Language
home » eventos »

Colombiatex 2011

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Colombiatex 2011 abre com recorde de visitantes

A Colombiatex das Américas 2011, considerada a maior plataforma de negócios para o setor têxtil latino-americano, registrou, em seu primeiro dia, um aumento de 98% de visitantes estrangeiros. Mais de 8.000 pessoas estiveram presentes na feira e outras 4.000 participaram do Pabellón del Conocimiento Inexmoda - UPB. Organizada pelo Instituto de Exportação e Moda (Inexmoda), a feira, que acontece de 25 a 27 de janeiro na cidade de Medellín conta com 420 expositores como: fabricantes e distribuidores de produtos têxteis (fios, tecidos e malhas); aplicações técnicas industriais, máquinas, equipamentos e suprimentos para a indústria da moda e vestuário, calçados, têxtil-lar e artigos de couro.
Carlos Eduardo Botero Hoyos, presidente da Inexmoda, acompanhado pelo vice-ministro de Desenvolvimento, Alberto Carlos de Hart, e Ricardo Vallejo, diretor de Promoção de Exportações do Proexport fizeram a abertura oficial do evento na manhã do dia 25 com uma coletiva para a imprensa. "Esta  23º edição da Colombiatex irá se traduzir em resultados positivos para o setor têxtil e de confecção relacionadas à Colômbia”, disse Botero.
Os resultados preliminares da feira, fornecidos pela Fitur - sistema de indicadores de turismo, parecem confirmar esta previsão. A participação de estrangeiros representa 48% dos turistas que desembarcam em Medellín, o que se constitui um caso atípico, visto que registros mostram que durantes os meses anteriores, o número de viajantes estrangeiros não passou de 30%.
Por país de origem, Equador, México, Brasil, Venezuela, Panamá e os Estados Unidos lideram a porcentagem de visitantes estrangeiros na feira.

Natureza e Tecnologia


O diretor executivo da Inexmoda, Carlos Eduardo Botero Hoyos, assegurou que, nesta edição, a Colombiatex tem como objetivo refletir sobre a utilização da biotecnologia, como ferramenta para a inovação no setor, que deve assumir o desafio de proteger o meio ambiente e responder às exigências do consumidor.
Devido ao sucesso obtido ao longo de 15 anos, será realizado a décima sexta edição do tradicional Pabellón del Conocimiento Inexmoda – UPB, um local de debates sobre o setor têxtil e apresentação das tendências de moda, que conta com a participação de 24 palestrantes nacionais e internacionais e um espaço apoiado pela Universidad Pontificia Bolivariana, para integração entre estudantes e profissionais de moda.
O Fórum sobre Têxteis e Suprimentos para Vestuário é outro destaque da Colombiatex das Américas 2011. Neste local são apresentadas informações com os lançamentos da primavera-verão 2011, reunindo amostras de tecidos, aviamentos e acessórios dos expositores da feira, além de exibir uma prévia das têndencias para a próxima temporada (primavera-verão 2012).

Mais novidades

Uma nova atração da feira é o pioneiro projeto “Plataforma de inovação para o setor de têxteis e confecção”, financiado pela IBD/FOMIN e elaborado pela Inexmoda, para desenvolvimento do Observatório Econômico Nacional, um local permanente de pesquisas no setor têxtil. Pela primeira vez a indústria química se apresenta na Colombiatex. Além da participação como expositores e apoiadores da feira, as empresas do setor estão promovendo oficinas práticas para os visitantes. 
A feira deste ano conta com mais expositores estrangeiros como Brasil, Peru, México, entre outros. Novos países da Europa e do Oriente como Portugal, Espanha e Turquia, que hoje têm suas atenções voltadas para a América Latina, também estão expondo na feira.
A produção sustentável é outra novidade desta edição. A Peru Naturtex, empresa de produtos orgânicos certificados, em consonância com o tema principal da Colombiatex: “A natureza fez tecnologia”, é a única empresa latino americana certificada como orgância pela SKAL e Fair Trade (FLO CERT). Ela está expondo seus tecidos elaborados com fibras orgânicas de algodão e alpaca.
Com a participação de 164 empresas nacionais e internacionais de máquinas e suprimentos, a Colombiatex também é o cenário ideal para fabricantes e distribuidores de máquinas e equipamentos voltados para a indústria da moda vestuário, calçados, têxtil-lar e artigos de couro.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição: Marcia Mariano
Fotos: Divulgação
Fonte: Inexmoda

Data de publicação: 26/01/2011

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Colombiatex 2011 movimenta mais de US$119 milhões
Uma das mais importantes feiras têxteis da América Latina, a Colombiatex 2011, realizada em Medellín, fechou com aumento de 7% relação a edição de 2010, onde foram registrados US$ 112 milhões em negócios. Visitaram o evento compradores de mais de 40 países, com destaque para Brasil, Equador, Espanha, Estados Unidos, México, Peru, Turquia, Venezuela e Rússia.  2011-02-02 - Tags: economia

Canatiba mostra linha premium na Colômbia
A Textil Canatiba, uma das maiores produtoras de denim do Brasil, participou ativamente da Colombiatex 2011, realziada de 25 a 27 de janeiro ultimo, em Medellín. Além de participar do desfile “Brasileño”, organizado pela pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), apresentou sua linha Premium com vários artigos.  2011-01-31 - Tags: denim

Jovens estilistas brasileiros desfilam na Colombiatex 2011
Com a proposta de jovens estilistas brasileiros, as empresas têxteis do Brasil apresentaram seus lançamentos na passarela da 23º Colombiatex 2011. Gustavo Silvestre e Cythia Hayashi foram os estilistas escolhidos para a criação das peças. O desfile foi organizado pelo Programa Texbrasil, criado pela Abit e Apex-Brasil.  2011-01-28 - Tags: looks

Colombiatex 2011 abre com recorde de visitantes
Colombiatex das Américas 2011, considerada a maior plataforma de negócios para o setor têxtil latino-americano, registrou, em seu primeiro dia, um aumento de 98% de visitantes estrangeiros. Mais de 8.000 pessoas estiveram presentes na feira e outras 4.000 participaram do Pabellón del Conocimiento Inexmoda - UPB. A presença de brasileiros foi expressiva nesta 23ª edição do evento.  2011-01-26 - Tags: inovacao