Language
home » decoração têxtil lar »

Hit de Produto

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Mostra une moda e peças de decoração

 Ponta de lança na indústria moveleira de alto padrão, a Artefacto decodifica um lifestyle que faz a cabeça dos maiores nomes do décor. Por trás de cada móvel e acessório, apresenta conceitos que têm tudo a ver com o novo modo de vida em casas dos mais diversos estilos, estabelecendo cada vez mais conexões entre o design e as propostas que desfilam pelas passarelas, por exemplo. “O mercado fashion metaboliza muito rápido as tendências e os novos hábitos culturais e de consumo, servindo como termômetro também para o design. Por isso, em 2017, estamos investindo nessa proximidade entre as duas plataformas”, diz Paulo Bacchi, CEO da Artefacto.

A filosofia parte de dentro para fora e de fora para dentro. Na nova coleção, que tem boa parte das peças assinadas pela diretora artística Patrícia Anastassiadis, tanto as formas (etéreas, dinâmicas e atemporais) quanto o cuidado nos acabamentos evocam a excelência da haute-couture. “Minha mãe é estilista e aprendi a olhar para a moda desde muito cedo. Arquitetura é uma espécie de alfaiataria, numa escala muito maior. Mas não me interesso pelo fast-fashion sazonal, descartável, mas sim pelos reflexos sociais, culturais e artísticos que levaram àquele resultado”, diz a arquiteta que também assina a vitrine, carro-chefe do evento. Entre as inspirações para os produtos, ela apontou o compasso para Yves Saint-Laurent e Christian Lacroix, além de estéticas orientais e movimentos como o Art Nouveau. “Sempre valorizando a atemporalidade característica dos produtos da marca”, finaliza.

Aliás, além da vanguarda na fabricação, a Artefacto também foi a primeira no País a trabalhar com este conceito de high exhibition de decoração dentro do próprio showroom, o que a colocou oficialmente no calendário das mostras mais influentes – e disputadas – entre as maiores pranchetas, vendendo um lifestyle exclusivo junto com a mobília.

Sob o tema décor-fashion, a edição 2017 reúne grandes nomes da arquitetura em ambientes que homenageiam  os mais expressivos fashionistas do circuito: Maithia Guedes com loft retrô para Carol Bassi; Maricy Marcos Borges desvenda o ambiente da designer Carla Amorim; o Atelier Andrea Gonzaga se inspira em Renato Kherlakian; Jóia Bérgamo assina o loft para Valdemar Iodice; Silvana Lara Nogueira para Rodrigo Trussardi; Sandra Pini celebra Lucas Anderi; Cilene Lupi homenageia Vitorino Campos; e Ximenes Leite Arquitetura cria loft para Elisa Lima. 

Cada ambiente um homenageado

 

Maithia Guedes para Carol Bassi - Dividido em pequenos ambientes que contemplam todas as atividades do dia a dia, o espaço foi projetado para uma estilista atemporal, clássica e ao mesmo tempo moderna “O Loft Retrô foi pensado para uma jovem, que preza o bom gosto e sofisticação com qualidade e dedicação em tudo que faz. Unindo peças que mesclam  o contemporâneo e o clássico,  o ambiente reflete a elegância da homenageada Carol Bassi”, ressalta Guedes. Tons neutros e nobres destacam o ambiente.

Maricy Marcos Borges para Carla Amorim - O loft despojado, contemporâneo e inspirador foi  criado para que a designer, que mora em Brasília e vem semanalmente para São Paulo a trabalho,  desfrute ao máximo do aconchego e bem estar. “A inspiração veio do mood da homenageada: uma empresária ativa, mas que também é muito caseira, dedicada a vida familiar, devota à religião e que  não cansa de expressar seu amor por suas jóias”, revela a arquiteta Maricy Borges, acrescentando que na iluminação utilizou de grandes anéis entrelaçados,  em tons metálicos, prata e ouro velho, que remetem às joias, trazendo ainda mais sofisticação ao ambiente.

Atelier Andrea Gonzaga para Renato Kherlakian - A arquiteta Andrea Gonzaga contou com a participação do próprio homenageado, o estilista Renato Kherlakian, para idealizar o loft de estilo contemporâneo. Compondo umaatmosfera cosmopolita e elegante, foi inserido móveis com estilo urbano, além de tecidos de diferentes texturas, cores complementares e sem estampas. “Para contrastar o estilo do ambiente, acrescentei tijolos na parede e as luminárias utilizadas se destacam quebrando a sobriedade dos móveis”, diz Gonzaga.

Joia Bergamo para Valdemar Iodice - O sofisticado loft assinado pela arquiteta Joia Bergamo em homenagem a Valdemar Iodice resgata a história da criação da marca Iódice. Todo o projeto remete a cidade de Nova Iorque, , dos tijolinhos na parede às obras de arte, assinadas  por Alexandre Iodice, seu filho, o qual imprime uma personalidade forte, em uma pintura moderna que revela a textura de tecidos. “Um ponto marcante do meu trabalho é funcionalidade, cada detalhe é planejado com propósito definido sem qualquer traço de ornamentação. O processo criativo ainda acrescenta o uso de cores pontuais, estampas diferenciadas e revestimentos inovadores que acompanham as tendências da moda e criam pontos de atração no décor”, caracteriza Bergamo, pelo trabalho realizado.

Silvana Lara Nogueira para Rodrigo Trussardi - “É uma decoração moderna com estilo nova iorquino”, informa a arquiteta Silvana Nogueira ao descrever o loft realizado em homenagem ao estilista Rodrigo Trussardi. A profissional utilizou piso e paredes em tons de cinza claro, dando efeito rústico chique. Na escolha dos móveis e acabamentos, foi utilizado tecidos crus com detalhes em cinza claro e bordô, já que o estilista precisava de um toque de cor para refletir a sua personalidade. “A ideia foi criar um ambiente sofisticado, contemporâneo e bastante aconchegante”, ressalta Nogueira.  

Sandra Pini para Lucas Anderi - “Eu admiro o lindo trabalho do Lucas Anderi, em especial suas criações nos vestidos de noivas e me inspirei nisso”, diz Sandra Pini. Com conceito atual em ambientes integrados e organizados para dormir, estar, jantar e trabalhar, o projeto dispõe de um ambiente levemente reservado, que permite o aproveitamento  tanto para o ambiente de estar quanto para o trabalho, podendo ser utilizado para reunir amigos ou mesmo colocar em prática os seus croquis.  “Procurei manter as características que sempre estão presente em meus projetos como: linhas retas, cores lisas, quase monocromáticos, simples e contemporâneo”, revela a arquiteta.

Cilene Lupi para Vitorino Campos - Dedicada em criar um espaço personalizado, a arquiteta Cilene Lupi homenageia o estilista Vitorino Campos de maneira em que todos os seus desejos e gostos pelos tons claros, muita luz, preferência por espaço verde e principalmente pelas orquídeas foram pontos relevantes para o projeto. “Procurei  respirar um pouco o mundo da moda e transpor essa energia para a decoração que e, assim como uma peça é criada para nos vestir, é possível vestir lindamente um ambiente. Enfim, criei não apenas um espaço conceitual e sim um espaço com alma”, ressalta a arquiteta Cilene Lupi.

Ximenes Leite Arquitetura para Elisa Lima - Com estilo leve e fluído, a estilista Elisa Lima, ícone das it-girls brasileiras imprime seu estilo em cada cantinho do ambiente, assinado pela dupla Bruna Ximenes e André Leite da Ximenes Leite Arquitetura. Para conectar os universos fashion e décor de forma natural e sem excessos, o ponto de partida para a concepção do loft foi acreditar e traduzir um ambiente totalmente harmonizado, prático e funcional, sem deixar o estilo da estilista de lado. Cada detalhe do lifestyle da homenageada está presente, resultando em um projeto onde há referências às principais tendências e sofisticação. “A aposta foi criar um espaço clean, que segue a linha contemporânea presente no mobiliário da Artefacto, com escolhas de materiais como mármore carrara, a laca alto brilho, tecidos como camurça e veludo, deixando o espaço elegante”, comentam os arquitetos da Ximenes Leite Arquitetura.

 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Data de publicação: 12/05/2017

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Camesa apresenta portfólio com produtos sustentáveis
Pesquisa realizada recentemente pela ONU (Organização das Nações Unidas), revelou que a indústria têxtil utiliza cerca de nove trilhões de litros de água anualmente apenas para o tingimento de tecidos. Além disso, os resíduos gerados com essa prática podem ocasionar sérios prejuízos ao meio ambiente, principalmente, pela alta concentração de corantes que acaba sendo formada.  2020-02-11 - Tags: camesa onu industria textil decoracao eco melange ecopluma textil lar

Camesa participa da Abup Têxtil 2020
Entre os dias 14 e 17 de fevereiro, o São Paulo Expo recebe a 8ª edição da ABUP Têxtil, feira voltada para lojistas de decoração, utilidades domésticas e mesa posta de todo o país. Organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes, o evento é considerado um dos mais importantes para se fazer negócios, segundo fabricantes, distribuidores e atacadistas do ramo.  2020-01-30 - Tags: abup textil prodtos presentes fabricantes camesa

Wallcovering apresenta papéis de parede para o verão
O verão é a estação que abre o ano e com ele vem o desejo de mudanças. Os papéis de parede e painéis decorativos são ótimas opções para dar uma cara nova a um ambiente sem precisar quebrar nada, nem gastar uma fortuna.  2019-12-11 - Tags: verão papel de parede wallcovering sketch twenty3 grifes casa

Tok&Stok homenageia clássicos do cinema, televisão e dos quadrinhos
Os fãs da cultura pop já podem comemorar! A Tok&Stok acaba de lançar sua nova coleção Clube do Sofá, inspirada em clássicos do cinema, televisão e dos quadrinhos.  2019-12-10 - Tags: cultura pop tok stock clube do sofa colecao historia classicos cinema televisao quadrinhos

Decoração de casa de férias pede alegria e leveza
Seja no litoral ou no interior, as casas de férias são ambientes que reúnem a família em um período de descanso, por isso a decoração deve refletir o clima leve, convidativo e animado. O design ainda pode receber cores vivas e peças temáticas para conferir mais personalidade ao espaço.  2019-11-28 - Tags: decoracao espaco simplicidade praticidade ferias valeria redivo jordao harmonia

Euro Colchões lança linha sustentável Eco Mind
Referência nacional na criação de soluções de bem-estar, conforto e saúde, a Euro Colchões lança a linha EcoMind, com conceito e matérias-primas sustentáveis. Os colchões dessa linha são exclusivos e produzidos com tecidos que contêm fios Repreve, marca de fibras recicladas de alta performance, fabricado pela empresa norte-americana Unifi.  2019-11-25 - Tags: colchoes eco pet nacional euro colchoes ecomind sustentavel unifi repreve

Mmartan lança linha de almofadas
As almofadas são um ótimo recurso para decorar ambientes e deixá-los mais convidativos e aconchegantes. Pensando nisso, a mmartan, que está presente há mais de 30 anos no mercado, apresenta uma coleção exclusiva de almofadas para realçar o décor de diversos espaços.  2019-11-12 - Tags: mmartan almofadas decoracao lar seda jacquards tassel

Tok&Stok lança nova coleção que estimula a redecoração de ambientes
Em constante mudança, a vida é feita de fases e cada uma delas é marcada por características que se traduzem no jeito de se vestir, no corte de cabelo ou na decoração da casa. Às vezes a mudança de um detalhe é o suficiente para trazer aquela sensação de bem-estar.  2019-10-21 - Tags: contemporaneo dark deco vintage caleidocolor boho etnico regional natural romantique regional brasileiro tok stok

Karsten investe em tecnologia para lançar a “toalha perfeita”
Em constante busca pela “toalha perfeita”, a Karsten investiu mais de dois anos de pesquisas e viagens ao redor do mundo para encontrar a fórmula exata para chegar ao seu mais recente lançamento: a toalha Unika, que leva o “K” de Karsten no nome.  2019-10-16 - Tags: toalha perfeita karsten unika softmax inovacao

Etna lança coleção inspirada nas cidades do mundo
A nova coleção Destinations da Etna aponta as tendências de cores e estampas para roupas de cama e banho. As linhas coordenadas Tókio, Marraquexe e Olso trazem, com delicadeza, os cortes e os acabamentos dos tecidos, além da leveza das texturas para jogos de lençóis, toalhas, edredons, mantas, tapetes e almofadas.  2019-08-28 - Tags: destinations etna tendencias marrequexe olso tokio texturas tecidos acabamento

Karsten lança nova coleção de tecidos Acquablock
Valorizar o que é nosso, nossa brasilidade dentro e fora de casa. Essa é a tendência da nova coleção Acquablock da Karsten. O tema Raízes, que traz uma cartela de tons terrosos, surge para incluir a essência brasileira nos ambientes externos com estampas que narram histórias tropicais de fauna e flora.  2019-08-22 - Tags: acquablock karsten duna fendi duna terracota estamparia

Donatelli Tecidos apresenta coleção com apelo indianista
Para a 8ª edição do Design Weekend SP, a Donatelli Tecidos faz a reedição da coleção da marca Arte Nativa Aplicada, que por 25 anos celebrou nossas raízes e cultura através de um trabalho de estamparia com padrões inspirados na brasilidade contemporânea.  2019-08-15 - Tags: design weekend donatelli arte nativa aplicada padroes estamparia maria henriqueta gomes design nacional

Botteh Handmade Rugs lança coleção em parceria com a designer Naia Ceschin
Para a oitava edição do Design Weekend, a Botteh Handmade Rugs lança a Coleção Telas, assinada pela designer gráfica e ilustradora Naia Ceschin. Fortemente inspirada pela natureza, suas formas, contornos e mistérios, Naia criou composições equilibradas entre formas geométricas e orgânicas, com influências de povos e etnias, tão presentes em nossa cultura.  2019-08-13 - Tags: design weekend botteh handmade rugs naia ceschin

Quaker Decor apresenta com exclusividade tecido antichama FR-ONE
Com exclusividade no Brasil, a Quaker Decor integra em seu portfólio a marca belga FR-One, uma novidade para o segmento Corporate Business. Com tecnologia avançada, os tecidos antichamas garantem um produto permanentemente à prova de fogo e sem nenhum aditivo químico: suas fibras são aperfeiçoadas em nível molecular, assegurando sua neutralidade, longevidade e permanência.  2019-07-31 - Tags: quaker decor fr-one corporate business tecidos antichamas oeko-tex

Tok&Stok apresenta linha de decoração da Casa Água de Coco
Conforto, qualidade, sofisticação e design. Esses são os atributos que unem a Tok&Stok e a Casa Água de Coco para apresentar ao público acessórios que remetem ao tropical. As peças estão disponíveis no e-commerce da marca (www.tokstok.com.br) até o dia 16 de junho.  2019-05-27 - Tags: tokstok casa agua de coco tokstories decoracao acessorios renato thomaz liana thomaz

Camesa apresenta linha baby desenvolvida em tecidos antialérgicos
Especialista em desenvolver e comercializar a mais completa linha de cama, mesa, banho e decor, a Camesa possui também itens voltados para o público infantil. Desenvolvida em tecidos antialérgicos, a linha Baby é composta por cobertores de microfibra, toalhas e acessórios coordenados.  2019-05-22 - Tags: camesa linha baby tecidos antialergicos decor

Novas estampas de toalhas de mesa Decorelli® atendem diferentes estilos
A Cipatex®, por meio da marca Decorelli®, lança novas estampas de toalhas de mesa que podem ser usadas em diversas ocasiões. Seja para café da manhã, almoço, jantar ou uma reunião entre amigos, as versões chegam com a proposta de levar descontração e personalidade ao ambiente.  2019-05-22 - Tags: cipatex decorelli estampas toalhas textil praticidade grupo cipatex alfapress comunicaçoes

Circulo S/A lança fio que permite criar peças tridimensionais
Para ampliar e melhorar a experiência com a linha Amigurumis, a Círculo S/A lançou um novo produto que permite confeccionar bonecos e peças artesanais tridimensionais. O novelo do fio Amigurumi Maxi é composto por 100% algodão mercerizado em embalagem de 135 g/114m em comparação com o convencional (124 g/254 m).  2019-05-10 - Tags: fashion revolution amigurumi max fio amigurumi maxi linha amigurumis circulo sa osni de oliveira junior amigurumi max

Sono Quality comemora 11 anos de mercado e se consolida líder em colchões tecnológicos
Recentemente, o jornal The New York Times publicou um artigo da jornalista Penélope Green intitulado “Sleep Is the New Status Symbol”. Em português, Dormir é o novo símbolo de status. E não é para menos, o mercado mundial de colchões evoluiu muito desde a sua adaptação na era contemporânea, em 1880 com Daniel Haynes, nos Estados Unidos.  2019-02-04 - Tags: sono quality waldir flores the new york times colchoes tecnologicos sleep

Camesa marca presença pelo sexto ano na ABUP Têxtil
A Camesa, marca especializada em desenvolver e comercializar a mais completa linha de cama, mesa, banho e decor do mercado brasileiro, estará presente na 7ª edição da ABUP Têxtil. A feira, que ocorre entre os dias 16 e 19 de fevereiro, no São Paulo Expo, e é organizada pela Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes.  2019-01-28 - Tags: camesa abup textil sao paulo expo neo classico manta duo dupla face flanelado