Language
home » decoração têxtil lar » decor e lar » tendências de materiais

Tendências de Materiais

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Mix cultural... um retorno às raízes

No século 21, as pessoas querem ser surpreendidas, impregnadas, sustentadas por uma idéia, um desafio ou estado de espírito; por algo que as transforme. O desejo pelo  artesanal reflete este conceito, assim como, a necessidade voluntária de limitar o consumo. Para a última edição da Heimtextil, que aconteceu entre os dias 12 a 15 de janeiro de 2011, Caroline Till e Kate Franklin, da agência de estilo britânico, The Future Laboratory, demonstraram como esta atitude perante a vida se reflete nas tendências e nos temas para decoração de interiores. Partindo do mote central Reconnect, são apresentados quatro direções: Sobriety, Mix Mash, Utility e Wilderness. Este é o primeiro ano em que as direções foram divididas em quatro características distintas, o que as torna ainda mais concretas em termos de significados.

Sobriety - um retorno ao essencial e a tradição
Focado em uma nova abordagem do clássico – que promova a inovação, simplicidade e sustentabilidade. Decreta o fim das tendências sazonais e aposta na busca por valores consistentes. O pano de fundo para essa mudança está no comportamento do próprio consumidor que, nos últimos anos, têm construído uma autoimagem ética, baseada  em qualidades concretas e numa nova relação com o ambiente onde vive. Nesse sentido, cada linha, forma, textura e cor se tornam uma experiência íntima, motivando uma nova geração de designers a recuperar habilidades artesanais, trazendo “vida” aos objetos do dia a dia.

Serenity – Como vamos rever nosso modo de vida, devemos buscar produtos que evoquem um estímulo emocional e uma relação táctil. Graduações sutis de textura e uma paleta suave que exalte a elegância e a modernidade. O resultado estético é limpo e contemplativo. Materiais e acabamentos refinados são a chave desta tendência, destaque para os tecidos monocromáticos.
Palavras chave: táctil, sereno, elegante, artesanal, refinado.

New School – Racionalização, redução e revelação. New School apresenta influências do design da metade do século XX, reinterpretado por uma nova geração de materiais.
Contemporâneo e autêntico realça padrões têxteis como o Argyle e a espinha de peixe.
Madeiras escuras, detalhes em couro e tapeçaria, criam uma atmosfera masculina.
Palavras chave: modernidade, reinvenção, tradição e masculinidade.

• Classic Modernity – Uma releitura contemporânea da década de 1950, autêntica e nostálgica. Nas cores, marrons em tons de chocolate, amarelo ocre e creme criam uma sensação de aconchego e conforto. Mobiliário artesanal e formas curvas aparecem nos materiais e no design. Estampas sofisticadas que lembram pinceladas soltas. A sensação tátil do bouclé remete à atemporalidade.
Palavras chave: autenticidade, nostalgia cordialidade e longevidade.

• Minimal Luxury – Satisfaz o desejo pelo design puro, clean e simples. Uma estética elegante e atemporal, em sintonia com o desejo dos consumidores por experiências emocionais e luxuosas. Cashmere, lã merino, couro macio e camurça suave em tons de bege, creme e rosa pastel têm um apelo sofisticado e fresco.
Palavras chave: minimalismo, fresco, clean, suavidade

Mix Mash – incorpora alta tecnologia com artesanato

Misturar e combinar. Transformar algo velho em novo, mesclando cores e padrões.  Construções experimentais enfatizam o contraste entre os materiais naturais e sintéticos. Formas geométricas rígidas são utilizadas para suavizar os efeitos e as combinações de vários motivos.
A fusão de influências tribais do mundo todo se transforma num “crash” de estampas, padrões e materiais. O design artesanal, as técnicas tradicionais e materiais originais são combinados com cores brilhantes. Os motivos étnicos ganham ares contemporâneos.

• Experimental – Padrões gráficos exuberantes e pinceladas expressivas emprestam energia e dinamismo. Motivos étnicos estilizados e modificados celebram o intercâmbio cultural desconstroem a homogeneidade. Uma imperfeição rústica reforça o senso de artesanal.
Formas em camadas, enroladas, amarradas emergem da existência nômade, enquanto combinação de fibras naturais com acabamentos sintéticos brilhantes criam um superfície inesperada.
Palavras chave: exuberância, expressão, influência tribal, imperfeição, texturas contrastantes.

• Cultural Hybrid – A preocupação em preservar o patrimônio cultural e artesanal dos povos indígenas levou os designers a buscarem um mix de referências nostálgicas para criar uma estética caótica e híbrida. Tecidos bordados e ornamentados associados com tecidos delicados, enquanto estampas abstratas e inspiradas em animais se sobrepõem em crochês artesanais. Além disso, as rendas são posicionadas em sobreposições com listras geométricas. O resultado estético é decadente e poético.
Palavras chave: bordado, ornamentação, revival, contrastes.

• Technicraft – Uma mistura de heranças culturais e modernidade, assume o lado elegante da tendência Mix Mash. Formas esculturais ousadas são combinadas com padrões geométricos monocromáticos. Tapeçarias com fios plásticos em processos de fabricação rápida criam superfícies ousadas. Technicraft explora e celebra a síntese entre tecnologia e artesanato, revelando um surpreendente contraste entre inovação e tradição.
Palavras chave: monocromático, padronagens complexas, geometria, escultural.

• Treasure and
Trash – Materiais industriais baratos e resíduos, combinados com elegância.
Tecidos sintéticos em camadas de material kitsch e delicado. Plásticos brilhantes explodem em conjunto com materiais naturais, criando um jogo de tensão e vibração. Velocidade e instabilidade são sugeridas através do uso de cordas e fitas entrelaçadas. Tecidos de malha e crochê, fios de grande dimensão apresentam um apelo ingênuo e primitivo.
Palavras chave: kitsch, primitivismo, inconsistência, reinterpretação, malha entrelaçada, estiramento.

Utility – um convite ao consumo consciente

Em um mundo de muitas escolhas e excesso de informação, estamos acompanhando o aparecimento da cultura da leveza, da racionalização e de um pensamento crítico que nos faz filtrar e analisar o que fazemos, e determinar o que é essencial em nossa vida pessoal e profissional. Diante da questão dos espaços e dos recursos limitados, os consumidores procuram produtos e serviços que ofereçam soluções compactas, móveis e flexíveis. A filosofia do “Back to Basics” está vindo à tona, impulsionando a nostalgia pelo verdadeiro funcionalismo.
Cansado do design frívolo, Utility exalta a acessibilidade, convidando ao uso. Com uma escolha cuidadosa de materiais e formas, projetados para o uso cotidiano, e que oferecem uma sensação de durabilidade.

• Makeshift – Os designers celebram um mantra provisório, “waste-not-want-not”.
Refletindo sobre os elementos essenciais, materiais que em geral eram descartados ganham nova cara. Utilitários como, feltro, tábuas, caixotes e sacos plásticos são trabalhados em conjunto. As superfícies são deixadas inacabadas, enquanto fechos e juntas são usados como elementos decorativos.
Palavras chave: reuso, reciclado, austero, imperfeição e cores não saturadas.

• Industrial Accents – Técnicas têxteis simples remetem a uma sensação de conforto, enquanto a costura e o debrum se tornam figuras centrais. Os produtos são montados e desmontados sem técnicas complexas. Componentes intercambiáveis são atados com cordas. Fios coloridos em contraste com tecidos e materiais rígidos. A atenção aos detalhes estimula uma relação mais emocional com o produto.

Palavra chave: detalhes simples, costura, nós, amarrações, utilitário.

• Workwear – Produtos autênticos e atemporais trazem um ar de nostalgia e uma promessa por algo duradouro. Workwear celebra materiais que se aperfeiçoam com o passar do tempo, como tecidos laminados, lonas e couro. Materiais mais leves garantem funcionalidade e simplicidade – pense no algodão cru e no linho. Sujeitas ao desgaste e as ações do tempo, essas peças se tornam uma parte orgânica da nossa casa e de nossas vidas. Denim, juta e camurça.
Palavra chave: autenticidade, sustentabilidade, resistência, desgastado, funcionalidade.

• Utility Lux – Os designers tiram inspiração dos modelos e instalações industriais e comerciais para criar uma estética refinada.
Fechos, grades e amarrações são usadas como bloco de cores, mistura de tons pastel e cores primárias. Os contrastes criam padrões geométricos exagerados, formas simples e listras tonais.
O uso de zíperes, fechos e outros elementos dão destaque aos detalhes.
Palavras chave: flexibilidade, durabilidade, cores contrastantes, compacto.

Wilderness – volta às origens

O luxo está redesenhando o artesanato, com uma ênfase na desaceleração para entender que o verdadeiro “luxo” não é volátil. Com Uma nova geração de designers está empenhada em redescobrir técnicas artesanais esquecidas e que foram aprendidas por necessidade. Nota-se também que esta estética orgânica adota tudo que a natureza tem para oferecer em formas, cores e materiais.

• Primitive Raw – Anuncia uma preocupação com técnicas de fabricação e formas primitivas. As falhas e imperfeições dos materiais naturais saciam a vontade pelo design íntegro. Costuras rústicas e detalhes feitos à mão dão um toque artesanal às peles, couros envelhecidos, imitações de pele de animais e tecidos terrosos.
Palavras chave: cru, áspero, inacabado, imperfeição, efeitos desgastados e craquelados, peles silvestres.

• Nature’s Harvest – A natureza é cultivada para nos oferecer ferramentas para as nossas necessidades diárias. As matérias primas criam uma estética ecológica e indomável, como palha, feno e cereais utilizados para resgatar formas selvagens. As cores e texturas e incluem uma paleta de tons terrosos e texturas irregulares.
Palavras chave: fibras naturais, estruturas irregulares, malhas e tecidos delicados.

• Folk Tales – Conexão entre o global e o local. Uma nova geração de designers traduz habilidades e técnicas artesanais esquecidas, compartilhadas pela nossa história. Tecidos do dia a dia e feltros artesanais nos contam sobre um modo de vida simples. Amarrações, torções e tranças em fibras como o linho, cânhamo e cordoaria se tronam imprescindíveis para a tendência.
Palavras chave: amarrações, tranças, babados, camadas, feltros.

• Untamed Mature – Técnicas tradicionais e materiais que remetem a cultura indígena são aplicados em formas contemporâneas. Manipulando – e não fabricando – estas estruturas anunciam a volta do artesanato histórico. Formas e estruturas naturais complexas são a chave da inspiração para malhas oversized, tecidos e cestaria. O efeito é de um emaranhado de cabelos e fibras, que criam uma estética selvagem.
Palavra chave: natureza crua, cestaria, técnicas indígenas, emaranhado, linho, tule e lã.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: ITT Press Trends, edição 80.

Data de publicação: 28/04/2011

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Tok&Stok e Amir Slama lançam coleções Serra do Mar e Tropicolagem durante SPFW
Com a chegada do Verão a decoração ganha um ar fresco, e com novos itens é possível tropicalizar e trazer toda a luz e cores da estação para compor espaços em casa. Pensando nisso, a Tok&Stok, maior rede de lojas de móveis e decoração do Brasil, e o estilista Amir Slama, lançam as coleções Serra do Mar e Tropicolagem para trazer mais design, cor, vida e natureza para as varandas, jardins e casas brasileiras.  2018-10-26 - Tags: tok&stok tropicolagem serra do mar amir slama spfw decoracao ambientes mata atlantica brasileira

Chegada da primavera inspira decoração
Para deixar a casa mais alegre e colorida para receber a nova estação, a mesa da sala de jantar ou da cozinha pode ganhar um toque especial com uma toalha com estampa floral, borboletas e pássaros. A Cipatex®, referência em laminados sintéticos, apresenta inúmeras opções de toalhas da marca Decorelli® com versões primaveris.  2018-09-26 - Tags: cipatex primavera decoracao decorelli estampa flores do campo pvc

Toalhas de mesa levam elementos da roça à festa caipira
O arraial invade os meses de junho e julho e a decoração é item essencial para reforçar o estilo caipira da festa. Toalhas de mesa na estampa xadrez ou de elementos que remetam à roça podem transformar o ambiente e deixar a festança ainda mais animada.  2018-06-29 - Tags: decorelli pvc decorelli toalhas de mesa estampa roca cocorico toalhas de pvc

Zelo seleciona produtos com a chegada do frio no Brasil
A Zelo prepara a casa para o frio que chegou em diversas cidades brasileiras nesta semana. Com as temperaturas bem mais baixas, a marca selecionou produtos para aquecer a casa nos dias mais gelados. São diversas opções de “coberdrons”, um produto dupla face que mistura cobertor e edredom, que dão aconchego, charme, além de aquecer a cama na hora do descanso.  2018-05-30 - Tags: zelo inverno edredom frio cobertor coberdrons

Novas estampas de tecidos de mesa inspiradas em frutas e utensílios de cozinha
A Paranatex Têxtil amplia a linha de tecidos de toalhas de mesa chamada Gênesis e acrescenta estampas de limão, cereja, laranja e traz um padrão com garfos, facas, conchas e colheres. E ainda tem o acabamento Easy Clean, o qual torna o tecido hidrorrepelente, gerando uma proteção ao derramamento de líquidos, o que facilita a limpeza e garante durabilidade.  2018-05-24 - Tags: paranatex textil estampas decoracao genesis easy clean angelica giovannini

Zelo lança Edredom Malha Stars
A Zelo lança o Edredom de Malha Stars. A peça tem inspiração em tendências orientais, é mais leve, super quentinho e traz modernidade e aconchego para o lar. O edredom Malha Stars já está disponível em todas as lojas e no e-commerce da marca.  2018-05-21 - Tags: zelo edredon inverno edredom de malha stars malha stars

Marca apresenta linha em homenagem a Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo
A Codex Home, marca que traz em seu DNA tendências e inspirações da moda para a decoração, das sócias Alessandra Lago, Cintia Martins e Silvia Napoli, apresenta a coleção De Tempos em Tempos, composta por almofadas e os exclusivos relógios de parede feitos de papel, propondo lançar uma nova interpretação do acessório, em um dos materiais mais inusitados e contemporâneos.  2018-05-18 - Tags: codex home cintia martins silvia napoli tempos em tempos decoracao papelaria instagram

mmartan, um presente para aquecer o coração das mamães
No mês em que se comemora o Dia das Mães, a mmartan, rede varejista que atua no segmento de Cama & Banho, separou peças exclusivas de sua nova coleção, "Poesia do Tempo", como sugestões de presentes para essa pessoa tão especial.  2018-05-03 - Tags: mmartan dia das maes micromatelada lencol bordado cama & banho

Trussardi lança coleção para o Outono
A Trussardi lança sua coleção Outono para cama e banho. Na linha, além das tradicionais construções em 1000 fios, que são os grandes clássicos da marca que completa 120 anos, a Trussardi apresenta novidades nas linhas 600, 300 e 200 fios e reforça a linha Complementi, com muitas opções para renovar e dar conforto aos ambientes da casa.  2018-04-30 - Tags: trussardi outono 2018 complementi classic decoracao jacquard

Zelo reúne presentes aconchegantes para o Dia das Mães
A Zelo reúne produtos para o Dia das Mães que garantem descanso e aconchego para mulheres que desempenham múltiplos papéis além de serem mães. Os presentes da marca são ótimas opções para homenagear e retribuir toda proteção, cuidado e carinho dado por elas, no dia 13 de maio.  2018-04-26 - Tags: zelo dia das maes comemoracao zelonet 13 de maios decoracao decor

Tapetes como protagonistas da decoração
Contrariando a ideia de utilizar o tapete apenas como acessório para compor o ambiente, a tendência Statement torna a peça o principal item do décor. A tapeçaria poderosa e cheia de personalidade veio com tudo na última Maison & Objet Paris, mostrando que cores, texturas e relevos ousados podem fazer toda a diferença.  2018-04-24 - Tags: maison e objet paris decor tapetes tecnologia textil by kamy statement

Pedro Franco exibe suas criações e inspirações no Salone Del Mobile 2018
O designer Pedro Franco, apresenta pela A Lot of Brasil a Tocantins Collection. As paisagens do Tocantins inspirou a criação do stand, que foi realizada por meio de peças em movimento, (re)construindo novas estéticas a partir da transformação de sua concepção original, apresentando um cenário em constante movimento.  2018-04-19 - Tags: lot of brasil tocantins collection pedro franco salone del mobile milano 2018

Donatelli apresenta coleção inspirada no Marrocos
Inspirado no exótico Marrocos, a Donatelli Tecidos lança a coleção nômade. Localizado na região do Magrebe ao norte da África, o Reino de Marrocos é um país de contrastes que apresenta grandes extensões de deserto e é banhado pelos Oceanos Atlântico e Mediterrâneo.  2018-04-06 - Tags: donatelli tecidos colecao nomade padroes orientais design

Tapete da designer e arquiteta espanhola Patricia Urquiola chega à By Kamy
A By Kamy traz com exclusividade para o Brasil o tapete Rotazioni B, assinado pela designer e arquiteta espanhola Patricia Urquiola para a marca internacional CC-Tapis. Confeccionado manualmente por artesãos no Nepal, a peça foi tecida em lã e algodão.  2018-03-27 - Tags: by kamy rotazioni b patricia urquiola cc tapis nepal la algodao

Inspire-se na estação das frutas para decorar a mesa
Que tal receber o outono com pequenas mudanças na decoração? Para quem gosta de entrar no clima da estação, uma dica é apostar em estampas de frutas, afinal é o período mais frutífero do ano. Uma simples toalha de mesa pode dar um toque especial para celebrar a temporada.  2018-03-23 - Tags: decorelli cipatex pvc naotecido decoracao grupo cipatex toalhas de mesa

Produtos de decoração trazem estampas que recriam o tingimento artesanal de tecidos
A Tok&Stok lançou, na última terça-feira, a Coleção Shibori, com produtos estampados em azul e branco que recriam uma tradicional técnica de tingimento. O shibori surgiu no Japão no século XVIII e consiste em costurar, dobrar, amarrar ou prender o tecido para então mergulhá-lo em tintura, criando diferentes padrões que lembram círculos, listras e até mandalas.  2018-03-02 - Tags: tok&stok colecao shibori japao tecnica de tingimento decoracao

Abdalla apresenta lançamentos na linha de tapetes durante ABCasa Fair 2018
Em uma busca incessante por novidades de qualidade excepcional, a marca investe na variedade e quantidade para oferecer os valores mais competitivos e que supram dos mais refinados aos ecléticos projetos decorativos .  2018-02-19 - Tags: tapetes decoracao abcasa fair 2018 abdalla tapecaria

Karsten cria ação inusitada para promover nova tecnologia da linha banho
A melhor parte do banho não é mais sentir a água quentinha, relaxando o corpo e, sim, o momento de envolver a pele em um abraço...um abraço do urso 'Max', mascote escolhido pela Karsten para representar a tecnologia da Linha Banho, chamada Soft Max.  2018-02-14 - Tags: karsten linha banho soft max avianca urso max decor

Vestidos para cachorras feitos com tecidos de décor da Paranatex Têxtil
De um modo geral, vestir animais é bastante inofensivo, desde que se compreenda o temperamento, o comportamento e a linguagem corporal do bichinho e aja de forma adequada. Agora, se a cachorra gosta de atenção extra e não se importa em usar roupas para uma sessão de fotos, aposte nos vestidos de verão feitos com tecidos da Paranatex Têxtil pela Jingles Moda Animal.  2018-02-02 - Tags: jingles moda animal paranatex textil fernanda tozo pets cachorro dog tecidos decoracao omega plus

Ana Strumpf e Fábula assinam coleções inéditas de Volta às Aulas da Tok&Stok
A Tok&Stok, maior rede de móveis e decoração do país, inicia o ano com diferentes opções para inspirar os momentos de aprendizado de crianças adolescentes e adultos. A seleção de produtos com o tema Volta às Aulas chega às lojas no dia 12/01 com duas coleções inéditas: “Follow Your Dreams”, assinada pela designer Ana Strumpf, e “Bichinho do Mato”, criada pela grife Fábula.  2018-01-08 - Tags: ana strumpf bichinho do mato tokstok decoracao follow your dreams fábula