoando a operação e uma melhoria na qualidade.
• A nova máquina automática R 60, que alcança um aumento de produção com o novo spin box.
• A nova máquina jato de ar J 20, com produtividade máxima.
• Nova versão do SPIDERweb, sistema de monitoramento que registra todos os dados de produção e qualidade para todo o sistema Rieter.
Além destas novidades, a Rieter oferece soluções customizadas para fiação cardada, penteada, compacta, rotor e a jato de ar, com serviço completo de atendimento aos clientes, em todo o mundo.

Rosink
www.rosink.com
Hall 2-C144
Fabricante alemão especializado em sistemas de bobinagem para aplicação em fiação e nãotecidos, apresentará o hardware Quad- Can-Coiler em combinação com o novo processador Quad-Web- Splitting-Unit para máquinas moedoras/retificadoras. No campo das aplicações naotecidos, a empresa apresentará tecnologia para o processo de bobinagem, com destaque para o potente SZ1 ATwin+HÁ, sistema com dois cilindros retificadores, dotados de mecanismo totalmente automático que gera alta produtividade na produção.

Stoll
www.stoll.com
HALL 3-A165
Stoll, empresa que revolucionou o mercado de máquinas têxteis, ao produzir o primeiro tear plano para malharia tricô, continua pioneira da tecnologia da máquina retilínea e soluções de software para modernas técnicas de tricotagem. Na feira apresentará, entre outras novidades, os novos modelos CMS 502 HP e 502 HP CMS multi-galga. E stas máquinas são equipadas com sistemas compactos de tricô e menor tempo de inversão de transporte da malha, que resulta em um aumento de produtividade de 10%. Outro tema central da feira será o novo 4L e 3L agulhas. E ste novo desenvolvimento da Stoll oferece muitas vantagens: As agulhas 4L e 3L possuem um gancho maior para mais volume de fios. A máquina também possui um acionamento exclusivo que realiza os movimentos de troca de agulha, bem como um novo dispositivo de corte para a braçadeira de fio. A agulha 3L se aplica à máquina CMS C 520; já a agulha 4L está disponível para os modelos 530 HP CMS, CMS 822 HP e 502 HP CMS tipos. A empresa também fará uma viagem no tempo, apresentando em seu estande um histórico de todos os seus desenvolvimentos, entre eles, o modelo LAMB socalled, uma peça de museu rara, fabricada na sede da empresa em Reutlingen (Alemanha), em 1905.

Superba
www.superba.com
Hall 1- A 118
Um dos fabricantes de máquinas têxteis mais importantes da França, a Superba, fabricante de máquinas para termofixação, vaporização e tingimento de fios de poliamida, polipropileno, PET, lã, entre outras, para tapetes e carpetes presentará sua tecnologia para tingimento contínuo com até oito cores. Entre os lançamentos está a nova geração de centrífugas série TVP3, que teve reduzidas as taxas de consumo de energia pela metade em comparação com as máquinas de 1995.
Sempre na vanguarda da pesquisa para aplicações inovadoras, a empresa apresentará também produtos surpreendentes no campo de revestimentos para assoalhos.

SwissTex
www.swisstex.ch
Hall1- A 147
SwissTex Winterthur AG é um fabricante global de máquinas têxteis, especializado em linhas de extrusão e máquinas para o mercado de filamentos contínuos industrias, BFC (carpetes), T& I e fibras de vidro, localizado em Winterthur, na Suíça. Desde abril de 2010, a empresa SwissTex France SAS (www.swisstex.fr), situada em Valence, na França e incorporadora das marcas ICBT, Verdol, ARCT e Ritm, tornou-se afiliada 100% da SwissTex AG. A empresa francesa é especialista
nos processos de torção, cabeamento e recobrimento de fios sintéticos, artificiais, fibras naturais e minerais para diversas aplicações no mercado de têxteis técnicos (tapete, tecidos para pneus, fibra de vidro, etc.). Graças a esta aquisição, a SwissTex AG agora oferece um mix completo de tecnologia para filamentos e soluções para processamento de fios têxteis. Na ITMA, a empresa mostrará máquinas econômicas no quesito consumo de energia e promete surpreender
o mercado com um novo conceito em retorcedeira de fios sintéticos com sistema de sensores para monitoramento online.

Stäubli
Hall 3- D 148/150
Desde 1892, a Stäubli é um dos maiores fabricantes mundiais de máquinas para tecelagem de quadros (caixa de excêntricos e maquinetas), jacquard eletrônicos e sistemas de preparação para tecelagem. Na ITMA irá mostrar uma seleção das mais modernas máquinas têxteis, incluindo máquinas de tecelagem de tapetes do Grupo Schönherr, também membro do grupo Stäubli. Destaque para a máquina jacquard Type SX com 2.688 acoplada a um tear jato de ar, produzindo em altas velocidades tecido para vestuário. A empresa mostrará também o modelo SXV jacquard para produção de tecidos veludo e o jacquard eletrônico Univalette para tecidos estreitos, usada para aplicação de nomes e letras em tecidos. Como o nome sugere, o Univalette adota a tecnologia do seu antecessor, o Unival 1000. A nova máquina estará disponível em duas configurações: com 64 ou 96 atuadores para o movimento correspondente ao número de fios do urdume. Além disso, o posicionamento da cabeça do jacquard Univalette sobre o tear pode ser facilmente ajustado para se adequar à geometria do pavilhão ideal.

Tatham
www.tatham-uk.com
H2 A138
A empresa britânica Tatham, voltada para o mercado de nãotecidos, apresentará inovações em tecnologia de processamento de fibras, incluindo a ultima versão da carda TS com novo sistema de controle de TSX Crosslapper. A empresa também apresenta a nova gama de sistemas TS para tecnologia de agulhados, que conferem economia no consumo de fibras, aumentando a produtividade e rendimento na produção de nãotecidos. A Tatham também oferece serviço
de retrofit para sistemas de cardagem e misturadores existentes e drives avançados para suporte remoto e soluções para economia de energia em plantas industriais.

TEXIMA
www.texima.com.br
Hall 6-B107
A brasileira Texima participará, pela segunda vez, da ITMA com estande próprio. A empresa, com sede em São Paulo e líder no mercado de brasileiro de ramas, apresentará sua linha de produção que inclui: secador relaxador de esteira, rama chamuscadeira, secador de cilindros, foulards, sanforizadeira, vaporizador/polimeirzadeira e máquina lavadeira. A empresa também apresentará linha integrada de acabamento de tecidos denim e de tingimento de índigo. Destaque para rama modelo R4, cuja primeira unidade entrou em funcionamento em 2009 e, desde então, tem surpreendido os clientes devido ao seu projeto inovador. Segundo a Texima, até junho deste ano já foram vendidas 15 unidades dessa máquina que é apontada como referência em consumo energético, capacidade de evaporação, distribuição de ventilação e calor, além de fácil operação. Na ITMA, a Texima espera fortalecer ainda mais a sua marca no mercado internacional.

Thies
www.thiestextilmaschinen.com
Hall 4 - D110, Hall 4
Sob o slogan "Vai o verde com Thies", a empresa alemã Thies lançará uma série de máquinas para beneficiamento com apelo ecológico, visando poupar recursos naturais e fornecer e economia de energia. Entre as novidades estará a máquina de tingimento de alta temperatura (HT) IMaster H ² O com tratamento de Ozônio. A nova máquina oferce baixo consumo de água e produtos químicos com relação de banho de 1:3.7 para algodão (dependendo da gramatura do tecido). Com sistema de corda que garante controle total do encolhimento, mesmo em tecidos delicados como malhas e tecidos elastizados, este HT foi projetado para tingir uma ampla gama de tecidos naturais, sintéticas e misturas, incluindo viscose.

Trützschler
www.truetzschler-nonwovens.de
Hall 2-B131-136-135
O Grupo Trützschler apresenta-se em um estande único de 1.100 m² no espaço de transição entre área destinada à Fiação e Nãotecidos. As três unidades de negócios da Fiação, Guarnições e Nãotecidos (antigas Erko e Fleissner) presentam suas novas máquinas e processos, destacando-se com novos desenvolvimentos para aumentar a eficiência bem como economizar energia.
Entre as novidades estará uma variedade de sensores disponíveis para a detecção de fibras estranhas na sala de abertura como o novo Securoprop SP-FPU. Ainda no segmento de instrumentos de análise, a empresa apresenta o módulo de cor com duas câmeras de última geração 3-CCD que scaneiam o fluxo de material nos dois lados da máquina. Ao contrário dos sensores de cores simples, as câmeras podem ver tudo que o olho humano vê. Já a Trützschler Nonwovens apresentará as mais recentes inovações em produção de fibras para nãotecidos. Destaque para o "Streamliner", uma nova geração de secador com elevada capacidade de evaporação, muito acima das existentes hoje, no mercado. O design desta máquina garante um suprimento de ar fresco ideal, utilizando a mudança de densidade dependendo da temperatura; bem como um sistema de aquecimento com tecnologia de fluxo otimizado. Além disso, a eficiência energética é aumentada por tratamento do ar externo e recuperação de calor. Outro lançamento é a nova crosslapper EKLB439, já patenteada, equipamento fundamental na linha de preparação das fibras.

Xetma Vollenweider
www.xetma.com
Hall 6 -A105/106
Com mais de 160 anos de mercado, Xetma Vollenweider é uma empresa com longa tradição no desenvolvimento e fabricação de sistemas de acabamento têxtil com qualidade alemã e precisão suíça. O portfólio de tecnologias inovadoras que inclui as linhas de produtos Soft Touch (escovação), Touch Plush (peluciadeira), além de máquinas de corte e soluções especiais para diferentes tipos de aplicação. Destaque para o novo cilindro X-TREME XEB que permite altas velocidades de produção e combina as tecnologias de escovação e tratamento do pelo na superfície do tecido, resultando num toque final ultra-soft e, da nova máquina de corte X-plore XCS, com largura de até 6.000 milímetros para todos os tipos de tapetes, feltros agulhados, tecidos tufados e grama artificial.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: Assessorias das marcas
Edição: Marcia Mariano

Data de publicação: 16/09/2011

Conteúdo relacionado


ITMA revela que indústria têxtil deverá investir
Encerrada na Espanha, a maior feira mundial de máquinas, equipamentos e sistemas para a indústria têxtil/confecção, as empresas que enviaram representantes para conhecer as novidades tecnológicas do evento agora se preparam para analisar orçamentos. “O resultado foi surpreendente e visível, dado a vontade de investir e inovar demonstrada pelos visitantes nesta edição”, comemorou Stephen Combes, presidente do Cematex, entidade responsável pela realização da ITMA 2011.  2011-10-04 - Tags: milao barcelona itma

Fiação, tecelagem e brasileiros surpreendem na ITMA
Albrecht, Texima, Audaces e Automatisa, que estão no grupo de empresas brasileiras expositoras da ITMA, têm colhido bons resultados na feira, não apenas em prospecção de negócios, mas também na divulgação de suas marcas no mercado exterior. Surpreendente também è o número de visitantes brasileiros nesta edição em que os pavilhões de Fiação e Tecelagem têm atraído grande número de público, devido às novidades para produção de fios e tecidos mais finos e diferenciados.  2011-09-26 - Tags: itma albrecht texima audaces automatisa

Show tecnológico em Barcelona atrai milhares de visitantes
Apesar do clima de incerteza da economia mundial, a ITMA 2011, que se realiza em Barcelona, na Espanha, começou com otimismo por parte dos organizadores e expositores. No discurso de abertura da maior feira mundial de máquinas têxteis, o presidente do CEMATEX, Stephen Combes, destacou o intercâmbio de conhecimento e as novidades tecnológicas, que visam otimização dos processos têxteis e redução de consumos como os pontos principais desta edição.  2011-09-23 - Tags: itma cematex stephen combes mayer cie stoll kofi annan tsudakoma

Preview ITMA 2011
A ITMA (Feira Internacional de Produtos e Maquinário Têxtil), em Barcelona ampliou o Setor de Fibras e Fios e a Área de Confecção para oferecer um mix completo de produtos para seus visitantes. Trazemos um resumo dos lançamentos das empresas, que nos foram enviados até o fechamento desta edição. Confira.  2011-09-16 - Tags: albrecht bellini barcovision cht comez crealet durst dilo group fil control fongs huntsman itema kern-liebers mayer cie memminger iro oerlinkon textiles lenzing orizio premium textile components picanol rieter rosink stoll superba swisstex stäubli tatham texima thies trutzschler xetma vollenweider

Começa a contagem regressiva para ITMA 2011
De 22 à 29 de setembro acontece em Barcelona a maior feira mundial de máquinas, equipamentos e acessórios para a indústria têxtil. Promovida pela Cematex, a feira reunirá 1.300 expositores vindos de 45 países ao redor do mundo, e deverá receber 100 mil visitantes. Além da exposição de produtos, uma das atrações do evento é Conferência de Jovens Empresários, organizada pelo ISP - Spanish Institute Sallares.  2011-09-16 - Tags: cematex

CHT Bezema lança químicos ecológicos para têxteis
Multinacional especializada na produção de auxiliares e corantes para beneficiamento e acabamento, a empresa apresentará na ITMA, em Barcelona, novos produtos e soluções que proporcionam vantagens tanto ecológicas como econômicas à indústria têxtil. A CHT Bezema estará expondo pavilhão 4 setor A 165.  2011-09-05 - Tags: duron okotex

Picanol celebra 75 anos na ITMA em Barcelona
Empresa fundada em 1936 pelo engenheiro espanhol, Jaimé Picañol, é hoje uma das líderes mundiais na produção de teares. Durante a feira de máquinas têxteis que acontecerá na Espanha, entre os dias 22 e 29 de setembro, apresentará como destaque o novo airjet OMNIplus Summum.  2011-08-30 - Tags: terryplus800

Especialista traça panorama global antes da ITMA
O futuro da economia global e a perspectiva industrial dos principais players do mercado será abordado pelo professor de Economia e Ciência Política na Universidade da Califórnia, Berkeley, Barry Eichengreen. A conferência acontecerá um dia antes da maior feira mundial de máquinas têxteis, em setembro, na Espanha.  2011-07-25 - Tags: itmf

Consumo consciente será tema de palestra na ITMA-ITMF
Philip Chamberlain, responsável pela conformidade ambiental e ética da C&A Europa, acredita que as prioridades para a melhoria na indústria têxtil abrangem uma combinação de fatores sociais e ambientais. Ele é um dos palestrantes da Cúpula Têxtil Mundial ITMA-ITMF, que ocorrerá no dia 21 de setembro, em Barcelona, um dia antes da abertura da ITMA 2011, maior feira mundial de máquinas, equipamentos e serviços para cadeia têxtil.  2011-07-13 - Tags: cea itma chamberlain

Encontro mundial têxtil na ITMA 2011
Conferência de Cúpula Têxtil Mundial ITMA-ITMF será realizada no Palácio de Congressos da Catalunha, em Barcelona  2011-03-10 - Tags: cematex itmf barcelona

ITMA retornará a Milão em 2015
Em 2011 a ITMA, maior feira internacional de máquinas e acessórios para a indústria têxtil será realizada em Barcelona. A associação dos fabricantes europeus, Cematex, já anunciou que a próxima cidade a sediar o evento será Milão, na Itália, em 2015.  2010-11-10 - Tags: acimit

ITMA 2011 expande setor de fibras
Como parte da estratégia para atrair novos expositores e oferecer mais opções aos visitantes, a ITMA, maior feira mundial de máquinas e produtos têxteis, ampliou o setor de fibras e fios. O evento, que completará 60 anos, será realizado de 22 a 29 de setembro de 2011, em Barcelona.  2010-10-22 - Tags: tecnologia