Language
home » decoração têxtil lar » decor e lar » tendências de materiais

Tendências de Materiais

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Mix cultural... um retorno às raízes

No século 21, as pessoas querem ser surpreendidas, impregnadas, sustentadas por uma idéia, um desafio ou estado de espírito; por algo que as transforme. O desejo pelo  artesanal reflete este conceito, assim como, a necessidade voluntária de limitar o consumo. Para a última edição da Heimtextil, que aconteceu entre os dias 12 a 15 de janeiro de 2011, Caroline Till e Kate Franklin, da agência de estilo britânico, The Future Laboratory, demonstraram como esta atitude perante a vida se reflete nas tendências e nos temas para decoração de interiores. Partindo do mote central Reconnect, são apresentados quatro direções: Sobriety, Mix Mash, Utility e Wilderness. Este é o primeiro ano em que as direções foram divididas em quatro características distintas, o que as torna ainda mais concretas em termos de significados.

Sobriety - um retorno ao essencial e a tradição
Focado em uma nova abordagem do clássico – que promova a inovação, simplicidade e sustentabilidade. Decreta o fim das tendências sazonais e aposta na busca por valores consistentes. O pano de fundo para essa mudança está no comportamento do próprio consumidor que, nos últimos anos, têm construído uma autoimagem ética, baseada  em qualidades concretas e numa nova relação com o ambiente onde vive. Nesse sentido, cada linha, forma, textura e cor se tornam uma experiência íntima, motivando uma nova geração de designers a recuperar habilidades artesanais, trazendo “vida” aos objetos do dia a dia.

Serenity – Como vamos rever nosso modo de vida, devemos buscar produtos que evoquem um estímulo emocional e uma relação táctil. Graduações sutis de textura e uma paleta suave que exalte a elegância e a modernidade. O resultado estético é limpo e contemplativo. Materiais e acabamentos refinados são a chave desta tendência, destaque para os tecidos monocromáticos.
Palavras chave: táctil, sereno, elegante, artesanal, refinado.

New School – Racionalização, redução e revelação. New School apresenta influências do design da metade do século XX, reinterpretado por uma nova geração de materiais.
Contemporâneo e autêntico realça padrões têxteis como o Argyle e a espinha de peixe.
Madeiras escuras, detalhes em couro e tapeçaria, criam uma atmosfera masculina.
Palavras chave: modernidade, reinvenção, tradição e masculinidade.

• Classic Modernity – Uma releitura contemporânea da década de 1950, autêntica e nostálgica. Nas cores, marrons em tons de chocolate, amarelo ocre e creme criam uma sensação de aconchego e conforto. Mobiliário artesanal e formas curvas aparecem nos materiais e no design. Estampas sofisticadas que lembram pinceladas soltas. A sensação tátil do bouclé remete à atemporalidade.
Palavras chave: autenticidade, nostalgia cordialidade e longevidade.

• Minimal Luxury – Satisfaz o desejo pelo design puro, clean e simples. Uma estética elegante e atemporal, em sintonia com o desejo dos consumidores por experiências emocionais e luxuosas. Cashmere, lã merino, couro macio e camurça suave em tons de bege, creme e rosa pastel têm um apelo sofisticado e fresco.
Palavras chave: minimalismo, fresco, clean, suavidade

Mix Mash – incorpora alta tecnologia com artesanato

Misturar e combinar. Transformar algo velho em novo, mesclando cores e padrões.  Construções experimentais enfatizam o contraste entre os materiais naturais e sintéticos. Formas geométricas rígidas são utilizadas para suavizar os efeitos e as combinações de vários motivos.
A fusão de influências tribais do mundo todo se transforma num “crash” de estampas, padrões e materiais. O design artesanal, as técnicas tradicionais e materiais originais são combinados com cores brilhantes. Os motivos étnicos ganham ares contemporâneos.

• Experimental – Padrões gráficos exuberantes e pinceladas expressivas emprestam energia e dinamismo. Motivos étnicos estilizados e modificados celebram o intercâmbio cultural desconstroem a homogeneidade. Uma imperfeição rústica reforça o senso de artesanal.
Formas em camadas, enroladas, amarradas emergem da existência nômade, enquanto combinação de fibras naturais com acabamentos sintéticos brilhantes criam um superfície inesperada.
Palavras chave: exuberância, expressão, influência tribal, imperfeição, texturas contrastantes.

• Cultural Hybrid – A preocupação em preservar o patrimônio cultural e artesanal dos povos indígenas levou os designers a buscarem um mix de referências nostálgicas para criar uma estética caótica e híbrida. Tecidos bordados e ornamentados associados com tecidos delicados, enquanto estampas abstratas e inspiradas em animais se sobrepõem em crochês artesanais. Além disso, as rendas são posicionadas em sobreposições com listras geométricas. O resultado estético é decadente e poético.
Palavras chave: bordado, ornamentação, revival, contrastes.

• Technicraft – Uma mistura de heranças culturais e modernidade, assume o lado elegante da tendência Mix Mash. Formas esculturais ousadas são combinadas com padrões geométricos monocromáticos. Tapeçarias com fios plásticos em processos de fabricação rápida criam superfícies ousadas. Technicraft explora e celebra a síntese entre tecnologia e artesanato, revelando um surpreendente contraste entre inovação e tradição.
Palavras chave: monocromático, padronagens complexas, geometria, escultural.

• Treasure and
Trash – Materiais industriais baratos e resíduos, combinados com elegância.
Tecidos sintéticos em camadas de material kitsch e delicado. Plásticos brilhantes explodem em conjunto com materiais naturais, criando um jogo de tensão e vibração. Velocidade e instabilidade são sugeridas através do uso de cordas e fitas entrelaçadas. Tecidos de malha e crochê, fios de grande dimensão apresentam um apelo ingênuo e primitivo.
Palavras chave: kitsch, primitivismo, inconsistência, reinterpretação, malha entrelaçada, estiramento.

Utility – um convite ao consumo consciente

Em um mundo de muitas escolhas e excesso de informação, estamos acompanhando o aparecimento da cultura da leveza, da racionalização e de um pensamento crítico que nos faz filtrar e analisar o que fazemos, e determinar o que é essencial em nossa vida pessoal e profissional. Diante da questão dos espaços e dos recursos limitados, os consumidores procuram produtos e serviços que ofereçam soluções compactas, móveis e flexíveis. A filosofia do “Back to Basics” está vindo à tona, impulsionando a nostalgia pelo verdadeiro funcionalismo.
Cansado do design frívolo, Utility exalta a acessibilidade, convidando ao uso. Com uma escolha cuidadosa de materiais e formas, projetados para o uso cotidiano, e que oferecem uma sensação de durabilidade.

• Makeshift – Os designers celebram um mantra provisório, “waste-not-want-not”.
Refletindo sobre os elementos essenciais, materiais que em geral eram descartados ganham nova cara. Utilitários como, feltro, tábuas, caixotes e sacos plásticos são trabalhados em conjunto. As superfícies são deixadas inacabadas, enquanto fechos e juntas são usados como elementos decorativos.
Palavras chave: reuso, reciclado, austero, imperfeição e cores não saturadas.

• Industrial Accents – Técnicas têxteis simples remetem a uma sensação de conforto, enquanto a costura e o debrum se tornam figuras centrais. Os produtos são montados e desmontados sem técnicas complexas. Componentes intercambiáveis são atados com cordas. Fios coloridos em contraste com tecidos e materiais rígidos. A atenção aos detalhes estimula uma relação mais emocional com o produto.

Palavra chave: detalhes simples, costura, nós, amarrações, utilitário.

• Workwear – Produtos autênticos e atemporais trazem um ar de nostalgia e uma promessa por algo duradouro. Workwear celebra materiais que se aperfeiçoam com o passar do tempo, como tecidos laminados, lonas e couro. Materiais mais leves garantem funcionalidade e simplicidade – pense no algodão cru e no linho. Sujeitas ao desgaste e as ações do tempo, essas peças se tornam uma parte orgânica da nossa casa e de nossas vidas. Denim, juta e camurça.
Palavra chave: autenticidade, sustentabilidade, resistência, desgastado, funcionalidade.

• Utility Lux – Os designers tiram inspiração dos modelos e instalações industriais e comerciais para criar uma estética refinada.
Fechos, grades e amarrações são usadas como bloco de cores, mistura de tons pastel e cores primárias. Os contrastes criam padrões geométricos exagerados, formas simples e listras tonais.
O uso de zíperes, fechos e outros elementos dão destaque aos detalhes.
Palavras chave: flexibilidade, durabilidade, cores contrastantes, compacto.

Wilderness – volta às origens

O luxo está redesenhando o artesanato, com uma ênfase na desaceleração para entender que o verdadeiro “luxo” não é volátil. Com Uma nova geração de designers está empenhada em redescobrir técnicas artesanais esquecidas e que foram aprendidas por necessidade. Nota-se também que esta estética orgânica adota tudo que a natureza tem para oferecer em formas, cores e materiais.

• Primitive Raw – Anuncia uma preocupação com técnicas de fabricação e formas primitivas. As falhas e imperfeições dos materiais naturais saciam a vontade pelo design íntegro. Costuras rústicas e detalhes feitos à mão dão um toque artesanal às peles, couros envelhecidos, imitações de pele de animais e tecidos terrosos.
Palavras chave: cru, áspero, inacabado, imperfeição, efeitos desgastados e craquelados, peles silvestres.

• Nature’s Harvest – A natureza é cultivada para nos oferecer ferramentas para as nossas necessidades diárias. As matérias primas criam uma estética ecológica e indomável, como palha, feno e cereais utilizados para resgatar formas selvagens. As cores e texturas e incluem uma paleta de tons terrosos e texturas irregulares.
Palavras chave: fibras naturais, estruturas irregulares, malhas e tecidos delicados.

• Folk Tales – Conexão entre o global e o local. Uma nova geração de designers traduz habilidades e técnicas artesanais esquecidas, compartilhadas pela nossa história. Tecidos do dia a dia e feltros artesanais nos contam sobre um modo de vida simples. Amarrações, torções e tranças em fibras como o linho, cânhamo e cordoaria se tronam imprescindíveis para a tendência.
Palavras chave: amarrações, tranças, babados, camadas, feltros.

• Untamed Mature – Técnicas tradicionais e materiais que remetem a cultura indígena são aplicados em formas contemporâneas. Manipulando – e não fabricando – estas estruturas anunciam a volta do artesanato histórico. Formas e estruturas naturais complexas são a chave da inspiração para malhas oversized, tecidos e cestaria. O efeito é de um emaranhado de cabelos e fibras, que criam uma estética selvagem.
Palavra chave: natureza crua, cestaria, técnicas indígenas, emaranhado, linho, tule e lã.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: ITT Press Trends, edição 80.

Data de publicação: 28/04/2011

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Decoração de casa de férias pede alegria e leveza
Seja no litoral ou no interior, as casas de férias são ambientes que reúnem a família em um período de descanso, por isso a decoração deve refletir o clima leve, convidativo e animado. O design ainda pode receber cores vivas e peças temáticas para conferir mais personalidade ao espaço.  2019-11-28 - Tags: decoracao espaco simplicidade praticidade ferias valeria redivo jordao harmonia

Euro Colchões lança linha sustentável Eco Mind
Referência nacional na criação de soluções de bem-estar, conforto e saúde, a Euro Colchões lança a linha EcoMind, com conceito e matérias-primas sustentáveis. Os colchões dessa linha são exclusivos e produzidos com tecidos que contêm fios Repreve, marca de fibras recicladas de alta performance, fabricado pela empresa norte-americana Unifi.  2019-11-25 - Tags: colchoes eco pet nacional euro colchoes ecomind sustentavel unifi repreve

Mmartan lança linha de almofadas
As almofadas são um ótimo recurso para decorar ambientes e deixá-los mais convidativos e aconchegantes. Pensando nisso, a mmartan, que está presente há mais de 30 anos no mercado, apresenta uma coleção exclusiva de almofadas para realçar o décor de diversos espaços.  2019-11-12 - Tags: mmartan almofadas decoracao lar seda jacquards tassel

Tok&Stok lança nova coleção que estimula a redecoração de ambientes
Em constante mudança, a vida é feita de fases e cada uma delas é marcada por características que se traduzem no jeito de se vestir, no corte de cabelo ou na decoração da casa. Às vezes a mudança de um detalhe é o suficiente para trazer aquela sensação de bem-estar.  2019-10-21 - Tags: contemporaneo dark deco vintage caleidocolor boho etnico regional natural romantique regional brasileiro tok stok

Karsten investe em tecnologia para lançar a “toalha perfeita”
Em constante busca pela “toalha perfeita”, a Karsten investiu mais de dois anos de pesquisas e viagens ao redor do mundo para encontrar a fórmula exata para chegar ao seu mais recente lançamento: a toalha Unika, que leva o “K” de Karsten no nome.  2019-10-16 - Tags: toalha perfeita karsten unika softmax inovacao

Etna lança coleção inspirada nas cidades do mundo
A nova coleção Destinations da Etna aponta as tendências de cores e estampas para roupas de cama e banho. As linhas coordenadas Tókio, Marraquexe e Olso trazem, com delicadeza, os cortes e os acabamentos dos tecidos, além da leveza das texturas para jogos de lençóis, toalhas, edredons, mantas, tapetes e almofadas.  2019-08-28 - Tags: destinations etna tendencias marrequexe olso tokio texturas tecidos acabamento

Karsten lança nova coleção de tecidos Acquablock
Valorizar o que é nosso, nossa brasilidade dentro e fora de casa. Essa é a tendência da nova coleção Acquablock da Karsten. O tema Raízes, que traz uma cartela de tons terrosos, surge para incluir a essência brasileira nos ambientes externos com estampas que narram histórias tropicais de fauna e flora.  2019-08-22 - Tags: acquablock karsten duna fendi duna terracota estamparia

Donatelli Tecidos apresenta coleção com apelo indianista
Para a 8ª edição do Design Weekend SP, a Donatelli Tecidos faz a reedição da coleção da marca Arte Nativa Aplicada, que por 25 anos celebrou nossas raízes e cultura através de um trabalho de estamparia com padrões inspirados na brasilidade contemporânea.  2019-08-15 - Tags: design weekend donatelli arte nativa aplicada padroes estamparia maria henriqueta gomes design nacional

Botteh Handmade Rugs lança coleção em parceria com a designer Naia Ceschin
Para a oitava edição do Design Weekend, a Botteh Handmade Rugs lança a Coleção Telas, assinada pela designer gráfica e ilustradora Naia Ceschin. Fortemente inspirada pela natureza, suas formas, contornos e mistérios, Naia criou composições equilibradas entre formas geométricas e orgânicas, com influências de povos e etnias, tão presentes em nossa cultura.  2019-08-13 - Tags: design weekend botteh handmade rugs naia ceschin

Quaker Decor apresenta com exclusividade tecido antichama FR-ONE
Com exclusividade no Brasil, a Quaker Decor integra em seu portfólio a marca belga FR-One, uma novidade para o segmento Corporate Business. Com tecnologia avançada, os tecidos antichamas garantem um produto permanentemente à prova de fogo e sem nenhum aditivo químico: suas fibras são aperfeiçoadas em nível molecular, assegurando sua neutralidade, longevidade e permanência.  2019-07-31 - Tags: quaker decor fr-one corporate business tecidos antichamas oeko-tex

Tok&Stok apresenta linha de decoração da Casa Água de Coco
Conforto, qualidade, sofisticação e design. Esses são os atributos que unem a Tok&Stok e a Casa Água de Coco para apresentar ao público acessórios que remetem ao tropical. As peças estão disponíveis no e-commerce da marca (www.tokstok.com.br) até o dia 16 de junho.  2019-05-27 - Tags: tokstok casa agua de coco tokstories decoracao acessorios renato thomaz liana thomaz

Camesa apresenta linha baby desenvolvida em tecidos antialérgicos
Especialista em desenvolver e comercializar a mais completa linha de cama, mesa, banho e decor, a Camesa possui também itens voltados para o público infantil. Desenvolvida em tecidos antialérgicos, a linha Baby é composta por cobertores de microfibra, toalhas e acessórios coordenados.  2019-05-22 - Tags: camesa linha baby tecidos antialergicos decor

Novas estampas de toalhas de mesa Decorelli® atendem diferentes estilos
A Cipatex®, por meio da marca Decorelli®, lança novas estampas de toalhas de mesa que podem ser usadas em diversas ocasiões. Seja para café da manhã, almoço, jantar ou uma reunião entre amigos, as versões chegam com a proposta de levar descontração e personalidade ao ambiente.  2019-05-22 - Tags: cipatex decorelli estampas toalhas textil praticidade grupo cipatex alfapress comunicaçoes

Circulo S/A lança fio que permite criar peças tridimensionais
Para ampliar e melhorar a experiência com a linha Amigurumis, a Círculo S/A lançou um novo produto que permite confeccionar bonecos e peças artesanais tridimensionais. O novelo do fio Amigurumi Maxi é composto por 100% algodão mercerizado em embalagem de 135 g/114m em comparação com o convencional (124 g/254 m).  2019-05-10 - Tags: fashion revolution amigurumi max fio amigurumi maxi linha amigurumis circulo sa osni de oliveira junior amigurumi max

Sono Quality comemora 11 anos de mercado e se consolida líder em colchões tecnológicos
Recentemente, o jornal The New York Times publicou um artigo da jornalista Penélope Green intitulado “Sleep Is the New Status Symbol”. Em português, Dormir é o novo símbolo de status. E não é para menos, o mercado mundial de colchões evoluiu muito desde a sua adaptação na era contemporânea, em 1880 com Daniel Haynes, nos Estados Unidos.  2019-02-04 - Tags: sono quality waldir flores the new york times colchoes tecnologicos sleep

Camesa marca presença pelo sexto ano na ABUP Têxtil
A Camesa, marca especializada em desenvolver e comercializar a mais completa linha de cama, mesa, banho e decor do mercado brasileiro, estará presente na 7ª edição da ABUP Têxtil. A feira, que ocorre entre os dias 16 e 19 de fevereiro, no São Paulo Expo, e é organizada pela Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes.  2019-01-28 - Tags: camesa abup textil sao paulo expo neo classico manta duo dupla face flanelado

Travesseiros ganham nova embalagem com proposta mais clean, lúdica e humanizada
Criadas, cuidadosamente, para representar a sensação de conforto e bem-estar durante o sono, as embalagens da Duoflex estão de cara nova. Referência na fabricação de travesseiros de espumas especiais de alta qualidade e performance, a empresa anunciou sua nova identidade visual, com uma posposta mais clean, moderna, lúdica e humanizada.  2019-01-21 - Tags: duoflex travesseiros de espumas especiais renata federighi consultora do sono espuma especial viscoelastica nasa

Stäubli apresenta tecnologia para diferenciar tapetes na Domotex
A Stäubli participa da Domotex, maior feira mundial para o mercado de tapetes, carpetes e forrações, que acontece de 11 a 14 de janeiro, em Hannover na Alemanha. Em seu estande G43 no Hall 6, a empresa exibe o sistema Alpha 500 da linha de produtos Schönherr.  2019-01-10 - Tags: domotex staubli tapetes carpetes forracoes schonherr hannover decor

Camesa traz opções para moda praia
Com a chegada da estação mais quente do ano, a Camesa, marca especializada em desenvolver e comercializar a mais completa linha de cama, mesa, banho e decor do mercado brasileiro, aposta também em beachwear, e apresenta a canga esteira e canga toalha como opções versáteis para levar à praia ou piscina.  2018-12-20 - Tags: camesa cama mesa banho decor canga toalha canga esteira visual praiano

Startup cria travesseiro adaptável às diferentes formas de dormir
Ao estudar as preferências dos brasileiros na hora de dormir, a startup do sono Zissou, que trouxe para o país um novo modelo de comercialização de colchões com a tecnologia bed in a box, identificou que cada pessoa tem um jeito particular de utilizar seu travesseiro.  2018-12-18 - Tags: zissou startup do sono bed in a box travesseiro andreas burmeister travesseiro zissou digitally native vertical brands