Language
home » decoração têxtil lar » decor e lar » tendências de materiais

Tendências de Materiais

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Mix cultural... um retorno às raízes

No século 21, as pessoas querem ser surpreendidas, impregnadas, sustentadas por uma idéia, um desafio ou estado de espírito; por algo que as transforme. O desejo pelo  artesanal reflete este conceito, assim como, a necessidade voluntária de limitar o consumo. Para a última edição da Heimtextil, que aconteceu entre os dias 12 a 15 de janeiro de 2011, Caroline Till e Kate Franklin, da agência de estilo britânico, The Future Laboratory, demonstraram como esta atitude perante a vida se reflete nas tendências e nos temas para decoração de interiores. Partindo do mote central Reconnect, são apresentados quatro direções: Sobriety, Mix Mash, Utility e Wilderness. Este é o primeiro ano em que as direções foram divididas em quatro características distintas, o que as torna ainda mais concretas em termos de significados.

Sobriety - um retorno ao essencial e a tradição
Focado em uma nova abordagem do clássico – que promova a inovação, simplicidade e sustentabilidade. Decreta o fim das tendências sazonais e aposta na busca por valores consistentes. O pano de fundo para essa mudança está no comportamento do próprio consumidor que, nos últimos anos, têm construído uma autoimagem ética, baseada  em qualidades concretas e numa nova relação com o ambiente onde vive. Nesse sentido, cada linha, forma, textura e cor se tornam uma experiência íntima, motivando uma nova geração de designers a recuperar habilidades artesanais, trazendo “vida” aos objetos do dia a dia.

Serenity – Como vamos rever nosso modo de vida, devemos buscar produtos que evoquem um estímulo emocional e uma relação táctil. Graduações sutis de textura e uma paleta suave que exalte a elegância e a modernidade. O resultado estético é limpo e contemplativo. Materiais e acabamentos refinados são a chave desta tendência, destaque para os tecidos monocromáticos.
Palavras chave: táctil, sereno, elegante, artesanal, refinado.

New School – Racionalização, redução e revelação. New School apresenta influências do design da metade do século XX, reinterpretado por uma nova geração de materiais.
Contemporâneo e autêntico realça padrões têxteis como o Argyle e a espinha de peixe.
Madeiras escuras, detalhes em couro e tapeçaria, criam uma atmosfera masculina.
Palavras chave: modernidade, reinvenção, tradição e masculinidade.

• Classic Modernity – Uma releitura contemporânea da década de 1950, autêntica e nostálgica. Nas cores, marrons em tons de chocolate, amarelo ocre e creme criam uma sensação de aconchego e conforto. Mobiliário artesanal e formas curvas aparecem nos materiais e no design. Estampas sofisticadas que lembram pinceladas soltas. A sensação tátil do bouclé remete à atemporalidade.
Palavras chave: autenticidade, nostalgia cordialidade e longevidade.

• Minimal Luxury – Satisfaz o desejo pelo design puro, clean e simples. Uma estética elegante e atemporal, em sintonia com o desejo dos consumidores por experiências emocionais e luxuosas. Cashmere, lã merino, couro macio e camurça suave em tons de bege, creme e rosa pastel têm um apelo sofisticado e fresco.
Palavras chave: minimalismo, fresco, clean, suavidade

Mix Mash – incorpora alta tecnologia com artesanato

Misturar e combinar. Transformar algo velho em novo, mesclando cores e padrões.  Construções experimentais enfatizam o contraste entre os materiais naturais e sintéticos. Formas geométricas rígidas são utilizadas para suavizar os efeitos e as combinações de vários motivos.
A fusão de influências tribais do mundo todo se transforma num “crash” de estampas, padrões e materiais. O design artesanal, as técnicas tradicionais e materiais originais são combinados com cores brilhantes. Os motivos étnicos ganham ares contemporâneos.

• Experimental – Padrões gráficos exuberantes e pinceladas expressivas emprestam energia e dinamismo. Motivos étnicos estilizados e modificados celebram o intercâmbio cultural desconstroem a homogeneidade. Uma imperfeição rústica reforça o senso de artesanal.
Formas em camadas, enroladas, amarradas emergem da existência nômade, enquanto combinação de fibras naturais com acabamentos sintéticos brilhantes criam um superfície inesperada.
Palavras chave: exuberância, expressão, influência tribal, imperfeição, texturas contrastantes.

• Cultural Hybrid – A preocupação em preservar o patrimônio cultural e artesanal dos povos indígenas levou os designers a buscarem um mix de referências nostálgicas para criar uma estética caótica e híbrida. Tecidos bordados e ornamentados associados com tecidos delicados, enquanto estampas abstratas e inspiradas em animais se sobrepõem em crochês artesanais. Além disso, as rendas são posicionadas em sobreposições com listras geométricas. O resultado estético é decadente e poético.
Palavras chave: bordado, ornamentação, revival, contrastes.

• Technicraft – Uma mistura de heranças culturais e modernidade, assume o lado elegante da tendência Mix Mash. Formas esculturais ousadas são combinadas com padrões geométricos monocromáticos. Tapeçarias com fios plásticos em processos de fabricação rápida criam superfícies ousadas. Technicraft explora e celebra a síntese entre tecnologia e artesanato, revelando um surpreendente contraste entre inovação e tradição.
Palavras chave: monocromático, padronagens complexas, geometria, escultural.

• Treasure and
Trash – Materiais industriais baratos e resíduos, combinados com elegância.
Tecidos sintéticos em camadas de material kitsch e delicado. Plásticos brilhantes explodem em conjunto com materiais naturais, criando um jogo de tensão e vibração. Velocidade e instabilidade são sugeridas através do uso de cordas e fitas entrelaçadas. Tecidos de malha e crochê, fios de grande dimensão apresentam um apelo ingênuo e primitivo.
Palavras chave: kitsch, primitivismo, inconsistência, reinterpretação, malha entrelaçada, estiramento.

Utility – um convite ao consumo consciente

Em um mundo de muitas escolhas e excesso de informação, estamos acompanhando o aparecimento da cultura da leveza, da racionalização e de um pensamento crítico que nos faz filtrar e analisar o que fazemos, e determinar o que é essencial em nossa vida pessoal e profissional. Diante da questão dos espaços e dos recursos limitados, os consumidores procuram produtos e serviços que ofereçam soluções compactas, móveis e flexíveis. A filosofia do “Back to Basics” está vindo à tona, impulsionando a nostalgia pelo verdadeiro funcionalismo.
Cansado do design frívolo, Utility exalta a acessibilidade, convidando ao uso. Com uma escolha cuidadosa de materiais e formas, projetados para o uso cotidiano, e que oferecem uma sensação de durabilidade.

• Makeshift – Os designers celebram um mantra provisório, “waste-not-want-not”.
Refletindo sobre os elementos essenciais, materiais que em geral eram descartados ganham nova cara. Utilitários como, feltro, tábuas, caixotes e sacos plásticos são trabalhados em conjunto. As superfícies são deixadas inacabadas, enquanto fechos e juntas são usados como elementos decorativos.
Palavras chave: reuso, reciclado, austero, imperfeição e cores não saturadas.

• Industrial Accents – Técnicas têxteis simples remetem a uma sensação de conforto, enquanto a costura e o debrum se tornam figuras centrais. Os produtos são montados e desmontados sem técnicas complexas. Componentes intercambiáveis são atados com cordas. Fios coloridos em contraste com tecidos e materiais rígidos. A atenção aos detalhes estimula uma relação mais emocional com o produto.

Palavra chave: detalhes simples, costura, nós, amarrações, utilitário.

• Workwear – Produtos autênticos e atemporais trazem um ar de nostalgia e uma promessa por algo duradouro. Workwear celebra materiais que se aperfeiçoam com o passar do tempo, como tecidos laminados, lonas e couro. Materiais mais leves garantem funcionalidade e simplicidade – pense no algodão cru e no linho. Sujeitas ao desgaste e as ações do tempo, essas peças se tornam uma parte orgânica da nossa casa e de nossas vidas. Denim, juta e camurça.
Palavra chave: autenticidade, sustentabilidade, resistência, desgastado, funcionalidade.

• Utility Lux – Os designers tiram inspiração dos modelos e instalações industriais e comerciais para criar uma estética refinada.
Fechos, grades e amarrações são usadas como bloco de cores, mistura de tons pastel e cores primárias. Os contrastes criam padrões geométricos exagerados, formas simples e listras tonais.
O uso de zíperes, fechos e outros elementos dão destaque aos detalhes.
Palavras chave: flexibilidade, durabilidade, cores contrastantes, compacto.

Wilderness – volta às origens

O luxo está redesenhando o artesanato, com uma ênfase na desaceleração para entender que o verdadeiro “luxo” não é volátil. Com Uma nova geração de designers está empenhada em redescobrir técnicas artesanais esquecidas e que foram aprendidas por necessidade. Nota-se também que esta estética orgânica adota tudo que a natureza tem para oferecer em formas, cores e materiais.

• Primitive Raw – Anuncia uma preocupação com técnicas de fabricação e formas primitivas. As falhas e imperfeições dos materiais naturais saciam a vontade pelo design íntegro. Costuras rústicas e detalhes feitos à mão dão um toque artesanal às peles, couros envelhecidos, imitações de pele de animais e tecidos terrosos.
Palavras chave: cru, áspero, inacabado, imperfeição, efeitos desgastados e craquelados, peles silvestres.

• Nature’s Harvest – A natureza é cultivada para nos oferecer ferramentas para as nossas necessidades diárias. As matérias primas criam uma estética ecológica e indomável, como palha, feno e cereais utilizados para resgatar formas selvagens. As cores e texturas e incluem uma paleta de tons terrosos e texturas irregulares.
Palavras chave: fibras naturais, estruturas irregulares, malhas e tecidos delicados.

• Folk Tales – Conexão entre o global e o local. Uma nova geração de designers traduz habilidades e técnicas artesanais esquecidas, compartilhadas pela nossa história. Tecidos do dia a dia e feltros artesanais nos contam sobre um modo de vida simples. Amarrações, torções e tranças em fibras como o linho, cânhamo e cordoaria se tronam imprescindíveis para a tendência.
Palavras chave: amarrações, tranças, babados, camadas, feltros.

• Untamed Mature – Técnicas tradicionais e materiais que remetem a cultura indígena são aplicados em formas contemporâneas. Manipulando – e não fabricando – estas estruturas anunciam a volta do artesanato histórico. Formas e estruturas naturais complexas são a chave da inspiração para malhas oversized, tecidos e cestaria. O efeito é de um emaranhado de cabelos e fibras, que criam uma estética selvagem.
Palavra chave: natureza crua, cestaria, técnicas indígenas, emaranhado, linho, tule e lã.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: ITT Press Trends, edição 80.

Data de publicação: 28/04/2011

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Ana Strumpf e Fábula assinam coleções inéditas de Volta às Aulas da Tok&Stok
A Tok&Stok, maior rede de móveis e decoração do país, inicia o ano com diferentes opções para inspirar os momentos de aprendizado de crianças adolescentes e adultos. A seleção de produtos com o tema Volta às Aulas chega às lojas no dia 12/01 com duas coleções inéditas: “Follow Your Dreams”, assinada pela designer Ana Strumpf, e “Bichinho do Mato”, criada pela grife Fábula.  2018-01-08 - Tags: ana strumpf bichinho do mato tokstok decoracao follow your dreams fábula

Missoni Home per Gallerist: novidades para a casa pela primeira vez no e-commerce
As famosas estampas zigue-zague e florais que são a cara da Missoni chegam agora ao Gallerist, das irmãs Cassou, numa inédita parceria chamada “Missoni Home per Gallerist”.  2017-12-13 - Tags: missoni gallerist cassou missoni home per gallerist linha home

Dicas da Paranatex para deixar a mesa de fim de ano ainda mais bonita
O anfitrião de um jantar tem que apresentar o menu e ainda decorar a mesa, por isso aposte nos jogos americanos da La Flory Table Decor para ter uma decoração sem estresse e convidativa.  2017-12-11 - Tags: la flory table decor paranatex paranatex textil decoracao jogos americanos

Tok&Stok lança coleção assinada pela artista Calu Fontes
Parceira Tok&Stok desde 2008, Calu Fontes assina uma nova coleção de produtos com a marca. Inspirada pela fauna e flora com sua variedade de elementos, sua delicadeza e força, surpresas e emoções ela combinou desenhos de animais e plantas, criando um visual que exala a feminilidade contemporânea.  2017-12-08 - Tags: calu fontes flora decoracao tok e stock grafismo tropicalismo

Coleção Natal Karsten 2017 traz novidades ao mercado
A nova coleção de Natal Karsten 2017 traz 16 lançamentos entre toalhas e acessórios de mesa, além de kits especiais para enfeitar o banheiro. A inspiração veio da arte manual, da pintura dos tempos em que todos os desenhos eram feitos em pranchetas com tintas e pinceis.  2017-12-06 - Tags: natal karsten 2017 karsten ana paula moreira decoracao natal 2017

Tok&Stok seleciona tapetes com preços incríveis
O tapete é uma peça essencial para trazer acabamento à decoração, por isso, a Tok&Stok, maior rede de lojas de móveis e acessórios do país, realiza uma seleção especial com descontos. A ação que iniciou no dia 01 e se estende até o dia 17 de dezembro, em todas as lojas da marca (exceto loja de saldos) no e-commerce e televendas, com parcela mínima de R$ 10,00 em até 10x sem juros.  2017-12-04 - Tags: tok&stok tapetes decoracao promocao casa textil lar

FOM mergulha no Fundo do Mar para o Natal 2017
FOM, acessórios de conforto e bem estar, lança campanha para o Natal 2017. Inspirada pelo clima tropical brasileiro e pelos animais e mitos do mundo marítimo, a marca apresenta "Fundo do Mar", que conta com lançamentos exclusivos, além de reedição da arraia 'Claudia', clássico da FOM. Novidades em outras temáticas também estão disponíveis.  2017-11-24 - Tags: fom decoracao almofadas fundo do mar bruce sereia vanilla infantil

Maneiras para trazer a tendência do flamingo para o décor
Os flamingos são a tendência do momento no design de interiores e tendem a continuar no décor em 2018. A decoração com inspiração tropical ganha mais vida quando se acrescenta a beleza externa da fauna, principalmente destas aves, por isso a Paranatex Têxtil traz o design do pássaro com uma releitura moderna.  2017-11-17 - Tags: paranatex textil paranatex flamingos rosa decor easy clean angelica giovannini textil decoracao colecao paradiso

Tecidos em tons vermelhos adicionam paixão e energia ao décor de interiores
Projetar a decoração de casa é uma experiência agradável, especialmente quando a pessoa se atreve a fazer isso diferente dos outros. Então, para quem é corajoso o suficiente para fazer experiências com cores, a Paranatex Têxtil sugere tecidos de decoração em tom vermelho, o qual está associado à energia, à determinação, bem como à paixão, ao desejo e ao amor, com a condição de ser usado sabiamente.  2017-10-16 - Tags: paranatex textil magna casa interiores textil lar decoracao vermelho

Tok&Stok traz novidades para o verão
As estações com clima mais quente se aproximam e a Tok&Stok, maior rede de produtos de decoração do país, traz a Linha Garden com itens ideais para aproveitar ao máximo o verão com preços ainda mais convidativos. A marca apresenta grande diversidade de móveis e acessórios de decoração para área externa.  2017-10-11 - Tags: tok&stok decoracao textil lar linha garden

Decora seleciona revestimentos da Cipatex® para compor escola de fotografia
Os revestimentos da linha Facto® da Cipatex® foram selecionados pelo programa Decora, do Canal GNT, para revitalizar uma escola de fotografia voltada a pessoas com Síndrome de Down. O ambiente, que tinha uma decoração e aspecto infantil, ganhou mais personalidade para atender cerca de 80 alunos que hoje são adolescentes, jovens e adultos.  2017-10-09 - Tags: cipatex revestimentos decora gnt sindrome de down mauricio arruda

Animais estampam novas toalhas de mesa
A Cipatex® apresenta quatro novas estampas de toalhas de mesa da marca Decorelli®. Animais como galinha, coruja e pinguim ilustram as novas versões que chegam com um toque moderno e divertido. Além de decorar a casa, o material é térmico e resiste até 90 graus.  2017-09-25 - Tags: cipatex toalhas de mesa decorelli termico decoracao textil lar

Tapetes artísticos exclusivos em exposição
Grife de tapetes traz obras de Tarsila do Amaral em tapeçarias exclusivas e apresenta em primeira mão a obra têxtil da artista chinesa Yu Li Min  2017-08-08 - Tags: tapetes exclusivos tarsila exposicao boomspdesgin bienal vanguarda by kamy

Parceria para apresentar luminárias de edição limitada
GIG Couture e Caroline Ficker se unem em parceria para apresentar luminárias de edição limitada  2017-08-07 - Tags: parceria gig coutore luminaria edicao limitada caroline ficker

Rock invade também decoração
Hoje, as estampas que remetem aos gêneros musicais não estão presentes apenas em acessórios e vestuário, mas aparecem em diversos ambientes da casa, e não pense que apenas em objetos pequenos ou pontuais.  2017-07-13 - Tags: rock decoracao cipatex generos musicais ambientes tecidos

Frio aquece busca pelo couro na decoração
O frio arrebatador que está fazendo em algumas regiões do Brasil traz à tona o tradicional couro. No décor, esse material está em alta revestindo principalmente móveis e proporcionando mais aconchego aos ambientes  2017-07-04 - Tags: couro projetos frio inverno aconchego

Tecidos para alto luxo em coleção assinada
Linha festa criada pelo estilista Walter Rodrigues com tecidos TexPrima será apresentada no desfile Verão 2018  2017-05-30 - Tags: spezzato texprima walter rodrigues colecao luxo festa

Nova coleção de revestimentos para móveis e decoração
A Cipatex® lança sua nova coleção em revestimentos sintéticos para móveis e decoração da linha Facto® Fit. Entre os lançamentos, materiais que remetem ao couro rústico, camurça e tecido. As novidades acompanham tendências internacionais, com base em pesquisas realizadas em Milão (Itália), Valência (Espanha) e cidades da Alemanha. Os produtos são indicados para sofás, cadeiras, pufes, poltronas, cabeceiras de cama, entre outros estofados.  2017-05-12 - Tags: cipatex lancamentos revestimentos moveis decoracao

Mostra une moda e peças de decoração
A Artefacto decodifica um lifestyle que faz a cabeça dos maiores nomes do décor. Por trás de cada móvel e acessório, apresenta conceitos que têm tudo a ver com o novo modo de vida em casas dos mais diversos estilos, estabelecendo cada vez mais conexões entre o design e as propostas que desfilam pelas passarelas, por exemplo.  2017-05-12 - Tags: artefacto moda decoracao homenagem estilistas criadores nomes decor

Nova cartela de cores para roupões
São 14 opções de cores da Lepper, do tradicional branco ao colorido vibrante do pink e lilás.  2017-04-07 - Tags: lepper decoracao moda casa cores cartgela opcoes vibrate lilas roupoes