Language
home » decoração têxtil lar » decor e lar » tendências de materiais

Tendências de Materiais

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Mix cultural... um retorno às raízes

No século 21, as pessoas querem ser surpreendidas, impregnadas, sustentadas por uma idéia, um desafio ou estado de espírito; por algo que as transforme. O desejo pelo  artesanal reflete este conceito, assim como, a necessidade voluntária de limitar o consumo. Para a última edição da Heimtextil, que aconteceu entre os dias 12 a 15 de janeiro de 2011, Caroline Till e Kate Franklin, da agência de estilo britânico, The Future Laboratory, demonstraram como esta atitude perante a vida se reflete nas tendências e nos temas para decoração de interiores. Partindo do mote central Reconnect, são apresentados quatro direções: Sobriety, Mix Mash, Utility e Wilderness. Este é o primeiro ano em que as direções foram divididas em quatro características distintas, o que as torna ainda mais concretas em termos de significados.

Sobriety - um retorno ao essencial e a tradição
Focado em uma nova abordagem do clássico – que promova a inovação, simplicidade e sustentabilidade. Decreta o fim das tendências sazonais e aposta na busca por valores consistentes. O pano de fundo para essa mudança está no comportamento do próprio consumidor que, nos últimos anos, têm construído uma autoimagem ética, baseada  em qualidades concretas e numa nova relação com o ambiente onde vive. Nesse sentido, cada linha, forma, textura e cor se tornam uma experiência íntima, motivando uma nova geração de designers a recuperar habilidades artesanais, trazendo “vida” aos objetos do dia a dia.

Serenity – Como vamos rever nosso modo de vida, devemos buscar produtos que evoquem um estímulo emocional e uma relação táctil. Graduações sutis de textura e uma paleta suave que exalte a elegância e a modernidade. O resultado estético é limpo e contemplativo. Materiais e acabamentos refinados são a chave desta tendência, destaque para os tecidos monocromáticos.
Palavras chave: táctil, sereno, elegante, artesanal, refinado.

New School – Racionalização, redução e revelação. New School apresenta influências do design da metade do século XX, reinterpretado por uma nova geração de materiais.
Contemporâneo e autêntico realça padrões têxteis como o Argyle e a espinha de peixe.
Madeiras escuras, detalhes em couro e tapeçaria, criam uma atmosfera masculina.
Palavras chave: modernidade, reinvenção, tradição e masculinidade.

• Classic Modernity – Uma releitura contemporânea da década de 1950, autêntica e nostálgica. Nas cores, marrons em tons de chocolate, amarelo ocre e creme criam uma sensação de aconchego e conforto. Mobiliário artesanal e formas curvas aparecem nos materiais e no design. Estampas sofisticadas que lembram pinceladas soltas. A sensação tátil do bouclé remete à atemporalidade.
Palavras chave: autenticidade, nostalgia cordialidade e longevidade.

• Minimal Luxury – Satisfaz o desejo pelo design puro, clean e simples. Uma estética elegante e atemporal, em sintonia com o desejo dos consumidores por experiências emocionais e luxuosas. Cashmere, lã merino, couro macio e camurça suave em tons de bege, creme e rosa pastel têm um apelo sofisticado e fresco.
Palavras chave: minimalismo, fresco, clean, suavidade

Mix Mash – incorpora alta tecnologia com artesanato

Misturar e combinar. Transformar algo velho em novo, mesclando cores e padrões.  Construções experimentais enfatizam o contraste entre os materiais naturais e sintéticos. Formas geométricas rígidas são utilizadas para suavizar os efeitos e as combinações de vários motivos.
A fusão de influências tribais do mundo todo se transforma num “crash” de estampas, padrões e materiais. O design artesanal, as técnicas tradicionais e materiais originais são combinados com cores brilhantes. Os motivos étnicos ganham ares contemporâneos.

• Experimental – Padrões gráficos exuberantes e pinceladas expressivas emprestam energia e dinamismo. Motivos étnicos estilizados e modificados celebram o intercâmbio cultural desconstroem a homogeneidade. Uma imperfeição rústica reforça o senso de artesanal.
Formas em camadas, enroladas, amarradas emergem da existência nômade, enquanto combinação de fibras naturais com acabamentos sintéticos brilhantes criam um superfície inesperada.
Palavras chave: exuberância, expressão, influência tribal, imperfeição, texturas contrastantes.

• Cultural Hybrid – A preocupação em preservar o patrimônio cultural e artesanal dos povos indígenas levou os designers a buscarem um mix de referências nostálgicas para criar uma estética caótica e híbrida. Tecidos bordados e ornamentados associados com tecidos delicados, enquanto estampas abstratas e inspiradas em animais se sobrepõem em crochês artesanais. Além disso, as rendas são posicionadas em sobreposições com listras geométricas. O resultado estético é decadente e poético.
Palavras chave: bordado, ornamentação, revival, contrastes.

• Technicraft – Uma mistura de heranças culturais e modernidade, assume o lado elegante da tendência Mix Mash. Formas esculturais ousadas são combinadas com padrões geométricos monocromáticos. Tapeçarias com fios plásticos em processos de fabricação rápida criam superfícies ousadas. Technicraft explora e celebra a síntese entre tecnologia e artesanato, revelando um surpreendente contraste entre inovação e tradição.
Palavras chave: monocromático, padronagens complexas, geometria, escultural.

• Treasure and
Trash – Materiais industriais baratos e resíduos, combinados com elegância.
Tecidos sintéticos em camadas de material kitsch e delicado. Plásticos brilhantes explodem em conjunto com materiais naturais, criando um jogo de tensão e vibração. Velocidade e instabilidade são sugeridas através do uso de cordas e fitas entrelaçadas. Tecidos de malha e crochê, fios de grande dimensão apresentam um apelo ingênuo e primitivo.
Palavras chave: kitsch, primitivismo, inconsistência, reinterpretação, malha entrelaçada, estiramento.

Utility – um convite ao consumo consciente

Em um mundo de muitas escolhas e excesso de informação, estamos acompanhando o aparecimento da cultura da leveza, da racionalização e de um pensamento crítico que nos faz filtrar e analisar o que fazemos, e determinar o que é essencial em nossa vida pessoal e profissional. Diante da questão dos espaços e dos recursos limitados, os consumidores procuram produtos e serviços que ofereçam soluções compactas, móveis e flexíveis. A filosofia do “Back to Basics” está vindo à tona, impulsionando a nostalgia pelo verdadeiro funcionalismo.
Cansado do design frívolo, Utility exalta a acessibilidade, convidando ao uso. Com uma escolha cuidadosa de materiais e formas, projetados para o uso cotidiano, e que oferecem uma sensação de durabilidade.

• Makeshift – Os designers celebram um mantra provisório, “waste-not-want-not”.
Refletindo sobre os elementos essenciais, materiais que em geral eram descartados ganham nova cara. Utilitários como, feltro, tábuas, caixotes e sacos plásticos são trabalhados em conjunto. As superfícies são deixadas inacabadas, enquanto fechos e juntas são usados como elementos decorativos.
Palavras chave: reuso, reciclado, austero, imperfeição e cores não saturadas.

• Industrial Accents – Técnicas têxteis simples remetem a uma sensação de conforto, enquanto a costura e o debrum se tornam figuras centrais. Os produtos são montados e desmontados sem técnicas complexas. Componentes intercambiáveis são atados com cordas. Fios coloridos em contraste com tecidos e materiais rígidos. A atenção aos detalhes estimula uma relação mais emocional com o produto.

Palavra chave: detalhes simples, costura, nós, amarrações, utilitário.

• Workwear – Produtos autênticos e atemporais trazem um ar de nostalgia e uma promessa por algo duradouro. Workwear celebra materiais que se aperfeiçoam com o passar do tempo, como tecidos laminados, lonas e couro. Materiais mais leves garantem funcionalidade e simplicidade – pense no algodão cru e no linho. Sujeitas ao desgaste e as ações do tempo, essas peças se tornam uma parte orgânica da nossa casa e de nossas vidas. Denim, juta e camurça.
Palavra chave: autenticidade, sustentabilidade, resistência, desgastado, funcionalidade.

• Utility Lux – Os designers tiram inspiração dos modelos e instalações industriais e comerciais para criar uma estética refinada.
Fechos, grades e amarrações são usadas como bloco de cores, mistura de tons pastel e cores primárias. Os contrastes criam padrões geométricos exagerados, formas simples e listras tonais.
O uso de zíperes, fechos e outros elementos dão destaque aos detalhes.
Palavras chave: flexibilidade, durabilidade, cores contrastantes, compacto.

Wilderness – volta às origens

O luxo está redesenhando o artesanato, com uma ênfase na desaceleração para entender que o verdadeiro “luxo” não é volátil. Com Uma nova geração de designers está empenhada em redescobrir técnicas artesanais esquecidas e que foram aprendidas por necessidade. Nota-se também que esta estética orgânica adota tudo que a natureza tem para oferecer em formas, cores e materiais.

• Primitive Raw – Anuncia uma preocupação com técnicas de fabricação e formas primitivas. As falhas e imperfeições dos materiais naturais saciam a vontade pelo design íntegro. Costuras rústicas e detalhes feitos à mão dão um toque artesanal às peles, couros envelhecidos, imitações de pele de animais e tecidos terrosos.
Palavras chave: cru, áspero, inacabado, imperfeição, efeitos desgastados e craquelados, peles silvestres.

• Nature’s Harvest – A natureza é cultivada para nos oferecer ferramentas para as nossas necessidades diárias. As matérias primas criam uma estética ecológica e indomável, como palha, feno e cereais utilizados para resgatar formas selvagens. As cores e texturas e incluem uma paleta de tons terrosos e texturas irregulares.
Palavras chave: fibras naturais, estruturas irregulares, malhas e tecidos delicados.

• Folk Tales – Conexão entre o global e o local. Uma nova geração de designers traduz habilidades e técnicas artesanais esquecidas, compartilhadas pela nossa história. Tecidos do dia a dia e feltros artesanais nos contam sobre um modo de vida simples. Amarrações, torções e tranças em fibras como o linho, cânhamo e cordoaria se tronam imprescindíveis para a tendência.
Palavras chave: amarrações, tranças, babados, camadas, feltros.

• Untamed Mature – Técnicas tradicionais e materiais que remetem a cultura indígena são aplicados em formas contemporâneas. Manipulando – e não fabricando – estas estruturas anunciam a volta do artesanato histórico. Formas e estruturas naturais complexas são a chave da inspiração para malhas oversized, tecidos e cestaria. O efeito é de um emaranhado de cabelos e fibras, que criam uma estética selvagem.
Palavra chave: natureza crua, cestaria, técnicas indígenas, emaranhado, linho, tule e lã.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: ITT Press Trends, edição 80.

Data de publicação: 28/04/2011

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Camesa dá dicas de como escolher o roupão ideal e higienizá-lo corretamente
Com a chegada dos dias mais frios, nada melhor que manter-se aquecido dentro de casa. Sendo assim, investir em peças que bloqueiem a passagem do ar gelado e a perda de calor do corpo, como os roupões, são a aposta ideal para a estação. Devido a sua versatilidade, pode ser utilizado tanto nos momentos de descanso, quanto após o banho, sendo uma ótima opção para o inverno.  2020-07-08 - Tags: roupao tecidos inverno higienizacao qualidade estacao

Karsten lança toalha com tecnologia pioneira antimicrobiana
Tendo como principal função a eliminação de bactérias, evitando a formação de manchas de bolor e o mau cheiro, a nova toalha da Karsten, Hera, é uma aposta de um produto ainda mais higiênico. O modelo é confeccionado em 100% algodão com acabamento que envolve as fibras com proteção antimicrobiana (eliminando 99,9% das bactérias) e com a garantia de até 70 lavações caseiras.  2020-06-30 - Tags: karsten antimicrobiano toalhas softmax leoni pasold ions de prata hera

Kartell apresenta novo catálogo de móveis repaginados
Trabalhar em superfícies em peças de design é uma das características da Kartell. Fundada em 1949 por Giulio Castelli, em Milão a empresa colaborou com designers famosos como Philippe Starck, Ron Arad, Ferruccio Laviani, Patricia Urquiola e Antonio Citterio, e sempre teve como foco a inovação, novos métodos de produção e testes de materiais.  2020-06-19 - Tags: kartell philippe starck museu kartell ron arad ferruccio laviani patricia urquiola antonio citterio mobiliario

Casa mais aconchegante com design genuinamente brasileiro
Reconhecida como a casa do objeto brasileiro, a dpot objeto oferece opções para decorar e presentear com originalidade e delicadeza. O espaço, localizado na capital paulista, reúne peças de diversas regiões do país, produzidas por artesãos e designers de diferentes regiões.  2020-04-17 - Tags: design contemporaneo arte popular objetos decoracao dcoracao dpot objetos casa designers

Döhler lança nova coleção de cama, mesa, banho e decor
A empresa catarinense, referência em produtos para cama, mesa e banho, decoração e tecidos industriais, lança este mês sua nova coleção. Inspirada nas transformações que vivemos a cada dia e nas vivências, experiências e conquistas a que cada decisão nos leva, a Coleção Caminhos 2020 da Döhler é dividida entre Clássico, Romântico, Eclético e Vanguardista: os quatro estilos que norteiam as linhas de cama, mesa, banho e decoração, com novidades para cada tipo de consumidor.  2020-03-13 - Tags: dohler cama mesa banho caminhos 2020 estamparia digital elisabeth dohler

Safari Baby é o tema da nova coleção amigurimi da Círculo
O amigurumi, técnica japonesa para criar bonecos feitos de crochê ou tricô, tem se tornado um grande nicho dentro do artesanato. Cada vez mais adeptos se unem para aprender e aprimorá-la, o que tem popularizando esta arte peculiar, graças à oferta de produtos especializados e em materiais produzidos no Brasil.  2020-03-03 - Tags: safari baby kit amigurumi amigurumi artesanato amigurumi safari baby amigurumi de pascoa circulo

Camesa apresenta portfólio com produtos sustentáveis
Pesquisa realizada recentemente pela ONU (Organização das Nações Unidas), revelou que a indústria têxtil utiliza cerca de nove trilhões de litros de água anualmente apenas para o tingimento de tecidos. Além disso, os resíduos gerados com essa prática podem ocasionar sérios prejuízos ao meio ambiente, principalmente, pela alta concentração de corantes que acaba sendo formada.  2020-02-11 - Tags: camesa onu industria textil decoracao eco melange ecopluma textil lar

Camesa participa da Abup Têxtil 2020
Entre os dias 14 e 17 de fevereiro, o São Paulo Expo recebe a 8ª edição da ABUP Têxtil, feira voltada para lojistas de decoração, utilidades domésticas e mesa posta de todo o país. Organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes, o evento é considerado um dos mais importantes para se fazer negócios, segundo fabricantes, distribuidores e atacadistas do ramo.  2020-01-30 - Tags: abup textil prodtos presentes fabricantes camesa

Wallcovering apresenta papéis de parede para o verão
O verão é a estação que abre o ano e com ele vem o desejo de mudanças. Os papéis de parede e painéis decorativos são ótimas opções para dar uma cara nova a um ambiente sem precisar quebrar nada, nem gastar uma fortuna.  2019-12-11 - Tags: verão papel de parede wallcovering sketch twenty3 grifes casa

Tok&Stok homenageia clássicos do cinema, televisão e dos quadrinhos
Os fãs da cultura pop já podem comemorar! A Tok&Stok acaba de lançar sua nova coleção Clube do Sofá, inspirada em clássicos do cinema, televisão e dos quadrinhos.  2019-12-10 - Tags: cultura pop tok stock clube do sofa colecao historia classicos cinema televisao quadrinhos

Decoração de casa de férias pede alegria e leveza
Seja no litoral ou no interior, as casas de férias são ambientes que reúnem a família em um período de descanso, por isso a decoração deve refletir o clima leve, convidativo e animado. O design ainda pode receber cores vivas e peças temáticas para conferir mais personalidade ao espaço.  2019-11-28 - Tags: decoracao espaco simplicidade praticidade ferias valeria redivo jordao harmonia

Euro Colchões lança linha sustentável Eco Mind
Referência nacional na criação de soluções de bem-estar, conforto e saúde, a Euro Colchões lança a linha EcoMind, com conceito e matérias-primas sustentáveis. Os colchões dessa linha são exclusivos e produzidos com tecidos que contêm fios Repreve, marca de fibras recicladas de alta performance, fabricado pela empresa norte-americana Unifi.  2019-11-25 - Tags: colchoes eco pet nacional euro colchoes ecomind sustentavel unifi repreve

Mmartan lança linha de almofadas
As almofadas são um ótimo recurso para decorar ambientes e deixá-los mais convidativos e aconchegantes. Pensando nisso, a mmartan, que está presente há mais de 30 anos no mercado, apresenta uma coleção exclusiva de almofadas para realçar o décor de diversos espaços.  2019-11-12 - Tags: mmartan almofadas decoracao lar seda jacquards tassel

Tok&Stok lança nova coleção que estimula a redecoração de ambientes
Em constante mudança, a vida é feita de fases e cada uma delas é marcada por características que se traduzem no jeito de se vestir, no corte de cabelo ou na decoração da casa. Às vezes a mudança de um detalhe é o suficiente para trazer aquela sensação de bem-estar.  2019-10-21 - Tags: contemporaneo dark deco vintage caleidocolor boho etnico regional natural romantique regional brasileiro tok stok

Karsten investe em tecnologia para lançar a “toalha perfeita”
Em constante busca pela “toalha perfeita”, a Karsten investiu mais de dois anos de pesquisas e viagens ao redor do mundo para encontrar a fórmula exata para chegar ao seu mais recente lançamento: a toalha Unika, que leva o “K” de Karsten no nome.  2019-10-16 - Tags: toalha perfeita karsten unika softmax inovacao

Etna lança coleção inspirada nas cidades do mundo
A nova coleção Destinations da Etna aponta as tendências de cores e estampas para roupas de cama e banho. As linhas coordenadas Tókio, Marraquexe e Olso trazem, com delicadeza, os cortes e os acabamentos dos tecidos, além da leveza das texturas para jogos de lençóis, toalhas, edredons, mantas, tapetes e almofadas.  2019-08-28 - Tags: destinations etna tendencias marrequexe olso tokio texturas tecidos acabamento

Karsten lança nova coleção de tecidos Acquablock
Valorizar o que é nosso, nossa brasilidade dentro e fora de casa. Essa é a tendência da nova coleção Acquablock da Karsten. O tema Raízes, que traz uma cartela de tons terrosos, surge para incluir a essência brasileira nos ambientes externos com estampas que narram histórias tropicais de fauna e flora.  2019-08-22 - Tags: acquablock karsten duna fendi duna terracota estamparia

Donatelli Tecidos apresenta coleção com apelo indianista
Para a 8ª edição do Design Weekend SP, a Donatelli Tecidos faz a reedição da coleção da marca Arte Nativa Aplicada, que por 25 anos celebrou nossas raízes e cultura através de um trabalho de estamparia com padrões inspirados na brasilidade contemporânea.  2019-08-15 - Tags: design weekend donatelli arte nativa aplicada padroes estamparia maria henriqueta gomes design nacional

Botteh Handmade Rugs lança coleção em parceria com a designer Naia Ceschin
Para a oitava edição do Design Weekend, a Botteh Handmade Rugs lança a Coleção Telas, assinada pela designer gráfica e ilustradora Naia Ceschin. Fortemente inspirada pela natureza, suas formas, contornos e mistérios, Naia criou composições equilibradas entre formas geométricas e orgânicas, com influências de povos e etnias, tão presentes em nossa cultura.  2019-08-13 - Tags: design weekend botteh handmade rugs naia ceschin

Quaker Decor apresenta com exclusividade tecido antichama FR-ONE
Com exclusividade no Brasil, a Quaker Decor integra em seu portfólio a marca belga FR-One, uma novidade para o segmento Corporate Business. Com tecnologia avançada, os tecidos antichamas garantem um produto permanentemente à prova de fogo e sem nenhum aditivo químico: suas fibras são aperfeiçoadas em nível molecular, assegurando sua neutralidade, longevidade e permanência.  2019-07-31 - Tags: quaker decor fr-one corporate business tecidos antichamas oeko-tex