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Tendências de Materiais

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Heimtextil: a maior plataforma do têxtil-lar

Durante a solenidade de abertura da Heimtextil, comandada pelos executivos Detlef Braun, membro do Conselho de Administração da Messe Frankfurt, e Olaf Schmidt, vice-presidente de têxteis e tecnologias têxteis, foram abordados os principais focos para o setor têxtil-lar, como áreas de crescimento, o espantoso crescimento da estamparia digital, sustentabilidade e tendências. O Brasil esteve presente na feira com oito empresas: Altenburg, Belchior Cortinas e Acessórios, Buettner, Dohler, Fibrasca Química Têxtil, Karsten, Tecelagem Teka e Kuehnrich. 

BEM-ESTAR 

A Heimtextil apresentou as tendências para 2016/17 centradas em torno do tema multifacetado chamado "Well-Being", com foco na meditação e na hospitalidade; uma visão pós-digital de que as pessoas, constantemente conectadas, estão ficando mais isoladas e estressadas e que, por isso, procuram na casa, o equilíbrio perfeito. A área temática ou Trend Area, construída no formado de um sistema solar, disponibilizou cerca de 2 mil materiais de expositores, que se concentraram em diferentes tendências relacionadas com hospitalidade, sustentabilidade, varejo, artesanato e tecnologia. No espaço Sun, se encontravam as quatro tendências para 2016/17, incluindo paletas de cores, opções de tecido e ambiente geral. Como força principal do Parque Temático, cinco casulos foram montados como se fossem planetas orbitando em torno do sol. 

O casulo Hospitality, uma zona neutra voltada para a harmonia, a serenidade e a pureza. Inovações têxteis, como os têxteis terapêuticos e sua relação com a importância do sono. Os tecidos oscilavam entre cortes limpos com gráficos e formas geométricas e, no extremo oposto, texturas macias e felpudas, peludos. A paleta de cores de tons neutros e suaves, prevaleceram os beges e off-whites, escurecidos com os tons de carvão vegetal e preto. 

O casulo Technology estava voltado para a cor e a energia, através de uma estrutura de caleidoscópio destacando uma paleta de cores vibrantes. Os tecidos no interior das formas alveoladas eram malhas, tecidos cortados a laser e padrões de efeito gráficos, efeitos espelhados, holográficos e iridescentes. O espaço evocava uma experiência altamente colorida e dinâmica, através de sensações visuais, que despertavam a introspecção e a emoção através de diferentes níveis de tecnologia para atingir o estado de bem-estar. 

O casulo Craft, ou era pós-digital, era uma espécie de introdução às técnicas dos tecidos tradicionais mesclados com processos inovadores. A estrutura de um tear no centro do casulo transportava os visitantes de volta a tempos passados, enquanto os tecidos e técnicas utilizadas no interior do tear expressavam modernidade e visão futurística. Era uma ambiência de opulência, decadência e um retorno à riqueza. Tecidos de trama aberta, padrões lineares, seda open-weft e materiais com construção visíveis refletiam sofisticação e design. Um foco sobre a técnica de "oxidação" mostrava o impacto do tempo e do homem no design e nos objetos. 

O casulo Retail explorava o conceito de varejo íntimo, uma forma de fidelização, confiança e proximidade entre o consumidor e o fornecedor, ou seja, a experiência na loja (on-line ou física) deve tornar-se mais personalizada e especial para cada cliente. O universo do varejo deve atender a uma série de diferentes necessidades e gostos. Dentro do casulo, diferentes facetas e expressões da relação entre varejo e clientes são exibidas; cada uma delas destacando uma emoção ou necessidade, ou seja, uma visão completa do varejo de amanhã.

O casulo Sustainability, ou harmonia elemental, era um espaço onde a natureza e a riqueza da vida eram comemoradas de uma maneira contemporânea. No interior, a natureza se fundia com um design flexível; uma mistura de estilo de laboratório com o humor botânico de um gabinete de curiosidades. A ênfase estava em hortaliças e plantas de tons de verde e manchas marrons. As matérias-primas eram inovadoras, misturadas com tecidos naturais de texturas orgânicas, bem como materiais reciclados de aparência sofisticada. Novos materiais eco versáteis e refinados mantinham elementos da natureza com efeitos de areia e granulado, aspectos de madeira e superfícies de pedra ásperas. Textura e superfícies com efeitos de oxidação, aparências de rachados, esponjosos, poros e veias que recordavam as maravilhas da natureza.

Os temas

Protect – Uma tendência que prevê uma estética limpa e de design discreto num mundo conectado, onde o desejo de desligar-se é fundamental. Um tema voltado para a necessidade de proteção física e, acima de tudo, psicológica. Cores que refletem a ideia de pureza, leveza e silêncio se encontraram durante o dia ou à noite.    

Energize - Pessoas que se utilizam da tecnologia para aumentar seus sentimentos de bem-estar. As fronteiras entre ser on-line e off-line estão se tornando turvas, o mundo digital está invadindo nosso mundo físico. O contraste de cores fortes e fracas, brilhantes e fluorescentes. A paleta de cores pulsa com contrastes altos e baixos. Tons intensos e quase fluorescentes vibram contra os tons de azul elétrico mais profundo.

Nourish - Paisagens urbanas e naturais convergem e geram um novo e sustentável mundo. O foco está em aumentar as áreas verdes, cuja paleta de cores comemora a beleza dos verdes, assim como castanhos escuros e cinzas em harmonia com elementos do solo. Os produtos artesanais desempenham papel especial nesse processo. A ênfase está na vegetação com cores que celebram a beleza das tonalidades verdes e os seus elementos ambientais associadas com os tons de terra, pedras, marrons profundos e cinzas. 

 Enrich - O foco é colocado sobre elementos opulentos e altamente decorativos, que misturam referências culturais do passado e do futuro. Materiais ornamentais, cintilantes, elegantes e soberbos. Cores ricas como o ameixa e o vermelho carmim com acentos metálicos de ouro, latão e o bronze. Uma visão do Oriente misturado com padrões icônicos reinterpreta um classicismo de esplendor e perfeição.

 

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Por| Carlos Simões
Fotos| Carlos Simões e Divulgação
Matéria publicada na ITT Press 102

Data de publicação: 01/05/2016

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