Language
home » eventos »

Febratex 2018

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Agrofloresta Têxtil da FARFARM no Fórum Febratex de Informações

Há um ano, a partir de uma conexão com o trabalho da designer de moda Larissa Duarte com fibras naturais e agroflorestas têxteis, surgia a FARFARM e a ideia inovadora de desenvolver fibras e tecidos a partir da Agrofloresta. A startup foi criada por Beto Bina (estratégia de negócios), Felipe Villela (engenheiro e agrofloresteiro), Pedro Saldanha (advogado ambientalista) e Werner Kinas (finanças), quatro amigos com uma paixão por sustentabilidade que passaram a  pesquisar sobre técnicas de permacultura e agrofloresta.

Dentro da proposta de apresentar e discutir os principais temas que movimentam a cadeia produtiva têxtil atual,  o Fórum Febratex de Informações, que acontece em paralelo à feira, destaca a participação da FARFARM com seu projeto de desenvolver fibras e tecidos a partir da Agrofloresta. A moda foi escolhida como principal segmento de atuação da FARFARM por ser uma das indústrias mais poluentes do planeta, criando uma oportunidade de mercado a partir de sua transformação para o universo da sustentabilidade. 

Projetos

Estão sendo realizados três projetos pela FARFARM: um protótipo de Agrofloresta Têxtil plantada na Amazônia, no estado do Pará, junto ao Centro de Empreendedorismo da Amazônia (vencedor da competição Programa Amazônia Up, dirigido a startups sociais);  o segundo projeto foi um protótipo de produto, um tapete feito de juta, banana e algodão em parceria com o estúdio de design RatoRói, de Jaraguá do Sul (SC); o terceiro projeto é o trabalho de representação na cidade de Nova Iorque (EUA) de parceiros têxteis que já desenvolvem tecidos sustentáveis e que no futuro irão utilizar as fibras de Agroflorestas plantadas pela FARFARM .   

A Agrofloresta Têxtil na Amazônia está sendo desenvolvida no município de Santa Bárbara do Pará, próximo a Belém, como resultado de três parcerias: o Centro de Empreendedorismo da Amazônia; um dos mentores do programa César de Mendes, que conhece a comunidade e as áreas de plantio; e a ONG ReNature, especializada no desenvolvimento de Agroflorestas.  

Beto Bina declara: “Outro objetivo de visão futurista da empresa é ensinar, às comunidades ribeirinhas e cooperativas da região Amazônica, como desenvolver a Agrofloresta, para que possam tirar alimento para consumo e ajudarem a desenvolver fibras têxteis que possam gerar uma renda extra para suas propriedades”.

A FARFARM conta com incentivo do Centro de Empreendedorismo da Amazônia e busca mais investimentos para financiar as Agroflorestas, sua pesquisa e desenvolvimento. Avalia também oportunidades advindas de incentivos legais e de Programas de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA).

Natureza colaborativa

Pedro Saldanha declara: “Em seus mais de 3.5 bilhões de anos de existência, a natureza se desenvolveu através de diversas manifestações, testando e adaptando sistemas, com as espécies colaborando entre si desde sempre. Entretanto, o homem, com a sua visão oportunista e de curto prazo, começou a desenvolver a monocultura, que é um sistema desequilibrado, pois a natureza não foi feita para desenvolver uma espécie apenas”.

Assim, a própria natureza busca sua “correção”, que acontece através de pestes, necessidade de fertilizantes e a própria degradação do solo como um sinal e um sintoma de natureza doente. O modelo de Agricultura Sintrópica, através da Agrofloresta, busca desenvolver justamente o que a natureza sempre fez, ou seja, colaborar uma espécie com a outra através da troca de substâncias pelas raízes (como nitrogênio e fósforo, entre outros)  e a relação de sombra, vento e sol pela copa das árvores, entre muitos outros sistemas complexos. “Nós usamos essas otimizações da natureza para crescer fibras têxteis. Gostamos de definir como “o coding (programação de software) da vida real”, resume Beto Bina.

Inspirado na natureza, o plantio na Agrofloresta Têxtil da FARFARM  é projetado para fazer as espécies colaborarem umas com as outras,  cultivando fibras naturais como algodão, juta, rami, banana e abacaxi sem o uso de produtos químicos.

Palestra

A FARFARM estará presente no Fórum Febratex de Informações, no dia 21 de agosto (terça-feira), às 20h00, com a palestra Agrofloresta Têxtil: fibras vegetais e tecidos que regeneram a floresta amazônica, apresentando o seu case sobre como manter a floresta em pé e alavancar o desenvolvimento sustentável. A palestra é gratuita, com acesso livre até a lotação da sala. Para a participação, é necessário realizar o credenciamento prévio para a feira, através do link http://febratex.fcem.com.br/inscricoes. Vale reforçar que o credenciamento para a Febratex 2018 não garante a participação no Fórum, que tem número limitado de vagas.  

Credenciamento

Profissionais do setor, compradores e visitantes interessados na Febratex 2018 podem fazer o credenciamento, gratuitamente, pelo site http://febratex.fcem.com.br/inscricoes. O  credenciamento online pode ser realizado até às 23h59 do dia 19.08.2018. Após esta data, será cobrado ingresso no valor de R$ 30,00, que poderá ser adquirido a partir das 14h00 do dia 21.08.18, na bilheteria da Febratex. Visitantes de edições anteriores também deverão atualizar o cadastro no site e confirmar novamente sua inscrição. É proibida a entrada de menores de 14 anos, mesmo acompanhados dos pais e/ou responsáveis.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: Persona Consultoria de Comunicação
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 03/08/2018

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


SENAI CETIQT apresenta réplica virtualizada de sua planta de Confecção 4.0
Durante os quatro dias de realização da Febratex, que ocorre entre 21 e 24 de agosto, no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC), a expectativa é de que cerca de 90 mil compradores e visitantes, do Brasil e do exterior, passem pela feira.  2018-08-20 - Tags: forum febratex de informacoes senai cetiqt confeccao 4 0 febratex 2018 tecnologia virtual

Companhia lança três soluções para embalagem e identificação de itens têxteis
Censi Máquinas apresenta os equipamentos DuoPress, PackPress e JetPress durante o evento, que acontece de 21 a 24 de agosto na Vila Germânica, em Blumenau (SC). Esta é a quarta participação da companhia na feira, que é uma das maiores do continente.  2018-08-20 - Tags: duopress packpress jetpress sheila censi braun censi maquinas etiquetamento emablagens febratex 2018

Febratex 2018 reforça a importância da inovação tecnológica para o setor têxtil
Uma das principais feiras de tecnologias têxteis das Américas, a Febratex – Feira Brasileira para a Indústria Têxtil, que será realizada entre os dias 21 e 24 de agosto de 2018, no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC), chega a sua 16ª edição reunindo mais de 2.400 marcas, nacionais e internacionais, que geram o desenvolvimento e proporcionam o avanço tecnológico da cadeia produtiva têxtil mundial.  2018-08-20 - Tags: febratex 2018 abimaq abit abtt febratex group helvio roberto pompeo madeira blumenau alemanha argentina china estados unidos Índia itália peru portugal

Lectra apresenta tecnologias para a Indústria 4.0 durante a Febratex
A Lectra, parceira de tecnologia para empresas que utilizam tecidos e couros, estará presente na Febratex, Feira Brasileira para a Indústria Têxtil, de 21 a 24 de agosto, em Blumenau, Santa Catarina. Os Visitantes poderão participar de workshops e acompanhar a programação do “In Fashion Febratex”, com especialistas da indústria da moda.  2018-08-14 - Tags: lectra fashion challenge lectra fashion network in fashion febratex febratex 2018 lectra fashion plm 4 0 lectra

Audaces apresenta lançamentos na Febratex 2018
A Audaces tem presença confirmada na 16ª Feira Brasileira para a Indústria Têxtil, a Febratex. Desta vez, a empresa, que participa da maior feira do setor desde a primeira edição, irá lançar no evento as máquinas de corte automático Neocut Bravo e Neocut SL, além de apresentar atualizações da multissolução Audaces 360.  2018-08-10 - Tags: audaces febratex 2018 internet das coisas neocut sl audaces neocut bravo tecnologia 4dalize audaces 360

JAVELIN® será o destaque da SPGPrints na Febratex 2018
A SPGPrints participará da Febratex 2018, que acontece entre os dias 21 e 24 de agosto, no Parque Vila Germânica, em Blumenau/SC, tendo como destaque a exposição de um modelo da JAVELIN® (scanning), impressora que já é sucesso nos países onde está instalada, incluindo o Brasil.  2018-08-03 - Tags: spgprints febratex 2018 blumenau javelin tintas nebula impressora pike jose maria alves febratex

Agrofloresta Têxtil da FARFARM no Fórum Febratex de Informações
Há um ano, a partir de uma conexão com o trabalho da designer de moda Larissa Duarte com fibras naturais e agroflorestas têxteis, surgia a FARFARM e a ideia inovadora de desenvolver fibras e tecidos a partir da Agrofloresta. A startup foi criada por Beto Bina (estratégia de negócios), Felipe Villela (engenheiro e agrofloresteiro), Pedro Saldanha (advogado ambientalista) e Werner Kinas (finanças), quatro amigos com uma paixão por sustentabilidade que passaram a pesquisar sobre técnicas de permacultura e agrofloresta.  2018-08-03 - Tags: farfarm forum febratex de informacoes agrofloresta centro de empreendedorismo da amazonia agrofloresta textil febratex 2018

Grupo NS® apresenta novidades na Febratex 2018
Em 360 m2 no setor 2, esquina com as ruas 10, 11, 15 e 16 o Grupo NS® apresenta as suas novidades para o segmento têxtil junto com toda equipe técnica de suas Divisões de Negócios do Brasil e técnicos de ponta do exterior.  2018-07-19 - Tags: grupo ns groz beckert confeccao malharia tecelagem memminger zsk ricoma ns quimica dilmenler textile machinery

ABTT realiza Seminário Tecnológico na Febratex 2018
A ABTT – Associação Brasileira de Técnicos Têxteis, estará presente na próxima edição da Febratex, de 21 a 24 de agosto de 2018 no Parque Vila Germanica - Blumenau SC, com o seu tradicional Seminário Tecnológico, no dia 22, oferecendo aos participantes conhecimentos sobre tecnologia e inovação nas áreas de impressão digital, logística, gestão e produção têxtil. Confira os temas e a programação completa.  2018-07-03 - Tags: abtt febratex 2018 blumenau palestras forum

Consultoria de comércio exterior dará suporte na Febratex 2018
Mais de 75% das tecnologias para o setor têxtil e de confecção, que estarão expostas na Febratex 2018, que ocorre de 21 a 24 de agosto, em Blumenau, Santa Catarina, é importada. Com intuito de auxiliar os visitantes a fecharem bons negócios, a empresa de consultoria UP Comex estará presente no evento, fornecendo orientações sobre como realizar a melhor compra, esclarecendo questões relacionadas à importação e exportação de produtos.  2018-07-02 - Tags: up comex febratex 2018 erica reinert febratex comercio exterior

Blumenau será capital da tecnologia têxtil em agosto
Situada na rica região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, segundo maior polo têxtil e de confecção do Brasil - representando 57,6% da produção do estado, Blumenau se prepara para receber a 16ª edição da Febratex - Feira Brasileira para a Indústria Têxtil.  2018-06-29 - Tags: helvio pompeo madeira febratex2018 fcem|febratex group blumenau industria textil tecnologia textil eventos

Stäubli apresenta soluções de última geração na Febratex 2018
A Stäubli, com sede na Suíça, e líder global de sistemas automatizados e soluções para a indústria de tecelagem vai apresentar, na Febratex 2018, que acontece em Blumenau, (SC) de 21 a 24 de agosto, sua linha de produtos para a indústria têxtil.  2018-06-29 - Tags: staubli febratex 2018 tecidos planos staubli textile jacquard

Com soluções para controle de cor, Engecolor leva tecnologia X-Rite para a Febratex
De 21 a 24 de agosto, a Engecolor estará levando para a Febratex 2018 - maior feira para a indústria têxtil das Américas que acontecerá em Blumenau (SC), as soluções de captura, gerenciamento e padronização de cores para aplicações industriais da X-Rite. Entre os destaques, a empresa apresentará tecnologias para três principais áreas: impressão digital em tecidos, medição de cores online e soluções para controle de qualidade e formulação.  2018-06-28 - Tags: engecolor febratex 2018 impressao digital em tecidos medicao de cores online colormunki photo pantonelive design

SCMC participa da Febratex com dois importantes temas: inovação e sustentabilidade
O Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) participará da Feira Brasileira para a Indústria Têxtil (Febratex), uma das principais feiras de tecnologias têxteis das Américas, que em 2018 será realizada entre os dias 21 e 24 de agosto, no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC). O SCMC terá duas participações na feira, com uma mesa-redonda e um talk show. As duas serão realizadas dia 21 de agosto, primeiro dia do evento.  2018-06-25 - Tags: scmc febratex 2018 santa catarina moda e cultura palestra blumenau inovacao sustentabilidade

Soluções para corte, identificação e acabamentos de produtos serão destaques da Censi Máquinas
Entre os destaques que serão apresentados na feira estão as máquinas para fixação de embalagens e identificação, voltadas para empresas de cama, mesa e banho, vestuário além de fabricantes de meias.  2018-06-12 - Tags: censi maquinas sheila censi braun febratex 2018 tagpress jetpress packpress

MK Química preparada para a Febratex
Atuando no fornecimento de insumos químicos para a indústria têxtil, a MK QUÍMICA estará presente, como já de costume, na Febratex. Além do amplo portfólio que a empresa já disponibiliza ao mercado para atender os clientes nos mais diversos processos têxteis com tecnologia, qualidade e agregação de valor aos artigos produzidos, vários lançamentos serão apresentados.  2018-06-12 - Tags: mk quimica febratex 2018 tingimento de poliamida quimica