Language
home » decoração têxtil lar » decor e lar » têxtil-lar

Têxtil-lar

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Maison & Objet aposta na juventude eterna

A Maison&Objet, que acontece em Paris, cidade degrande vocação inspiradora, continua sendo a mais importante feira de home design da Europa. Nada, mas nada mesmo, ficou de fora da Maison&Objet. Nos oito enormes pavilhões da feira, realizada de 9 a 13 de setembro, é possível encontrar de tudo para decorar e equipar a casa. A quantidade de estandes é tão grande que é difícil saber para onde começara olhar. Dos novatos aos veteranos, todos queriam mostrar o que têm de melhor. A feira Maison & Objet ainda não foi descoberta totalmente pelos brasileiros.Apenas 2% dos visitantes eram provenientes da América Latina, e isto explica porque definitivamente o que vimos lá não é visto por aqui. Há anos que nosso setor de cama, mesa e banho não aposta em inovações, principalmente as visuais, no designdos seus produtos.

As inovações tecnológicas já andam juntas e, muitas vezes, à frente das europeias. Contudo, nas inovações visuais, estamos alguns anos atrasados. Um povo tão alegre, como o nosso, acaba tendo à sua disposição sonolentas cores e tímidas estampas para decorar suas mesas, camas e banheiros. O resultado são ambientes muito sombrios, ou então no branco ou bege total (para não errar, sabemos disto...). A conservadora Europa é quem se arroja e traz combinações inusitadas einovadoras maneiras de se usar o homewear. Há anos,o setor de cama, mesa e banho brasileiro diz unir amoda da confecção à moda casa, mas está difícil destarealidade vir à tona. Nossos criadores precisam conhecerum pouco mais da Maison & Objet. Três tendências de design e comunicação se destacaram na última Maison & Objet, que apresentou novidades para as nossas coleções do inverno de 2012:

  1. A casa jovem, cheia de cores e estampas gigantes.
  2. O produto ecológico com nova cara e coragem.
  3. Exposições que mostram aos consumidores deonde vêm as inspirações.

Fonte da juventude

O color folk, uma mistura do étnico com estampas florais multicoloridas e combinações de cores vivas,sugere um ar jovem aos ambientes, em sintonia coma tendência de comportamento mundial We all want tobe young. Ambientes que eram para incentivar o sono eo aconchego parecem incentivar a vida e a disposição, mantendo seus olhos abertos e trazendo energia só em olhar as diversas combinações. A marca Sonia Rykiel Maison se destacava logo na entrada da feira. Com uma harmônica mas impactante combinação de preto comcores alegres, trazia uma extravagância totalmente assimilável. É impressionante como a marca consegue transformar em aconchegante um ambiente com corestão plásticas. E é também impressionante como Sonia Rykiel Maison consegue mostrar como um ambiente sempre tão feminino, que é o quarto, pode agradar aogosto masculino, com suas listras e florais, acima detudo modernos e até divertidos. Sonia Rykiel consegue,sim, trazer para a casa o seu sucesso na modada rua. O mesmo fez a marca Espirit, com grandesucesso no mercado de confecções, que traz para acasa o mesmo “espírito” jovem de suas roupas. A grife Kenzo, por sua vez, apresentou linha homewear com discretas, mas coloridas estampas, que inclusive podem ser apreciadas pelo público masculino.

Efeito contagiante

Além do lançamento de produtos dentro da Maison& Objet, as inspirações para moda lar foram complementadas por um evento paralelo, aberto ao público,chamado Paris Design Week, que estende para ocoração da capital francesa todas as novidades decriação, já em ambientes propícios ao consumo, como lojas de decoração, de confecção e confeitarias. A explosão de cores era igualmente observada fora do centro de exposições Paris Nord Villepinte. As lojas que participaram do Paris Design Week colocavam em suas vitrines combinações de encher os olhos. A arrojada Conran Shop se expressou com uma linda mesapreta com cadeiras amarelas na sua principal vitrineno bairro Saint-Germain-des-Près em Paris.

O têxtil orgânico, ecológico e com bom gosto. É possível?

A preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade são realmente um caminho sem volta. Mas os produtos orgânicos, reciclados e ecológicos vêm com novo visual, e não mais com aquele aspecto sonolento e sem graça que sustentava sozinho aconsciência ambiental. Os consumidores se cansaram de fingir que gostavam dos crus ecológicos e começaram a partir novamente para peças coloridas e de visual impactante. As empresas perceberam e deram vida aos novos produtos “ecológicos”,com cores e visual mais farto. A marca portuguesa Vianatece,estreante na Maison & Objet, se destacou com seus tapetes e almofadas produzidos à mão, a partir de camisetas descartadas de algodão reciclado. Com cores vivas e com cara de conforto,o estande enchia de curiosos e interessados por tanta beleza.

Vários estandes demostravam a imagem inspiradora e logo abaixo as criações geradas. O objetivo é trazer conteúdo para o consumidor, que quer se envolver com a criação e está em busca de algo mais profundo em suas escolhas. Esta tendência já está difundida na confecção. Foi-se o tempo em que o consumidor aceitava passivo o que lhe era apresentado. Agora, no mínimo,ele questiona e quem percebeu isto já está na vanguarda.

Na Maison & Objet, a marca sueca Moltex expôs quadros com imagens da Índia, com suas cores e texturas e, logo abaixo, estas inspirações estavam aplicadas nos produtos. Além de instrutiva,a exposição apresentava um visual de bom gosto. A feira também mostrou o que há de mais novo em logo marcas no setor de cama,mesa e banho europeu. Observamos tipografias clean, aplicadas em cores sóbrias e com linhas finas. Quanto mais limpa a imagem,mais segurança e conforto transparece ao consumidor.

O que vem por aí

As feiras de moda europeias prestam um serviço fantástico para estudantes, lojistas e jornalistas: é o fórum de tendências de comportamento que pode inspirar os diversos criadores que circulam pela feira. Éuma interpretação do mercado e do comportamento do consumidor muito útil, e que as feiras brasileiras deveriam tomar como exemplo e trazer ainda mais informação para seus visitantes. Na Maison & Objetde setembro, três tendências foram apresentadas em produtos e conceitos: Hors Piste explicada por FrancoisBernard; Couplicitè por Vincent Nellyrodi e Obsessions Privèes por Elizabeth Leriche. Estes nomes,que usam expressões francesas, apresentam sinais doque vamos procurar como design daqui para frente.

A tendência Hors Piste, em inglês o mesmo que offroad, a mais literal de todas, apresenta a influênciada parafernália esportiva em todos os aspectos do design.São vários elementos do esporte, como as bolasdas diferentes modalidades, os desenhos das quadrase instrumentos esportivos adaptados em cadeiras,poltronas, mesas e louças que dão um toque divertido,e também agradam aos fãs e heróis das práticasesportivas. O resultado é também jovial, assim comoa tendência atual, trazida pelas cores vivas na decoração.É inegável que o esporte traz energia que poderevitalizar todos os lares. Como também tecnologias utilizadas em produtos esportivos são capazes decompor objetos usados em áreas externas ou mesmo internas, trazendo muito conforto.

Couplicitè quer dizer união ou acoplamento. Esta tendência focou na interpretação de objetos reconstruídos com uma aparência dupla, como se fossem polos diferentes, mas acoplados em um só, de forma harmônica. Duas cadeiras em uma só e um veado com duas cabeças eram os destaques do espaço destinado à explicação desta proposta. A tradução desta tendência pode ser interpretada como “união é poder” e as combinações podem inspirar novos e impensa dos objetos, trazendo soluções interessantes em móveis eaté mesmo eletrodomésticos. Esta tendência mostra como, cada vez mais, são naturais as novas uniões entre os seres humanos do mesmo sexo e como podem render inspiração para objetos interessantes.

A última tendência, Obsessions Privèes, que pode sertraduzida literalmente pelo título “obsessões privadas”,mostrava coleções de diversos objetos, dos mais inusitadospossíveis, pertencentes a vários designers e seusclientes. Coisas banais como utensílios domésticos podemse transformar em objetos de desejo quando são colecionados. A busca do colecionador dá sentido à sua vida. O objetivo é mostrar como as manias e obsessões privadas podem ser interessantes quando tornadas públicas. Nada é mais banal, quando tem um sentido. As três tendências podem ser resumidas pelo conceito chamado Singularitè, ou “singularidade”, que vai contra o conceito de massificação, dando liberdade de escolha, gosto e estilo de vida para cada indivíduo. Ninguém quer mais ser como todo mundo. Com certeza,a Maison & Objet nos ensina como os europeus são intensos em suas criações para a casa e como a inspiração nas mudanças de comportamento do consumidor podem render belos e desejáveis produtosde cama, mesa e banho. Estamos na torcida para queaumente, cada vez mais, a presença de brasileiros nas próximas edições desta feira, para que traga realmente a moda para os lares brasileiros!

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por | Cristina Marinho
Fotos | Divulgação

Data de publicação: 30/03/2012

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Acquablock Segments apresenta novas linhas
Depois do sucesso do Acquablock, que trouxe ao mercado um tecido inteligente com diferenciais tecnológicos, a Karsten lança o Acquablock Segments com novas possibilidades de uso do tecido como nos quartos infantis, consultórios, escritórios, restaurantes e no mundo pet, oferecendo conforto, beleza e praticidade acima de tudo.  2015-09-15 - Tags: karsten decor acquablock linhas kids gourmet pet office decor têxtil lar homewear housewear tecido pra decoração revestimento textil

Acho Chic mmartan
Dando continuidade nas comemorações dos 30 anos, mmartan e Gloria Kalil se uniram para celebrar e encantar ainda mais o mundo da moda, tendência e decoração para a casa. Todas as lojas mmartan estão com a seguinte novidade: peças escolhidas pela maior consultora de moda do país estarão disponíveis com uma tag: "Acho Chic por Gloria Kalil".  2015-09-04 - Tags: gloria kalil mmartan têxtil lar decoração moda casa housewear

Novidades em cama, mesa e banho
8ª Têxtil House Fair mostrou novidades em cama, mesa e banho. O Maior evento do setor têxtil Decor, apresentou as tendências em cores, estampas e texturas. Com a participação de cerca de 130 expositores, a Feira Profissional de Artigos Têxteis para Casa, aconteceu no Expo Center Norte, em São Paulo. Com visitação altamente qualificada, a feira recebeu compradores de hotéis, hospitais, cooperativas, magazines, redes de supermercados, lojistas de cama, mesa e banho e demais profissionais do mercado interessados na qualidade dos produtos expostos.  2015-08-19 - Tags: 8ª têxtil house fair cama mesa banho decoracao homewear housewear moda casa

Cores vibrantes, florais e estampas geométricas
Sempre em busca do melhor design e qualidade em seus produtos, a Karsten apresenta a coleção America Andina Acquablock. Trata-se de uma linha de tecidos inteligentes que veste e reveste produtos valorizando a simplicidade das formas tornando-os mais atraentes e com personalidade.  2015-08-19 - Tags: karsten america andina acquablock tecidos inteligentes decoracao moda casa homewear acquablock

Karsten dá dicas de como combinar roupa de cama
Misturar texturas, estampas e temáticas é uma tendência que veio das passarelas direto para os ambientes da casa. Um exemplo disso são as diferentes coordenações feitas com acessórios, móveis e roupa de cama, de mesa e de banho.  2014-11-13 - Tags: karsten cama mesa banho decoracao

Toalhas de praia Carmensitas esbanjam humor no verão/2015
Companhia inseparável dos banhistas, as toalhas de praia da grife Carmensitas esbanjam estilo na coleção verão/2015. Feitas de algodão, elas se diversificam em cores e estampas que acompanham mensagens bem humoradas.  2014-11-03 - Tags: carmensitas life is a beach

Trussardi apresenta três novos temas na coleção Attualità
Os novos jogos de cama da coleção exibem estampas que remetem ao tropicalismo, contemporaneidade e elegância. Feitos do mais puro algodão, as peças possuem qualidade que é a assinatura da marca.  2014-10-28 - Tags: trussardi linha terra brasilis linha parvarti linha mantra

Maison & Objet aposta na juventude eterna
A Maison&Objet, que acontece em Paris, cidade de grande vocação inspiradora, continua sendo a mais importante feira de home design da Europa.  2012-03-30 - Tags: europa design

A modernidade da roupa que veste a casa
A modernidade da roupas que veste a casa  2009-05-31 - Tags: heimtextil

Temas das coleções Texfair
Temas das coleções Texfair  2008-07-31

Estilo marca as coleções 2009
Simples, sofisticados, naturais ou coloridos, os têxteis-lar seguem as direções da moda, valorizando sempre o conforto  2008-07-31

Alberto Codonho avalia os lançamentos de moda-lar apresentados na Texfair
Simples, sofisticados, naturais ou coloridos, os têxteis-lar seguem as direções da moda, valorizando sempre o conforto  2008-07-31

Direções para a temporada 2008
As palavras-chave são modernidade, purismo, claridade, inteligência e originalidade  2008-02-28

Mistura de tecnólogo e artesanal, com ênfase no estilo de vida, marcam as coleções de cama e banho na Heimtextil 2008
As palavras-chave são modernidade, purismo, claridade, inteligência e originalidade  2008-02-28

Enxovais só para eles
O segmento de têxteis-lar investe em produtos de cama e banho para um crescente número de homens que moram sozinhos  2007-08-31 - Tags: dohler artex

Marcas criam enxovais específicos para homens
O segmento de têxteis-lar investe em produtos de cama e banho para um crescente número de homens que moram sozinhos  2007-08-31 - Tags: .

Jogos em harmonia
Confira alguns dos principais lançamentos em roupas de cama e banho que estarão brevemente nas lojas.  2007-05-31 - Tags: texfair

Confiram as novidades em cama, mesa e banho
Confira alguns dos principais lançamentos em roupas de cama e banho que estarão brevemente nas lojas.  2007-05-31 - Tags: .

Glamour e jovialidade
As principais marcas brasileiras de cama e banho seguem as tendências do vestuário e apostam em coleções conceituais.  2006-09-22 - Tags: bordado

Bons sonhos
Atuando há 66 anos na fabricação de colchões, Probel se consolida no mercado nacional.  2006-05-31 - Tags: probel