Language
home » decoração têxtil lar » decor e lar » tendências de materiais

Tendências de Materiais

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Sob o efeito do arco-íris

Depois da profusão de preto e branco, tons pastéis e estampas estilizadas, a decoração volta a apostar na vibração das cores, trazendo luz, brilho e energia aos ambientes, em contraposição à atmosfera sombriados tempos da crise que nos cerca. Reorganizar, experimentar, partir do novo para criar algo original. Este processo é um símbolo da individualidade, ou melhor, do indivíduo urbano, que necessita abordar a vida de forma diferente para alegrar o espírito. A leveza se expressa na intensidade com que a cor retorna às nossas vidas e, inexoravelmente, assume o controle. A cor é o sinal decisivo para a próxima temporada. Poderosa e onipresente, refresca os sentidos e marca presença. O espectro luminoso do arco-íris percorre todos os estilos. Tons frescos e fortes tocamo emocional e nos convidam a olhar o mundo de uma forma mais otimista.

Estas e outras novidades para o mundo da decoração de interiores serão reveladas na próxima edição da maior feira internacional do setor, que acontecerá de 11 a 14 de janeiro, em Frankfurt, na Alemanha. São esperados mais de 73 mil visitantes entre varejistas, designers, decoradores e arquitetos de todo o mundo. Organizada pela Messe Frankfurt, a feira reunirá cerca de 2.600 expositores que apresentarão ao mercado suas propostas em materiais.

Temas e superfícies

Denominado Montage, o fórum de tendências foi idealizado a partir de referências pessoais, visando impulsionar a criação de algo diferenciado. É composto por quatro temas centrais, conforme cada estilo:

Clour Riot

Corajoso, intenso e surpreendente: a modernidade e o purismo são revisitados de uma nova forma, com cores saturadas. Modulados, parecidos com os pixels criados pelo computador. Um cenário perfeito para um novo estilo de vida. Emergindo de uma artificialidade sintética do cotidiano, os tons vibrantes irradiamautoconfi ança. A facilidade com que a cor, a luze o material são combinados é estimulante e extrovertido.O mundo está em movimento! Um estilo modernoe adulto que coloca a cor em um contexto contemporâneo. A revolução das cores intensas prende a atenção e espalha otimismo. Uma brincadeira coma luz que parece não ter limites. Sombras, reflexos, ilusões e efeitos technicolor, bem como mistura de padrões incomuns, superfícies monocromáticas que celebram a cor em sua pureza.

Coberturas brilhantes, laminados coloridos, sobreposições,materiais fluídos e flexíveis, que enfatizam a luminosidade das superfícies monocromáticas.Texturas tecnológicas parecem irradiar a luz de dentro para fora. Novos aspectos incluem: fibras ópticas,efeitos iridescentes, plexiglas, couros transparentes e reciclados. Feltros, lãs, malhas técnicas, couro efalso couro. A ênfase está na qualidade, resistência e longevidade dos materiais. Color bloking, listras largas,estampas geométricas e motivos gráficos comefeitos 3D.

Dark Lux

Atraídos pelo brilho prateado da lua, belezas míticas movem-se pelo mundo contemporâneo. Vamps modernas expressam seu lado escuro. São fortes, emotivos e reflexivos. Satisfazem seu desejo por beleza com materiais brilhantes e de alta qualidade. Seu estilo é escultural, perfeitamente esculpido. A força masculina é combinada com a elegância feminina luxuosa.Do charme sofisticado emerge uma fascinação bizarra. Os diversos tons da noite apresentam uma paleta de cores escura, mística e elegante. Dominados pelo preto profundo em contraste com materiais brilhantes, rodeados por borgonha e azul. Tons metálicos como o champagne e ouro velho dão um toque moderno.

Materiais ricos e incomuns combinados de forma simples. Bordados e estampas de silhuetas sobrepostas valorizam o aspecto contemporâneo. Seda, matelassê, veludo molhado, superfícies aveludadase reflexivas. Novas dimensões são exploradas comtecidos transparentes, inspirações em jacquard. Decoração exuberante como paetês e brilhantes, dispostos ao acaso, como se refletissem a luz da lua. Emborrachados com aspecto líquido, acabamentos brilhosos e extra luminosos em couro natural, sintético e látex; feltros e múltiplas peles (falsas)de pelos compridos. Tecidos sintéticos inovadores,poliéster laminado revela efeito 3D. Desenhos texturizados e fios metálicos. Materiais brilhantese transparentes com modulações de superfícies transmitem algo misterioso. Tecidos brocados com aspecto vintage dão uma sensação nova e contemporânea .Paetês com formas inusitadas e tamanhos irregulares mostram um refinamento notável.

Craft Industry

A combinação das técnicas tradicionais do feito amão com as características industriais e mecânicas caracterizam o craft industry. Vale a pena preservar objetos que podem ser reutilizados, restaurados e adaptados. Influências e inspirações vêm de tradições rurais e folk. Itens desgastados e usados possuem um charme áspero e elegante. A demonstração de técnicas simples e processos de criação refinados são uma contrapartida à realidade digital.A paleta de cores quentes, vivas e ensolaradas busca inspiração no céu, nas montanhas, nos lagos e florestas e também no brilho intenso do verão indiano. São contrastadas com tons metálicos industriais de ouro velho, cobre e carvão. O vermelho brilhante é uma reminiscência do pôr-do-sol do centro-oeste americano.

Objetos e materiais autênticos com aspecto vintage,esmaecidos e usados. Além da napa e da camurça,superfícies enceradas, feltradas, ásperas e escovadas.Lãs, bordados, quilts e aspectos lurex. Refinamento industrial em materiais metálicos patinados,padrões que imitam oxidação. A superfície dos tecidos apresenta sutis efeitos de vincado, desbotado e banhado pelo sol. Materiais naturais e locais são degrande importância. O artesanal determina projetos inovadores e incomuns. Elementos intercalados em patchwork e xadrezes com efeitos de sobreposição. Aspecto de intarsia, costura à mão, desenhos geométricos e listras diagonais. Tecidos robustos e clássicos com efeitos expressivos de cor e design transmitem um efeito natural e folk.

Split Clarity

Não há nada supérfulo aqui. Menos é mais. O foco no simples, funcional, limpo e moderno. O frescor só é interrompido pelo calor da madeira. Transmite calma e pureza, expressas na harmonia entre opostos: mole e duro, redondo e linear, leve e compacto, gráficos e volumosos. A dualidade da clareza é refletida na gama de cores inspirada na natureza. As composições minimalistas e contidas são interrompidas por um único tom expressivo. Brilhantes e gélidos revelam luminosidade nos contrastes escuros. Nuances metálicas são completadas por tons quentes como amarelo-limão e hortelã. Cinza pedra, branco e preto são particularmente impressionantes.

Materiais funcionais, tecnológicos e inteligentes. Isolam, refletem e protegem dos raios UV e das partículas de poeira do ar. Superfícies vibrantes, efeitos metálicos, estruturas minimalistas e volumes 3D. Novos métodos de fabricação permitem a criação de tecidos ultraleves e brilhantes com efeito fugaz,quase imaterial, que reforçam a impressão de algo etéreo. Formas planas e geométricas criam tridimensionalidade nos tecidos. Cortes a laser, plissado e dobras criam um jogo de luz e sombra, mudando os padrõesdas superfícies opacas. Metálicos e refl exivos, padrões monocromáticos, materiais transparente sem contraste com tons quentes. A matéria têxtil ganha um novo aspecto quando se combina leveza,volume e toque macio.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por | Marcia Mariano
Fotos | Divulgação
Fonte | Messe Frankfurt

Data de publicação: 04/04/2012

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Heimtextil: a maior plataforma do têxtil-lar
A Heimtextil, feira líder na moda têxtil-lar apresentou as tendências para 2016/17, entre os dias 12 e 15 de janeiro, em Frankfurt. Com considerável aumento no número de expositores, no total de 2.866, a grande maioria de europeus, países como Itália, Países Baixos e Bélgica foram superados pela Turquia. A tradeshow refletiu a atmosfera positiva que reina atualmente no setor. Mereceu destaque as presenças do Brasil (oito expositores em 2016 contra cinco de 2015) e dos Estados Unidos. “A elevada procura para expor na feira ratifica a posição de sermos o mais importante ponto de encontro do setor”, afirma Detlef Braun, gerente da Messe Frankfurt.  2016-05-01 - Tags: itt 102 carlos simoes heimtextil frankfurt textil lar decoracao

Cuidado na limpeza de tapetes
Dos fios de seda ao sintético, dos modelos orientais aos mais modernos. Os tapetes proporcionam beleza e aconchego aos ambientes, além de serem poderosos isolantes térmicos. A diversidade de cores e formas das peças que vestem o piso também as torna grandes aliadas na decoração.  2015-10-07 - Tags: tapetes lavagem lavasecco cores

Revestimentos que lembram tecidos são tendência décor
A Pavão Revestimentos e a Naru trazem peças protagonizadas por fios e texturas.  2015-07-23 - Tags: pavao revestimentos decor naru decoracao padronagens carine canavesi design arquiteto arquitetura moda kit jeans tendencias

Sob o efeito do arco-íris
Heimtextil 2013 aponta a cor como elemento-chave da próxima temporada.  2012-04-04 - Tags: heimtextil

Mix cultural, um retorno às raízes
Tradições e valores inspiram os temas da próxima edição da Heimtextil 2011, em Frankfurt.  2012-01-24 - Tags: heimtextil frankfurt

Tecno Eco são apostas nacionais
Tecidos naturais, com neon e ecologicamente corretos se destacam na ForMóbile 2010.  2011-10-11 - Tags: paranatex jacquard

Made in Europa coleção 2010/11
Proposte apresentou tecidos para decoração com destaque para jacquard, orgânicos e efeitos tecnológicos.  2011-10-07 - Tags: italia

O Renascimento dos têxteis
O MoOD – Meet only Originals Design – salão de tendências para ambientes, realizado de 14 a 17 de setembro, em Bruxelas, resgata o valor dos têxteis na decoração.  2011-10-07 - Tags: seda tefeta

O mundo contemporâneo nas direções da Heimtêxtil 2009
O mundo contemporâneo nas direções da Heimtêxtil 2009  2009-05-31 - Tags: alemanha

Decosit 2006/07 - Coleção de tecidos
A Decosit, realizada em Bruxelas, mostrou as coleções de 350 expositores para estofamento e decoração.  2007-01-31 - Tags: .

Contracts Trends - Ambientes Corporativos
Contracts Trends  2007-01-31 - Tags: .

Heimtextil - Cores e Materiais para 2007/08
Feira mundial do setor de têxteis-lar e decoração apresenta direções para a próxima temporada.  2007-01-31 - Tags: tendencias

Inovação e luxo na Proposte
Opulentos e ricos é a melhor descrição para os tecidos apresentados na 13ª edição de Proposte...  2007-01-12 - Tags: proposte contract village decosit

Temas e tendências - Texturas e estampas 2007
Tendências de tecidos.  2006-09-30

Roset diz não ao convencional
A Roset Hotels & Contracts parte do Grupo Roset...  2006-09-22 - Tags: grupo roset martine poulet

Temas e tendências - Proposte
O bronze resiste fortemente invadindo as coleções tanto em estampas clássicas...  2006-09-22 - Tags: proposte

Temas e tendências - Mostra Brasil
A decoração contemporânea experimenta a mesma democratização já vista na moda...  2006-09-22 - Tags: frantex tramare tapecol

Temas e tendências - Showcase
A cor fúcsia emerge como a mensageira...  2006-09-22 - Tags: delius gebruder munzert goeters

Temas e tendências - Contract Trends
Pensamento prévio...  2006-09-22 - Tags: satin textiles jonna schunselaar

Divina fibra
Lisa, estampada ou rústica, a seda reconquista seu espaço na decoração, trazendo requinte ao lar...  2006-09-21 - Tags: safira sedas bratac