Language
home » decoração têxtil lar » decor e lar » têxtil-lar

Têxtil-lar

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Direções para a temporada 2008

Referência internacional para o mercado de moda-lar, a Heimtextil, realizada em janeiro em Frankfurt, Alemanha, mostrou as novidades para os segmentos de decoração de interiores, cama, mesa e banho. Além dos produtos expostos por fabricantes de mais de 100 países, a feira também apresentou um fórum de tendências. Organizado em quatro grandes temas - Visionary, Original, Magical e Vibrant - pelas equipes de profissionais de design de várias nacionalidades (Alvisi e Alvisi, Bora.Herke, Carlin, Concept Magenta e Stijlinstitut Amsterdam), este fórum trouxe cores, formas e texturas sob o slogan It’s time to be..., ou seja, é tempo de ser!

Visionário ... futurista, transparências e modulares

Defi nem o tema: ultramoderno, estrutural, metálico, alta qualidade, minimalismo, sensual. Este conceito nos transporta ao futuro repleto de luz e sombras, estruturas vazadas, efeitos tridimensionais, tudo “clean”, monocromático, mas longe de ser monótono. Detalhes de cores que nos despertam sensações, formas rígidas suavizadas pelo toque macio e pelas transparências. É como o passear por uma avenida ultramoderna, repleta de fachadas futuristas.

Cores: predomina o metalizado prata, os cinzas e os tons “pastel”, com um toque frio.

 

Original ... mistura tecnológica e artesanal

Palavras que o definem o tema: eco design, experimental, artesanal, autêntico, étnico-futurista, reciclagem, tecnologia/ natural, intelectual, imitação, “biônico”. Em alta o uso de madeira tratada e materiais derivados da natureza, porém com acabamentos tecnológicos e aspectos bem modernos. Destaque para formas orgânicas, inspiradas em asa de insetos, colméias de abelhas, contrastando com produtos e técnicas inovadoras. Combinações inesperadas de palha e lurex, contrastes entre o perfeito e o imperfeito e desenhos étnicos completam o painel.

Cores: verdes naturais, marrom amadeirado, cinza que remete ao moderno, dourado para dar sofisticação e um toque de tons quentes como o amarelo queimado e o alaranjado.

 

Vibrante ... em movimento e divertidos

Um tema divertido e ousado, expresso por materiais plástico, gráfi co, artifi cial, piscodélico e esportivo. O mundo está sempre em movimento, trazendo novos pensamentos, sensações e estilos de vida, fazendo com que as tendências da moda-lar sejam adequadas às novas necessidades dos consumidores. O tema nos leva à modernidade do plástico, do acrílico e às cores neon, desenhos gigantes e tecidos plastificados, com aspecto tecno. Formas inspiradas no movimento Memphis dos anos 70 que misturava grafi smos, humor, espontaneidade, texturas e padrões, enfi m, a contracultura. Reciclar é o que há de mais moderno e atual e se encaixa muito bem nesta proposta.

Cores: surpreendente gama de néon e neutros combinando com o branco e preto.

 

Mágico ... realça glamour e mistério

Neste tema imperam o luxo, a elegância, o glamour e o brilho. Perfeccionismo, decorativo, misterioso e feminino. Um novo olhar do luxo permite a mistura de materiais nobres com plástico, unindo elementos modernos ao clássico em composições inéditas e dramáticas. O mágico passa pela opulência, tecidos volumosos termofixados, combinações inesperadas entre peles e jacquards de seda, desenhos destorcidos, efeitos translúcidos e customização. A mistura dos arabescos com o geométrico moderno nos remete ao Art Deco cheio de boas sensações.

Cores: escuras, profundas, tons misteriosos como violeta, berinjela e brilhos sutis.

 

Materiais e efeitos

Nas mesas de exposição, paralelas ao Fórum de Tendências, observamos também produtos que interagem com os temas. Metalico: podem ser prateados, dourados, foscos, brilhantes, polidos ou envelhecidos. Releitura do luxo, a inspiração vem das armaduras da Idade Média, com efeitos nacarados e cintilantes, tudo combinando com plumas e cristal.

 

Estrutura: Tecidos volumosos e estruturados, termofixados, transparências, elementos vazados, texturas opulentas, tudo com toque bem macio. Os tecidos monocromáticos variam entre branco e natural.

 

Vitrine top de linha

Novas propostas em enxovais se integram ao estilo de vida

Espaço dedicado ao conceito e design na Heimtextil, o Dreamland nos últimos anos tem atraído muitos visitantes. Em 2008, com a reformulação de alguns setores da feira, os destaques fi caram para os pavilhões 9.1, chamado de More Clarity; e o 9.2, denominado More Style, ambos destinados aos artigos de cama, mesa e banho diferenciados, coleções “premium” e novos conceitos. Num giro pelos corredores da feira os temas que mais chamaram a atenção foram:

 

Naturalmente correto

As peças produzidas com o algodão orgânico estão muito presentes neste tema. Mas o que é algodão orgânico? O termo organic cotton, segundo os fabricantes, é utilizado para produtos feitos com matéria-prima 100% algodão, cultivado sem pesticidas, sem fertilizantes químicos e benefi ciados sem amaciantes e branqueadores óticos, apenas acabamentos ecologicamente corretos e com processo de fabricação mais cuidadoso. Muitos produtores apresentaram a certifi cação da Öko-Tex. O tema ligado à natureza não fi cou restrito ao tipo de algodão, mas também no look natural, inspirando motivos e cores. Na cartela, muito verde, beges naturais e estampas de folhas, texturas, tons amadeirado e a grande sensação do momento dos produtos feitos a partir de fi bras de bambu.

 

Universo masculino

O estilo inspirado no vestuário masculino veio para fi car. Uma cartela repleta de nuances de cinzas que vão do preto ao branco, dos beges ao marrom chocolate, dá o tom da temporada. Mistura listras com texturas e brinca com o xadrez, um ar de modernidade envolve o tema que não abre mão dos metalizados e brilhos discretos da elegância masculina.


 

A montagem do Fórum

As instalações do Fórum de Tendências é tarefa da equipe da Messe Frankfurt, que seleciona os produtos, organiza os espaços e cria ambientes que simulam a atmosfera de cada tema proposto. Os materiais expostos representam a seleção dos produtos mais criativos e inovadores, que seguem as tendências de moda dos países formadores de opinião. Com bastante antecedência da realização da feira, os expositores recebem, no mês de julho, o book de tendências com cartela de cores por tema e ambientações gráfi cas. Cada tema possui seis cores e mais duas como complemento de harmonização (que aparecem no book em menor tamanho). No início de novembro, aproximadamente 400 empresas expositoras enviam suas amostras, contendo novas tecnologias e materiais inéditos, que seguem as orientações do book ou que se ajustam à elas. A equipe da Messe, formada por quinze profi ssionais, entre técnicos e designers, selecionam os produtos que estarão nas montagens e nas mesas expositoras, usando sempre os critérios de inovação, originalidade e novas tecnologias.

Montagem das instalações

Os quatro temas são apresentados em três salas cada um, paralelas ao espaço das mesas de amostras de produtos correspondentes. Neste ano foram incluídas mais duas mesa temáticas, uma com os metálicos e outra com os tecidos estruturados. Todos estes ambientes e mesas tem como objetivo envolver o visitante na atmosfera e sensações das tendências da moda casa.

 

Vida colorida

Cores fortes e alegres se destacam em meio ao branco e preto. Cartela vibrante contrastando o monocromático e estampas exageradas como maxi fl orais, listras espessas, geométricos e patchwork gigante, bem ao gosto tropical.

 

Novo étnico

Exótico, carrega fortes traços multiculturais, cores intensas e a originalidade do artesanato, do feito a mão, da emoção que só a história de culturas muito

 



 

Revivendo Op Art e branco total

Um toque retrô dos anos 70 expresso em fi guras geométricas, trazendo o branco e preto renovado, em formas puras, brincando com quadrados e círculos. Destaque para o branco total que transmite luz,calma e frescor.

 
A Coleção Special Arabelle, da Teka, vem com nova roupagem e apresenta 800 gramas de muito conforto e maciez

Têxteis brasileiros surpreendem

Como o mercado de toalhas de banho tem se tornado cada vez mais competitivo, a solução é o desenvolvimento de produtos diferenciados, seja no campo da tecnologia ou nos conceitos que atendam aos desejos do novo consumidor. Quatro grandes fabricantes brasileiros, Büettner, Teka e Buddemeyer (de Santa Catarina) e Tecelagem São Carlos (São Paulo) expuseram seus produtos na Heimtextil. Entre as novidades apresentadas estão as toalhas utilizando fios 100% algodão com pouca ou zero torção.

O resultado é uma peça extremamente macia e volumosa. Outra tecnologia de ponta apresentada foi a dos produtos com nanotecnologia, cujo acabamento com minúsculas partículas que penetram dentro da fibra agregam características como biobactericida, creme hidratante, à base de Aloé Vera e vitamina E (que estimulam a circulação), entre outros atributos. O objetivo é oferecer aos consumidores artigos que protegem a pele, gerando uma sensação única de frescor e bem-estar.

A fibra de bambu também foi muito utilizada em produtos têxteis, principalmente em toalhas de banho. Além de ser uma fonte natural e renovável, as fibras de bambu possuem maciez, conforto, excelente absorção e alta concentração de vitamina B. Em suma, os brasileiros demonstram estar alinhados com as últimas tendências da moda casa, tanto em design quanto em tecnologia.

Com fibra de um bambu especial, este produto da Büettner tem proteção contra raios UV e bactericida natural, que se mantém ativo mesmo após várias lavadas Certificada com o selo internacional Öko-Tex, a Toalhas São Carlos apostou no jacquard com motivos de bichos * Consultor de design para cama, mesa, banho e tecidos de decoração, atua no mercado desde 1970 e já trabalhou para grandes marcas como Santista, Artex e Karsten.
 
Interior Latin America 11
 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Data de publicação: 28/02/2008

Conteúdo relacionado


Acquablock Segments apresenta novas linhas
Depois do sucesso do Acquablock, que trouxe ao mercado um tecido inteligente com diferenciais tecnológicos, a Karsten lança o Acquablock Segments com novas possibilidades de uso do tecido como nos quartos infantis, consultórios, escritórios, restaurantes e no mundo pet, oferecendo conforto, beleza e praticidade acima de tudo.  2015-09-15 - Tags: karsten decor acquablock linhas kids gourmet pet office decor têxtil lar homewear housewear tecido pra decoração revestimento textil

Acho Chic mmartan
Dando continuidade nas comemorações dos 30 anos, mmartan e Gloria Kalil se uniram para celebrar e encantar ainda mais o mundo da moda, tendência e decoração para a casa. Todas as lojas mmartan estão com a seguinte novidade: peças escolhidas pela maior consultora de moda do país estarão disponíveis com uma tag: "Acho Chic por Gloria Kalil".  2015-09-04 - Tags: gloria kalil mmartan têxtil lar decoração moda casa housewear

Novidades em cama, mesa e banho
8ª Têxtil House Fair mostrou novidades em cama, mesa e banho. O Maior evento do setor têxtil Decor, apresentou as tendências em cores, estampas e texturas. Com a participação de cerca de 130 expositores, a Feira Profissional de Artigos Têxteis para Casa, aconteceu no Expo Center Norte, em São Paulo. Com visitação altamente qualificada, a feira recebeu compradores de hotéis, hospitais, cooperativas, magazines, redes de supermercados, lojistas de cama, mesa e banho e demais profissionais do mercado interessados na qualidade dos produtos expostos.  2015-08-19 - Tags: 8ª têxtil house fair cama mesa banho decoracao homewear housewear moda casa

Cores vibrantes, florais e estampas geométricas
Sempre em busca do melhor design e qualidade em seus produtos, a Karsten apresenta a coleção America Andina Acquablock. Trata-se de uma linha de tecidos inteligentes que veste e reveste produtos valorizando a simplicidade das formas tornando-os mais atraentes e com personalidade.  2015-08-19 - Tags: karsten america andina acquablock tecidos inteligentes decoracao moda casa homewear acquablock

Karsten dá dicas de como combinar roupa de cama
Misturar texturas, estampas e temáticas é uma tendência que veio das passarelas direto para os ambientes da casa. Um exemplo disso são as diferentes coordenações feitas com acessórios, móveis e roupa de cama, de mesa e de banho.  2014-11-13 - Tags: karsten cama mesa banho decoracao

Toalhas de praia Carmensitas esbanjam humor no verão/2015
Companhia inseparável dos banhistas, as toalhas de praia da grife Carmensitas esbanjam estilo na coleção verão/2015. Feitas de algodão, elas se diversificam em cores e estampas que acompanham mensagens bem humoradas.  2014-11-03 - Tags: carmensitas life is a beach

Trussardi apresenta três novos temas na coleção Attualità
Os novos jogos de cama da coleção exibem estampas que remetem ao tropicalismo, contemporaneidade e elegância. Feitos do mais puro algodão, as peças possuem qualidade que é a assinatura da marca.  2014-10-28 - Tags: trussardi linha terra brasilis linha parvarti linha mantra

Maison & Objet aposta na juventude eterna
A Maison&Objet, que acontece em Paris, cidade de grande vocação inspiradora, continua sendo a mais importante feira de home design da Europa.  2012-03-30 - Tags: europa design

A modernidade da roupa que veste a casa
A modernidade da roupas que veste a casa  2009-05-31 - Tags: heimtextil

Temas das coleções Texfair
Temas das coleções Texfair  2008-07-31

Estilo marca as coleções 2009
Simples, sofisticados, naturais ou coloridos, os têxteis-lar seguem as direções da moda, valorizando sempre o conforto  2008-07-31

Alberto Codonho avalia os lançamentos de moda-lar apresentados na Texfair
Simples, sofisticados, naturais ou coloridos, os têxteis-lar seguem as direções da moda, valorizando sempre o conforto  2008-07-31

Direções para a temporada 2008
As palavras-chave são modernidade, purismo, claridade, inteligência e originalidade  2008-02-28

Mistura de tecnólogo e artesanal, com ênfase no estilo de vida, marcam as coleções de cama e banho na Heimtextil 2008
As palavras-chave são modernidade, purismo, claridade, inteligência e originalidade  2008-02-28

Enxovais só para eles
O segmento de têxteis-lar investe em produtos de cama e banho para um crescente número de homens que moram sozinhos  2007-08-31 - Tags: dohler artex

Marcas criam enxovais específicos para homens
O segmento de têxteis-lar investe em produtos de cama e banho para um crescente número de homens que moram sozinhos  2007-08-31 - Tags: .

Jogos em harmonia
Confira alguns dos principais lançamentos em roupas de cama e banho que estarão brevemente nas lojas.  2007-05-31 - Tags: texfair

Confiram as novidades em cama, mesa e banho
Confira alguns dos principais lançamentos em roupas de cama e banho que estarão brevemente nas lojas.  2007-05-31 - Tags: .

Glamour e jovialidade
As principais marcas brasileiras de cama e banho seguem as tendências do vestuário e apostam em coleções conceituais.  2006-09-22 - Tags: bordado

Bons sonhos
Atuando há 66 anos na fabricação de colchões, Probel se consolida no mercado nacional.  2006-05-31 - Tags: probel