Language
home » eventos »

Febratex 2018

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Blumenau será capital da tecnologia têxtil em agosto

Edição de 2016 da Febratex.

Situada na rica região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, segundo maior polo têxtil e de confecção do Brasil - representando 57,6% da produção do estado, Blumenau se prepara para receber a 16ª edição da Febratex - Feira Brasileira para a Indústria Têxtil. Considerado o principal evento de tecnologia têxtil da América Latina, a feira, que acontece de 21 a 24 de agosto, no Parque Vila Germânica, vai reunir 2.485 marcas de 68 países, como Alemanha, Itália, Suíça, EUA, Espanha, China, Taiwan, Turquia, Portugal, entre outros, e apresentar as últimas novidades em máquinas, equipamentos, sistemas, matérias-primas e serviços para a indústria do setor.

São esperadas delegações de várias regiões do Brasil e do exterior para conferir os lançamentos tecnológicos nas áreas de tingimento, acabamento, malharia e tecelagem, impressão digital, confecção, sistemas de CAD/CAM, automação industrial, além de fornecedores de fibras, fios e produtos químicos. Segundo Helvio Pompeo Madeira, diretor-presidente do FCEM|Febratex Group, organizador da feira, a expectativa é que esta edição supere os resultados da última em 2016, quando recebeu aproximadamente 90 mil visitantes, durante os quatro dias, e movimentou em negócios pós-feira cerca de R$ 1,3 bilhão. Além da exposição de máquinas e produtos, Febratex 2018 contará com o Fórum Febratex de Informação, apresentando uma programação de palestras organizada pela FCEM, com temas de interesse do mercado como Fibras Têxteis, Sustentabilidade, Estamparia Digital, Design de Moda, entre outros.

Otimismo moderado

Embora a Abit – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção tenha revisto suas projeções para a indústria este ano, estimando crescimento de 2,9% para o têxtil (antes era 4%); 1,2% para confecção (antes 2,9%) e varejo de 2,3% (antes 5%), Pompeo Madeira espera bons resultados na Febratex. "O mercado vive em função de fatores conjunturais e a recente greve dos caminhoneiros, ocorrida em maio, e que paralisou o transporte de cargas no país por mais de 10 dias, de fato afetou muito o setor produtivo. Todavia, eu creio que a partir do segundo semestre o mercado deverá retomar, mesmo com cautela".

Helvio Pompeo Madeira: diretor- presidente do FCEM|Febratex Group.

Indagado sobre o retorno em negócios da 16ª edição da Febratex, o executivo comentou: "O sucesso de um evento se mede pela renovação imediata. Nós ainda estamos recebendo pedidos para participação na Febratex 2018 e a maioria dos expositores já reservou espaços. Segundo informações que tenho do mercado, a intenção de compra de máquinas e equipamentos têxteis e de confecção deve crescer este ano em relação a 2017. Os fabricantes internacionais, através de seus representantes locais, continuam prospectando o mercado brasileiro, pois sabe que temos potencial. Além disso, o governo de Santa Catarina tem promovido esforços no sentido de incentivar a produção industrial no estado e isso atrai investimentos".

O diretor-presidente da FCEM|Febratex Group diz que um dos diferenciais da feira, além de ser o único evento de porte dedicado à tecnologia têxtil/confecção no Brasil, é estar localizada no segundo maior polo produtor brasileiro de tecidos, malhas, vestuário e artigos de cama, mesa, banho e decoração. Sendo um dos setores econômicos mais representativos de Santa Catarina é responsável por 18,5% dos estabelecimentos industriais e 21,8% dos empregos gerados na indústria de transformação, conforme dados do Sintex - Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau, entidade que representa as empresas do setor e que assim como as demais entidades da cadeia têxtil está apoiando a feira.

Outra vantagem apontada por Pompeo Madeira é o fato de Santa Catarina concentrar universidades, escolas profissionais e um grande número de empresas de tecnologia (startups) que estão realizando parecerias com a indústria local, visando o desenvolvimento tecnológico e sustentável. De fato, segundo pesquisa da Acate Tech Report, divulgada em junho pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia, 37% das empresas de ponta do país estão concentradas em Florianópolis, 28% no Vale do Itajaí e 19% na Região Norte do Estado. "Temos verificado, nos últimos anos, que a visitação à Febratex tem se tornado cada vez mais profissional. Para esta edição, além das delegações nacionais, já estão programados grupos de visitantes de países como Argentina, Colômbia, Peru, Equador, Nicarágua e Costa Rica. A nossa forma de atender o cliente, sempre oferecendo a melhor solução para ele dentro da feira, também motiva os compradores", destaca Pompeo Madeira, acrescentando que a FCEM|Febratex Grupo está estudando uma nova formula de aferição do público do evento, que deverá ser testado a partir desta edição. O executivo comenta também que, por ser uma exibição de máquinas, que estarão funcionando em tempo real dentro da freira, haverá fiscalização da NR-12, norma regulamentadora que define referências técnicas, princípios e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores que operam os equipamentos.

"Estamos oferecendo o que há de mais atualizado em máquinas e serviços para a indústria têxtil/confecção. É uma oportunidade única para os profissionais brasileiros e sul-americanos entrar em contato direto com a tecnologia. Atualmente 75% a 80% destes produtos são importados. Na feira, os visitantes terão também contato , através das representações brasileiras, com as marcas internacionais, onde poderão trocar informações e tirar dúvidas sobre os equipamentos e processos que estarão em exposição. A tecnologia aumenta a produtividade, reduz custos de energia na produção, uma das maiores reinvindicações da indústria, além disso abre horizontes para a criação de novos produtos, enfim, é um item fundamental para a manutenção e crescimento das empresas dentro de um mercado cada vez mais global. Portanto, espero que todos aproveitem bem a Febratex 2018", finaliza Pompeo Madeira.

Perfil

Segundo último Relatório Setorial 2017 do IEMI, divulgado pelo Sintex, de 2012 a 2016, o número de fábricas têxteis e de confecção diminuir 10,9% em todo o País. Santa Catarina contava, até o final do ano passado, com 4.713 unidades de produção. Lembrando que mais de 9.800 estabelecimentos envolvendo a produção/comércio têxtil e vestuário, foram afetadas pela recessão de 2014 a 2016.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Marcia Mariano
Fotos: Gisele Seibel/FCM

Data de publicação: 29/06/2018

Conteúdo relacionado


ABTT realiza Seminário Tecnológico na Febratex 2018
A ABTT – Associação Brasileira de Técnicos Têxteis, estará presente na próxima edição da Febratex, de 21 a 24 de agosto de 2018 no Parque Vila Germanica - Blumenau SC, com o seu tradicional Seminário Tecnológico, no dia 22, oferecendo aos participantes conhecimentos sobre tecnologia e inovação nas áreas de impressão digital, logística, gestão e produção têxtil. Confira os temas e a programação completa.  2018-07-03 - Tags: abtt febratex 2018 blumenau palestras forum

Consultoria de comércio exterior dará suporte na Febratex 2018
Mais de 75% das tecnologias para o setor têxtil e de confecção, que estarão expostas na Febratex 2018, que ocorre de 21 a 24 de agosto, em Blumenau, Santa Catarina, é importada. Com intuito de auxiliar os visitantes a fecharem bons negócios, a empresa de consultoria UP Comex estará presente no evento, fornecendo orientações sobre como realizar a melhor compra, esclarecendo questões relacionadas à importação e exportação de produtos.  2018-07-02 - Tags: up comex febratex 2018 erica reinert febratex comercio exterior

Blumenau será capital da tecnologia têxtil em agosto
Situada na rica região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, segundo maior polo têxtil e de confecção do Brasil - representando 57,6% da produção do estado, Blumenau se prepara para receber a 16ª edição da Febratex - Feira Brasileira para a Indústria Têxtil.  2018-06-29 - Tags: helvio pompeo madeira febratex2018 fcem|febratex group blumenau industria textil tecnologia textil eventos

Stäubli apresenta soluções de última geração na Febratex 2018
A Stäubli, com sede na Suíça, e líder global de sistemas automatizados e soluções para a indústria de tecelagem vai apresentar, na Febratex 2018, que acontece em Blumenau, (SC) de 21 a 24 de agosto, sua linha de produtos para a indústria têxtil.  2018-06-29 - Tags: staubli febratex 2018 tecidos planos staubli textile jacquard

Com soluções para controle de cor, Engecolor leva tecnologia X-Rite para a Febratex
De 21 a 24 de agosto, a Engecolor estará levando para a Febratex 2018 - maior feira para a indústria têxtil das Américas que acontecerá em Blumenau (SC), as soluções de captura, gerenciamento e padronização de cores para aplicações industriais da X-Rite. Entre os destaques, a empresa apresentará tecnologias para três principais áreas: impressão digital em tecidos, medição de cores online e soluções para controle de qualidade e formulação.  2018-06-28 - Tags: engecolor febratex 2018 impressao digital em tecidos medicao de cores online colormunki photo pantonelive design

SCMC participa da Febratex com dois importantes temas: inovação e sustentabilidade
O Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) participará da Feira Brasileira para a Indústria Têxtil (Febratex), uma das principais feiras de tecnologias têxteis das Américas, que em 2018 será realizada entre os dias 21 e 24 de agosto, no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC). O SCMC terá duas participações na feira, com uma mesa-redonda e um talk show. As duas serão realizadas dia 21 de agosto, primeiro dia do evento.  2018-06-25 - Tags: scmc febratex 2018 santa catarina moda e cultura palestra blumenau inovacao sustentabilidade

Soluções para corte, identificação e acabamentos de produtos serão destaques da Censi Máquinas
Entre os destaques que serão apresentados na feira estão as máquinas para fixação de embalagens e identificação, voltadas para empresas de cama, mesa e banho, vestuário além de fabricantes de meias.  2018-06-12 - Tags: censi maquinas sheila censi braun febratex 2018 tagpress jetpress packpress

MK Química preparada para a Febratex
Atuando no fornecimento de insumos químicos para a indústria têxtil, a MK QUÍMICA estará presente, como já de costume, na Febratex. Além do amplo portfólio que a empresa já disponibiliza ao mercado para atender os clientes nos mais diversos processos têxteis com tecnologia, qualidade e agregação de valor aos artigos produzidos, vários lançamentos serão apresentados.  2018-06-12 - Tags: mk quimica febratex 2018 tingimento de poliamida quimica